domingo, setembro 25, 2022

Saab RBS 70NG

AMAZONLOG17: material da base logística internacional segue por via fluvial

Destaques

Alexandre Galante
Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

Manaus (AM) – O AMAZONLOG17, maior exercício multinacional interagências da América do Sul, conduzido pelo Comando Logístico (COLOG), se dará entre os dias 6 e 13 de novembro, em Tabatinga, no estado do Amazonas. Entretanto, as atividades logísticas do Exercício estão ocorrendo desde julho, com o transporte de material destinado à montagem da Base Logística Internacional, oriundo de diversas guarnições do País.

No dia 3 de setembro, deu-se início à segunda viagem logística, com destino a Tabatinga, sendo o módulo logístico composto pelo Empurrador Auarid e duas balsas. O material do COLOG havia partido da cidade do Rio de Janeiro, por via terrestre, passando por Campo Grande (MS) e chegando a Porto Velho (RO). De lá, deveria seguir para Tabatinga, no entanto, devido às peculiaridades da Região Amazônica, a partir desse ponto, a missão exigiu o uso de meios fluviais até o local do Exercício. Desse modo, essa segunda etapa ficou sob a responsabilidade do Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA), que está localizado em Manaus (AM).

Então, com vistas a apoiar a atividade, no dia 26 de julho, já havia partido, do CECMA, um “comboio fluvial” na direção de Porto Velho, a fim de levar esse material até Manaus, de onde partiu agora, dia 3 de setembro, rumo a seu destino final (Tabatinga). O módulo logístico transporta sete contêineres, cinco viaturas e materiais de diversas classes, perfazendo um total de 185,5 toneladas.

A primeira viagem logística

A primeira viagem logística havia tido início em 19 de julho, quando militares do CECMA partiram para Porto Velho, por via fluvial, para buscar o material que havia saído do Rio de Janeiro e levar para Manaus, onde tudo estava sendo concentrado.

Após essa etapa, a equipe partiu de Manaus, rumo a Tabatinga, em 27 de agosto. Nessa primeira viagem, o módulo logístico era composto pelo empurrador Manaós e três balsas e transportava 43 contêineres, 11 viaturas e diversos materiais.

FONTE: Exército Brasileiro

- Advertisement -

2 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DaGuerra
DaGuerra
5 anos atrás

Excelente iniciativa. Pena que não há detalhamento sobre o exercicio! Do que se trata? Extender a logística através da hidrovia Solimões, e também pelo ar , partindo de Manaus – Tefe’ até as áreas de atuações do CFSOL 8 BIS e seus Pel destacados. O exercicio estaria prevendo a manutenção de reforços, inclusive internacional, nessas áreas? O quanto de reforços nesta base em Tabatinga/Leticia? Porque nestas localidades e neste momento? Narco? Maduro?

Fred
Fred
5 anos atrás

Intenso debate nos tópicos sobre os exercícios sueco e russo. Acontecerá a mesma coisa por aqui. Duvido que Maduro não vai aproveitar para dizer bravatas e realizar qualquer tipo de exercício contra essa “provocação” brasileira.
Deve ser assim em todos os cantos do globo.

Últimas Notícias

Uma nova ordem mundial surgirá das cinzas da supremacia dos EUA

À medida que a globalização e o domínio financeiro americano desmoronam, devemos prestar atenção ao papel do Sul Global Por...
Parceiro

- Advertisement -
- Advertisement -