Exército Brasileiro apreende quase 2 toneladas de Skunk, Fuzil AK-47, pistola e munição em embarcação no Rio Içá

23

Tabatinga (AM) – Durante Operação de Reconhecimento de Fronteira (ReFron) no Rio Içá, militares do 2° Pelotão Especial de Fronteira-Ipiranga/AM deram “voz de parada para revista” aos 3 ocupantes de uma embarcação do tipo “canoão”, que responderam com tiros contra a tropa. Em legítima defesa e em cumprimento do dever legal, os militares reagiram à ameaça de forma proporcional. Um colombiano foi detido e a embarcação apreendida com 1.859 kg de Skunk, um Fuzil AK-47, com três carregadores, uma pistola Beretta 9mm, munição calibre 5,56mm e 9mm.

Essa foi a 4° apreensão realizada pelo Comando de Fronteira Solimões/8° BIS, subordinado a 16° Brigada de Infantaria de Selva, somente neste ano.

O Exército Brasileiro, por intermédio do Comando Militar da Amazônia, intensificou as ações de combate aos crimes transfronteiriços com a chegada de equipamentos de alta tecnologia, no contexto da Operação Ágata. Somente na área de responsabilidade do Comando Militar da Amazônia, já foram realizadas 5 apreensões, totalizando 5,3 toneladas deste tipo de droga, no primeiro mês do ano.

O Exército Brasileiro, em parceria com Órgãos de Segurança Pública Federais e Estaduais, atua diuturnamente na garantia da soberania nacional nas faixas de fronteiras e na proteção de nosso povo, reafirmando sua dedicação, profissionalismo e compromisso com a Pátria no combate a ilícitos, favorecendo a sociedade brasileira.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
6 anos atrás

Imagina ai se o exercito tivesse condições suficientes de montar uma barreira em toda divisa entre outros países? A quantidade de armas e drogas e entre outras coisas que eles não conseguiriam? Isso ai é um fio de cabelo dentro de uma piscina cheia de cabelo… Mas infelizmente falta iniciativa do governo, falta dinheiro (que tem), falta interesse! Os menos culpados nisso tudo são os militares.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
6 anos atrás

Um comentário apenas, uma carga de AK-47 com munição 5.56 mm, incompatível com o armamento, interessante.

pgusmao
pgusmao
6 anos atrás

Os militares brasileiros estão de parabéns, trabalhar sem estrutura e pessoal é terrível, imagina se toda essa quantidade de equipamento e tropa concentrado no Sul e Sudeste fosse deslocado para fazer a diferença na Região Norte?? Teríamos muito mais apreensões!!!. De quê adianta milhares de soldados onde não é necessário???

Walfrido Strobel
6 anos atrás

Isso não é função para o EB, isso é função para a Polícia Federal.
Em um futuro próximo veremos militares do EB envolvidos com traficantes informando onde haverão operações.
Vai acontecer o que aconteceu no México onde existem de Soldados a Generais envolvidos com os Carteis.

Alex
Alex
6 anos atrás

Qual o uso, finalidade do Skunk?

MadMax
MadMax
6 anos atrás

Alex, Skunk é uma espécie de maconha turbinada.

Agnelo Moreira
Agnelo Moreira
6 anos atrás

pgusmao, boa tarde.
A infraestrutura na Amazônia nao comporta efetivos gigantes sem custos elevadíssimos.
Mais mobilidade fluvial e aeromóvel é mais importante.
Sds

Agnelo Moreira
Agnelo Moreira
6 anos atrás

Walfrido, boa tarde
Infelizmente, os instalações reservadas para PF nos PEF não são sempre ocupadas.
Sds

Jacinto
Jacinto
6 anos atrás

Walfrido Strobel 1 de Fevereiro de 2018 at 13:59
Um dos narco grupos do México – Los Zetas – foi fundado por desertores do exército mexicano, entre eles alguns do “Grupo Aeromóvil de Fuerzas Especiales”.

Mateus
Mateus
6 anos atrás

De acordo com O Globo, apenas 4% das fronteiras do Brasil são monitoradas.

Eis que surge a pergunta: É possível minar toda a fronteira brasileira? Ou pelo menos uma parte dela?

Sei que tem muito problema com as minas terrestres, mas se o Exército Brasileiro minasse as áreas mais distantes quais seriam as implicações? São locais inabitados.

M.Silva
M.Silva
6 anos atrás

Selva!

Bravo, ótimo serviço!

Como sempre, bandidos reagindo contra quem pode lhes destruir. Bandido sul-americano é burro mesmo! Estão achando que o EB morreria de medo e daria meia-volta? Perigoso alguém ter morrido e virado comida de peixe.

É para isso que querem o Brasil na RCA, para nos drenarem recursos e pessoal úteis onde se fazem necessários.

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
6 anos atrás

Walfrido, nesse tópico eu discordo um pouco de você. Na faixa de fronteiras internacionais até 150 km de seus limites, no espaço aéreo e no mar territorial e ZEE as FFAA tem que ter poder de polícia também, é questão de segurança nacional. Por aí entram drogas, armas, etc. que o efetivo e meios da PF isoladamente não tem como reprimir. Esses delitos transnacionais “alimentam” as contravenções penais em território nacional, atentando contra a segurança pública e exigindo esforços quase sempre insuficientes das polícias para sua repressão.

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
6 anos atrás

Complementando meu post anterior, gostaria de deixar claro que não concordo com FFAA em missões de GLO nem atuando como polícia ostensiva atuando como órgão de segurança pública, não é sua missão nem sua vocação. Agora casos como o da matéria, para mim, é questão de segurança nacional, aí é outra história…

Tomcat3.7
Tomcat3.7
6 anos atrás

Parabéns ao EB e seus guerreiros de fronteira pelas beiradas deste imenso Brasil. Tem que melhor equipar e manter estes pelotões de fronteira pois ali é terra de ninguém é o pau quebra de formas que nem imaginamos.

Ronaldo de souza gonçalves
Ronaldo de souza gonçalves
6 anos atrás

O Exército está de parabéns se essa droga passa dará baita dor de cabeças as nossas famílias ,pois o problemas é de todos e não só das forças de segurança.Devemos dar maislanchas blindadas ão pessoal do exercito.Eu penso que se fizemos um desmatamento ordenado em áreas de fronteiras cercas de arame farpado e com uma estrada adjacente nos principais pontos,e auxiliamos as forças policiais e armadas dos nossos vizinhos inclusive com equipamentos,claro com auxilio dos EUA,ou mesmo china,tornando a droga cara,pois ela chega barata é farta.Pensem srs.no tempo da ditadura eram poucos usuários porque.não sou a favor de ditaduras,mas tinha… Read more »

Fresney
Fresney
6 anos atrás

gostaria de saber qual embarcação nossos soldados usaram nesta abordagem???? Precisamos de barcos potentes e blindados e com MAG 7.62 acompanhado de .50

cesar
cesar
6 anos atrás

Existe tanto ” trabalho ” nas fronteiras do Brasil que não existe espaço para missões de paz no exterior. A verdadeira guerra está em nosso próprio espaço territorial.

Helano Moura
Helano Moura
6 anos atrás

O dinheiro do narcotráfico serve para muitas coisas, inclusive financiar campanhas politicas !!!

Walfrido Strobel
6 anos atrás

Interessante é o Brasil importar maconha com tamanha produção aqui. Para diminuir o tráfico bastaria liberar como fizeram vários estados norte-americanos, o pessoal está plantando em casa, pode comprar as sementes pela internet. No Sul é mais comum a prensada que vem misturada com um monte de coisas entre nicotina, alcatrão para conservar e poder ficar compactada e prensada e até farelo de crack para aumentar o vício e diminuir o efeito sedativo da maconha, pois a maconha deprime e o crack é estimulante. Aqui no Nordeste é mais comum a natural vinda do norte da Bahia e Pernambuco, que… Read more »

5745
5745
6 anos atrás

Boa tarde Agnelo, as instalações quase nunca são ocupadas pela PF (rs) Fresney, a embarcação varia muito conforme a calha do rio, hoje na amazônia, o consenso é a voadeira com motor de 40hp, por ser leve, pequena e barata de comprar e operar, além de ter peças de reposição no mercado civil. Um exemplo, pra quem já viu a calha do rio negro, rio oiapoque ou outros rios com uma imensidade de corredeiras é simplesmente impossível e inviável operar qualquer outro tipo de embarcação se não a voadeira, dependendo é claro da porção da calha, e é comum ver… Read more »

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
6 anos atrás

Bati o olho e vi : chinesa.
Mais especificamente : Norinco Type 81.
https://en.m.wikipedia.org/wiki/Type_81_assault_rifle
.
Inclusive tem uma chinesa que foi apreendida e judicialmente liberada na DHBF. Essas pragas chegaram a ser vendidas por menos de 200 dólares nos EUA no século passado.
E são mais leves que as AKM originais.
Esses “restos de FARC” vão dar muita dor de cabeça.

Jodreski
Jodreski
6 anos atrás

As fronteiras brasileiras são enormes, é impossível a PF ou as Forças Armadas se fazerem presente nelas, primeiro não temos efetivo para isso, segundo que o elemento geográfico é um complicador, agora é sabido qual é o destino dos armamentos e das drogas que entram no país. O problema é que há todo um esquema de corrupção em todas as esferas do poder público que da viabilidade para que, após entrarem em nosso território, as drogas e armas sejam entregues aos seus compradores. Aí é que complica. Acredito que os órgãos federais podem melhorar o monitoramento das fronteiras empregando mais… Read more »

Nilo Rodarte
Nilo Rodarte
6 anos atrás

No barco haviam três ocupantes e um foi preso. Como estavam em barcos no meio do rio, para onde teriam ido os outros dois? Belo serviço, parabéns! Pena que não foi “completo”.