Venezuela interrompe fornecimento de energia para Roraima e cidades têm série de apagões, diz Eletrobras

120

Linhão de Guri da Venezuela é instável e causa constantes apagões em Roraima (Foto: Emily Costa/G1 RR/Arquivo)

Linhão de Guri da Venezuela é instável e causa constantes apagões em Roraima (Foto: Emily Costa/G1 RR/Arquivo)

Problema afeta dez das 15 cidades do estado. Com o desligamento da Venezuela, termelétricas da Eletrobras fornecem energia que também é instável

Por Valéria Oliveira, G1 RR

A Venezuela interrompeu o fornecimento de energia para Roraima e desde as 17h deste sábado (10) as dez cidades que dependem do sistema elétrico, incluindo a capital Boa Vista, enfrentam apagões.

Moradores relatam que ocorreram mais de cinco apagões entre a noite de sábado e a madrugada deste domingo (11). Roraima é o único estado no Brasil que não está ligado ao sistema elétrico nacional e enfrenta uma rotina de interrupções.

A Eletrobras informou que o fornecimento de energia para essas dez cidades está sendo feito via termelétricas. Entretanto, problemas técnicos nos equipamentos no sistema de distribuição de energia de Roraima tem causado os desligamentos.

“Equipes estão trabalhando para que não ocorra novamente”, informou a Eletrobras. Porém, até as 10h deste domingo dois novos apagões haviam sido registrados em Boa Vista.

Ainda não se sabe, segundo a Eletrobras, em que ponto da Venezuela houve o desligamento para Roraima.

A assessoria informou que tenta contato com a empresa que fornece a energia para saber o que de fato ocorreu e a previsão para que seja normalizado.

Com a falta de energia, sempre ocorre também a interrupção no fornecimento de água. A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima informou em nota que da noite de sábado a manhã deste domingo o sistema parou em alguns momentos pois as bombas só funcionam com energia estável.

“Em razão disso, alguns reservatórios secaram e o sistema precisa de cerca de 30 minutos para encher completamente as caixas d’água”, informou a Caerr, citando que equipes trabalham para identificar se houve algum dano causado pelos apagões.

Além de Boa Vista, o sistema elétrico venezuelanos abastece as cidades de Cantá, Rorainópolis, Alto Alegre, Mucajaí, Caracaraí, Pacaraima, Bonfim, Iracema e São Luiz.

Único estado no país que não faz parte do Sistema Interligado Nacional (SIN), Roraima é totalmente dependente da energia fornecida pela Venezuela por meio do Linhão de Guri. Instável, esse sistema causa constantes apagões. Em pouco mais de três anos foram 123 blecautes.

O problema da energia em Roraima só deve ser solucionado com a construção do Linhão de Tucurí, mas um impasse com índios Waimiri-Atroari impede o licenciamento da obras.

FONTE: G1

Subscribe
Notify of
guest

120 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
6 anos atrás

Um estado com tantos rios, depende da Venezuela para isso? Não sei o motivo a qual a Venezuela desligou, mas se foi por ruindade, o Brasil deveria dar o troco! Alias, o Brasil deveria cortar todas relações comerciais com esse país!

Cinturão de Orion
Cinturão de Orion
Reply to  DOUGLAS TARGINO
6 anos atrás

Douglas. Há mais de 50 anos a Engenharia do Exército (e Empreiteiras) estudam a construção de hidrelétricas em Roraima. Conclusões: o relevo e a hidrografia do Estado inviabilizam a geração de energia hidrelétrica permanente. Os Rios Uraricoera, Tacutú (formadores do Rio Branco), Rio Branco, Anauá e outros menores têm calhas e leitos espraiados – com inclinação e escoamento muito lento, e principalmente com pouquíssima profundidade, o que significa que o “lago” que precisaria ser formado para alimentar as turbinas inundaria uma imensa área de superfície, com uma gigantesca perda de volume por infiltração no solo e por evaporação. Na prática… Read more »

CignusRJ
CignusRJ
Reply to  Cinturão de Orion
6 anos atrás

Interessante o que vc disse mas aí te pergunto.
A Hidrelétrica não precisa ser necessariamente em Roraima né? E nos estados vizinhos não se poderia construir uma hidrelétrica?
E há sol e vento o bastante para as tais fontes alternativas?

737-800 RJ
737-800 RJ
Reply to  CignusRJ
6 anos atrás

Então que se faça uma usina nuclear lá! Em país sério, quando se quer, se faz. Um povo ficar refém de uma ditadura comunista é o cúmulo do absurdo!

Jorge Augusto
Jorge Augusto
Reply to  CignusRJ
6 anos atrás

E dai vem o problema que está escrito no texto. A Linha de Transmissão pra Roraima, que ligaria o estado ao Operador Nacional do Sistema não pode ser feita por que os índios não deixam.

Não é questão do Brasil precisar da Venezuela pra isso. O Brasil tem toda capacidade de gerar energia e abastecer Roraima, mas pra isso precisa da bendita linha de transmissão pronta.

cinturão de orion
cinturão de orion
Reply to  Jorge Augusto
6 anos atrás

Caro Jorge. Posso estar enganado – e me corrija se estiver, mas creio que Manaus ainda não está interligada ao Operador Nacional, salvo talvez, e por simples desinteresse meu, pelas Linhas de Tucuruí. Quanto aos índios, o “não deixam” é em parte verdade, mas não constitui impeditivo. Há anos a Eletrobrás “atende TODAS” as exigências (e caprichos) dos Waimiri-Atroari em troca da permanência em suas terras da Mineração Taboca/AM e da utilização da BR 174 ligando BVB-MAO-BVB.

cinturão de orion
cinturão de orion
Reply to  CignusRJ
6 anos atrás

Caro Cignus. O único Estado “vizinho” – de 2, seria o Amazonas (o Pará, próximo a esta Divisa, tem seus rios nascentes, portanto com caudal insuficiente), com praticamente todas as semelhantes inviabilidades, tanto que, para abastecer não apenas a Planta Industrial de Manaus mas também sua crescente população, ao invés de se arriscar construir outra Hidrelétrica tipo Balbina decidiu-se abrir a partir de Coari/AM 500km de picadas “Selva a dentro” – com todas as suas dificuldades de terreno, animais e doenças, para instalação de um gasoduto com tantos 500km de tubos e estações.

Augusto L
Augusto L
Reply to  cinturão de orion
6 anos atrás

Cinturão, me desculpe o incomodo e a falta de educação mas a curiosidade é maior, vc trabalha na area de energia ? Seus conhecimentos, são muito acima da media, grato por compartilhar.

Gil
Gil
Reply to  Cinturão de Orion
6 anos atrás

Parece que no Brasil ainda não descobriram as benesses da energia solar.

camargoer
6 anos atrás

Olá Douglas. Um sistema elétrico é muito complexo. O sul-sudeste já teve vários blackouts. basta lembrar aquele enorme que desligou Itaipu por várias horas e deixou grande parte do Brasil e do Paraguai sem energia. Além disso, essa energia é comprada pelo Brasil e serve de divisas para a Venezuela. Não há interesse nenhum em desligar o fornecimento. O mais provável é que ocorreu algum problema técnico.

Delfim
Delfim
6 anos atrás

Roraima que está com mais de 30.000 de seus cidadãos refugiados.
Ou está de graça conosco ou sua energia elétrica vai cair.

Gabriel
Gabriel
6 anos atrás

Depender do socialismo del siglo XXI é o fim da picada!
mais uma herança da Unasul e do bolivarianismo

Ronaldo de souza gonçalves
Ronaldo de souza gonçalves
6 anos atrás

Roraima é um estado meio esquecido do planalto central,lá tem caciques políticos que controlam a energia é a agua(Romero jucá e familiares) a energia e mais através de geradores a diesel,além de cara é cheia de problemas.Para interligar aõ sistema é obra de 700bi mas atrapalharia os negocio de jucá e familiares então inventam essa dos índio não deixa passar as linhas de transmissão.A Venezuela vende a energia elétrica pois suas redes passam perto, é bom negocio para eles.eles não cortaria atoa pois precisam das divisas. A solução para lá é quem sabe no futuro instalar reatores nucleares(tipo esse que… Read more »

Cinturão de Orion
Cinturão de Orion
Reply to  Ronaldo de souza gonçalves
6 anos atrás

Roraima “no Planalto Central”? Políticos/Família Jucá “controlam a água e a energia”? As Redes da Venezuela “passam perto”? Instalar “Reatores Nucleares” no local? Cara. Você sabe Geografia – onde fica Roraima? Você tem provas desta vomitada obstrução política sobre a questão energética em Roraima? Você sabe qual é a distância do Complexo de Guri/VZ até Boa Vista/BR? Você sabe porque geopoliticamente foi preferível para o Brasil, na época, construir o Linhão de Guri a estender a Linha de Balbina? NÃO? É óbvio que você não sabe.

camargoer
Reply to  Cinturão de Orion
6 anos atrás

Caro Cinturão. O Ronaldo falou que o Planalto Central (Brasilia) esqueceu Roraima. Podemos discordar do resto, ou concordar, considerando que o Sen. Jucá foi eleito por Roraima.

Cinturão de Orion
Cinturão de Orion
Reply to  camargoer
6 anos atrás

Caro Camargoer. No conjunto da obra das afirmações iniciais ficou patente um corolário de incongruências. Discordar, com absoluta certeza, mas concordar com base neste “… considerando que …” me parece sofisma. Mas entendo sua defesa. Um abraço.

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  Ronaldo de souza gonçalves
6 anos atrás

Mas é a pura verdade, esses índios e demais reservas (que são muitas) bloqueiam qualquer coisa que se queira levar lá para o norte. Quando o exército levou cabos de fibra ótica para o amazonas tiveram que colocar tudo dentro do rio porque se passassem pela floresta e cortasse alguma reserva indígena não iriam deixar.

Ronaldo de souza gonçalves
Ronaldo de souza gonçalves
6 anos atrás

Errei aqui nos valores são 700milhões e não 700bi desculpe.

Augusto L
Augusto L
6 anos atrás

Talvez, a alternativa geração solar lá possa ser estudada.

camargoer
6 anos atrás

Olá Colegas. Existe uma reportagem do G1 de agosto de 2017 que explica que há anos Roraima sofre blackouts devido a problemas técnicos na transmissão da energia fornecida pela Venezuela. Portanto, o problema não é novo.
https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/dependente-de-energia-da-venezuela-roraima-ja-teve-mais-de-50-apagoes-em-menos-de-2-anos-diz-eletrobras.ghtml

Delfim
Delfim
6 anos atrás

Um headshot no Maduro ?

Delfim
Delfim
6 anos atrás

Aí se melhora Roraima… mais venezuelanos famélicos vão para lá.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
6 anos atrás

Roraima está próxima à linha do Equador.
A energia fotovoltaica evoluiu muito nos últimos anos. Além disso, tem o apelo ecológico de não usar termoelétricas ou hidrelétricas na Amazônia.
Certeza que se o Governo fizer um Edital, aparecem empresas estrangeiras (talvez até nacionais) interessadas em montar uma parque fotovoltaico em Roraima, que, inclusive, economizaria nas linhas de transmissão.
O problema é que nossos políticos e nosso povo são muito atrasados. Em muitas áreas, paramos na década de 70.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Rafael Oliveira
6 anos atrás

Entao, Rafael pensei nisso, linhas de transmissão cortando a Amazonia ficariam caras e o custo delas poderiam financiar os painéis fotovoltaicos.

camargoer
Reply to  Rafael Oliveira
6 anos atrás

Olá Rafael. A tecnologia fotovoltaica é muito cara e inviável para produção de energia elétrica comercial. A maioria dos trabalhos científicos hoje focam na fotodecomposição da água para gerar hidrogênio que seria usado como combustível para gerar energia elétrica. A eficiência da energia fotovoltaica não é viável para operar grandes potências. A tecnologia mais barata é coletar a radiação infravermelha do sol para aquecer a água (como fazem os coletores domésticos) e gerar vapor. Mas essa tecnologia ainda é experimental. Para o curto prazo, a melhor solução são termoelétricas, mas é caro e poluente.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  camargoer
6 anos atrás

Olá Camargoer! Mas Roraima é um estado praticamente sem indústria. O consumo é residencial e comercial. Teria que colocar na ponta do lápis o que é mais vantajoso. Se para condomínios é mais barato usar energia fotovoltaica, não vejo porque em larga escala não seria. Detalhe, o Governo pode incentivar que as pessoas montem suas próprias “usinas” domiciliares em paralelo com a construção de usinas comerciais. Aliás, isso deveria valer para qualquer lugar do país. Mas, infelizmente, muita gente ganha dinheiro construindo hidrelétricas, termoelétricas e linhas de distribuição, então o lobby contra a energia fotovoltaica é enorme. Enfim, não estou… Read more »

camargoer
6 anos atrás

Caro Augusto. Segundo a reportagem do G1 de 2017, o custo diário da energia venezuelana é de R$ 1 milhão por dia, mas seria de R$ 3,5 milhões se fosse produzido localmente por termoelétricas. A reportagem também menciona que a região tem uma condição climática que prejudica a transmissão. A geração de energia elétrica por células solares é cara e intermitente. A tecnologia mais barata é a eólica, mas também é intermitente. Tem um artigo bem simples mas pode ser um bom ponto de partida sobre os custos das diferentes tecnologias. “Análise comparativa de custos e tarifas de energias renováveis… Read more »

Augusto L
Augusto L
Reply to  camargoer
6 anos atrás

Camagoer, então penso que o custo que se pagaria pelas termoelétricas ou a construção de linhas de transmissões vindas de outros lugares, seria o custo de um parque solar local, é claro o uso da energia venezuelana seria o ideal mas nem tudo pode ser o ideal.

camargoer
Reply to  Augusto L
6 anos atrás

Olá Augusto. Pelo que li, o problema climático prejudica o uso de linhões, que é o problema que leva aos sucessivos blackouts da energia vinda da Venezuela. Então mesmo colocando linhões que forneceriam energia brasileira (a um custo superior ao da energia venezuelana) isso não seria uma garantia de fornecimento.

Gabriel
Gabriel
Reply to  camargoer
6 anos atrás

Poderíamos empregar usinas de biomassa complementada com solar…não ia eliminar as térmicas mas poderia baratear

camargoer
Reply to  Gabriel
6 anos atrás

Olá Gabriel. A ideia de usinas baseadas em biomassa parece ser uma tecnologia bem consolidada. Dá para queimar direto e gerar vapor, de modo bem tradicional, ou com biodigestores que produzem gás. Aliás, considerando o tamanho de Boa Vista, talvez houvesse apoio para um projeto para produção de eletricidade a partir da biodigestão do lixo. Acho que há até como conseguir financiamento internacional a fundo perdido, o que tornaria o custo da energia competitivo. Resolve-se dois problemas. Inclusive, é possível obter gás metano a partir do esgoto doméstico. Vi um estudo de uma unidade destas implementada em uma unidade de… Read more »

Celso
Celso
Reply to  camargoer
6 anos atrás

Camargoer, realmente , a energia eolica eh intermitente em termos, porem, interligada as tais termoeletricas, poderiam perfeitamente amenizar os custos da eletrecidade fornecida e quica a depender do parque e area dessas torres, tambem poderia abastecer integralmente a pequenas e medias comunidades. Bons exemplos ai estao no NE atualmente e segundo infos recentemente publicadas, dao conta q ate 30 % da energia gerada no NE sao proveniente desses parques eolicos. Sds

camargoer
Reply to  Celso
6 anos atrás

Olá Celso. Você tem razão. Inclusive recomendei ao Gen.Escobar um documento do MinMinasEnergia “Brasil chega ao 7º lugar no ranking da geração eólica mundial” no qual estão várias tabelas e gráfico, inclusive com essa informação que 30% da energia do NE hoje é eólica (e chegará a 50% até 2026). O litoral brasileiro também fornece uma fator de capacidade de 42% contra 19% na Alemanha. Pode-se dizer que os alemães precisem de 2 geradores para fornecer a mesma quantidade de energia de um gerador operando no Brasil. Não sei se haveria condições de vendo apropriadas em torno de Boa Vista,… Read more »

camargoer
6 anos atrás

Olá Augusto. Pode ser que a melhor solução a médio prazo seja uma usina nuclear. Eu não sei se há gás natural por lá, o que seria excelente ou se ao invés de uma linha de transmissão entre o Brasil e a Venezuela, seria melhor um gasoduto para abastecer uma termoelétrica.

Cinturão de Orion
Cinturão de Orion
Reply to  camargoer
6 anos atrás

Caro Camargoer. O subsolo de Roraima, em especial na linha de fronteira com a Guiana (Rio Maú), tem, mas inapropriado, ainda, ao Interesse Nacional Permanente. No caso do Gasoduto que vc falou, seria uma extensão do de Coari, este sim “apropriado oportunamente” tendo em vista tanto a necessidade de abastecimento normal de Manaus quanto, principalmente, a existência de uma infraestrutura logística para suporte à defesa da região.

camargoer
Reply to  Cinturão de Orion
6 anos atrás

Olá Cinturão. Obrigado pela análise sobre as reservas de gás natural naquela região. O Rafael mencionou que Roraima não tem industrias. Imagino que seja difícil iniciar um processo de industrialização sem uma oferta regular de energia. Esse talvez seja o gargalo para o desenvolvimento da região. Eu não acredito muito que uma economia majoritariamente baseada em turismo ou extrativismo poderá atender as demandas de bem estar da população. Parece ser realmente necessário algum grau de industrialização da economia local.

Cinturão de Orion
Cinturão de Orion
Reply to  camargoer
6 anos atrás

Caro Camargoer. Roraima é um estado “terminal” – uma sinuca de bico, com saídas para escoamento distantes e intrafegáveis (MAO 800km, GEO 650km, CAR 2000km): compra (de Manaus, essencialmente) pouco – apenas o que consome; produzindo o básico para a região [à exceção de arroz, “exportado” (?) para Manaus]; Pecuária foi considerada/projetada para ser a mola mestra da economia, mas o solo é ácido (necessita de toneladas de calcáreo e a ser levado de milhares de km) e paupérrimo em nutrientes (gerando um gado de pouco peso e hipoprotêico); Extrativismo vegetal (madeira???) só para a insípida construção civil, e mineral… Read more »

Augusto L
Augusto L
Reply to  Cinturão de Orion
6 anos atrás

Vale lembrar que metade de RR é reivindica pelos indios como area indígena.

Augusto L
Augusto L
6 anos atrás

Camagoer, tecnologia cara nem é o painel solar em sí, mas o sistema que retêm a energia da luz solar e que em dias não tão ensolarados se perde muita eficiencia mas a maneiras de reduzir o custo, como foi feita na fazenda de energia solar Ivanpah na Califórnia, inclusive o GF federal poderia arrendar de graca um terreno como o GF americano fez para a construção da mesma e como RR é na linha do equador não teri problema com dias nublados, as empresas que operarem poderia ate vender os créditos de carbono que ganharia por operar um empresa… Read more »

camargoer
Reply to  Augusto L
6 anos atrás

Olá Augusto. Você tem razão sobre a complexidade da situação, tanto que mais barato hoje é buscar a energia elétrica na Venezuela. O Cinturão mencionou que não haveria condições de colocar uma hidroelétrica por lá. Entre as termoelétricas, aquelas que funcionam a gás tem um impacto muito menor do que aquelas que queimam óleo ou carvão. Pelo que entendi, o problema dos linhões são as condições atmosféricas, então o melhor seria produzir energia elétrica próximo dos centros urbanos. Uma alternativa, seria um projeto de reflorestamento para fornecer biomassa, mas ainda assim seria uma energia mais cara do que obtida por… Read more »

Jr
Jr
Reply to  camargoer
6 anos atrás

Um tempo atrás pensaram em fazer uma hidroelétrica na Guiana que teria capacidade de suprir toda a demanda de Roraima e da Guiana inteira, não sei que fim levou isso. O governo da Guiana era entusiasta desse projeto, até aceitava facilitar as licenças

Cinturão de Orion
Cinturão de Orion
Reply to  Augusto L
6 anos atrás

Caros Augusto e Camargoer. Concordo com Ambos quanto à complexidade. O “barato” existe, evidentemente, ainda que implícito no “geopolítico”. E de qualquer forma “é mais barato” que todas as outras opções interessáveis. Esqueci de comentar, anteriormente, que os índices pluviométricos e o volume nascente dos Rios é muito baixo, com registros passados de períodos do ano nos quais é/foi possível cruzar o Rio Branco “a pé”. Por incrível que pareça, na minha opinião, a solução (centrada no interesse estratégico) para RR está nas boas relações com a Guiana (leia-se Grã-Bretanha) e a possibilidade de construção da Hidrelétrica do Rio Mazaruni… Read more »

Ivan
Ivan
Reply to  Cinturão de Orion
6 anos atrás

‘Barrageiro!’
.
Esse é um elogio sincero.

Mauricio R.
6 anos atrás

Dependendo do tamanho do agronegócio em RR, o gás de biomassa talvez pudesse ser uma alternativa.
Diversas propriedades rurais interligadas por gasoduto, poderiam fornecer gás para a geração de energia elétrica.
Ou gerarem energia para vende-la.

sub-urbano
sub-urbano
6 anos atrás

Roraima é mais venezuelana que brasileira.

Um roraimense se parece mais fisicamente com um carioca, um mineiro, um baiano ou um venezuelano? Veja os videos dos refugiados… são idênticos aos brasileiros da região.

Quando o Brasil futuramente (para seu próprio bem) se dividir em vários países, não duvido que Roraima seja anexada pelos Chavistas.

ODST
ODST
Reply to  sub-urbano
6 anos atrás

E quem te falou que o carioca, mineiro, baiano ou qualquer outro são fisicamente mais parecidos com o brasileiro? Os verdadeiros brasileiros são os índios, o resto é tudo mistura, então o pessoal de Roraima tem muito mais a ver com o Brasil do que todos os que você citou.

E provavelmente o Brasil jamais se dividirá, e se isso ocorrer algum dia o chavismo já vai estar morto e enterrado a muito tempo, e provavelmente a Venezuela ainda estaria se recuperando do que está acontecendo agora, portanto não teriam condição de anexar nem dez metros de terra.

Celso
Celso
Reply to  ODST
6 anos atrás

Infelizmente nem eu e nem voce vivera mais uns 80 anos. Mas tal premissa eh inexoravel, nao importando a CF ou a forma federativa q se tenta implantar no Brasil que so fez piorar esses quadro de forca. O brasil atual, nao aglutina elementos razoaveis de igualdade em todos os niveis. Alem disso sofre com o mais cruel ataque a lingua patria q em muitos entes dessa republica federativa mal se consegue entender o que falam ou escrevem (entende e compreeder). Entao, todos os elementos conehcidos hoje caminham para tal situacao. O Brasil nao conseguira manter este estado atual de… Read more »

Dan01
Dan01
Reply to  sub-urbano
6 anos atrás

Perder território nao e bom pra pais nenhum, paises poderosos e serios sempre que podem buscam fazer o contrario. Brasileiro e tudo misturado, se for pensar assim entao devemos entregar nossos indios pra Bolívia.

Rodrigo Ferreira
Rodrigo Ferreira
Reply to  sub-urbano
6 anos atrás

Como todo esquerdista você mostrou o seu extremo preconceito.

A pessoa ter uma etnia diferente não a faz menos ou mais brasileira.

Nós somos um povo mestiço..

Índios, negros, europeus, orientais e suas sub-divisões étnicas.

Temos o mundo inteiro dentro do povo brasileiro.

camargoer
Reply to  Rodrigo Ferreira
6 anos atrás

Olá Rodrigo. De modo geral, xenofobismo é uma característica da extrema direita. O Darci Ribeiro, por exemplo, é uma referência da esquerda e sempre defendeu o caráter mestiço do brasileiro (a leitura do último livro que ele escreveu “O povo brasileiro” é um excelente exemplo disso. Por outro lado, Vargas Losa faz uma defesa do caráter mestiço da América Latina em seu livro “Sabres e Utopias” a partir de um ponto de vista liberal. Por fim, Scruton em seu livro “Como ser um conservador” faz uma crítica à esquerda por ser demasiadamente tolerante com imigrantes e estrangeiro.

Rodrigo Ferreira
Rodrigo Ferreira
Reply to  camargoer
6 anos atrás

ahahaahahahahahahahahaahahahahahahah

Mais preconceituoso que os governos de esquerda não existe

Você que adora indicar livros da uma Googlada e para de ser troll.

Mais preconceituosos que os líderes amados da esquerda não existe.

http://ladobi.uol.com.br/2016/11/fidel-castro-lgbt-cuba/

http://nacaomestica.org/blog4/?p=8456

https://www.geledes.org.br/eugenia-e-racismo-comunista-uniao-sovietica-planejou-criar-super-homens/

Se quiser eu caço mais…

camargoer
Reply to  Rodrigo Ferreira
6 anos atrás

Olá Rodrigo. Agradeço a sugestão dos links. Geralmente, eu recomendo os livros que eu li, ou artigos publicados em revistas especializadas.

Celso
Celso
Reply to  Rodrigo Ferreira
6 anos atrás

Temos sim e caso voce nao seja um bom observador, temos tambem as mais profundas divisoes em todos os sentidos. Essas divisoes nunca foram tao discutidas obviamente porque os espacos estavam bem ocupados geograficamente e ninguem invadia essas fronteiras invisiveis. Mas hoje e gracas a profunda movimentacao migratyoria que vem ocorrendo a mais de 60 aos, a cultura , usos e costumes nessa nacao estao enfrentando serias dificuldades de se adaptarem. Parcela sigificativa desse pais, nao esta muito de acordo em absorver essa grande massa q invade rincoes bens diferentes. Enfim, essa porcaria q citam certos sociologos e outros, dispensam… Read more »

Rodrigo Ferreira
Rodrigo Ferreira
Reply to  Celso
6 anos atrás

Eu sou um “duplo” imigrante dentro do meu país..

E se tem uma coisa que eu aprendi é que o “diferente” causa estranheza, que causa desconfiança e que termina no preconceito.

Cabe ao imigrante procurar ao máximo se integrar a cultura local ao invés de ficar impondo seus costumes.

Se de onde o sujeito veio era tão bom assim a ponto de querer impor as condições da sua origem, porque saiu de lá então ?

Se todos pensassem assim os problemas seriam em muito amenizados.

Ivan BC
Ivan BC
6 anos atrás

A Dilma mandou centenas de milhões de reais em remédios para a Venezuela no ano de 2015 (sem falar dezenas de bilhões de reais roubados do Brasil e enviados para a Venezuela, principalmente através do BNDES – Banco Nacional de DESvios).
O Brasil, através do apodridão politico, criou um veneno totalitário chamado Venezuela!

ODST
ODST
Reply to  Ivan BC
6 anos atrás

Já no péssimo primeiro mandato de Hugo Chavez o povo pôde ver claramente o que lhes aguardava, mas mesmo assim continuaram votando nele, se houve financiamento do PT pouco importa, a culpa é de quem votou, ninguém apontou uma arma na cabeça dos cidadãos e mandou votar no Chavez. Ele seria eleito de um jeito ou de outro, é a mesma coisa Hillary vs Trump, o Donald ia ganhar de um jeito ou de outro, com ou sem a suposta interferência russa. Quem votou no PT? Houve ingerência externa aqui também? Não! O povo ignorante apenas acreditou nas lorotas do… Read more »

Ivan BC
Ivan BC
Reply to  ODST
6 anos atrás

Concordo, ODST!

Mauricio R.
6 anos atrás

De que tipos de hidroelétricas vcs estão falando????
Das do tipo de Tucuruí ou Balbina, somente que menores????
Ou daqueles troços a fio d’água construídos no Acre e no Pará????

Rommelqe
Rommelqe
6 anos atrás

Ha quatro hidreletricas previstas para serem construida em Roraima, totalizando uma potencia instalada total de 1000 MW, suficiente para suprir todo o estado de Roraima com folga e a baixo custo.Sao elas Bem Querer, Paredão A, Paredão M e mais uma cujo nome nao me lembro. Em operaçao desde a decada de 80, a UHE Pitinga fornece energia às minas de manganez, niobio erc, da Mineraçao Taboca. Ja trabalhei nela. Usinas com placas fotovoltaicas estao amplamente dissiminadas no mundo e mesmo no Brasil ja temos varias em operaçao. Sao plenamente viáveis mas, em Roraima, ainda sao menos atrativas do que… Read more »

Plinio Carvalho
Plinio Carvalho
6 anos atrás

Se tem uma coisa que os americanos fizeram muito bem foram tratar o problema do seus indios, infelizmente não fizemos o mesmo, e hoje temos esse que é o maior risco a segurança nacional atualmente, os indios, indios esses q exigem cada vez mais terras para ficar mexendo em celulares, assistindo tv, e cobrando imposto e ameaçando quem passa nas malditas reservas indiginas, que vendem suas terras para nações estrangeiras e empresas estrangeiras.
O tempo de indios acabou, essa raça deve aderir ao progresso ou cair para sempre nos livros de historias

Gabriel
Gabriel
Reply to  Plinio Carvalho
6 anos atrás

Que idéias horríveis!
Genocídio é algo injustificável…

ODST
ODST
Reply to  Plinio Carvalho
6 anos atrás

Falou tudo Plinio Carvalho, o único caminho que aguarda os índios de qualquer forma é a sua extinção, não vão durar para sempre. Eles não são bobos (nem índios são mais), e estão montando suas aldeias e acampamentos cada vez mais próximos de onde existe civilização. Vamos perguntar-lhes o seguinte: Querem ser integrados à civilização ou querem continuar a viver na selva? Os que escolherem a segunda alternativa podem ser mandados para uma região bem remota (e com poucos recursos valiosos) da amazônia, onde eles não vão nos atrapalhar e nós não vamos atrapalha-los, e a Europa se quiser pode… Read more »

Augusto L
Augusto L
Reply to  ODST
6 anos atrás

Plinio, so uma coisa, as terras indígenas são do governo federal, elas não podem ser vendidas.

Tomcat3.7
Tomcat3.7
Reply to  Plinio Carvalho
6 anos atrás

Realmente ODST, concordo com vc, já houve “índio” que recorreu a corte internacional querendo mais terra pra vender pra “ONG’S” como fez com as que tinha. Compram coisas na cidade a prazo ,como veículos e tal, e voltam pra área demarcada onde ninguém pode entrar e não pagam pelos carros,caminhonetes ,motos e tal. Pra isso não são índios, querem de tudo que o homem branco tem mas não querem contribuir com nada? Ao menos tem os que já optaram por se integrar ,assim como os que servem no EB. Por mim acabava com essa pouca vergonha de demarcação de terras,… Read more »

Rodrigo Ferreira
Rodrigo Ferreira
Reply to  Plinio Carvalho
6 anos atrás

Os americanos deram liberdade aos seus silvícolas permitindo-os vivendo conforme os seus costumes ou adequaram-se ao mundo moderno.

Aqui o silvícola é tratado como uma criança sem condições de escolher o que deseja para si e o seu povo.

Walfrido Strobel
Reply to  Rodrigo Ferreira
6 anos atrás

Lá nos EUA eles se acham cheio de direitos também, inclusive operando cassinos legalmente em suas reservas.

Rodrigo Ferreira
Rodrigo Ferreira
Reply to  Walfrido Strobel
6 anos atrás

Exato…

Mas não tem problema..

Eles se sustentam não são inúteis como os daqui.

Celso
Celso
Reply to  Plinio Carvalho
6 anos atrás

Rodrigo Ferreira, corretissismo, aqueles que discordam nao conhecem ou nao sabem que tais problemas ai estao para serem resolvidos. FHC , STF e ONGS muito suspeitissimas e ao arrepio de nossos interesses, fatiaram o Brasil . Isso ainda vai continuar a gerar inumeros conflitos. Paternalismo absurdo com esses indios e direitos mais abusivos ainda, os colocam a margem de qualquer lei e a margem do cumprimento da CF. Este tema tem que ser debatido e discutido novamente , sob otica oposta e com mao dura. Indio nao e crianca, longe disso.

Rommelqe
Rommelqe
6 anos atrás

Uma correçao: a Uhe Pitinga esta localizada no estado de Amazonas. No estado de Roraima ha a UHE Jatapu, irmã “gemea”de Pitinga. Abs

DaGuerra
DaGuerra
6 anos atrás

É incrivel como sofre o povo de Roraima por causa do plano dos comuno-globalistas em criar ali o primeiro BUGRESTÃO com os selvagens fajutos ianomamis xom os bundas sujas de cocar da raposa terra do sol. Piada!! Até a BR 174 e o Rio Branco são bloqueados por esses merdas de indios fajutos e seus mestre das ONG estrangeiras e os padrecos vermelhos do CIMI. Ainda bem que o Deputado Bolsonaro já prometeu prioridade para acabar com a farra desses vermes comunistas na nossa Amazônia.

Dan01
Dan01
6 anos atrás

Por um lado ate que seria bom se a Venezuela cortasse a energia de Roraima, os governos seriam forçados a da prioridade pra esse problema.

Hammer
Hammer
6 anos atrás

O Brasil, o Povo Brasileiro, o Governo precisam “combinar” com o CIMI que incita os botocudos cachaceiros e boiolas a bloquearem a construção da linha de transmissão.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
6 anos atrás

Eu costumo dizer que o MST deveria invadir as terras indígenas que são os maiores latifúndios improdutivos do país, antes de cogitar invadir qualquer fazenda, por mais improdutiva que seja.
Mas eles nunca farão isso, pois além da agenda em comum, igualmente não gostam de trabalhar e não vai ter boi na reserva para fazer churrasco. Vão ter que dividir a cesta básica que o governo dá, pois ambos os grupos não produzem nada. Vivem do roubo e da doação.

Tomcat3.7
Tomcat3.7
6 anos atrás

Colombelli e Rafael Oliveira assino embaixo de ambos os comentários!!!
Já passou da hora de acabar com ess vergonha que é a tal demarcação de terras e pior ainda estes bandidos de MST e MTST.

Julio Cesar
Julio Cesar
6 anos atrás

A interligação entre Manaus e Boa Vista encontra-se com a licença para as obras na linha de transmissão anulada. fonte: http://amazonasatual.com.br/justica-mantem-suspensao-de-obra-da-linha-de-energia-entre-manaus-e-boa-vista/ Esta briga judicial se arrasta a alguns anos sendo que 0 consórcio Transnorte desistiu da concessão, desgastado com a impossibilidade de superar a oposição da Fundação Nacional do Índio (Funai) ao empreendimento, que atravessa a Terra Indígena Waimiri-Atroari, no Amazonas. https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/com-impasse-em-obras-do-linhao-do-tucuri-rr-segue-sem-previsao-para-aderir-ao-sistema-interligado-nacional.ghtml http://msiainforma.org/linhao-manaus-boa-vista-vai-sair-do-papel-finalmente/ Manaus já se encontra interligada ao SIN através de uma linhão em 500 kV que traz energia desde Tucuruí no Pará. O mapa de todo o Sistema Interligado pode ser visto ou baixado em http://www.ons.org.br/pt/paginas/sobre-o-sin/mapas Sistema de… Read more »

Romko
Romko
6 anos atrás

A energia hidroelétrica não pode ser considerada limpa. causa enormes impactos ambientais irreversíveis. O futuro está em na energia eólica, solar e mais adiante nas turbinas submersas de correntes marítimas já em testes. Logo as hidroelétricas serão consideradas tão nocivas quanto perigosas as usinas nucleares. Representarão a face mais clara do atraso tecnologico e cultural de uma nação.

Delfim
Delfim
6 anos atrás

Melhor uma Barret .50 pois, como todo bom tirano, só bota a cara para fora com forte aparato de segurança.
Quanto aos índios, precisam ser integrados ao BR.

Rodrigo Ferreira
Rodrigo Ferreira
Reply to  Delfim
6 anos atrás

Isto só vai acontecer o dia que acabarem com a FUNAI

GEN. Escobar
GEN. Escobar
6 anos atrás

…”mas um impasse com índios Waimiri-Atroari impede o licenciamento da obras”, sei…sei…estamos acostumados com esses “Impasses” ($$$$) indígenas! (Minha opinião e não a do site). Mais um resultado da falta de planejamento e beneficiamento básico que impera nesse país! As regiões do Brasil não se conversam! Não existe planejamento de governo aqui. Enquanto o Nordeste cresce em energia limpa como a aeólica, Roraima se tornou sustentada por um país comunista e ditatorial por que ninguém se preocupou com eles até o exôdo que dia-dia temos recebido informações! 13 anos jogados fora! Perdemos mais de uma década e vamos levar no… Read more »

camargoer
Reply to  GEN. Escobar
6 anos atrás

Caro Escobar. Não posso concordar. O sistema elétrico do Brasil é bem planejado e integrado. A matriz energética brasileira tem quase 70% dela renovável, inclusive tem o maior parque eólico da América Latina e o sétimo do mundo (5,8% da energia elétrica no Brasil é eólica). O custo da energia eólica é de cerca de R$ 200 por MWh (para comparação, o custa da energia nuclear é de R$ 250 e da termoelétrica por diesel é R$ 600).

GEN. Escobar
GEN. Escobar
Reply to  camargoer
6 anos atrás

Caro Camargoer. Veja que me refiro ao planejamento e beneficiamento básico, ou seja, não somente elétrico mas de infraestrutura geral como esgoto, àgua, saneamento e afins. Nosso maior parque aeólico benefica uma região mas outras regiões poderiam se beneficiar mas não o fazem. Temos uma matriz hídrica natural de dar inveja a qualquer país mas volta e meia acionamos as termoelétricas. Temos 2 usinas nucleares e uma 3a que está a mais de 2 décadas em construção. Não somos um país onde as regiões se interligam e essa foi a base do meu comentário. Porque não termos 3, 4 ou… Read more »

camargoer
Reply to  GEN. Escobar
6 anos atrás

Olá Escobar. Encontrei um documento que responde à maioria das suas perguntas chamado publicado pelo MInMInasEnergia. Se você digitar “Brasil chega ao 7º lugar no ranking da geração eólica mundial” encontrará o link. Tem informações bem interessantes, como por exemplo que até 2010, o Brasil não explorava energia eólica para produzir eletricidade e hoje 3,5% desse tipo de energia é produzida no Brasil, o que corresponde a um parque de 11 MW instalados e que estão em construção outros 3,1 MW e em contração 2,8 MW. Atualmente, 30% da energia do NE é eólica e em dez anos chagará a… Read more »

Walfrido Strobel
6 anos atrás

A solução é a energia produzida por usinas nucleares, mas os ecochatos iriam enfartar.

camargoer
Reply to  Walfrido Strobel
6 anos atrás

Olá Alfrido. Vi que Angra 1 produz 640 MW de energia, suficiente para uma população de 1 milhão de habitantes. O custo do MWh de uma usina termoelétrica a óleo diesel é de R$600 enquanto que uma usina nuclear tem um custo de R$ 250. Contudo, o custo de uma usina nuclear é de cerca de US$ 5 bilhões. Portanto há um problema em colocar uma usina nuclear em Boa Vista porque ela seria muito cara para construir e seria sub-utilizada. A conta não fecha.

Augusto L
Augusto L
Reply to  camargoer
6 anos atrás

Isso, sem contar com o preco da construção.

camargoer
Reply to  Augusto L
6 anos atrás

Olá Augusto. Na página da eletrobras eles mencionam o custo de US$ 5 bilhões para a construção de uma usina nuclear do porte de Angra I. Foi esse valor que eu mencionei no comentário acima. O custo de operação está no valor do KWh de R$ 250,00

Augusto L
Augusto L
Reply to  camargoer
6 anos atrás

Ah, sim, tinha entendido que 5 bilhoes era o preço de gerar 650MW.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  camargoer
6 anos atrás

Depende Camargoer! Uma Usina Nuclear em BV poderia ser interligada com Manaus e haveria consumo

camargoer
6 anos atrás

Olá Walfrido. Acho que o problema não são os ecochatos. Tiveram muitos deles contra Belo Monte, mas no fim a usina foi construida (pode ser engraçado, mas o projeto final ficou melhor do que a proposta original que foi bastante criticada). A população de Roraima é de meio-milhão de habitantes e se não me engano, é a menor densidade populacional. O custo de uma usina nuclear em Boa Vista (onde moram 2/3 população do estado) pode ser economicamente inviável. Como disse o Cinturão, é uma sinuca de bico.

Walfrido Strobel
Reply to  camargoer
6 anos atrás

Realmente, o custo é alto, será que não existem outros modelos mais baratos construidos por empresas que exploram comercialmente na Europa ou EUA?

Control
6 anos atrás

Srs Alguns dados: 1. Os custos da energia eólica estão caindo já havendo casos em que o custo é similar ao de hidrelétricas (o custo destas tem subido em função das exigências sociais, não confundir com as ambientais). Cabe observar que o custo do MW das usinas menores (PCH´s) é maior do que o das grandes usinas e podem, até superar o de eólicas; 2. Também o custo da energia solar está caindo rapidamente e já é bem competitivo frente ao custo da energia elétrica gerada em usinas térmicas. Cabe lembrar que a energia solar pode ser gerada de forma… Read more »

Ivan
Ivan
Reply to  Control
6 anos atrás

Control, . Energia eólica e solar são ótimas, mas apresentam problemas de frequência (intermitência). Vento não venta o tempo todo… Quanto ao Sol tem hora que é dia e tem hora que é noite, além do que as vezes está encoberto. . Cuidado para não cair na armadilha de que esse ou aquela fonte de energia será a panaceia do mundo. A combinação de fontes, inclusive a famigerada nuclear é o caminho. . Cada vez mais o mundo precisa de água, comida e energia. Todos esses exigem espaço, portanto é preciso ser racional. A fonte de energia que exige menos… Read more »

M.Silva
M.Silva
6 anos atrás

Pirraça do Maduro ou os serviços lá também estão apodrecendo de maduro…

camargoer
6 anos atrás

Olá Colombelli. Existe um estudo de 2015 sobre a emissão de metano em lagos artificiais que vale a pena ser lido (Emissão de metano por decomposição de resíduo florestal inundado). Este estudo pode ser baixado pela internet. As conclusões são mostram que as maiores taxas de emissão de metano são observadas nos primeiros anos de formação do lago. Além disso, existe um processo de absorção de metano pelas bactérias que vivem no lago. Outro fator é a estação do ano que altera a taxa de emissão por causa da mudança de temperatura. Por fim, apenas as regiões de profundidade de… Read more »

camargoer
6 anos atrás

Olá Colombelli. Encontrei uma tese de doutorado que pode ser interessante “O duplo efeito de reservatórios de hidroelétricas sobre o ciclo do carbono: emissão e acúmulo”. Existem outras teses que abordam a emissão de gases em campos alagados e lagos naturais. Lembrei da região do pantanal que é alagada periodicamente, gerando a cada ano uma nova carga de emissão de gás metano e CO2. Além disso, tem uma dissertação de mestrado de 2010 sobre a emissão de gases de efeito estufa de usinas de tratamento de esgotos (EMISSÃO DE METANO NAS LAGOAS DE DECANTAÇÃO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTOS… Read more »

camargoer
6 anos atrás

Olá Colombelli. Concordo com a sua crítica em relação ao conceito de energia limpa. Infelizmente, os riscos de operar uma usina nuclear são enormes (acho que o acidente de Fukushima é um excelente exemplo) mas tem o benefício de uma baixíssima emissão. Tenho lido muitos relatórios sobre a matriz energética brasileira que menciona “energia renovável” ao invés de “energia limpa”, o que também acho mais apropriado. Anos atrás, vi um seminário de um pesquisador que mencionava as populações que moram próximo aos lagos artificiais de usinas hidroelétricas (acho que isso vale para os lados naturais também) apresentam números muito mais… Read more »

Ivan
Ivan
Reply to  camargoer
6 anos atrás

Fukushima era uma usina velha. Chernobil era usina de doidos operados por loucos. . ‘Lagos artificiais’ – ou reservatórios – é a melhor maneira de se estocar energia potencial (água). Tem problemas ecológicos na implantação, mas com o tempo forma um novo sistema ecológico riquíssimo, com incrível potencial econômico: – Psicultura; – Laser e turismo; – Geração energia solar fotovoltaica sobre a superfície da água. . Sabe aquela história dos ‘aviãozinhuns’ de HiLoMix? Pois é! No setor elétrico o melhor é misturar as diversas fontes de energias, interligando com um robusto sistema de transmissão, retirando o que de melhor custo-benefício… Read more »

camargoer
Reply to  Ivan
6 anos atrás

Caro Ivan. Eu visitei Fukushima antes do acidente. Não havia nenhum problema. Eles erraram ao avaliar o risco de um terremoto de alta magnitude no literal de Sendai. Os relatórios de risco apontavam riscos de tsunamis de até 3 metros. O tsunami foi maior do que 5 metros. Por isso a barreira de proteção não funcionou. Como a tsunami foi mais alta que a barreira de proteção, a água inundou o subsolo do reator onde estavam os geradores de emergência que manteriam os sistema de segurança funcionando. Por isso ocorreu o superaquecimento do reator e a explosão de vapor. O… Read more »

Delfim
Delfim
6 anos atrás

Energia renovável faz os olhinhos dos usineiros brilharem. Aliás o teor de álcool na gasolina pode ir para 30% em 2022 e 40% em 2030.

jose luiz esposito
jose luiz esposito
6 anos atrás

Este problema vem da época FHC , financiamos e construimos GURI , lembro-me da inauguração da Linha de Transmissão , ligando Guri na Venezuela a Boa Vista RR ( que se vê em Vídeos ao lado da Estrada Caracas , Boa Vista), FHC comprometendo-se a comprar energia excedente de Guri para Roraima , contra todas as opiniões em contrário , defendendo a Construção de uma Hidrelétrica próxima a Boa Vista !

jose luiz esposito
jose luiz esposito
6 anos atrás

A Energia de GURI esta com problemas , mas não por maldade ou represálias venezuelanas , mas por tudo que a Venezuela passa !

jose luiz esposito
jose luiz esposito
6 anos atrás

ENERGIA NUCLEAR , citem problemas com ela realmente sérios , mas não deem exemplos Chernobyl Ucrânia , ali houve um grave problema econômico que levaram a construção de Central como se diz na Gíria ( NAS COXAS ), fora ela , quantos foram os problemas , Japão ,depois de uma Série de terremotos e um fortíssimo Tsunami , e quantos faleceram por conta das Centrais ? A França praticamente somente usa a Nuclear , os EUA grande parte , etc , mas tentam fazer o mundo temer sem fundamento ,estaria muito mais segura e tranquilo ao lado de várias Centrais… Read more »

Marcelo Mariano
Marcelo Mariano
6 anos atrás

Gente, Como já foi dito, a situação da energia elétrica em Roraima, principalmente em Boa Vista é uma sinuca de bico, mas somente quando se pensa em sistemas únicos de geração, tipo ou só hidroelétrica via linhão, ou só eólica, ou somente solar, etc… Devido ao tamanho de Boa Vista e seu entorno, suponho que seria mais economicamente viável e simples de projetar, instalar e operar, um mix dos biodigestores (lixo+esgoto) como sugeridos pelo nosso Camargoer, com parques fotovoltaicos e eólicos, junto com um bom programa de incentivo para placas solares destinadas ao uso residencial. Um sistema desses não só… Read more »

Luiz Trindade
Luiz Trindade
6 anos atrás

A Usina Termoelétrica que esta sendo construído em Manaus tem que começar operar logo para poder suprir a deficiência energética da região norte do Brasil!

Ivan
Ivan
Reply to  Luiz Trindade
6 anos atrás

Luiz, . MWh gerado em Termoelétrica a óleo é caríssimo. Só deve ser usado para atender a demanda do pico, nunca da base, como fizemos nos últimos anos (que levou o PLD às alturas). . Manaus precisa de linha de transmissão para receber energia do SIN (Sistema Interligado Nacional) e também das tais Usinas Termoelétricas (UTE) para segurar os picos e/ou segurança energética quando falhar a transmissão. . Outro ponto. Se você paga conta de energia em qualquer parte do Brasil, paga também o custo caríssimo da energia de Manaus. Então é melhor interligar para baratear sua conta. . Abç.,… Read more »

camargoer
Reply to  Ivan
6 anos atrás

Olá Ivan. Você tem razão. O MWh de uma termoelétrica a diesel é de R$ 600, enquanto que o MWh de uma usina nuclear é R$ 250. Acho que o custo de uma termoelétrica a gás natural é mais barato, mas ainda assim será mais caro do que uma usina hidroelétrica. Provavelmente, o custo de uma termoelétrica a carvão seria o mais baixo, mas o custo ambiental a torna inviável hoje. Provavelmente, a solução será uma composição de usinda termoelética para o pico, um linhão ligando Boa Vista ao sistema elétrico nacional e a instalação de pequenas usinas baseadas em… Read more »

Luiz Trindade
Luiz Trindade
Reply to  Ivan
6 anos atrás

Não é Termoelétrica à óleo! Aliás já há algum tempo que as termoelétricas rodam há gás natural vindo da província de URUCU da Petrobrás. A que eu falei ainda tá em fase de testes e rodará com gás e vapor em ciclo combinado numa parceria que construção da AG/SIEMENS ao qual irá produzir 540,70 Megawatts transformando Manaus de recebedor final para transmissor de energia. E respondendo há algumas questionamentos anteriores, sim, o Amazonas já esta ligado ao “Linhão”, sendo assim ligado ao sistema nacional de distribuição de energia!

camargoer
Reply to  Luiz Trindade
6 anos atrás

Olá Luiz. Obrigado pela informação. Você saberia qual o custo do MWh estimado para esta usina termoelétrica a gás que ficará em Manaus? Encontrei uma noticia sobre uma usina destas que será construída em Caori (cerca de 400 km de Manuas). Você estaria se referindo a ela?

Luiz Trindade
Luiz Trindade
Reply to  camargoer
6 anos atrás

Não sei te informa o custo do MWh dela, mas não é de Coari, apesar de ser bem semelhante à esta aqui!. Se quiser pesquisar ela tem o nome de Usina Termoelétrica Mauá 3 ou UTEMA 3.

Ivan
Ivan
6 anos atrás

O que você faz com as placas fotovoltaicas e aerogeradores após 20 (vinte) anos?
A sombra abaixo dos painéis solares e a água usada para lavá-los cria um novo sistema abaixo deles…
As pás girando dos ‘cataventos’ gigantes geram ruídos e podem influenciar as rotas migratórias das aves.
A rigor nada é 100% limpo…

mas muito pode ser mitigado.

MadMax
MadMax
6 anos atrás

Basta construir a Usina Hidrelétrica Tabajara no Rio Machado em Rondônia (estado próximo) e interligar. Pronto, fim do problema.

Walfrido Strobel
Reply to  MadMax
6 anos atrás

Estado próximo??? Teria que atravessar toda a Amazônia, são cerca de 1600 km de selva, atravessando o Rio Amazonas e vários outros.

Rodrigo
Rodrigo
6 anos atrás

Li quase tudo que foi postado e parece claro que o futuro de Roraima passa pela industrialização, eles tem direito a isso! O que me irrita, prezados é ler um troço destes: “O problema da energia em Roraima só deve ser solucionado com a construção do Linhão de Tucurí, mas um impasse com índios Waimiri-Atroari impede o licenciamento da obras.” Impasse? Acho que é falta de conscientização ( de que foram conquistados). Quanto aos frescos ambientalistas ( financiados por ONG`s estrangeiras) que ficam dando ataques de pelanca, lhes tirem o todynho, sucrilhos e a internet do smartphone de ultima geração… Read more »

Ivan
Ivan
6 anos atrás

Colombelli, . Na medida em que concordamos que tudo feito pelo homem tem impacto, há muito o que conversar. . A matriz energética de cada país é tão importante que deveria ser discutido em cada campanha eleitoral. As soluções, quando dispostos a trabalhar, são impressionantes. Defendo a multiplicidade de fontes, de acordo com o que cada região tem a oferecer, unindo tudo dentro de um sistema integrado de transmissão. . No setor elétrico temos algumas atividades bem definidas e complementares – todos representados na sua conta de energia residencial ou comercial – que são: – Geração; – Transmissão; – Distribuição;… Read more »

Ivan
Ivan
6 anos atrás

Amigos,
.
O norte do país ainda está fora do Sistema Interligado Nacional – SIN.
O mapa dinâmico 😉 do Operado Nacional do Sistema – ONS:
http://ons.org.br/pt/paginas/sobre-o-sin/mapas
.
No link é possivel visualizar cada região, usinas, subestações (parte do sistema de transmissão), gerenciadores do ONS e os sistemas isolados.
.
Sds.

Ivan
Ivan
6 anos atrás

Quem quiser entender um pouco do Serviço Público de Transmissão de Energia Elétrica:
http://www.aneel.gov.br/transmissao5

Rodrigo Tavares
Rodrigo Tavares
6 anos atrás

E o Brasil recebendo milhares de indígenas venezuelanos que já estavam na pitimba antes dos governos Chavez e Maduro, entram como “refugiados”, pra destruir mais a infra estrutura precária de um estado como Roraima.

Isso porque a classe media venezuelana está indo pra Miami ou Panamá