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Eurosatory 2018: GDELS revela novas variantes da família de veículos ASCOD 

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Novos veículos de combate estão sendo apresentados pela General Dynamics European Land Systems (GDELS) na Eurosatory 2018, que está sendo realizado em Paris, de 11 a 15 de junho

A GDELS apresenta novas variantes da família de veículos de esteiras ASCOD, incluindo ASCOD Medium Battle Tank (MMBT) e ASCOD Infantry Fighting Vehicle (IFV) na Eurosatory 2018. Segundo a empresa, ambos os veículos ASCOD foram desenvolvidos usando o “novo” Common Base Platform Design (CBP) da General Dynamics European Land Systems, com capacidade modular e arquitetura de veículo aberta com três soluções de power pack entre 530, 600 e 800kW, ou trilhos de aço ou elásticos e configurações múltiplas até a tripulação de três mais 8 combatentes.

O Tanque de Batalha Principal Médio (MMBT) é baseado em um chassi modificado da plataforma de veículo multiuso ASCOD. Com um peso bruto do veículo (GVW) de 42 toneladas, é equipado com um moderno sistema HITFACT de 120 mm da Leonardo (que inclui câmeras térmicas IR dia e noite com artilharia automática), armado com uma metralhadora coaxial de 7,62 mm.

O canhão de cano liso de 120mm dispara a munição padrão da OTAN e é acoplado a um sistema de controle de fogo computadorizado, dando ao comandante e ao atirador alças visuais/térmicas estabilizadas incorporando um telêmetro a laser.

O veículo de combate de infantaria (IFV) também é baseado em um chassi modificado da plataforma multiuso ASCOD, mas é equipado com uma torre não tripulada UT30MK2 da Elbit Systems, incluindo um canhão de alimentação dupla de 30mm, MG coaxial de 7,62mm, dois mísseis guiados antitanques (ATGM), um Sistema de Defesa Ativo Hard Kill e um avançado sistema de visão de 360 ​​graus para maior consciência situacional.

O peso bruto do veículo de 35 toneladas aumentou o volume para o compartimento traseiro da tropa.

15 COMMENTS

  1. Gostei desse MMBT. Já que o exercito não pode comprar tanques de primeira linha por causa do peso e $$, eles podem investir em tanques médios e modernos e espalhar por outras regiões do país como nordeste e centro-oste.

    • A questão do peso do blindado eu pensei a mesma coisa, se encaixa na exigência. Quanto a “espalhar MBT pelo território”, não faz o menor sentido ter MBT (mesmo de 42 toneladas) no norte e nordeste. Os MBT devem ficar no centro-sul (MS, GO, SP e Sul). Trata-se de uma questão de geografia do terreno, logistica, potencial de uso dos aparelhos, ou seja, algo técnico e estratégico.
      Além disso, na minha opinião esse MBT da matéria deve custar uma fortuna e não parece ser tão robusto quanto um leopardo 2A4 ou Ariete.
      Abraço!

        • Verdade. Complementando apenas que o terreno + precipitação em RR não favorece o emprego Blindados sobre rodas. É um terreno que quando encharca fica com características de “movediço”. Mesmo no chamado “Verão”, se der uma chuvinha no Lavrado os rodados “atolam até o talo”. Só com “esteira” pra serem retirados.

  2. Esse MMBT é bem bacana hein e o IFV idem. A torre com o sistema HITFACT de 120 mm é basicamente a mesma que tbm tem com canhão 90 mm a qual poderia ser colocada no Guarani 6×6.

  3. Modularidade é muito bom para enxugar custos e facilitar manutenção.
    .
    O MMBT tem as lagartas melhor protegidas, mais para dentro da couraça. É esteticamente limpo e liso, facilitando aplicação de placas. Bonito.

  4. A família ASCOD foi desenvolvida em conjunto pela Áustria e Espanha para atender a requisitos dos seus respectivos exércitos sendo que as empresas que desenvolveram o sistema ( Steyr-Daimler-Puch e Santa Barbara Sistemas) hoje são divisões da General Dynamics. Recentemente o programa ganhou um grande impulso ao ser escolhido pelo British Army, onde recebeu o nome de AJAX, onde serão adquiridos quase 600 veículos.

    Não dá para negar que a versão MMBT é bem interessante.

  5. Estes carros mais leves e com arma de 120mm. são os mais promissores do mercado. O que os exercitos procuram é poder de fogo, mobilidade e capacidade de transporte aéreo. Um especialista americano chegou a comentar que um M-41 revitalizado, motor turbo diesel e com eletronica atual seria um sucesso.

  6. Interessante essas variantes do ASCOD. Seriam úteis tanto ao EB (na versão IFV) quanto ao CFN(com a versão CC Médio, que poderia bem substituir os Sk atuais).

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