Home Asas Rotativas Jane’s: Exército Brasileiro examina helicópteros AH-1 SuperCobra dos EUA

Jane’s: Exército Brasileiro examina helicópteros AH-1 SuperCobra dos EUA

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O jornalista Victor Barreira do Jane’s noticiou que o Exército Brasileiro entrou em contato com o governo dos Estados Unidos para investigar a possibilidade de comprar helicópteros de ataque AH-1 SuperCobra do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC), segundo fontes do EB.

Nenhuma conversa de governo para governo teria sido agendada ainda.

Os Estados Unidos anunciaram recentemente planos para vender SuperCobras excedentes através do programa de venda militar estrangeira (FMS). O tipo continua a ser uma plataforma de combate valiosa e a aeronave poderia estar pronta para entrega rápida, além de integrar aviônica moderna.

O Exército Brasileiro está considerando várias opções para atender aos requisitos do projeto de aquisição de capacidade de ataque, parte do Programa Estratégico Aviação do Exército (Prg EE AvEx).

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Gonçalo Jr.
Gonçalo Jr.
2 anos atrás

Espero que venham.

Karl Bonfim
Karl Bonfim
2 anos atrás

Eita já!
Tomara que der tudo certo, eu só acho que oito aparelhos é muito pouco, uns doze seria o mínimo necessário para formar um esquadrão ou esquadrilha…

FighterBR
FighterBR
Reply to  Karl Bonfim
2 anos atrás

É só para criar doutrina. Depois o EB irá adquirir novos

Hélio
Hélio
Reply to  FighterBR
2 anos atrás

Sempre dizem isso e sempre encomendam mais usados.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Hélio
2 anos atrás

Comentário do ano!

Sensacional ri muito aqui!

Sempre usam este papo da doutrina para justificar velharias.

Walfrido Strobel
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Porquê? Por acaso não é importante adquirir e desenvolver doutrina.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Porque não se forma doutrina com velharia..

Isto é enganação..

Ninguém aprende a correr na F1 com carro da década de 50 e nem muito menos é levado a sério se tentar entrar na pista com um.

Tem que ser muito beócio para acreditar nisto.

Gustavo
Gustavo
2 anos atrás

deveriam aproveitar que o preço é “amigável”, e comprar em vez de 8, 16 e dividir entre as bases do Manaus e Taubaté. E SE, realmente for viável, arriscaria 24 unidades e mandavam as 8 adicionais para a base de campo grande.

Helio Eduardo
Helio Eduardo
Reply to  Gustavo
2 anos atrás

Concordo!

Tomcat3.7
Tomcat3.7
Reply to  Gustavo
2 anos atrás

Tbm penso que ao menos se deve comprar de 12 a 24 aeronaves. Em se pensar em criar doutrina pra depois comprar vetores novos já vai estar de bom tamanho e já servem tbm pra operar no CFN( se a MB tbm pegar alguns) ou com o CFN mas pela AvEx pois são ex USMC já com proteção ante corrosão, será bacana ve los no Bahia ou no Mingão 2.rs

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Tomcat3.7
2 anos atrás

Nisso, Tomcat, concordamos. Até porque ele tem muita comunalidade de peças com o UH-1, projeto no qual foi baseado. Pelo menos espero que ainda tenha alguma coisa em comum, o que pode facilitar o treinamento do pessoal de manutenção e logística de peças, etc., mesmo que os UH-1 sejam da FAB. Seria útil tanto para uso com o CFN quanto com o EB.

Tomcat3.7
Tomcat3.7
Reply to  Leandro Costa
2 anos atrás

Ele tem comunalidade com o Black Hawk (motores e tal).

Paulo B
Paulo B
Reply to  Gustavo
2 anos atrás

Perfeito,
Assino junto a proposta!

Augusto L
Augusto L
2 anos atrás

Sei la, ter helis de ataque é um passo muito e grande e importante, eu como conservador em se tratando de Brasil, nao compraria, parece bem arriscado. Agora, seria bom vê o estudo de viabilidade que o EB fez pra querer e achar que pode ter e operar uma arma dessa.

Matheus Parreiras
Matheus Parreiras
Reply to  Augusto L
2 anos atrás

O EB muito dificilmente faz compras sem fazer um estudo detalhado.

Carvalho
Carvalho
Reply to  Matheus Parreiras
2 anos atrás

Compraram mais de 100 Léo A 1 que fizeram estágio na tropa antes do desmanche

BILL27
BILL27
Reply to  Augusto L
2 anos atrás

Se fosse para comprar ,compraria 12 unidades novas .

Jr
Jr
Reply to  BILL27
2 anos atrás

Se tu soubesse quanto esta custando 12 AH-1Z novos você não comentaria isso que você comentou

BILL27
BILL27
Reply to  Jr
2 anos atrás

Não precisa ser o Viper.Poderia ser 12 heli de ataque ,desde que seja novo e com um preço que o EB pode pagar

Lúcio sátiro Pinheiro
Lúcio sátiro Pinheiro
Reply to  Augusto L
2 anos atrás

Não sei que tipo de conservador você é. Eu sou um conservador e digo que o Exército já deveria ter comprado esse tipo de máquina há muito tempo.

Mario Lira Junior
Mario Lira Junior
2 anos atrás

Só por curiosidade, onde cita este número de oito unidades?

Mateus
Mateus
Reply to  Mario Lira Junior
2 anos atrás

Saiu em blogs hispânicos essa quantidade de 8 helicópteros.

Eu acho que o Brasil deveria comprar 24 ou 36 helicópteros Super Cobra e montar 2 ou 3 esquadrões na região norte. Já que não podemos ter tanques pesados lá, teremos helicópteros que farão muito bem o papel de um tanque hehe

@OFF

Saiu uma notícia de que Maduro foi às compras na China. (Infodefensa)

Jr
Jr
Reply to  Mateus
2 anos atrás

Na China, na Índia, na Turquia e na Bielorrússia, ou seja, o Maduro vai voltar de viagem com uma mala cheia de presentinhos novos para as forças armadas bolivarianas, enquanto isso os venezuelanos morrem de fome e tentam sobreviver catando restos de comida no meio do lixo na rua

Mario Lira Junior
Mario Lira Junior
2 anos atrás

Obrigado Mateus

Gabriel2
Gabriel2
2 anos atrás

Devem estar bem usados, mas para desenvolver doutrina tá bom

Bezerra (FN)
Bezerra (FN)
2 anos atrás

Lembrando aos amigos que o o AH-W tem sistemas mais em comum com o Sea Hawk da MB do que com os citados UH-1 da FAB.

Bezerra (FN)
Bezerra (FN)
2 anos atrás

Lembrando aos amigos que o o AH-1W tem sistemas mais em comum com o Sea Hawk da MB do que com os citados UH-1 da FAB.

Emmanuel
Emmanuel
2 anos atrás

Melhor opção.
Pós-venda de primeira.
Peças sobressalentes em estoque.
Mortal e sem firulas.
Helicóptero de ataque com H maiúsculo.
Seria mais audacioso no número de unidades adquiridas. Colocaria uns 48 aparelhos em 4 lotes de 12.
O primeiro entre 2019-20, e a cada dois anos os lotes subsequentes.

Jr
Jr
Reply to  Emmanuel
2 anos atrás

Emanuel tem que tomar cuidado, muitas dessas células tem 30 anos, outras menos, mas foram usadas até o osso pelos marines, resumindo nem todas elas estarão em excelente estado, vão ficar com as melhores e menos desgastadas quem chegar primeiro, e parece que já tem país guardando lugar na fila. Romênia, Jordânia, Rep Tcheca, Países Bálticos, Filipinas e Malásia já demonstraram interesse

Emmanuel
Emmanuel
Reply to  Jr
2 anos atrás

Tenho noção Jr
Por isso comprar mais do que o necessário. Alguns deles vão acabar servindo como peças de reposição.

Fred
Fred
2 anos atrás

Eles virão, e o endereço deles vai ser o OCEAN (só de taxi), pra atuar no RCA pela AvEx. É minha aposta.

Gelson
Gelson
2 anos atrás

É preciso saber que armas eles terão habilitadas (TOW, Hellfire, Sidewinder?), além dos foguetes não-guiados e canhão rotativo. Pois, se não vierem com capacidade antitanque e com muitos mísseis para praticar, de nada servirão.
Talvez para dar umas bandas sobre as favelas do Rio e olha lá…!

Tomcat3.7
Tomcat3.7
Reply to  Gelson
2 anos atrás

Li que estarão habilitados com Tow2, Hellfire, dois calibres de foguetes e o canhão de 20mm.

FighterBR
FighterBR
Reply to  Tomcat3.7
2 anos atrás

Isso mesmo. Não virão com Sidewinder

Mateus
Mateus
2 anos atrás

http://www.forte.jor.br/2015/01/03/exercito-brasileiro-avalia-quatro-helicopteros-de-ataque-dois-deles-russos/

Já era? O plano previa que entre 2016 e 2019 o Exército Brasileiro fosse dotado de uma unidade de helicópteros de ataque. Não deveria ter uma licitação?

MI-28
Ka-52 Alligator
Eurocopter Tiger
AW129 Mangusta

“Helicópteros de ataque: Exército Brasileiro concorda em também testar o Airbus Tiger”

http://www.forte.jor.br/2015/02/06/helicopteros-de-ataque-exercito-brasileiro-concorda-em-tambem-testar-o-airbus-tiger/

Walfrido Strobel
Reply to  Mateus
2 anos atrás

Cade a grana para comprar modelos novos? Sumiu… Não ha no momento.

Jr
Jr
Reply to  Walfrido Strobel
2 anos atrás

Como não, se tem um moleque de 19 anos que nem completou o ensino médio ainda tomando conta de um orçamento maior que 400 milhões de reais no ministério do trabalho. E você vem me dizer que não tem $$$$$$$$

Santiago
Santiago
2 anos atrás

Me parece que o EB solicitou 17 motores (01 de giro) e peças sobressalentes. A oferta inclui como “set de armas” de cada exemplar um canhão de 20 mm M197, foguetes de dois calibres e mísseis guiados ATGM AGM-114 Hellfire (high config) ou Tow II Improved (low conf), acessórios e material de manutenção e mantenimento dessas armas. Esse poder de fogo não se encontra nada parecido no Brasil, exceto os AH-2 Sabre(Mi-35M) da FAB. Na categoria de “nações amigas” autorizadas a negociar, caso tenham interesse, figuram os Estados Bálticos (que já compraram o OH-58D Kiowa Warrior), Jordânia, Filipinas, Nigéria (depende… Read more »

FighterBR
FighterBR
Reply to  Santiago
2 anos atrás

Completinho

BILL27
BILL27
Reply to  Santiago
2 anos atrás

Qual o preço desta brincadeira ? Incluindoa necessaria modernização?

DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
2 anos atrás

Pô, que venha 24 unidades! Assim fica pelo menos 16 operacionais e o resto repositor e treinamento!

Mariner
Mariner
2 anos atrás

As nossas FFAA gostam de sucata , aquilo que querem vender esta sucateado , atrasado , vem pelado, do deserto Americano. E a Eurocopter fechando a Helibras por falta de encomenda.Vai um Tiger ai.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Mariner
2 anos atrás

Todo castigo para a Airbus/Helibras é pouco, depois de terem vendido 50 helicópteros cheios de problemas por um preço abusivo.
E eu prefiro Super Cobra usado a Tiger novo, pois é outro helicóptero cheio de problemas e com reclamações dos usuários.

Tomcat3.7
Tomcat3.7
Reply to  Rafael Oliveira
2 anos atrás

Tiger não obrigado!!!

Mariner
Mariner
Reply to  Rafael Oliveira
2 anos atrás

Pode ter problemas ,mas o Tiger seria fabricado aqui na subsidiaria da Airbus , emprego e manutenção com coisa nova .Problemas também tem os AH-1 Super Cobra , com agravante de ser sucata , F35 Americanos dão problemas. Muitos reclamavam dos Sabres Russos que aqui operam, não estão os 12 funcionando?

Doug385
Doug385
Reply to  Mariner
2 anos atrás

Então é mais importante ser fabricado aqui do que operarem sem problemas?
A Austrália está doidinha para se livrar de seus Tiger novos.
Desconheço qualquer problema operacional com o AH-1W.
Segundo o coronel Rinaldo Nery, que tem forte relação com o pessoal da ativa da FAB, a operacionalidade dos Sabres não é das melhores.

Antônio
Antônio
Reply to  Doug385
2 anos atrás

Se a Austrália quer se livrar, o Brasil poderia comprar, né?

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Mariner
2 anos atrás

Vai montar uma linha de produção para produzir 8 aeronaves? 24? 50? Qual o custo disso, levando-se em conta que o Tiger já é caríssimo feito na Europa? Separa uns milhões e dá em “bolsa-emprego” para o pessoal cavar um buraco e depois tapar, já que é para jogar dinheiro do povo no lixo. Ainda nem recebemos todos os H225M, tampouco os pagamos, não vamos vender uma mísera unidade para outro país ou para um operador privado, a aeronave até agora não teve seus problemas resolvidos e você já quer arrumar outro ralo para jogar nosso dinheiro nele? Por isso… Read more »

Mariner
Mariner
Reply to  Rafael Oliveira
2 anos atrás

Rafael Oliveira . Esta é tua forma de ver ,(COMPEXO DE VIRA-LATAS)quanto ao VH-34 Super Puma , EC 725 , H225M armado da MB, entre outros que estão em nossas FFAA , são da Airbus/Helibras.Tem um projeto de um modelo Brasileiro , eu sou pelo desenvolvimento ,não ao atraso.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Rafael Oliveira
2 anos atrás

Atraso é a sua forma de pensar…

Não faz sentido fabricar sendo economicamente inviável, com os parcos recursos que as FFAA recebem.

Se os recursos fossem altos e o nro de aquisição altos eu seria 100% a favor de fazer aqui.

Humberto
Humberto
Reply to  Mariner
2 anos atrás

Primeiro, não são sucatas, ainda são vetores válidos no teatro de operação do Brasil. Segundo, as Forças Armadas não gostam de sucata, mas é o que dá para adquirir. Terceiro, concordo, os helis são atrasados (ou melhor, ultrapassados tecnologicamente) mas.. Quarto, não dá para dizer que virão pelados, a compra pelo EB de missies TOW ou Helfire (este acho mais dificil) vai depender da necessidade e ou disponibilidade de fundos para isto. Quinto, se é para comprar um Tiger, se bobear o custo do lote de 18 Bell deve ser menor que a de 2 Tiger. Fred, os Heli serão… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Humberto
2 anos atrás

O TOW nem deverá ser cogitado. Ou é o Hellfire ou nada.

Blindmans Bluff
Blindmans Bluff
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Que venham os dois, assim o EB tem mais escolhas operacionais. No teatro afegao faltou aos Apaches justamente esse tipo de armamento: menor custo, menor capacidade. Os Hellfires, como foram usados na maior parte do tempo, foram “overkill”, tanto que a partir daquele momento se deu enfaze no desevolvimento de foguetes guiados a laser, tipo os APKWS.

Bezerra (FN)
Bezerra (FN)
Reply to  Humberto
2 anos atrás

Amigo Humberto, seu que o Sea Hawk e o Super Cobra são aviões de rosca diferentes, no entanto, os UH-1 só tem em comum com o AH-1W o fabricante. A antiga versão AH-1J Cobra realmente possuía bastante sistemas em comum com o então UH-1. Com a entrada de serviço do SH-60 na metade final da década de oitenta, os AH-1W que também entrariam nas fileiras do USMC naquela metade final da década tiveram como requisito básico terem motores e sistemas comuns a aeronave de emprego geral que estava entrando em serviço na USN e no USMC, no caso o então… Read more »

Hélio
Hélio
2 anos atrás

E o custo operacional disso? E o preço da modernização? Com o dinheiro aplicado em material antigo dava para comprar helicópteros novos.

Bezerra (FN)
Bezerra (FN)
Reply to  Hélio
2 anos atrás

Não, não daria…
O custo para atualização para um padrão próximo do Viper não é tão oneroso quanto o custo de aquisição de células novas, alias, muitos Vipers do USMC são células AH-1W que foram reconvertidas.

Hélio
Hélio
Reply to  Bezerra (FN)
2 anos atrás

Na verdade eu falava de outros modelos, não de vipers. Um mi 24 tem preço por volta dos 12 milhões de dólares (2015). Por quanto sairia uma modernização?

Jr
Jr
Reply to  Bezerra (FN)
2 anos atrás

Bezerra, a USMC no começo pensou em modernizar a maioria desses AH-1W para o padrão Z para poupar dinheiro, mas a mesma percebeu com o tempo que não valia a pena, pois o preço de uma unidade nova estava muito próxima de uma aeronave modernizada, com a vantagem da nova estar com a célula zerada

Mariner
Mariner
Reply to  Hélio
2 anos atrás

É o que penso.

Mariner
Mariner
2 anos atrás

Comprar um carro novo é caro , manter também , mas carro velho , usado , tendo que revirar ferro velho toda hora é triste e muito caro . É só uma analogia.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Mariner
2 anos atrás

O AH-1W é um helicóptero extremamente rústico e robusto, projetado para operar nas desafiadoras condições impostas pelo emprego embarcado nos navios da USN. A manutenção dos mesmos é barata e garantida pela ampla disponibilidade de peças via FMS.

Por seu turno a associação Helibrás/Airbus mostrou e mostra-se ruinosa para o país. Não apenas criou um virtual monopólio no setor público e policial que impediu a vinda de plantas fabris de outros fabricantes como a Bell, Leonardo ou Rosvertol além de ter impingido às forças armadas muitas vezes equipamentos ruins como a notória Kombosa.

FighterBR
FighterBR
2 anos atrás

Exatamente. Até quiseram entubar o Tigre na licitação

Mariner
Mariner
2 anos atrás

Os super cobra a venda são aqueles que lutaram no Golfo , estoque .Quando faltar peças os americanos impõe mil restrições.

Doug385
Doug385
Reply to  Mariner
2 anos atrás

Que restrições? Seria interessante se você pudesse citar alguma restrição no fornecimento de peças para as nossas FFAA.

Mariner
Mariner
Reply to  Doug385
2 anos atrás

Doug385 sei como foi com os M 41 , quando servi o EB em 76 ,no RS , POA , cada vez que faltava peças era uma novela para o congresso americano liberar a venda. Eles dizem até para quem o Brasil pode vender.Ex.Recente foi A 29 de DNA Brasileiro , restrição para venda a Nigéria , agora esta liberada.

Daglian
Daglian
Reply to  Mariner
2 anos atrás

Que DNA brasileiro é esse no A29? Há contribuição brasileira, mas boa parte das peças são americanas. O que você esperava?

LucianoSR71
LucianoSR71
Reply to  Mariner
2 anos atrás

“quando servi o EB em 76” – o Brasil vivia sob governo militar que não era bem visto por boa parte do congresso americano e pela opinião pública. A situação atual é totalmente diferente.

FighterBR
FighterBR
Reply to  Mariner
2 anos atrás

Eles virão via FMS e com garantia de manutenção de 2030 para mais. Não é a mesma coisa quando você serviu em 76

Lúcio Antunes
Lúcio Antunes
2 anos atrás

Excelente notícia. Tomara que finalmente tenhamos míssil Hellfire em nosso inventário. Um vetor deste nível somente lançando foguetes “burros” é um enorme desperdício de vetor.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Lúcio Antunes
2 anos atrás

Se for comprar sem míssil Hellfire, melhor nem comprar.

Carlos Crispim
Carlos Crispim
2 anos atrás

Deviam comprar todos o supercobras e mais alguns Chinooks no pacotão.

Antonio
Antonio
2 anos atrás

Nessas horas eu me pergunto: pra que serve o Ministério da Defesa? O mínimo que se espera de um país sério (e que não está nadando em dinheiro) é que haja um plano estratégico estabelecendo critérios para uma padronização de meios entre as 3 forças.

Blindmans Bluff
Blindmans Bluff
Reply to  Antonio
2 anos atrás

Em termos de capacidade operacional, n existe real necessidade de se padronizar diferentes forças, justamente porque os requerimentos operacionais e os financiamentos sao diferentes. Padronizacao eh uma limitacao. Li a pouco tempo atras um livro chamado Apaches in Libya. Conta a historia da operacao de Apaches do exercito britanico no hms ocean. Pensando padronizacao, de um ponto de vista politico, ou seja, simplorio que nao considera os detalhes operacionais, faria muito sentido padronizar tudo e operar apaches pelos royal marines, royal navy e army, porem a realidade eh que, apesar da maestria e sucesso que eles tiveram na campanha da… Read more »

Bardini
Bardini
2 anos atrás

Não vejo vantagem em mais que 08 unidades.
.
Investir em muito mais do que 08 unidades é um tiro no pé. O dinheiro que gastaria pra armar, operar e manter mais do que 08 unidade seria um absurdo em se tratando de um helicóptero usadão.
Poucas unidades serviriam sim, muito bem para o EB começar a operar esse tipo de aeronave. Desenvolver os conhecimentos logísticos, operativos e etc… Lá na frente, compra um lote de AH-1Z e é sucesso!

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
2 anos atrás

16 a 24 unidades seriam muito benvindas, e também seria bom, para dar uma “gelada” na Helibras, comprar mais H-60s por oportunidade.

Agnelo Moreira
Agnelo Moreira
2 anos atrás

Senhores
O EB está nas Operações Furacão.
O EB está no socorro aos refugiados venezuelanos em um local de logística difícil.
O EB está lutando pra garantir Guarani, ASTROS 2020, SISFRON, GCiber, IA2.
O EB está quase sendo entubado na RCA, q será caríssima…
O Super Cobra é ótimo, muito bom mesmo, mas, tendo em vista o supracitado, tá difícil…
Ah… e não falem de Leo2 A4, pq é 4x mais caro q o Léo 1 e o A6 é 20x mais.
Sds

Silvio RC
Silvio RC
Reply to  Agnelo Moreira
2 anos atrás

Concordo com você Agnelo. O EB esta com as contas no vermelho. Acrescento aos programas que você citou os 60 M109 A5 e os 32 M109 A5+. Cabe ressaltar que dos 60 M109 A5 que adquirimos, 04 já chegaram. E ao que parece, quando a situação financeira melhorar, todos serão modernizados aqui no Brasil, ate o padrão A5+

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Agnelo Moreira
2 anos atrás

Com a intervenção no Rio, acredito que a missão na RCA deve perder força e não sair, pelo menos nesse ano.
Só o EB conversar com o Meirelles que ele cuida dos entubadores rsrs.
Eu acho que vem. A MB não tinha dinheiro pro Bahia e pro Ocean e eles foram adquiridos. A FAB vive dizendo que está sem dinheiro, mas comprou o SC-105.
E o EB ultimamente anda comprando bastante coisa dos americanos a preços módicos.

Agnelo Moreira
Agnelo Moreira
Reply to  Rafael Oliveira
2 anos atrás

Estou torcendo q venha. Mas o $ tá apertadão mesmo… muito! A RCA está por conta do GF. Particularmente, acredito q RCA, Operações Furacão na intervenção e a ajuda humanitária em RR, é muita perna pro EB, com esse problema de recursos. Lembrando q um Btl na RCA envolve 4 unidades mandando efetivo profissional lá e mais umas 4 preparando aqui, no mínimo, pro BRABATT. Ainda tem a Cia Eng e a Cia PE. Mas, voltando ao Heli, é uma aeronave formidável. Há muitos anos, quando eu estava na ESAO, era uma aeronave já preferida, por N motivos. Hj, ela… Read more »

GIOVANI BENTO
GIOVANI BENTO
Reply to  Agnelo Moreira
2 anos atrás

Agnelo, sempre li isso em vários lugares, que com os americanos é extremamente difícil negociar, fazem jogo duro, mas cumprem à risca absolutamente tudo o que é contratado, já os franceses parecem ser extremamente dóceis nas negociações, mas depois de tudo contratado criam enormes dificuldades no curso do cumprimento do que foi acertado. Já os russos…
Aliás, parece que no caso dos Mirage III a FAB passou por dificuldades com os franceses.

Jr
Jr
Reply to  Agnelo Moreira
2 anos atrás

Agnelo, fiquei curioso quanto a experiência do EB com os suecos, o caso por você citado seria dos rbs-70????? Bom, quanto a franceses passarem a faca, essa fama já e conhecida não só aqui, a dos russos não cumprirem também já é conhecida em boa parte do mundo

Agnelo Moreira
Agnelo Moreira
Reply to  Jr
2 anos atrás

Os suecos honraram, conosco, com AT-4, CSR 84 mm e agora com o AAe, e o q se conhece com outros países com meios mais complexos.
Por curiosidade, é pra descobrir essas coisas q também servem os adidos.
Sds

Aewrokicker
Aewrokicker
2 anos atrás

Essa compra de oportunidade seria boa para a Marinha, ainda que seja um bom ativo se encaixa mais lá que no Exército. Talvez se tiver uma quantidade realmente grande, acima de uns trinta, poderiam dividir entre as duas forças deixando os excedentes no Exército, mas fora isso contando os meios existentes nas duas forças e suas compatibilidades essa compra é meio nonsense, só justificaria por exemplo se o Exército estivesse passando necessidade de meios para cumprir tanta missão quanto estão assumindo porque essa é a única venda do tipo em curto prazo. Enfim, mesmo se o Exército comprar e usar,… Read more »

Blindmans Bluff
Blindmans Bluff
Reply to  Aewrokicker
2 anos atrás

Na verdade nao tem nada de non-sense nisso. Estamos em 2018 e a EB ate hje n tem helicopteros de ataque.

ADRIANO M.
ADRIANO M.
2 anos atrás

No dia 24 de janeiro último, o Southern Maryland Higher Education Center recebeu o evento AH-1W Helicopter Industry Day, e na ocasião, esse equipamento militar considerado como “surplus” (excedente) foi oferecido a nações estrangeiras “amigas” dentro das especificações EDA (Excess Defense Articles). Essa oportunidade de negócios foi publicada no Federal Bussiness Oportunities (Fedbizops.gov) e abrangia desde a necessidade de treinamento de voo e manutenção, mantenimento e reposição de “Whiskey Cobras“, até novas atualizações de aviônica e upgrades de sensores. Essas opções tornaram-se comercialmente disponíveis em preparação para transferências a forças estrangeiras a partir de 2018. A ideia é que uma… Read more »

Rafael_PP
Rafael_PP
Reply to  ADRIANO M.
2 anos atrás

Caro Adriano, posso estar errado, mas acho que o esforço de revitalização do AH-1 é exclusivo do Corpo de Fuzileiros dos EUA. O US. Army retirou o modelo de serviço e o repassou a aliados e instituições internas ainda no começo do milênio.

BrunoFN
BrunoFN
2 anos atrás

Seria interessante a aquisição de 16 unidades (8/8) pro EB e ao menos 6 unidade pro MB/CFN… seria o ideal pra se criar doutrina … nas 2 forças

Bruno w
2 anos atrás

Sei não… ,helicópteros comprado novos, as vezes já não dão uma boa disponibilidade ….Imagine estes usado até o osso ,devem ter uns 25 a 30 anos…..
Se for doados ,pagando a modernização lá apenas ,tudo bem… Mas se for pra comprar e ainda gastar com modernização ,acho melhor comprar novos ….
Sei lá ,troca em carne , soja , linguinça, galinhas etc ..com os Russos ,e trás um novo…

sub-urbano
sub-urbano
2 anos atrás

Adoram uma sucata. Nada novo.

Uns tempos atrás o Rooivalk estava na “pista pra negócio” junto com o míssil Mokopa, o Brasil poderia até ser co-desenvolvedor do projeto pq a industria de defesa da SA estava em liquidação…

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  sub-urbano
2 anos atrás

Nesse último parágrafo eu concordo contigo, até porque o Rooivalk usa o mesmo motor dos Cougars.

Victor Moraes
Victor Moraes
2 anos atrás

Eu adoro estes helicópteros!

Aos entendidos: quem na América Latina tem helicópteros de ataque?

Gabriel2
Gabriel2
Reply to  Victor Moraes
2 anos atrás

Chavezuela,Peru, Nicarágua,Cuba…não lembro mais nenhum no momento!

Bezerra (FN)
Bezerra (FN)
Reply to  Gabriel2
2 anos atrás

Coloque o Brasil na conta com os AH-2 Sabre da FAB.

Blindmans Bluff
Blindmans Bluff
Reply to  Victor Moraes
2 anos atrás

Tem artigos no blog sobre isso; dê uma pesquisada.

Ozawa
Ozawa
2 anos atrás

Se superadas as discussões das condições de sua boa aeronavegabilidade, sua atualização tecnológica mínima à atuação em um cenário padrão, e logicamente o interesse efetivo do EB, vislumbro, sim, um utilíssimo uso desse vetor como mais uma ferramenta de contenção nas guerras irregulares, leia-se narco-guerrilhas, que ameaçam potencialmente nossa extensa fronteira seca, em especial a contígua às Repúblicas Bolivariacínicas. Qto à MB, não penso que haja interesse ou, principalmente, capacidade para arcar com um ônus logístico e financeiro que não lhe beneficia diretamente ou atenda suas prioridades atuais, que estão na superfície do mar ou abaixo dela. Agora é esperar… Read more »

Willhorv
Willhorv
Reply to  Ozawa
2 anos atrás

Bolivariacínicas é ótimo! Não sei como o povo de lá não passou este cidadão.

Rubio
Rubio
2 anos atrás

Até que seria boa a compra desses helicópteros, provados em ação.

Mas a “guerra comercial” do Trump, que acabou nos prejudicando, e muito, não pode jogar água nessa negociação? Ou o fator militar, estratégico não foi afetado nesse caso?

Gabriel2
Gabriel2
Reply to  Rubio
2 anos atrás

Com o Atual governo e muito provavelmente com o próximo não haverá problemas em relação a isso…se fosse o Ciro podia esquecer

Blindmans Bluff
Blindmans Bluff
Reply to  Rubio
2 anos atrás

Na verdade em relacao a aquisicao de equipamento militar dos eua, via FMS, soh tem a melhorar na era Tramp, ja que ele esta se movimentando para flexibilizar, descentralizar e desburocratizar o FMS, facilitando assim suas exportacoes.

Renato
Renato
2 anos atrás

Esta imagem me seduziu desde a primeira vez que a vi, a uns 30 anos, acho que numa capa da revista “tecnologia e defesa”:

http://www.afwing.com/d/file/aircraft/usa/helicopter/6f3df85956d3495f5a62f99ea2d332c1.jpg

Plinio Junior
Plinio Junior
2 anos atrás

Acho 08 unidades um número baixo, seria interessante ao menos 12 unidades….resta aguardar…

LucianoSR71
LucianoSR71
2 anos atrás

Lendo certos comentários parece que tem gente que não sabe diferenciar entre desejo e realidade. Tem situações em que mesmo uma condição de venda generosa ainda está fora da nossa realidade. Por exemplo: se alguém me disser sabe aquela Ferrari que eu comprei por US$ 3 milhões, como vc é meu amigo lhe vendo 300 mil, eu agradeceria mas recusaria a oferta, ou seja nem c/ um desconto de absurdos 90% eu teria condições de comprar. Essa é a triste realidade do Brasil, podem nos oferecer excelentes produtos por ótimos preços, mas não há verba nas FA p/ isso, não… Read more »

FighterBR
FighterBR
Reply to  LucianoSR71
2 anos atrás

Relaxa que eles vão vir

LucianoSR71
LucianoSR71
Reply to  FighterBR
2 anos atrás

Eu me refiro aqueles que reclamam que é sucata, que temos que comprar novos, outros que tem que comprar dezenas, etc. A nossa realidade é: se der, comprar poucos, pois não temos $$ p/ mais e também p/ mantê-los voando – coisa que também muitos não lembram – fazer filhos é bom, mas criá-los custa muito …

GIOVANI BENTO
GIOVANI BENTO
Reply to  LucianoSR71
2 anos atrás

LucianoSR71, alguns parecem crianças de sete anos dialogando:

“- Meu pai tá querendo trocar de carro, foi na loja ver um.

– Pois o meu falou que vai comprar 5 BMW’s novas, uma pra cada um lá de casa, e uma com motorista pra ficar pra mim!!!!!!!!!!!!!”

LucianoSR71
LucianoSR71
Reply to  GIOVANI BENTO
2 anos atrás

Boa, rs, mas acho que esses são piores pois as crianças crescem e passam a entender o que é a realidade, já uns aí envelheceram e não aprenderam nada.
Abs.

Ronaldo de souza gonçalves
Ronaldo de souza gonçalves
2 anos atrás

O Brasil deve comprar sim, é digo mais que o Brasil no futuro compres os novos supercobra.não fiquem sonhando é o supercobra ou nada,o governo não vai liberar verba para aquisições novas,mas para compras de oportunidade sempre arrumam,e srs os fuzileiros ainda usarão o supercobra,não é material obsoleto.O governo americano sabe que o único pais que pode fazer frente a maduro é o Brasil,é por isto estamos recebendo materiais de segunda mão não obsoleto,no caso m-109a5,blindados municiadores.Sei que vão me criticar mas os hummer para as policias militares, é combate aõ narcotráfico,eles são muitos bons em estrada de terra.

Willhorv
Willhorv
2 anos atrás

Poxa….podia ser o quadripá né! “Urtimo tipo”.
Daí pra frente me levo a crer que os Mi35 vão ficar só no esquadrão atual, embora sejam da FAB, mas manter uma linha de manutenção das 3 forças é o que se espera.

Caio
Caio
2 anos atrás

Se e pra comprar velharia que se compre em grande quantidade pois, mesquinharia ate nesse ponto e brabo.

Fila
Fila
2 anos atrás

Pergunto:
Em um teatro com manpads, esse bicho tem utilidade?

Blindmans Bluff
Blindmans Bluff
Reply to  Fila
2 anos atrás

Manpads ja existiam qdo esse helicoptero foi desenvolvido.

Bosco
Bosco
Reply to  Fila
2 anos atrás

Tudo que existe do lado de lá é alvo e pode ser atingido. O que se tem a fazer é tentar utilizar direito o equipamento para minimizar as perdas e otimizar os efeitos no inimigo.
Um helicóptero de ataque deve atacar seus alvos se mantendo oculto pairado em voo baixo utilizando o relevo para se esconder e não como um caça da SGM passando por sobre o alvo em alta velocidade.

Fila
Fila
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Perguntei porque, se não vale a pena comprar um CC moderno e caro devido às armas anticarro baratas, esse raciocínio deve valer até mais para caríssimos helicópteros, não?

Bosco
Bosco
Reply to  Fila
2 anos atrás

Fila, Mas tudo vira alvo se não for empregado direito. Os carros de combate foram desenvolvidos para guerra campal, avançando com a infantaria e com apoio de artilharia e fogo de aeronaves. Em guerra urbana a infantaria desmontada é que é arma indicada. Só que a realidade teima em ser diferente da doutrina. rssss Helicóptero de ataque é do mesmo jeito. Se for pra empregar ele como um avião da SGM atacando com foguetes e canhões a baixa altitude, ele corre sério risco de ser abatido por manpads e artilharia e até mesmo por tiros de fuzil. Se for empregado… Read more »

Jr
Jr
Reply to  Bosco
2 anos atrás
Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Jr,
Tá bom então Jr. Vamos avisar para os 50 países que utilizam helicópteros de ataque que todos estão equivocados e só você está certo que não tem jeito de helicópteros sobreviverem no campo de batalha.

Jr
Jr
Reply to  Bosco
2 anos atrás

“Vamos avisar para os 50 países que utilizam helicópteros de ataque que todos estão equivocados”

Não acho que esses 50 países estejam equivocados

“só você está certo que não tem jeito de helicópteros sobreviverem no campo de batalha.”
?????????????? Em que parte do meu comentário eu disse que não tem jeito de helis de ataque não sobreviverem em campo de batalha??????? Eu não disse isso, aliás eu nem seria louco de dizer um absurdo desses

Creio que você interpretou mal o meu comentário

Bille
Bille
2 anos atrás

Buenas… A galera torce pra caramba… Mas se quisermos ser realistas, as coisas andam bem diferente. Na conjuntura atual o EB tem necessidade de vetores utilitários mais robustos. Se tivesse essa grana, é muito, mas muito melhor em qualquer ponto de vista investir em 16 H60. Até por que a capacidade de mobilidade deles é o que o EB precisa no dia a dia. Se fosse pra comprar uma máquina de ataque, HOJE (nas atuais condições financeiras do país somado ao tipo de missão que cumprimos e estamos cumprindo) é muito mais compensador comprar os kits pro AH60. Mesma plataforma,… Read more »

Blindmans Bluff
Blindmans Bluff
Reply to  Bille
2 anos atrás

Mais H60, mas, uma pergunta, quem escolta os H60?

Da uma busca no google por “Operation Red Wings”, e veja o que acontece quando voce insere forças helitransportadas em territorio inimigo sem escolta apropriada.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Bille
2 anos atrás

Bille, mas o EB não irá resolver (ou minimizar bastante) esse problema com as aeronaves Sherpa?
Sai muito mais barato o transporte por asa fixa do que por asa rotativa, então usar helicóptero para transporte deve ser a última opção (ainda mais as pesadas), do ponto de vista econômico. Mais barato construir uma pista de pouso.
PS: eu gostaria que o EB tivesse heli pesado, mas, por hora, acho melhor focar em outras necessidades.

Aldo Ghisolfi
2 anos atrás

BOM!
MAS como ficam diante dos SABRES?

Rogério
Rogério
2 anos atrás

Bom seriam se adquirissem novos, mas conhecendo o nosso país não vai rolar. Temos que equipar nossas Forças Armadas dentro do que permite nossa triste realidade.

Soldat
Soldat
2 anos atrás

Eu acho que deveriam compra mais Helicópteros Russos e para de comprar velharia dos Âmis.

GIOVANI BENTO
GIOVANI BENTO
Reply to  Soldat
2 anos atrás

O Piloto de Combate já disse em outra postagem, voar a 3m de altura, a 180 km/h com rampa de até 60º o MI-35 não faz, portanto não serve ao Exercito.

Mateus Lobo
Mateus Lobo
2 anos atrás

Melhor compra de oportunidade impossível, o exército a muito tempo quer helicópteros de ataque ao solo, pena que a quantidade é pequena, mas o exército deve ter suas razões para isso, talvez as outras células não estejam em estado aceitável, ou custos envolvidos seriam proibitivos, ou queiram poucas unidades para se formar a doutrina primeiro. Espero que futuramento isso leve a compra de mais, para preencher a quantidade ideal vislumbrada pela força.

Mateus Lobo
Mateus Lobo
2 anos atrás

Tira essa de equipamento russo, pelo os relatos que se tem dos sabres a manutenção deles é difícil porque os pós-venda russo é uma merda.
Essa ideia de que usado é ruim é uma das mentalidades mais burras que se tem, prefiro um focus glx 2.0 2013 do que pegar um moby 0km, já que eu não tenho grana para pegar um focus 0km que custa pelo menos o dobro, só uma anologia.

housemaq
housemaq
2 anos atrás

Ahh, porque os outros têm manpads;
Ahh, porque é velharia;
Ahh, porque é pesadelo logístico;
Ahh, porque é pouca quantidade;
Ahh, porque tem mais de 30 anos de uso;
Ahh, porque é caro de operar e manter;
Ahh, porque vai virar rainha de hangar…
Ahh, porque não vai adiantar…
PQP !!!
Brasileiro é o povinho mais chorão do planeta Terra! Talvez por isso estamos na lama em que estamos e não devemos sair tão cedo…

claudio quadros
claudio quadros
2 anos atrás

que venha super cobra eu acho helicópteros mais bonito gostaria marinha comprasse 10 faz lembra comando em ação tenho ate hoje quadado.

Juarez
Juarez
2 anos atrás

Está anv tem em comum com os BHs, o motor, a transmissão e redutor do for de cauda, de UH do o nome do fabricante, Bell. Eles vem de graça, o valor é apenas para não ser doado. O que pega então: Todas as células foram sendo estocadas, a medida que atingiram o IRAN, é isto sim é caro e deve ser feito nos EU com fornecedor americano. Quanto custa? Não sei, mas não é barato. Ainda há a questão da modernizacao, pois o aviônicos estão defasados e descontinuado. Quanto custa? Não sei, nas é obrigatório que seja feito nos… Read more »

Mateus
Mateus
Reply to  Juarez
2 anos atrás

O Plano Estratégico do Exército prevê que o EB seja dotado com helicópteros de ataque. Provavelmente a questão de logística, staff, etc já estão inclusos nesses estudos.

O Hellfire não é caro (cerca de 117 mil por míssil). A munição do Vulcan é mais cara que a munição dos Gepards? Eu li por ai que compraram mais de 500 mil munições para os Gepards.

http://comptroller.defense.gov/Portals/45/documents/defbudget/FY2017/FY2017_Weapons.pdf#page=58

Preço dos hellfires na página 58