‘Um olhar jurídico sobre a Intervenção Federal’ é tema de debate no Observatório Militar da Praia Vermelha

21

No dia 12 de abril de 2018, das 14:00 às 17:00 horas, no Rio de Janeiro, a Escola de Estado-Maior do Exército promove o primeiro fórum de debates do Observatório Militar da Praia Vermelha, com o tema “Um olhar jurídico sobre a Intervenção Federal”.

Para o evento estão confirmadas presenças de palestrantes de alto nível do Tribunal de Justiça /RJ, do Ministério Público Militar, da Consultoria Jurídica da União, do Ministério Público, da Procuradoria Geral/RJ e da OAB/RJ.

Os interessados devem inscrever-se pelo email ompv@eceme.eb.mil.br.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Petardo
Petardo
6 anos atrás

Alguém sabe se o Observatório tem pagina oficial ou perfil em redes sociais? Procurei por tudo e não achei.

Luiz
Luiz
Reply to  Petardo
6 anos atrás

Ainda não foi lançada. Em breve estará disponível….

Agnelo Moreira
Agnelo Moreira
Reply to  Petardo
6 anos atrás

Pelo q me lembro, estavam fazendo.
Mas deve ter link no sítio da ECEME.

Rafa_positron
Rafa_positron
6 anos atrás

OFF:

O STJ decidiu que o Alckmin não será investigado pela Lava Jato

O General Villas Boas ja foi pras redes sociais cobrar justiça contra a impunidade?

Leo
Leo
Reply to  Rafa_positron
6 anos atrás

Tem um outro General..acho que mourão… que também sempre se manifesta…mas quando é o ex presidente preso….para outros…apenas o silêncio.

Osvaldo Benvenuto
Reply to  Leo
6 anos atrás

Olá leo
Existem coisas alheias a nossa vontade que você não sabe ou ainda não percebeu, mas que de maneira alguma, se não houver o tal “braço forte” do Exército, nunca conseguiremos a “mão amiga” para assinar o que pretendemos de forma coerente e certa.
É com Shakespeare falou em um certo poema seu: ” existem mais mistérios entre o céu e a terra do que julga a sua própria e vã filosofia “. Nesse caso os mistérios para nós não está entre o céu e a terra, mas entre os que são e os que não são !
Abraço

Rafa_positron
Rafa_positron
Reply to  Osvaldo Benvenuto
6 anos atrás

Menino…

Esse palavriado parnasiano (parecendo um vaso grego de Olavo Bilac) pra dizer o seguinte

“Se indignam só contra o PT”

????

Se for, poderia ser mais direto…

Bosco
Bosco
Reply to  Rafa_positron
6 anos atrás

Rafa, Seria justificável a sua indignação em tal nível se criminosos não sofressem nenhuma sanção enquanto os honestos e inocentes fossem penalizados. Isso está longe de acontecer no caso da suposta perseguição ao PT. O PT está longe de ser inocente, então, o que se tem nesse caso é que só um dos lados está sendo penalizado, o que configura um erro já que a lei deveria ser para todos, mas pelo menos serve de consolo que algum criminoso está sendo penalizado. Seria pior se todo mundo nadasse de braçada no Estado como antes. Mais fácil de corrigir do que… Read more »

Pablo
Pablo
Reply to  Leo
6 anos atrás

Rafa
Não gosto de debater política aqui, mas é um assunto delicado. Não sou defensor de nenhum partido e acho que as pessoas devem ser imparciais e concordo contigo nesse ponto, se ele é contra a impunidade já deveria ter dito algo, a não ser que alguém deva ter chamado a atenção dele pelos comentários anteriores.

Rafael_PP
Rafael_PP
Reply to  Rafa_positron
6 anos atrás

Não considero que o envio do inquérito para o ramo da justiça que possua competência constitucional para julgá-lo seja impunidade. Acredito que com exceção do Procurador da JBS, ninguém da PGR também veja com maus olhos essa situação. Ademais, a Ministra do STJ apenas acolheu um pedido do referido órgão, embasado, aliás, em jurisprudência da mesma Corte. Não sofra por antecipação meu jovem. Este é só o primeiro que o picolé de chuchu enfrentará. Sem contar que até pouco tempo você se apresentou como forte defensor do devido processo legal. Parece incoerente você desejar que ele seja julgado pela Justiça… Read more »

Rafa_positron
Rafa_positron
Reply to  Rafael_PP
6 anos atrás

Pois é

Eu me comovo como voces aqui são compreensivos com os bicudos

comovente…

Ozawa
Ozawa
6 anos atrás

Os debates públicos num ambiente democrático remontam à Grécia antiga e suas famosas ágoras, cujos legados perduram em diversos ramos do conhecimento mundial. O problema é quando os debates se tornam um fim em si, como meras masturbações retóricas, e esse é um vício muito próprio do Brasil, especialmente em seu mundo jurídico, e desta feita co-patrocinado pelo Exército. Em meio a um caos urbano nacional, cujo ápice do descalabro moral, social, policial, geral, é o Rio de Janeiro, eventos acadêmicos para discussões não me parecem agregar soluções, se muito apenas boas intenções, em meio a uma urgência tal que… Read more »

Osvaldo Benvenuto
Reply to  Ozawa
6 anos atrás

Sr. Ozawa
Li com prazer seu comentário e sou favorável ao dito.
Peço-vos que leia minha postagem e observe o que relatei e veja se não é isso que tem de ser feito.
Abraço

Ozawa
Ozawa
Reply to  Osvaldo Benvenuto
6 anos atrás

Prezado Osvaldo, com efeito, os dispositivos da Lei de Segurança Nacional tipificam o emprego da violência contra a ordem pública, a depredação do ambiente urbano, o apoderamento de transporte público com ameaça aos passageiros, o uso de explosivos, o incitamento à subversão da ordem nacional, enfim, como se apresenta a realidade urbana cristalina, numa conotação irônica, do Rio de Janeiro e outras grandes cidades nacionais. Deste modo, inexistindo tipificação na Lei Penal Geral, vale sim o que está disponível na vetusta, embora vigente, Lei 7.170/83. O problema é que nos anos da “Nova República”, com a sucessão de agremiações partidárias… Read more »

Osvaldo Benvenuto
6 anos atrás

Já que compareci para retirar dúvidas sobre o Fórum, aproveito para comentar e perguntar também sobre alguns temas envolvidos na questão da segurança, quer pública quer nacional. Há muito se fala sobre grupos de narcotraficantes e agora recém criado um grupo de crime organizado, que pode ser juntado os dois, formando um grupo fortíssimo com suas ramificações. Tais grupos se utilizam de várias formas de penetração para tentar desestabilizar os governos e pela ação deles, praticamente estão conseguindo fazer isso. Mediante isso os governos tem que jogar duríssimo com esses grupos, mas aparentemente vemos que são um pouco frouxos em… Read more »

Pablo
Pablo
6 anos atrás

Que Intervenção que os militares não podem nem usar seu fuzil contra um marginal armado até os dentes onde OAB, Direitos Humanos só atrapalham ao invés de ajudarem a população DO BEM?

Luiz Campos
Luiz Campos
Reply to  Pablo
6 anos atrás

Concordo. Espero que o foco do Fórum de Debates seja o que deve ser feito pela intervenção e não apenas o que não pode ser feito.

Pablo
Pablo
Reply to  Luiz Campos
6 anos atrás

Se o militar ainda matar uma imundice dessas ainda é preso, se é o contrário dificilmente é penalizado!

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
6 anos atrás

Brasil é o país dos Debates e Fóruns!!! Só! Quem ganha são os Buffets!

Bruno
Bruno
6 anos atrás

O brasileiro complica até pra fazer um churrasquinho de final de semana, isso já diz muito, você combina pra todo mundo se reunir as 14h00, a galera aparece as 15h00 e ainda ficam 1h discutindo o que vai comprar, para no final comprar 1kg de linguiça, um pouco de carne e uma cerveja vagabunda… Isso já mostra com clareza a personalidade “BR”, enrola o máximo possível para no final fazer uma porcaria de um churrasco chato! O congresso é assim, o senado é assim, o judiciário é assim, porque? PORQUE O BRASILEIRO É ASSIM!

Ronaldo de souza gonçalves
Ronaldo de souza gonçalves
6 anos atrás

Muitas vezes acontece até comigo fogem do tema, é vira uma discursão politica.Eu acho que a intervenção no Rio de janeiro foi necessária,pois o próprio governador á pediu,reconhecendo que a Policia do seu estado não estava dando conta.Isto foi um fato,que gerou uma ação do temer,que mesmo eu não sendo simpatizante dele,melhorou a situação por lá.O General que assumiu a tarefa é um bom oficial,estrategista é experiente está cumprindo sua missão.Juriticamente está certo,não sei mas que está funcionando está.