Astros 2020

Astros 2020 lancando o MTC-300

Entre os dias 25 de fevereiro e 1 de março será realizada no CLBI (Centro de Lançamento da Barreira do Inferno) a Operação ASTROS XVII, com o lançamento de dois mísseis táticos MTC-300 (AV-TM 300) em desenvolvimento pela Avibras.

A Capitania dos Portos já expediu mensagem de ativação de área perigosa na área de lançamento para o período previsto.

Até agora foram realizados 16 voos de ensaio. Há ao menos mais quatro em fase de agendamento antes do começo da produção de pré-série.

A Avibras Avibras Aeroespacial está desenvolvendo o Míssil Tático de Cruzeiro (MTC) de 300 Km em parceria com o Exército Brasileiro (EB).

O MTC-300 tem uma cabeça de guerra de 200 kg, utiliza um motor foguete no lançamento e durante o voo de cruzeiro, subsônico, a propulsão é feita por uma turbina desenvolvida também pela Avibrás.

A navegação é feita por uma combinação de plataforma inercial e GPS.

A arma está no limite do Regime de Controle de Tecnologia de Mísseis, o MTCR, do qual o Brasil é signatário. O acordo restringe o raio de ação máximo a 300 quilômetros e as ogivas a 500 quilos.

AV-TM 300, na configuração com duas asas – Foto: JF DIORIO/ESTADÃO
MTC-300 com aletas
Subscribe
Notify of
guest

113 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
BMIKE
BMIKE
5 anos atrás

Ótima notícia, gostaria apenas de ver o vídeo do impacto, 200kg vai ser uma bela paulada.

Aldo Ghisolfi
Aldo Ghisolfi
Reply to  BMIKE
5 anos atrás

Nunca mostram a ‘paulada’… também gostaria de ver.

CLau
CLau
Reply to  Aldo Ghisolfi
5 anos atrás

Nesse tipo de ensaio, a carga é inerte

André E.
André E.
Reply to  BMIKE
5 anos atrás

Dificilmente vão lançar algo com cabeça de guerra explosiva nessa fase, no lugar vão equipamentos de telemetria e lastro.

Elias
Elias
Reply to  BMIKE
5 anos atrás

Entre na discussão…Estou Pensando mais alto. Imaginem um missil de 2 estágios com o motor VS-50 om 4,88 de comprimento x 1,40 de diametro nos daria um (IRBM) capaz de protegem toda nossa costa Atlântica, com alcance superior a 2.500km. E já está praticamente pronto, poderia levar uma ogiva termobárica para colocar uma frota inimiga inteira fora de combate.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
5 anos atrás

Espero poder vê-lo daqui da minha casa???…

Léo Nevss
Léo Nevss
5 anos atrás

Por que existe a versão com asas e outra com aletas ?

Michael Willian
Michael Willian
Reply to  Léo Nevss
5 anos atrás

Não tenho certeza mas acho que são para empregos diferentes, tipo o com asas pode ser uma versão pensada para aviões ou ate mesmo de longo alcance tipo o tomarock, esse é 300km, por causa do tratado que o Brasil assinou que impede a venda de míssil com mais de 300km, mas o brasil pode construir para uso proprio míssil com mais de 300km ele só ta proibido vender para outros países míssil com alcance com mais de 300km, por isso acho que esse com asas deve ter mais alcance e mais estabilidade a baixa altitude.

Caio
Caio
5 anos atrás

Sucesso nessa caminhada.

Jurandir
Jurandir
5 anos atrás

Qual dos dois e o verdadeiro

Dr. Mundico
Dr. Mundico
Reply to  Jurandir
5 anos atrás

O que funciona.

ECosta
ECosta
5 anos atrás

Qual é a diferença entre a versão com duas asas e a com aletas ?
Meio polemica esta questão de limitação a 300 km. E já ouvi falar que esta limitação serve apenas para exportação. Alguém pode esclarecer ?

PauloSollo
Reply to  ECosta
5 anos atrás

Sim, a limitação de 300 km é apenas para exportação. O gerente do projeto, General de Brigada José Julio Dias Barreto disse em entrevista que os mísseis que serão adquiridos pelo Exército terão alcance muito maior que 300 km. Terão o alcance que julgarem necessário para a defesa do Brasil.

francisco
francisco
Reply to  PauloSollo
5 anos atrás

Beleza. O Brasil também deveria denunciar esse tratado.

Dr. Mundico
Dr. Mundico
Reply to  francisco
5 anos atrás

Muito pelo contrário.
Se sair do tratado, vai ficar sem ter para quem vender.

Bosco
Bosco
Reply to  ECosta
5 anos atrás

Ecosta,
Apesar do artigo chamar de “aletas” na verdade é uma configuração de asas cruciforme, de pequena envergadura.
Essa configuração parece ser melhor quando se espera maior velocidade já que gera menos arrasto.
A configuração convencional (asas planas) , de maior envergadura, gera mais sustentação mas impõem mais arrasto e portanto é usado em mísseis com menor velocidade.
Também a configuração de asas cruciformes parece indicar um míssil mais manobrável, já que mudanças de atitude do míssil relativas ao eixo longitudinal tem sua sustentação compensada nas manobras mais agressivas.

Bosco
Bosco
Reply to  ECosta
5 anos atrás

Quanto à limitação de alcance a 300 km, sugere que a empresa pretende disponibilizá-lo para exportação. Uma eventual versão de uso local poderia ter maior alcance já que a relação peso total x peso da ogiva x motorização x alcance divulgado parece ser compatível com um alcance pelo menos o dobro do divulgado. O problema é que um eventual cliente não gostaria de comprar uma versão “degradada”. Isso não é muito elegante e só os russos fazem isso. Em geral, os fabricantes ocidentais colocam seus mísseis compatíveis com o tratado MTCR e limitam seu alcance não havendo versões de alcance… Read more »

Gabriel Azevedo
Gabriel Azevedo
Reply to  Bosco
5 anos atrás

bosco então não existe nenhum AV-TM 300 com alcance maior do que 300 km ?

Bosco
Bosco
Reply to  Gabriel Azevedo
5 anos atrás

Gabriel,
Isso nunca foi divulgado. Só há especulações de que ele possa ter alcance maior, mas o alcance oficial é de 300 km.

Meireles
Meireles
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Eu tenho uma teoria, mas posso estar errado, os que tem aletas pode ser um míssil terra-ar pra defesa antiaérea com o alcance de 300 km, e o foguete com as asas imita o foguete tomahawk pra voar baixo manobrando entre as montanhas evitando os radares do inimigo, um forte abraço pessoal, responde aí Bosco!

Bosco
Bosco
Reply to  Meireles
5 anos atrás

Meireles, Ele é movido por uma turbina em regime subsônico. Não há nada que diga que haja uma versão supersônica com motor aspirado (ramjet ou turbojato ). Sendo assim é improvável haver uma versão sup-ar. Em relação a ter duas versões, não creio. Escolheram uma ou outra. Fato é que existem mísseis subsônicos com asas cruciformes (Exocet, Harpoon, etc.) e existem mísseis subsônicos com asas planas (Tomahawk, etc.). O mais comum é haver mísseis cruise otimizados para operar sobre terra com asas planas e sobre o mar, com asas cruciformes. As asas cruciformes em míssil antinavio tem explicação pelo fato… Read more »

luiz Henrique
luiz Henrique
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Segundo esta matéria o responsável pelo EB diz que o MTC na versão usado pelo Brasil terá “quantos quilômetros acharmos necessário para a defesa do Brasil”
https://www.infodefensa.com/latam/2018/10/04/noticia-brasil-missil-tatico-cruzeiro-alcance.html

Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  Bosco
5 anos atrás

O MTCR não é um tratado. É um compromisso político e pode ser abandonado sem punição, porém a ideia é que os membros não comprarão de quem não é membro. Por isso a Índia decidiu fazer parte em 2016, para abrir as portas para ela vender seu míssil Brahmos para participantes do MTCR. O Avibras AV-TM 300 é um pedido do EB. E já foi divulgado informalmente que o EB pretende mísseis com muito mais alcance. Pelas regras do entendimento MTCR, os participantes não podem vender tecnologias relacionadas a mísseis de longo alcance e não podem exportar mísseis que carreguem… Read more »

Meireles
Meireles
Reply to  Luís Henrique
5 anos atrás

Luís Henrique

Sim, o limite pra exportações é de 300 km, mas esse projeto foi feito pra ter o alcance que a defesa brasileira precisar para a soberania do país, por esse motivo os mísseis, e foguetes que serão exportados terão o limite de 300 km, mas os mísseis, e foguetes internos do Brasil serão de longo alcance sem sobra de dúvida, um forte abraço!

Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  Meireles
5 anos atrás

Caro Meirelles, penso que não leu meu texto até o final.
Eu sei que o limite é de 300 km de alcance, o que estou chamando a atenção é que este limite é somente para mísseis com ogivas de 500 kg ou mais.
O MTCR é para evitar armas de destruição em massa. Com ogivas de 499 kg ou Menos, você pode superar 300 km de alcance e Exportar o míssil, caso queira.

Nilo Rodarte
Nilo Rodarte
Reply to  Luís Henrique
5 anos atrás

Deixa eu ver se eu entendi: as restrições não são cumulativas para exportação? Se tiver uma ogiva de menos de 500kg, pode ter o alcance que quiser? E se tiver a ogiva maior que 500kg, ai o alcance seria limitado a 300km?

Lyw
Lyw
Reply to  Bosco
5 anos atrás

No ocidente também temos exemplos de equipamentos disponibilizados para a exportação com capacidades inferiores. só pra exemplificar podemos citar o caso do GPS norteamericano que possui a versão Precise Positioning Service, que é disponibilizado apenas para alguns países, normalmente os da OTAN e eventuais aliados de relevante interesse geopolítico, bem como versões de suas aeronaves equipadas com eletrônica mais avançada e que não são disponibilizados para qualquer país.

É uma prática já antiga e praticada no mundo inteiro. Se o Brasil a seguir, só estará cumprindo o tratado MCTR.

Bosco
Bosco
Reply to  Lyw
5 anos atrás

Lyw,
Me referi especificamente ao alcance de mísseis para que caibam no MTCR.

nonato
nonato
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Bosco.
Entendi seu posicionamento.
Mas acho normal.
Tipo um país A fica chateado.
Seu míssil tem alcance de 900 km mas vocês só vendem 300.
Sim, amigo, o tratado só permite isso.
A não ser que dessem um outro nome para a versão de longo alcance para não dizer que é o mesmo míssil.

Henrique de Freitas
Henrique de Freitas
Reply to  ECosta
5 anos atrás

Ola’ Ecosta,

Um informe muito interessante sobre essa turbina. Ela foi dimensionada para mais de 900km em regime. Pode ter certeza que esses 300km e’ somente proforma.

Abracos

pedro
pedro
Reply to  ECosta
5 anos atrás

o Brasil assina um tratado de mísseis chamado MTCR que limita a exportação de mísseis com mais de 300km de alcance.

Dr. Mundico
Dr. Mundico
Reply to  pedro
5 anos atrás

Limita a exportação mas não a produção.

Azemulte
Azemulte
Reply to  ECosta
5 anos atrás

Uma é para Terra Mar, outro é mar terra

Alessandro
Alessandro
5 anos atrás

A Avibrás vai fabricar as duas versões com aletas e a outra com asas ?

Wellington Góes
Wellington Góes
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Tu queres dizer asas de planeio convencionais e asas/aletas tipo sea skimming, não é isto?! Se for então é sim, ambas as versões tem previsão de serem produzidas. Cada uma para cada objetivo/missão. – A Primeira é usada para misseis de cruzeiro convencionais, dando melhores condições de planeio/voo e controle em regiões/terrenos acidentados/recortados, normalmente usado em mísseis que atacam alvos no solo/terreno. São duas asas longas, normalmente dobráveis para trás e que, após o lançamento, se abrem de forma transversal. A orientação do míssil fica por conta das quatro aletas traseiras; – A segunda é mais usada para mísseis que… Read more »

Alessandro
Alessandro
Reply to  Wellington Góes
5 anos atrás

Obg pelos esclarecimentos Wellington Góes

Filipe Prestes
Filipe Prestes
5 anos atrás

Tomara que ezse missil seja tb navalizado e tenha uma versão aerotransportada como o Tomahawk e Taurus

JSant
JSant
Reply to  Filipe Prestes
5 anos atrás

Pelo que vi sobre esse projeto esse míssil não terá sensor de busca ativa…ou seja o míssil na
O estágio final não buscará o alvo…ele seguirá uma rota pré estabelecida até o alvo…ou seja..servira eficazmente contra alvos estáticos…usinas, instalações, etc…portanto não vejo como viável para uso naval…ai fica a cargo do Mansup mesmo que tem busca ativa…

Filipe Prestes
Filipe Prestes
Reply to  JSant
5 anos atrás

Reconheço e concordo com oq vc citou. Mas será realmente que não se pode fazer esses upgrades numa segunda versão desse missil?

Pedro nine-nine
Pedro nine-nine
Reply to  Filipe Prestes
5 anos atrás

Concordo consigo Filipe, seria melhor fazer diferentes versões da mesma plataforma para diferentes fins.

Filipe Prestes
Filipe Prestes
Reply to  Pedro nine-nine
5 anos atrás

Justamente, Pedro. Se o Matador é para dissuadir potenciais ameaças, julgo que se não pudermos faze-lo par mar e ar, é dissuasão incompleta.

Jsant
Jsant
Reply to  Filipe Prestes
5 anos atrás

Entendi Filipe. Eu sinceramente acharia sim muito positivo se o astros fosse tipo uma plataforma universal das forças…acho que ele por si só é um alvo dificil de localizar e destruir…pela sua mobilidade, tamanho entre outros…e tem reconhecimento internacional…agora eu não tenho sinceramente ideia quanto a viabilidade de se ter um míssil de busca ativa para alvos do EB…pois penso que os principais alvos são estáticos…poderia sim ser usado também contra tropas ou blindados, mas não sei se o custo de desenvolvimento de uma arma desta (com busca ativa) valeria a pena, ou seja custo benefício. Até porque combate contra… Read more »

Gabriel Luis da Silva
Gabriel Luis da Silva
5 anos atrás

Já foi confirmado por uma General que está envolvido no Projeto que o MTC pro Brasil terá muito mais que 300 km de alcance. Lembrando que a Turbina do MTC tem capacidade de operar em até 3000 km.

Filipe Prestes
Filipe Prestes
Reply to  Gabriel Luis da Silva
5 anos atrás

Eu ja achava 1000 muito, mas vc cita 3000. Qual é a fonte dessa informação?

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Gabriel Luis da Silva
5 anos atrás

3.000km?????⁉️

Que beleza…

willhorv
willhorv
5 anos atrás

Pelo tamanho do mesmo, acredito que possa superar os 1000km…
Uma dúvida, os dois modelos estão sendo desenvolvidos? Com asas planas e outro com aletas?
Outra….Poderá ser integrado à Marinha e a FAB?

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  willhorv
5 anos atrás

MB já tem o MANSUP

willhorv
willhorv
Reply to  Carlos Campos
5 anos atrás

Não de cruzeiro…são coisas diferentes…
O Mansup está para o Harpon…Exocet…
Este está para um Tomahawk (guardada as devidas diferenças).
Com uma versão deste AVTM-300 de alcance de mais de 1000km, a marinha ganharia papel de ataque em profundidade.

Bosco
Bosco
Reply to  willhorv
5 anos atrás

Vale salientar que mísseis de cruzeiro podem ser:
-ASCM (míssil de cruzeiro antinavio)
-LACM (míssil de cruzeiro contra alvos em terra)

R_cordeiro
R_cordeiro
Reply to  willhorv
5 anos atrás

Depois da última misslex o mansup voltou aos estágios iniciais de trackeamento. temos um longo caminho ainda no mansup e espero q o avtm tenha melhores voos.

Luís Henrique
Luís Henrique
5 anos atrás

300 km E 500 kg de ogiva. A maioria esquece do peso da ogiva.
Com uma ogiva de somente 200 kg o míssil da Avibras pode ter 1.000 km e ser vendido para outros países.
Assim como o Storm Shadow que foi vendido para 9 países e possui mais de 500 km de alcance, porém com ogiva de 450 kg e o KEPD 350 que foi vendido para 3 países e também possui mais de 500 km de alcance, porém ogiva de 481 kg.

Bosco
Bosco
Reply to  Luís Henrique
5 anos atrás

Luís,
O “regime” MTCR coloca como impedimentos 300 km e/ou 500 kg. Um dos dois é suficiente para fazer valer as restrições de venda e transferência de tecnologia.
As transações que ocorrem que em tese vão contra o “regime” ou envolvem países não signatários ou devem ter sido negociadas de alguma forma que não sabemos qual, havendo alguma válvula de escape para países que já detenham a tecnologia.
Por exemplo, os EUA cedem mísseis Trident II (12000 km e carga útil de 2 t) e Tomahawk (2000 km e carga útil de 450 kg) ao RU.

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Pra falar a verdade esse MTCR não é levado a sério por ninguém. Há várias maneiras de contorná-lo e sua fiscalização é quase que impossível.
A começar que a moda é , misteriosamente, todo mundo ter mísseis com alcance de 300 km. Um ou outro mais atrevido revela o real alcance de seus mísseis, como é o caso do Storm Shadow, que corajosamente diz ser maior que 500 km.

Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Respeitosamente eu Discordo. No site está claro, artefatos capazes de carregar 500 kg a pelo menos 300 km. Segue o link: http://mtcr.info/deutsch-ziele/ Este é referente ao anexo de categoria 1. Que estabelece a proibição se exportar mísseis com capacidade de carregar cargas de 500 kg por 300 km ou mais. Porém após a guerra do golfo e o perigo de armas químicas e biológicas, os participantes concordaram em incluir mais restrições. Incluíram o anexo 2 e no item 19 declararam que é requerido uma Licensa de Exportação para mísseis com 300 km ou mais, independente do peso da ogiva. Portanto… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Luís Henrique
5 anos atrás

Luiz, Uma série de mísseis tem seu alcance limitado de 300 km apesar de terem ogivas muito aquém dos 500 kg. Quanto a ogivas maiores que 500 kg em mísseis táticos, estas realmente são raras sendo só observáveis nos grandes mísseis antinavios russos que ora estão entrando em obsolescência. O Storm Shadow foi cedido a diversos países mas com severas críticas de estarem indo contra o MTCR. https://www.armscontrolwonk.com/archive/204051/saudi-arabia-storm-shadow-the-mtcr/ A limitação de carga a 500 kg é uma tentativa de limitar uma possível carga massiva de agentes químicos e de dificultar a entrega de armas nucleares de hipotéticos países que ainda… Read more »

Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Creio que não leu meu texto até o final. Eles incluíram o anexo 2, item 19 para que seja exigido uma Licença de Exportação para mísseis com mais de 300 km e carga menor que 500 kg. Isso ocorreu em 1993, após a guerra do golfo e ao perigo detectado de armas químicas e biológicas. Antes o perigo era somente de armas nucleares rudimentares e não miniaturizadas, como você disse. Por isso os 500 kg. Depois com o perigo de armas químicas incluíram esse anexo mas a venda não ficou como proibida e somente dependente de uma Licença de Exportação,… Read more »

Mauricio R.
5 anos atrás

Se já não bastasse aquela sucata francesa renascida, agora vamos enterrar mais dinheiro em outro defunto ruim…
O balizamento correto é: Deep Fires; Brahamos; DF-26.
Saiu disso é jogar dinheiro fora.

Kellyson
Kellyson
Reply to  Mauricio R.
5 anos atrás

Quando se trata de munição é sempre bom produzir o que poder em casa.
Sem contar que misseis desse tipo acima dos 300 km tem restrições para venda(apesar que as vezes são burladas kkk) e com a produção local agente pode escolher o alcance de acordo com a necessidade.

Kellyson
Kellyson
Reply to  Kellyson
5 anos atrás

puder**

Eduardo
Eduardo
Reply to  Mauricio R.
5 anos atrás

Vc é divertido, Ducontra kkkkkk

Robsonmkt
5 anos atrás

É nítida neste míssil a influência do design do Exocet MM40, no qual a Avibrás foi responsável pela remotorização destes mísseis da MB e também participou do desenvolvimento do motor do Mansup.
Foi, sem dúvida, um belo upgrade no design e aerodinâmica do AV-MT300, se compararmos com as primeiras versões.

Pedro
Pedro
5 anos atrás

O que determina ele só alcançar 300km? Tipo, tem algum comando no sistema do míssil, que faz ele ir até esse alcance, mas podendo, se optar, aumentar o alcance?

André E.
André E.
Reply to  Pedro
5 anos atrás

Provavelmente a quantidade de combustível irá limitar o alcance.

Bosco
Bosco
Reply to  Pedro
5 anos atrás

Pedro,
O maior limitador é a quantidade de combustível.
O fabricante pode usar algumas “artimanhas” pra conseguir “engabelar” o MTCR, como por exemplo, informar o alcance numa situação específica, por exemplo, num voo todo a baixa altitude ou sea-skimming.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
5 anos atrás

Como anda o projeto da Avibras do Astros Anti-aéreo? Quanto a esse projeto será um importante salto para a nossa defesa!

Doug385
Doug385
Reply to  Fabio Araujo
5 anos atrás

Isso não existe.

Kellyson
Kellyson
Reply to  Doug385
5 anos atrás

depende do que se considera existir… mas realmente de consolidado não tem neste projeto do astro anti-aereo.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
Reply to  Doug385
5 anos atrás

Existe uma parceira da Avibrás com a MBDA para o desenvolvimento de equipamentos antiaéreos de médio alcance usando a plataforma Astros, mas desde que foi anunciado a parceria pouca coisa foi falado!

Leonel Testa
Leonel Testa
5 anos atrás

Alcance de 600 km com 500 kg ja da um belo caldo

Renato
Renato
5 anos atrás

Haverão 2 versões?

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Renato
5 anos atrás

Sim amigo. A versão com asas é dedicada ao EB, para emprego contra instalações de alto valor e ou concentração de tropas. A com aletas cruciformes está em desenvolvimento e será dedicada a MB contra navios, instalações em terra etc.. Essa versão naval ainda não informada publicamente está sendo nomeada na Avibrás como X-300, mas já houve vazamentos de informações extra oficias da mesma. O grande entreve técnico que está tendo com essa versão naval é a instalação de um radar para atacar alvos em movimento. Agora quem sabe com o término de desenvolvimento do Mansup, a tecnologia de cabeça… Read more »

Filipe Prestes
Filipe Prestes
Reply to  Foxtrot
5 anos atrás

Eu de fato tenho uma dúvida quanto a este missil que a navalização. Já tinha lido que será feita, outros dizem que não será. Foxtrot, já que vc citou a MB, por favor, poderia me confirmar a veracidade que o missil de fato será navalizado. Grato

ECosta
ECosta
Reply to  Foxtrot
5 anos atrás

Faz muito sentido isso. Mas creio que o objetivo principal com aletas é o lançamento do míssil terra-mar mesmo.

Como Roberto Godoy havia falado.
https://www.youtube.com/watch?v=4JfDgKsCyGM

Eliu Terem
Eliu Terem
5 anos atrás

Quanto as aletas, lembro que o primeiro protótipo foi assim desenhado. Entretanto, foi revisto o projeto para asas, acompanhando a maioria dos desenhos de mísseis de cruzeiro.

Foxtrot
Foxtrot
5 anos atrás

Ótima notícia.
Espero que dessa vez cedam imagens do míssil em seu voo de cruzeiro, abertura das asas etc.
Espero também que a Avibrás acabe com essa novela e relate de vez o co desenvolvimento da versão naval do MT-300 denominada X-300, mostrada na imagem acima (a que assemelha em muito o Exocet).

Leonardo Costa da Fonte
Leonardo Costa da Fonte
Reply to  Foxtrot
5 anos atrás

Eu quero ver o míssil manobrando e atingindo o alvo. Se não mostrar nada, eu não acredito. Já faz quase 4 décadas que a Avibrás fica dizendo que está “desenvolvendo” um míssil. Até agora não passa de um fabricante de foguetes… Muito propaganda, muita iniciativa e nada finalizado!

Marcos Paulo Trierweiler
Marcos Paulo Trierweiler
5 anos atrás

Essa limitação de 300km não é referente a venda deste equipamento?

Alan
Alan
5 anos atrás

Que lindo!

Athos Franca
Athos Franca
5 anos atrás

É possível enviar dois mísseis de 499 kg a unidade, simultaneamente para um mesmo alvo de 1000 km ?

Bosco
Bosco
Reply to  Athos Franca
5 anos atrás

Athos,
Claro que é. Pode enviar quantos mísseis quiser para um mesmo alvo. Ainda mais que os mísseis AVMT300 são guiados por inercial/GPS. Se fossem guiados por imagem (TV, IR, radar, etc) um alvo já atingido pode ter sua “forma” comprometida ou pode estar envolto em fumaça e poeira e isso pode vir a confundir o sistema de orientação, mas com mísseis guiados por GPS isso não ocorre.

rafael
rafael
5 anos atrás

O alcance de 300km é apenas para exportação do míssil, o ministro da defesa já afirmou em entrevista que o alcance do AVMT será quanto o exercito julgar necessário.

cwb
cwb
5 anos atrás

O exército e a marinha num futuro irão adquirir unidades suficientes para treinamento e como armamento para uso eventual?
E futuramente aportes para melhorar o envelope de emprego e desempenho?
Chega a dar arrepios ver mais um projeto dessa magnitude morrer na praia.

Marcos
Marcos
Reply to  cwb
5 anos atrás

Não, vamos comprar o suficiente para uma hora de guerra. Assim o mito criado pelo G1 não vai desaparecer.

ALEX ROCHA
ALEX ROCHA
5 anos atrás

Parabéns a FAB, que continue assim nosso país, aperfeiçoando e desenvolvendo.

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  ALEX ROCHA
5 anos atrás

O que a FAB tem haver com a matéria ???
Não entendi.
Pois o desenvolvimento do equipamento é da Avibrás/EB.

Filipe Prestes
Filipe Prestes
Reply to  Foxtrot
5 anos atrás

Kkk é que ele já tá pensando lá na frente num AVTM aerotransportado

André Gonsalves
5 anos atrás

Acredito que por ser feito dois testes devendo ser com os dois modelos pra verificação de qual seria o modelo com melhor desempenho para as necessidades do projeto

Evandro Zeferino
Evandro Zeferino
5 anos atrás

Imaginem este míssil em uma versão naval, implantado para lançamento na posição vertical (e debaixo d’água) de dentro do submarino nuclear que o Brasil está construindo? Será que ainda dá tempo de colocar no projeto do submarino?

Alexandre
Alexandre
5 anos atrás

Saiu essa excelente matéria do jornalista Javier Monilla que responde todas as dúvidas aqui presentes. Fala de:
Alcance de 300 km só para versões de exportação.
Compra de 100 misseis pelo Exército do Brasil em 2016 com prazo de entrega entre 2020/2024.
Versões para o Exército e para a Marinha.
Versões da MB incluem uma anti buque com orientação por data link através de aviões ou submarinos.
Aqui o link para quem quer ver na íntegra.
https://www.defensa.com/brasil/operacion-astros-xvii-brasil-lanza-primeros-prototipos-misiles

Filipe Prestes
Filipe Prestes
Reply to  Alexandre
5 anos atrás

Anti buque?

art
art
Reply to  Filipe Prestes
5 anos atrás

Anti-navio

Filipe Prestes
Filipe Prestes
Reply to  Alexandre
5 anos atrás

Ih agora que vi que é uma matéria de um “periodista”. Olha, nada que esses jornalistas latinos falam se escreve. Já erraram muito os palpites e não ser que eles tenham informações que os jornalistas locais não tenham, eu já fico com o pé atrás quando a notícia é em espanhol. O Galante que o diga, que já teve que desmintir algumas pedradas desses “periodistas”. Son puros vende humo.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Filipe Prestes
5 anos atrás

Esse “periodista” da matéria, se não me engano, é a fonte do sitio janes do UK, quando o assunto é America Latina, tem muita credibilidade sim.

Flávio Henrique
Flávio Henrique
Reply to  Alexandre
5 anos atrás

Essa versão naval pode ser para o CFN, já que o mesmo quer ter sistema terrestre anti-navio. Além de já ter uma bateria ASTRO, nas publicações mais recentes o CFN falar sobre AV-TM300…

Se lerem a edição extra de 2010 da revista O Anfíbio irão ver o roteiro de compras do CFN….

Hélio
Hélio
5 anos atrás

Falando em míssil de cruzeiro brasileiro com 300km de alcance, que fim levou o Cabure da Polaris? Aquele sim tinha muito potência para exportação.

Hammer
Hammer
5 anos atrás

Tem lugar melhor pra testar essa arma, já com holofotes promocionais voltados para o produto.

Junior
Junior
5 anos atrás

O Brasil é engraçado assina um monte de tratados de restrição que impede o país se tornar uma potência bélica respeitada enquanto as grandes potências possuem mísseis intercontinentais.

Coerência zero

Bardini
Bardini
5 anos atrás

Vocês estão focando demais na capacidade antinavio…
.
Se a MB tivesse capacidade de atacar alvos terrestres a loga distância, seria fenomenal, já que não temos essa capacidade. O que temos hoje se resume ao canhão 114mm.
.
Não creio que o míssil necessite de alterações significativas para esta finalidade. Talvez não precise de nenhuma… Bastaria desenvolver um contêiner para comportar o míssil e sucesso, só integrar ao sistema de combate.

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Bardini
5 anos atrás

Concordo.
A simples capacidade de atacar alvos em terra dando suporte de fogo ao CFN/EB além dos 300km, já daria uma incrível ampliação de capacidade a MB.
Ainda mais com precisão oferecida pelo sistema MT-300.
E analisando assim, creio que seria mais que viável a instalação de um sistema de guiagem e travamento final a laser.
Assim as Sof,s do CFN/EB poderiam iluminar os alvos com o laser dos fuzis e ou equipamentos especiais.
Sistema muito semelhante ao Tomahawk mod-01 e a forma de emprego desse sistema na primeira Desert Storn.

Bosco
Bosco
Reply to  Foxtrot
5 anos atrás

Fox,
O Tomahawk nunca foi guiado a laser e sim por um sistema de imagem denominado DSMAC.

Hélio
Hélio
5 anos atrás

Só uma correção no texto, a Turbina não foi desenvolvida pela Avibrás, mas sim pela turbomachine ex-Polaris.

Jefferson
Jefferson
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Bem observado, inclusive eles recebem royalties pelos motores.
http://www.turbomachine.com.br

Homero
Homero
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Sim, a turbomachine desenvolveu o sistema de propulsão e a avibrás tem o direito de fabricação da turbina.

HAMES
HAMES
5 anos atrás

O acordo que o Brasil é signatário, (incompetência de FHC), é até 300km para exportação… O míssil para utilização do exército está para 700km.ou onde a tecnologia chegar… Não exite limite…apenas se for vender.

Leandro motta
Leandro motta
5 anos atrás

200kg e a carga explosiva do rbs 15 não é la grande coisa o tomahawck tem ogiva de 450 kg

Wellington Góes
Wellington Góes
5 anos atrás

Alguém ai por favor avisa à FAB que assim que se faz, ok?!

Mateus
Mateus
5 anos atrás

Alguém tem informação se irão fazer uma versão para submarinos?

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
5 anos atrás

Uma comissão da Indonésia chefiada por um Ten Gen. Vice CMT das Forças Armadas visitou a Avibras este mês, devem vir mais compras.
. https://lancerdefense.com/2019/02/14/tni-laksanakan-kunjungan-ke-pabrik-avibras-photo/

Marcelo
Marcelo
5 anos atrás

Esses mísseis poderiam ser usados em um ataque de saturação aos S300 venezuelanos? Especialmente se usados em conjunto com misseis antiradiação nas aeronaves A1 em ataque conjunto? Já teriam condições em caso de emergência?

Leonardo Costa da Fonte
Leonardo Costa da Fonte
5 anos atrás

Alguém sabe se os testes foram feitos? Hoje é 1 de março e até agora não temos nenhuma atualização…

Leonardo Costa da Fonte
Leonardo Costa da Fonte
5 anos atrás

Já estamos no final de março e nem sinal dos mísseis que seria disparados da Barreira do Inferno. Quanto mais informações desencontradas são publicadas sobre este projeto maluco, menos credibilidade ele tem. Estou convencido que a Avibrás não sabe o que está fazendo.

ÁURIO LUIZ TEIXEIRA DE CAMPOS
ÁURIO LUIZ TEIXEIRA DE CAMPOS
5 anos atrás

Alguém tem notícias dos lançamentos do MTC-300 que deveriam ser realizados entre 27/02 e 5/03/19 na Barreira do Inferno?