Formalização deve acontecer na próxima semana em Bruxelas e Paris

O presidente colombiano Juan Manuel Santos anunciou o ingresso de seu país em dois importantes organismos internacionais nesta sexta-feira (25): a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a aliança militar Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

“Sermos membros da OCDE nos permitirá fazer melhor as coisas, ver o que deu errado e o que funcionou em outros países. Com nossa entrada, melhoraremos nossas políticas públicas”, disse o mandatário no Twitter. “A entrada na Otan melhora a imagem da Colômbia e nos permite ter muito mais jogo no cenário internacional”, justificou, mais tarde, em relação ao ingresso na organização militar.

Santos irá à Europa na próxima semana para formalizar a entrada nas duas organizações. Em Paris, tratará do acesso à OCDE e, em Bruxelas, à Otan.

Otan

Em relação à Otan, Santos detalhou que a Colômbia entrará como único “sócio global” na América Latina do grupo que visa à defesa mútua dos seus membros. A organização, que inclui potências como Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha, surgiu na Guerra Fria como uma aliança militar contra o bloco comunista liderado pela União Soviética.

OCDE

Conhecido informalmente como “clube dos ricos”, a OCDE atua como uma organização para cooperação e discussão de políticas públicas e econômicas que devem guiar os países que dela fazem parte. Para entrar no acordo, é necessária a implementação de uma série de medidas econômicas liberais, como o controle inflacionário e fiscal. Em troca, o país ganha um “selo” de investimento que pode atrair investidores ao redor do globo.

Os países da OCDE concordaram nesta sexta (25) em convidar a Colômbia para se unir a seus membros, como informa a rede francesa RFI. A adesão do país será efetivada quando a Colômbia tiver aplicado, em nível nacional, as medidas necessárias para se unir à Convenção da OCDE e entregado sua solicitação de adesão às autoridades francesas, depositárias do documento.

“No âmbito de seu processo de adesão, a Colômbia se reformou profundamente para ajustar sua legislação, suas políticas e suas práticas às normas da OCDE, especialmente nos seguintes âmbitos: trabalho, reforma do sistema judicial, gestão das empresas públicas, luta contra a corrupção, intercâmbios e políticas nacionais inéditas em matéria de produtos químicos industriais e gestão dos resíduos”, indicou a OCDE em nota oficial.

Tradicional aliada dos Estados Unidos, a Colômbia se tornará, assim, o terceiro membro latino-americano a integrar a OCDE, depois de Chile e México. Outros países da região, como Brasil e Costa Rica, também apresentaram uma demanda para ingressar na instituição, que reúne as principais economias desenvolvidas.

Com a entrada da Colômbia, a organização terá 37 membros.

FONTE: G1

Subscribe
Notify of
guest

167 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
cwb
cwb
5 anos atrás

Pergunta para os especialistas em geopolítica:
O que isso pode significar no curto e no longo prazo?
Tem a ver com o Brasil ou com a Venezuela?

Agnelo
Agnelo
Reply to  cwb
5 anos atrás

Em uma análise rápida.
Além do q foi dito pelos companheiros abaixo, entendo q haverá mais presença europeia em exercícios por aqui.
Provavelmente, OpEsp serão mais rotineiras na região, já q o terrorismo transnacional “joga junto” do tráfico internacional de drogas em algumas situações.
A Colômbia, provavelmente, terá acesso a melhores meios de Emprego militar, o q influenciará a Venezuela a tentar melhorar também.
Com um melhor Sistema de
inteligência trabalhando junto, é provável q os grupos narcotraficantes colombiano terão menor liberdade de ação, o q acarretará maior homizio destes no Brasil, por exemplo.
Sds

Marcelo Danton
Marcelo Danton
Reply to  cwb
5 anos atrás

Tudo haver!
A Colômbia se livrou de uma invasão para gerar guerra e camuflar o desastre politico comunistas chavista. certeza absoluta que vai sobrar para o Brasil, já que as Guianas tem as potencias europeias atreladas.
Questão de tempo para maduro começar a culpar o Brasil por isso ou aquilo.

Gabriel
Gabriel
Reply to  cwb
5 anos atrás

Uma mudança substancial no cenário latino-americano ocorrerá com a entrada da Colômbia na OTAN…os países membros devem investir uma quantia fixa do PIB em defesa( se não me falha a memoria 2% do PIB em defesa) e tem acesso a tecnologias militares em estado de arte.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  cwb
5 anos atrás

Os Estados Unidos da América são competentes em pensar no longo prazo, estabelecer metas e interesses e se prepararem para atingi-las. Eles querem ser os ” guardiões” da floresta amazônica e dos aquíferos. A Colômbia vai ser um facilitador disso. O que eles querem, eles pegam. O Brasil que se cuide.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Antonio Palhares
5 anos atrás

Antonio, antes os EUA sendo os “guardiões” do que nossos politicos… Acredito que estariamos muito melhores gerenciados se o Brasil fosse administrado pelos EUA.

Se fosse ainda acha que qualquer um desses candidatos com chances reais de se elegerem vão fazer qualquer coisa de bom para o Brasil, boa sorte.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

*Se “você” ainda acha… desculpe o erro.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Sr Alex.
Não existe quem critica e desaprova mais esta caterva que são os políticos brasileiros, ladrões e entreguistas do que eu. Todavia, sou brasileiro e patriota e gosto do meu país. Acho que devemos cuidar dele, e não estrangeiros. Quando aguem dizia para o chanceler Bismarck que tinha algo de bom para tratar com ele, o mesmo simplesmente perguntava. Bom para quem ? Eu simplesmente não acho nada destes ou de outros políticos brasileiros.

Luiz Trindade
Luiz Trindade
Reply to  Antonio Palhares
5 anos atrás

De acordo Antonio Palhares,

Geralmente quem defende entregar o país para os EUA cuidar são Neoliberais que na realidade não estão nem ae para o país. Querem é o ter o seu independente do que vai acontecer com o seu vizinho!

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Antonio Palhares
5 anos atrás

Olá Antonio. Também sou brasileiro e me considero patriota, tanto que gostaria muito de que a nossa população tivesse um governo melhor, quero tanto ter um país melhor que não me importaria de terceirizar o governo a outra nação se essa cuidasse de nosso país de modo que nossos governantes não são capazes de fazer. Gosto tanto do Brasil que para vê-lo melhor abriria mão de um governo feito por brasileiros, é uma pena até pensar assim, mas, temos todas possibilidades do mundo aqui e somos incapazes como nação de aproveitar as oportunidades e fazer de nosso país melhor para… Read more »

Augusto L
Augusto L
5 anos atrás

Vale lembrar que a Colômbia não entrou para Otan, foi elevada s parceira global, como Suecia, Japão e Ucrânia são hj.
A posição da Colômbia não é menbro pleno, portanto não goza do Art. 5, mas é um tremendo incremento na sua posição geopolítica, tera apoio europeu e americano praticamente em 100% da sua política de segurança.

Jerônimo Torres
Jerônimo Torres
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Isso não funcionou muito bem para Kiev rsrs.

Gabriel
Gabriel
Reply to  Jerônimo Torres
5 anos atrás

Mas aqui é quintal do Tio Sam!
O peixe está num aquário límpido, espaçoso , feito para ele e será muito bem alimentado e cuidado.

Marcos10
Marcos10
5 anos atrás

Dentro de dez anos, mantidas as atuais condições e resguardadas as devidas proporcionalidades, a Colômbia será um Chile.
Já o Brasil, mantidas as atuais condições, vai virar uma Grécia.

Fernando_SP
Fernando_SP
Reply to  Marcos10
5 anos atrás

Ou Venezuela, mas sem o petróleo.

ODST
ODST
Reply to  Marcos10
5 anos atrás

Marcos10 Dez anos? Acho que não hein. Sei que você só fala isso da boca pra fora, mas para a Colômbia ser um país ruim ainda vão ter que melhorar muito. Não seja um papagaio, apenas repetindo o que os outros dizem sem saber o motivo. Se já não o fez, recomendo a leitura para ter um melhor panorama da ainda complicadíssima e delicada situação naquele país: http://www.defesanet.com.br/pcc/noticia/29153/Cel-Montenegro—O-Nobel-de-Sangue-na-Colombia/ E não vamos nos esquecer dos dois favoritos à presidência. Um é de direita e quer [basicamente] proibir os membros de guerrilhas de fazerem parte da política do país, e o outro… Read more »

Mosczynski
Mosczynski
5 anos atrás

E enquanto tivermos gente que acredita em Bolsonaro e Lula, Brasil vai continuar a ser Brasil. Enquanto Chile e Colômbia abrem os olhos para o mundo, nós ficamos comendo poeira.

away
away
Reply to  Mosczynski
5 anos atrás

Chile só é o que é hoje por conta do Pinochet.

Glasquis7
Reply to  away
5 anos atrás

Chile é o que é hoje por conta do seu povo, que se une num objetivo comum e tem consciência das necessidades que tem como nação. Assume as suas responsabilidades e não joga a culpa nos outros. Pinochet faz parte disso? Sim, assim como Allende, Elwin, Lagos, Bachelet, Pinheira, etc.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Mosczynski
5 anos atrás

E você acredita em quem: Ciro, Marina, Manuela?

davi
davi
Reply to  Rinaldo Nery
5 anos atrás

É o que parece, rianaldo

Nonato
Nonato
Reply to  Rinaldo Nery
5 anos atrás

Em Boulos…
Por falar nisso, deve ter gente na cela se divertindo com a greve…

Ozawa
Ozawa
5 anos atrás

Os acrônimos e as siglas não são mais nem menos que acrônimos e siglas. O mundo é feito de milhares deles e estamos todos imersos nessa sopa de letrinhas de sabores misturados, por vezes saborosos e mais das vezes intragáveis. A Colômbia está na OTAN? A Suécia, por exemplo, não está como membro. E olhem a Suécia. A Suécia é “parceira para a paz”, seja lá o que isso signifique efetivamente? O Iraque é “parceiro global”, como será a Colômbia, seja lá o que isso signifique efetivamente. E olhem a situação militar e geopolítica do Iraque e da Suécia. A… Read more »

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Ozawa
5 anos atrás

Creio eu que, fazer parte de grupos como os quais a Colômbia está ingressando é uma forma de se auto motivar a trazer as coisas para um patamar melhor, pois para adentrar ao grupo e continuar a fazer parte do mesmo, precisa cumprir uma série de objetivos/medidas, logo isso em tese deverá ser bom para o país como um todo. Ao meu entender, é como ter um personal trainer te incentivando e guiando onde as melhorias precisam ser feitas, sem contar que é sempre bom ter alianças. No caso da Suécia, acredito que mesmo tendo uma posição neutra e buscando… Read more »

Matheus Vinicius
Matheus Vinicius
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

”Quanto ao Brasil, entrar para a OTAN em questão, creio, seria bom para nos manter o mais longe possível de influências socialistas/comunistas”
Fala isso para a União Comunista-Muçulmana-Gayzista-Européia que, pelo o que eu sei em sua maior parte está na OTAN, pelo visto não teve muita eficácia. E agora o quê sera de nós que estamos de fora?, a Colômbia se salvou do terror vermelho ou entrou numa armadilha Bolivariana tramada pelo Chávez em conjunto com o Foro de SP enquanto estava vivo?

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Matheus Vinicius
5 anos atrás

Um pequeno resumo de pensamento, pois estou com pressa. A União Européia tem uma população diminuta, que tende a diminuir ainda mais devido a baixa taxa de natalidade, sofre de certo modo por ter uma alta taxa de expectativa de vida, depende da mão de obra de imigrantes, mas pela proximidade geográfica, acaba tendo de lidar com imigrantes (e refugiados) vindos de países de origem muçulmana, logo, o que de certa forma a ajuda a atrapalha também, pois a cultura muçulmana acaba se instalando e sobrepondo aos poucos a cultura européia, e caso não seja barrada, tende a se extinguir… Read more »

Matheus Vinicius
Matheus Vinicius
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Tenho uma tendencia de falar sarcasticamente com os seguidores das teorias malucas do Olavo de Carvlho, você parce ter uma mentalidade acima da média pro grupo. Eu acho realmente insana essa ideia de que há uma conspiração comunista em andamento, parece que vocês tão vivendo em outro mundo além da realidade. O comunismo sempre está batendo as portas mas nunca chega é quase uma paranoia. ”seria bom para nos manter o mais longe possível de influências socialistas/comunistas” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk O único jeito disso acontecer é se a pessoas estiverem sastifeitas com o status quo do capitalismo que aparentemente não é o… Read more »

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Matheus, respondendo de forma rápida novamente, me desculpe. Eu não acho que exista uma conspiração, apenas existe (ou existia) na América do Sul um fortalecimento de governos esquerdistas/bolivarianos criando uma união. Acabou que essa união não foi adiante devido a não continuidade de alguns dos envolvidos. Quanto a situação sobre a dificuldade de se conseguir emprego que você descreveu, concordo 100%, mas essa dificuldade ao meu ver é devido ao excesso de mão de obra (em algumas área) e a falta de demanda, sendo o setor de engenharia um dos mais atingidos pelo hype dos idos 2006/2008, que acabou desmoronando… Read more »

Matheus Vinicius
Matheus Vinicius
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Acho que essa discussão já foi longe de mais, (por culpa minha) mas vamos lá. Tem excesso de mão de obra qualificada em todos os países em todas as áreas, no Brasil a única formação que ”falta” são os medicos (até que a AI penetre na área), tem excesso de programadores, engenheiros, psicologos, administradores etc….. . Mas quanto a isso o problema que eu enxergo é a trânsferencia de culpa (por não conseguir um emprego) para o cidadão comum, a situação está ficando insana e selvagem por todos os lados. O mais engraçado desse fenômeno de derretimento de sálarios e… Read more »

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Acho que entendo seu ponto de vista, ao menos acho. Quanto a estar inclinado a apoiar o partido Novo é pelo simples fato de trazer propostas diferentes de gerenciamento político e pela possibilidade de trazer uma gestão enxuta (como a de muitas empresas, inclusive bancos, como citei, que fazem tudo para maximizar os ganhos) para o estado, onde acredito, temos que ter o minimo possível de intervenção do governo. Uma coisa é certa o atual modelo de gestão do governo e o princípio de que os atuais candidatos com chances de ganhar as eleições iram continuar nesses moldes não traz… Read more »

Hélio
Hélio
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Eu acho absurdo como as pessoas gostam de serem usadas como massa de manobra. A Otan é um orgão globalista, ela é a ponta da lança da esquerda mundial, assim como os EUA são, assim como o OCIDENTE É. Ou será que vocês nunca perceberam que o oriente é conservador e o ocidente é tudo de ruim pregado pela esquerda. Semana passada legalizaram o aborto na Irlanda, que era o ultimo país católico da Europa ocidental. Você por acaso acompanha o conflito entre os países centro europeus(Polônia, Hungria, República tcheca) contra a EU? Vocês conseguem conceber que quando mais ocidental,… Read more »

Matheus Vinicius
Matheus Vinicius
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Assino em baixo em cada palavra, concordo com 300% do que você disse, é isso mesmo a OTAN nada mais é que a maior organização esquerdista que esse mundo já viu.
Vamos nos juntar ao exército polonês e invadir a Bélgica e botar fogo nas sedes da UE e da OTAN, essas organizações esquerdistas só podem ser purificadas com fogo cristão.

Matheus Vinicius
Matheus Vinicius
Reply to  Hélio
5 anos atrás

– ”O cara vê 2 vídeos do Olavo de Carvalho, não entende nada, não obedece o velho quando ele manda ESTUDAR e depois vai ver vídeo do Nando Moura que tambem não estuda nada.” – Realmente isso é um tragédia anunciada, ficam se informando por grupos de ZAP e facebook, não gostam de ler, e pior de tudo assistem o Nando Moura. – ”Antes de sair por aí falando contra ~os comunistas~(defendendo comunistas e atacando os anticomunistas) ” – Estou perplexo. – ”e a favor do ocidente(o próprio conceito de ocidente é idiota” – Essa parte é de um brilhantismo… Read more »

rinaldo nery
rinaldo nery
Reply to  Hélio
5 anos atrás

O comentário do Matheus tem até bibliografia. Bem universitário mesmo! ABNT!

Felipe
Felipe
Reply to  rinaldo nery
5 anos atrás

Kkkkkkkkkkkkkkkkk O cara é bom mesmo. 10

Matheus Vinicius
Matheus Vinicius
Reply to  rinaldo nery
5 anos atrás

Se não tem fonte não tem credibilidade, simples assim, falar X ou Y sem botar as fontes te dá tanta credibilidade quanto um discurso do Olavo de carvalho sob o efeito de opioides

Felipe, na realidade a nota ficaria no máximo 8, porque me esqueci da dar espaço entre os parênteses e a fonte, resultado, sem hiperlink…. vão ter de dar ctrl C crtl V para verem os links.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  rinaldo nery
5 anos atrás

Matheus Vinicius 29 de Maio de 2018 at 20:07 “Se não tem fonte não tem credibilidade” Matheus, não sei de suas experiências, de suas vivências etc, mas o que eu escrevo é a maneira como eu entendo a situação. Acho que eu não preciso, no caso desse post em específico, fazer pesquisas, me basear em autores etc, para mim é só somar A+B no conhecimento que eu tenho e o resultado já está ai. É apenas minha opinião pessoal, se estou certo ou errado nós vamos ver os resultados nos próximos anos. O governo da Colômbia está apostando nessas organizações… Read more »

Matheus Vinicius
Matheus Vinicius
Reply to  rinaldo nery
5 anos atrás

Nem foi uma indireta pra você Alex kkkkkkkkkkkkkk
Respondi o comentario acima só que ficou retido, amanhã sai.

Matheus Vinicius
Matheus Vinicius
Reply to  rinaldo nery
5 anos atrás

Quanto a minha opinião “Se não tem fonte não tem credibilidade” é uma verdade dependendo da circunstância, eu coloco a fonte para, em qualquer hipotese não me acusarem de mentir.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  rinaldo nery
5 anos atrás

Tranquilo.

Nonato
Nonato
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Existe uma confusão aí. No Brasil, comunismo é esquerda. Nos EUA e Europa, não há comunismo. É capitalismo. Mas lá uma esquerda dos costumes. Que tende a incentivar os maus costumes (drogas, libertinagem, etc), a incentivar a bagunça, a defender o caos (entrada de imigrantes ilegais), a tentar ridicularizar e destruir os valores morais judaico cristãos. Uma observação. O cristianismo surgiu no oriente médio, exatamente no oriente (China, Japão, etc), mas se disseminou no e por meio do ocidente. A esquerda brasileira apoia os valores imorais da esquerda ocidental, mas o sistema político comunista. Por sinal, na Rússia, China e… Read more »

Cbamaral
Cbamaral
Reply to  Ozawa
5 anos atrás

Assino em baixo em cada palavra, comentário extremamente sensato !

Frederico Boumann
Frederico Boumann
Reply to  Ozawa
5 anos atrás

Concordo plenamente Ozawa.
Todas as sopas de letrinhas nada mais serve como controle para aqueles que realmente mandam. O Brasil tem que se preocupar com ele, investir em educação, P&D, infraestrutura; esquece essa estorinha de participar disso ou daquilo; se focar em crescer e investir de forma correta, votar certo, todas essas “sopinhas” viram balançando o rabinho pedindo cooperação ao Brasil.
Sou contra a entrada no Conselho de Segurança, contra OCDE, contra OTAN, enfim…
O Brasil tem que ser independente, e sem restrição!!

Zé
5 anos atrás

Arriba colombia! Depois de destruir militarmente os comuno-traficantes agora derrubarão o infame regime bolivariano de maduro, junto com o mundo livre, libertando o povo Venezuelano! Isso que é Liderança regional!

cwb
cwb
5 anos atrás

Mestre Osawa,como sempre…
Obrigado!

cwb
cwb
5 anos atrás

Ozawa,desculpe!

Matheus Vinicius
Matheus Vinicius
5 anos atrás

A grande dúvida que só o tempo pode responder, em uma provável invasão dos EUA na Venezuela a Colômbia vai atacar junto ou só vai assistir e dar apoio diplomático aos americanos do bem.?

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Matheus Vinicius
5 anos atrás

Vai servir de base, dar apoio político, etc. O que você sugere para a Venezuela, acha que a situação de lá está boa? Se você vivesse lá, não gostaria de que alguém retirasse o ditador do poder e desse chance da população se desenvolver por conta própria? Acha que o Madura vai sair de lá como? Se ninguém derrubar ele (coisa que a oposição não tem como fazer, se não já teria feito), de certo será um Fidel da vida, vai morrer no poder e a população vai morrer de fome. A Venezuela de certa forma é interessante para os… Read more »

Victor Moraes
Victor Moraes
5 anos atrás

Parabéns para a Colômbia que aos poucos vai se tornando um país mais respeitável. Ainda há um longo caminho para se tornar um modelo, mas está no caminho certo. De qualquer forma, parece que nunca será interessante para o Brasil participar da OTAN, exceto se em uma guerra o Brasil precise de ajuda destes países. Por hora, porém, quanto mais singular for o Brasil, melhor. Sem amaras de acordos.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
5 anos atrás

As razões pelas quais a Colômbia se associou à OTAN foram óbvias e se chama Venezuela. E dentre os fatores que permitiram o regime bolivariano chegar aonde chegou está a leniência e apoio explícito dados pelo Brasil no período de 2003 a 2016.

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Isso já era previsível porque alguns países como a Colômbia, Paraguai e Chile estavam se sentindo cercados e ameaçados pela gangue vermelha da unasul, lembrando que a colômbia iniciou esse processo lá em 2013.

Matheus Vinicius
Matheus Vinicius
Reply to  SmokingSnake ?
5 anos atrás

Realmente estavam sendo muito ameaçados pelo império do Atlântico sul (Brasil, Argentina, Venezuela) ainda bem que esses tempos passaram e agora é só paz e prosperidade, se bem que no Paraguai eles também tinham um governo de esquerda que foi derrubado de maneira mais obscura que o nosso.

Matheus Vinicius
Matheus Vinicius
Reply to  SmokingSnake ?
5 anos atrás

Nossa Super ameaçados, ainda me lembro daquele dia em que a Esquadra conjunta do Império Bolivariano (Brasil (do PT),Argentina,Venezuela,Bolivia) ficou ancorada lá proxima de Santiago para intimidar os Chilenos a votarem em Bachelet. Por muito pouco o Imperio Bolivariano não se solidificou e unificou toda a América do Sul em uma ditadura Stalinista-Gayzista-Muçulmana, ainda bem que nós brasileiros orgulhosamente conseguimos derrubar a Dilma e colocar o General-do-Bem Temer, agora é só paz e prosperidade. Quanto ao Paraguai que você mencionou, estranho ele estar ai na lista dos ameaçados, na época do bolivarianismo sulamericano o Paraguai tinha um governo esquerdão que… Read more »

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  Matheus Vinicius
5 anos atrás

Voce está chamando o Fernando Lugo, bispo católico de esquerdão? O Paraguai nunca foi de esquerda que nem esses países bolivarianos, o que motivou o impeachment foi justamente a desocupação de sem terras onde várias pessoas morreram. É fato que o Paraguai se sentiu ameaçado quando os vermelhos do mercosul não aceitaram o processo de impeachment e expulsaram o Paraguai do mercosul para colocar a Venezuela depois, por isso estavam querendo até colocar uma base dos EUA no Paraguai.

Matheus Vinicius
Matheus Vinicius
Reply to  SmokingSnake ?
5 anos atrás

Tá serto então, me rendo a vossa sabedoria, o cara é derrubado pela direita e a esquera protesta, mas ele não era de esquerda, não sei por onde você se informou em….

A acusação apresentada no Senado alegava que Lugo governou de maneira “imprópria, negligente e irresponsável”, gerando “a constante confrontação e luta de classes sociais. Tipico de governante de direita.

Para saber mais: http://operamundi.uol.com.br/conteudo/samuel/26979/golpe+de+estado+contra+fernando+lugo+comecou+a+ser+tramado+em+2008.shtml
https://es.wikipedia.org/wiki/Crisis_pol%C3%ADtica_en_Paraguay_de_2012

Glasquis7
Reply to  Matheus Vinicius
5 anos atrás

Pra falar sobre a política do Chile você precisa ter alguma vivencia. Os chileno0s jamais tem se amedrontado na hora de votar. A sua formação política não permite. Além disso, estar cercado de países que constantemente estão em conflito com o Chile tem feito com que os chilenos tenham um pensamento independente dentro da política. Acredite, o Chile dificilmente apoiaria o chavismo. O fato de Bachelet se declara socialista não9 quer dizer que faz parte do “circulo vermelho”. Apenas que seu idealismo político tem uma visão social mais dedicada. Ante isto jamais se permitiria cair no populismo e muito menos… Read more »

PauloR
PauloR
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

É mesmo? Quem colocou Hugo Chaves e Maduro no poder mesmo? Os bolivarianos nunca precisaram do Brasil para se consolidar no poder, NUNCA mesmo!!! Sempre tiveram o povo ao seu lado, o judiciário, o legislativo e as forças armadas para se manter governando. E ainda hoje, mesmo perdendo apoio de parte dos pilares que antes os sustentavam no poder, inclusive o “apoio” do Brasil, eles continuam governando. Também não adianta citar empréstimos que o Brasil fez, porque, na época de Hugo Chaves ate 2014 a Venezuela nadava em petrodoláres. E o apoio diplomático que o Brasil dava era o mesmo… Read more »

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  PauloR
5 anos atrás

Meu caro Paulo, depois que subiu ao poder o chavismo iniciou uma escalada autoritária que paulatinamente foi suprimindo a democracia e instalando a ditadura. E um dos pilares fundamentais da democracia, a independência dos poderes, há muito foi rompido por lá visto que o judiciário foi aparelhado com os lacaios do chavismo e a oposição foi perseguida a ponto de ter tido dificuldades em eleger candidatos para o legislativo. E quando conseguiu eleger maioria no legislativo o truculento Maduro não apenas fez de tudo para embaraçar o funcionamento do mesmo como ainda o dissolveu através de uma “constituinte” cujo único… Read more »

Matheus Vinicius
Matheus Vinicius
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Falando a True da True, qualquer retardado que estude por 30 minutos a história da Venezuela com o mínimo de censo crítico vai perceber que naquele país nunca houve democracia, lá é mata ou morre, alguém sabe porque o Chávez chegou ao poder com tanto apoio?
A única diferença entre ditadura e democracia é de que lado o governo está Honduras-Nicarágua é o melhor exemplo atualmente na nossa região

PauloR
PauloR
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Agora deixa eu te perguntar Por que o que acontece dentro da Venezuela deveria ser problema do Brasil? Serio mesmo que você acha que o país deveria intervir na Venezuela por causa das políticas do governo que afetavam apenas os venezuelanos? O povo venezuelano não dava respaldo as políticas de Hugo Chaves, sendo, em alguns casos, aprovando leis do governo por meio de referendo ou plebiscito? O que acontece na Venezuela é um problema deles, quem colocou os bolivarianos foram o povo que, encantados, beijavam as mãos de Hugo Chaves. Só o que faltava o Brasil se meter em assuntos… Read more »

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  PauloR
5 anos atrás

Meu caro,lamentavelmente os pobres na Venezuela foram enganados pelo populismo assistencialista que apenas e tão somente distribuiu migalhas aos desfavorecidos, tal como se verificou desse lado da fronteira entre 2003 e 2016. Outrossim a realização de plebiscitos e referendos, assim como eleições, por si só não é indicativo de democracia. Aliás esses instrumentos de participação popular foram usados pelo chavismo justamente para suprimir a democracia e acelerar a instauração da ditadura. Por fim eu não defendi a intromissão nos assuntos internos venezuelanos até porque a nossa carta magna veda tal prática. Agora eu defendi sim que o Brasil houvesse combatido… Read more »

PauloR
PauloR
Reply to  PauloR
5 anos atrás

Mas eu volto a pergunta: O que o Brasil tem a ver com a política interna da Venezuela? Se os venezuelanos foram enganados, cabe a eles resolverem isso e não nós. Ninguém deu ao Brasil o cargo de Xerife na região, quem faz essa política são os americanos e olhas as m** que eles fazem por aí. Você tenta responsabilizar o Brasil/Dilma/Lula por algo que nunca fizeram. Sem apoio de Dilma ou Lula, a Venezuela seria a mesma. O próprio Hugo foi eleito 3 anos antes do Lula assumir e se eles apoiaram a Venezuela, outros também fizeram e a… Read more »

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  PauloR
5 anos atrás

Meu caro Paulo, pelo visto vice-versa está com um problema de compreensão e interpretação de texto. Não defendi a atuação do Brasil como xerife do subcontinente mas sim que denunciasse os abusos do regime bolivariano nos organismos multilaterais afinal isso é princípio norteador fase nossas relações internacionais conforme previsto no famigerado “livrinho”

E sim, ao se omitir e ainda por cima apoiar entusiasmadamente a escalada ditatorial na Venezuela o governo que aqui tivemos de 2003 a 2016 exerceu papel relevante para a consolidação do mesmo. Talvez porque ambicionasse fazer o mesmo aqui.

PauloR
PauloR
Reply to  PauloR
5 anos atrás

Diplomacia não funciona como na sua mente recheada de ódio ideológico colega.
O Brasil poderia fazer a denuncia que quisesse mas nada aconteceria porque Hugo Chaves foi eleito, reeleito, passou por um referendo onde o povo decidiu mantê-lo no poder. E o que Brasil iria alegar sendo que o povo daquele pais apoiava o governo?

E foram 14 anos de PT e até hoje estou esperando a ditadura vermelha que tanto falavam…

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  PauloR
5 anos atrás

PauloR 27 de Maio de 2018 at 23:51 O PT tinha de fato um “plano perfeito” para se manter no poder, só que era mascarado. Quanto ao Chaves, é óbvio que ele se manteria no poder, tinhas as forças armadas em suas mãos e era populista de carteirinha, ele sim deu golpe rsrs. O Foro de São Paulo é praticamente um detalhamento dos planos (devaneios) para exercer a “Ditadura vermelha” não só no Brasil mas nas América do Sul. *O PT teve ai 3 mandatos e meio e não resolveu a questão dos “sem terra”, engraçado esse povo que até… Read more »

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  PauloR
5 anos atrás

Meu caro Paulo, Chávez apenas conseguiu ser reeleito porque usou dos instrumentos da democracia para suprimi-la por completo na Venezuela rompendo com o equilíbrio dos poderes e suprimindo as vozes que lhe eram divergentes. Entenda de uma vez por todas, o voto por si só não apenas não é indicativo de democracia como também pode ser usado para suprimi-la e instituir a ditadura tal como foi feito na Venezuela.

Outrossim a diplomacia do nosso país deve ser orientada pelos princípios do “livrinho”. E esses princípios não são “ódio ideológico”

PauloR
PauloR
Reply to  PauloR
5 anos atrás

ZzzZZz para essas ladainhas de Foro de SP replicadas do Olavo de Carvalho. Ainda estou esperando a ditadura comunista do PT. Foram 14 anos no poder com governos eleitos democraticamente, se esse era o plano para se manter no poder, então que a direita tenha como exemplo e pare de golpes antidemocráticos. Direitistas não podem ser aversos a democracia e eleição. E se não conseguiu resolver o problema da falta de terras, não foi por falta de interesse. Existe uma muralha enorme chamada: Bancara ruralista, grileiros e lobby do agronegócio. E se depender dessa gente que na sua maioria são… Read more »

PauloR
PauloR
Reply to  PauloR
5 anos atrás

HMS TIRELESS 28 de Maio de 2018 at 0:07

Se o Brasil for se preocupar com governantes que se elegeram por meios de artimanhas antidemocráticas, então vamos invadir os Estados Unidos. Aquele sistema eleitoral deles é uma grosseria pior que o sistema venezuelano.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  PauloR
5 anos atrás

Meu caro Paulo não há nada de grosseiro no sistema eleitoral norte-americano. O voto é distrital e a despeito do sistema de colégio eleitoral o princípio universal de 1 homem = 1 voto é respeitável. Bem diferente do sistema bolivariano, onde 140 dos 545 lugares do legislativo devem obrigatoriamente ser preenchidos por movimentos sociais que por óbvio são alinhados ao chavismo.

A propósito, ladainha é insistir que impeachment é golpe….

PauloR
PauloR
Reply to  PauloR
5 anos atrás

Aqui se fala tanto de ditaduras comunistas na região mas se for olhar a situação hoje, o único país que tem a democracia contestada é a Venezuela.

Os outros:

Argentina elegeu e reelegeu os K que deixaram o poder normalmente
Idem para o Equador de Rafael Correa
Bolívia elege e reelege Evo com grande margem de votos
No Chile os socialistas vivem sendo eleitos

Agora vamos aos MAS

O Paraguai deu um golpe paraguaio que serviu de exemplo para o Brasil em 2016
Mas ai os direitistas alienados dizem: Ain mas a Dilma caiu porque pedalou. RISOS

Rodrigo Ferreira
Rodrigo Ferreira
Reply to  PauloR
5 anos atrás

Levando-se em conta que muito dinheiro público brasileiro foi mandado para a Venezuela…

Temos bem a ver com o que acontece lá.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  PauloR
5 anos atrás

Meu caro Paulo, a Venezuela não tem a democracia contestada pelo simples fato de que o regime bolivariano não é uma democracia mas sim uma ditadura. E ditaduras devem sim ser contestadas…. Quanto aos demais países da região, salvo a Bolívia onde o índio cocaleiro se mantém no poder a base de fraude,após ser removida do poder a esquerda está respondendo nos tribunais pelos crimes que cometeu, basta ver que a corrupta senhora K é pentarré (na quantidade perde apenas para o heptarréu e já presidiário daqui). E uma vez que se falou no Paraguai você se esqueceu de mencionar… Read more »

Glasquis7
Reply to  PauloR
5 anos atrás

Paulo R
“Bolívia elege e reelege Evo com grande margem de votos”

Evo se mantem no poder graças ao uso da maquina publica. É um demagogo criminoso que acaba de desconsiderar uma consulta nacional na qual venceu a opção que não permite que ele se reeleja. Mesmo assim, ele insiste em permanecer no poder e dirige a sua candidatura pra uma nova fraude eleitoral na qual será reeleito.

sub-urbano
sub-urbano
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Também acho que tem a ver com a Venezuela. Fora a doação de material bélico ao EB que está praticamente fechada. É uma pena que o Brasil não teve competência para resolver a questão bolivariana, preferindo, ao invés disso, as patacoadas ideológicas que vemos aí, tanto no governo petista tanto na atual administração Temer-Globo-PSDB.

Ricardo
Ricardo
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Creio que estão mais interessados é nos polpudos recursos que isso pode significar.

Karl Bonfim
Karl Bonfim
5 anos atrás

Não, a Colômbia não virou membro NATO da OTAN! Mas sim uma espécie de parceiro global como a Austrália, o Japão, a Nova Zelândia e a Mongólia, (uma espécie de observador)…

Marcos
Marcos
5 anos atrás

Vejamos, a Colômbia não entrou na OTAN como membro, apenas como sócio global. O Paquistão é sócio global da OTAN e vez ou outra acaba se chocando com a própria OTAN em si e pior, com os Estados Unidos.

Vale destacar que em 2007 o Brasil recebeu um convite formal para trabalhar com a OTAN.

PauloR
PauloR
5 anos atrás

E não acho que a entrada da Colômbia na OTAN tenha a ver com a Venezuela. Os europeus e americanos não tem obrigação nenhuma de defender o país num conflito, podem ate mesmo apoiar a Venezuela se quiser. Pra mim é só uma decisão técnica para obter vantagens, seja com treinamento ou material bélico.

A Argentina também não faz ”parte” da OTAN?

Matheus Vinicius
Matheus Vinicius
Reply to  PauloR
5 anos atrás

Muita ingenuidade sua, o vice presidente Mike Pence já falou que depois de se resolver com a Coréia do norte vai mudar o foco para a Venezuela e Nicarágua.
E porque acha que essa aceitação ocorreu agora?
“podem ate mesmo apoiar a Venezuela se quiser.”, Você realmente é muito ingênuo, ou finge ser. Exemplo: Os EUA podem desfazer todas suas ogivas nucleares mas vão fazer isso?

PauloR
PauloR
Reply to  Matheus Vinicius
5 anos atrás

Se depender da Coreia do Norte, Maduro vai ficar governar tranquilo.

Quanto ao restante do seu comentário; Você não entendeu o que eu disse.

Matheus Vinicius
Matheus Vinicius
Reply to  PauloR
5 anos atrás

Realmente estou achando que não entendi o que você disse, não sei se foi você quem escreveu errado ou eu que entendi errado

PauloR
PauloR
Reply to  Matheus Vinicius
5 anos atrás

Falta de interpretação, fazer o que…

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  PauloR
5 anos atrás

Meu caro Paulo, se a Colômbia quer as vantagens de ser um parceiro global da OTAN, cristalizados em armas e treinamento, é porque se sente ameaçado, e com boa sorte razões, pela ditadura bolivariana.

PauloR
PauloR
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

No tempo de Hugo Chaves, a Colombia vivia sob ameaças mas que não passavam de blefes para atiçar a opinião pública venezuelana e nem por isso se armou. Hugo morreu, Maduro assumiu e este se comporta como um vizinho encrenqueiro daqueles que falam muito e pouco pode fazer. Se a Colombia estivesse se sentindo ameaçada de verdade, eles teriam comprados caças para sua força aérea e tanques que a muito tempo prometem comprar mas não compram. Pra mim, isso mostra que eles não estão muito preocupados com as atuais ameaças da Venezuela. E outra; o exercito colombiano é os mais… Read more »

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  PauloR
5 anos atrás

Meu caro o regime bolivariano armou e financiou as FARCS conforme ficou muito claro dos dados obtidos do computador de Raul Reyes. E se o governo colombiano não comprou até agora caças e tanques é porque precisou até há pouco combater os guerrilheiros das FARCS.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
5 anos atrás

E vamos nós a ficar para trás. Nunca me esqueço daquele membro do alto escalão americano a dar um depoimento da época do escanda-lo da espionagem aqui no Brasil

Perguntaram a Ele se era certo espionar um Aliado como o Brasil… e Ele respondeu que se analisasse a postura do Brasil (Governos Lulla e Dilma) nós parecíamos tudo… menos aliados.

PauloR
PauloR
Reply to  Ricardo Bigliazzi
5 anos atrás

Imagina o que você tem que dar para os americanos para se tornar aliado.

Pois é…

Fabiano WVJ
Fabiano WVJ
Reply to  PauloR
5 anos atrás

rsrsrs

Matheus Vinicius
Matheus Vinicius
Reply to  Ricardo Bigliazzi
5 anos atrás

Fiquei curioso sobre essa história que você mencionou, quem era esse cara e de que agência era? Poderia passar algum link sobre o caso?

Fabiano WVJ
Fabiano WVJ
Reply to  Ricardo Bigliazzi
5 anos atrás

Qdo Bush (filho) veio chamar o Lula pra se juntar ao time da invasão do Iraque/afeganistão e Lula declinou dizendo que tinha uma guerra mais urgente por aqui (luta contra a fome), ele deve ter saído com uma impressão sincera. Qdo Obama veio não deve ter gostado do que ouviu da Dilma (que era uma espécie de extensão do Lula sem a inteligência, carisma e traquejo político – e eu não o condeno pois é difícil gostar daquela pessoa), a partir daí começou a espionagem e a derrocada Petista (nós juntos). No fim, a culpa não deixa de ser do… Read more »

Renato Vargas
Renato Vargas
5 anos atrás

Uma dúvida me acometeu: OCDE não era aquela agência em que o Dan Mitrione trabalhou no período de 60 a 69, aqui no Brasil??????

Bardini
Bardini
5 anos atrás

Pq o Brasil precisa se meter na OTAN?
Pra arranjar mais sarna pra se coçar?
Nem pra África foram, pq não dão conta de bancar a empreitada, vão entrar na OTAN pra passar vergonha?
.
A única vantagem que eu consigo enxergar, seria a pressão para elevar os gastos com defesa para 2% do PIB, que é mínimo recomendado.

Matheus Vinicius
Matheus Vinicius
Reply to  Bardini
5 anos atrás

E que vantagem teria em elevar os gastos com defesa Bardini? Iam torrar tudo com pessoal, principalmente os da reserva como sempre fizeram, A Marinha continuaria a operar navios de concreto em terra, o Exército continuaria sendo usado pra cumprir função de PM e quando a situação do governo ficar crítica ser usado pra descer porrada em ”vagabundo”, e a FAB continuaria perseguindo aviões cocaleiros. Gastar mais pra que se estão fazendo o que sempre fizeram com maestria?, precisamos de eficiência no setor público, então para que gastar mais numa área que já esta bem servida e cumpre todos os… Read more »

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Matheus Vinicius
5 anos atrás

Tirando o lado do departamento pessoal, as Forças Armadas Brasileiras tem sim alguns pontos positivos e que estão progredindo de acordo com as possibilidades financeiras, elevar o orçamento seria muito útil, desde que fosse feito com material e pesquisa.

Quanto a má utilização das Forças isso é um problema de gestão pública que não faz a lição de casa de forma correta.

Tirando os “programas estratégicos” que foram contaminados pela política ora em atividade, o que depende de desições diretas das FA, creio que estão fazendo o possível para se equipar.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

*decisões

Bardini
Bardini
Reply to  Matheus Vinicius
5 anos atrás
Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Bardini
5 anos atrás

Bardini, Um almirante, general ou brigadeiro, ganhar menos que um delegado da polícia civil, um agente da pf ou pior ainda, menos que um motorista ou quem serve cafezinho ( não se mudou, alguns anos atrás, alguns chegavam a ganhar mais de 13.000) é o fim! até concordo que há muitos oficiais desta patente em nossas forças armadas, mas receber este soldo e com os descontos é uma v e r g o n h a. abraços st4

Rodrigo Ferreira
Rodrigo Ferreira
Reply to  Saldanha da Gama
5 anos atrás

Isto é lorota..

O salário base pode até ser menor, mas tem as tais gratificações disto e daquilo…

Salário por salário o meu é maior que o Cmte de cada uma das FFAA, mas na hora de pingar o meu pinga só o meu salário o dele, vem um monte de penduricalhos que duplicam o salário ou mais.

rinaldo nery
rinaldo nery
Reply to  Saldanha da Gama
5 anos atrás

Rodrigo, essas tais gratificações que você fala não existem. Não espalhe mentiras. Se discorda, arrume um contracheque de oficial general, poste aqui e explique onde estão. No meu, de coronel, não tem.

Rodrigo Ferreira
Rodrigo Ferreira
Reply to  Saldanha da Gama
5 anos atrás

Como não ? Vi aqui mesmo na Trilogia…

Exemplo…

O Cmte da Força tem o salário base dele + Gratificação por ser comandante da Força ou algo semelhante..

Não vou perder meu tempo procurando.

Se acha ruim problema seu.

https://www.defesa.gov.br/anistia/2-uncategorised/8534-remuneracao-dos-militares-das-forcas-armadas-no-brasil-e-no-exterior

Tiger 777
Tiger 777
5 anos atrás

Bom eles já tem uma base na Amazônia agora…
Basta ver o vídeo “retaguarda estratégica” no YouTube que vão entender porque a OTAN ( Atlântico Norte????) Está agora no Pacífico. Fudeu

Wellington Góes
Wellington Góes
5 anos atrás

Bom pra eles, ponto. O Brasil tem caminho próprio, interesses próprios.

Não entendo esta fascinação de alguns de que deveríamos estar em tudo. A noção sobre geopolítica é quase nula.

Leonardo
Leonardo
5 anos atrás

A eleição para presidente da Colômbia tem um ex-guerrilheiro das FARC no segundo turno. Se ele ganhar, adeus OTAN, adeus OCDE. O latino-americano não aprende.

A Máquina Troll
A Máquina Troll
5 anos atrás

A Venezuela que se prepare…deveriam ter feito o mesmo com os Russos e Chineses e já deveriam estar em uma corrida armamentista a muito tempo…a incompetência daquele atual governo custara caro para aquela nação… eu venho dizendo…estão se organizando e se mobilizando para alguma incursão contra a Venezuela…reparem como de uns tempos pra cá se observa todos os tipos de provocações e comportamentos hostis por parte de determinados países vizinhos contra a Venezuela…como exercícios militares próximos da fronteira com este pais e coisas do tipo…os eua intentam usar os países que controlam hoje na região para fazer o seu serviço… Read more »

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  A Máquina Troll
5 anos atrás

Quanta bobagem heim Maquineta!? Acho que você veio cantar no lugar errado….

Rodrigo Ferreira
Rodrigo Ferreira
Reply to  A Máquina Troll
5 anos atrás

Está com dó da Venefavela ? Vai lá, junto com todos os teus amigos do Plano Barril e ajude a defender os bolivarianos.

Alessandro
Alessandro
Reply to  A Máquina Troll
5 anos atrás

máquina troll e suas pérolas, confesso que até estava sentindo saudades rsrs…

A Máquina Troll
A Máquina Troll
Reply to  A Máquina Troll
5 anos atrás

Apesar de tudo a maior parte dos militares e do povo da Venezuela ainda apoiam o Governo Chavista…se não este governo já teria caído a muito tempo…o Chavismo ainda tem o apoio da maior parte da sociedade pois antes do Chavismo tudo era ainda mais pior do que hoje na Venezuela…e grande parte desta sociedade já tem ciência de que a sua nação é alvo de incursões “Alienígenas” por causa de suas riquezas naturais… é assim que a inteligência dos eua atuam “nas sombras” para sabotar e derrubar governos indesejados…através de grupos de fachada criam Ongs e Movimentos subversivos para… Read more »

Rodrigo Ferreira
Rodrigo Ferreira
Reply to  A Máquina Troll
5 anos atrás

Apóiam com fuzis apontados..

Leonardo
Leonardo
5 anos atrás

Correção, o candidato que está prestes a ir para o segundo turno foi membro do M-19, grupo radical de esquerda, adepto da guerrilha urbana nos anos 70. Mas só muda o grupo, o resultado pra Colômbia vai ser desastroso de qualquer forma, se ele ganhar.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Leonardo
5 anos atrás

Leo, ele já foi prefeito de Bogotá ou seja, já se converteu ao jogo democrático.

Ademais quem está liderando é o candidato de Uribe.

Matheus Vinicius
Matheus Vinicius
5 anos atrás

“Iam torrar tudo com pessoal” continuo com a mesma opinião após ver esse link que você disse que teria algo para me ensinar, porque eu disse isso?: Durante o o periodo 2003-2017 houve um aumento no orçamento do MD de 25,8bi(1) para 94bi(2) (porque houve cortes), claro houve a inflação que foi de 142,8 % corrigindo seriam R$66bi em valores de 2017, um aumento real de 42.4% e o que nossos brilhantes gestores das 3 armas conseguiram fazer com esse aumento além de aumentar gastos com pessoal? O ALEX NOGUEIRA falou que seria bom se o aumento de gastos fosse… Read more »

Bardini
Bardini
Reply to  Matheus Vinicius
5 anos atrás

Essa “fonte 1”, eu devo ter citado umas trocentas vezes em discussões por aqui… . O mais importante está na página 10. Relacione o que ocorreu no Brasil com a tabela da página 10, dessa “fonte 1”. Monte uma linha do tempo, depois relacione com a tabela da página 41. . Consulte a fonte que postei, para ver quando foi feita a modificação no quadro de pessoal pela ultima vez. Novamente, entenda o que ocorreu no Brasil. Entenda o pq foi realizado este aumento no quadro de pessoal… Dica: Estratégia Nacional de Defesa. . Tenha em mente que, custeio e… Read more »

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Matheus Vinicius
5 anos atrás

Acho que você não entendeu direito o que eu disse rsrs.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
5 anos atrás

NATO:

O nome disso chama-se ?

China, talvez Russia.

Basta acompanhar o noticiário da região, especialmente o da economia
e da influência dos sino-russos na venefavela.

OCDE ?

Economia organizada e com solidez.
Respeita regras no jogo do comércio mundial,
não são Damas, é Xadrez !

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
5 anos atrás

“PauloR 27 de Maio de 2018 at 21:52
Imagina o que você tem que dar para os americanos para se tornar aliado.

Pois é…”

Pergunte aos:

Japoneses, Koreanos, Canadenses, Ingleses, Australianos, Chilenos, Israelenses, Jordanianos, …..

Glasquis7
Reply to  Carlos Alberto Soares
5 anos atrás

O que é que o Chile tem nessa história?

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
5 anos atrás

No campo militar: REINO UNIDO: 1) Escócia A base de Faslane, na Gare Loch, abriga a base de submarinos nucleares Trident do Reino Unido. 2) Alemanha As forças britânicas terão deixado a Alemanha até 2020. No entanto, continua a existir uma presença significativa, com a guarnição do Reno como sede. Os EUA também têm 48 mil soldados na Alemanha. 3) Gibraltar O exército já esteve presente no Rock há mais de 300 anos, embora o último batalhão de infantaria no Reino Unido tenha deixado em 1991. Agora é o lar do Royal Gibraltar Regiment e atua como Base de Operação… Read more »

Augusto L
Augusto L
Reply to  Carlos Alberto Soares
5 anos atrás

Carlos, a Escócia faz parte do RU, então não pode entrar nessa lista de overseas deployment.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Carlos Alberto Soares
5 anos atrás

E Guam é um território americano.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
5 anos atrás
Heitor
Heitor
5 anos atrás

Creio que o ingresso da Colômbia como parceiro na OTAN tem um pouco a ver com a Venezuela. Tenho amigos na Colômbia e estão dizendo que a questão humanitária lá está difícil, pois ainda entram muitos venezuelanos todo dia. Além disso, já tenho falado isso aqui, tem a influência russa na Venezuela. Putin quer ter o controle das maiores reservas de petróleo do mundo, então não estranhem se algumas fragatas ou corvetas russas começarem a passar por aqui com mais frequência.

Ivan BC
Ivan BC
5 anos atrás

Parabéns, Colômbia! Gostei principalmente da entrada na OCDE, sem dúvida ficar perto dessa organização e de membros de país “sérios” faz toda a diferença. Eu entendo a OCDE como a própria matéria citou: ambiente de acesso e discussão de política públicas. A OCDE costuma usar política absolutamente diferente das utilizadas pelo Brasil nas últimas 3 décadas. Eles prezam por várias políticas, mas na minha opinião a mais importante é a política fiscal (Estado agindo em alguns setores de forma objetivo é muito eficiente, sendo econômico com o erário, sempre focando na receita superior a despesa, ou seja, além de atuar… Read more »

Ronaldo de souza gonçalves
Ronaldo de souza gonçalves
5 anos atrás

Colombia na Otan,tratado do atlântico norte, é quando o oceano atlântico banha a colombia,acho meio estranho.Estamos trazendo a guerra fria para a América do sul.Claro que vai ser benéfico para a Colombia que já a décadas é um aliado do EUA de segunda classe.O Brasil já foi cogitado em fazer parte,sinceramente não sei se e vantajoso,pois teremos influência de potências sob assuntos internos.

Torama
Torama
Reply to  Ronaldo de souza gonçalves
5 anos atrás

A Colômbia é banhada apenas pelo Pacífico.

Matheus Vinicius
Matheus Vinicius
Reply to  Torama
5 anos atrás

Estudou geografia com o Nando Moura.
E ainda dizem que é uma disciplina inútil.

Mk48
Mk48
Reply to  Torama
5 anos atrás

Oi?!
Estudou geografia onde , amigo?

Alexandre Esteves
Alexandre Esteves
5 anos atrás

Creio que foi uma jogada de mestre para conter a influência do bolivarianismo e o Forum de São Paulo naquele país, pois com isso definiu o alinhamento aos Estados Unidos como uma política de estado do Estado colombiano.
Parabéns!

Walfrido Strobel
5 anos atrás

E a Colombia continua um sucesso, o maior produtor mundial de cocaína com 51% da produção total do planeta

Rodrigo Ferreira
Rodrigo Ferreira
5 anos atrás

Os americanos não precisam da Colômbia para ferrar a Venezuela, que consegue se ferrar sozinha diga-se de passagem.

Eles tem uma FOB no Aeroporto Internacional de Curaçao a menos de 100km do litoral da Venefavela..

Agnelo
Agnelo
5 anos atrás

Senhores
Se gastássemos 2% do PIB, o gasto com pessoal seria menos da metade.
Temos hj, 4 Bda Inf em GLO.
12 Bda Inf e Cav em operações constantes na fronteira. Sendo q uma, a 1ª Bda Inf Sl também em Ajuda Humanitária.
2 Bda Inf e as unidades de 2 RM, equivalentes a 2 Bda Inf, na Op Pipa (uma das maiores operações humanitárias no mundo).
São 20 Bda de manobra em operações em todo Brasil, q é maior q a Europa sem Rússia…
Isso é mais q o Exército Britânico e Espanhol juntos.

Agnelo
Agnelo
5 anos atrás

Continuando
Administrar tudo isso não é fácil.
Cada pelotao especial de Fronteira custa uma fortuna pra manter. Cada um custa muito mais q uma Cia Fuz aquartelada.
As distâncias são enormes. As estradas não ajudam. O custo logístico é muito grande.

Concluindo
Não adianta comparar nosso Exército com os outros. São muitas peculiaridades.
No mais, já frequentamos diversos cursos e intercâmbios com a OTAN. Temos muitos ganhos, sem comprometer um princípio básico de nossa constituição, q é a Não Intervenção, o q seria muito difícil fazendo parte efetiva desta instituição.
Sds

Augusto L
Augusto L
Reply to  Agnelo
5 anos atrás

Se fossemos da Otan, só teriamos que “intervir” se alguém atacasse um país da aliança, o que não é considerado intervenção, mas defesa mútua. Não que eu defenda o Brasil como membro, apesar de que gostaria de ver o Brasil como parceiro global. Agora se um custo de uma brigada ou batalhão de fronteira é mais caro, todo mundo sabe e todo mundo sabe que não é tão bem equipado como um “normal” e se o EB, tivesse uma administração mais realista, cortaria aquele não precisa, ou seja, os normais em detrimento aos mais importantes como os de selva e… Read more »

Agnelo
Agnelo
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Boa noite
Então raciocine com outro princípio: Solução Pacífica, o q a OTAN não faz sempre.
Sobre extinção de unidades em detrimento de outras, é o q vai acontecer, começando pelo CMNE.
Além disso, as unidades de Fronteira não são menos equipadas q as de fora.
O SISFRON (q também é Inteligência Operativa de CMec) é em Bda de Fronteira.
A primeira Bda Inf Mtz a mecanizar é na fronteira.
Os BIS de Fronteira tem diversos MEM prioritários em relação aos demais.
Infelizmente, não é todo mundo q sabe, muito pelo contrário.
Sds

carcara_br
carcara_br
5 anos atrás

Basicamente a Colômbia vai falar mais grosso que o Brasil no hemisfério sul. Perdemos influência e prestígio, nos apequenamos um pouco mais…

Agnelo
Agnelo
Reply to  carcara_br
5 anos atrás

As relações na AS, no q diz respeito ao Brasil, não tem essa influência toda pela OTAN. Comércio, talvez.

Augusto L
Augusto L
5 anos atrás

Off topic: mas nem tanto, a Polônia ofereceu 2 bi para os EUA terem uma base permanente em seu territorio.

rinaldo nery
rinaldo nery
5 anos atrás

Agnelo, esquece. É difícil fazer o paisanal entender certas coisas sem nunca ter cruzado um portão da guarda. Pra eles, administrar uma Força Armada é o mesmo que administrar a AMBEV. E alguns vem aqui postar num site de assunto militar terrestre, mas transparecem um ódio profundo pelos militares. Nunca entendi.

Agnelo
Agnelo
Reply to  rinaldo nery
5 anos atrás

Verdade, Cel.
Me lembro logo do pombo jogando xadrez….
Saudações e Brasil Acima de Tudo

rinaldo nery
rinaldo nery
Reply to  Agnelo
5 anos atrás

Pois é, amigo. Mas como postaram, ¨não somos melhores que funcionários públicos comuns sanguessugas¨. Ainda temos que ler isso, oriundo dos ¨expert¨.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  rinaldo nery
5 anos atrás

Prezado Coronel.
Tem alguns que sugerem transferir o controle do país e das riquezas para estrangeiros. Gente que nunca entrou num quartel e nunca jurou a bandeira do país. Sem a mínima noção do que isto significa.

Augusto L
Augusto L
5 anos atrás

A critica é pertinente, reformas nas forcas armadas no âmbito organizacional já era pra ter sido a feitas à anos, terem planos pra fazer agora não é desculpa, os militares com sua áurea de se acharem melhor que o cidadão é que não aceitam.
Na realidade não são nada melhores do que um funcionário publico comum sanguessuga.
Dita as circunstâncias, verdades tem q ser ditas.

rinaldo nery
rinaldo nery
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Amigo, vai lá no Aéreo e procura pelas matérias sobre o processo de reestruturação da FAB. De FFAA você entende pouco, simplesmente porque é civil.
Compra a última Revista Força Aérea, que tem uma boa matéria sobre o tema.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  rinaldo nery
5 anos atrás

Boa! mas é complicado mesmo. Sou civil mas tento explicar para meus amigos para que servem as FFAA? Ainda tem muita gente que faz estas perguntas em pleno Século 21. Infelizmente, a Ditadura pariu esse ódio !Não adianta tentar melhorar nossa Defesa se a Sociedade nem sabe o que é isto!

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  rinaldo nery
5 anos atrás

Rinaldo, bom dia. Faço parte do paisanal. E, frequentemente, vemos matérias aqui sobre reforma na estrutura das forças. Assim como, especialmente no EB, tentativas de tirar leite de pedra. Mas, ainda existe muito o que ser reformado. E, enquanto contribuinte, sou a favor do aumento no percentual do PIB para defesa para os 2% sugeridos, desde que seja destinado a investimento e não custeio. Para termos um exemplo, faça o papel de “paisano” e entre no compras governamentais. Veja os contratos e atas de registro de preços do EB. Sofás e poltronas de todo tipo, alimentações requintadas e várias e… Read more »

Augusto L
Augusto L
Reply to  rinaldo nery
5 anos atrás

“A critica é pertinente, reformas nas forcas armadas no âmbito organizacional já era pra ter sido a feitas à anos, terem planos pra fazer agora não é desculpa”
Como eu disse, estarem fazendo agora, não é desculpa, já era pra ter sido feita, e tirando a FAB, eu não vi notícias das outras forças fazendo. Mas sabe o que me entristece, é que os militares não assumem sua parte na culpa, é tudo culpa da sociedade omissa e do governo politicos.

Delfim
Delfim
5 anos atrás

Mais um potencial ponto de atrito no ConeSul.
Vamos ter que interiorizar não só as FAs mas a população. Habitar a Amazônia.
A população vai atrás da riqueza.
A riqueza vai atrás de estrutura e incentivos.
.
Depois quando aparecer F-35 sambando em cima da “cara de cão” vai ser tarde. Amazônia vai virar “internacional”.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Delfim
5 anos atrás

O Brasil e os outros países da América do Sul sempre se lixaram para a Amazonia, se prezam tanto pelas nossas florestas por que não fazem nada para protege-las? Só servem para dizer que vão ser invadidas e tomadas pelos EUA, enquanto isso deixam que todos os anos milhares de Km de mata seja destruido para poder dar espaço para o gado pastar para favorecer a economia… Engraçado isso… Por mim é como já disse antes, se for para que façam o que o Brasil a séculos já deveria fazer, que venham e cuidem eles (EUA), quem sabe aproveitam e… Read more »

Agnelo
Agnelo
Reply to  Delfim
5 anos atrás

A situação amazônica diminui de foco, tendo em vista os outros pontos atuais de atrito. Mas não pode ser ignorado. Haviam 16 bases europeias em seu entorno, além de algumas das maiores bases de treinamento de algumas forças. A presença dentro da Amazônia sempre foi constante. Por isso a situação da área indígena em RR é preocupante. Eles têm território e cultura. Basta reconhecimento por autodeterminação e as coisas complicam. Detalhe… sem apoio ostensivo de tropas. Bastas Companhias Militares Privadas. A falta de água, por exemplo, tornará a Amazônia cada vez mais importante. É bom termos boa dissuasão. Há de… Read more »

Augusto L
Augusto L
Reply to  Agnelo
5 anos atrás

Nunca soube dessas bases, unico pais que tem presença europeia aqui é a Guiana francesa que faz parte da França, mas não há forcas armadas francesas, só a Gendermaria. Há paises no Caribe onde há territórios ultramarinos franceses e ingleses mas não há tropas estacionadas lá. A questão dos Indios é interna, potencias europeias e os EUA só interveriam se o Brasil fosse um pais inimigos que desistabilizasse a AL, o que não é o caso. No maximo a UE por ser muito ligada a questões de direitos humanos seria forçada a não vender armamentos ao Brasil, nos EUA, isso… Read more »

Agnelo
Agnelo
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Há um Regimento da Legião Estrangeira na Guiana Francesa.
Há Forças Especiais americanas na Colômbia e Panamá.
As Forças Especiais Holandesas estão constantemente no Suriname.
Os EUA construíram 16 pistas de grande porte no entorno da Amazônia brasileira.
Há acordo de Defesa do Uruguai com a França.
A Guiana recebe constantes visitas de SOF americanas e inglesas.
São alguns exemplos.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Agnelo
5 anos atrás

Os EUA não tem pistas nem bases na AL, o Uruguai nao tem um acordo de defesa, mas sim um cooperação militar. Quanto a qualquer atividade na Guiana, ela se justifica, por causa da Venezuela, se o Brasil n goste q proteste e manda seus soldasos la pra proteger a Guiana. Não há forcas especiais americanas na Colômbia, apesar do que quando há necessidade de uma Op, eles fazem, no Panamá desde o fim da guerra fria não há mais presença americana. O Suriname tem acordos de cooperação militar com Holanda sua ex colonizadora. Em nenhum momento, essas forcas afetam… Read more »

Augusto L
Augusto L
Reply to  Agnelo
5 anos atrás

Inclusive o Brasil tem acordos com a Guiana e Suriname em cooperação militar.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Agnelo
5 anos atrás

Não ter a bandeira e tropas, não significa q não está comprometida e não foi construída pelo EUA.
Sugiro q pesquise melhor sobre essa cooperação e o q pode vir dela.
É bem óbvio, como demonstrou, os motivos ostensivos da presença daqueles nas Guianas.

O q interessa nisso tudo, é q há presença militar ostensiva e reservada no entorno da Amazônia.
Há ostensiva abordagem de líderes desses países afirmando q a Amazônia deve ser de todos e nós não temos exclusividade.

Logo, devemos nos preparar e atentar pra isso.
Mesmo q esses países sejam nossos aliados no momento atual.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Se a aparecer um F-35 não vai ser problema, pq o Brasil não tem atritos com a Colômbia e nem com os paises da Otan.

Delfim
Delfim
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Ah lógico, se entrar um F-35 no nosso espaço aéreo, no problem…

Augusto L
Augusto L
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Se, entrar vai ser com autorização brasileira para algum exercicio, ou defesa do território brasileiro, numa eventual guerra a regimes desistabilizadores.
Que venha a Otan como parceira global para o Brasil tbm .

Felipe Morais
Felipe Morais
5 anos atrás

Pois é Delfim. A alguns anos era forte aquela história ou estória do corredor verde amazônico. Vejamos os próximos capítulos…

Augusto L
Augusto L
Reply to  Felipe Morais
5 anos atrás

O corredor verde, é uma proprosta tri-partite, Brasil-Colômbia-Peru, para preservar o rio Amazonas, não tem nada de errado, ao contrario ela é certa.

Delfim
Delfim
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Ah sim, acordo com nossos sinceros vizinhos…
Passaram anos negando que iam entrar para a OTAN, de repente entraram, quem gostar gostou, quem não gostou pho*dda*ssy que agora é OTAN na causa.
.
Já que se falou em Peru, lembrando que este também compra armamento embargado da Mãe-Rússia.
Pode sobrar pra todo lado.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Eles nunca negaram nada, ate pq não devem nada ao Brasil, é a Colômbia não faz parte da Otan é um parceiro global. Agora sobre a UE fazer pressão aqui eles não precisam da Otan, o Brasil já é uma democracia tem uma sociedade aberta e pró ocidente, faz parte de muitos organismos internacionais, pensa meu filho, pensa. A Russia vender armamentos para o Peru não tem relação a nada, tu ta ligando alhox a bugalhos. O acordo é pra preservar o Rio Amazonas, não para tirar a soberania de ngm, como o rio nasce no Peru, passa pela Colômbia… Read more »

Delfim
Delfim
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

O problema com nosso vizinhos não é ideológico, é histórico-cultural. O Brasil lusófono avançou muito além da Linha de Tordesilhas. Somos “devedores históricos” de terras e riquezas que não deveriam ser nossas, na mentalidade deles. Nosso gigantismo se deve à “burrice” portuguesa de administrar uma gigantesca colônia de forma centralizada, enquanto os espanhóis “inteligentes” dividiram suas colônias de forma que nem Bolívar conseguiu juntar. . Quanto ao rio Amazonas, um motivo a mais. Basta Peru ou Colômbia “fecharem a torneira”, uma hidrelétrica é uma ótima desculpa. Índia e Paquistão já estão se estranhando por causa de uma. . Se alguém… Read more »

Augusto L
Augusto L
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Alem do mais a retórica anti-Otan/ocidente/EUA é uma politica petista não de estado.

MRcelo
MRcelo
5 anos atrás

Vejo muito policial se passando como militar aqui nas barreiras . Mas nao vi esse apoio aos pm capixabas durante a greve deles, meus conterraneos. É simples. Avisem a Colômbia e a Venezuela que temos uma faixa de fronteira. E a turma do uoyoutube que ficar nos EUA e em Portugal falando besteira para nossos jovens que isso é um desfavor a pátria e familia. Meu direito a voto e a dirigir ninguém tira.

PauloR
PauloR
5 anos atrás

É cômico como alguns daqui falam que o PT e a esquerda tinham planos para impor uma ditadura comunista no Brasil e hoje o que vemos é a direita ameaçando a democracia à exemplo da ditadura que tivemos no passado. Pois muito que bem; quando digo que direitista é esquizo, eu não estou brincando!

Delfim
Delfim
5 anos atrás

A ‘estorinha” da Amazônia se tornar “patrimônio da Humanidade” não é invenção duzamerikanusmarvadus.
Eça de Queiroz, português filho de pai brasileiro, já apontava tal pretensão, britânica bem entendido, em pleno séc XIX. Os europeus, muito mais que os americanos, falam em internacionalização da Amazônia. A OTAN não é só os EUA
Temos que garantir o “usi possidetis” de nossas próprias terras e riquezas. Apenas uma efetiva habitação dará suporte à militarização da Amazônia.

Delfim
Delfim
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Errata. É “uTi possidetis” Falha nossa.