National flags of Russia and the U.S. fly at Vnukovo International Airport in Moscow, Russia April 11, 2017. REUTERS/Maxim Shemetov

Bloco tomou a decisão nesta segunda-feira (26), após o envenenamento, na Inglaterra, do ex-espião russo Serguei Skripal

Quatorze países da União Europeia decidiram nesta segunda-feira (26) expulsar diplomatas russos, após o envenenamento, na Inglaterra, do ex-espião russo Serguei Skripal, anunciou o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.

“Concretamente, 14 países da UE decidiram expulsar diplomatas russos”, declarou Tusk em Varna, na Bulgária, onde deve participar de uma reunião dos líderes da UE com o presidente turco Recip Tayyip Erdogan.

“Medidas adicionais, incluindo novas expulsões, não estão excluídas nos próximos dias e (próximas) semanas”, acrescentou Tusk.

Entre os países que anunciaram a expulsão de diplomatas russos, estão Alemanha (quatro expulsos), França (quatro), República Tcheca (três), Itália (dois), Dinamarca (dois), Ucrânia (treze) e Polônia (quatro).

Os Estados Unidos também anunciaram nesta segunda-feira a expulsão de 60 “espiões” russos e o fechamento do consulado da Rússia em Seattle (noroeste) como parte de um gesto coordenado com outros países ocidentais.

Em uma nota oficial, a Casa Branca informa que a ação foi adotada “em conjunto com nossos aliados da Otan”, acrescentando que Washington está disposto a construir melhores relações com Moscou, mas que isso só será possível “com uma mudança no comportamento do governo da Rússia”.

FONTE: Exame.com/AFP

Subscribe
Notify of
guest

60 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
5 anos atrás

A coisa está ficando cada vez mais feia para o déspota do Kremlin

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

A coisa está melhorando para Putin, agora tem um inimigo declarado, isso é bom para ele, para mostrar ao povo que o ocidente é inimigo da Rússia e seus investimentos militares são justificados.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Walfrido Strobel
5 anos atrás

Ter um “inimigo externo” pode até ser bom para os seus propósitos populistas mas para o país em médio-longo prazo é péssimo para não dizer desastroso. A história está cheia de exemplos disso….. Logicamente haverá quem diga que ele tem os chineses mas a pergunta é: poderá ele confiar nos chineses? Mais uma vez ela, a história, mostra que não! Ou seja, teria sido mais inteligente para Putin ter construído uma relação com o Ocidente ao invés de querer reviver à sua maneira a URSS. E como diria Marx a história (olha ela aí novamente!) se repete ora como farsa,… Read more »

Edmilson Sanches
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

E poderá eles confiar nos EUA?

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Edmilson Sanches
5 anos atrás

Certamente podem confiar mais nos EUA do que nos chineses. Basta lembrar a cooperação desenvolvida por eles quando da IIGM. Ademais com os EUA e os europeus os russos sabem o que esperar, bem diferente dos chineses.

Jerônimo Torres
Jerônimo Torres
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Na primeira oputunidade os chineses passam ele para trás. Ainda mais se contar quantas vezes Russia e China já bateram de frente em vários assuntos, e se for ver até 91 eles ainda estavam brigando para definir fronteiras.

Rodrigo Tavares
Rodrigo Tavares
Reply to  Jerônimo Torres
5 anos atrás

Até poucas décadas atrás China e Russia tinham relações cortadas por vários motivos desde disputa de território e até venda de armas, e só voltaram boas relações em 1991 com fim da URSS.

Chineses reclamaram e muito dos soviéticos no pós venda de material bélico na guerra da Coreia

rustam bogaudinov
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Remember, we have no tragedy! never speak for my people! If you do not know anything! You are ready to kneel in front of the west – so clearly you do not love your country and you want to leave it!

The more clowns in the west will speak against Putin, the more they will support him, 76% in elections is fantastic

Art
Art
Reply to  Walfrido Strobel
5 anos atrás

Certamente os Russos são os mestres da Desinformação, vão virar o jogo e sair de coitados…eles começam e fingem que não começaram.

Gil
Gil
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Claro, o melhor pra Russia seria ter deixado a Ucrania entrar na NATO e essa organização ter seus barcos em Sebastopol, ou deixar a Siria cair pra que a Russia seja prejudicada diretamente nos seus interesses geopoliticos.

Ou talvez pedir perdão a USA por existir.

Já tenho muitos anos de vida, começo a achar divertido a ideia de uma UE dizimada no fogo eterno do uranio por servirem de vasalhos de USA, sabedor que o resto do mundo vai pro espaço. Acho que já vai sendo hora disso suceder, que começe a festa.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Gil
5 anos atrás

A Russia fez a Ucrania ir direto pra Otan quando essa desmembrou a mesma. A revolução ucraniana de 2014 foi pela entrada da mesma na UE e não na Otan, mas depois do imperalismo russo sobre a economia ucraniana que é soberana, é so questão de tempo da Ucrânia entrar na Otan.

XFF
XFF
5 anos atrás

Esse negócio de envenenamento do espião Russo foi uma armação. Quem armou isso esperava essa medida. Vamos ver que tipo de armação que a Rússia vai sofrer ainda até a Copa.

Jerônimo Torres
Jerônimo Torres
Reply to  XFF
5 anos atrás

Na dúvida, nunca aceite um chá, se o Putin oferecer. Ainda mais se você for alérgico a Tálio.

Bravox
Bravox
Reply to  Jerônimo Torres
5 anos atrás

Lembra que anos atras teve outro ex-KGB morto no reino unido, quem lembra?

Jerônimo Torres
Jerônimo Torres
Reply to  Bravox
5 anos atrás

Justamente. Envenenado com Tálio, se bem me lembro.

Gil
Gil
Reply to  XFF
5 anos atrás

Senti a falta de ver um general britanico segurando um vidrinho dizendo que dentro tem o gas russo usado no ataque a uma cidade da Europa kk

Tomcat3.7
Tomcat3.7
5 anos atrás

Não to gostando nada do rumo que as coisas estão tomando, está parecendo uma guerra fria melhorada(ou piorada) e aceleradamente caminhando pras vias de fato militares, ae, babau mundo que conhecemos.

Jerônimo Torres
Jerônimo Torres
Reply to  Tomcat3.7
5 anos atrás

Eu nunca pensei que fosse viver para ver outra Guerra Fria, mas aqui estamos.
Com direito a testes nucleares, e ameaças vazias entre países.

E eu achando que a humanidade fosse aprender com os erros….

Wellington Góes
Wellington Góes
5 anos atrás

Demagogia e hipocrisia.

Bruno w
5 anos atrás

Kkkkk tem gente preocupada com o possível levantamento das sanções anti Russas em junho; que agora não deve acontecer, muitas empresas Italianas e Alemã já estão reclamando a muito tempo….Paises Europeus já perderam mais de U$18 bi ,com estas sanções , e continuam a depender do gás Russo ,enquanto isso a Rússia para de importar produto deles ,e importa de outros paises… É aquele ditado expulsar os diplomatas podemos , Só não podemos ficar sem gás…. Sanções já não funciona muito bem para paises pobres em recursos , agora vão sancionar o pais que tem a maior área da terra… Read more »

Jerônimo Torres
Jerônimo Torres
Reply to  Bruno w
5 anos atrás

Poís é…. se Europa ficar chiando putin corta o gás, ai vai metade do continente tomar banho gelado.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
5 anos atrás

“Entenda o Ocidente, a Rússia não precisa dele ,mas ele precisa da Rússia”

Cada bobagem que a gente vê por aqui…

Jerônimo Torres
Jerônimo Torres
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Em tempos de Globalização todo mundo tá amarrado com todo mundo.

Seria tolice achar que a Russia não sofreria se corta-se novamente relações com o resto do mundo.

Única coisa que Rússia é totalmente independente do mundo são misseis e redes sociais.

O resto, tá dependendo tanto quanto todo o resto do mundo.

Bruno w
5 anos atrás

Pois é HMS TIRELESS…me diz uma coisa a Rússia precisa da europa pra quê??? Pra comprar seu gás??
Qual país viveu isolado do Ocidente por 80 anos???
Ou nos tempos Soviéticos ,eles faziam grandes trocas comerciais com o Ocidente , ou mesmo dependia da Europa para existir?
Que me consta não…
Bobagem é achar que a Rússia vai colapsar por que o Ocidente virou as costa a ela.

_RR_
_RR_
Reply to  Bruno w
5 anos atrás

Bruno W,

O que ergueu a economia russa foi dinheiro ocidental… Simples assim… Não fossem investimentos de países como França, Reino Unido, Alemanha e inclusive EUA, não haveria a Rússia atual. Aliás, essa carga de investimentos ainda hoje prevalece. Trata-se de uma via de mão dupla…

Quanto a gás, se Putin chiar demais, vai é jogar os europeus no colo dos africanos e dos árabes…

Por fim, não foi a Rússia que existiu sem contato com o Ocidente. Foi a URSS, um país que nem existe mais. Aliás, mesmo a URSS mantinha um mínimo contato com o Ocidente…

Leonardo S
Leonardo S
5 anos atrás

O ataque foi assinado, não há dúvida.
O Kremlin assinou o ataque para passar o recado: A Rússia vai caçar os traidores em qualquer lugar a qualquer custo.
O Putin foi realista pensou: Como o Ocidente alicia seus agentes na Rússia? Dinheiro. A Rússia não tem como competir financeiramente em tal arena, e passou o recado: Traidor será morto, e a família perseguida.
Foi um cálculo, a Russia pagará o custo diplomático, mas o recado está passado.
Só analisei a questão, não fiz qualquer juízo de valor sobre a ação.
Abraços

Jerônimo Torres
Jerônimo Torres
Reply to  Leonardo S
5 anos atrás

É lógico que sim. Putin tá só interpretando a personagem que é esperada dele. Mata o espião, nega publicamente e fica lá com cara de paisagem.

Putin pode demorar para dar o troco, mas paciente, ele sempre foi. E os caras que tavam pensando em se aposentar no ocidente agora tão tudo pianinho na deles.

Alessandro
Alessandro
5 anos atrás

Os métodos russos são muito escrotos, mas por um lado eu entendo os russos serem como são, se eles se abrirem demais e se ocidentalizarem, vão começar a ficar meigos, como está acontecendo com a cultura ocidental, onde vemos a cada geração os homens ficando cada vez mais afeminados, os cristãos sendo perseguidos, a vitimização tomando conta da nossa cultura, e a nossa moralização sendo destruída de dentro pra fora. Acredito que os russos não querem isso para eles, iriam enfraquece-los como nação, então o Putin inteligente que é, está revivendo a guerra fria e criando um inimigo externo pra… Read more »

Tomcat3.7
Tomcat3.7
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Triste realidade que vivemos viu e é chaaaaaaaaaato pra caramba tbm esta situação. Bom pros russo se isolarem desta globalização LGBT.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Tomcat3.7
5 anos atrás

não sou preconceituoso, cada um vive da melhor maneira que achar, mas essa vitimização e essa propaganda de opressor e oprimido que tomou conta no mundo ocidental, já está fora de controle, virou histeria coletiva!

por isso que eu entendo os russos.

Geraldo Nunes
Geraldo Nunes
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Vocês só se esqueceram que foi a Russia (URSS) que criou tudo isso. Ou vão me dizer que não conhecem as cartilhas comunistas escritas há mais de 60 anos e na Rússia?

Alessandro
Alessandro
Reply to  Geraldo Nunes
5 anos atrás

Geraldo Nunes

de certa forma vc tem razão, eles financiados pelos globalistas vem fomentando tudo isso, mas fora do seus domínios, apenas nos países ocidentais.

PauloR
PauloR
5 anos atrás

Theresa May já mostrou as provas do falso ataque ou continuará berrando aos 4 cantos do mundo que os russos são os culpados?

Foi-se o tempo que o ocidente convencia o mundo quando lançava ataques de falsa bandeira para criar inimigos, hoje só convence os tolos alienados que ainda resistem.

Art
Art
Reply to  PauloR
5 anos atrás

falso ataque?
o agente quimico é Russo propiedade militar da Russia de uso exclusivo (comprovado), o Putin não negou ainda ameaçou a tereza may dizendo para ela não se meter com uma potencia nuclear.

http://expresso.sapo.pt/internacional/nao-se-metam-com-uma-russia-nuclear=f887693

Bravox
Bravox
Reply to  Art
5 anos atrás

Reino Unido nao tem armas nucleares? (esse ditador putin falar nao muda nada)

Geraldo Nunes
Geraldo Nunes
Reply to  PauloR
5 anos atrás

O cara acha uma coisa e já pensa que é isso e pronto. O pior é que ainda chama os outros de alienados.

Jakson de Almeida
5 anos atrás

A Inglaterra não estava isolada!!!Segundo alguns blogs/sites de chapa vermelha.

Jr
Jr
Reply to  Jakson de Almeida
5 anos atrás

Com relação a Russia não, os europeus estão do lado da rainha, quanto as questões econômicas do brexit, pode ter certeza que a terra da rainha esta isolada, esse semana os europeus vão expulsar as empresas britânicas de participar da próxima concorrência para os próximos satélites do sistema galileu europeu, vão ser bilhões de dólares em prejuízos para as empresas britânicas

PauloR
PauloR
5 anos atrás

Nem todos os países do bloco europeu seguiram as potências; sinal que os britânicos não convenceram o restante quanto as acusações. Provas ate agora nada…

Bruno w
5 anos atrás

E que comecem os boicotes da Copa …a Islândia é a primeira…, não fará muita falta mesmo.. Bom hoje o crescimento econômico da Europa ocidental esta abaixo de 2% (dados atualizados) , o país da europa que esta com maior crescimento econômico é a Romênia 4,4%, enquanto isso do outro lado China 6,5% ,Índia 7,4% ,Paquistão 5,6 ,Coréia do Sul 3%, Japão 0,7% este ultimo o menor crescimento econômico da região; todos estes paises precisam de recursos naturais para alimentar seu crescimento econômico ,pois não tem o suficiente em seus territórios; nenhum deles aderiu sanções anti Russas… Hoje a Rússia… Read more »

Gustavo GB
Gustavo GB
Reply to  Bruno w
5 anos atrás

1,6% é um crescimento minúsculo, ainda mais para uma economia tão dependente da exportação de hidrocarbonetos com a Rússia. Se Putin não diversificar a economia do país essa nova Guerra Fria acabará como a anterior: um país falido, balcanizado e humilhado.

_RR_
_RR_
Reply to  Bruno w
5 anos atrás

Bruno W, Realmente… A Rússia está deitada sobre a região mais populosa do planeta… e tem uma população menor que a do Brasil… São cerca de 145 milhões de russos, e isso já a quase duas décadas… Enquanto isso, o dragão, salvo melhor juízo, cresce cerca de 50 milhões de pessoas por ano e fica cada vez mais sedento… Isso ainda nos alinha a um outro problema: a economia russa depende de jovens, e eles estão começando a escassear… Esse é um dos principais dilemas da governança russa. — Os russos ainda são extremamente dependentes da exportação de hidrocarbonetos. Mais… Read more »

pangloss
pangloss
5 anos atrás

Eu acho que o Putin deveria iniciar uma aproximação “lenta, gradual e segura” (apud Ernesto Geisel) com o Ocidente, antes que a China tome conta do vazio demográfico russo. Seria bom para o Ocidente e para a Rússia – que, goste-se ou não, tem muito mais em comum com o Ocidente do que com a China ou qualquer outra cultura asiática.

PauloR
PauloR
Reply to  pangloss
5 anos atrás

Para isso acontecer os russos terão que dobrar os joelhos para as potências ocidentais e abrir mão da influência no Oriente Médio deixando seus aliados isolados e entregues.
E os russos não querem fazer isso, eles também não esperam que os países ocidentais vão trata-los bem.
Então, tudo que o ocidente quer é dobrar a Russia e tirar deles a força que tem fora do seu território, se não fizerem isso, os ataques ao país continuará.

pangloss
pangloss
Reply to  PauloR
5 anos atrás

Se o Putin prefere dobrar os joelhos para a China, nada há a ser feito.

Gil
Gil
Reply to  pangloss
5 anos atrás

A China tem na Russia um aliado, não um lacaio.

Ai reside a diferença.

Augusto L
Augusto L
Reply to  PauloR
5 anos atrás

O que seria dobrar joelhos pra vc ? Eu tenho 100% que se a Russia se abrisse o ocidente dividiria poder com os russos, o problema é q o ocidente ia cobrar a ocidentalizacao da Russia, os EUA/Europa/Japão, só dividem poder com nações com o mesmo sistema politico, a democracia ocidental ou democracia d mercado e isso pros russos é inviavel.

Rafa_positron
Rafa_positron
5 anos atrás

“Os Estados Unidos também anunciaram nesta segunda-feira a expulsão de 60 “espiões” ”

60 diplomatas?
Como funciona isso?
Eu achava que a representação de um pais em outro fosse feito por apenas 1 representante diplomatico (e logicamente pelo corpo de servidores que compõe a embaixada) que fica na capital de cada Estado

Mas 60 diplomatas em um pais só?
A Inglaterra expulsou 14 (salvo engano) diplomatas russos
Praque tanto diplomata de um mesmo pais em outro?

Lucas Senna
Lucas Senna
Reply to  Rafa_positron
5 anos atrás

Imagino que estejam se referindo a todo mundo que trabalha numa embaixada como “diplomata”.

Leandro
Leandro
5 anos atrás

História da carochinha para quem quiser acreditar. Muito conveniente essas mortes para alguns países interessados. A Rússia não teria nada para ganhar com essas mortes. Não em um ano de copa do mundo, é subestimar a inteligência de um povo. Ademais, uma cidade com tantos sistemas de vigilâncias com câmeras por todo canto e nada de provas entre outras. O novitchok tem a sua receitinha conhecida por outros poucos países também. Muito conveniente tudo isso. Quanto a geopolítica, seguem os planos.

PauloR
PauloR
5 anos atrás

Minstério das Relações Exteriores da Russia esta fazendo um sorteio entre os russos para decidir qual consulado americano será fechado no país.
Putin sabe colocar o povo ao seu lado quando se espera uma reação negativa da opinião pública.

Satyricon
Satyricon
5 anos atrás

Putin não tem do que reclamar, pois tiveram muita paciência com ele. Criméia, Donbass, Síria, hackers… o cara se meteu em tudo, saindo ileso e fortalecido
Com certeza ele agora levantou uma sombrancelha. Juntar esse pessoal todo, em uníssono, em uma ação conjunta…não é bom sinal.
De imediato não muda absolutamente nada. Putin vai retaliar com certeza, até para não parecer fraco perante o público interno, mas tudo depende dos próximos passos, seus e do ocidente.
Enquanto ficar no campo diplomático, não há com que se preocupar. Se e quando uma ação econômica for tomada, poderemos levantar uma sombrancelha também.

Gil
Gil
Reply to  Satyricon
5 anos atrás

Em verdade, USA e a UE e que estão se metendo no quintal da Russia.

Gil
Gil
5 anos atrás

Bento que bento é o frade (frade)
na boca do forno (forno)
tudo que seu mestre mandar
faremos todos
Se não fizeres
levaremos bolo

Vader
5 anos atrás

Bem, é o mínimo que qualquer nação soberana deveria fazer. Nenhum país no mundo tolera um ataque terrorista em seu próprio território, nem a Argentina tolerou (o ataque iraniano a uma sinagoga na década de 90); não seria diferente com o UK. . Que ninguém se engane: uma nova Cortina de Ferro surgiu no leste da Europa, comandada por um crápula ex-KGB que não tem o menor pudor em assassinar quantos forem necessários para fazer valer seu desejo de dominação. . É muito bom que as máscaras caiam. Não, a Rússia não quer se integrar ao mundo: ela quer DOMINAR… Read more »

Doug385
Doug385
5 anos atrás

Duas coisas que simbolizam a teimosa tentativa de Putin em demonstrar um poder que os russos já não tem mais: O kuznetsov sendo rebocado de volta para casa após a curta campanha na Síria e a carnificina sofrida pelos mercenários do Grupo Wagner. A primeira beirou o patético, já sobre a segunda, prefiro transcrever o que disse o General americano Jon Braga sobre a tentativa dos mercenários em tomar uma refinaria defendida por operadores americanos e seus aliados sírios:
“eu expliquei-lhes que posso repetir se for preciso, mas eles não quiseram entender nada…”

Marcos10
Marcos10
5 anos atrás
XFF
XFF
Reply to  Marcos10
5 anos atrás

Marcos10, essa imagem vale mil palavras…

XFF
XFF
5 anos atrás

Doug385 27 de Março de 2018 at 11:05 >>>>

Você está completamente enganado. A Rússia matou muitos oficiais dos EUA/OTAN infiltrados entre os terroristas”moderados”. Esses oficiais tinham bunkers em Aleppo e Gouta oriental para comandar os terroristas.. Sem contar milhares de terroristas do ocidente que a Rússia eliminou. Gastaram dezenas de bilhões de dólares para treinar e armar esses delinquentes.

Ricardo
Ricardo
5 anos atrás

China tem todo interesse em uma Rússia forte porque bloqueia o ocidente. Sem a Rússia o bicho papão do mundo seria a China.