Trump e Putin no encontro em Helsinki - Yuri Kadobnov/AFP/Getty Images

Trump e Putin no encontro em Helsinki - Yuri Kadobnov/AFP/Getty Images

Trump e Putin no encontro em Helsinki - Yuri Kadobnov/AFP/Getty Images
Trump e Putin no encontro em Helsinki – Yuri Kadobnov/AFP/Getty Images

Foi uma longa entrevista coletiva — 46 minutos, raro para encontro de cúpulas. Lado a lado com o russo Vladimir Putin, em Helsinque, o presidente americano Donald Trump se fez claro. “Os Estados Unidos têm sido tolos”, afirmou. “Já devíamos ter tido este diálogo há muito tempo, antes de eu chegar ao cargo.”

Trump defende estreitar relações com a Rússia e partiu contra a investigação, conduzida pelo FBI, a respeito da interferência de Moscou nas eleições que o conduziram à Casa Branca. “Fui um agente de inteligência”, disse Putin. “Sei como estes dossiês são fabricados.” Trump concordou.

“Eles dizem que foi a Rússia. Estou aqui ao lado do presidente Putin. Ele diz que não foi. Eu não vejo por que seria.” Nunca antes um presidente americano havia partido contra o aparato de inteligência e Justiça dos EUA perante um líder estrangeiro.

As críticas foram imediatas e não vieram só dos democratas. “Trump deve deixar claro o que quis dizer”, afirmou o ex-presidente da Câmara e partidário do presidente, Newt Gingrich. “Este foi o maior erro de sua presidência.” O atual chefe da Câmara, Paul Ryan, o seguiu. “Ele deve compreender que a Rússia não é nossa aliada, os EUA devem terminar com seus ataques contra a democracia.”

Análise do New York Times: “Ao invés de defender os EUA contra aqueles que o ameaçam, ele atacou seus cidadãos e instituições. Ao invés de questionar o Sr. Putin, um adversário com histórico documentado de malfeitos contra os EUA, ele o elogiou sem reservas. Suas afirmações são tão divorciadas dos objetivos americanos, são tão inexplicáveis em tantos níveis diferentes, que trazem à tona uma pergunta que marca há muito o Sr. Trump: Será que a Rússia tem alguma informação que possa usar contra ele?”

FONTE: Meio

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Delfim
Delfim
5 anos atrás

Repetindo o que acabei de escrever no tópico anterior : perto do Putin, Trump é um virjão.
E acabou de queimar sua reeleição.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Isso se ele não cair antes! O chumbo grosso nos EUA o aguarda! Em essa investigação sobre a interferência russa avançando ele pode estar sujeito não apenas a um processo criminal como também a um processo de impeachment visto que sua atitude desprezível de ontem uniu republicanos e democratas nas críticas.

gordo
gordo
5 anos atrás

Lado a lado dois homens, um deles dado a shows televisivos e provavelmente pautado por uma boa e generosa galera e o outro um hábil politico e porque não dizer estadista.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  gordo
5 anos atrás

Putin apenas é estadista na cabeça dos não sabem o que é democracia e também na dos que a repudiam. Na verdade ele é apenas e tão somente um déspota corrupto, com métodos parecidos aos dos gângsteres e que apenas se sustenta no poder em virtude de um círculo de oligarcas.

Luiz Claudio Reis de Oliveira
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

os ´´globalistas ´´ estão em pânico ….ótimo … concordo com vc tireless

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Caro Tireless, Trump é outro marionete de oligarcas, pois sua guerra tarifária contra a China e a UE só está servindo para enriquecer o baronato industrial dos EUA, já as pequenas empresas estão literalmente se estrepando, tendo que pagar mais caro por bens de capital e intermediários, e sem poder repassar os preços, pois às levariam a falência sem clientes. Não pense que os lobistas dos EUA, únicos beneficiados nessa história toda e que apoiaram Trump em massa, são pobres, são podríssimos de ricos.

Marcelo-SP
Marcelo-SP
5 anos atrás

Como eu disse nos comentários do post anterior, os “checks and balances” vão recolocando as coisas nos trilhos… E Trump não sobrevive sem o GOP, no Congresso.

https://veja.abril.com.br/mundo/republicanos-no-congresso-rompem-com-trump-apos-reuniao-com-putin/

William
William
5 anos atrás

O NYT é fonte confiável pra falar do Trump.
Como foi mesmo? 90% Hillary.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  William
5 anos atrás

O NYT é a Globo deles. O Trump esta no seu papel. Na politica dos grandes, Uma coisa a ser considerada é que tanto o Chinês quanto o Putin não são nem o Sadam nem o Kadaf. E seus respectivos países não são nem o Iraque nem a líbia. Tem que conversar sem os arroubos tão comuns aos sem noção.

Victor Moraes
Victor Moraes
5 anos atrás

Tem caroço neste angu… “uma pergunta que marca há muito o Sr. Trump: Será que a Rússia tem alguma informação que possa usar contra ele?”

Bueno
Bueno
Reply to  Victor Moraes
5 anos atrás

Será que o Trump tem informações que faça ele estender as mãos para a Rússia de olho na China? é esperar para vê
Uma galera sai em coro repetindo o que a impressa coloca … Ele é alvo antigo da poderosa impressa dos EUA que não o queria na presidência.

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
5 anos atrás

Se não é o leste europeu, a união europeia poderia se meter em uma encrenca com um alinhamento entre os EUA e Rússia.
Atualmente acho esse pessoal da UE, junto com a própria mídia esquerdista dos EUA, os mais intolerantes do mundo. Intolerância das ideias, eles não aceitam de jeito nenhum quem pensa diferente deles e diverge de alguma das políticas deles. Não aceitam o Trump de jeito nenhum e estão constantemente, dia e noite, atacando e criando notícias manipuladoras contra o Trump.

DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
5 anos atrás

Acho que não estão se curvando, acho que estão começando a fazer o que qualquer outro presidente dos EUA deveriam fazer: diminuírem as tensões bestas entre os dois países! E quem acha que o Trump vai perder a próximas eleições, estão enganados…

tulio762
tulio762
5 anos atrás

Rindo mais ainda, da outra matéria, dessa aqui e dos comentários embasados no main stream fake news nacional. Sabe de nada inocente!

Ives
Ives
5 anos atrás

Agora tá errado procurar pela paz?

XFF
XFF
Reply to  Ives
5 anos atrás

Pois é, Ives. para alguns procurar paz é sinal de fraqueza.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
5 anos atrás

Como alguem mencionou acima, o tal jornal é a Globo eles e vai continuar a bater no Trump sempre . O cara está a fazer história na forma como tem governado .
Será que queriam que ele xingasse o Putin e puxasse briga pra começar uma guerra ???

ODST
ODST
Reply to  Tomcat4.0
5 anos atrás

Sim, o Pato Donald está fazendo uma história que o mundo vai querer esquecer e rezar para nunca mais se repetir!

Luiz Claudio Reis de Oliveira
5 anos atrás

´´globalistas ´´ e ONU em desespero …… GO Trump …ONU igualmente em pânico

Helio Eduardo
Helio Eduardo
5 anos atrás

A leitura que faço é mais simples, divorciada de teses conspiratórias ou matizes ideológicos: Trump é um populista egocêntrico e nada mais. Acerta com o ideal do America First (todo chefe de governo/estado devia pensar assim em relação ao seu país) e erra estrondosamente ao atacar aliados. Seu defeito? Age como se estivesse no seu show de TV, onde o erro de um episódio pode ser consertado em outro com alguma ajuda de marketing e imagens editadas…. Ele é fácil de manipular, é só pisar num calo que ele, previsivelmente, ataca…. Pra Putin, que chegou onde chegou sabe-se lá a… Read more »

Alessandro
Alessandro
5 anos atrás

Se fosse o Obama passando por isso, a mídia iria aclamar o cara e querer dar outro nobel da paz.

Épsilon
Épsilon
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Exato.

Bueno
Bueno
5 anos atrás

a União Europeia também se curva para o gás da Rússia kkkk, comedia

http://pt.euronews.com/2018/07/17/ue-medeia-acordo-sobre-gas-entre-russia-e-ucrania

CRSOV
CRSOV
5 anos atrás

A Rússia só servia na época do cachaceiro Yeltsin que queria entregar o Petróleo russo a preço de banana para as petroleiras estrangeiras !! Aí entra o Putin e acaba com essa farra e reforça a posição da Rússia como uma grande potência mundial. A partir daí os agentes do MOSSAD ou que pelo menos pensam ser do MOSSAD, ou no mínimo gostariam de ser do MOSSAD passaram a difama – lo e menospreza – lo com termos como mais uma fantástica arma PUTINIANA e etc e etc… Queria eu ser governado por um Putin que transformaria o Brasil de… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  CRSOV
5 anos atrás

CRSOV 17 de julho de 2018 at 16:25

Perfeito CRSOV.
Resumiu bem a situaçao em poucas palavras.

Augusto L
Augusto L
5 anos atrás

Há análise do NY Times foi à melhor !

Ivan BC
Ivan BC
5 anos atrás

Hoje o site lançou uma ofensiva contra o Trump. É bizarro tudo isso… Em 2 anos nenhuma matéria positiva em relação aos EUA e Trump…sempre aquela bolha de negativismo. Notícia de hoje: “”Há mais empregos do que pessoas desempregadas nos Estados Unidos, algo que a economia americana nunca experimentou antes.”” No entanto: Em anos acessando o FORTE nunca vi matérias similares em relação a Obama e a sua elite empresarial, aquela mesma que despejou uma fortuna para tentar eleger um poste chamado Hillary, matérias nos moldes das lançadas hoje. Práticas políticas terríveis, desde perseguição dentro dos EUA até financiamento de… Read more »

Épsilon
Épsilon
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

Também achei estranho esse posicionamento aqui do site mesmo que só esteja repassado a noticia?materia.

Tiago Gimenes
Tiago Gimenes
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

Não achei a lista de 30 maiores empresas europeias, achei as 25 apenas.

HSBC, Reino Unido, banco
Allianz, Alemanha, seguros
Volkswagen, Alemanha, automóveis
BNP Paribas, França, banco
Daimler, Alemanha, automóveis
AXA, França, seguros
Total, França, petróleo e gás
Nestlé, Suíça, alimentação
Santander, Espanha, banco
BMW, Alemanha, automóveis
Novartis, Suíça, farmacêutica
Royal Dutch Shell, Holanda, petróleo e gás
Siemens, Alemanha, conglomerados
Gazprom, Rússia, petróleo e gás
UBS, Suíça, banco
ING, Holanda, finanças diversificadas
Anheuser-Busch InBev, Bélgica, bebidas
Prudential, Reino Unido, seguros
Deutsche Telekom, Alemanha, telecomunicações
Rosneft, Rússia, petróleo e gás

Das 25, todas as 25 são originalmente europeias.

Tiago Gimenes
Tiago Gimenes
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

“..se dependesse de Obama o parque empresarial americano iria para a Ásia em 1 semana.” Ele ficou 8 anos e o parque industrial permanece nos EUA.

Tiago Gimenes
Tiago Gimenes
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

Notícia de hoje: “”Há mais empregos do que pessoas desempregadas nos Estados Unidos, algo que a economia americana nunca experimentou antes.”

Muito curioso mesmo, aqui está o link original: https://www.cnbc.com/2018/06/05/there-are-more-jobs-than-people-out-of-work.html

Mas isso não tem relação com geopolítica, talvez por isso não esteja no Forte.
Não significa que o site “escolheu” um lado, apenas está reproduzindo o que todos dizem (independente de estarem certos ou não)

Hammer
Hammer
5 anos atrás

Muito bem, Mr President, jogue os bambis aos lobos!

Wagner
Wagner
5 anos atrás

Trump piou fino com “kim jão 3”,agora são amigos de infância,com Vladimir Putin não seria ao contrario.

Ivan BC
Ivan BC
Reply to  Wagner
5 anos atrás

Piou fino? Como assim? Ele está conseguindo a desnuclearização da Coréia do Norte (CN). Foi justamente o presidente dos EUA que mais pressionou a Coréia do Norte, foi rotulado pela mídia americana de agressivo e de querer a 3 guerra mundial por colocar a CN contra a parede, inclusive disse: “meu botão é maior que o seu”, se referindo ao arsenal nuclear americano e a sua resposta em caso de um ataque nuclear. Foi o presidente que exigiu ação enérgica da China (conseguiu) em relação a CN e exigiu ação coordenada de Japão e Coréia do Sul (conseguiu). KIm Jong… Read more »

ODST
ODST
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

Parei de ler em “Ele está conseguindo a desnuclearização da Coréia do Norte”

Manjou horrores hein…

Ivan BC
Ivan BC
Reply to  ODST
5 anos atrás

ODST 17 de julho de 2018 at 22:10
Não está conseguindo? Segundo a CN as áreas de produção de armas nucleares estão sendo desativadas e as negociações estão em andamento nessa área que eles consideram a mais delicada para ambos os lados. O próprio Kim disse isso abertamente semana passada, o país irá para de produzir armas nucleares e as áreas existentes serão desativadas. Uma vez essas áreas desativadas a CN permanecerá apenas com as armas nucleares existentes e isso por is só é o esgotamento.

Wagner
Wagner
5 anos atrás

Outra bola fora do Trump,disse que ia sair da OMC,”não atendia os interesses americanos”,quando os chineses devolveram o “troco” adivinha onde foram chorar? Na porta da OMC.
Trump está tentando fazer um ajuste fiscal,mas com a balança comercial,ele tem medo de enfrentar os Oligarcas,diferente de Vladimir Putin que ao chegar foi logo com o porrete na fonte do problema,vê se Khodorkóvski quer voltar na Rússia? Putin tinha e tem apoio forte militar para atuar ,Trump não.

Helio Eduardo
Helio Eduardo
5 anos atrás

Trump chegou em casa e já mudou a versão…. Se até eu pude acertar a previsão….. Como eu disse, todo e qualquer líder deveria pensar como ele, isso não discuto, de colocar seu país acima de tudo. Mas o fato é que ele é um despreparado, pensa estar em um show midiático, não é capaz de medir as consequências de suas palavras. Se não gastasse tanta energia corrigindo as c*gadas que diz, os EUA estariam bem melhor. E para dar uma ideia do que penso dele, achei genial sua estratégia para a Coréia do Norte, e não menosprezo o gordinho,… Read more »

Victor Moraes
Victor Moraes
Reply to  Helio Eduardo
5 anos atrás

Isto mesmo… kkk

Russian Bear
Russian Bear
5 anos atrás

Parabéns Trump por não se dobrar perante a nova ordem mundial, que através das mídias digitais, tv’s e impressas, vendem um mundo com a total desconstrução de valores morais e éticos. Inverdades são publicadas e manipuladas 24 horas por dia. Aquele que tem uma perfil conservador, apoia o relacionamento tradicional, manutenção da família, combate às drogas, cumprimento das regras de imigração, protege seu país dos acordos que geram prejuízo e desemprego, são amplamente atacados. Este coitado do Trump arrisca ser vítima do seu próprio povo, como foi Kennedy e Abraham Lincoln. Putin foi direto e perfeito em todas as suas… Read more »

Wilson França
Wilson França
Reply to  Russian Bear
5 anos atrás

Russian Bear gostou que o Trump se curvou o Putin.

Wilson França, the Russian Bier.