Rosário do Sul (RS) – A defesa da Pátria, com a garantia da soberania e integridade do território nacional perante ameaças externas, é a missão preponderante do Exército Brasileiro, descrita na Constituição Federal. Para a consecução desse objetivo, faz-se necessária a manutenção de uma tropa adestrada e em condições de pronto emprego, para caso seja convocada a atuar. Dentro desse contexto, a 3ª Divisão de Exército iniciou nesta data, 16 de outubro, um exercício que faz parte do período chamado de Adestramento das tropas subordinadas à Divisão Encouraçada, denominado “Operação Ibicuí”.

Na área de acantonamento São Simão, o Comandante da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), General de Divisão Marcos Antonio Amaro dos Santos, conduziu a reunião de apresentação da manobra que está ocorrendo no Campo de Instrução Barão de São Borja – Saicã, em Rosário do Sul-RS, com final previsto para o dia 21 de outubro.

Em apoio à mobilidade das tropas envolvidas no exercício, o 3º Batalhão de Engenharia de Combate lançou, no Passo de São Simão, uma Ponte M4T6 sobre suporte flutuante, com aproximadamente 92 metros de cumprimento e com capacidade de 50 toneladas. Lançou também, duas Portadas Pesadas Classe 30 e 70.

A Operação Ibicuí tem por objetivos adestrar os Comandos e os Estados-Maiores das Brigadas e Artilharia Divisionária, e executar ações táticas no terreno, com o emprego do material de dotação orgânica das organizações militares de tropas blindadas e mecanizadas, bem como as ações de apoio ao combate e logísticas aos elementos de manobra, em um quadro de combate convencional.

O exercício envolverá a participação de tropas do Comando da 3ª Divisão de Exército (Santa Maria), da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (Santiago), da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (Uruguaiana), da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (Bagé), da 6ª Brigada de Infantaria Blindada (Santa Maria), da Artilharia Divisionária (Cruz Alta), do 4º Grupamento de Engenharia (Porto Alegre), do Centro de Adestramento Sul (Santa Maria), do 1° Batalhão de Comunicações (Santo Ângelo), do 6º Grupo de Mísseis e Foguetes (Formosa-GO), e da ALA-4 da Força Aérea Brasileira (Santa Maria), sob o Comando Operacional da 3ª DE.

O efetivo estimado do exercício estará em aproximadamente 4.000 homens operando nos seus diversos níveis e com presença de 1000 viaturas no terreno.

Na sexta-feira, dia 20 de outubro, ocorrerão os tiros dos Leopard 1A5 e Gepard 1A2 que se constituem no que há de mais moderno em termos de carro de combate no mundo. Nesta data também, estarão sendo realizados disparos com o Astros 2020, viatura de lançamento múltiplos de foguetes.

FONTE: Exército Brasileiro

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ivan BC
Ivan BC
6 anos atrás

Muito bom ver operações como essa ocorrendo em todo o país! Parabéns EB!
4 mil militares envolvidos…bastante!
“””o 3º Batalhão de Engenharia de Combate lançou, no Passo de São Simão, uma Ponte M4T6 sobre suporte flutuante, com aproximadamente 92 metros de cumprimento e com capacidade de 50 toneladas.”””
Acredito que essas pontem possam ser utilizadas em calamidades públicas, uma enchente, por exemplo, que acaba por destruir uma ponte ou bloquear totalmente o acesso.
Abraço!

Paulo Giovanni Pereira
Paulo Giovanni Pereira
6 anos atrás

Na sexta-feira, dia 20 de outubro, ocorrerão os tiros dos Leopard 1A5 e Gepard 1A2 que se constituem no que há de mais moderno em termos de carro de combate no mundo.
Menos ufanismo e mais realismo. Esses carros não são os mais modernos nem mesmo em suas famílias de blindados muito menos os mais modernos do mundo. São os mais modernos do BRASIL.

Agnelo
Agnelo
6 anos atrás

O sistema de tiro, não o Carro.

Carvalho
Carvalho
6 anos atrás

Finalmente algo interessante para comentar….
Choveu MUITO no Sul na semana passada….e está previsto chuva de novo esta semana.
Muito barro…Vão ter bastante trabalho para limpar os carros e vtr na volta

Talisson
Talisson
6 anos atrás

O 3º BE Cmb (Cachoeira do Sul) faz diversas ações de ajuda humanitária, como evacuações em enchentes (todo ano tem em Cachoeira kkkkk) e lançamentos de ponte e abertura de desvios nas rodovias da região por conta de queda de ponte, rachaduras no asfalto etc… Efetivo motivado e superprofissional. O Pelopes dá um show de técnica e profissionalismo. O curso de formação de cabos é excelente. Servi na OM vizinha, 13º GAC, que por conta da baixa mobilização da Artilharia, não é metade do que é o 3º BE Cmb. Até 2012 o GAC ainda tinha nas garagens Dodge M37,… Read more »

Talisson
Talisson
6 anos atrás

Ah, as ações de Aciso e demais ajudas humanitárias o GAC também participa.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
6 anos atrás

Será que eles estão se preparando para defender a separação do Sul em relação ao Brasil??? rsrsrsrs , Olha eu mexendo com quem tá quieto!! Carioca perde o amigo mas, não perde a piada!!! kkk

Bueno
Bueno
6 anos atrás

OFF TOPIC comboio de Astros em Curitiba 10 de outubro
https://www.youtube.com/watch?v=e60Didq4vYM

Tomcat3.7
Tomcat3.7
6 anos atrás

Marcelo eu creio que o EB não apoiaria tal ato dos “oportunistas” do sul que volta e meia começam com esta história de separação.
E tbm o “pequeno ” restante das forças armadas entrariam de sola pra evitar tal separação.
Seria muito chato ver brasileiros contra brasileiros, queira Deus que jamais aconteça tal situação.
Agora, que esta mobilização toda sugere que algo ,alheio ao nosso nível de informação, está acontecendo ou pra acontecer isto mostra viu.

Bueno
Bueno
6 anos atrás

Pensava que evitavam o astro em prancha devido tempo de preparo e quantidade de meios empregados para deslocamento… fiquei curioso em saber de qual região seles foram deslocados para Curitiba. SP, RJ ou Formosa

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
6 anos atrás

EB tem boca mas não fala.
Um aviso silencioso àqueles que querem desmembrar o Sul do Brasil.

Bueno
Bueno
6 anos atrás

Tomcat3.7, boa tarde! pode ser operações de rotina mas no site do Exercito hoje , na primeira pagina das 6 matérias da capa 5 são operações no sul RS SC e PR ,

Carvalho
Carvalho
6 anos atrás

Bueno 17 de outubro de 2017 at 12:47
OFF TOPIC comboio de Astros em Curitiba 10 de outubro

Bueno. Acho que não é off topic não….
Deve ser o deslocamento para a operação Ibicuí
Pelo que vi no link são 02 Vtrs Lançadoras, 01 Vtr Remuniciadora, e 02 Vtr Comando (ou será que uma delas é a unidade meteorológica?)

Bueno
Bueno
6 anos atrás

Carvalho , sim é verdade. Não encontrei registro das três ultimas operações Ibicuí ter usado O Sistema Astro, acho uma boa noticia. interessante que as 2 viaturas de lançamento e renunciadora são antigas MK2 e as 2 de Comando são Astro 2020

Carvalho
Carvalho
6 anos atrás

Bueno

Acompanhei o link com a filmagem dos batedores da PE
O Comboio deslocou para o 5º BLog em Pinhais, que fica a cavaleiro da BR116, acho que para pernoite

saudações

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
6 anos atrás

Não sabia que o EB ainda utilizava os M-108

Matheus
Matheus
6 anos atrás

Bueno

Como sabe se é MK2 ou 2020?

Agnelo
Agnelo
6 anos atrás

Bueno 17 de outubro de 2017 at 13:13
CMO está envolto em Fronteira, CMA e CMN estão com AmazonLog, CMNE com operação Pipa, CmL ECD GLO até o talo, CMSE ECD Ref GLO CML até o talo.
Sobra o CMS pros exercícios de Adestramento, q começam anualmente em setembro e vão até novembro.
Só isso.
Sds

Carvalho
Carvalho
6 anos atrás

Agnelo,

Ou seja, somente o CMNE BEM fora do que seja a atribuição do EB.
Operação Pipa está virando despesa fixa !!!

Fabio
Fabio
6 anos atrás

Parabéns ao exercito, o único força do continente sul americano preparada e adestrada para um conflito…pois não adianta ter os melhores equipamentos sem uma doutrina de uso e manuntenção, e a mesma coisa de ter uma ferraria e não saber dirigi…

Tomcat3.7
Tomcat3.7
6 anos atrás

Valeu Colombelli e Bueno pelas respostas.

Agnelo
Agnelo
6 anos atrás

Carvalho 17 de outubro de 2017 at 14:52
Operação emergencial … desde 98!!!!!!!!!!!!

Bueno
Bueno
6 anos atrás

Matheus, externamente o Astros 2020 ou ASTRO II MK 6 para o acesso do veiculo a escada é embutida já as versões anteriores MK3 ou MK3M não . A escada é aramado

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
6 anos atrás

Bueno, a única unidade do EB que utiliza os Astros é o 6º Grupo de Lançadores Múltiplos de Foguetes de Formosa-GO. É de lá que vieram.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
6 anos atrás

Os M-108 serão desmobilizados assim que forem entrando os M-109A5

Agnelo
Agnelo
6 anos atrás

Marcelo Andrade 17 de outubro de 2017 at 16:07
Virou 6o Grupo de Lançadores de Misseis e Foguetes.
Sds

Agnelo
Agnelo
6 anos atrás

Se não me engano vai ser GMF Grupo de Misseis e Foguetes. Tenho q confirmar.
Sds

Carvalho
Carvalho
6 anos atrás

Os Guepard estão sendo utilizados como defesa AAe? Existe doutrina de uso como apoio de fogo às unidades blindadas?

Matheus
Matheus
6 anos atrás

Bueno

E quais são as diferenças entre os 2020 e MK6? Um é novo e o outro é modernizado para o mesmo padrão?

Silvio RC
Silvio RC
6 anos atrás

O CMNE tem sido empregado constantemente em GLO, tendo em vista que a região NE é a detentora do maior número de greves dos OSP. Só esse mês, foi realizado um grande exercício de GLO no interior da Bahia com mais de 1000 homens. CMNE ECD em GLO. Operação Pipa é ação subsidiária. Voltando ao tópico, mais de 4000 homens numa manobra, aqui na AS só o EB que consegue realizar exercícios dessa magnitude, com todos os meios de combate e apoio ao combate! Que os novos M109 cheguem logo, e FOGO NO TERRENO!

Bueno
Bueno
6 anos atrás

Marcelo Andrade, sim. CFN operam Astro 2020

Bueno
Bueno
6 anos atrás

Marcelo, tentei postar, mas não foi, Conforme pesquisa aqui e em sites relacionados, segue ASTROS MK3. Versão do Sistema lançador de foguetes ASTROS em uso pelo Exército Brasileiro (versão de 1990).Chassi e motor Mercedes-Benz . Esta versão do ASTROS não pode utilizar o Foguete Guiado ou o Míssil Tático de Cruzeiro. ASTROS versão MK3-M (modernizado). Versão do Sistema lançador de foguetes MK3 modernizada. Esta versão, com algumas modificações da viatura e total do sistema, amplia o leque de munições/calibres e poderá lançar o Foguete Guiado e o Míssil AV-TM 300 ASTROS MK6. Versão do Sistema lançador de foguetes ASTROS em… Read more »

Bueno
Bueno
6 anos atrás

Marcelo, só para complementa, fiquei curioso e aproveitei e pesquisei as entregas de astro. MK6 -Astro 2020 21 viaturas, sendo: 12 lançadores 5 renunciadores 2 meteorológico 2 comando controle ( não encontrei veículos oficina novos , provavelmente usarão os MK3 revitalizados ) Da uma ideia de formação de 2 baterias MK6 MK3M – 22 viaturas, sendo: 12 lançadores 6 renunciadores 2 meteorológico 2 comando controle ( não encontrei o veículos oficina , provavelmente usarão os MK3 revitalizado ) Da uma ideia de formação de 2 baterias MK3M Para o CFC MK6 -Astro 2020 12 viaturas,sendo: 6 lançadores 3 renunciadores 1… Read more »

Bueno
Bueno
6 anos atrás

Astros

Talisson
Talisson
6 anos atrás

Em outubro também ocorre a Operação Farroupilha, ou Operação Butiá. Transcorre anualmente nos campos de instrução de Butiá ou Saicã. O foco é a Artilharia Divisionária

Bueno
Bueno
6 anos atrás

A primeira foto é do obuseiro M108 105mm, Os M109 155mm está no teatro de operação Setembrino na Lapa (PR) Viaturas blindadas (12 M109 A3, 5 M113 e 1 M578)

http://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/MjaG93KcunQI/content/id/8361499

Bueno
Bueno
6 anos atrás

Curiosidade. Que viatura é esta na 3 foto do site da 3ª Divisão do exercito na operação Osorio?
kkkk pra quem reclama da camuflagem das viatura no teatro

http://www.3de.eb.mil.br/index.php/todas-as-noticias/402-2-brigada-de-cavalaria-mecanizada-realiza-a-operacao-osorio

DaGuerra
DaGuerra
6 anos atrás

Não sei se estão participando de alguma forma dos exercícios da 3ª RM mas os Caças da FAB tem andado bastante ativos nos últimos dias por aqui.

Flanker
Flanker
6 anos atrás

Bueno 18 de outubro de 2017 at 12:46
Curiosidade. Que viatura é esta na 3 foto do site da 3ª Divisão do exercito na operação Osorio?
kkkk pra quem reclama da camuflagem das viatura no teatro

Bueno, é um EE-9 Cascavel