Última geração. O acelerador de partículas Sirius, em Campinas, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron - Divulgação

Última geração. O acelerador de partículas Sirius, em Campinas, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron – Divulgação

Formamos 2,8 engenheiros por ano para cada dez mil brasileiros, menos que no México

Por Cássia Almeida – O Globo

RIO – Ciência não é prioridade no Brasil. Reflexo disso é a baixa formação de cientistas, principalmente de ponta. Formamos poucos em Matemática, Engenharia, Física e Química. Temos 2,8 engenheiros formados por ano para cada dez mil brasileiros, menos que no México, que tem oito profissionais para o mesmo número de habitantes. Só 6% dos formados no Brasil são engenheiros.

Especialistas alertam que isso inibe a inovação quando o mundo desenvolvido investe em inteligência artificial, e a indústria vive a revolução 4.0. Segundo Marcia Cristina Barbosa, professora do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências, o maior gargalo é na pesquisa fina, como em microeletrônica:

— O doutorado na UFRGS formou 44 pessoas desde 2011.

O Brasil investiu 1,28% do Produto Interno Bruto (PIB) em pesquisa e desenvolvimento em 2015, cerca de R$ 76 bilhões. A comunidade científica almeja 2% do PIB, percentual de países desenvolvidos. Nos EUA, são destinados 2,5%; na China, também. Israel investe 4% do PIB. Economistas alegam que a baixa formação reflete a pouca demanda por profissionais especializados. Como o Brasil é um dos mais fechados do mundo — entre mais de 160 países, estamos na penúltima posição em abertura comercial, melhor apenas que o Sudão —, expõe-se pouco as empresas à competição.

— Se a empresa tem mercado cativo e não precisa inovar, para que fazer? Inovação custa caro e é arriscada — afirma o economista Maurício Canêdo, da Fundação Getulio Vargas.

Falta de incentivo, cultura dominante de que pesquisa é papel do Estado e burocracia para firmar parcerias entre universidades e setor privado impedem a especialização de ganhar espaço, dizem especialistas. Formamos, por exemplo, apenas 180 doutores em Matemática por ano:

— Formamos pouco para as necessidades do Brasil. Os EUA formam dez vezes mais; a França, três vezes mais; e o Brasil não é um país tão menor. Temos um volume pequeno de investimento, comparado ao potencial do país. A pesquisa fundamental é missão do Estado e sempre será. Mas, na fase mais avançada, quando a ideia começa a ser implementada como procedimento, um algoritmo, é interesse das empresas investir para poderem dirigir esses processos. O setor produtivo está habituado com a ideia de que o Estado vai prover tudo, o que é um erro — afirma Marcelo Viana, diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

SELEÇÃO INCLUI ESTRANGEIROS

Ele também vê pouco investimento empresarial em formação. Clara Macedo Lage é doutoranda de Matemática, vinculada ao Impa. Estuda na Sorbonne, em Paris, com bolsa de uma empresa de energia, que pode deduzir dos impostos os recursos aplicados na formação. Uma espécie de Lei Rouanet da ciência:
— Essa empresa trabalha com dados que mudam em função de aspectos climáticos, como vento e chuva. Há algum padrão, mas varia muito, o que causa certa instabilidade nos cálculos. Tento entender como funciona o padrão para melhorar a estabilidade dos cálculos — explica Clara, que acha importante esse intercâmbio internacional para aumentar o contato com equipes de pesquisa de fora do Brasil. — Tenho visto colegas vindo para o exterior, após os cortes nos orçamentos de pesquisa.

Em Engenharia, outro gargalo. São formados 50 mil profissionais por ano.

— Formamos poucos engenheiros, físicos, matemáticos, em comparação com a maioria dos países, em qualquer tipo de indicador — diz Fernanda de Negri, do Ipea e pesquisadora visitante no MIT e em Harvard.
Para ela, a falta de doutores se desenha na educação básica, quando não há incentivo para matemática e ciências:
— No entanto, se houver mais engenheiros, vamos cair em um segundo problema: não há lugar para eles no Brasil. As empresas não contratam, o mercado fica restrito às universidades.

Leandro Barbosa é doutor em Zoologia, especializado no estudo de insetos. Tem pós-doutorado, mas não está em qualquer projeto de pesquisa. Dá aulas para o oitavo ano no Ciep Operário Vicente Mariano, no Complexo da Maré. Chegou a fazer artesanato em papel machê (a família é de artesãos) para complementar a renda na época do doutorado:

— No setor privado, há emprego em consultorias, o que não é vantajoso. Mas acho importante que professores do ensino básico tenham doutorado. Aumenta a produtividade e seria um grande avanço para a sociedade.
Fernanda atribui o baixo investimento das empresas à pouca competição externa, às barreiras alfandegárias, à regulação ruim e aos juros altos:

— A indústria está diminuindo há anos com a economia fechada. Tem que estabelecer um cronograma para reduzir as tarifas, com mudanças tributárias que aumentem a competitividade.
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (Cnpem) reúne laboratórios de ponta em Campinas: o Nacional de Luz Síncroton (onde está o acelerador de partículas Sirius), o de biociências, o de bioetanol e o de nanotecnologia. O diretor do Síncroton, José Roque, conta que as seleções incluem muitos pesquisadores de outros países:

— Nossa seleção é internacional. Dos 35 pesquisadores, 11 são estrangeiros no laboratório.

Já o centro tem 98 doutores, 18 estrangeiros. Para o cientista, falta pesquisa privada em semicondutores e microeletrônica:
— Só montamos os celulares, não estamos desenvolvendo os chips eletrônicos. Por isso, há dificuldade de encontrar pessoal especializado. Optamos por contratar recém-doutores ou estagiários e treinar internamente.

O professor Ildeu Moreira, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, diz que há 700 doutores para cada milhão no Brasil, um décimo do registrado em países nórdicos:
— Mesmo com o avanço de 250% entre 2002 e 2016, o número é baixo. São 140 mil. Na Coreia do Sul, são 5 mil por milhão. Forma-se mais em Direito, Comunicação, Ciências Sociais e Letras aqui do que em Engenharia.

Para o professor Sérgio Queiroz, do Instituto de Geociência da Unicamp, a estrutura industrial brasileira é pouco intensiva em tecnologia:
— Quem gasta em pesquisa são os setores farmacêutico e eletrônico, ramos com participação pequena e que não estão no estágio de investir pesadamente em pesquisa.

Entre bolsistas de produtividade do CNPq, há 1.854 engenheiros.

— Não dá para desenvolver o país com esse número de pesquisadores — diz Adriana Tonini, diretora do CNPq.

Renato Pedrosa, do Laboratório de Estudos em Educação Superior da Unicamp, diz que não vale à pena para as empresas investir em inovação:
— O Brasil está fora de toda manufatura de quarta geração. Num ambiente adverso de negócio e protecionismo, é melhor ter um bom departamento tributário, obtendo vantagens fiscais.

Gianna Sagazio, diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), afirma que as empresas não conseguem inovar sozinhas.
— Inovação tem que ser prioridade no país, trabalhando em várias frentes, educação, ambiente de negócios. Não é que somos um país fechado, mas, se não tivermos inovação, vamos vender para quem?

FONTE: O Globo

Subscribe
Notify of
guest

113 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ivan BC
Ivan BC
6 anos atrás

Para que engenheiros se nós temos isso: – Unicamp abre inscrições do ‘curso do golpe’ para discutir impeachment de Dilma. – Unesp também vai criar curso sobre o golpe 2016. (05/03/2018 – HOJE). ………………………. “””Não é que somos um país fechado, mas, se não tivermos inovação, vamos vender para quem?”””” Legal, por causa dessa mentalidade um carro de qualidade custa no Japão e EUA alguns meses de trabalho, assim como diversos outros bens que necessitamos para viver: geladeira, TV, celular etc… Já aqui precisamos trabalhar ANOS! Não somos competitivos, logo vendemos no mercado interno porcaria tabelado com o dólar exterior.… Read more »

Pedro
Pedro
6 anos atrás

Eu sou engenheiro formado há poucos anos e isso tudo é verdade. Não consegui emprego na área e tive que me virar em outra. A indústria daqui é protegida, não tem competição, não investe em pesquisa, logo, não precisa de engenheiros. As nossas fábricas só “apertam parafuso”. Imagino que o dinheiro da pesquisa tem que ser reservado para pagar contador e advogado trabalhista… A alternativa é concurso, que paga muito mais que a iniciativa privada justamente para manter o sistema inchado. Nós vivemos num país socialista, fechado na sua bolha. Estamos isolados do mundo por um oceano e até dos… Read more »

Diogo de Araújo Carvalho
Reply to  Pedro
6 anos atrás

Cara o que vc falou é a mais pura verdade. Demorei seis anos para me formar em química tecnológica nas modalidades bacharelado e licenciatura e a única conclusão que cheguei foi a de que o curso deixou muito a desejar. Muitos professores que tive foram péssimos e cheguei a escutar de um deles que “que só lecionava porque era obrigado”, já que seu o único objetivo era trabalhar com pesquisa. Hoje em dia a faculdade na qual estudei encontra-se em situação ainda mais crítica, já que há muito tempo não abre mais concurso e eles estão suprindo essa falta com… Read more »

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
6 anos atrás

A realidade é bem diferente das propagandas do pt hehe

Jose de Pádua
Jose de Pádua
6 anos atrás

Ivan BC, excelente post, mas vou me atrever a corrigir um ponto e a ampliar outro. Universidades não formam advogados, formam bacharéis em direito, para advogar deve ser aprovado na prova da OAB, a popularidade do curso se deve a demanda por bacharéis para cargos específicos e extremamente bem remunerados, essa demanda foi criada pela CF/88 que deu tamanha importância para o poder judiciário que antes da decada de 90 ninguém conhecia os ministros do STF. Agora uma coisa é quantidade outra é qualidade, poucos passam no exame de proficiência, ai é que começam a peneirar. Juiz, promotor, procurador, defensor,… Read more »

Ivan BC
Ivan BC
Reply to  Jose de Pádua
6 anos atrás

Verdade. Concordo!

Bruno Rocha
Bruno Rocha
Reply to  Jose de Pádua
6 anos atrás

Os cursos realmente são muito mal aplicados. Nos outros países você faz o curso e depois a especialização. No Brasil o que era para ser 3 anos acaba virando 5 ou mais. Fora que as aulas são em horários impossível para quem trabalha, independente do horário. Parece até intencional, excluir pessoas de renda mais baixa mesmo capazes de passar num vestibular, sobrando somente para pessoas de classe alta e cotistas raciais. Assim as federais se tornam somente áreas para playboys e militantes políticos. Não que seja uma regra geral, mas está perto de ser. Por isso muitos acabam fugindo para… Read more »

DaGuerra
DaGuerra
6 anos atrás

A pesquisa, engenhariae tecnologia nao tem vez no paiseco das “toridade” tipo “doto” gilmar, dos “devogado” da OAB e do MP de raquel fusquinha e das chefias de puliça. Todo mundo quer um exorbitante auxilio moradia de r $ 5.000,00, fazer porra alguma pela sociedade e mandar a PF prender quem olhar atravessado…pobre brazil.

Dan7440
Dan7440
Reply to  DaGuerra
6 anos atrás

O que uma coisa tem a ver com a outra. O ministro Gilmar, apesar de algumas posturas lamentáveis no STF, é um autor muito famoso de Direito Constitucional, inclusive criador de muitas teorias interessantes. O mesmo se diz de vários advogados e promotores de justiça do MP. Não generalize os operadores do Direito. Há muitos dedicados e comprometidos, e muitos destes são cientistas e produzem conhecimento da área

Daglian
Daglian
6 anos atrás

Estudo engenharia em uma universidade pública e a regra para os alunos é, em geral, estagiarem ou serem contratados por bancos ao longo (ou ao final) do seu curso. A perspectiva de abrir uma empresa de tecnologia ou ser contrato por uma grande multinacional do ramo é extremamente limitada, o que chega a ser triste. O curso afugenta grande parte dos estudantes, tendo em vista que muitos colegas meus já desistiram e foram para outras faculdades. Mas não se enganem, isso não significa que os cursos são de baixo nível: muito pelo contrário. Ao menos na minha faculdade, há grande… Read more »

Daglian
Daglian
Reply to  Daglian
6 anos atrás

Correção: enquanto a matemática não deixar de ser chamada*

Ivan BC
Ivan BC
Reply to  Daglian
6 anos atrás

Eu admiro muito os engenheiros, são grandes profissionais e ótimos em matemática. Sou formado em Adm. Pública e na nossa área tem muitos engenheiros, eu não me incomodo,pois são ótimos profissionais!
Se eu fosse fazer outra faculdade eu faria alguma na área de engenharia ou medicina.

Bruno Rocha
Bruno Rocha
Reply to  Daglian
6 anos atrás

O problema de se ensinar matemática é que a matéria não tem um assunto, e isso já dificulta o ensino. Não que não haja uma linha cultural de conhecimento que a justifique, mas a maioria dos professores são de fato mal preparados. Veja, muitos ensinam matemática de forma totalmente mecânica, sem exemplos no cotidiano, nem mesmo citando a importância dela na história e sua utilidade em determinadas carreiras. Vira uma coisa tão maçante que mata qualquer um. No final, só se torna bom em matemática quem já é predisposto ou se interessa por alguma área de exatas e específico, como… Read more »

nigo
nigo
6 anos atrás

COMENTÁRIO APAGADO. LEIA AS REGRAS DO BLOG. PRIMEIRO AVISO.

Petardo
Petardo
Reply to  nigo
6 anos atrás

Me pergunto se alguém que comenta este tipo de coisa já passou por uma universidade federal.

Ricardo Carvalho
Ricardo Carvalho
6 anos atrás

Qual a idade dos participantes? Agora entendo muito argumento.

Alfredo C. S.
Alfredo C. S.
6 anos atrás

Enquanto o MEC for controlado por comunistas e socialistas o resultado sera esse lixo educacional e ideologico. Gastam-se Bilhoes de reais num acelerador de particulas e com seus funcionarios enquanto um professor da rede publica de ensino basico e medio é humilhado pelo seus alunos e salarios.
Algumas universidades publicas usam o dinheiro do povo para ministtrar cursos sobre o “golpe de 2016”, confrontando a propria Lei, sob a qual o governo foi encerrado.

Decada apos decada a educaçao bete recordes negativos e o controle do MEC continua na mao da seita comunista, nao é incomoetencia, é planejamento.

nanogp2002
nanogp2002
6 anos atrás

Mais não era para isso mesmo ? Retornar o Brasil para aquilo que sempre foi, um país agrário ?! Vendendo alimento e importando bens manufaturados, como uma colônia clássica ?! O Brasil, levantou o nariz um pouquinho para fora d`água, almejou ser um player importante na cadeia mundial e tomou na fuça novamente … ” – Não, vocês sulamericanos não podem almejar nada além de suas fronteira, fiquem por ai nesse enorme quintal, plantando e colhendo, por que é isso que vocês merecem…”

Paulo
Paulo
6 anos atrás

Mas a prioridade (e maior preocupação, conversa em tudo que é lugar, horas e horas de discussão, ano inteiro de preocupação, etc) no Bananão não é ser ¨celeiro de jogador de futebol¨?

Alessandro
Alessandro
6 anos atrás

desculpa a moderação, sei que não gostam de assuntos políticos pq gera debates calorosos e sai do tema mas só não vê quem não quer, a culpa desse atraso todo é dessa ESQUERDIZAÇÃO que tomou conta de tudo no Brasil, EMBURRECEM o povo brasileiro com essa educação partidarizada mais preocupada em discutir ideologia de gênero nas salas de aula aparelharam tudo no Brasil, meios de comunicação, sindicatos, escolas e universidades públicas, estatais, MP, judiciário, legislativo, igreja católica, e só não ocuparam os quartéis pq ainda tem gente com vergonha na cara lá dentro. MALDITA ideologia essa vão destruir o mundo… Read more »

Paulo
Paulo
Reply to  Alessandro
6 anos atrás

Exatamente, Alessandro!
O maior inimigo do Brasil e do mundo (pelo menos o ocidental!) é o esquerdismo.
Contra essas pestes fazendo o que bem entendem e impregnados em tudo que é canto não adianta nada ficarmos discutindo ¨ad eternum¨ se o Brasil vai ter F-22, submarinos nucleares, mísseis, etc!

Mim da silva
Mim da silva
Reply to  Alessandro
6 anos atrás

Excelente comentario!!

Assino abaixo!

CignusRJ
CignusRJ
Reply to  Alessandro
6 anos atrás

Alessandro. O que vc esta falando tem um nome. Marxismo cultural. Ele foi criado por Antônio Gramsci. A base do pensamento Grasmciano é a destruição da democracia e da cultura ocidental. Somente assim, segundo ele, o marxismo poderá ascender e dominar o mundo ocidental. Além dele vc encontra a escola de Frankfurt, neste caso falarei apenas de Herbert Marcuse, com o mesmo ideal a destruição da civilização ocidental. Pra Gramsci esta destruição passa pelas escolas, artistas, jornalistas e na destruição da família e da igreja. Mudando a cultura não precisará fazer uma revolução pra se assumir o controle. Não me… Read more »

Tomcat3.7
Tomcat3.7
6 anos atrás

Alessandro 6 de Março de 2018 at 8:12

Irretocável seu comentário!!!

Victor Moraes
Victor Moraes
6 anos atrás

Mas quem acredita na solução brasileira? Entre um doce de banana brasileiro e um doce de banana francesa, pelo mesmo preço, sinceramente, por qual você opta? Eu acredito que o “buraco é mais embaixo”. A solução brasileira não é confiável, acreditada, infelizmente, e isto se reflete em soluções que estes nobres matemáticos brasileiros teriam. Uma lástima.

João Adaime
João Adaime
6 anos atrás

Caro Pedro
“Imagino que o dinheiro da pesquisa tem que ser reservado para pagar contador e advogado trabalhista…”
Resumiu bem. O custo Brasil mata qualquer iniciativa.

Paulo
Paulo
6 anos atrás

Paulo Freire é aquele comunista que rotulava as pessoas em duas categorias (oprimidos e opressores) e que foi nomeado pelo PT em 2012 ¨patrono da educação brasileira¨ além de guru dos ¨professores¨ da ¨pátria-educadora¨ e um dos maiores responsáveis pela crise no ensino hoje no país?
Olavo de Carvalho tem alguma contribuição nisto também, participou de alguma forma neste desmonte do ensino brasileiro com ideologia de esquerda barata?

Mim da silva
Mim da silva
Reply to  Paulo
6 anos atrás

Discuti seriamente com uma “pedagoga”, sobre ele: “Pai da educacao”, mas sequer era formado na area (sic!)… So Br mesmo!

OSEIAS
OSEIAS
6 anos atrás

Sou estudante de universidade federal na área de exatas “tecnologia”. O texto possuem dois pontos importantes. Primeiro, não forma engenheiros e matemáticos em quantidade. Segundo, se formar não tem lugar no mercado para esse povo. Nosso pais está dividido em pequenos feudos políticos cada um com sua prioridade, e acreditem todos riem de nós por nossos discussões de esquerda e direita. Não existe esquerda e nem direita no Brasil, isso é um mito para nos enganar ainda mais. O que existe é uma classe politica unida que se protege, e que se perpetua no poder hora com discurso esquerda, hora… Read more »

Ivan BC
Ivan BC
Reply to  OSEIAS
6 anos atrás

Verdade!

Carlos Crispim
Carlos Crispim
6 anos atrás

Estudei em universidade pública e depois passei num concurso público, falo sempre para quem quer ganhar um salário decente que no Brasil só se consegue alguma coisa sendo funcionário público, as empresas privadas pagam mal, invariavelmente demitem depois de mais de 10 anos de trabalho, não investem no empregado e por isso não tem futuro, ou melhor, no futuro todo mundo será funcionário publico. A universidade que estudei, como quase todas no Brasil, é dominada pela esquerda, a prioridade são as matérias “humanas”, não se publica quase nada de exatas, não tem pesquisa de ponta, não tem trabalhos e livros… Read more »

M.Silva
M.Silva
Reply to  Carlos Crispim
6 anos atrás

Você descreveu todas as universidades públicas brasileiras.

Bruno Rocha
Bruno Rocha
Reply to  Carlos Crispim
6 anos atrás

Lá fora eles dão bolsa para alunos bons de baixa renda. Alunos formados doam anualmente valores para a universidade. Empresas, organizações e institutos financiam pesquisas. Quase toda tecnologia que vemos é feita por estudantes e graduados nas universidades americanas.

Aqui dão cota racial para idiotas que tiram nota baixa, onde “branco” e “negro” é definido pelo tom da pele, sendo a população majoritariamente mestiça, onde quase todo branco tem sangue negro e quase todo negro tem sangue branco. Jogam uns contra os outros e no fim quase todos os graduados são analfabetos funcionais.

PauloR
PauloR
6 anos atrás

Quando o Brasil era governado por direitistas as faculdades e universidades públicas eram poucas comparado ao tamanho da população, sem falar dos campus também. A esquerda melhorou isso aumentando o número de universidades federais e os cursos oferecidos. O numero de alunos em universidades aumentou muito em comparação ao governo FHC (de direita). Faltou melhorar a qualidade do ensino mas isso deve começar a partir da base escolar primeiro e sabemos que a base é de responsabilidade dos municípios e estados.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  PauloR
6 anos atrás

Aumentar o número de universidades federais não resolve o problema uma vez que a qualidade dos cursos continua muito a desejar. Aliás, aumentar a quantidade sem melhorar a qualidade longe de resolver o problema apenas termina por agravá-lo pois ao invés de colocar no mercado poucos profissionais bem formados o Estado brasileiro termina por jogar muitos profissionais despreparados.

E nem vou falar do PROUNI, que criou uma bolha nas faculdades e universidade privadas

PauloR
PauloR
Reply to  HMS TIRELESS
6 anos atrás

O aumento das universidades não resolve o problema mas democratiza e amplia o acesso as universidades federais que tem bons cursos sim e de alto nível. Mas não vou exagerar afirmando que são todos, mas a maioria das universidades federais forma pessoas capacitadas para o mercado. Existe também a falta de interesse dos formandos em melhorar a capacitação fazendo pós, mestrado e doutorado mesmo o governo federal ampliando do acesso a esse sistema de ensino. Mas como eu falei. As coisas vão melhorar quando a base escolar passar por uma ampla reforma para melhorar a qualidade do ensino e isso… Read more »

Bruno Rocha
Bruno Rocha
Reply to  PauloR
6 anos atrás

Não vai melhorar, só vai piorar. Para começar, você não entende o conceito de democracia. O MEC regula toda estrutura de ensino, restando ao município atender, por lei, a exigência do MEC. Os livros são feitos pelo MEC, os professores são lobotomizados pelo padrão do MEC. O que você está vendo aí é fruto da sua educação esquerdista, meu caro. PT ficou de 2002 até 2016 e não melhorou o salário dos professores. Pelo contrário, aumentou a inflação, o que significa diminuição do salário, implantaram a educação do oprimido do comunista Paulo Freire, que tornou a escolas um verdadeiro presídio,… Read more »

Gil
Gil
Reply to  PauloR
6 anos atrás

O FHC e o PSDB tem de direita o que eu tenho de astronauta.

Somente um petista falaria tal bestialidade como se fosse uma realidade

Ivan BC
Ivan BC
Reply to  PauloR
6 anos atrás

FHC de direita? kkkkkk só falta dizer que ele é conservador. FHC sempre esteve ligados a grupos de esquerda, justamente por isso o exílio.
O Brasil nunca teve governos de direita ou liberais…sempre tivemos um Estado enorme ditando regras a todos. A educação na Era PT-PMDB piorou, basta ver a relação entre as pessoas e os indicadores de roubos e violência.

PauloR
PauloR
6 anos atrás

Parem de passar vergonha tentando responsabilizar o PT por 500 anos de negligência no ensino público. Vocês estão precisando se afastar um pouco da internet, principalmente das páginas do MBL.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  PauloR
6 anos atrás

Nenhuma força política ficou tanto tempo no poder nesses 518 anos de Brasil do que aquela que governou de 2003 a 2016. E da mesma forma que na economia fizeram populismo na educação, basta lembrar que a “pátria-educadora” vai demorar 216 anos para alcançar os países desenvolvidos em leitura e mandou ao exterior estudantes que sequer sabiam falar uma língua estrangeira sob os auspícios do “ciência sem fronteiras”. Agora o pior mesmo foi a mentalidade que incutiram e estimularam nas universidades. Basta ver que Federal do ABC substituem a vogal que determina o gênero do pronome de tratamento por um… Read more »

PauloR
PauloR
Reply to  HMS TIRELESS
6 anos atrás

“Nenhuma força política ficou tanto tempo no poder nesses 518 anos de Brasil do que aquela que governou de 2003 a 2016.”

Teve sim; a ditadura de direita governou o Brasil de 1964 a 1985 e não fizeram absolutamente nada para melhorar os números da educação no Brasil. Em seguida, vieram outros governos de direita que seguiram a mesmo caminho. Sem falar que antes da ditadura não tinha esquerdista governando o Brasil.

Volto a insistir, parem de passar vergonha tentando culpar o PT pela péssima educação do Brasil.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  PauloR
6 anos atrás

Ditadura Militar não é força política! Os militares deram um golpe em 1964 para supostamente livrar o país da “ameaça comunista” mas apenas permitiram um simulacro de política através de duas agremiações (MDB e ARENA) que se comportavam como vaquinhas de presépio. Dito isso a afirmação de que nenhuma força política ficou mais tempo no poder que a que governou de 2003 a 2016 mostra-se válida. No mais é fato que esse mesmo partido que governou de 2003 a 2016 fez apenas populismo na educação sem nada concreto que podemos apontar como fato de melhoria. Assim, querer negar que esse… Read more »

PauloR
PauloR
Reply to  HMS TIRELESS
6 anos atrás

Ditadura não foi uma força política? Passaram 21 anos fazendo o que no poder?

_RR_
_RR_
Reply to  HMS TIRELESS
6 anos atrás

PauloR ( 6 de Março de 2018 at 15:18 ), Durante o Regime Militar, o Congresso foi transformado em algo que era pouco mais que uma repartição pública “carimbadora de decretos”. A política foi simplesmente ignorada e focou-se unicamente nos aspectos técnicos da administração. Logo, não é exagero afirmar que os militares não se constituíram em força política, pois funcionaram quase como um “tapa buraco” administrativo, mantendo apenas uma ordem hierarquica para a preservação do status quo. Por fim, não há como ignorar o fato de que a única direita organizada no País, sob Carlos Lacerda, foi igualmente reprimida pelo… Read more »

PauloR
PauloR
Reply to  HMS TIRELESS
6 anos atrás

Então os militares passaram 21 anos no poder apenas mantendo o status quo e a ordem hierárquica? Tá certo!
Gosto de ver esse contorcionismo da direita para fugir dos erros e desmandos cometidos por seus lideres mas enchem a boca para falar da esquerda como se tivessem uma moral inconstestável.

Esse assunto já deu por hoje!

M.Silva
M.Silva
Reply to  PauloR
6 anos atrás

É mesmo? E o que o PT fez para erradicar o analfabetismo funcional e melhorar a educação? Nada! Você é até uma vítima desse sistema!

Introduzir doutrinação socialista nas escolas e entregar diplomas a analfabetos funcionais não é melhorar a educação.

O simulacro político dos nossos tempos é PT x PSDB, farinha do mesmo saco.

Supostamente livrar o país de uma “ameaça comunista”? Os terroristas e guerrilheiros de várias denominações da época dos presidentes militares eram monarquistas ou marxistas? Pense um pouco…

PauloR
PauloR
Reply to  M.Silva
6 anos atrás

Que engraçado a pessoa falar de doutrinação socialista em escolas num momento que é a DIREITA que esta doutrinando alunos com escolas militares e ensino religioso com vertentes conservadoras.
Tô imaginando um monte de doutrinados hipócritas saindo das escolas defendendo a vida ao mesmo tempo que defendem a morte. Ate 2050 vamos ter um novo testamento da bíblia sendo escrito também porque o velho e o novo é muito revolucionário e socialista.

_RR_
_RR_
Reply to  M.Silva
6 anos atrás

PauloR ( 6 de Março de 2018 at 15:34 ); Presumo que esteja se referindo as esperiências em Goias e Amazonas. Pra começo, nem que quisessem poderiam estender aquilo ao país inteiro, posto a absoluta falta de pessoal… E militares, quer seja da política ou exército, ainda hoje conservam valores algo positivistas. Mais fácil essas escolas entregarem pessoas politicamente neutras a sociedade que direitistas de fato… Ensino Religioso, que eu saiba, é facultativo para os alunos… Aliás, considerando o Estado Brasileiro ser laico e não laicista, nada mais natural oferecer a opção do ensino religioso… E mais: todo o arcabouço… Read more »

_RR_
_RR_
Reply to  M.Silva
6 anos atrás

Presumo que esteja se referindo as “experiências”…

Mikhail Bakunin
Mikhail Bakunin
Reply to  PauloR
6 anos atrás

Se achar que FHC é direitista não é passar vergonha suficiente…

PauloR
PauloR
Reply to  Mikhail Bakunin
6 anos atrás

Engraçado que em 2014 a direita elegeu um tucano como herói para livrar o Brasil do comunismo. Vocês parecem esquizo também.

M.Silva
M.Silva
Reply to  PauloR
6 anos atrás

Indique um candidato realmente direitista na época.

Era extrema-esquerda x esquerda moderada. O menor dos males ou o pior deles.

Mas, para quem é extrema-esquerda, PSDB é extrema-direita – isso é passar vergonha suficiente e emitir atestado de incapacidade mental.

PauloR
PauloR
Reply to  M.Silva
6 anos atrás

Lula e Dilma são de extrema-esquerda? kkkkk

Pior que lê isso, só você reescrevendo a bíblia.

OSEIAS
OSEIAS
Reply to  PauloR
6 anos atrás

Colega, para você de passar vergonha defendendo grupo politico. PSDB e PT é a mesma coisa no poder

PauloR
PauloR
Reply to  OSEIAS
6 anos atrás

Política é assim em qualquer lugar do mundo e durante o período eleitoral quem critica essa briga PT x PSDB entra no jogo quando se vê de cara com a derrota.

M.Silva
M.Silva
Reply to  PauloR
6 anos atrás

O único derrotado nessa briga é o Brasil.

Mas você não liga para isso, né?

“Comunismo acima de tudo, e Brasil debaixo das botas dele” – deve ser seu lema.

OSEIAS
OSEIAS
Reply to  PauloR
6 anos atrás

PauloR, você me parece ser um cara inteligente e cheio de argumentos para defender seu ponto de vista. Amigo gostaria de te propor uma reflexão sobre o governo petista. Tente não justificar os erros do PT com os erros de outros governos. Quando votei no Lula na primeira eleição, eu esperava mudanças. E o que vi? Mais do mesmo, apenas isso. A prosperidade do modelo petista veio do consumo voraz chinês. Quando a China decidiu reduzir seu PIB e diminuir a compra de matéria prima, o plano econômico petista de Mantega e Dilma ruíram. Fora o plano real, FHC não… Read more »

M.Silva
M.Silva
Reply to  PauloR
6 anos atrás

Você poderia se afastar das páginas deste site. Volte pro 247.

PauloR
PauloR
Reply to  M.Silva
6 anos atrás

Sério cara? Vai fazer o que se eu não for embora? Vai pegar seu rifle, colocar uma faixa na testa e a bíblia no braço e gritar morte ao comunista?
Sempre imaginei você espumando de raiva quando replica meus comentários, ao pedir para eu sair do site eu tenho certeza que você perde a cabeça comigo kkkk

Bruno Rocha
Bruno Rocha
Reply to  PauloR
6 anos atrás

Criminalizar o comunismo e mandar pra prisão perpétua quem o defendesse é o sonho da minha vida. Mas para uma ideologia que conseguiu matar 10 vezes mais que o nazistas prisão é pouco.

Gil
Gil
Reply to  PauloR
6 anos atrás

Quando uma imagem vale mais que 1000 palavras
http://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2014/03/Regime-Militar.jpg

Otto S
Otto S
6 anos atrás

Vou levantar um ponto de vista de quem trabalha na área, sou especialista de manutenção mecânica de uma multinacional, sou formado em Eng de produção mecânica e aqui constantemente aparecem estagiários dos cursos de engenharia e técnico , e vou te falar, são poucos que podem ser aproveitados, não só por questão de conhecimento, mas comportamental, não tem vontade para nada, querem começar ganhando igual á engenheiro sênior, só querem saber de ser gestor, não sabem tratalhar em equipe etc… Enfim, sem querer generalizar estão criando uma geração de “inempregáveis”, gente mimada, lacradora e preguiçosa. Esse é um dos motivos… Read more »

Jose de Pádua
Jose de Pádua
Reply to  Otto S
6 anos atrás

Otto, é exatamente isso, mas quem não conhece a realidade da coisa acredita que se forma poucos engenheiros e grande parte de má qualidade graças a partidos de esquerda, direita, comunistas, socialistas, nazistas, narcisistas e tantos outros itas que no fim nem se sabe mais sobre o que se fala, apenas ladra espumando de raiva. Eu já trabalhei em mecânica e tive um superior exatamente igual ao que você descreveu, eu fui mecânico de chão de fabrica, se tivesse me formado em engenharia acredito que me daria muito bem, mas não suportei o curso pq eu gosto de meter a… Read more »

Mikhail Bakunin
Mikhail Bakunin
6 anos atrás

Mais um vermelho seguidor da Marilena Chauí achando que todas as mazelas advém da classe média. É não precisa escrever tudo em maiúsculo filhão

nigo
nigo
6 anos atrás

O modelo de educação no Brasa se esgotou a muito tempo. Tem quem aplauda.

PS: Mais ideologia de gênero nas Federais sim, vai dar certinho!!!! 😀

OSEIAS
OSEIAS
6 anos atrás

Essa vai para os defensores do PT e do PSDB. Qual é o projeto de nação e estado que seus grupos políticos tem para o país?
Qual é o projeto de estado que vocês tem para educação aqui mencionada, saúde, segurança, mobilidade?
Mas não vale projeto politico, tem que ser de estado.

OSEIAS
OSEIAS
6 anos atrás

Tenho uma professora de calculo avançado que se formou em engenharia elétrica e fez doutorado na universidade de moscou “Rússia mesmo” nos tempos de URSS. Depois de sua estada na mãe Rússia, ela desistiu de ser comunista. Fica ai o alerta para pessoas que nunca viram o comunismo de perto e o adoram. Se esse tal de comunismo fosse bom, não haveria tantos bilionários na Rússia, voltariam a ser comuna rapidinho.

SAMUCA COBRE
SAMUCA COBRE
6 anos atrás

Um pais que não investe em ciencia e tcnologia nunca irá para frente !!!

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
6 anos atrás

Eu vejo o exemplo da minha sobrinha, fez um curso de engenharia na Federal de Curitiba e hoje é PF, passando noites nas margens do lago de Itaipu apreendendo cigarro contrabandeado, mas o salario é bem maior do que um engenheiro recem formado.

SAMUCA COBRE
SAMUCA COBRE
6 anos atrás

Walfrido Strobel , infelizmente no nosso país o rabo abana o cachorro !!!!

M.Silva
M.Silva
6 anos atrás

Não há campo para profissionais de alta capacidade técnica. E os empregadores contratam na base do “quem indica” ou fazem exigências profissionais e acadêmicas absurdas, levando um super-qualificado a fazer trabalho de estagiário, quando não for substituível por um. Sem contar com o baixo nível comportamental das pessoas – ninguém quer trabalhar, dar duro.

O Brasil não conseguirá manter-se como nação e nem como Estado por muito tempo, já está soçobrando.

Carlos Eduardo Góes
Carlos Eduardo Góes
6 anos atrás

Alessandro 6 de Março de 2018 at 8:12 Concordo com sua explanação, mas me atrevo a fazer uma correção e ressalva. Não podemos culpar a ESQUERDIZAÇÃO pois assim estariamos dando uma retórica de culpa a político-ideologia de Esquerda, tornando assim o assunto simplista demais. Se analisarmos apenas o carater político-ideológico veremos que esse é o problema que sempre existiu na política brasileira, independente da vertente ideológica em governo. Mas esta decorre de uma grave e iraizada distorção que existe e sempre existiu na cultura brasileira, desde os tempos de Império, que nada mais é que a cultura do clientelismo. O… Read more »

Alessandro
Alessandro
Reply to  Carlos Eduardo Góes
6 anos atrás

Carlos Eduardo Góes, não há sant0 de nenhum lado isso eu reconheço, mas se perceber a política ideológica de Esquerda é oq melhor se APROVEITOU dessa falta de caráter que existe na cultura brasileira do toma lá da cá na qual vc explicou muito bem, pois eles dominaram os setores mais importantes do país como eu disse no comentário acima, para espalhar sua ideologia. Se analisarmos friamente a situação é muito mais grave do que se aparenta, eles meio que fizeram uma fusão com essa malandr@gem toda que existe no país, criando assim dificuldade para um leigo reconhecer e identificar… Read more »

PauloR
PauloR
6 anos atrás

Outra coisa que ninguém aqui falou. Tem muito empregador que não esta disposto a pagar o salário exigido de um engenheiro formado e preferem contratar um técnico especializado para fazer o trabalho de um engenheiro pagando um salário menor por isso. Tem muito técnico em Química fazendo serviço de engenheiro químico, muito gestor ambiental fazendo trabalho de engenheiro ambiental e por aí vai, tudo isso para empresa poder lucrar mais. Então, não adianta querer só responsabilizar os governos pelo problema quando existe falta de vergonha na cara e profissionalismo dos empresários que passam por cima de tudo em nome dos… Read more »

Jose de Pádua
Jose de Pádua
Reply to  PauloR
6 anos atrás

Se o técnico faz é porque tem capacidade de faze-lo. Na verdade todos querem curso superior, só não sabem o que vão fazer depois, o nível técnico parece abandonado ou inferior, ninguém quer ser torneiro, tem que ser engenheiro mecânico, eletricista nada, tem que ser engenheiro elétrico, técnico em metalurgia para que se posso me formar em engenharia metalúrgica…o que falta é valorizar essas classes que realmente produzem e largar o velha ideia que nível superior dá status.

PauloR
PauloR
Reply to  Jose de Pádua
6 anos atrás

“Se o técnico faz é porque tem capacidade de faze-lo.”

Belo pensamento amigo!!!

Já pensou um técnico em medicina fazendo transplante de coração?

Jose de Pádua
Jose de Pádua
Reply to  PauloR
6 anos atrás

Seu comentário que foi mal elaborado, nenhum técnico pode assumir responsabilidades de engenheiros, se o fazem é porque podem, técnico em edificações pode assinar até 70m², acima disso e engenheiro, técnico em alimentos não pode assinar como responsável pela produção e elaboração, só fazem o que é permitido, contrate um engenheiro elétrico para fazer a planta elétrica da sua casa, você pode fazer mas é necessário ($$)? Sim apenas acima de 100A é necessário planta mas abaixo disso não.
Entenda quando técnicos fazem é porque possuem capacidade técnica e legal para exercer a função não por mera sovinice dos empresários.

PauloR
PauloR
Reply to  Jose de Pádua
6 anos atrás

“Entenda quando técnicos fazem é porque possuem capacidade técnica e legal para exercer a função não por mera sovinice dos empresários.” Isso não é verdade! É comum empresários demitirem ou contratar técnicos para fazer o serviço de um engenheiro porque não querem pagar o piso salarial estipulado pelo CREA. Com isso os técnicos acabam assumindo uma responsabilidade que não competem a eles, recebem uma mixaria no final do mês e em alguns casos tem que dar 20% do que ganham para um engenheiro assinar para tornar o projeto legal. Exemplo: Tem muito pedreiro fazendo trabalho de arquiteto e engenheiro, e… Read more »

Ronaldo de souza gonçalves
Ronaldo de souza gonçalves
6 anos atrás

O estudante tem pânico de Matemática,não só o estudante mas a sociedade inteira,a indústria Brasileira está atrasada algumas estão em primeira geração é o mundo está na quarta,claro que algumas estão em terceira geração.Dinheiro para Educação tem,o que o Brasil peca é no método. Os professores são heróis,pois os alunos não sabem o que é disciplina,na porta da escolas está cheio de aviãozinho oferecendo drogas.Deveriamos ter mais colégios militares no Brasil,materias como moral é cívica ensino religioso básico.Eu Não tenho uma solução fácil e acho que os srs também não,mas pelo menos sabemos do problema.

Dodo
Dodo
Reply to  Ronaldo de souza gonçalves
6 anos atrás

Falou com uma mente de alguem que nasceu a 60 anos atras amigo, repensse esse raciocinio pois ja esta provado que a 40 anos atras 57% da populacao era analfabeta,hoje esse valor é de 12%, ou menos. Portanto antigamente nao era melhor,pelo contrario. No mais concordo que ainda temos mto o que melhorar,mas ficar vivendo de passado,como se nos anos 70,80 etc… tudo fosse uma maravalhia,é uma baita falacia

Rafael_PP
Rafael_PP
6 anos atrás

Outro dia li a entrevista de um reitor de uma universidade federal que havia recém aprovado um curso digamos heterodoxo. Quando interpelado sobre a razão e até a razoabilidade da dita ciência, respondeu que a universidade pública deveria focar nas necessidades da sociedade, e não se tornar refém do mercado e suas necessidades profissionais. Para mim ficou claro como a administração do ensino superior brasileiro é dissociada da necessidade nacional e da realidade internacional. Nem falo da tradicional demonização do “Capital”, considerado uma entidade maligna, mas dos próprios princípios da administração pública. Uma análise detida da estrutura jurídica e legal… Read more »

Bruno Rocha
Bruno Rocha
6 anos atrás

Agradeçam ao Paulo Freire. A pedagogia do oprimido destruiu a educação de forma talvez irreversível. Não estão mais preocupados com ensinar, ensinar a ler, escrever e calcular, e sim doutrinar. Professoras de sociologia feministas chamando os homens de estupradores — ao mesmo tempo que os defendem por serem “vítimas da sociedade”, professores maconheiros de “filosofia” que só falam de Marx e da luta contra as elites. Agora colhemos. Quinto maior país do mundo, quinta maior população, um mercado gigantesco, o segundo maior em vendas de carros e eletrônicos. E o que somos? Nada. Uma mera republiqueta latrino americana gigantesca. Não… Read more »

Dodo
Dodo
Reply to  Bruno Rocha
6 anos atrás

Bruno ta de sacanagem né ? Vc ao chamar o brasil de republiqueta vai de encontro a tudo que foi dito em seu argumento kkkkk,sem falar que se o brasil sendo tudo isso que vc mesmo listou acima é so uma “republiqueta”(que me permita perguntar,o que diabos é essa definicao), entao coitaods dos outros 181 paises abaixo do brasil em poderio economico,belico e politico…

Bruno Rocha
Bruno Rocha
Reply to  Dodo
6 anos atrás

Nossa população é gigantesca, essa é a resposta. Isso acaba distorcendo a economia. Tudo aqui é mais caro que lá fora. Carros fabricados aqui são vendidos pela metade do preço paga aqui, isso em Reais.
Temos um mercado enorme com um potencial gigante, mas somos apenas uma republiqueta gigantesca. Esse, aliás, nem é mérito nosso, mas da família real que os crentes da república expulsaram do país.

Dodo
Dodo
Reply to  Bruno Rocha
6 anos atrás

Nossa e ainda sim somos considerados uma potência….. Acho que sua definição de “republiqueta” está meio murada em…. o que é o Brasil perto de el salvador,Gâmbia,dijibut etc ..

Bosco
Bosco
Reply to  Bruno Rocha
6 anos atrás

Bruno,
E o outrora orgulhoso homem do sexo masculino que foi o maior responsável por toda a história da civilização mundial, hoje, em apenas uma geração, se transformou nessa figura andrógina patética que vemos hoje e que é tida como o ideal.

Dodo
Dodo
6 anos atrás

Sinceramente,nao é possivel que so eu achei essa materia estremamente mau informada e tendenciosa,ignorou-se completamente os centros de pesquisa de excelencia que o brasil possui reconhecidos internacionalmemte. Que se dane o ITA,o IME,a USP,a UNB,a UFCE etc…. a parada é falar mau do pais por falar ne…..olha ta ai,nao achei que uma materia desse nivel fosse postada em um blog come esse

Jose de Pádua
Jose de Pádua
Reply to  Dodo
6 anos atrás

Pensei a mesma coisa, os jornais brasileiros adoram números mesmo quando eles não dizem nada, é só ver a fonte para saber.

Bruno Rocha
Bruno Rocha
6 anos atrás

A cultura do Brasil sempre foi avessa a ciência. Vou enumerar em tópicos, não em ordem de importância. * Anti-meritocracia.* Sabiam que foi um brasileiro que inventou o rádio? O Padre Roberto Landell de Moura. Pois é. Todos o chamavam de louco. Faz parte da nossa cultura ao mesmo tempo cultuar o diploma também desprezar o talento. Sempre foi um solo fértil para a penetração de ideias cada vez mais destrutivas. Tente fazer qualquer coisa que todos o jogaram por inveja. Seja porque todos acham que tudo é impossível e por nosso povo também ser invejoso. Quem realmente tem talento… Read more »

Jose de Pádua
Jose de Pádua
Reply to  Bruno Rocha
6 anos atrás

Bruno, concordo com tudo o que disse mas discordo no que tange a imbecilidade dos cursos de sociologia e filosofia, são cursos necessários, a doutrina que estão ensinando pode até ser uma porcaria e a aplicação idem, mas isso só aqui no Brasil, lá fora sociólogos e filósofos tem renome tanto quanto bibliotecônomos e outras formações que julgamos inúteis. Até a educação no Brasil é burocratizada, como é possível se formar em direito nos EUA (um curso muito respeitado por lá) em 3 anos sendo que eles usam commom law e no Brasil se leva 5 anos onde o sistema… Read more »

Dodo
Dodo
Reply to  Jose de Pádua
6 anos atrás

Exatamente,faço direito e economia e concordo com tudo o que disse José. Não entendo esse ranço que essa galera tem com o direito,é quase como querer culpar um economista qnd a economia vai mau. Se vc não gosta do ordenamento jurídico nacional tudo bem,o que não está tudo bem é atacar e desrespeitar o curso de direito

Jose de Pádua
Jose de Pádua
Reply to  Dodo
6 anos atrás

Não sabem separar os advogados corruptos dos honestos, já não vejo isso com frequência em relação aos médicos, mas não podemos culpa-los, noticias como está minam a reputação do direito:

https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/desembargadora-de-ms-entra-com-recurso-no-tj-para-tentar-impedir-processo-de-filho-por-trafico.ghtml

Se ele for realmente culpado, sabemos que há grandes chances de ter a pena aliviada.

Dodo
Dodo
Reply to  Jose de Pádua
6 anos atrás

Toda profissão tem seus podres,só não entendo essa seletividade e preconceito com o jurista. Acho absurdo e inaceitável.mas ainda bem que isso é coisa de uma geração de 30anos atrás,entre meus colegas da mesma idade(19,20 anos),ou seja que já nasceu no novo milênio ou próximo dele,não tem esse problema

Bosco
Bosco
Reply to  Jose de Pádua
6 anos atrás

O problema dos operadores do Direito serem “mal” vistos é que no Brasil utiliza-se a interpretação objetiva das leis e essa interpretação não leva em consideração o que o legislador queria quando fez a lei, ou seja, não tem valor o espírito da lei e sim o que diz a “letra” fria da lei. Daí, nossos operadores de direito não buscam atenuantes nos atos criminosos de seus clientes de modo a reduzir suas penas, mas preferem buscar furos na letra da lei de modo a interpretá-las de forma a favorecer seu cliente ou suas posições. Como sabemos que não existem… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Bruno Rocha
6 anos atrás

O Brasil figurava nos últimos lugares relativos à produção científica e isso incomodava o Banco Mundial, o FMI, a ONU, a Liga das Escolas de Samba e o Vaticano. O que o Brasil então fez pra resolver o “problema”? Claro, utilizou da velha criatividade (jeitinho) brasileira e passou a exigir que até no jardim de infância tivesse “trabalho de conclusão de curso”. Qualquer curso meia boca passou a exigir a tal da “monografia” que não passa de imbecis revisões bibliográficas repetitivas e imprestáveis e que ninguém lê. Moral da história, hoje o Brasil produz mais trabalhos científicos que a ….… Read more »

Carlito
Carlito
6 anos atrás

Na verdade são vários problemas. O primeiro é na quantidade de profissionais qualificados que são formados anualmente. O número é demasiadamente baixo para as necessidades e pretensões de um país que almeja ser alguma coisa além de uma mera republiqueta. O segundo problema está na qualidade dos profissionais que são formados. Aliás, não irei nem comentar sobre a capacitação técnica destes profissionais, e sim naquilo que eles deveriam trazer do colégio. Cansei de ver “profissionais” que não sabem escrever, que possuem dificuldades em resolver operações matemáticas básicas (estou falando de profissionais de engenharia, pasmem!), e que não conseguem sequer interpretar… Read more »

Dodo
Dodo
Reply to  Carlito
6 anos atrás

Desculpe a franqueza,mas do jeito como você desrespeita seu país,passa informações totalmente ideologizadas,e ignora completamente o fato de que aqui tem sim grandes oportunidades de trabalho(como eu acabei de receber em uma empresa relativamente grande de eletrônicos),fico feliz que tenha saído do Brasil. A “banania” aqui não faz a menor questão da sua presença e nem precisamos dela,tomara que Bolsonaro realmente seja eleito e retire sua cidadania,pois isso é uma covardia e traição a pátria

Dodo
Dodo
Reply to  Carlito
6 anos atrás

Btw,o senhor deveria pesquisar sobre os centros de excelência brasileiros como a UnB,a USP,aUFCE etc… Mas como sua mente já está lotado de ideologia duvido que saiba ao menos os programas de pesquisa básicos realizados por essas instituições….sinceramente lamentável que um cidadao brasilerio seja tao desinformado assi sobre o proprio pais…Por favor cancelada cidadania bom senhor e nunca mais volte aqui,o senhor não fará falta

Carlito
Carlito
Reply to  Dodo
6 anos atrás

Prezado, sou graduado e pós-graduado em instituições como USP, UNESP, dentre outras. Conheço muito bem os tais centros de “excelência” citados. E embora eu tenha tido sim grandes e memoráveis professores, afirmo categoricamente que a maioria dos que estão ali não fazem jus aos seus cargos e muito menos aos seus salários. O Brasil encontra-se na retaguarda em todos os índices referentes à educação, e isso incide diretamente na qualidade de toda a atividade científica no país. Não sei se você conhece os tais centros de “excelência”, e sinceramente isso não me importa. Mas a maneira como você escreve, com… Read more »

Marcel Danton Silva
Marcel Danton Silva
Reply to  Carlito
6 anos atrás
Bosco
Bosco
Reply to  Dodo
6 anos atrás

Dodo,
Sem querer me meter, mas além de ser suja, fedida e frequentada por um bando de maconheiros, homens vestidos de mulher e lésbicas, todos de aparência bem desleixada, em que ramo do conhecimento humano a UNB se sobressai? No estudo do “golpe” do Temer (vice da Dilma)?

Bosco
Bosco
Reply to  Dodo
6 anos atrás

Na época do Regime Militar as escolas e universidades públicas eram de alta qualidade. Depois, com a “redemocratização” do país e a introdução do método “Paulo Freire” de ensino (pensamento crítico, não repetência, desobediência institucionalizada, falta de autoridade do professor, desrespeitos às tradições, etc.) a escola pública chegou ao ponto em que todos sabemos. Ainda persistia a ideia de que as universidade públicas eram de excelência, o que era um contrassenso já que o Estado tinha que prover era um ensino fundamental e médio de qualidade e não um ensino superior de qualidade, mas como aqui é Brasil, era assim… Read more »

Carlito
Carlito
Reply to  Bosco
6 anos atrás

Dez anos? Quando eu estudei, isso já há bem mais de vinte anos, as universidades públicas já estavam sucateadas, defasadas, e ideologicamente ocupadas. Apesar de alguns excelentes professores que tive, a maior parte do corpo docente era composta por dinossauros cujo conhecimento ainda era baseado em livros da década de cinquenta.

Bosco
Bosco
Reply to  Carlito
6 anos atrás

E o Brasil ainda tem um problema sério de auto percepção equivocada. Uma vez em um milhão aparece algum cientista brasileiro que descobre alguma coisa de maior relevância (geralmente com formação no país que nos boicota, os EUA) e aí já somos atropelados pelos comentários ufanistas colocando o Brasil no centro do Universo e chamando a todos que duvidam disso de “lambe botas” e “vira-latas”. Ou então quando um brasileiro passa em Havard ou trabalha na NASA. Aí então todo mundo esquece que aqui é o país do nióbio e do pré-sal e que vamos passar mais 500 anos recebendo… Read more »

Rodrigo Ferreira
Rodrigo Ferreira
6 anos atrás

Depois que eu comecei a conviver com “profissionais” de 20-22 anos que não sabem taboada..

Eu comecei a repensar que os meus estagiários nem são tão fracos assim.

Carlito
Carlito
Reply to  Rodrigo Ferreira
6 anos atrás

Não é por mero acaso que o país passa por um acelerado processo de desindustrialização. Os problemas relacionados à educação, tanto em nível básico quanto em nível superior, tem contribuído para que haja dificuldades em se obter mão de obra adequada até mesmo para atividades consideradas básicas. E a situação apenas tende a piorar.

Bosco
Bosco
Reply to  Rodrigo Ferreira
6 anos atrás

No Brasil é comum universitário utilizar a calculadora pra saber quanto é um quarto de 80 ou 10% de 50. Os mais inteligentes não utilizam a calculadora mas levam 30 segundos pra calcular mentalmente.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Bosco
6 anos atrás

Criou-se uma cultura de idolatria a bestialização no Brasil.

Os mesmos professores que criticam o estado que a educação chegou, não fizeram oposição de maneira clara ao rumo que as coisas estavam tomando.

Agora aguentem alunos indisciplinados, que não acatam um simples pedido de silêncio, incapazes de cálculos básicos e que assistem aula com estes ridículos bonés de abas retas.

Jesus Baccaro
Jesus Baccaro
6 anos atrás

Após ler um monte de comentários desconexos que partem quase todos pro mesmo diagnóstico errado, que a “esquerdização” do ensino e a falta de concorrência não estimula a pesquisa. Grossa mentira. Se assim fosse, a União Soviética jamais teria mandado o primeiro homem ao espaço, o primeiro satélite, ter por décadas ter concorrido em pé de igualdade com os EUA na corrida armamentista, com diversos produtos melhores que os do lado capitalista. E hoje em dia a Rússia se beneficia do desenvolvimento tecnológico da antiga URSS. A diferença é a vontade de ter SOBERANIA NACIONAL e gente que pensa antes… Read more »

Carlito
Carlito
Reply to  Jesus Baccaro
6 anos atrás

“…nunca na história do Brasil se investiu tanto em pesquisa e tecnologia” – E apesar disso, todos os parcos programas em andamento que havia neste país regrediram durante o período. O programa espacial foi pro espaço, as pesquisas na Antártida entraram numa fria, e a tal pátria educadora conseguiu piorar ainda mais seus índices no quesito educação. Este é o mesmo tipo de discurso furado de que quarenta milhões de brasileiros ascenderam à classe média, ou de que nunca se criaram tantos mecanismos contra a corrupção como nos governos citados pelo nobre colega, que aliás parece não ter lido (ou… Read more »

Fábio de Paula Pereira Ruela
5 anos atrás

Eu sou formado em medicina queria fazer nova graduação em física e matemática para desenvolver tecnologia na área radiológica tentei entrar na universidade por novos cursos, porem não consigo porque a prioridade é para sistema de cota e não sobra vaga infelizmente tenho a pele branca.