Para alguns oficiais de Estado-Maior, pode ser uma ‘das mais preocupantes’ hipóteses de conflito do Brasil

Roberto Godoy, O Estado de S.Paulo

O Corredor Triplo A, ligação gigante entre os Andes, a Amazônia e uma linha larga no litoral do oceano Atlântico, é amplamente considerado, sempre como ameaça, entre os estudos estratégicos das Forças Armadas. Para alguns oficiais de Estado-Maior, pode ser uma “das mais preocupantes” hipóteses de conflito do Brasil. O quadro – que há cinco meses mereceu do ex-comandante do Exército general Eduardo Villas Bôas vigoroso comentário de alerta no Twitter (“Minha missão como comandante do Exército, preocupado com interesses nacionais, é indicar os riscos dessa proposta para o País”) – é tema de análises militares há cerca de 45 anos.

Nos anos 1970, ainda não era o Triplo A. Um grupo de entidades da Europa defendia a tese da declaração de um território em regime de administração especial para abrigar a etnia ianomâmi. Um dos argumentos da época era a preocupação com a preservação da matriz genética dos índios. A área pretendida era grande e estaria sobreposta a reservas naturais de metais raros. A ideia não pegou.

O modelo mudou até o atual AAA, desenhado pelo antropólogo americano Martin von Hildebrand, envolvendo 135 milhões de hectares, uma faixa que começa nos Andes, pega a parte norte do Rio Maranõn, no Peru, segue pela Amazônia do Equador e da Colômbia, abrange o Estado do Amazonas na Venezuela, entra pela Guiana, o Suriname, a Guiana Francesa, e segue pela calha dos rios Solimões e Amazonas. Nessa imensa passagem, a estimativa é de que haja perto de 1.200 terras indígenas distribuídas por sete países – um bolsão do tamanho de 1,2 milhão de km².

FONTE: O Estado de São Paulo

Subscribe
Notify of
guest

165 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sérgio Santana
Sérgio Santana
5 anos atrás

Tem de abrir os olhos….

Maurício.
Maurício.
Reply to  Sérgio Santana
5 anos atrás

Até porque, países não tem amigos, e sim interesses…

Leandro Costa
Leandro Costa
5 anos atrás

Sim, as terras indígenas e tratados internacionais que nosso país assinou, são sim, as maiores ameaças à nossa soberania e isso é sim amplamente estudado pelos nossos militares, mas algo nessa monta não seria nada fácil de ser implementado.

Antoniokings
Antoniokings
5 anos atrás

Se não me engano, Bolsonaro deu entrevista defendendo a ocupação de partes da Amazônia pelos EUA, porque, na visão dele, os americanos saberiam como explorá-la.

Minuteman
Minuteman
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Coloque a fonte antes de afirmar. Não faça como a sua Sputnik.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Minuteman
5 anos atrás

Assim é que se faz. Com provas.

https://www.youtube.com/watch?v=pwxDm_yvaxk

Minuteman
Minuteman
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Ele diz em fazer “parcerias comerciais”, ou seja, entre as nossas empresas e as americanas, não em ocupar como você afirmou. Tente mais uma vez!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Minuteman
5 anos atrás

Aí, vc admite que não tem condições de explorar e quer se aliar com quem tem.
Ainda mais com países que têm influência no Mundo inteiro e com armas nucleares.
Interessante.

Minuteman
Minuteman
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Existem muitos exemplos de esforços conjuntos entre países por meio de estatais e empresas privadas para a exploração de recursos. Qual o problema disso? Nenhum.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Minuteman
5 anos atrás

É que fica difícil de entender qual a importância do País sede das empresas estatais e privadas ter armas nucleares.

camilo
camilo
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Então porque Lula entregou uma refinaria do Brasil ,para um pais que têm inflência no mundo do narcotráfico como a Bolivia,assim pode não é ou entregar nossas riquezas para as “ONG”,que são Organização Não Governamental,mais recebe dinheiro do governo ,então deixa de ser “Não Governamental”,como a FUNAI,um exemplo.

Hélio
Hélio
Reply to  Minuteman
5 anos atrás

Se não tivesse problema, poderia ser feito com a China, mas querem entregar os recursos especificamente aos americanos, não é?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Ou países sem tanta influência e sem armas nucleares, tipo Alemanha, Itália, Bélgica e etc.
Na cabeça do sujeito é só Estados Unidos.
Tem de entregar para eles.

Fernando
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

A Europa bloqueia nossos produtos, criam regras para nossa Amazônia como se fossem donos do Brasil e você ainda acho que devemos então entregar a Amazônia para eles. Sério isso.

Doug385
Doug385
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Mas a Dilma não fez com a China? Quem ganhou leilões do Pré-Sal, inclusive com acesso às nossas tecnologias de exploração em águas profundas? Foi exatamente a China.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Doug385
5 anos atrás

Mas, não tinha condição do País sede ter armas nucleares.
Era só quem dava mais dinheiro. E a China tem muito.
Além do mais, outras empresas de outros países também ganharam.
Argumento falho.

Hélio
Hélio
Reply to  Minuteman
5 anos atrás

“Parcerias comerciais” tipo Boieng/Embraer? Por acaso o Brasil precisa de “parcerias comerciais” (veja como fala especificamente dos eua) para explorar suas riquezas? Nunca precisou, nunca vai precisar, fazemos isso muito bem. A verdade é que está valendo até entregar a Amazônia para ser colônia americana. Eu imagino a cara do general Heleno quando ouviu isso, ele não quer nem saber de potência estrangeira na Amazônia. A tal “parceria comercial” é a mesma proposta para o Pré-sal, é a mesma “parceria” com as petroleiras do oriente médio. Ou será que você acha que os EUA vão qualquer coisa que não seja… Read more »

Minuteman
Minuteman
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Seus comentários são sem pé nem cabeça. Mistura de nacionalismo, com amor a China e Enéas, e pitadas de retórica de direita e esquerda.

Vive uma crise de identidade.

Hélio
Hélio
Reply to  Minuteman
5 anos atrás

Amor a China? Onde? Na verdade é a sua retórica que é confusa, uma mistura de globalismo com pseudo-conservadorismo e revolucionarismo, na verdade é o típico pensamento confuso da “nova direita” que não sabe o que defende e só ataca um espantalho, espantalho esse, que seus mestres do YouTube e do Facebook dizem ser o grande inimigo. Percebeu que vocês não conseguem justificar as próprias posições? E quando são questionando sempre dizem “eu só sei quê”, ou seja, admitem que não sabem nada. Eu não defendi nada de esquerda, é você que trata, de maneira histérica, qualquer posicionamento nacionalista, qualquer… Read more »

Minuteman
Minuteman
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Seus comentários são sem pé nem cabeça.

Hélio
Hélio
Reply to  Minuteman
5 anos atrás

É isso que os jovens de hoje dizem quando não tem argumentos?

Amauri Soares
Amauri Soares
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Falou TD, a. Galera tá com a mente lavada , eu não torço pra nenhum país a não ser para meu Brasil , sou patriota e nacionalista e não aceito de forma alguma nenhuma nação estrangeira em nossa Amazônia , fora todos

camilo
camilo
Reply to  Amauri Soares
5 anos atrás

Então vc está de acordo o que fez Evo Morales?.

camilo
camilo
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Hélio,me fala que país está comprar miles de hectárias para seu cultivo ,que nem é pra venda nacional,100% vai pra o país comprador das Hectárias,isso pra mim é vender o Brasil.

sergio
sergio
Reply to  Minuteman
5 anos atrás

e vc crê em “parcerias comerciais”? tolinho….

PauloSollo
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Em momento algum do video ele diz que defende que os EUA ocupem partes da Amazonia. Fala em estabelecer parceria com eles para explorar os recursos. Não deturpe as coisas pois será fatalmente desmascarado Xings.

francisco
francisco
Reply to  PauloSollo
5 anos atrás

Parceria? e o que é isso? se for parcerias como Boeing e Embraer o Brasil ta fu. Pode dar adeus a soberania da Amazônia.
Pra quem não se lembra ou nunca ouviu falar, é bom ler sobre Projeto Jari e a dificuldade que o Brasil teve para reconquistar as terras apossadas pelo tal projeto (uma área do tamanho do estado de Sergipe).

Celso
Celso
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

bobagens tambem sao colocadas no you tube. Essa nao e fonte confiavel, recebe infos de quem esta cadastrado. Portanto, deixe de indicar bobagens e cite uma de fato que seja confiavel e tenha endereco, senao vira burrice. por acaso acreditas em papai noel ??? va dormir meuuuuu

Luis Fernando Curvo Masso
Luis Fernando Curvo Masso
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Ele falou em “Parceria” não falou em entregar , ouça melhor com os ouvidos físicos, do que com ouvidos ideológicos!!!! Até parece que você quer aqui um regime de governo onde para se locomover de uma cidade a outra você tem de ter documentos comprobatórios de que tem permissao para tal !!!!

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Que baile argumentativo, Antoniokings. Fiquei até com dó do Minuteman

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

Valeu! A gente esclarecer algumas coisas, mas às vezes as pessoas não cooperam.
SDS

Paulo
Paulo
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

Sei… Baile argumentativo com vcs batendo todos os recordes de deslikes aqui, né!?

João Reghin Neto
João Reghin Neto
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Nananinanão. O vídeo está cortado, fora do contexto, armação de quem o postou.

Maus
Maus
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Sei…

Gabriel
Gabriel
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Se eu não me engano alguns comentaristas recebem dinheiro, pois não é possível passar tanta vergonha, escrevendo tanta bobagem, de graça.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Gabriel
5 anos atrás

Essas declarações para lá de polêmicas foram fartamente divulgadas, inclusive com vídeos, como o que postei acima.

https://www.gazetadopovo.com.br/eleicoes/2018/bolsonaro-propoe-parceria-com-os-eua-para-salvar-a-amazonia-53uufjbwpeoc0xqzvbaj541fw

Bosco
Bosco
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás
Bosco
Bosco
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás
Bosco
Bosco
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás
Hélio
Hélio
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Não entendi seu ponto, você é contra a venda da Amazônia, ou diz que ela pode ser vendida aos americanos porque o governo anterior também vendia? Por que, uma coisa que você não pode fazer é condenar a venda da Amazônia pelo governo anterior e apoiar a venda por esse governo, ou é errado para os dois ou certo para os dois. Ambos agem contra a segurança nacional e foi isso o que o General Heleno denunciou em 2008.

Bosco
Bosco
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Hélio, Na verdade eu errei o local da resposta. Foi mais embaixo que o Antonio citou a exploração da Amazônia por madeireiros e garimpeiros como se fosse culpa do Bolsonaro e seus 40 dias de governo. Quanto à “venda” ou “entrega” da Amazônia, não acredito nessa falácia que a esquerda prega, mas pra mim, tanto faz como tanto fez. Se for americano, chinês ou brasileiro que estiver destruindo a floresta de forma predatória, o efeito é o mesmo. O que sou contra é ficarmos alardeando que a Amazônia é a terra da riqueza sem igual no planeta e tal riqueza… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Helio
Como sempre perfeito seu comentario.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Bosco
Radicais existem à esquerda e à direita.
Vc pode ter radicais de esquerda que acham o PT de direita, bem como radicais de direita que acham o PSDB comunista.
Desta forma, estarão sempre ávidos em criticá-los.
Ademais, não é que a Amazônia não possa ser explorada, mas deve ser explorada com técnica e em benefício do Brasil.
Não entregar para os EUA como estão querendo fazer agora.

Bosco
Bosco
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Quem tá querendo fazer? O Bolsonaro tem 40 dias de governo. Qual movimento dele sinaliza isso que você está dizendo. Qual lei está em tramitação que favorece isso que você está dizendo.
Qual país os EUA anexou desde a SGM quando eles se tornaram uma superpotência nuclear? A Crimeia?
O que o leva a crer que os EUA irão anexar a Amazônia salvo o seu julgamento esquerdizado?

CB Vicente
CB Vicente
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Antoniokings que eu saiba Bolsonaro cogitou a ideia de instalar uma base norte americana em resposta ao regime bolivariano de instalar bases russas na Venezuela… não para explorar como você referiu

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  CB Vicente
5 anos atrás

Esse foi outro evento.

francisco
francisco
Reply to  CB Vicente
5 anos atrás

O que diabos o Brasil tem a ver com os bolivarianos? que interesses o Brasil tem em apoiar um governo fantoche a serviço dos USA, na Venezuela?
Os venezuelanos que resolvam seus problemas e o Brasil que fique na sua, pois não tem nada a ver com isso.
Em caso de mudança de regime na Venezuela, o ouro e o petróleo daquele pais servirá somente aos norte-americanos. Eles não vão repartir coim ninguem.

Bosco
Bosco
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Antonio,
Sua deslealdade intelectual que o faz , através de um contorcionismo intelectual, construir uma “realidade” que se adéqua às suas convicções é um crime que você comete contra você mesmo. Aliás, a esquerda é especialista nisso e não percebe que é essa atitude que a fará ser defenestrada pela população de uma vez por todas.
Sem falar que a tal máscara da esquerda como tendo o monopólio das virtudes e como sendo o arauto do novo evangelho dos oprimidos, já caiu faz tempo. Todo mundo sabe a que ela veio e não foi para defender os oprimidos.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Vc pode ver que tudo que eu digo está baseado em alguma fonte que não sou eu.
Só não fico postando links de tudo que eu escrevo, porque o Editor pode não gostar, além de ser cansativo.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Irretocável Boscovisk!!!!!

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Qualquer coisa que este cara fala combina com qualquer coisa menos com “intelectual” e “racional”.

Só combina com MAV, incoerente, apátrida, traidor, etc…

Foragido da KGB
Foragido da KGB
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Ai ai ai, esses comunistas revolucionário não se cansam não se cansam de criar bravatas … que chatice … toma ai um dislike pra não perder o costume !

Flanker
Flanker
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Bolsonaro falou, e fala, quanto à criação indiscriminada de reservas indígenas, sob o pretexto de manter a cultura e os hábitos dos índios. A criação dessas reservas é incentivada, insuflada e cobrada por ONG’s internacionais. A reserva Raposa Serra do Sol é o maior exemplo. O risco de a comunidade internacional, no futuro, reconhecer a “nação ianomami” como uma nação de fato, independente, é real!

Flanker
Flanker
Reply to  Flanker
5 anos atrás

A Raposa Serra do Sol foi insistentemente defendida por várias ONG’s e governos estrangeiros. Foi demarcada em 1993 (FHC) e homologada em 2005 (Lula). Só essa reserva possui mais de 1 milhão e 700 mil hectares. Se somarmos todas as reservas indígenas existentes hoje no Brasil, elas ocupam 13% do território nacional. Como o arauto da esquerda escreveu por aqui, de que as reservas foram criadas para que se mantivesse um território inviolável e para evitar que grilheiros e outros entrassem lá, eu pergunto: as reservas são criadas e a partir disso quem cuida ou sequer sabe do que acontece… Read more »

paddy mayne
paddy mayne
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

O senhor insiste em ofender nossa inteligência. O senhor é muito desagradável, sr. AK.

Amauri Soares
Amauri Soares
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Foi isso mesmo ele deu essa entrevista mesmo e eu não gostei nenhum pouco de quando vi essas imagens , os Estados unidos e muitos outros pais dão um de bonzinhos e sempre enfinham a faca por trás de nois, hora, não somos miandertais para ficar encantados com as bobagens que estás nações nos oferecem . Votei no Bolsonaro para defender meu país e espero que assim ele faca . O Brasil já nasceu império e permanece como tal , prefiro que voltemos a monarquia do que abrir mão de um cm de nossas terras .

CB Vicente
CB Vicente
5 anos atrás

gringaiada querendo meter a mão na nossa amazonia com desculpa de conservação ambiental e reservas indígenas…olhos abertos EB

Amazônida
Amazônida
Reply to  CB Vicente
5 anos atrás

Como assim ?

Alex Nogueira
Alex Nogueira
5 anos atrás

Vendo esse mapa fico pensando, que falta faz uma bela ferrovia atravessando do Pacifíco ao Atlântico… podia incluir ai também uma rodovia… de ponta a ponta, fazer alguns “hubs” ligando norte ao Sul e por ai vai.

Cadê a união dos países da América do Sul? 🙁 .

Quanto administração das aéreas indigenas, creio que é cada um no seu quadrado, o que estiver no território brasileiro, nós que administramos e ponto final, não importa o que a ONU ou qualquer outra instituição ou país quiser propor, sem discussão quanto a isso, é matéria vencida.

Júlio Costa
Júlio Costa
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Amigo, o regime militar tentou fezer isso com o projeto rodoviário Trans-Amazonia (BR-230). Mas é muito caro de se construir e de se manter. Além que, em cada terra indigina teria pedágios para entra e sair. Financeiramente falando, é inviável construir ferrovias e rodovias por ai. Sem contar o conflitos com os índios, ambientalistas e ONGS. Essa seria uma briga 10.000 vezes maior do que foi a briga por Belo Monte.

francisco
francisco
Reply to  Júlio Costa
5 anos atrás

Terras indígenas só existe na cabeça de algumas pessoas. A Constituição fala em terras da União. Reservas não pertence a nenhuma tribo de vagabundos que se intitulam índios. Nem explorar os minerais eles podem. Tá na CF/88.

ROMULO RODRIGO ARAUJO
Reply to  francisco
5 anos atrás

Concordo plenamente , precisamos nos livrar dessas ideologias de esquerda que sem percebermos se impregnou na nossa sociedade . Chega de cultuamos os índios como aquelas figuras mitológicas primitivas com um cocar e um arco na mão, essa lógica não condiz mais com a realidade a muito tempo e eles próprios não se vêem dessa forma , já inventaram até pedágio indígena . Segundo esse pensamento imagina se cada fazendeiro se outorgar o direito de colocar uma praça de pedágio na sua propriedade só porque a rodovia passa por ela , afinal ele tambem pode dizer a terra é minha… Read more »

Flanker
Flanker
Reply to  francisco
5 anos atrás

Na teoria, no papel, na legislação éccono você falou. Na prática, é bem diferente! Os índios, apoiados por ONG’s e várias outras entidades e inclusive outros países, se consideram os donos dessas terras. Lá, eles fazem tudo que querem, inclusive vendem madeira e permitem exploração dessas terras. Em muitos locais, cobram pedágio para que as pessoas posaam trafegar pelas estradas que passam por essas reservas. No papel é muito bonito e correto….na pratica, não há controle e preservação ou ainda exploração sustentável daqueles recursos naturais e minerais…

camilo
camilo
Reply to  francisco
5 anos atrás

adiciono mais,os indios então não pode ter dinheiro,celulares,ver TV,usar roupa,medico,dentista.O que eles querem é ganhar dinheiro do governo por ser índio,exento de impostos,terra gratis,pô que negôcios redondo,upsss espera eu tambêm sou indíos,quero a minha parte.
https://www.youtube.com/watch?v=AenmiPgHX7M
vê atê o final,um grande negôcio.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Júlio Costa
5 anos atrás

A idéia, que eu escutei faz bastante tempo atrás de militares, seria de ter estradas e ferrovias cortando a Amazônia. É bem mais difícil preservar quando não há ninguém presente. A verdade é que a região precisa ser integrada de verdade ao resto do país. Enquanto isso não acontecer, irão sempre surgir esses papos de vulnerabilidade à organizações internacionais. É bem possível desenvolver a região, inclusive de maneira ‘sustentável.’ Basta ter vontade política para fazer isso. Nossa política interna em relação à índios também é um balaio de gato que PRECISA ser resolvido de uma vez por todas, caso contrário… Read more »

Júlio Costa
Júlio Costa
Reply to  Leandro Costa
5 anos atrás

Todo o projeto de obras públicas deve se levar em conta o quanto custa e o benefício financeiro e social que a obra trás. O corre que na região amazônia as distâncias são enormes e muito pouco povoadas, lá é uma região tão desabitada quanto a sibéria na Rússia. Além disso, lá é a região com o maior índice de chuva no mundo, possui inúmeros rios, matas fechadas, inúmeros locais com solo instável — que literalmente engole as construções pesadas. Só a região amazônica brasileira é maior do que todo o Japão e Europa juntos. Eu entendo que aquela região… Read more »

Edmilson Sanches
Edmilson Sanches
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Exite um projeto Chines de uma ferrovia ligando o Brasil ao Pacífico.Mas aí vão dizer que estaremos entregando nosso país aos chineses….Se fossem os americanos….

Júlio Costa
Júlio Costa
Reply to  Edmilson Sanches
5 anos atrás

Esse projeto não esta definido. O que houve foi que os chineses se propuseram em participar do estudo de viabilidade técnica e financeira dessa obra. O primeiro a falar isso foi José Dirceu quando ele era Ministro de Lula. Depois, no primeiro mandato de Dilma, essa ideia voltou a pauta. E a Rota mais tecnicamente viável e barata seria pela Brasil, Bolívia e Peru, mas foi posto em cheque pela falta de credibilidade por parte da Bolívia. Depois começou a se pensar nessa ferrovia interligando o Brasil diretamente ao Peru, pelo estado do Acre. O problema é que nossas ferrovias… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
5 anos atrás

Acredito que grande parte dessa área, atualmente, corre risco por causa do narcotráfico.
Formaram-se regiões quase que independentes controladas por esses grupos que estão, inclusive, se expandindo pelo Norte do Brasil.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Boa Antonio, concordo com você nessa rsrsrsrs.

Vale lembrar que o próprio Rio de Janeiro teve ocupações no passado que hoje são grandes territórios do tráfico, imagine algo semelhante no meio da selva.

O “joinha positivo” é meu rsrsrs.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Oba! Finalmente!
Sds

Celso
Celso
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

kkkkk depois de trocentas comidas, afinal tem elogios…kkkkkk

Mikhail Bakunin
Mikhail Bakunin
Reply to  Celso
5 anos atrás

Ele toma tanta bordoada que criou esse perfil Helio para concordar com ele rsrs

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Mikhail Bakunin
5 anos atrás

Posso imaginar o quão creditício seria um perfil com nome Bakunin.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Alex Nogueira, não entra nessa conversa, até onde sei narco-traficantes ainda não assinam tratados internacionais como o acordo de paris, e cria reservas para meia dúzia de índios e quilombolas, em milhares de hectares ricas em minérios, temos problemas com eles, mas não foram eles que criaram o corredor triplo A, lembre-se disso.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Exato Alessandro, é como eu disse em outro post sobre a a “Invasão do Pentágono”, aqui é “um olho no peixe e outro no gato”.

Sobre a questão do corredor:

Quanto administração das aéreas indigenas, creio que é cada um no seu quadrado, o que estiver no território brasileiro, nós que administramos e ponto final, não importa o que a ONU ou qualquer outra instituição ou país quiser propor, sem discussão quanto a isso, é matéria vencida.

Abraço!

Lucas Silva
Lucas Silva
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Na maior parte das ideias que você posta eu nã oconcordo, porém nesse ponto concordo. O narcotráfico usa esse tewrritório largamente. As FA deveriam, já que a polícia não dá conta, atuar na região.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Lucas Silva
5 anos atrás

Lembro de ter assistido reportagem em um jornal televisivo onde eram mostradas cenas de bandidos armados de fuzis se exibindo para as câmeras.
Isso era no Norte do País.
A reportagem alertava que essas milícias já estavam se instalando por toda a Região.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

A reportagem,se não me engano, foi ontem, sinistro mesmo e uma parte da turma foi presa. E enfim tbm concordo com suas palavras acima. Precisamos de mais meios, helicópteros de ataque/desembarque e lanchas urgente nessas regiões.

Flanker
Flanker
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Isso é real. Mas, como evitar isso? Coibir, em parte, é possível. Entretanto, a Amazônia é algo colossal, gigantesco, de dificílimo acesso, extremamente difícil de controlar e monitorar. Por lá, transita de tudo….drogas, contrabando, pedras preciosas, ouro, etc. Ps pelotões de fronteira do EB patrulham constantemente os rios da região, assim como a MB. Porém, para ter eficiência, de fato, os investimentos em sensoriamento, equipamentos, armas, instalações e homens devem ser gigantescos….é muito, muito dinheiro. Algo que não temos e não teremos tão cedo.

Bosco
Bosco
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Mas você não apoia todo tipo de porcaria esquerdista, como o narcotráfico, o aborto em qualquer idade gestacional, a descriminalização das drogas, um Estado servido pela população…???
Não sei porquê se refere ao narcotráfico como sendo um … risco. Na sua cabeça o tráfico de drogas é o clamor dos oprimidos contra a burguesia opressora.
Tá dando tiro no pé assim. Desse jeito sua porção de mortadela vai ser reduzida.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Bosco
5 anos atrás

‘Mas você não apoia todo tipo de porcaria esquerdista, como o narcotráfico, o aborto em qualquer idade gestacional, a descriminalização das drogas, um Estado servido pela população…’

Aí, vc me vem com o papo de desonestidade intelectual.
Faça-me o favor!

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Tá cheio de matérias de jornais mostrando farmacêuticos nos anos 20 trocando tiros pelas ruas dos EUA por causa do comércio de heroína….

Flanker
Flanker
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

E??? O que tem uma coisa a ver com a outra?

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Flanker
5 anos atrás

Descriminalização das drogas nunca foi pauta de esquerda, é pauta de qualquer um que tenha um pingo de inteligência na cabeça e respeito pela liberdade do outro. O Sr. Bosco está equivocado.

Flanker
Flanker
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

A liberdade do outro termina quando ele tem que usar dos serviços do SUS (pagos com meus impostos) para tratar das doenças causadas pelas drogas que ele usa. Dá uma lida, em sites e fontes isentas, sobre a descriminalização da maconha no Uruguai…..parece que não está dando muito certo. E olha que o Uruguai é um país menor que o meu RS. Se alguém quer usar drogas….inclusive morrer com o nariz entupido de cocaínam o problema é dele…..e friso, é problema dele, excluisivamente dele!! Não venha querer buscar reparação no serviço público de saúde para os danos causados pelas drogas… Read more »

Hélio
Hélio
Reply to  Bosco
5 anos atrás

“como o narcotráfico, o aborto em qualquer idade gestacional, a descriminalização das drogas, um Estado servido pela população…???”
Quem apoia tudo isso é o governo americano, por isso além de legalizarem lá, financiam ONGs para legalizar aqui.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Perfeito Hélio. Bem como quase toda a Europa que vem liberalizando tudo isso.
Eu realmente não entendi a colocação do sujeito e preferi ignorar como mais alguma coisa esdrúxula que tem campeado pela rede ultimamente.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Helio Exatamente isso. Tem varias ONGs de faixada atuando em nossa Amazonia com o unico intuito de pesquisar nossas riquezas e informar naçoes estrangeiras sobre tudo oq temos ali, seja em minerios raros, seja em flora para desenvolvimento de grande gama de produtos farmacologicos que devidamente patenteados renderiam bilhoes. Nossos militares tem de ficar de olhos abertos sobre essa parte do nosso territorio. Outro fato preocupante sao as forças de narcotraficantes atuando nesta area sem restricao alguma. No meu ponto de vista a nossa Amazonia deveria ser prioridade absoluta e se tivesse poder de decisao eu instalaria varias bases do… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  MGNVS
5 anos atrás

É impossível que uma ONG venha ‘espionar’ e pesquisar nossos recurso sem a anuência dos Governos nos quais suas sedes estão. E nisso, as ONGs americanas são experts.

_RR_
_RR_
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Nos EUA, aborto não é propriamente uma política de Estado, como foi na China… Mesmo legalizado pela Suprema Corte, a prática é proibida em 43 Estados, sendo permissível nestes somente sob determinadas circunstâncias, a variar de Estado para Estado. Isso já deu pano pra manga nos EUA… Conservadores e progressitas lutam desde 1973 nesse campo… Quanto a drogas, isso também varia de Estado para Estado. Salvo melhor juízo, em 8 Estados é permissível o uso de maconha pra fim “recreativo”. Seja como for, as políticas de defesa do aborto e das drogas sempre foram pautas defendidas pela esquerda americana (… Read more »

Rafael M. F.
Rafael M. F.
Reply to  _RR_
5 anos atrás

Sem querer parecer pedante, só corrigindo sua assertiva: 50 estados. 48 permitem aborto em idade gestacional acima de 20 semanas, acho que 8 ou 9 estados permitem acima das 26 semanas. Em New York, foi recentemente aprovada lei que autoriza o aborto praticamente até momentos antes do nascimento. Está nesse momento havendo uma luta titânica para restringir o aborto para no máximo 20 semanas em todo o território norte-americano. Como comparação, as leis abortivas européias são bem mais restritivas, em média 12 a 14 semanas. No UK permitem até 24 semanas, mas já há projetos de lei no sentido de… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Interessante seu ponto de vista Bosco.
Seu eu me lembro bem em uma postagem antiga em que te chamavam de fanboy americano vc se defendeu dizendo que nao era isso coisa nenhuma e que ate ja tinha votado no PT no primeiro governo Lula. Se for assim entao voce tbm defendia tudo isso que citou, ou seja, o seu comentario tbm serve pra vc.

Celso
Celso
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

nessa parte eu tambem concordo. Terra de ninguem, verdadeiro far west., tudo e resolvido na forca e na bala. Nao tem lei.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Celso
5 anos atrás

O velho oeste era mais seguro que a maioria das grandes cidades americanas. Várias cidades chegavam a registrar 0 homicídios por ano. Que injustiça com o velho oeste, dizer que era terra sem lei.

Hélio
Hélio
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

Até porque o velho oeste era governado com mãos de ferro, muito diferente da anarquia que dizem que era.

francisco
francisco
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

A Convenção Nº 169/OIT-ONU. Reconhece soberania dos índios em suas reservas. O Brasil assinou um decreto que ratificou e promulgou a referida Convenção. Desse modo corre o risco de perder ou já perdeu metade do seu território – justamente a parte fértil. Entretanto nunca vi ninguem tratar desse assunto que é tão sério. Nem os militares. Para se reconhecer a existência de um Estado exige-se três pre-requisitos: “território, povo e soberania”. Portanto, é fácil compreender que as reservas indígenas já podem ser reconhecidas como estado por outros paises. Já pensaram se um dia, os USA reconhecem a raposa terra do… Read more »

Marcos
Marcos
5 anos atrás

Agora seria interessante trazer uma matéria sobre o Projeto Calha Norte.

ODST
ODST
5 anos atrás

Isso me lembra que é muito engraçado o (P)artido (T)errorista e seus militantes dizerem que o Bolsonaro quer entregar a Amazônia para os estrangeiros, sendo que eles sempre foram a favor de ações no estilo do corredor triplo a, distribuição indiscriminada de terras para índios (sem nunca se importar com as consequências), defendem o Acordo de Paris, e por aí vai.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  ODST
5 anos atrás

A ideia é se criar reservas federais (indígenas ou não) para evitar justamente a ocupação por madeireiros, garimpeiros, grileiros e toda a escumalha que vem atrás.
Mas, como sempre, temos a garbosa bancada ruralista, apoiada pela bancada da bala, formando uma tríade com a bancada da Bíblia para acabar com qualquer projeto de preservação e fiscalização da área.
E parece que estão conseguindo

Agnelo
Agnelo
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Hahahahhahahahahahaha
E os índios cuidam direitinho da terra deles….
Hahahahahahahahahahjah

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Agnelo
5 anos atrás

Pelo que temos visto aqui pela Mata Atlântica, Cerrado e etc., nós é que não somos.
Não estou nem me referindo a Mariana e Brumadinho.

Hélio
Hélio
Reply to  Agnelo
5 anos atrás

Não apoio os índios, mas melhor que os coronéis eles cuidam sim.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Agora a bancada do boi conseguiu mais subsídios para não perderem vendas de seu leitinho para os estrangeiros. E os seguidores de Olavão crendo e abafando que Bozo era à favor do livre mercado kkkkkkkk é o que dá assistir Brasil paralerdos.

Bosco
Bosco
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

A “livre iniciativa” (que é diferente de “livre mercado”) não se faz de uma hora para outra. Depois de 500 anos de um Estado Interventor não há como desatar os nós de uma hora para outra, principalmente num país com as péssimas condições de infraestrutura, impostos abusivos e o alto custo da máquina pública devido ao clientelismo, incompetência e à corrupção desenfreada. Deixar o produtor ao deus dará de uma hora para outra nesse contexto seria criminoso. Do mesmo jeito que é deixar os miseráveis sem assistência do Estado num país onde há 40 milhões de miseráveis e mais outro… Read more »

Edison Castro Durval
Edison Castro Durval
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Bosco, concordo com o seu ponto de vista, mais meu temor e não haver ninguém interessado em livre mercado ou livre iniciativa, o brasileiro que tem acesso ao mercado das obras públicas quer mesmo é a livre mamata.

Maurício.
Maurício.
5 anos atrás

A verdade é que os governantes brasileiros nunca estiveram presentes na Amazônia, o estado não está presente nessa região, basta ver o vai e vem de estrangeiros que ninguém sabe de onde vieram e ninguém sabe para onde vão, sem mencionar as ONGs.
Temos que mostrar presença na região, o resto, se algum país quiser se meter, é só tentar a sorte.
Temos o general Heleno no governo, algo que me tranquiliza um pouco nessa questão.

João Adaime
João Adaime
5 anos atrás

O general Heleno deu entrevista esses dias dizendo que quem tem de cuidar da nossa Amazônia é o Brasil.
Além disso o governo anunciou a retomada do projeto Calha Norte, com a construção de uma ponte sobre o rio Amazonas, o término de uma estrada até a fronteira com o Suriname e a construção de uma hidrelétrica para abastecer Manaus e região.
Por enquanto.

Agilizador
Agilizador
Reply to  João Adaime
5 anos atrás

Por isso eu digo: não votei em uma ou duas pessoas, votei em uma equipe. E trabalhos como esse, iniciativas como essas por parte do governo são muito bem vindas.

Pedro S.
Pedro S.
5 anos atrás

Em um país sério, que tenha respeito a si propio, séria instalado bases de mísseis de médio/longo alcance no meio da Amazônia, para que ninguém tivesse a audácia de propor ideias absurdas como esta. Temos muito o que aprender ainda.

Mauro
Mauro
Reply to  Pedro S.
5 anos atrás

Concordo totalmente, inclusive nuclear.
Como disse o general Etchegoyen, o Brasil tem hoje uma foto na galeria de países bem comportados, mas depois que o Brasil assinou o tratado de abrir mão de construir uma bomba nuclear, mais cinco países construíram a sua, e o Brasil continua fazendo parte da galeria de países bem comportados.

Alessandro
Alessandro
5 anos atrás

Calma gente, na próxima eleição vamos votar na esquerda patriótica que eles resolvem tudo isso, pois vão acabar com esse entreguismo dos fascistas imperialistas capitalistas intergalácticos numa “facada só”. Ah lembrei, a maioria dessas reservas foram criadas nos governos deles, mas como pode isso, eles não são patrióticos e vai contra os interesses da elite branca opressora internacional ? psiu, vou falar bem baixinho aqui e não espalhem pra ninguém, isso é só pra enganar os mais pobres e os trabalhadores desinformados pra ganhar votos, dá muito mais lucro ceder terras para índio e “quilombolas” pq os gringos ricos lá… Read more »

Aldo Ghisolfi
5 anos atrás

Está criado o enclave administrativo patrocinado desde FHC, Lula e Dilma… Depois disso, SP e RS podem falar em separatismo sem constranimento algum.

Quero ver desmancharem a situação…

gordo
gordo
5 anos atrás

Com os EUA invadindo a Venezuela tudo vai ficar mais fácil, vai ser só um pulinho. Não morro de amores pelo Maduro, mas de boas intenções o inferno esta cheio e Arabia Saudita também não é flor que se cheire e goza de prestigio lá na Casa Branca. Que nossas FA fiquem espertas com cavalos de Troia.

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  gordo
5 anos atrás

Atualmente não tem esse risco por parte dos EUA, quem trata a Amazônia como se fosse deles são os ‘progressistas’ principalmente o pessoal lá da Europa. Trump não está nem aí para essa neurose de preservação e aquecimento global, não estou dizendo que não existe ou que preservação é besteira, mas parece que eles tentam se colocar como os guardiões da natureza para fins obscuros. Eles que vão cuidar da natureza e plantar florestas lá no país deles.

gordo
gordo
Reply to  SmokingSnake ?
5 anos atrás

Trump não é garantia de nada e o “Atualmente” garante menos ainda, daqui dez ou quinze anos esse “Atualmente” será o que?. Provavelmente nossos oficiais tem calafrios com a possibilidade de tropas dos EUA ocupando a Venezuela, ai basta arranjar uma chacina de Índios e reconhecer prontamente algum cacique fluente em inglês como líder legitimo dos “povos oprimidos e ameaçados da floresta” e já era. Com o pé na Venezuela abre-se um leque com muitas possibilidades, tudo vai depender da necessidade e interesse que vai existir daqui uma década ou duas, ou alguém acredita que eles saem em dois meses?.… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  gordo
5 anos atrás

Gordo.
Concordo plenamente com tudo oq citou.
Sua analise mostra a dura realidade dos fatos que alguns aqui “insistem” em nao querer ver.

α Tau
α Tau
5 anos atrás

Senhores…O Brasil é o pais mais rico do mundo em recursos minerais…seja em quantidade, qualidade ou diversidade…o Brasil é o maior produtor de quartzo do mundo…e possui as maiores reservas mundiais de quartzo de alta qualidade…possui as maiores jazidas de quartzo de alta qualidade do mundo…as reservas mundiais de grandes cristais naturais de quartzo ocorrem quase exclusivamente no Brasil e em quantidades menores em Madagascar, Namíbia, China, África do Sul, Canadá e Venezuela…o Brasil é o segundo maior produtor mundial de minério de ferro… o Brasil é praticamente o dono de todo o nióbio do mundo…98,43% das reservas do planeta… Read more »

Antunes 1980
Antunes 1980
5 anos atrás

A melhor forma de controlar essa região é com drones e helicópteros leves, ambos armados com mísseis hellfire.
Algumas bases avançadas com F-16 V e mísseis Patriot adquiridos via FMS (Foreign Military Sales) seriam o negócio ideal.

kevinbuenuu
Reply to  Antunes 1980
5 anos atrás

Mas que insistencia dos F-16 pro Brasil, ainda nao ficou claro que os Gripens serão os substitutos dos F-5?

Antunes 1980
Antunes 1980
Reply to  kevinbuenuu
5 anos atrás

Você acredita que nosso país não é capaz de operar os Gripen NG via desenvolvimento com a SAAB e os F-16V via FMS com uma taxa de juros baixa ?

Greyjoy
Greyjoy
Reply to  Antunes 1980
5 anos atrás

Poder talvez possa, mas pra que?

Antunes 1980
Antunes 1980
Reply to  Greyjoy
5 anos atrás

Ser uma potência regional, algo que ainda não é ?

Dr. Mundico
Dr. Mundico
5 anos atrás

Não se trata de teoria da conspiração nem de delírios patrióticos, mas TODAS as potências européias financiam ONGS e diversos tipos de entidades “filantrópicas”, de “pesquisa”, “apoio cultural” e outros tipo de ações que apenas disfarçam a mais pura vigarice e cobiça. Não se enganem com toda essa caridade e desenvoltura. Por trás disso estão interesses na maior riqueza da Amazônia, que são os minerais e a água nascente nos Andes que deságua no Atlântico através do Amazonas. Para isso, usam o discurso ambientalista e indígena como pano de fundo para suas ações de bloqueio econômico e infiltração na política… Read more »

Maurício.
Maurício.
Reply to  Dr. Mundico
5 anos atrás

Seu comentário não tem nada de teoria da conspiração, só li verdades.

Rene Dos Reis
Rene Dos Reis
Reply to  Dr. Mundico
5 anos atrás

ate a cabeça de cachorro iria pro s ali, rs

Rene Dos Reis
Rene Dos Reis
5 anos atrás

Por pouco não da uma sonhada saída pro pacifico ali, nosso governo adora assinar qualquer tranqueira que botam na mesa , olho nisso ai.

DaGuerra
DaGuerra
5 anos atrás

As Forças Armadas? O congresso, não? O Povo, também não? Até o boto cor de rosa deve estar preocupado…

Hélio
Hélio
5 anos atrás

Para quem defende a “ocupação” do território como forma de defesa, lembro de a densidade demográfica da Sibéria é muito menor que da Amazônia, e mais, a densidade demográfica do Alasca é 10 vezes menor que de Roraima, vá ver se alguém cobiça esses territórios. Ocupação territorial não ajuda em absolutamente nada, pelo contrário, basta a população local se intitular cidadã de outro país para se legitimar uma anexação, veja o caso da Crimeia. Se realmente estivessem preocupados com a integridade territorial brasileira, primeiro, estariam preocupados com a internacionalização da Amazônia colombiana, segundo, estariam preocupados em construir a bomba atômica,… Read more »

sergio ribamar ferreira
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Poder de dissuasão é importante. Por que não ter artefato nuclear? Concordo com o Sr. Hélio.

Hélio
Hélio
Reply to  sergio ribamar ferreira
5 anos atrás

Por que os EUA não querem, é só lembrar que o motivo do rompimento Geisel com os EUA foi o acordo nuclear Brasil-Alemanha.

Bosco
Bosco
Reply to  sergio ribamar ferreira
5 anos atrás

Serigo, Só complementando o comentário do Sr. Hélio, além dos EUA não quererem, também a Rússia e a China não querem e muito menos a ONU, tomada por esquerdopatas politicamente correto que querem que o mundo se transforme no paraíso na terra ao som de “Imagine”. O Sr. Hélio anda muito esquecido ultimamente. Muito provavelmente a mídia iria focar nos EUA como sempre, como sendo só ele que não queria, e iria poupar os seus queridinhos. Mas a história iria ser diferente se a Polônia, só pra citar um exemplo, resolvesse ter armas nucleares. Aí veríamos o urso berrar feito… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Helio.
Sua analise de novo foi perfeita e eu acredito que essa tbm seja a visao dos nossos militares e dos verdadeiros brasileiros patriotas.

Mikhail Bakunin
Mikhail Bakunin
Reply to  MGNVS
5 anos atrás

É a única coisa que você sabe escrever? Todo comentário é igual, deve ser um bot

MGNVS
MGNVS
Reply to  Mikhail Bakunin
5 anos atrás

Bakunin
Vc esta incomodado porque? Nenhum comentario meu foi direcionado a sua pessoa.

Pelo menos eu nao saio por ae negativando os outros.

Os comentarios q eu elogiei sao sensatos e imparciais. Nao entro e nem faço questao de participar de debates ideologicos inuteis. Para mim so tem um país que importa, o Brasil.
Os outros países citados aqui sao maximo parceiros, mas tudo pode mudar de acordo com o governo de cada país. Hoje os EUA e China sao nossos parceiros, amanha eles podem ser os nossos piores inimigos.

Bosco
Bosco
Reply to  MGNVS
5 anos atrás

MGNVS, Sua imparcialidade (isenção) realmente salta aos olhos. Você deve achar que a esquerda é absolutamente coerente e intelectualmente superior e por isso, absolutamente correta , e o fato de se alinhar automaticamente com ela mostra a sua isenção e imparcialidade, já que a direita é um absurdo e uma completa negação da verdade e da virtude e só os vendidos o fazem. Esse é o seu conceito de “isenção”. Eu conhecia o citado: “democracia é quando eu governo… ditadura é quando você governa”, mas esse “isenção é quando o interlocutor pensa igual a mim … parcialidade e entreguismo e… Read more »

_RR_
_RR_
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Hélio, A ocupação do território pode ser uma forma de defesa, a depender de como é feito ( infraestrutura e distribuição de habitações ) e como se educa essa nova população, de modo a constituir nela um senso de permanência; uma identidade local, porém compatível com o País. Na verdade, o termo não seria nem ‘ocupação’. ‘Colonização’ eu creio que seria mais adequado, pois é basicamente o que precisa ser feito na Amazônia. Um população corretamente motivada e, principalmente, armada, pode se constituir em um elemento dissuasório tão eficaz quanto um artefato nuclear, a depender da situação. Vide Afeganistão… E… Read more »

Hélio
Hélio
Reply to  _RR_
5 anos atrás

Mesmo que você tenha uma população educada, motivada e armada na Amazônia, o que impediria que ela passasse para o outro lado? Estamos no século 21, o século da guerra híbrida. Basta que essa população se volte contra o Brasil para que esse território se torne indefensável, porque, como você bem disse, a população pode agir, mas pode agir para os dois lados, sem falar que uma guerra de profundidade ali, usando a população, seria custosa demais e esse é um preço que população alguma paga, a não ser os mais tenazes, como os árabes e os vietnamitas. A bomba… Read more »

_RR_
_RR_
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Uma população que seja verdadeiramente educada não vai se voltar contra seu próprio país… Apenas uma imensa desconstrução social e moral seria capaz de faze-lo; o que é coisa para décadas, com a aplicação de técnicas de desconstrução cultural ( social e moral ) da população. No mais… Justamente por estarmos na era da guerra híbrida que a posse de artefatos nucleares se torna questionável. Claro que a dissuasão propiciada por estes é desejável frente a um Estado hostil, mas é menos relevante quando falamos em guerra de quarta geração, onde as armas principais visam o ataque a cultura e… Read more »

Hélio
Hélio
Reply to  _RR_
5 anos atrás

E o Paquistão e a Índia sempre são exemplos. Depois da bomba eles nunca mais entraram em guerra e são países extremamente fragmentados e pobres.

Mikhail Bakunin
Mikhail Bakunin
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Índia e Paquistão nunca deixaram de estar em guerra, só para ilustrar hoje depois de um atentado a bomba na Cachermira indiana estão trocando fogo de artilharia na fronteira.

Antonio Curvigem
Antonio Curvigem
5 anos atrás

bacana

Ivanmc
Ivanmc
5 anos atrás

Na Amazônia temos muitos militares muito bem preparados, muitas unidades de Batalhões e Brigadas de Infantaria de Selva. Não seria salutar alguém ou alguma força tentar alguma coisa por lá. É difícil tomar esse território do nosso país, o que é muito bom.

sergio ribamar ferreira
Reply to  Ivanmc
5 anos atrás

Concordo também. Desde que tenhamos poder real de dissuasão. quer internacionalizar então fique com tudo: destruído.

sergio ribamar ferreira
Reply to  sergio ribamar ferreira
5 anos atrás

Não citarei EUA, Rússia China. RU, França, Israel Paquistão, Índia possuem artefatos nucleares. a Índia possui o maior rebanho do mundo(cobiçada por chineses e outros) e aí… poder de dissuasão. quer tomar na marra vai pode me exterminar mas vais sofrer também este é o princípio da dissuasão. Não entre na minha casa para me roubar que vai morrer ou se conseguir tomar vai ficar com as cinzas. conclusão: não há vencedores nem perdedores apenas caos e destruição. abraços a todos.

Augusto L
Augusto L
5 anos atrás

Ainda não entendi, que perigo é esse.
É um corredor de preservação ambiental não indígena.
É uma iniciativa trilateral, Brasil, Peru e Colombia e não multinacional com participação da ONU ou outros órgãos.
Uma iniciativa que comecou no fim da era PT, a era mais anti-ocidental de todas.
É uma proposta apresentada pelos 3 paises, principalmente para o acordo de Paris de preservação ambiental.
Não se vê os militares peruanos e colombianos darem esse chilique.
Resumindo nossos militares estão no mundo da lua, procurando caroço aonde não tem e por consequência vão minar o prestígio do Brasil lá fora.

IBIZ
IBIZ
5 anos atrás

Querem garantir a segurança da soberania do nosso país contra potências estrangeiras? Construam um arsenal nuclear. Eficaz e relativamente barato; olha o exemplo da Coreia do Norte.

Flanker
Flanker
Reply to  IBIZ
5 anos atrás

O Brasil nunca vai ter armas nucleares! Sabe por que? Porque construir é relativamente simples e seria possível. Mas, não teremos porque isso dá muito incômodo, discussão e pressão por conta dos países que já possuem essas armas. E no nosso caso imagina só a gritaria dos países vizinhos! E qual o governante brasileiro que teria vontade e peito para enfrentar isso? Fora a opinião pública, devidamente municiada pela imprensa paz e amor, que seria contra, visto todas as nossas outras necessidades e carências sociais (como se defesa e resolução de problemas sociais fossem coisas excludentes).

IBIZ
IBIZ
Reply to  Flanker
5 anos atrás

Concordo, mas Índia, Paquistão e Coreia do Norte montaram seus arsenais nucleares sob protestos, pressões, gritaria da imprensa e tudo mais; hoje são potências com armas nucleares e o mundo pode chorar a vontade. Sem falar que Israel tmbm é um países com armas nucleares, todos sabem disso, e não se toca no assunto. “Incômodo” maior seria o Brasil perdendo território pra potências estrangeiras q são amigas HOJE, mas amanhã dependendo dos seus interesses podem colocar o nosso país em algum novo “EIXO”!

_RR_
_RR_
Reply to  IBIZ
5 anos atrás

IBIZ, Índia e Paquistão fizeram isso no tempo certo, em um momento no qual ambas as potências dominantes do globo, EUA e URSS, se digladiavam e não havia uma China atuante como agora. Havia, portanto, uma brecha temporal a ser explorada. Coréia do Norte nada tem a perder… Simplesmente pagaram pra ver. O Brasil, por outro lado, está em uma situação completamente distinta, e começa pela época na qual nos econtramos, na qual os métodos de controle implementados pela ONU são mais rigorosos somado ao fato de ser signatário de tratados internacionais. O País também é desprovido de um verdadeiro… Read more »

Amauri Soares
Amauri Soares
5 anos atrás

Querem roubar nossa Amazônia na cara de pau, espero que Bolsonaro não aceite isso o povo já está de olhos bem abertos sobre esse assunto e não vamos abrir mão de nenhum cm de nossas terras que foram conquistadas pelos nossos ancestrais . O presidente que levantar essa ideia na nação será o maior traidor que existiu . Esperamos com toda a sinceridade que nossas forças armadas não permitam isso de forma alguma e uma ameaça direta de um país que diz ser nosso amigo e acaba usando antropólogos ou outros idiotas para tentarem enganar nosso povo e levar nossas… Read more »

Mauro
Mauro
5 anos atrás

Os maiores inimigos do Brasil estão localizados dentro do país.
Nossos maiores inimigos, capazes de infligir as maiores perdas são o STF e a imprensa.
Reflitam sobre a política indigenista e supostamente ambiental, onde é seu foco e seu apoio incondicional contra os interesses do país.

Felipe Alberto
Felipe Alberto
5 anos atrás

O mais novo capítulo da história da geopolítica da Amazônia é o nosso presidente, ainda candidato a época, dizendo ter conversado com embaixadores americanos (sim, no plural) sobre a Amazônia na fazer parte do Brasil, e ainda usou a guerra das Falklands como exemplo para que nós não lutemos contra essa “constatação”. Que patriota…

100nick-Elã
100nick-Elã
5 anos atrás

Milhares de toneladas de medicamentos e alimentos dos verdadeiros amigos e aliados da Venezuela está chegando ao país. “Apesar do bloqueio, o governo bolivariano através dos acordos com Cuba, China, Rússia, Palestina, Turquia, e a cooperação com as organizações multilaterais da ONU, Organização Pan-Americana da Saúde, Fundo das Nações Unidas para a Infância, Fundo de População das Nações Unidas, entre outros, está dando resposta às necessidades de saúde da população”. NÃO VAI TER FOME, NÃO VAI TER ESCASSEZ NA VENEZUELA. Em breve, a situação vai normalizar, apesar da GUERRA FRIA que os EUA está impondo à Venezuela. Os EUA impõem… Read more »

Agnelo
Agnelo
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

Dá até peninha…

Zaz traz
5 anos atrás

Sim, NAQUELA época, teria sido possível uma tal invasão. Mas, provavelmente “graças” ao tal “racismo argentino” de então ( e de hoje….), e ao desprezo pela pobreza dos demais da América do Sul, Perón não quis “se contaminar” e “perder tempo” com o Brasil. A Argentina nadava em dólares ( quando o dollar realmente era forte, anos 1940) pelas exportações de comida para a Europa Destruída, e chegavam ao porto de BsAs muita gente “loira dos olhos azuis” trazendo barras de ouro, então a Argentina vivia o seu “Mundo Autista Dourado”. Hoje, a Argentina não conseguiria fazer guerra nem com… Read more »

gerson
gerson
5 anos atrás

por isso o EB sempre foi contra as ONGs na amazônia e o gen eleno mandou espionar a preparação do sínodo. mas ele esquece que não pode fazer nada pra impedir essa invasão, se EUA ou europa quiserem.

Wellington Góes
Wellington Góes
5 anos atrás

E o pessoal soltando fogos, torcendo para o Brasil entrar na OTAN, ou do comando de Defesa Sul dos EUA, como se isto fosse alguma garantia, ou a melhor coisa do mundo… “São nossos irmãos e vão nos proteger dos comunistas chineses e russos, comedores de crianças” Putz!!!

João Reghin Neto
João Reghin Neto
5 anos atrás

Sobre o Triplo A, nem discuto, porque parece título de filme pornográfico.

sergio ribamar ferreira
5 anos atrás

Concordo em tudo. Roraima está ás escuras por depender de energia da Venezuela. linhas de transmissão não podem passar visto entrarem em terras indígenas. solução construam usinas nucleares(centrífugas ) em Roraima ou aonde possa dar condição de dignidade a nossa população. Parece absurdo? quantas usinas nucleares possui atualmente a França? o continente europeu cabe inteiro no Estado do Pará(citando como exemplo) não temos nada , não somos desenvolvidos. uma nação igual a nossa deve ser provida de meios para se defender e só vejo um : artefatos nucleares. Reafirmo: quer tomar na marra vai levar também. Pacifismo com os países… Read more »

colombelli
colombelli
Reply to  sergio ribamar ferreira
5 anos atrás

Sergio voce está coberto de razão. A energia nuclear é a mais limpa depois da eólica e solar. Os dejetos de anos de funcionamento de uma usina não enchem uma sala de uma casa. A área alagada de uma usina hidroelétrica libera metano por décadas ( 26 vezes mais danoso que o Co2). Existem aproximadamente 400 reatores nucleares, que respondem por 70% da energia da Franca e são 105 nos EUA. So 3 acidentes ocorreram em 50 anos ( 1 EUA, 1 Russia e 1 japão). Todos por estupidez de engenheiros ( gente perigosa descobri depois que comecei trabalhar com… Read more »

_RR_
_RR_
Reply to  colombelli
5 anos atrás

colombelli, sergio ribamar,

Apenas complementando…

Já estamos adentrando a era dos reatores de quarta geração, que são capazes justamente de aproveitar o que hoje se considera combustível nuclear exaurido. São de altíssimo rendimento. Espera-se que até 2030, o uso comercial já esteja difundido.

Avançam também as pesquisas com reatores de fusão, que são absolutamente limpos. Os primeiros resultados foram altamente promissores, principalmente o protótipo alemão…

Essa é a nova era… E já deveríamos estar nos inserindo nela, pois quem quiser ter energia no futuro sem se enroscar com órgãos internacionais, vai ter que adentrar um desses nichos.

Gregorio
Gregorio
4 anos atrás

O Brasil já possui uma despesa cavalar para sustentar os politicos, que estes por sua vez não tem um retorno para a nossa nacão. Pela imensa extencão das áreas brasileiras, vai precisar de muito recurso para gastar com equipamentos bélicos e militares.