Tabatinga (AM) – Na manhã dessa terça-feira, 7 de novembro, uma formatura geral simbolizou o início das atividades do AMAZONLOG17, Exercício Multinacional Interagências de Logística Humanitária. O evento aconteceu no Aeroporto Internacional de Tabatinga (AM), reunindo todas as vertentes envolvidas na atividade, do Brasil, Colômbia, Peru e Estados Unidos, além de observadores militares de 22 nações amigas, integrantes de agências governamentais brasileiras, estrangeiras e representantes de empresas de material de emprego militar de uso dual.

O Comandante Logístico, General de Exército Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, Comandante do AMAZONLOG17, presidiu a formatura, que contou com tradução em espanhol e inglês. Nas suas palavras de boas-vindas, o General Theophilo aproveitou para homenagear, em particular, os militares brasileiros, colombianos e peruanos com brados característicos de algumas tropas desses países que atuam no ambiente amazônico: “Selva”, “Lanceros” e “Comando”, respectivamente.

A formatura contou com a participação especial do Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, aniversariante do dia. Em transmissão ao vivo, por videoconferência, o Comandante cumprimentou os participantes do AMAZONLOG17, enfatizando a importância do exercício logístico para “atuação em um ambiente tão repleto de desafios, como a Amazônia”.

Um ato simbólico da integração entre as diversas nações e agências participantes marcou a ocasião. Os oficiais mais antigos de cada país presente na atividade, além de representantes das agências, receberam o gorro do AMAZONLOG17, celebrando o espírito de sinergia e trabalho em grupo que caracteriza esse exercício inédito na América do Sul.

FONTE: Agência Verde-Oliva/Exército Brasileiro

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Almir Blanco
Almir Blanco
6 anos atrás
cwb
cwb
6 anos atrás

Bom dia trilogia.Gostaria que fora deste tópico,algum forista destituído de vies ideologico comentasse sobre a base de foguete de Alcântara,e seu aluguel ou empréstimo a Países. É vantagem ou desvantagem?Fere a soberania ou não.
Obrigado

Walfrido Strobel
6 anos atrás

Eu entendo um treinamento na Amazônia com Brasil, Peru e Colômbia e observadores, mas para que convidar os EUA?

Roberto Bozzo
Roberto Bozzo
6 anos atrás
cwb
cwb
6 anos atrás

Obrigado Roberto!

Bravox
Bravox
6 anos atrás

Esse mesmo exercicio o tal PT fez um estardalhaço falando em invasão por parte dos EUA na amazonia.

Zé
6 anos atrás

Exercício essencial para a segurança da Tríplice Fronteira contra a ação de terroristas, traficantes de drogas e de pessoas, assim como para a segurança dos Brasileiro que vivem e defendem nosso Alto Solimões. Melhor ainda podermos contar com a troca de experiências dos Países envolvidos e com as tecnologias e operacionalidade dos Americanos.

PARA
PARA
6 anos atrás

A contrapartida ao AMAZONLOG será o envio de um efetivo composto por elementos das Brigadas Paraquedista e Aeromóvel para o Joint Readiness Training Center(JRTC) em Fort Polk, Louisiana. Lá serão realizados exercícios conjuntos lado a lado com uma das principais tropas de elite americanas: a 82nd Airborne. Nesse assunto os “camaradas” (aquelas figurinhas carimbadas que só fazem agitação infundada) não tocam.

colombelli 9 de novembro de 2017 at 17:20

Eu também colocaria os britânicos, eles possuem bastante know-how em Guerra na Selva e desenvolveram bastante coisa nessa área.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
6 anos atrás

Tá na hora de para com essa paranóia de “inimigos do Norte”. Com eles aprendemos muito.

Jesus Baccaro
Jesus Baccaro
6 anos atrás

A arte de receber o inimigo de braços abertos.
E os EUA não são aliados de ninguém. Se precisarem ferram com qualquer um.
E os trouxemos pra dentro da nossa maior riqueza.
Aí fica fácil.

PARA
PARA
6 anos atrás

colombelli 10 de novembro de 2017 at 16:30

Os britânicos possuem uma das melhores infantarias do mundo. São profissionais bem treinados e adestrados. Qualquer unidade de infantaria do British Army (excluindo os Royal Marines, que são elite e de uma outra força) possui um alto nível de preparo para os padrões de forças convencionais.

Também considero os australianos no mesmo nível. Com todo o respeito, mas os Marines americanos parecem estar um pouco “para trás” quando operam lado a lado com os “aussies” durante exercícios conjuntos:

https://www.youtube.com/watch?v=S1ipcr1LBzw

PARA
PARA
6 anos atrás

Continuando… Estava assistindo demonstrações de Guerra na Selva (simulações de combate, treinamentos de sobrevivência, vídeos de operações reais…) dos membros da Commonwealth e, sinceramente, eles são bastante proficientes nisso. Não vejo muita diferença entre o que fazemos (até onde já li ou assisti de demonstrações) e o que eles fazem. Com certeza somos melhores que eles nas nossas selvas, por motivos óbvios. Mas se tomarmos “Guerra na Selva” como um termo que designa um conjunto de técnicas, métodos e habilidades necessários para se combater nesse tipo de ambiente, não acho que deixam a desejar em relação a nós. Britânicos: https://www.youtube.com/watch?v=NH4umWVyWuk… Read more »