Partidos brasileiros são mais do mesmo e poderiam ser reduzidos a 2, aponta pesquisa de Oxford

168

Partidos brasileiros - Getty Images

Explicação de que grande número de partidos serve para reresentar posições da sociedade não se aplica no Brasil. Segundo pesquisa de Oxford, Congresso poderia ter só dois partidos, um de centro-esquerda e outro de centro-direita – Getty Images

Nathalia Passarinho
Da BBC Brasil em Londres

Uma explicação comum para justificar o grande número de partidos políticos no Brasil é o fato de o país ser grande e heterogêneo. Portanto, várias legendas seriam necessárias para representar os diferentes grupos que fazem parte da sociedade.

Mas não é isso o que mostra uma pesquisa inédita da Universidade de Oxford, no Reino Unido, e da Fundação Getulio Vargas (FGV), segundo a qual apenas dois partidos já seriam suficientes para representar a sociedade brasileira no Congresso Nacional.

“Tem muitos partidos desnecessários no Brasil, em termos de representação ideológica. Quando um partido é criado, normalmente é para atender a um grupo ideológico pouco representado, dar voz a grupos. Mas não é o que esta acontecendo. Os partidos no Brasil estão sendo criados por outras razões, não para defender bandeiras”, afirmou à BBC Brasil o professor Timothy J. Power, diretor do Programa de Estudos Brasileiros da Universidade de Oxford.

Entre abril e setembro do ano passado, Power e César Zucco, professor da FGV, distribuíram a deputados e senadores um questionário com perguntas sobre diferentes temas – de economia e controle fiscal a reforma política e aborto. O levantamento, chamado de Brazilian Legislative Survey (BSL), é feito a cada quatro anos e tem o objetivo de captar a evolução do pensamento do Congresso Nacional desde a redemocratização.

A partir da resposta dos legisladores, os pesquisadores descobriram que as 25 legendas com representação na Câmara têm posições muito semelhantes.

Seria possível dividir esses partidos em dois grupos, um de centro-direita, composto pelo chamado “centrão”, além de PP, PSDB e MDB, e outro de centro-esquerda, formado por partidos como PT, PC do B e PDT. O bloco de centro-direita têm hoje 60% das cadeiras na Câmara dos Deputados, e o de esquerda, 40%.

“No campo das ideias, pelos 20 assuntos que a gente mediu, dois partidos são suficientes e representariam razoavelmente e de forma coerente a sociedade. Um seria estaria mais à esquerda e outro mais à direita”, disse o professor César Zucco à BBC Brasil.

Power traça um paralelo da distribuição atual de cadeiras no Congresso entre centro-direita e centro-esquerda com o cenário partidário do Brasil em 1979, ainda no regime militar, quando havia apenas dois partidos com representação no Congresso.

Estudo indica que a criação de partidos políticos no Brasil não serve para representar grupos da sociedade, mas sim a interesses financeiros e eleitorais dos políticos – Foto: RICHARD SOWERSBY

Se você pensar, é parecido com o Brasil em 1979. Tinha dois partidos na época. O Arena (partido governista), com 60% das cadeiras, e o MDB (que fazia oposição ao governo militar), com 40%. Nós vemos a mesma coisa hoje: existem dois grupos, sendo que o de centro-direita tem maior representação no Legislativo”, afirma.

A conclusão de que duas legendas já seriam suficientes para representar as posições dos grupos políticos existentes hoje no Congresso indica que a acelerada criação de partidos no país não é estimulada pela demanda de setores por representação, mas sim por estratégias políticas e interesses eleitorais.

“Isso confirma a ideia de que, claramente, esses partidos não existem para representar ideologias e ideias que precisam ser representadas. Eles representam ideias parecidas e existem por questões estratégicas dos deputados e senadores”, afirma Zucco.

“Atendem a interesses locais, porque os políticos precisam de legendas diferentes para competir em eleições; a interesses em termos de financiamento, por causa do acesso a recursos partidários; e ao interesse de acesso a recursos dentro do Congresso Nacional, como pessoal, verba, participação em comissões”, completa o professor da FGV.

A pesquisa não defende a mudança de modelo político para um sistema bipartidário ou com menos legendas, apenas demonstra que a posição dos 25 partidos que hoje têm representação no Congresso Nacional é similar a ponto de ser possível dividir o Legislativo em dois grupos.

O efeito impeachment: PT mais à esquerda e PSDB, à direita

Muro foi construído na Esplanada durante as votações do impeachment, para separar manifestantes. Polarização se reflete no Congresso Nacional, segundo pesquisa de Oxford, em parceria com a FGV | Fonte: Juca Verella/Agência Brasil

Além de mapear a posição dos partidos quanto aos principais temas econômicos e sociais, Power e Zucco também mediram a percepção que parlamentares e senadores têm da ideologia das legendas com representação no Congresso.

Os dois pesquisadores perguntaram aos parlamentares onde eles classificariam cada partido político, numa escala de 1 a 10, sendo 1 “de esquerda” e 10, de “direita”.

A análise histórica das respostas, captadas desde 1990, demonstra que partidos de centro e centro-esquerda, quando assumem a Presidência, tendem a dar uma guinada à direita, porque precisam fazer concessões a grupos conservadores para governar. Foi o caso de PSDB e PT nos governos dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.

Setas mostram trajetória dos partidos, para esquersa ou para a direita no espectro ideológico. PT andou para a “direita” quando esteve na presidência, mas após o impeachment de Dilma deu uma guinada à esquerda | Fonte: BLS

Por causa da enorme fragmentação no Congresso e do excesso de partidos políticos, dificilmente o presidente terá, sozinho, maioria para governar. Por isso, forma coligações com outras legendas, ainda que elas não tenham semelhança ideológica com o partido vencedor da eleição.

No governo Lula, por exemplo, o PT se aliou a partidos de centro-direita e direita, como PMDB, PTB e PP. Nos dois mandatos, o Brazilian Legislative Survey captou um “salto” forte do partido para a “direita” em termos de ideologia.

“Se voltamos aos anos 1990, havia uma polarização no governo FHC por causa das políticas neoliberais adotadas. O PT fazia uma oposição forte a elas. Lula ganhou em 2002 e trouxe o PT e partidos mais de esquerda para o centro”, disse Power à BBC Brasil.

Desde o governo Lula, a polarização vinha diminuindo no país. Os levantamentos com parlamentares entre 2002 e 2014 mostram a construção de consensos entre partidos em questões econômicas e sociais, como interferência moderada do Estado na economia, necessidade de responsabilidade fiscal e adoção de programas sociais baseados em transferência de renda – Bolsa Família, por exemplo.

Mas, segundo Power, o impeachment de Dilma Rousseff interrompeu o ciclo de aproximação entre partidos de esquerda e centro-direita.

“Durante o governo FHC, os partidos de esquerda eram mais isolados. Nos anos 2000, eles se aliaram a partidos de centro e centro-direita para permitir a governabilidade de Lula. O impeachment cortou essa aliança.”

Com o rompimento dos laços com siglas como o MDB, o PT e demais partidos tradicionalmente vistos como de esquerda, como PC do B e PDT, tendem a voltar às raízes, adotando posições mais “esquerdistas”, como maior presença estatal na economia.

“Agora que romperam com a direita, nada os impede de adotar uma ideologia de esquerda mais radical”, avalia o professor de Oxford.

Enquanto isso, o PSDB deu um passo largo para a “direita”, na percepção dos parlamentares, em comparação com o resultado dos levantamentos de 2014. “O PSDB vem andando para a direita desde que iniciamos o levantamento, em 1990. Mas agora o movimento foi bastante forte”, diz Zucco.

“A percepção dos políticos de ‘esquerdização’ do PT e de ‘direitização’ do PSDB tem a ver com o impeachment”, destaca.

Em que espectro estão os partidos

De acordo com a pesquisa de Power e Zucco, o partido hoje visto entre os parlamentares como mais “de esquerda” é o PSOL, seguido por PC do B, PT e Rede.

Esta é a forma como os deputados e senadores percebem a posição ideológica dos partidos. Os que aparecem mais à esquerda, são vistos como mais esquerdistas, enquanto os mais à direita, foram classificados como mais direitistas pelos parlamentares | Fonte: BLS Survey

O levantamento também captou a ascensão do chamado Centrão, partidos de médio porte que tiveram papel chave no impeachment de Dilma. Juntos, eles formam uma das maiores bancadas da Câmara e são essenciais à sobrevivência do governo Michel Temer.

Fazem parte desse grupo, visto como “de centro” pelos parlamentares, PSC, Pros, PTB e Podemos (visto na tabela acima com a sigla Pode). Classificados como centro-direita, estão MDB, PSDB, PSD e PR.

O partido visto como mais “de direita” é o Democratas, seguido por PP e PSL. O DEM é também a sigla que de forma mais consistente se manteve “à direita” na percepção dos legisladores desde que o BLS começou a ser feito, em 1990.

Com base nas respostas diretas dos parlamentares às perguntas que medem a posição ideológica, é possível dividir o Congresso em dois grandes grupos, segundo o estudo: um de centro-esquerda, composto por PSOL, PC do B, PT, Rede, PDT, PSB, PPS e PV, e outro de centro-direita, com os demais partidos.

O que esses achados dizem sobre o cenário pós-2018?

Em resumo, o Brazilian Legislative Survey captou um Congresso Nacional polarizado. E, embora existam 25 partidos com deputados eleitos, o legislativo poderia ter apenas dois se levada em conta a semelhança entre eles em questões ideológicas.

Embora haja movimentos na sociedade por uma renovação na política, os pesquisadores avaliam que a fotografia atual do Congresso tende a ser reeditada após a eleição de outubro. Com a restrição ao financiamento empresarial de campanha, candidatos dependerão do Fundo Partidário. E quem recebe mais dinheiro são os partidos tradicionais, que elegeram mais deputados em 2014.

O presidente que se eleger precisará, segundo Zucco e Power, captar o apoio de parte do bloco de “centro-direita” – que tem 60% das cadeiras –, principalmente dos partidos que hoje integram o chamado Centrão.

“Vai ter menos renovação do que o espírito das ruas sugeririam. Quem tem acesso ao dinheiro são os políticos que já estão no poder. O próximo presidente vai ter que fazer mais do mesmo. O grupo majoritário (Centrão) é o que dá apoio ao Temer e ele vai ter que ser cooptado pelo próximo governo. Não dá para esperar muita diferença”, diz Zucco.

“O presidente que se eleger vai ter minoria no Congresso (por causa do grande número de partidos que devem eleger deputados), dificilmente terá 12% das cadeiras. Para governar, ele vai ter que formar alianças com, pelo menos, seis ou sete partidos”, completa Power.

FONTE: BBC Brasil

Subscribe
Notify of
guest

168 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ozawa
Ozawa
5 anos atrás

As agremiações políticas no Brasil, na verdade, não passam de facções partidárias criminosas e suas siglas rivalizam em periculosidade e temor social com suas congêneres nos grandes conglomerados urbanos do Rio de Janeiro e São Paulo . . .

A intervenção federal efetiva se daria na invasão policial dos diretórios partidários e a prisão e julgamento de seus líderes.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Ozawa
5 anos atrás

Eu acrescentaria à isso um pente fino nos diretórios acadêmicos de diversas universidades.

Marcos10
Marcos10
Reply to  Leandro Costa
5 anos atrás

Depois que a Alemanha caiu, os americanos tiveram de fazer um longo trabalho de desnazificação. O processo por aqui não seria diferente. São longos anos, geração após geração, de pessoas que sofreram um processo de lavagem cerebral. Essas pessoas hoje estão espalhadas por toda a sociedade: professores, juízes, médicos, advogados, funcionários públicos e civis, empresários e militares.

Bravox
Bravox
Reply to  Marcos10
5 anos atrás

Exatamente o que eu penso, a mentalidade socialista esta enraizada no brasileiro de certa forma que nao entende que o tal “de graça” na verdade é pago por impostos.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Marcos10
5 anos atrás

Desculpe, mas militar socialista não existe. Não aqui no Brasil.

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
Reply to  Rinaldo Nery
5 anos atrás

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Vou acreditar que a ditadura militar de 64 foi de “direita”, com todas aquelas estatizações e centralizações d poder no executivo.

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
Reply to  Rinaldo Nery
5 anos atrás

Vou acreditar também que o movimento tenentista de Prestes, aquele que era casado com aquela comunista da Olga (que o camarada Getúlio mandou para que Hitler desse um fim nela), era um movimento conservador ou liberal.

Bb
Bb
Reply to  Rinaldo Nery
5 anos atrás

Sr. Rinaldo.
O estudioso e filosofo Olavo de Carvalho, em inumeras palestras afirma que existe elementos na FFAA alinhados com a doutrina bolivariana, comunista e socialista. Isso seria normal em qq entidade onde a divisao ideologica eh de 60 40%!
Ele eh totalmente contra, por ver potencial perigo de bolivarizacao, de comando do pais por representantes militales da forca, nao obstante, nenhuma objecao a ex militares eleitos democraticoamente.

Cinturão de Orion
Cinturão de Orion
Reply to  Ozawa
5 anos atrás

Enfim, a lucidez.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Cinturão de Orion
5 anos atrás

Bb, o Olavo de Carvalho está errado. Muitos tentam caracterizar ou estigmatizar as FFAA sem nunca ter cruzado um portão de quartel. Parece ser o caso dele e o de muitos comentaristas aqui. Em 30 anos de Força Aérea NUNCA conheci alguém simpático à causa socialista ou bolivariana. Tenho um companheiro de turma que foi pra Escola Naval, casou com uma professora comunista da UFRJ que fez a cabeça dele. Esse sim, virou vermelho total. Mas é raro.

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Rinaldo Nery
5 anos atrás

Olá Rinaldo, mas ele está é certo, ele pode ate ser militar, mas não é louco de contrariar a mulher, hehehe.

Wilson França
Wilson França
Reply to  Ozawa
5 anos atrás

Tenho que concordar com vc.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Wilson França
5 anos atrás

Defensor (desculpe, mas q nick ridículo, escreva seu nome), vou corrigir o comentário: militar socialista, depois de 64, não existe (com ou sem estatização).

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
Reply to  Rinaldo Nery
5 anos atrás

Maioria dos militares que eu conheço são defensores do agigantamento estatal (previdência social, saúde, educação, segurança, moradia), quer coisa mais socialista que isso?

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Defensor da Liberdade
5 anos atrás

Eu sou militar e meus amigos e companheiros de turma pensam diferente. Não imagino onde você arrumou os seus. São de que Força, qual posto?

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
Reply to  Defensor da Liberdade
5 anos atrás

Ah é? Pensam diferente? Então me responde uma coisa, você é favor da previdência social ou a extinção dela?

Gabriel
Gabriel
Reply to  Defensor da Liberdade
5 anos atrás

Defensor,
Politicas sociais e Estado na economia não são monopólios da Esquerda.

Gabriel
Gabriel
Reply to  Defensor da Liberdade
5 anos atrás

Um cara que se denomina defensor da Liberdade só pode dizer baboseira mesmo. Estado Grande não é monopólio da Esquerda…estude história!

Dodo
Dodo
5 anos atrás

Legal a reportagem e tal,mas com todo respeito aos editores,o que diabos isso tem a ver com o universo militar? ?

Luiz Henrique
Luiz Henrique
Reply to  Dodo
5 anos atrás

muita coisa.

Alexandre Galante
Reply to  Dodo
5 anos atrás

São os governos civis que mandam nos militares e liberam a verba para a Defesa, portanto tem tudo a ver.

Rogério
Rogério
Reply to  Dodo
5 anos atrás

Disse tudo Alexandre. Dodo, sinto muito mas a leitura engrandece o homem, e é Crazy não
Craizy como você postou em seu comentário abaixo, ou você já está crazy, se tivesse estudado na idade das trevas para a educação como você mesmo disse, saberia a diferença entre tudo isto, mas …

Samuca
Samuca
5 anos atrás

Discordo terminantemente! O Brasil não contribui (assim como nunca o fez no passado) para a evolução de quaisquer ideologias que sejam, tanto em nível acadêmico, ou em nível de atuação parlamentar, de modo que os ‘agentes políticos’ brasileiros, sejam eles os tidos como de ‘esquerda’ ou de ‘direita’ no Brasil, em realidade, nada mais são do que meros boçais puxa-sacos na forma de ‘alto-falantes’* respectivamente, de Cuba e EUA. *alto-falantes no sentido de apenas cacarejarem o que leem/ouvem/ou são mandados gritar por cubanos e norte-americanos. E, ainda, ficam doi-di-nhas quando, além disso, podem colocar um pin ou do Che Guevara… Read more »

Mateus
Mateus
5 anos atrás

Ué, mas isso já existe no Brasil. Dois pensamentos ideológicos iguais (Marxismo e Neomarxismo) disputando a alternância de poder (PT e PSDB)

O certo seria um partido de oposição, mas o Brasil não tem um partido de direita.

O que nós temos é uma direita baseada na narrativa dominante da esquerda.

Não tem problema você acreditar que o PSDB é de direita. Muita gente acredita que Cuba é uma democracia e que o seu sistema de saúde é o mais avançado do mundo.

É melhor já ir acostumando com a realidade, 2018 vai ser diferente.

Fila
Fila
Reply to  Mateus
5 anos atrás

A assertiva de que o Psdb era um partido de esquerda que caminhou para a direita é resultado de um estudo científico respaldado por Oxford e FGV. Existem definições consolidadas na literatura sobre as posições no espectro político. Não aceitar essas convenções é um tanto complicado, pois, afinal, de onde vem o respaldo para dizer que o que é direita ou esquerda senão o que está posto?

Bruno Rocha
Bruno Rocha
Reply to  Fila
5 anos atrás

Quando foi que esses partidos social-democratas defenderam pautas conservadoras?
Privatizações não são pauta, são necessidade que até partidos marxistas são obrigados a fazer.

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
Reply to  Bruno Rocha
5 anos atrás

Não existe direita ou esquerda, existem demagogos, tipo a Margaret Thatcher, diva do conservadorismo, mas que era a favor do abort act, e Lênin privatizou empresas na União Soviética durante a NEP.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Mateus
5 anos atrás

Mateus, realmente não havia nada forte que se podia dizer “de direita”, fora o DEM que vai indo onde a maré manda. Esse papo de PSDB de direita, realmente não cola.

Mas, com a ascensão do Bolsonaro, acho que podemos esperar uma polaridade bem acentuada nessas próximas eleições. Contudo, uma hora ou outra ele terá que dar o braço a torcer e, como diz o texto, mostrar a quem ele pretende se aliar e não dá para fugir de algumas bandeiras de centro ou centro esquerda.

Dodo
Dodo
Reply to  Mateus
5 anos atrás

“Não existe partido de direita no Brasil ” kkkkk ok como diria obi wan kenobi no episódio 3 de star wars: “Friend you are craizy”
Não existe não DEM,patriotas,psdb etc….. Bolsonaro,Magno Malta,ACM Neto ? Apenas levemente a direita né kkkkk

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Dodo
5 anos atrás

Dodô, foi em resposta a mim? Pois citei o DEM como de direita. PSDB não é de direita. O próprio texto traz sobre a envergadura do PSDB às direita nos últimos anos, especialmente por conta do impeachment, visando representar uma contrariedade ao que representa o PT. Mas, suas raízes são de centro esquerda. E hoje, diria que flutuam entre pautas de centro esquerda e de centro direita. Nada que possa taxa-los puramente de direta.

Mateus
Mateus
Reply to  Dodo
5 anos atrás

@Dodo

Desde quando Bolsonaro e Magno Malta são partidos?

DEM, patriotas, PSDB? Quando esses partidos levantarem uma única causa conservadora vocês podem gritar “São partidos de DIREITA”.

O DEM, nas classificações dos “experts”, é taxado como um partido liberal conservador. Santo Pinóquio do cupim vermelho. A própria semântica da palavra conservador e liberal já são antagônicas entre si. É cada loucura que nós temos que ler.

Passar bem.

Dodo
Dodo
Reply to  Mateus
5 anos atrás

Amigo tudo isso é relativo. Política não é exatas,o que é liberal para vc pode ser conservador para mim é vice versa. Por isso que eu não acredito em uma palavra dessa pesquisa,muito mal feita,ou qualquer pesquisa que busque entender definições ou posições ideológicas,simplesmente porque é impossível

João Girardi
João Girardi
Reply to  Dodo
5 anos atrás

PSDB de direita… sei.
http://sensoincomum.org/2017/11/28/psdb-se-une-ao-pt/
“O evento, que tem como objetivo declarado articular estrategicamente a esquerda nacional para o combate ao avanço do conservadorismo no país, reunirá lideranças de diversos partidos de esquerda. Além de políticos e intelectuais do próprio PSDB, foram convocados representantes do PSB, da REDE, do PV, do PPS, do PDT, do PSOL e do PT.”

sub-urbano
sub-urbano
Reply to  Mateus
5 anos atrás

Mais um mito propagado na internet como terra plana, hitler de esquerda e Nibiru. A MAIORIA dos partidos brasileiros são de direita. Tanto que os Democratas americanos são vistos como de esquerda pelos brasileiros, sendo que na realidade são centristas. O PT mesmo é centro-esquerda.

Mateus
Mateus
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

“A MAIORIA dos partidos brasileiros são de direita”. urbano, SUB.

A oratória não cria verdades, uma retórica constante cria. Ou seja, uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade“

Passar bem.

Dodo
Dodo
Reply to  Mateus
5 anos atrás

Defina direita e esquerda Mateus por favor
Passar bem

Fila
Fila
Reply to  Dodo
5 anos atrás

Isso pouparia metade das discussões inúteis aqui no Forte.

Hélio
Hélio
5 anos atrás

Tudo o que o establishment quer é um bi partidarismo. Não import quantos partidos existam, quanto mais partidos melhor, a quem interessa a limitação da organização política? Veja os EUA, quantos partidos tem? Não são só 2, são milhares, cada um com suas próprias forças regionais, por isso a democracia funciona lá mesmo com bi partidarismo. O que não pode existir é o financiamento público aos partidos, fora isso, que existam 2 mil partidos e que o povo escolha aquele que acha melhor ou menos pior.

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Hélio
5 anos atrás

É por ai Hélio, o problema não é ideológico, cada um segue o que entende por melhor, o nosso problema é que temos uma casta que vive as custas de nossos impostos, eles criam partidos, para se ajustar as necessidades pessoais. O financiamento publico de partidos é uma excrecência. O tiozinho do Aerotrem, vive de que?

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
5 anos atrás

Mais importantes do que número de partidos, forma de financiamento de campanha, acesso a fundo partidário e a tempo de exposição em programas eleitorais são: adoção do voto facultativo, voto distrital misto, fim das coligações partidárias para as eleições proporcionais, extinção da reeleição para cargos executivos, dos cargos de vice nas chapas majoritárias e alteração da duração de todos os mandatos para cinco anos, redefinição do número de cadeiras nas casas legislativas com base na proporção do número de eleitores por estado, distrito federal e número de distritos municipais, redução do número de vereadores, deputados estaduais e federais e redução… Read more »

Jerônimo Torres
Jerônimo Torres
Reply to  Adriano Luchiari
5 anos atrás

concordo.

Podia tb esticar o mandato de senadores e deputados e proibir a reeleição para mesmo cargo.

Dodo
Dodo
Reply to  Jerônimo Torres
5 anos atrás

Por que proibir reeleição? Se o cara for um bom governante ou tiver boas políticas ele não poderia ser reeleito pela população? Mas que maluquice é essa ?

Bosco
Bosco
5 anos atrás

Só tem dois mesmo, o partido dos que estão no poder e o dos que querem estar.

Camargoer
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Olá Bosco. Acho que existem 3 modelos partidários. Tem o sistema de partido único, tem o bipartidarismo (exatamente como você descrever e existiu no Brasil durante a ditadura militar – Arena x MDB) e o pluripartidarismo. Não exste nenhuma razão para dizer que 3, 5 ou 15 partidos seria o melhor. Talvez o melhor seja o pluripartidarismo mas com alguma regra de barreira para acesso ao fundo partidário. Assim, seria possível haver tantos partidos quantos aqueles que tivessem alguma representatividade (número mínimo de deputados, representação obrigatória em todas as assembleias legislativas estaduais, ao menos um senador, número mínimo de deputados… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Ou poderia não existir fundo partidário rsrs.
Durante o governo FHC, foi criada cláusula de barreira para evitar que partidos nanicos tivessem representação no Congresso. Aí veio o STF e julgou a cláusula inconstitucional por ferir a “democracia”. Hoje vemos os problemas que essa canetada do STF causou.

Marcos10
Marcos10
Reply to  Rafael Oliveira
5 anos atrás

O STF tem causando ao longo dos anos danos irreparáveis ao país.

Camargoer
Reply to  Rafael Oliveira
5 anos atrás

Olá Rafael. A existência do fundo partidário e do financiamento público exclusivo para campanha é o melhor modo de evitar a pressão pode financiamento privado ou por caixa 2. Se garantirmos o financiamento dos partidos por um fundo público, os partidos políticos não precisarão buscar financiamento em empresas privadas ou apoio de milionários. Sobre a cláusula de barreira, a culpa não pode ser colocada no colo do STF mas de quem escreveu a lei e não avaliou sua constitucionalidade. A constituição é clara sobre a livre organização partidária (art. 17). Contudo, o registro do partido é feito segundo lei ordinária.… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Você acha que vagabundo liga para regras ?

Pode proibir o que quiser que o Caixa 2-3-4-5 não vai deixar de existir

Os seus amigos do PT fizeram mais caixas que uma loja do Carrefour e não será o financiamento público que vai acabar com isto.

A única diferença é que esta palhaçada será inteiramente paga pelo povo.

Wilson França
Wilson França
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

O Caixa 2 é a regra nas campanhas políticas. Do PT e de todos os outros.

Gabriel
Gabriel
5 anos atrás

O melhor é o voto distrital majoritário com o parlamentarismo…teriamos uns 2 ou trê partidos nesse sistema

Camargoer
Reply to  Gabriel
5 anos atrás

Caro Gabriel. Sou contrário ao voto distrital. Esse tipo de organização enfraquece o partido e privilegia os candidatos puxadores de voto (artistas, jogadores de futebol, etc.). A eleição do legislativo não pode se majoritária como ocorreria no voto distrital. Ele deve ser proporcional para privilegiar a bancada partidária e não o legislador individual. Se a discussão é pela extinção dos partidos sem coerência ideológica, então deve-se privilegiar o voto proporcional para os candidatos ao legislativo. O Brasil tem dois tipos de legisladores (o deputado eleito por voto proporcional e o senador eleito por voto majoritário). A câmara dos deputados tem… Read more »

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Exatamente este tipo de “democracia” em que o partido é favorecido em detrimento do candidato é o grande culpado pelo Brasil estar na merda que está. A eleição do legislativo pelo voto proporcional tornou a câmara dos deputados esse balcão de negócios e vergonha nacional, e muito carente de representação na qual apenas 35 deputados se elegeram de modo direto e o restante tudo eleito via voto proporcional, isso quer dizer que só 7% dos parlamentares superaram o mínimo necessário de votos, sendo que algumas coisas mudaram como em 2015 com o Senado aprovando o fim das coligações partidárias nas… Read more »

Camargoer
Reply to  Gilson Moura
5 anos atrás

Uma das grandes distorções que ocorrem na eleição de deputados é o por meio do financiamento privado, como ocorreu com sob com Eduardo Cunha. Como financiou a eleição de diversos deputados em diferentes partidos que não tinham capacidade de autofinanciamento, o que distorceu a representatividade na câmara, pois os deputados eleitos tinham fidelidade à Cunha, não ao seus partidos. O financiamento reduz bastante esse problema. O voto distrital fragmenta mais ainda o parlamento. A lei partidária foi revisada em 2015 quando foi incluída uma espécie de cláusula de barreira para partidos sem representatividade política. Sucessivas eleições resultarão em um esvaziamento… Read more »

Gabriel
Gabriel
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Essa fragmentação não ocorre!
Pode procurar os casos de voto majoritário ao redor do mundo

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Camargoer
Basta vincular um limite a um CPF. Eu doo x reais para um, e apenas um, candidato ou partido, ponto. Partidos tem que ser vistos como um ajuntamento de pessoas com os mesmos ideais, um clube, e portanto bancados apenas pelos seus simpatizantes.

Celso
Celso
Reply to  Gilson Moura
5 anos atrás

Penso da mesma forma em principio caro Gilson. Nao importa o que facam, nunca teremos um sistema partidario correto ou eleicoes dignas do nome (livres). O Brasil vive um estado tal de aparelhamento que em todas as instituicoes temos a maior ZONA do mundo em todos os sentidos. Essa politicalha que ai esta encastelada nao me representa e nunca me representou, assim como a milhoes de outros. Qto ao comentario do Camargo, parece-me que a voce so valem mesmo as tais leis inuteis e claramente direcionadas nestes ultimos 30 anos, ou seja, qto maior a ZONA, melhor o numero de… Read more »

Gabriel
Gabriel
Reply to  Gilson Moura
5 anos atrás

Gilson Moura,
Foi essa visão que tive do sistema no meu Bacharelado em Ciência Politica.
1)O sistema proporcional transformou nosso parlamento numa loucura.
2)Financiamento público de campanha é coisa de tirano! É Obrigar o cidadão a financiar partidos que ele não acredita.
3)Todo o financiamento de campanha deve ser privado, inclusive com participação de empresas.(As pessoas numa democracia devem sim ter o direito de apoiar candidatos)
4)Voto majoritário e distrital!

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
Reply to  Gabriel
5 anos atrás

“Tamo junto” Gabriel

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Gabriel
5 anos atrás

Falou bem, pessoas devem sim ter o direito de apoiar seus candidatos, não empresas.

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Gabriel
5 anos atrás

Gabriel
Concordo com os pontos colocados, menos o financiamento por empresas. Empresas não tem ideais, posições politicas, quem tem isto são pessoas, então apenas pessoas poderiam fazer doações. E apertando um pouco mais, apenas para um partido ou candidato.

Rafael_PP
Rafael_PP
Reply to  Gabriel
5 anos atrás

Concordo! O voto distrital aproximaria mais os candidatos e eleitos de seus eleitores. Vejo com bons olhos os distritos anglo-saxões, onde cada deputado, apesar de sua agenda, deve prestar contas à uma comunidade específica. Aqui, se elege os líderes de partidos, ou no máximo, representantes de setores específicos que apenas defenderão interesses corporativistas. Depois reclamam de crise de representatividade.

Daglian
Daglian
5 anos atrás

A pesquisa é interessantíssima e certamente demonstra o que todo brasileiro já sabia, mas agora saberá por meios científicos: os partidos políticos não representam e nunca representarão o povo brasileiro, mas somente estão lá para defender seus próprios interesses, e o povo que se dane. Apenas discordo do que a pesquisa chama de “centro-direita”: não há partidos de direita no Brasil. O que ocorre é que qualquer coisa à direita do PSDB é chamado de “extrema-direita-nazi-fascista”, e todos correm assustados. A função do PSDB é, apenas, cooptar as pessoas que não concordam com o pensamento de extrema esquerda, mas ainda… Read more »

Fernando_SP
Fernando_SP
5 anos atrás

Poderíamos proibir propaganda no radio, tv´s e qualquer tipo de impresso ou outdoor. O uso de automóvel não seria permitido (em hipótese alguma), só poderiam fazer campanha a pé ou de bicicleta e de porta em porta. Jatinhos e caravanas seriam crimes inafiançáveis. Para campanhas presidenciais poderia se liberar o uso de ônibus, de linha, nada de “busão” particular. Visitas as áreas carentes e perigosas, só poderiam ser realizadas sem segurança, alias, proibir o uso de seguranças também. Sem show-comícios. Nada de “redes sociais”. Talvez uma permissão para fazer uns malabarismos nos semáforos, mas SÓ! Nada de fundo partidário, financiamento… Read more »

Rafael_PP
Rafael_PP
Reply to  Fernando_SP
5 anos atrás

Suas primeiras propostas têm todo meu apoio! Acho engraçado que durante o período eleitoral, as vastas legislações sobre poluição sonora e visual são terminantemente ignoradas pelos responsáveis por sua guarda.

Antônio
Antônio
5 anos atrás

Essa matéria abre espaço para inúmeras análises. Em primeiro lugar, quem é um professor de Oxford para dizer o que é melhor para o Brasil? E falam sobre a esquerda como se fosse um grupo político qualquer e não um movimento ideológico radical que pretende implantar uma ditadura comunista… A exemplo de Cuba, Venezuela, Bolívia, Equador. Não existe isso de tolerância. Não se pode ser omisso diante do grave risco de nosso país cair nas mãos do bolivarianismo… Isso não é brincadeira. Mas a imprensa e órgãos públicos trabalham nesse sentido, de forma consciente ou inconsciente. A cada momento tentam… Read more »

Antônio
Antônio
5 anos atrás

Há muita gente na imprensa, políticos e ministros do STF que criticam a existência de muitos partidos. Dizem que deveria haver dois talvez. Ok, vamos acabar com PT e MDB então… Ah, não pode… Quando o PT estava no poder várias vezes determinados políticos tentaram se candidatar, mas Lula proibiu. Por exemplo, Ciro Gomes em 2010. Mas o PT (Lula falou com Eduardo Campos, presidente do PSB, para não deixar…). Ou Marina Silva… Ou seja, o multipartidarismo é melhor. Algumas ideias que tenho são: Os candidatos com melhor resultado nas pesquisas teriam direito a um avião da FAB por três… Read more »

Antônio
Antônio
5 anos atrás

A Colômbia pode se arrepender amargamente de permitir um partido de extrema esquerda como o das Farc de concorrer.
No Brasil já se permite essa turma radical de esquerda tipo PT, PC do B, PSOL, PSTU…
Que defendem que nosso país se torne uma Coreia do Norte ou cuba.
Na Bolívia, Equador, Venezuela já deram o golpe e não saem mais.
Não existe mais imprensa livre, nem judiciário etc.
Aí pesquisadores estrangeiros ou outras pessoas no Brasil tratam a esquerda como apenas um grupo partidário e não como um risco ao nosso desenvolvimento e à nossa democracia.

Gabriel
Gabriel
Reply to  Antônio
5 anos atrás

As FARCs não elegem nem sindico de prédio amigo.
Os colombianos já sabem odeiam aqueles terroristas….

Wilson França
Wilson França
Reply to  Antônio
5 anos atrás

E que democracia é essa a sua na qual só partidos de direita podem concorrer????

Antônio
Antônio
Reply to  Wilson França
5 anos atrás

O objetivo das esquerdas na América latrina é implantar o comunismo.
Se estamos falando de democracia o esquerdismo comunista que há 100 anos tenta tragar nosso país ao abismo deve ser descartada.
Não é porque somos democratas que devemos aceitar partidos ligados ao estado islâmico ou ao comunismo.
O estado islâmico é uma praga que aflinge o oriente médio e a África.
Enquanto o esquerdismo/bolivarianismo/comunismo teima em aflingir a América latrina por meio de suas viúvas na região.
As pessoas de bem devem rechaçar tal ideologia com veemência.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
5 anos atrás

Camargoer: Você está sendo um pouco ingênuo em achar que o STF é o intérprete perfeito da Constituição, o qual não erra e, se declararam a lei inconstitucional, é porque ela era mesmo. Se os ministros do STF fossem perfeitos e infalíveis, todo julgamento no plenário seria unânime. Lei 9096/95: ” Art. 13. Tem direito a funcionamento parlamentar, em todas as Casas Legislativas para as quais tenha elegido representante, o partido que, em cada eleição para a Câmara dos Deputados obtenha o apoio de, no mínimo, cinco por cento dos votos apurados, não computados os brancos e os nulos, distribuídos… Read more »

Camargoer
Reply to  Rafael Oliveira
5 anos atrás

Caro Rafael. Imperfeito ou não, a regra constitucional reserva ao STF o papel de tribunal constitucional, portanto a primeira questão é reconhecer que cabe ao STF esse julgamento. A consequência de ignorar isso é tirar a legitimidade da constituição e de tudo que deriva dela, inclusive o regime democrático. Como disse, a Lei 9096/95 que organiza os partidos foi alterada em 2015 para incluir uma cláusula de desempenho para os partidos. Essa sim é constitucional. Sobre o financiamento publico, ele não elimina o caixa 2 (óbvio) mas ele iguala as chances dos candidatos, minimizando a influência do poder econômico. A… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Camargoer, Eu não disse que o STF não poderia ter julgado daquela forma ou que foi ilegítima a decisão. Disse apenas que foi ruim. Assim como o Presidente da República tem competência para tomar certas decisões (coisa que eu não tenho) e eu posso considerar que as decisões foram ruins. Eu apenas responsabilizei o STF por uma decisão ruim, assim como posso responsabilizar o Congresso Nacional pela aprovação de uma lei ruim. Não é porque o STF formalmente tem competência para dizer o que é constitucional e o que não é, que ele sempre acerta em termos materiais. Tanto que… Read more »

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
Reply to  Rafael Oliveira
5 anos atrás

Sobre financiamento de campanha, sem dúvida o melhor é o financiamento privado, de pessoa física ou jurídica para o partido ou candidato que escolherem, sendo que os valores poderiam ser abatidos nos respectivos impostos de renda. Para maior transparência e melhor fiscalização, as doações seriam depositadas em uma conta dos Tribunais Eleitorais em nome do partido ou candidato, e esses fariam os pagamentos referentes às suas campanhas mediante apresentação das faturas correspondentes.

Dodo
Dodo
5 anos atrás

Com todo respeito a pesquisa,mas achei meio desnecessária e óbvia,essa é uma realidade que é aplicável não só no Brasil mas também como diversos países no mundo,a Alemanha atualmente é o melhor exemplo.

sub-urbano
sub-urbano
5 anos atrás

A República é uma organização criminosa.

As oligarquias locais queriam roubar mais e como o país era propriedade dos Bragança ficava difícil.

Prova disso é o período da república velha, logo após a monarquia. O Brasil passou de 3ª maior marinha do mundo e 4ª maior economia para uma republiqueta coronelista em estagnação pelos próximos 50 anos.

O Brasil era um Império Russo na época da monarquia e em 1980 era um México. A Rússia em 1980 era uma superpotência.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

Meu caro, na monarquia comandada por D.PedroII o Brasil detinha também desenvolvimento científico, Luz elétrica, ferrovias, etc…éramos ponteiros no mundo! Somente para enumerar, em 1883, a Marinha Brasileira adquiriu da Inglaterra o navio Riachuelo, este era mais poderoso que qualquer navio da frota americana, só isto! Ahh manter a família real é caro, e quanto manter a família real democrática republicana atual ( presidentes, ex presidentes e muitos políticos). Mas não irei entrar âmbito de regimes, mas que seria bom ver um Rei ou primeiro ministro destituir um congresso corrupto, ou um judiciário parcial ahh isto seria!!! ST4

Dodo
Dodo
Reply to  Saldanha da Gama
5 anos atrás

Nunca li tantas asneiras na minha vida,só tem maluco mesmo pra defender monarquia…. argumentos falaciosos e sofisticos. Me lembram até aqueles que acreditam que antes da guerra do paraguai aquele país era uma utopia na terra kkkkk. Típico de pessoas com uns 50 anos e que viveram na idade das trevas para a educação brasileira que foi a década perdida dos anos 80….

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
Reply to  Saldanha da Gama
5 anos atrás

Ah claro, com uma constituição que dizia que uma pessoa poderia ser dona de outra. Bem desenvolvida essa monarquia.

Angelo Chaves
Angelo Chaves
Reply to  Defensor da Liberdade
5 anos atrás

Me mostre isso na constituição.

Victor Moraes
Victor Moraes
Reply to  Defensor da Liberdade
5 anos atrás

A monarquia só caiu porque Princesa Isabel assinou a lei Áurea, libertando definitivamente os escravos. A elite cafeeira, endinheirada a mantenedora dos parlamentares, além de um exército traidor, que voltou da guerra do Paraguai exigindo compensações e privilégios, derrubaram o imperador. Não foi pacifico entre toda população, mas como sempre, decisões de gabinete. O povo geralmente apenas observa. Estude história brasileira do período colonial. Por outro lado a república desfez-se dos negros preferindo contratar italianos e alemães, o imigrantes, o que veio a gerar as favelas, em última análise. O negro não podia ficar na fazenda, então, ou quilombo ou… Read more »

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

Senhores será que as pessoas não podem ter uma opinião, seja monarquista, republicana, comunista ou ditadorial ? Sem serem contestadas de forma não fidalga ou educada? Se discordam da opinião contrárias as suas, que discutam na base do respeito e educação! St4

PauloR
PauloR
5 anos atrás

Sou a favor que os dois partidos sejam um comunista e outro socialista.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  PauloR
5 anos atrás

Se tivermos apenas dois partidos sendo um comunista e outro socialista estamos condenados ao atraso eterno.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  PauloR
5 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkk Sim, o socialismo e o comunismo têm dado certo no mundo todo.

Mas você não precisa esperar o Brasil mudar para viver nesse sonho não. Basta correr para a Coreia do Norte. Dizem que a vida lá é sensacional.

Dodo
Dodo
Reply to  Felipe Morais
5 anos atrás

Felipe pelo menos lá bandido não se cria e o politicamente correto não existe

Alessandro
Alessandro
Reply to  Dodo
5 anos atrás

é lá bandido não se cria, já nasce e se filia ao partido comunista, e o povão é obrigado a adora-los senão é paredão rsrs…

não tem politicamente correto ? tenta criticar o partidão vermelho pra ver só, é paredão tbm !

Alessandro
Alessandro
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

se der “sorte” vai trabalhar para o resto da vida em alguma gulag comuna

Rogério
Rogério
Reply to  Dodo
5 anos atrás

Muda pra la Dodo, você vai adorar, já que la não existe bandido, e outra, a idade das trevas começou após os anos oitenta ou você também idolatra o comunista Paulo Freire e a falácia do construtivismo, onde alunos em idade colegial não sabem a tabuada do 2, pense nisto, a Coréia do Norte te espera de braços abertos.

Ps: leve sua alimentação, pois lá isto é artigo de luxo.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
5 anos atrás

A grande Quantidade de partidos, tem uma fundamentação democrática sim!!!! Repasse de verbas altíssimas e cabide de emprego!!! é simples assim!!!!! st4

Antônio
Antônio
Reply to  Saldanha da Gama
5 anos atrás

Se forem só dois é mais democracia?
Bolsonaro tem 20% das intenções de votos e muitos partidos não o querem.
Isso é democracia?
A esquerda fazendo a caveira de Bolsonaro?
E outros partidos de centro?
Aí você acaba tendo que partir para a criação de um outro partido, o que já não é muito simples.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Antônio
5 anos atrás

Caro Antônio, acho pouco 2 e acho desnecessário 30 e tantos partidos, assim como ministérios. Os partidos recebem recursos do estado e tb qdo se alugam! Nem 8 nem 80

Angelo Chaves
Angelo Chaves
5 anos atrás

Bom era quando no Brasil dois partidos, o liberal e conservador, se revesando no poder, e uma monarquia constitucional para garantir o bom funcionamento da democracia. Quando o governo caiu nas mãos da república nunca mais houve paz. Concordo com o nobre editor quando afirma que a política está diretamente relacionada à defesa. Bons governos se preocupam com todos os aspectos da vida de seu povo, um deles é a defesa, a soberania enfim. Nesta mesma linha de raciocínio, a aproveitando que está em voga a “classe Tamandaré” como novo meio a ser adquirido por nossa esquadra, lembro que 3… Read more »

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Angelo Chaves
5 anos atrás

Meu caro disse tudo e quase ninguém fala, mas qdo da decretação da república, e a saída da família real, os republicanos espoliaram tudo que puderam do Império Brasileiro! ST4

Dodo
Dodo
Reply to  Angelo Chaves
5 anos atrás

O que ? Sério isso ? Por acaso no período imperial antes da guerra do paraguai o exército não era mais fraco do que as polícias estaduais ?? Eu acho.mto engraçado esses neo monarquistas que adoram olhar o que funcionava e ignorar o que não funcionava na época imperial,igual a quem defende o governo militar

Angelo Chaves
Angelo Chaves
Reply to  Dodo
5 anos atrás

Amigo, meu argumento se baseia em fatos amplamente discutidos em literatura científica. Procuro manter de lado a discussão ideológica, mesmo que exponha livremente meu ponto de vista político. Não pretendo ser enfadonho ao ponto de querer dar uma aula de história e sociologia numa área que não é proposta para tal, porém devo salientar ao amigo que as análises que faz são eivadas de argumentos ideológicos comuns dos livros didáticos brasileiros, em sua maioria de autores Marxista que fundamentam suas pesquisas no materialismo histórico. Eu prefiro embasar meu argumento nas provas documentais, fatos, meu caro, contra eles não há argumentos.… Read more »

Bravox
Bravox
5 anos atrás

Gostaria de sabe a opinião de voces sobre a restauração da monarquia no Brasil? (monarquia parlamentar com dois partidos)

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
Reply to  Bravox
5 anos atrás

Caro Bravox, a República federativa, presidencialista e bicameral do Brasil, com suas virtudes e defeitos, veio para ficar. A nossa ainda jovem democracia precisa ser depurada e aperfeiçoada com base, na minha humilde opinião, na forma dos comentários sobre a legislação eleitoral que eu escrevi, com as devidas melhorias por quem entende mais do que eu do assunto. Abraço e feliz Páscoa para você e todos os comentaristas.

Ádson
Ádson
Reply to  Bravox
5 anos atrás

Bravox, o único Brasil que deu certo até hoje foi o Império.

Dodo
Dodo
Reply to  Bravox
5 anos atrás

Tá maluco cara? Pra que colocar uma família real inútil sugando o dinheiro público pra se manter em puro luxo ? Qual o objetivo ? O que de fato mudaria ao substituir um presidente por um primeiro ministro ? Não tem diferença alguma a não ser no processo de votação. As decisões são proferidas da mesma forma e da mesma maneira. Pode ver os países que hoje possui em monarquias e vê se sempre meta da da população não quer que esses inúteis mamadores de recursos caiam fora

Angelo Chaves
Angelo Chaves
Reply to  Dodo
5 anos atrás

Guerreiro, procure saber qual o palácio mais caro de se manter, o do Planalto ou o de Buckingham. Procure também qual também saber o que é mais custoso, manter o presidente brasileiro ou a corte de Elizabete II, ou da Espanha, ou da Suécia ou de qualquer outra monarquia européia. Procure saber também qual era a dotação da corte de Pedro II e qual era a do governo golpista de Deodoro. Se estiver disponível para fazê-lo…
Alpha 24.

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
Reply to  Angelo Chaves
5 anos atrás

Você está contando somente os gastos da residência oficial da rainha, mas se você juntar todo o gasto governamental o buraco é bem mais embaixo.

Angelo Chaves
Angelo Chaves
Reply to  Defensor da Liberdade
5 anos atrás

Justamente, minha comparação é só do gastos dos palácios, se formos contabilizar os gastos totais a nossa vergonha é maior ainda.

Angelo Chaves
Angelo Chaves
Reply to  Bravox
5 anos atrás

Opino a favor da monarquia. Os meus comentários acima possuem a justificativa.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Bravox
5 anos atrás

antes eu tinha preconceito sobre a monarquia devido a minha ignorância histórica sobre o assunto, mas após alguns estudos venho mudando de ideia e começo a simpatizar por uma monarquia parlamentarista, desde que o imperador não seja apenas uma mera figura ilustrativa.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

O problema não é o nro de partidos e nem o fundo partidário..

O problema é o brasileiro..

Simples assim..

Quanto mais regras criam, mais criativos ficam aqueles que as burlam e mais inferniza a vida de quem é honesto..

Augusto L
Augusto L
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

Concordo 100%.

romario
romario
5 anos atrás

Nos EUA tem esquerda e direita? Lá tem é nacionalismo! Esquerda e direita é para manter povos explorados impactados. VIVA o nacionalismo e abaixo o entreguismo dos ricos do brasil que acreditam que são cidadãos norte americanos ou europeus.

Ádson
Ádson
5 anos atrás

“Cê tá loco”, rsrs, concordo com dois partidos, mas os dois de esquerda seria o fim da picada. Hoje eu sou por dois partidos sim, um de centro direita e outro direitão mesmo.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Ádson
5 anos atrás

assino embaixo, e ainda criaria uma lei federal onde todo os tipos de ideias comunistas como o marxismo, gramscismo, fabianismo e o trotskismo fossem banidas e punidas com rigor, como é o nazismo hoje.

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Cerceamento da liberdade de expressão… Que coisa mais socialista não? A diferença entre um socialista e o neocon (direita), é que os neocons lambem botas de militares.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Defensor da Liberdade
5 anos atrás

então seguindo sua lógica pq não voltar a doutrinação nas escolas, e a propaganda em rádio, tv e internet dos ideais nazistas e fascistas, já que vc é tão liberal ? Vamos ter coerência e liberar para todos, só não reclama depois.

há uma diferença entre cercear a liberdade dos outros, e ter BOM SENSO e exigir leis e regras numa sociedade para manter o equilíbrio mental das pessoas, coisa que não está havendo no Brasil em especial.

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Meu amigo, acredita em contos de fadas quem quer, mas você quer que o estado proíba um sujeito de acreditar em contos de fadas e se acha melhor que um socialista? Além do mais só existe doutrinação hoje por causa de idiotices estatais como regulamentação de currículos acadêmicos via MEC, regulamentação de mídia e etc.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

mas ae vc está misturando alhos com bugalhos, regulamentação de currículos acadêmicos e etc. é uma coisa, LEIS penais contra bandidos ideologistas autoritários, que querem exatamente tomar o poder para nos tirar a liberdade são outros 500 todo país democrático há leis para manter a ORDEM e o PROGRESSO, vc deu o exemplo lá embaixo no seu comentário que gostaria de ver o Brasil se tornar um “Estados Unidos” e eu concordei, mas eles sempre tiveram problemas sociais de racismo e superioridades de raças por causa dessa liberdade que deram para manifestações, tanto é que hoje os EUA já não… Read more »

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
Reply to  Ádson
5 anos atrás

Aceito se um partido for o novo 30 do João Amoêdo e o outro do Flávio Rocha. Se for igual ao Bolsonaro, Deus nos livre, já imaginaram leite de “ornitorrinco da amazônia” para as crianças beberem nas creches e escolas? E as Jóias de Nióbio? Se é que Bolsonaro é de direita, afinal um sujeito que votava “90% igual ao PT” como ele mesmo disse, ou seja pautas esquerdistas, não pode ser de direita.

Camilo
Camilo
5 anos atrás

Me falem um país de izquerda que esteje bem?.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Camilo
5 anos atrás

A União soviética está bem…bem no quinto dos infernos!

Venezuela, Coreia do Norte, Cuba, Bolívia, Nicarágua…países com excelente qualidade de vida, altíssima liberdade de expressão, economia ascendentes etc etc etc.

Dodo
Dodo
Reply to  Felipe Morais
5 anos atrás

Felipe,esqueceu a Alemanha com a querida Ângela Merkel

Dodo
Dodo
Reply to  Camilo
5 anos atrás

Depende,Camilo. Boa parte dos países nórdicos tem como políticas base aquilo que chamaríamos de políticas de esquerda,como educação pública para todos,saúde publica,auxilio emprego,as suas versões de bolsa família etc…. a questão é que isso é fácil de se fazer em países pequenos,em países como o Brasil,os EUA, a Rússia etc… isso é impossível de ser feito,pelo menos mantendo um carácter democrático a coisa

Angelo Chaves
Angelo Chaves
Reply to  Dodo
5 anos atrás

Isto não é política de esquerda. O nome disso é social democracia, com direito de liberdade, livre iniciativa, participação social, enfim, os valores que os aliados defenderam na segunda grande guerra. Só para ser chato, todos esses países nórdicos que citou são monarquias!

Daglian
Daglian
Reply to  Dodo
5 anos atrás

Negativo Dodo. Tais países Nórdicos NÃO chegaram a tamanha qualidade de vida por políticas de esquerda. Isso é uma falácia comum e muito popular e, como diria Goebbels, uma mentira repetida mil vezes se torna verdade. Não o estou acusando de nada, pois acredito que seja um simples engano de sua parte. Os países nórdicos se desenvolveram com políticas capitalistas e liberais como a maioria dos países da Europa Ocidental e, quando chegaram a certo nível social, passaram lentamente a trocar essas políticas por algo como um “welfare state”, com ideologia que tende mais para a esquerda. Mas essas políticas,… Read more »

Angelo Chaves
Angelo Chaves
Reply to  Dodo
5 anos atrás

Senhor editor,
Meu último comentário não foi publicado.
Aguardo a moderação.
sds.

Jefferson
Jefferson
5 anos atrás

Seiiiiiiiii…eles querem 2 partidos, assim mata qualquer tipo de oposição e pensamento diferente. Brasil, assim como Portugal, são dominados desde 1985 por 2 partidos de esquerda, aqui no Brasil o PT e o PSDB que são partidos de esquerda e extrema-esquerda. Nessa questão eu penso exatamente o contrário, eu defendo o oposto, quanto mais partidos melhor. O poder deve ser diluído, deve haver diversas correntes, o Brasil mesmo com tantos partidos não consegue ter sequer 1 partido conservador, não tem nenhum partido de direita e somente agora surgiu o NOVO que é liberal. Isso para ver o totalitarismo dentro do… Read more »

Angelo Chaves
Angelo Chaves
5 anos atrás

Guerreiro, isto não é esquerda, é social democracia! Lá se defende valores como liberdade, direitos iguais, livre iniciativa, paz social, enfim, os valores que os aliados do ocidente defenderam na segunda grande guerra. Só para ser chato, os países nórdicos que citou são todos monarquias!

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
5 anos atrás

Quase 100 comentários, todos acreditando que somos uma democracia. Leiam o artigo do Guzzo na última Veja. Fiquei até espantado pelo fato de a Veja tê-lo publicado. Sempre pensei o que ele escreveu. O povo brasileiro está LONGE de saber escolher representantes. A massa inculta, a plebe ignara, aquela que assiste Huck, Faustão e Ratinho, nem sabe a diferença entre deputado e senador. Quiçá o que é esquerda e direita. A nossa CF de 88, a “cidadã”, um lixo, tem mais de 250 artigos. Feita pelos derrotados em 64, acabaram com a mínima possibilidade de governabilidade. E é essa plebe… Read more »

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
5 anos atrás

Comentário retido.

Alessandro
Alessandro
5 anos atrás

Por mim acabaria com todos os partidos atuais, restabeleceria uma monarquia parlamentarista com apenas dois partidos políticos, um conservador e um liberal, e o imperador teria o poder de veto como era antigamente caso um parlamentar infringe-se os interesses nacionalistas ou a soberania do Brasil. o comunismo e seus ideais assim como o nazismo se tornariam crimes, qualquer propaganda, imagens, símbolos ou doutrinação em escolas ou lugares públicos, a pessoa seria processada e levaria uma bela e salgada multa, se voltasse a repetir o crime pena de prisão, se cometesse o crime pela 3ª vez seria banido do Brasil. Seria… Read more »

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

E a volta das carruagens, navios e locomotivas a vapor. E ruas de paralelepípedo.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Rinaldo Nery
5 anos atrás

só para exposições em museus.

Ádson
Ádson
Reply to  Rinaldo Nery
5 anos atrás

Cel, o RU é assim? Ou Canadá, ou Bélgica, Suécia, Dinamarca, Espanha, Noruega, Holanda, Nova Zelândia, Austrália,….?

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Pois eu não quero essa de imperador com poderes supremos não. Hoje é um Dom Pedro, amanhã pode ser um Genghis Khan da vida. Eu quero é os Estados Unidos do Brasil, onde o único poder do Presidente é de comandar as forças armadas para a defesa contra ameaças externas e só, todo o resto do poder político, econômico e jurídico concentrado nos estados da união e nos municípios.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Defensor da Liberdade
5 anos atrás

tudo bem respeito sua opinião, tbm gostaria de um “Estados Unidos do Brasil” mas eu não acredito mais nessa república com essa velha mentalidade de se fazer política que temos.

por isso gostaria de ver uma outra alternativa que deu CERTO no começo da história do nosso país, não quer dizer que daria de novo, mas se não mudarmos como saberemos ?

Alessandro
Alessandro
Reply to  Defensor da Liberdade
5 anos atrás

E outra, nem tudo que dá certo em outros países pode dar certo no nosso, as vezes não dá pra ser um Estados unidos, mas dá pra ser um Reino Unido que pra mim já está bom demais rsrs..

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

kkkkkkkkkkkk cara, você está sendo irônico né? Que viagem essa de volta à monarquia. Se o poder federal na mão de 594 parlamentares já é completamente alheio ao interesse público, imagine nas mãos de um só indivíduo com poder de veto. Que viagem sem pé nem cabeça. Quem seria nosso monarca? Lula? Dilma? Temer? Aécio? Alckmin? Teríamos as linhagens Maia, Calheiros, Oliveira? Melhor seria a Marina Silva, que imediatamente já abriria a sucessão. Como seria a sucessão? Teríamos o Lulinha, como próximo monarca? Qual seriam, de fato, as atribuições de nosso monarca? Já gastamos uma nota com a estrutura atual,… Read more »

Alfredo C. S.
Alfredo C. S.
5 anos atrás

Ahhhhh, so dois partidos???? E acabar a mamata de ganhar sem trabalhar???? Eu gosto tanto de ver meus impostos, que iam para a educaçao, saude e segurança irem para o bolso desses incapazes….afinal, eles tambem sao filhos d…de Deus…merecem viver as custas do desemprego dos outros que os sustentam…

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
5 anos atrás

Esse pessoal que fala que a república é um lixo, mas ninguém lembra que a maior potência do globo teve apenas 100 anos de monarquia, e quase 300 de república. E a Suíça, que desde sua origem que é uma república? Nossa um lixo de república essas hein?

José
José
5 anos atrás

O rei seria:Roberto Carlos,Pelé ou o Dadá maravilha.

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
Reply to  José
5 anos atrás

Pois é, só aceito monarquia se eu for o rei. Negócio de devolver nada aos Braganças, não conheço essa gente, não me identifico em nada com eles, portanto não aceitaria esse reinado

Victor Moraes
Victor Moraes
5 anos atrás

Eu sou pró monarquia. Monarquia dos Orleans e Bragança. Não há nada de mau nisto. Melhor do que populistas ( que eu também não conheço – ou conheço apenas a face da propaganda eleitoral) que tentam se perpetuar no poder à custa de muito dinheiro. Se tivéssemos um líder que pudemos considerar dono de tudo, certamente os prejuízos seriam melhores. É tudo uma questão de uma boa arquitetura legal para termos uma monarquia moderna e eficiente. Não há que se, obrigatoriamente, identificar com o rei, basta obedecer as leis.

Victor Moraes
Victor Moraes
Reply to  Victor Moraes
5 anos atrás

Desculpe-me. Onde se lê “os prejuízos seriam melhores” leia-se “menores”.

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
Reply to  Victor Moraes
5 anos atrás

Resta saber se o todo o resto da população iria aceitar que os Orleans e Bragança durmam eternamente em berço esplêndido no comando do país. Eu sou totalmente contra, não conheço essa gente, não me identifico com eles, portanto não aceitaria seu reinado. Retorno da monarquia só se eu for o rei.

Victor Moraes
Victor Moraes
Reply to  Defensor da Liberdade
5 anos atrás

Pode ir para a rua protestar. Eu nunca disse que seria desejo unânime. Eu disse apenas que é uma oportunidade ímpar e que, eu não tenho dúvidas, é a melhor opção para o Brasil.

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
Reply to  Victor Moraes
5 anos atrás

Não sei se seria melhor não, todo governo seja ele qual for precisa de sustentação popular, você só vota em candidatos com os quais se identifica, o problema da monarquia é justamente este, e se metade dos brasileiros não se identificarem com o reinado? Uma coisa deste nível poderia provocar a cisão, dividindo o Brasil em dois estados sobreanos, uma república e um reinado. Quantos movimentos separatistas explodiram ao redor do país após a reeleição da Dilma?

Wilson França
Wilson França
Reply to  Victor Moraes
5 anos atrás

Era só o que faltava! Ter que sustentar uma família de rei, rainha, príncipes, princesas e membros da corte que não vão servir para nada! Pois as leis continuarão a ser feitas por um parlamento eleito e a ser executadas por um Executivo com presidente e/ou primeiro ministro igualmente eleitos.
E ainda ter que baixar a cabeça e prestar reverência para os “ungidos de Deus”!

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Wilson França
5 anos atrás

Pois é…

Mais gente para mamar…

Não tem nem cabimento pensar nisto.

Victor Moraes
Victor Moraes
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

Um Rei exerce um trabalho formidável como Chefe de Estado. E, imaginando que no Brasil o Rei, recebendo uma salário igual ao do ministro do STF, for o chefe último de todos os órgãos de fiscalização no Brasil, eu acredito que será o bezerrinho mamão mais produtivo e útil do Brasil. O maior e mais rico reino do mundo…Você fala como se já não houvesse mais de milhões mamando nas tetas do Estado…

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Victor Moraes
5 anos atrás

E você quer colocar mais uma família…

Vai querer ter título de nobreza tb ?

DANTON
DANTON
5 anos atrás

Marco10! Perfeitíssimo!
Só que a comparação deveria ser feita com o Japão que era samurai castas familiares feudais pos moderno.

Victor Moraes
Victor Moraes
5 anos atrás

Pois é, e a Inglaterra, a Grã Bretanha? O Reino Unido? E a Noruega? República não é a única opção e nem sempre a melhor. Para um país de povo carente emocionalmente como é o Brasileiro, que sempre procura um “salvador da pátria”, um líder a quem possa amar e entregar todas suas esperanças, nada melhor do que a monarquia. E os Órleans e Bragança são pessoas, Dom Rafael, extremamente preparadas para exercerem funções de monarca. Não apenas porque vivem esta expectativa, mas porque foram criados assim por pertencerem a uma linhagem sanguínea de grandes líderes. Não é apenas os… Read more »

Julio Cunha
Julio Cunha
5 anos atrás

Chamou o Psdb,Pdt e PP de direita nem precisei ler o resto da reportagem pra saber que se trata de uma grande bobagem, mas se quiserem dar boas risadas leiam ate o final.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
5 anos atrás

Meu comentário continua retido.

Fred
5 anos atrás

Que tristeza esses comentários.

Felipe Morais
Felipe Morais
5 anos atrás

“E os Órleans e Bragança são pessoas, Dom Rafael, extremamente preparadas para exercerem funções de monarca. (…) mas porque foram criados assim por pertencerem a uma linhagem sanguínea de grandes líderes. Não é apenas os Orleans e Bragança. Ali há uma herança genética de grandes reis, líderes europeus.” – Quer dizer então que, em razão de em suas veias correrem “sangue real”, estão preparados para comandar o Brasil? Um é químico, o outro bacharel em direito. O que eles tem de tão excepcional assim? É sério que o seu argumento é apenas o sangue real? Pq, sinceramente, sangue por sangue,… Read more »

Victor Moraes
Victor Moraes
Reply to  Felipe Morais
5 anos atrás

Lula é considerado por muito um dos melhores presidentes que o Brasil já teve. Mal sabe ler. Bolsonaro muitos acreditam que é o salvador da pátria. Doutor em que? O fato de os Orleans e Bragança não serem formados em cursos atinentes, como administração, direito, economia, não significa que sejam incapazes de governar o país. Há que se lembrar que todos eles, por tradição familiar, aprendem desde cedo a “postura” de um monarca. Eles tem muito a ensinar sobre diplomacia, respeito, altivez, caráter, lisura, e não podem existir mais patriotas. É uma grande mentira quando dizem que 95% da população… Read more »

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Victor Moraes
5 anos atrás

Está certo, não serei irônico. Serei assertivo: O Brasil não precisa de nobreza ou sangue real para sair desse buraco. O Shitzu não terá a menor chance frente a alcatéia.

Victor Moraes
Victor Moraes
Reply to  Felipe Morais
5 anos atrás

Na tua opinião…

Felipe Morais
Felipe Morais
5 anos atrás

Eu somente seria favorável à monarquia, se fosse fruto de uma casamento entre o chefe da família Lula da Silva com a chefe da família Roussef. O Lula merece essa pena.

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
5 anos atrás

O que o Brasil precisa é rever esse pacto federativo mofado, onde a grande maioria do poder político, decisório, administrativo, econômico e jurídico está concentrado nas mãos da União, ou seja, depende dos burocratas e seus apaniguados de Brasília. O que deve ocorrer é o contrário, os estados da federação e os municípios é que deveriam ter mais autonomia e poder. O governo federal só existiria para manter a união, a segurança nacional, algumas poucas decisões jurídicas e econômicas e política externa, e só. A União hoje é quem concentra maior parte dos gastos públicos e também da arrecadação, com… Read more »

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
Reply to  Defensor da Liberdade
5 anos atrás

É por aí, Defensor da Liberdade!

Marquês de São Vicente
Marquês de São Vicente
5 anos atrás

Sou monarquista. Quem já viajou para países monarquistas e teve oportunidade de conhecer e conversar com o povo não fica em dúvida e torna-se monarquista.

Fila
Fila
Reply to  Marquês de São Vicente
5 anos atrás

Se esses países são o que são, não seria por causa da monarquia, seria?

Alfredo C. S.
Alfredo C. S.
5 anos atrás

No Brasil a farra é tao grande com nossos impostos que esses partidos se dizem representantes de diversas linhas filosoficas e, como tal, tem o direito de existir. So que na hora da eleiçao fazem as coligaçoes…Ou seja, se coligaram com certeza deveriam ser apenas um partido e nao uma coligaçao, pois se identificaram entre suas ideologias. Tudo vivendo as custas do erario publico e causando miseria.

Ricardo da Silva
Ricardo da Silva
5 anos atrás

Os comentários aqui estão em um nível pré-pré-pré-jardim-de-infância !

João Bosco
João Bosco
5 anos atrás

Na minha simples opinião, o Brasil deveria ter três agremiações de partidos políticos: uma de direita, uma de esquerda e uma de independentes, todos com mandato único de 5 anos , sem direito à reeleição – seja para vereadores, deputados estaduais ou federais , senadores, prefeitos, governadores e presidente – fiscalizados em suas ações por uma comissão independente formada pela sociedade, morando em apartamentos funcionais e com veiculo comum cedido em seu mandato pela câmara federal, senado ou câmara de vereadores. Salário fixo e aposentadoria aos 60 anos conforme tempo trabalhado como qualquer cidadão deste país, ficha limpa e curso… Read more »

Hugo Teixeira
Hugo Teixeira
5 anos atrás

PSDB de centro direita? Como assim, essa galera é toda de esquerda! já ouviram falar da teoria das tesouras, dois lados da mesma moeda revesando no poder, e não disputando. Galera, o Brasil não tem partido de DIREITA, há algumas PESSOAS que são claramente voltadas à direita como BOLSONARO, mas não se iludam com esse PAINEL que coloca partidos como PSDB em posição de centro direita, o próprio FHC diversas vezes já falou ser um “social democrata” e já posou ao lado da esquerda em diversas vezes, e ainda posa. O problema do Brasileiro é que ele não se informa… Read more »

Rogério
Rogério
5 anos atrás

O Hugo Teixeira disse tudo, PSDB, MDB, de centro direita hue hue hue , que piada de mau gosto, PT, PSOL,MDB, PSDB, PDT, e outros, todos socialistas, lembram da política do café com leite, a história esta ai pra quem quiser ver, parem de tentar confundir os leitores com hipóteses malucas, ou vocês não viram o Fernando Henrique defendendo o Luladrão abertamente em rede nacional, que partido de direita faria isto????

Rogério
Rogério
5 anos atrás

Disse tudo Alexandre. Dodo, sinto muito mas a leitura engrandece o homem, e é Crazy não
Craizy como você postou em seu comentário abaixo, ou você já está crazy, se tivesse estudado na idade das trevas para a educação como você mesmo disse de saberia a diferença de tudo isto, mas …

Aerokicker
Aerokicker
5 anos atrás

Olha, eu dei uma olhada no estudo, e a fundamentação é boa. Não leva somente pauta “chucra” em questão como aborto ou direitos aos LGBT, leva vários aspectos em conta que abordam tanto a defesa de liberdade econômica como a defesa de liberdade social. Dito isso, PSDB, PMDB, DEM, PTB e alguns outros sim, hoje são de direita. Aos que contrariarem, espernearem, puxarem ponto lá da ponte que caiu para contrariar achando que não foi considerado, fizer birra e afins, é melhor entrar para uma seita. A seita que dói menos. Não só a posição atual como o histórico são… Read more »