Astros 2020

Astros II lançando míssil tático de cruzeiro MTC-300 ou AV-TM 300

Formosa (GO) – O dia 25 de janeiro de 2018 ficará marcado na história do Exército Brasileiro. Foi inaugurado o Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes, em Formosa. Com a presença de autoridades civis e militares, uma formatura inaugurou as instalações da nova Unidade, que terá como missão capacitar e habilitar oficiais e praças para o emprego de mísseis e foguetes e contribuir para o aperfeiçoamento e o desenvolvimento da Doutrina de Emprego. A inauguração faz parte do Programa Estratégico ASTROS 2020.

Para o Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, General de Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha, a inauguração do Centro representa a evolução da Artilharia, que a permite ficar em consonância com o projeto de transformação do Exército. “Hoje, temos uma Artilharia bem preparada e em condições de cumprir a sua missão. É um passo importante que estamos dando e não para por aí”, enfatizou.

O Diretor de Obras Militares, General de Divisão Marcelo Eschiletti Caldas Rodrigues, transferiu as chaves das instalações ao Comandante da nova Unidade, Tenente-Coronel Mário de Carvalho Neto, que fez a tradicional revista à tropa. O dia festivo também foi marcado com a entrega do “Facão Pioneiro Lobo Guará” pelas mãos do Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Luiz Carlos Pereira Gomes. O símbolo resgata a participação do Exército na criação da Capital Federal e é oferecido a todos os comandantes de Unidades do Comando Militar do Planalto.

Astros II lançando MTC-300 ou AV-TM 300

Programa Estratégico ASTROS 2020

A fim de dotar o Exército Brasileiro de meios capazes de prestar um apoio de fogo de longo alcance, com elevada precisão e letalidade. O Programa ASTROS 2020 contém, em seu escopo e estrutura, as seguintes etapas: criação e implantação de uma Unidade de Mísseis e Foguetes, um Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes, um Centro de Logística de Mísseis e Foguetes, uma Bateria de Busca de Alvos, paióis de munições e uma Base de Administração e Campo de Instrução de Formosa (CIF); modernização do atual 6º Grupo de Lançadores Múltiplos de Foguetes, transformando-o em 6º Grupo de Mísseis e Foguetes; desenvolvimento de dois novos armamentos, o foguete guiado, que utiliza a concepção do atual foguete SS 40, da família de foguetes do sistema ASTROS II, em uso pelo Exército Brasileiro, e o míssil tático de cruzeiro com alcance de 300 km; além disso, está previsto a construção de Próprios Nacionais Residenciais (PNR) e outras instalações necessárias ao bem-estar da família militar na Guarnição de Formosa.

As duas Unidades de Mísseis e Foguetes estarão estruturadas com um Comando e Estado-Maior, uma Bateria de Comando e três Baterias de Mísseis e Foguetes mobiliadas com viaturas e equipamentos em fase de desenvolvimento com base no atual sistema ASTROS II.

O sistema ASTROS 2020 irá possibilitar a realização do lançamento, partindo das plataformas da nova viatura lançadora múltipla universal na versão MK-6, dos vários foguetes da família ASTROS e também do míssil tático de cruzeiro de 300 km. Além disso, permitirá fazer toda a preparação para a realização do tiro, desde o recebimento e análise da missão, o comando e controle, a trajetória de voo e o controle de danos.

MTC-300 ou AV-TM 300 na Avibras

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wilton Feitosa
Wilton Feitosa
6 anos atrás

Boa noite!
De maneira resumida, o que difere um míssil de um foguete?
Posso dizer que um foguete não tem “inteligência”, e que um míssil tem esta tal “inteligência” dando capacidade de alterar sua trajetória por exemplo?
Agradeço maiores esclarecimentos…

Lucas Henrique
Lucas Henrique
6 anos atrás

Basicamente isso Wilton, os mísseis são guiados até seu alvo, diferente do foguete.

Bosco
Bosco
6 anos atrás

Wilton, Sem prejuízo da explicação do Lucas mas o termo “foguete” é utilizado em 3 “momentos”: 1-para se referir a uma arma burra, autopropulsado por um motor foguete, lançada de forma balística ou semi-balística; 2- para se referir a um veículo capaz de colocar carga em órbita, igualmente propulsado por um motor foguete; 3- associado ao termo “motor” para se referir a um tipo de propulsor que não depende do oxigênio da atmosfera para gerar impulso pelo princípio da ação e reação. – Já o termo “míssil” se refere a uma arma guiada, que se desloca na atmosfera ou no… Read more »

Antônio
Antônio
6 anos atrás

Lembro que certa vez a PresidentA impeachada implicou com a alteração da trajetória do avião presidencial em decorrência de treinamento em Formosa.
Por tal motivo, mandou acabarem com os treinamentos por lá.
Como ficou tal situação?
Com o uso de foguetes e mísseis em local tão próximo de Brasília, não fica ainda mais arriscado para o tráfego aéreo, uma vez que 90 km para um avião não é nada?

VICENTE DE PAULO
VICENTE DE PAULO
6 anos atrás

noticias excelente do exercito…

Antônio
Antônio
6 anos atrás

Bosco, interessante a nomenclatura muito utilizada cruzador de mísseis guiados, uma vez que todos os mísseis são guiados acaba sendo redundante…

Henrique de Freitas
Henrique de Freitas
6 anos atrás

Alguém ja viu na internet algum filme do lançamento do MTC-300 ? Obrigado

Wilton Feitosa
Wilton Feitosa
6 anos atrás

Lucas Henrique 29 de Janeiro de 2018 at 21:59
Bosco 29 de Janeiro de 2018 at 22:23

Muito obrigado pelas informações, muito esclarecedor o seu comentário Bosco.

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
6 anos atrás

Foguete não tem inteligência e não é guiado??? Isso daqui é um míssil então…
https://www.youtube.com/watch?v=f5mVY9GVaeA

Bosco
Bosco
6 anos atrás

Antônio, Realmente! Essa nomenclatura confusa pode não fazer muito sentido em relação aos navios já que era empregada pra diferencia navios dedicados à defesa antiaérea (que recebiam o G de “míssil guiado”) e os dedicados à guerra antissubmarina(que não tinham o G, mas que também tinha mísseis guiados), mas é util para distinguir os submarinos já que além dos SSN (submarinos nucleares de ataque) têm os SSGN (submarinos nucleares de mísseis guiados) e os SSBN (submarinos nucleares de mísseis balísticos). No caso a USN se refere aos mísseis cruise como “guiados” apesar dos balísticos também serem guiados, mas a distinção… Read more »

cwb
cwb
6 anos atrás

O exército terá verbas para comprar essas belezinhas quando estiverem operacionais?
Apesar de ser um programa importante do EB?
Pergunta de leigo:como será o seu emprego no nosso cenário?

Willhorv
Willhorv
6 anos atrás

Acredito eu, que este míssil tido como MTC-300, especificado como míssil tático de cruzeiro, possa “facilmente” ser convertido como uma plataforma com um alcance melhorado para 1200/1500 km ou mais, baseado no seu porte e volume, sendo o atual alcance mantido por uma questão de tratados, confere!
Também o vejo como um míssil capaz de executar ataques cirúrgicos, Asuw e com ogivas de multi propósito.
Os especialistas aí me falem…
Sem dúvida….ótima notícia.
Capacitação é tudo.
Abs

Jorge Augusto
Jorge Augusto
6 anos atrás

Mas no caso do novo foguete do ASTROS II MK6, a própria AVIBRAS chama o novo foguete de foguete guiado.

Se é um foguete guiado, logo não é um míssil? Falo do SS 40 G

Bosco
Bosco
6 anos atrás

Jorge, Se é propulsado e é guiado tecnicamente é um míssil, mas como disse, para a evolução de foguetes não guiados tanto ar-sup quanto sup-sup , parece haver certa resistência em chamá-los de mísseis sendo mais usual chamá-los de “foguetes guiados”, mas se você perguntar a diferença entre um foguete guiado e um míssil ninguém irá dar conta de formular uma resposta convincente. rsrsss Por exemplo, no sistema americano MLRS que lança o “foguete guiado” M-30 e M-31 com combustível sólido e orientação inercial combinado com GPS e com carga dispersora de submunições ou unitária, é denominado foguete guiado. Já… Read more »

Guizmo
Guizmo
6 anos atrás

Foguete=Raiz
Míssil=Nutela

Antonio Marcelo
Antonio Marcelo
6 anos atrás

Por favor, onde posso encontrar uma imagem ou vídeo do local atingido por um disparo do ASTRO, não há por tem por motivo de segurança? obrigado.

Wilton Feitosa
Wilton Feitosa
6 anos atrás

Willhorv 30 de Janeiro de 2018 at 12:16
Me parece, li em algum lugar, que há um tratado internacional que o Brasil é signatário, que limita o alcance dos misseis/foguetes balísticos a 300km e 500kg de carga explosiva…
O Avibras MTC 300 esta no limite deste acordo no tange a distancia, mas com folga para carga explosiva, pois ele carrega 200kg …
Falei bobagem Bosco? .. rss

Willhorv
Willhorv
6 anos atrás

JagderBand44 30 de Janeiro de 2018 at 15:34
Acho que é isso mesmo!
Mas daria pra ampliar este alcance ahí…..ainda mais se aplicarmos um booster inicial….
Olha o porte do danado!!

Dodo
Dodo
6 anos atrás

Guizmo 30 de Janeiro de 2018 at 15:06
Foguete=Raiz
Míssil=Nutela
Kkkkkkkkkkk,melhor comentario !

Bosco
Bosco
6 anos atrás

Wilton, Esses são os limites para exportação. Nós podemos fazer versões com alcance (mais de 300 km) e carga ampliada (mais de 500 kg) para uso próprio. Em obedecendo esses limites, principalmente no que diz respeito ao alcance, me parece clara a intenção da Avibras em tentar colocar o míssil no mercado internacional. O que acho muito interessante tendo em vista que no nosso TO ele não é essencial. Quanto a versões de alcance maior, o que teria que ser mexido é o tipo de motor (mudar para um turbofan) e/ou a quantidade de combustível. E claro, uma bateria que… Read more »

FighterBR
FighterBR
6 anos atrás

O limite de 300km é só para exportação. Dentro do nosso território não tem esse limite

marcio alves
6 anos atrás

Porque a Avibras ainda divulga a foto da configuração de asa anterior do AV- MT 300? Já que revelaram a nova configuração de asas retrateis?

Tamandaré
Tamandaré
6 anos atrás

Parece mais um Exocet…

mf
mf
6 anos atrás

O TNPM proíbe o Brasil de exportar misseis com alcance superior a 300km e com carga superior a 250kg. MTC-300 foi pensado para exportação, atendendo clientes da família ASTROS como a Arábia Saudita e a Malasia. O Exercito tem interesse numa outra versão para o futuro, voltada apenas para uso interno, com alcance de 500km. Além dos ASTROS em Formosa-GO temos uma bateria dos fuzileiros navais no RJ, seria interessante saber se a Marinha pretende utilizar o MTC-300 para defesa de costa e qual a capacidade do mesmo nesse sentido. Somando EB e FZN, são 42 veículos lançadores, numero respeitável… Read more »

Wellington Góes
6 anos atrás

“Tamandaré 30 de Janeiro de 2018 at 18:55” A bem da verdade o míssil parece uma mistura (corpo/charuto e ‘nariz’) do Exocet com o Harpoon (asas). Vale lembrar que há em desenvolvimento (ao que me lembre), dois tipo de asas. A primeira é esta, com asas típicas aos misseis tipo sea skimming (voo a baixa altura, próximo a linha d’agua) conforme a última imagem, típico dos mísseis antinavio. A segunda é com asas convencionais, dobráveis para trás, na parte de cima do míssil, comum nos mísseis de cruzeiro convencionais. (http://estrategiaglobal.blog.br/wp-content/uploads/2016/02/TM_300_Retoque.jpg). A adoção deste míssil, mas principalmente sua capacidade de desenvolvimento… Read more »

Bueno
Bueno
6 anos atrás

mf 30 de Janeiro de 2018 at 19:12
Eu acredito que CFN tem este planejamento, eles compraram o Astro 2020 que terá a capacidade lançar o MTC-300 ( não sei se é correto dizer versão naval)

Abraço

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
6 anos atrás

Os países signatários ao MTCR PODEM exportar mísseis com mais de 300km de alcance, vide recente exportação do míssil Taurus KEPD 350 para a Coreia do Sul. O tratado diz apenas que essas exportações devem ser avaliadas caso a caso e, obviamente, se você resolver exportar um míssil desse para a Coreia do Norte, é provável que outros países boicotem seus produtos ou deixem de fornecer insumos. Ou alguém acredita que o míssil brasileiro não tem componentes estrangeiros? Certamente os EUA vetariam uma exportação dessa. Então por que criar um míssil com 300km de alcance? Porque, nesse caso, as regras… Read more »

Johan
Johan
6 anos atrás

marcio alves 30 de Janeiro de 2018 at 18:28
Aparentemente estão desenvolvendo as duas versões em paralelo, pois foram divulgadas fotos no mesmo período de ambos. Possa ser que o de asas retráteis seja uma versão de maior alcance, porém de menor velocidade em comparação ao de aletas. No link abaixo é possível identificar nas fotos que trata-se da versão de asas retráteis sendo testada.
http://estrategiaglobal.blog.br/2016/05/4691.html

Marcio Paiva
Marcio Paiva
6 anos atrás

Há como exportar sem ter que prestar contas aos países fornecedores de peças. Parece que esse é o assunto do momento e toda a industria militar. A Avibras tem como produzir produtos similares com fornecedores diferentes? Li num canal russo polemico em espanhol que a ucrânia teria copiado um míssil russo.

Marcio Paiva
Marcio Paiva
6 anos atrás

Rafael, o brasil precisa pensar em sair desse acordo em 10 anos ou terá sua industria liquidada!? Se só podemos ver banana não é bom plantar goiaba na terra toda.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
6 anos atrás

Marcio Paiva, o problema de sair desse acordo é que muitos países fornecedores passarão a vetar a venda de componentes para o Brasil. . Para sair,o Brasil deveria ser autossuficiente na produção de armamentos, o que está longe de ser. . No mais, não vejo necessidade de sair, dado que os países ocidentais fabricantes de armas e até mesmo a Rússia é signatária. .Members[edit] MTCR members The MTCR has 35 members.[18] Argentina Argentina, 1993[18] Australia Australia, 1990[18] Austria Austria, 1991[18] Belgium Belgium, 1990[18] Bulgaria Bulgaria, 2004[18] Brazil Brazil, 1995[18] Canada Canada, 1987[18] Czech Republic Czech Republic, 1998[18] Denmark Denmark, 1990[18]… Read more »

Bosco
Bosco
6 anos atrás

Marcio,
As armas “proibidas” representam 0,1 % das armas que não estão citadas no tratado. Não iremos à falência se nos dedicarmos a exportar o restante 99,9%.

Robsonmkt
6 anos atrás

À semelhança do AV-TM 300 da Avibras com o Exocet, sem dúvida, se deve a experiência adquirira com o Man-Sup da Marinha. Porque o design anterior era, na melhor das hipóteses, inusitado.