Home Indústria de Defesa Brasil e EUA assinam acordo de desenvolvimento militar

Brasil e EUA assinam acordo de desenvolvimento militar

5335
307

Brasil e Estados Unidos assinaram hoje (8), no estado americano da Flórida, um acordo na área militar para desenvolvimento de projetos futuros. O Acordo de Pesquisa, Desenvolvimento, Teste e Avaliação (RDT&E, sigla em inglês) vai, segundo o Ministério da Defesa (MD), abrir caminho para aperfeiçoar ou prover novas capacidades militares. É, segundo o ministério, um acordo que balizar os acordos posteriores entre os dois países.

“O RDT&E é um passo inicial para que Brasil e EUA desenvolvam projetos conjuntos na área de Defesa. […] Cada acordo de projeto que venha a ser desenvolvido pelas partes deverá ser executado em consonância com os termos do RDT&E, assim como os respectivos leis e regulamentos nacionais de cada parte”, afirmou o MD, em nota.

O governo brasileiro espera facilitar seu acesso ao mercado norte-americano na área de defesa, bem como facilitar a entrada de produtos brasileiros em outros 28 países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). A OTAN é uma aliança militar intragovernamental da qual o Brasil não faz parte, mas em agosto do ano passado, os Estados Unidos designaram o Brasil como aliado militar preferencial do país fora dessa aliança.

“É uma afirmação dos fortes laços existentes entre as nossas Forças Armadas, laços que continuam crescendo. Assinamos um acordo histórico esta manhã, que abre caminho para um compartilhamento e desenvolvimento ainda maior. Hoje discutimos sobre oportunidades e ameaças que minam a democracia e a estabilidade nos Estados Unidos e no Brasil”, disse o Almirante de Esquadra da Marinha americana, Craig Feller, após a assinatura do acordo.

Em seu discurso, o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, seguiu na mesma linha e exaltou a parceria com o país norte-americano.

“Temos os Estados Unidos como um parceiro importante. Estivemos juntos pela democracia e liberdade na Segunda Grande Guerra e hoje estamos discutindo aspectos do ambiente regional. […] Hoje mais um acordo inédito que assinamos com os Estados Unidos, e que poucos países têm, para o desenvolvimento na área de defesa, pequisa, tecnologia, testes, avaliação e desenvolvimento nos aspectos que concernem a defesa”.

A assinatura do acordo ocorreu durante a visita do presidente Jair Bolsonaro ao Comando Militar do Sul, responsável por coordenar as operações militares dos Estados Unidos no Caribe, Centro e América do Sul. A previsão é de que Bolsonaro permaneça nos Estados Unidos até terça-feira (10).

Integram a comitiva brasileira, além do presidente e assessores próximos, os ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Fernando Azevedo e Silva (Defesa) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), além do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que escreveu, no Twitter, que “Brasil e EUA, antes de mais nada, trabalham para serem países prósperos, apostando no livre mercado, num Estado menor, apoiando a legítima defesa através de armas e respeitando os valores judaico-cristãos da maioria de nossas sociedades.”

FONTE: Agência Brasil

Subscribe
Notify of
guest
307 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bille
Bille
4 meses atrás

Buenas. Aos entendidos, com esse gesto, pergunto:
1- vamos deixar de ter uma postura de neutralidade na AS e ter algo mais “pró ativo”? (sanções comerciais, mover desagravos, essas coisas )
2- vai baixar o preço das armas no Brasil? Uma G2C fabricada no Brasil, nos EUA, é 200 dólares, e aqui custa de 3.000 reais pra mais, por ex.
3- vamos redistribuir as forças no Brasil alinhando os interesses com os eua? Eu acho isso pouco provável porque precisa de muito dinheiro pra mover meios e pessoal. A lei não é ágil para atender uma mudança perene…

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Bille
4 meses atrás

1- Na prática já deixamos de ter uma postura de neutralidade na América do Sul ao apoiar Guaidó,e também no Oriente Médio tendo uma postura claramente pró-Israel.Em ambos os casos tomamos medidas inéditas na nossa política externa graças a aproximação com os EUA.Particularmente acho isso bom,um país do tamanho do Brasil não pode adotar uma postura covarde de isentão nas relações internacionais. 2- Não.O projeto serve basicamente para que empresas brasileiras sejam subcontratadas em projetos capitaneados por empresas americanas. 3- Esse não é o propósito do acordo.Se bem que os esquerdistas já falam que as Forças Armadas brasileiras viraram na… Read more »

Camargoer
Reply to  Allan Lemos
3 meses atrás

Olá Alan. Esse fundo pode ser usado para uma empresa dos EUA líder de um projeto subcontratar empresas brasileiras, mas também para institutos de pesquisa brasileiros fazerem pesquisa básica sozinhos ou em parceria em temas de interesse do governo dos EUA e para empresas brasileira desenvolverem produtos de interesse do governo dos EUA. Sobre a politica externa do atual governo brasileiro considero equivocada.

nonato
nonato
Reply to  Camargoer
3 meses atrás

Você gosta de política externa com Cuba e Venezuela.

Camargoer
Reply to  nonato
3 meses atrás

Caro Nonato. Acho que política externa se faz com praticamente todos os países, incluindo Argentina (terceiro parceiro comercial), EUA (segundo parceiro comercial) e China (principal parceiro). Com Japão (o Brasil tem a maior comunidade Nikei fora do Japão) com a Nigéria (o único país que tem mais negros e descendentes de negros que o Brasil), com Portugal e todos os países de língua portuguesa. Com a Russia, India e África do Sul (completando o Brics), como todos os países do G20. Com todos os países da América Latina. Com Vietnan e Coreia do Norte, ambos comunistas. Com Ira e Iraque… Read more »

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Camargoer
3 meses atrás

Camargoer, política externa ou relações comerciais? Parece-me complicado alinhar objetivos políticos com todo este montão de gente. Objetivos comerciais não são simples, mas parecem-me mais “alinháveis”, com um montão de gente, do que opções políticas. Não entendi bem qual sua proposta de “política externa”? Veja o caso atual da Arábia Saudita e da Russia. Há pouquíssimo tempo o Putin e o bin Salman, posavam de amiguinhos e agora parece que alguma coisa desandou. Como ficaria se fosse com o Brasil? Veja o caso da Embaixada do Brasil: em Jerusalém ou Tel Aviv? Politica externa é coisa para gente muito bem… Read more »

Camargoer
Reply to  Edson Parro
3 meses atrás

Olá Edson. Acho que você fez uma boa colocação. São três correlacionadas mas diferentes. Uma coisa são relações comerciais. Outra coisa são as relações pessoas entre os líderes políticos. Por fim, existem as relações institucionais. Todas muito complexas. Ás vezes são até contraditórias. As relações comerciais envolvem as empresas interessadas em vender e comprar, envolvem fontes de financiamento, tarifas e certificações sanitárias. É fundamental a participação dos diplomatas para coordenar tudo. As relações pessoais entre os líderes dependem de coisas imponderáveis. Líderes podem ser amigos ou manterem apenas relações institucionais. Ás vezes, alianças pontuais podem ocorrer entre líderes sem que… Read more »

horatio nelson
horatio nelson
Reply to  Bille
4 meses atrás

1- o brasil deverá se consolidar o lider natural da regiao isso inclui tudo.
2- o preço das armas é 70% de imposto,é dificil mudar isso pelo deficit nas contas.
3- o ideal é uma base americana no nosso territorio,isso acontecerá cedo ou tarde…creio q devemos ceder uma parte de território na região nordeste.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  horatio nelson
4 meses atrás

Cara.
Como você quer um país estrangeiro com base no teu país ?
Pode até ser que este não é teu país.

horatio nelson
horatio nelson
Reply to  Antonio Palhares
3 meses atrás

ja demos muito mais q bases a outros países q todos sabem quais são…agora estamos do lado certo da historia e será um prazer ter bases americanas por aqui e não cubanas…lembrando q alemanha,japão,italia,coreia,colombia,qatar,arabia saudita,polonia tem bases em seu territoria.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  horatio nelson
3 meses atrás

Com o tiro certeiro que Rússia e Arábia Saudita deram no óleo de xisto americano, temo que os EUA estejam de olho no nosso pre-sal que tem um custo de extração muito menor que o óleo americano.
Ao preço negociado hoje, e que deve perdurar por algum tempo, o óleo de xisto está praticamente fora do mercado e as empresas deles terão seríssimas dificuldades de sobrevier.

Rafael Coimbra
Rafael Coimbra
Reply to  Antoniokings
3 meses atrás

Falou o cara que achava que a Russia iria ajudar a Venezuela… com o preço do petróleo assim a já fraca economia Venezuelana termina de vez… tiro certo Russia, a Venezuela agradece a ajuda… Próxima…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Rafael Coimbra
3 meses atrás

A Venezuela está praticamente fora do mercado aberto.
Além do mais, seu custo de produção é baixo.
Algumas empresas de xisto dos EUA tiveram, hoje, uma queda de quase 70% no valor das ações.
Tombo histórico.

nonato
nonato
Reply to  Antoniokings
3 meses atrás

E qual o problema?

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  nonato
3 meses atrás

Nonato,
“E qual o problema?” Pergunta para os acionistas dessas empresas americanas qual o problema…que eles sabem.

Camargoer
Reply to  Rafael Coimbra
3 meses atrás

Caro Rafael. A Rússia tem um fundo de US$ 190 bilhões para compensar flutuações da cotação do petróleo. Talvez com a crise do petróleo de 2020, a Venezuela dique mais próxima da Rússia e China. E o Brasil perdeu outra chance de retomar sua influência regional. I

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Camargoer
3 meses atrás

Camargoer

Segundo o MarketWatch, a Rússia pode trabalhar com o petróleo a US 45 o barril.
A Arábia Saudita, apesar do baixo custo de extração, tem de trabalhar com US$ 80 o barril para equilibrar o orçamento nacional
As empresas de xisto americanas já estão no vermelho há muito tempo e com o preço atual seria desesperador para elas.
Importante vc lembrar do fundo criado pelo Governo russo para situações de estresse no mercado.

Camargoer
Reply to  Antoniokings
3 meses atrás

Olá Antônio. A Arábia Saudita deve ter feito essas contas. Acho a versão que o objetivo seria retaliar a Rússia um pouco mequetrefe. Acho que tem outra razão. Pode ser até mesmo algo relacionado a política interna. Acho que faríamos nem em levantar outras hipóteses.

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Rafael Coimbra
3 meses atrás

Caramba, hoje Vi o rolo todo E nem lembrei da Venezuela…. agora que a coisa descamba la de vez…..

Camargoer
Reply to  Carvalho2008
3 meses atrás

Olá Carvalho. A situação ficou complicada. Se por um lado a A. Saudita estivesse tentando pressiona a Rússia, a queda de atividade econo uva no mundo também reduziu o consumo de petróleo no mundo.contudo a Rússia tem um fundo de US$190 bilhões para equalizar o preço do petróleo e evitar choque financeiros pela flutuação do preço do barril. Apertem os cintos…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Carvalho2008
3 meses atrás

Eu lembrei dos EUA:
Publicado: 10 de março de 2020 às 7:37 ET

Investidores em títulos dizem que algumas empresas de
energia ‘não sobreviverão’ a ​​golpes de petróleo

“Sinceramente, não sei como isso vai acabar, mas é brutal”, diz um gerente de portfólio.

https://www.marketwatch.com/story/bond-investors-say-some-energy-companies-will-not-survive-oil-rout-slamming-markets-2020-03-09?mod=home-page

SPQR
SPQR
Reply to  Antoniokings
3 meses atrás

Você não tem a menor ideia do que está falando, né, Antonio Reis?

Teropode
Reply to  Antoniokings
3 meses atrás

Besteira os maiores compradores de lotes do pré -sal são chineses e depois os europeus , fica dificil contra-por tanta besteira escrita em tão pouco espaço.

nonato
nonato
Reply to  Antoniokings
3 meses atrás

Eles vão é comprar petróleo Saudita a preços baixos…

Xerem
Xerem
Reply to  Antoniokings
3 meses atrás

De olho no que ja sao donos ?Nada agora vao querer o Brasil todo ou voce acha que esse teatrinho do Bolsonaro com Tramp e de graça ?

ANGELO CHAVES
ANGELO CHAVES
Reply to  Antoniokings
3 meses atrás

Boa noite amigo.
O pré Sal só é economicamente viável com o barril acima dos 100 dolares

Sequim
Sequim
Reply to  ANGELO CHAVES
3 meses atrás

O pré-sal tem custo de produção de 10 dólares o barril. Informação da própria Petrobrás.

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Antoniokings
3 meses atrás

Kings,
Acho que até exageram contigo aqui, mas você também não ajuda né? Para com essa coisa de achar que tem uma conspiração para pegar o pré-sal, se eles quiserem eles importam de nós e pagam, igual fazem com o Canadá, Arabia Saudita, Emirados. Houve um leilão do pré-sal recentemente e nenhuma empresa americana se interessou.

Sequim
Sequim
Reply to  horatio nelson
3 meses atrás

A capacidade de lamber botas de alguns é impressionante e enojante. Melhor esses se despirem de suas hipocrisias, irem de vez para os EUA, pedir cidadania e jurar a bandeira deles.

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Sequim
3 meses atrás

Sequim,
Eu já morei nos EUA e em Israel e isso não me faz menos patriota. Não é porque alguém foi morar, ou foi estudar, ou morou fora do Brasil que seja um traidor da Pátria. Quem usa esse tipo de ataque como o seu é a esquerda.

Camargoer
Reply to  horatio nelson
3 meses atrás

Caro Horário. Guantanamo e em Cuba. A Colômbia não tem base dos EUA. Japão e Alemanha e Corra foram ocupados militarmente pelos EUA. A Polônia era um satélite soviético que após a queda do muro se aproximou da Otan para garantir alguma proteção no contexto da guerra fria que ainda causa pequenas crises.

horatio nelson
horatio nelson
Reply to  Camargoer
3 meses atrás

só citei alguns,os eua tem bases em quase todos os paises do mundo…

Camargoer
Reply to  horatio nelson
3 meses atrás

Caro Horácio. Os EUA mantém militares em mais de 100 países, inclusive Brasil. Pelo que apurei os EUA mantém 51 militates no Brasil e outros 51 na Colômbia. As maiores tropas estão no Japão, Alemanha, Coreia do Sul e Afeganistão, ente 39 e 40 mil enxada país. Nós demais são menos de 3 mil , poucas centenas ou apenas dezenas.

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Camargoer
3 meses atrás

Camargoer,
Esses militares dos EUA no Brasil estão na embaixada e nos consulados. Do jeito que você fala parece que eles estão em alguma base militar aqui …rs. O Brasil também tem militares nos EUA, mas é na embaixada.

Manuel Souza
Manuel Souza
Reply to  horatio nelson
3 meses atrás

Alemanha, Itália e Japão foram derrotados na Segunda Guerra. É bem óbvio que tenham bases do vencedor lá.

Camargoer
Reply to  Antonio Palhares
3 meses atrás

Olá Antônio. Os EUA instalaram bases em países que foram ocupados militarmente (Japão, Alemanha) ou que eram estratégicos para defender os interesses dos EUA em uma região. Não há razão para ter uma base dos EUA no Brasil a não ser para legitimar uma base russa ou chinesa na Venezuela.

nonato
nonato
Reply to  Antonio Palhares
3 meses atrás

Para não corrermos o risco de China, Rússia e Cuba colocarem seus representante no comando do país.

Xerem
Xerem
Reply to  nonato
3 meses atrás

nonato e serio isso ? Meus Deu nao acredito que li isso

William Duarte
William Duarte
Reply to  horatio nelson
4 meses atrás

‘O ideal é uma base americana no nosso território” Pena que só deu para negativar uma vez apenas este infeliz comentário

horatio nelson
horatio nelson
Reply to  William Duarte
3 meses atrás

não creio q o nosso presidente negativaria esse comentário…ambos sabemos o q é melhor para nós,como ele ja deu declarações a esse respeito…até vc iria tirar fotos se tivessemos navios da quarta frota em territorio brasileiro.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  horatio nelson
3 meses atrás

O presidente é um pastel, nem na época da guerra fria se cogitou tal coisa.

Camargoer
Reply to  Defensor da liberdade
3 meses atrás

Olá DF. Interessante ponto. Durante a Guerra Fria os militares brasileiros entenderam corretamente que tripas estrangeiras no Brasil seriam um erro estratégico.

horatio nelson
horatio nelson
Reply to  Defensor da liberdade
3 meses atrás

não precisava pois todos os governos da região estavam sob governos democraticos.

Camargoer
Reply to  horatio nelson
3 meses atrás

Caro Horátio. Pelo contrário. Muitos países alinhados aos EUA eram ditaduras, inclusive o Brasil. Recomendo ao menos três documentários interessantes. 1) o dia que durou 21 anos, 2) a Guerra Fria (episódios dublados no youtube) e 3) Untold history of US (produzido pelo Oliver Stone). Até o Iraque era uma ditadura governada por Saddan Hussein que tirou fotos apertando as mãos de Donald Rumsfeld durante o governo Bush-pai.

horatio nelson
horatio nelson
Reply to  Camargoer
3 meses atrás

temos visões diferentes o q vc chama de ditaduranão existiu,vc deve acretidar tbm na historia q te contaram sobre golpe,q não existiu o congresso elegeu o presidente em 11/04/1964…não houve ditadura e sim governos legitimos e democraticos q impediram o comunismo de transformar o brasil em cuba. sobre o sadam tudo o q o oriente medio precisa hj é de um sadam, os sunitas se rebelaram com razão pois o iraque foi entregue aos xiitas apoiados pelo irã q exerce influencia hj na região oprimem e cometem atrocidades e execuções em massa.

Wilson França
Wilson França
Reply to  horatio nelson
3 meses atrás

Não alimentem o troll.

Camargoer
Reply to  horatio nelson
3 meses atrás

Caro Horário. Temos a mesma visão do que seria uma ditadura. A ditadura aplica exceções ao Estado de Direito, ela viola os direitos humanos, ele restringe a a soberania popular cerceando o direito ao voto. Segundo documentos desclassificados pelo governe dos EUA, o governo brasileiro Executou extrajudicialmente prisioneiros. Também e um fato reconhecido pelos militares as torturas dentro dos quartéis e delegacias. Os atos institucionais foram medidas de exceção. Acho que você percebeu que nem seria necessário debater como foi a derrubada de Jango para caracterizar o período militar como um período de exceção, portanto uma nao-democracia. Sobre o oriente… Read more »

Camargoer
Reply to  horatio nelson
3 meses atrás

Horário. Todo mundo aqui gostaria de embarcar em um NAe ou festroiers dos EUA para tietar e fazer muitas fotos. Todo mundo aqui gostaria de visitar o CDG ou uma FREMm para tietar. Todo mundo aqui gostaria de visitar um destróier ou um submarino japonês. Todo mundo adoraria visitar um submarino nuclear da Rússia ou um NAe da Inglaterra, ou u. Mãe Chinês, ou um Scorpene indiano ou chileno. Acho todo mundo , homens e mulheres, gostariam de tietar a Gisele Bunchen.. Tietagem não tem ideologia nem preferência sexual. Temo que eu teria que concordar que no máximo duas pessoas… Read more »

horatio nelson
horatio nelson
Reply to  Camargoer
3 meses atrás

não entraria em algo nuclear russo nem se me pagassem rs…não há nada de mal em ter uns navios da quarta frota ancorados por aqui,até movimentaria a economia!

Camargoer
Reply to  horatio nelson
3 meses atrás

Caro Horátio. Acho que você precisa assistir “Caçada ao Outubro Vermelho” novamente. Acho que quase todo mundo aqui é fâ do filme. Falta você.

horatio nelson
horatio nelson
Reply to  Camargoer
3 meses atrás

prefiro das boot…é mais realista.

Camargoer
Reply to  horatio nelson
3 meses atrás

A MB tem um Oberon para visitação no rio de janeiro. Melhor realismo possível. Também seria legal.

Rafael Coimbra
Rafael Coimbra
Reply to  William Duarte
3 meses atrás

Falou o cara que come comida americana, assiste séries americanas, escuta música americana, usa roupas americanas e seria um dos primeiros a ter um orgasmo ao ver um f-22 ao vivo se tivesse uma oportunidade. próxima….

Camargoer
Reply to  Rafael Coimbra
3 meses atrás

Caro Rafael. Até comunista gosta de coca-cola. Todo entusiasta gostaria de uma foto aí lado de um F22, F35, F18, F38, Rafale, Sukhoi, Tornadi, Harrier, B52, B2, Tu22, Miga 15, Mirage 2000, Victor, Vulcan, Ninrod, P3, banceirulha, catalina, B29, B17,, Stuka, Me109, Spitfire… Contudo prefiro Jonny Walker Gold, Green ou BLUE mas nunca um tenesse.. gosto de hamburger, lasanha, sushi, pizza e bolo de fubá. Jeans e bota de caminhada. café expresso. HBO, Netflix e filmes das décadas de 70 e 80. Relógio Cartier. Acho improvável saber em quem votei para senador a partir desse perfil de consumo.

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Rafael Coimbra
3 meses atrás

Rafael Coimbra,
O que tem a ver gostar de Fast Food, gosto musical e moda de roupas com o caça F-22? Eu curto de som europeu e nem por isso tenho orgasmo com Rafale. Gente é cada comparação que vejo aqui… PS: China e Rússia também tem macdonalds e adoram coca-cola. rs

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  horatio nelson
3 meses atrás

Ceda uma parte da região onde você mora, aqui no Nordeste mesmo não. Tenho negócios com os americanos mas é eles lá e eu aqui. Pagamos o exército para isso, se o EB não tem gestão e deixa tudo sucateado aí é outra história.

Camargoer
Reply to  horatio nelson
3 meses atrás

Horácio. Ter uma base militar dos EUA seria um erro . Uma base dessas serve para proteger os interesses dos EUA em uma região. Ela nunca servirá para defender os interesses do país que que está sediando a base (pense em Coreia do Sul, Alemanha, Turquia, Espanha, Japão….).. o Brasil tem o maior território, a maior população e a maior economia da América Latina. Tropas estrangeiras estacionadas no Brasil prejudicam Sea inserção com líder regional.

horatio nelson
horatio nelson
Reply to  Camargoer
3 meses atrás

as pessoas só respeitam o q temem,brasil só será lider quando tiverem medo do q podemos fazer,a amazonia no futuro será invadida, é melhor dividir com nossos irmãos americanos do q dar de graça para europeus ou asiaticos.

Xerem
Xerem
Reply to  horatio nelson
3 meses atrás

horatio nelson bobo e quem discute com voce, eu duvido , duvido mesmo que voce seja brasileiro, sou capaz de colocar minha carreira como aposta !

Camargoer
Reply to  Xerem
3 meses atrás

Olá Xerém. As vezes fica claro que existe alguma provocacao. Penso que podemos agir de dois modos. Um seria ignorar o outro seria responder de modo apropriado e educado ao menos em respeito aos outros colegas que acompanham a trilogia. Talvez ignorar alguns comentários equivocados dariam a impressão que concordamos com aquelas ideias erradas.

Xerem
Xerem
Reply to  horatio nelson
3 meses atrás

Voce e tao sem noção que os EUA e a França sao aliados, inclusive se nao fosse os comedores de “caramujo ” os EUA nao seriam o que sao hoje ,entao voce acha que se a França tentar invadir a Amazônia os EUA vai ficar a nosso favor ?Ah eu duvido, so que tem uma coisa eles os Franceses se tentarem vao ser trucidados pelas nossas FFAA .

Camargoer
Reply to  horatio nelson
3 meses atrás

Caro Horário. Segundo Maquiavel respeito e temor são coisas diferentes em política. Geralmente, basta um contra-exemo para derrubar uma afirmação. A Suíça tem um longo histórico de neutralidade que tem sido respeitado pelos vizinhos em sucessivos conflitos, mas as forças militates suíças não ameaçam nenhum país europeu. A Alemanha perdeu territórios, teve pesadas sanções economicas ao fim da Grande Guerra por ser temida, e por isso não foi respeitada. A Alemanha foi dividida ao fim da Segunda Guerra novamente por ser temida. O imperador do Japão foi mantido no trono por ser respeitado, mas não era temido pelos EUA. O… Read more »

FRANCISCO CHAO DE LA TORRE
FRANCISCO CHAO DE LA TORRE
Reply to  horatio nelson
3 meses atrás

“O ideal é uma base americana no nosso território”…
Que pena que só posso negativar apenas uma única vez a sua insana postagem…
O senhor já ouviu falar em SOBERANIA NACIONAL, que é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil?
Sugiro uma atenta leitura do “livrinho” (a Constituição)…

horatio nelson
horatio nelson
Reply to  FRANCISCO CHAO DE LA TORRE
3 meses atrás

todos os mais de 50 paises q tem bases americanas são paises soberanos,incluindo cuba e japão…2 opostos.

FRANCISCO CHAO DE LA TORRE
FRANCISCO CHAO DE LA TORRE
Reply to  horatio nelson
3 meses atrás

A ignorância é, de fato, uma benção…

nonato
nonato
Reply to  horatio nelson
3 meses atrás

A maioria dos países desenvolvidos têm bases americanas.
Alemanha, Itália, Japão, Coreia do Sul.
Se a Índia tivesse bases americanas, não precisaria gastar tanto com armamentos para se defender da China e do Paquistão.
O dinheiro economizado poderia ser usado para desenvolvimento.

horatio nelson
horatio nelson
Reply to  nonato
3 meses atrás

melhor comentario! exatamente isso, perfeito nonato!

Xerem
Xerem
Reply to  horatio nelson
3 meses atrás

horatio nelson base americana ou de qualquer pais no Brasil e inconstitucional, alem do mais quem e patriota de verdade coisa que voce nao deve ser nao aceita uma sandice dessa !

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Bille
4 meses atrás

2 – Esse acordo não tem nada a ver com os preços das armas no Brasil, que são altos por causa dos tributos, da burocracia, da criminalidade, do consumidor brasileiro que muitas vezes é trouxa (chega a pagar até R$ 20 mil numa pistola importada) e da pouca concorrência.

Kagaro Nakombi
Kagaro Nakombi
Reply to  Rafael Oliveira
3 meses atrás

O imposto sobre armas e munições no Brasil tem fim extrafiscal, tal como o de cigarros, é alto para suprimir a demanda mesmo.

Sagaz
Sagaz
Reply to  Bille
4 meses atrás

Imagina essa turma financiando uma casa com o banco… Devem ficar com medo de acordar com alguém dentro de casa dando bom dia!

Camargoer
Reply to  Bille
3 meses atrás

Caro Bilie. Acho importante entender o que significa esse acordo. Lá no Naval, um oficial da MB que participou da elaboração desse acordo explicou algumas coisas. Já tivemos ua postagem com muitos comentários sobre esse acordo. Cheguei a colocar um link para um relatório do Congresso dos EUA sobre esses fundo. Essrs recursos são para pesquisa básica ou tecnológica, para a fabricação de protótipos e para custear os programas de testes. Sai cerca de US$ 130 bilhões por ano dos quais o DoD tem a maior parte dos convênios. (acho que 40%)..Tanto empresas brasileiras quanto instituições públicas e privadas de… Read more »

Xerem
Xerem
Reply to  Camargoer
3 meses atrás

Camargoer beleza ,porem ninguem leu aqui ou saberá um dia o que estará nesse contrato ,exemplo os engenheiros ou militares que estarão pesquisando com americanos em geral podem voltar e repassar tecnologias para nossas empresas ou FFAA ? Os EUA ficarão com a patente ? Na minha opinião esse acordo teria que passar pelo congresso e por militares da ativa nao os subalternos que sao pro EUA !

Bardini
Bardini
Reply to  Xerem
3 meses atrás

“Na minha opinião esse acordo teria que passar pelo congresso e por militares da ativa nao os subalternos que sao pro EUA !”
.
Esse acordo VAI passar pelo congresso. Dos DOIS países, aliás.
.
Tu sabe de nada. Não tenta forçar a barra pra bancar o entendido aqui.

Camargoer
Reply to  Xerem
3 meses atrás

Olá Xerém. Vice levantou um ponto importante. Acho que o Senado precisa ratificar o acordo. Eu vou tentar baixar o acordo até porque tenho interesse em recursos para pesquisa básica. O Não eu já tenho…. Inclusive, acho que todos os colegas com doutorado deveriam submeter propostas..vamos deixar o ônus de dizer não para eles.

Americo Roscia
Americo Roscia
Reply to  Camargoer
3 meses atrás

Todos acordos internacionais entre governos tem que serem aprovados pelo congresso!

Camargoer
Reply to  Americo Roscia
3 meses atrás

Olá Americo. Também acredito nisso, apesar de não ter plena certeza sobre as condições nos quais o documento precisa da ratificação do congresso ou seria apenas um ato do executivo.

Camargoer
Reply to  Xerem
3 meses atrás

Olá Xerem. Consegui baixar o PDF do acordo. Vou tentar ler no fimde semana dai colocarei minha opinião.
(https://www.metropoles.com/jair-bolsonaro/veja-a-integra-do-acordo-militar-assinado-entre-brasil-e-eua)

Fellipe
Fellipe
4 meses atrás

Acho que eu como muitos aqui está mais interessado naquilo que se pode chamar de “urgências imediatas” no que se refere a compra de prateleira de meios para recompor as baixas cada vez maiores em nossas FA … Existem ao menos pretensões para novos meios vindos dos EUA ou de algum pais alinhado ? …

RafaelRJR
RafaelRJR
Reply to  Fellipe
4 meses atrás

Não acredito que se divulgue nada neste momento. Isso se algo no sentido de aquisição de material militar foi acertado. Agora toda imprensa está com os holofotes voltados para a viagem do presidente, e com certeza usariam este fato de forma pejorativa. Creio que, se ficou definida alguma aquisição imediata, será divulgada em momento posterior.

Maus
Maus
Reply to  Fellipe
4 meses atrás

Quando o Brasil foi classificado como aliado extra-otan isso já foi permitido. Esse acordo de agora é para pesquisa e desenvolvimento para o EUA e para o Brasil.

Xerem
Xerem
Reply to  Maus
3 meses atrás

Maus desenvolvimento para o Brasil ?kkkkkkk eu duvido muito viu, por isso questiono esse acordo sem o congresso ver e analisar e tambem as FFAA e nao um ministro babão de americano e os tres comandantes das tres forças que estao no comando nesse momento que tambem sao babões !

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Maus
3 meses atrás

Maus,
Foi o que eu entendi, um acordo para pesquisa e desenvolvimento conjunto. Ms muita gente aqui só fala em “compra, compra, compra”, Aquisição de material bélico é coisa séria, não é coisa de shopping.

Xerem
Xerem
Reply to  Fellipe
3 meses atrás

Fellipe nesse acorno nao

Cristiano GR
Cristiano GR
4 meses atrás

O acordo é para “desenvolvimento de projetos futuros”.
Tá difícil a interpretação textual?
Não é para aquisição de nada no momento ou “de prateleira”.
Parece haver uma certa preocupação em já expor a opinião pessoal sem ao menos ler toda a notícia.

Jef2019
Jef2019
Reply to  Cristiano GR
4 meses atrás

Perfeito…ainda vai correr muita água debaixo dessa ponte ate termos algum fruto dessa parceria…tenho algumas preocupações: isso não será um incentivo para as poucas empresas de defesa nacionais pularem o muro e se instalarem no territorio do tio sam buscando menores custos e melhor capacitação de mão de obra? Nao corremos o risco dessas empresas priorizarem o foco de desenvolvimento mais nad necessidades americanas do que nas nacionais em virtude do mercado que os EUA representam e do volume de compras previsto? Uma das vantagens que vejo é sim trazer know-how de ponta as empresas nacionais…a não ser que seja… Read more »

francisco Farias
francisco Farias
Reply to  Cristiano GR
4 meses atrás

Não existe almoço grátis. A fatura para o pagamento sempre surge depois. Neste caso há que se lembrar que os USA não dão nada a ninguém., eles só tiram. Todos os países que hoje tem um mínimo de condições de concorrer com o norte-americanos são aqueles que não se alinharam a eles. Exemplo: China, Russia, Irã, Coreia do Norte. Os países vassalos são totalmente subordinados e engessados. O Presidente Ernesto Geisel rompeu o acordo militar de 1952 com os EUA, em março de 1977 porque viu o Brasil engessado em suas pretensões. Agora o atual presidente, militar, desfaz o que… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  francisco Farias
4 meses atrás

francisco Farias

E o problema é que está trazendo para o Brasil pautas que são estranhas ao País.
Alinhamento militar, combate ao terrorismo, apoio a um lado no Oriente Médio e etc. podem acabar levando a situações políticas e econômicas que só nos trarão problemas.
Sem contar a questão das prioridades.
O Mundo derretendo e o camarada vai assinar acordo militar que ninguém está interessado.

Nicolas_RS
Nicolas_RS
Reply to  Antoniokings
3 meses atrás

Antonioking, será que você não tem a capacidade parar de falar M? Repete M atras M!

Estranho seria o Brasil NÃO COMBATER O TERRORISMO! Ou pior, ajudar como outros governos!

Mundo derretendo? Que? O mundo agora é um sorvete? Vai ver aonde o Al Goren comprou sua mansão de 9 milhões de dólares… De frente para o mar.

Sinceramente a moderação tinha que banir esse usuário, defender terrosismo já é o bastante!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Nicolas_RS
3 meses atrás

Ô ‘jênio’!!!!

Acabei de dizer que o Brasil nunca teve problemas com o terrorismo e esse parvo está arriscado a trazer isso para cá.
Se vc quer combater o terrorismo, vá para os EUA e dê sua cota de sangue, porque nunca tivemos isso aqui e queremos não ter.

Sequim
Sequim
Reply to  Antoniokings
3 meses atrás

O pior é que o cara levou ao pé da letra a expressão “derretendo”. Vou desenhar. Mundo derretendo quer dizer: A). Coronavírus se espalhando pela Europa e EUA; B).Coronavírus já comprometendo o crescimento da economia chinesa, que este ano “só” crescerá 4%, segundo o FMI; C). Impacto da baixa econômica chinesa nas compras de matérias-primas (comoditties), o que afeta países exportadores de bens primários, tipo o Brasiil; D). Decisão da Arábia Saudita de elevar sua produção de petróleo, o que impacta o preço do barril, que já está muito baixo (40 dólares, podendo chegar a 20 dólares o barril); E).… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Sequim
3 meses atrás

Sequim

Obrigado pela paciência de explicar e aumentar os horizontes de quem não conhece o assunto.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Sequim
3 meses atrás

Verdade Sequim,
o pior aspecto do Cod-19 está se revelando na economia.

Os italianos estão assumindo medidas similares às chinesas. Supondo que o resto da Europa e os EUA assumam medidas parecidas (o que eu duvido no caso dos EUA, mas vai saber) teremos um tremendo cavalo de pau na economia mundial. Com todo o freio de mão puxado que tem direito.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Renato B.
3 meses atrás

Renato B.

Estado de emergência em uma economia baseada no consumo das pessoas será simplesmente catastrófico.
Por isso o tombo homérico das bolsas americanas.

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Renato B.
3 meses atrás

Tudo pode ser postergado, menos comida….

Tade Mendes
Tade Mendes
Reply to  Antoniokings
3 meses atrás

Kings,

Claro que tivemos terrorismos, mas na epoca eram chamados de guerrilheiros.

Cuba foi o maior financiador e treinador de terroristas das Americas.

Portanto nem vem que nao tem.

O Brasil esta muito melhor se alinhado aos EUA do que sendo capacho dos comunistas latino americanos.

Cuba, Iran, Venezuela, Bolivia e outras republiquetas com as quais o Brasil esteve envolvido, so produzem a miseria humana.

Camargoer
Reply to  Tade Mendes
3 meses atrás

Olá Tadeu. Acho um equívoco colocar todos os que lutam ou lutaram contra um governo no mesmo tipo de terrorista. Israel usou o terrorismo, a OLP foi chamada de terrorista por Israel, a guerrilha de Fidel era terrorista até se tornar governo. A resistência civil contra a ocupação nazista era chamada de terrorista. Malcon X e Luther King eram chamados de terroristas. Os protestos pelos direitos civis nós EUA eram coisa de terroristas. Os militares da linha dura durante o período militar colocaram bombas em bancas de jornal deram terroristas. A bomba do Rio Centro seria um ataque terrorista. Bolsonaro… Read more »

Wellington Rossi Kramer
Wellington Rossi Kramer
Reply to  Camargoer
3 meses atrás

O nome que se dá, signo, pouco importa. O importante é aquilo que é substancialmente, ou seja, o referente. Se for um grupo terrorista que combateu o nazismo ou o comunismo, tô com eles. Aqueles terroristas que combateram a chamada “ditadura brasileira” e a outra ala, os que não pegaram em armas, mas travaram e ainda travam a guerra cultural, são todos cretinos e jamais pensaram em construir um lugar livre e soberano para o povo brasileiro viver.

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Camargoer
3 meses atrás

Cuidado Mestre,

Como vc chamaria o guerrilheiro que assaltou o banco e matou o vigia do banco???

Para a família, esposa e filho, talvez chamem de bandido não? O vigia que morava na periferia e provável tomasse um pingado com pão na chapa talvez não concorde com vc…

Camargoer
Reply to  Carvalho2008
3 meses atrás

Olá Carvalho. É sempre muito complicado debater sobre situações hipotéticas e pontuais. Para ilustrar, o vigia poderia ser muito violento em sua casa, talvez até estuprando sua companheira (duvido que alguém aqui irá dizer que isso não pode ocorrer). O vigia do banco poderia fazer bicos de segurança no boteco onde tomasse o pingado e já teria executado meia duzia de jovens infratores em torno do bairro onde mora.. etc. Lembro de um filme com Jesse Valadão “Boca de Ouro”. O personagem era um bicheiro assassinado e um jornalista da coluna policial começa a entrevistas várias pessoas sobre o tal… Read more »

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Camargoer
3 meses atrás

Mestre Camargo, o vigia ou os vigias que morreram no assalto a banco, não são hipotéticos.

Morreram

Não eram militares, forças auxiliares do governo, nem nada

Por favor não vamos distorcer.

Quando você Combate uma forca regular e um civil morre, você pode ate dizer que foi efeito colateral.

Quando você foca um ataque em elementos civis , isto é terrorismo.

Não porta quem faça , quem fez assim agiu como terrorista, governo ou guerrilha

Cleber Freitas
Cleber Freitas
Reply to  Antoniokings
3 meses atrás

KKKKKKKK, fanfarrão, “acordo militar que ninguém está interessado” Pra quem acha que esquerdismo não causa demência, é só acompanhar os comentários do cidadão acima, mas cuidado, a leitura continua pode causar efeitos colaterais!

Fernando XO
Fernando XO
Reply to  Antoniokings
3 meses atrás

Antonio, esse acordo já tramita faz tempo… entre idas e vindas, ajustes e correções, o texto foi aprovado pelas partes quando eu ainda estava em BSB… demorou para subir todas as instância até chegar a esse evento da assinatura durante a viagem do PresRep… estava programado… nada a ver com essa sua argumentação de “mundo derretendo e o camarada vai assinar acordo militar”… abraço…

Camargoer
Reply to  Fernando XO
3 meses atrás

Olá Fernando. Você poderia dizer quando esse acordou começou a ser negociado?

Jef2019
Jef2019
Reply to  francisco Farias
3 meses atrás

Amigo….e com o afastamento aos EUA que trilhamos nas ultimas décadas e maior aproximação à Rússia, China etc mudou esse quadro? Veja o status atual de nossas forças armadas…não existe almoço grátis por nenhuma das potências…mas os EUA costumam honrar o que prometem…se não concordam com algo irão fazer de tudo para que não aconteça mas se é algo acordado costumam honrar.. outra coisa grande parte dos equipamentos que temos operacionais em nossas faas vem do norte…e muita coisa via FMS. Se nao fosse assim a situacao estaria ainda bem pior

Marcelo Danton
Marcelo Danton
Reply to  Cristiano GR
4 meses atrás

Sofrível esse espaço ficou. Desalentador! E para piorar.. tá tendo um monte de BadRobot Fakes nos “curtis”

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Cristiano GR
4 meses atrás

Para comprar alguma coisa de prateleira não precisa de acordo, basta ter $$$$ e pagar…

Camargoer
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
3 meses atrás

Olá Rodrigo. Concordo. Se não puder pagar a vista, basta alguém que financie.

Xerem
Xerem
Reply to  Camargoer
3 meses atrás

Camargoer meu amigo mesmo com grana os EUA nao liberam quase nada para o Brasil nao caia nessa .Por isso repito sou contra certas compras deles e esses acordos “caracu”!

Camargoer
Reply to  Xerem
3 meses atrás

Olá Xerém. Concordo. Quando a FAB pensou no F84, eles ofereceram o T33. Quando a FAB adquiriu o primeiro esquadrão de Mirage IiI eles ofereceram o F5 mais barato de operar que o Cacá francês. Quando o Brasil escolheu o Leo1 eles ofereceram o M60, isso não mudou a opção do EB por outro lote de Leopardo mais modernos A FAB também usará Derby e Meteor. Se eles boicotam p Brasil adquire de outro fornecedor. Financiado ou com recursos do Tesouro.

Xerem
Xerem
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
3 meses atrás

Rodrigo Martins Ferreira e mesmo ?F14 o Brasil comprou ,F35 o Brasil pode comprar se quiser e outros “brinquedinhos ” tambem ne ? SQN ,Alias estou esperando os mísseis Harpoon chegarem no Brasil para serem usados nos P3 a compra foi de 16 ,sendo 4 para testes e nem esses 4 foram liberados, estao estocados nos nossos amigos do norte nao e mesmo Rodrigo ?A final quando precisarmos os EUA manda pelo Papai Noel !

Camargoer
Reply to  Xerem
3 meses atrás

Olá Xremnao sabia que os Harpoon estavam estocados no nós EUA. Faz bem a MB em nacionalizar o motor do exicet Os EUA também ajudam o pessoal ficar desconfiado. E a síndrome do escorpião.

DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
4 meses atrás

Assinar e continuar cobrando 5 mil em um imbel md2 não da… 50% imposto é complicado. Quero comprar uma sigsauer e é 13 mil reais, uma arma de seus 900 dólares! Aqui no brasil o consumidor final toma na lapa dês do fabricante, do imposto e dos vendedores e burocracia.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  DOUGLAS TARGINO
4 meses atrás

Se fosse só 50% de imposto sobre armas estava bom. Põe na conta os impostos indiretos federais que chega perto de 100%. E ainda tem estados em que o ICMS é extorsivo.
Ademais, o dólar disparou com o atual governo.
Enfim, se quiser pagar menos na sua SIG importada, terá que importar por conta própria.
Ou compre de outra marca. Tem Glock, CZ, DB, Arex e outras a pronta entrega mais baratas. Ou vai de Taurus e Bersa, bem mais baratas.

Nicolas_RS
Nicolas_RS
Reply to  Rafael Oliveira
3 meses atrás

Rafael Oliveira que falta de caráter eim.

O Dólar vem aumentando desde de 2012, em 2016 atingiu 4 reais. E principalmente com o Trump o dólar começou a valorizar mais! O motivo é mais externo que interno!

Inclusive o Real foi a moeda que mais valorizou no inicio de 2019 e a Bolsa está batendo vários recordes!

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Nicolas_RS
3 meses atrás

Nicolas_RS, Não sei se lhe falta mais caráter ou informação. Há quantos meses você não vê a cotação do dólar ou do ibovespa? A Bolsa está derretendo há semanas!!!!! Hoje tiveram até que parar as negociações. O real é uma das moedas que mais se desvalorizou no ano, ao lado do peso argentino e da moeda venezuelana. Saia um pouco do whatsapp e vá se informar um pouco. Óbvio que isso se deve muito mais ao coronavírus e ao preço do petróleo do que as políticas do Paulo Guedes e do Bolsonaro, mas ele ficar falando bobagem em vez de… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Rafael Oliveira
3 meses atrás

Rafael Oliveira

Resumo da ópera de hoje

Real chegou a R$ 4,75.
Bolsa caiu 12%.
Nos EUA, o Dow Jones chegou a cair 2.000, e agora está perto de 1.700.
Petróleo despencou para US$ 31,00.
Lembro que no ataque do Irã às bases americanas ele chegou a US$ 65,00.
Um terremoto de proporções mastodônticas.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Antoniokings
3 meses atrás

Pois é. Bolsa em nível mais baixo e dólar muito mais alto do que quando o Bolsonaro assumiu em 2019. Eu até acho que algumas práticas do Paulo Guedes são acertadas, mas precisa fazer mais e falar menos.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Rafael Oliveira
3 meses atrás

A bolsa está baixa assim… porque a regra da B3 incentiva a especulação. Na China, quando surgiu o problema do coronavirus, o que eles fizeram foi proibir a venda de ativos a descoberto que é uma forma de reduzir brutalmente a liquidez dos ativos. Venda a descoberto é uma forma de operar na bolsa na qual a pessoa aposta em que o preço de uma ação vai cair. Ele vende uma ação que não tem no começo do pregão e compra esta ação, para entregá-la ao comprador, durante o dia (intraday). Se a ação, quando ele vendeu estava a R$… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Jacinto
3 meses atrás

Vender a descoberto é lícito e não deve ser proibido, sendo comum em praticamente todas as bolsas de valores. Votei no Bolsonaro para ter mais liberdade na economia e não mais controle estatal.
Vender a descoberto é legal quanto você acerta e a ação cai. Muita gente perde dinheiro quanto erra. É assim que o mercado funciona.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Rafael Oliveira
3 meses atrás

Eu não disse que vender a descoberto é ilícito. É lícito, não há nada que proíba, mas ela tem como consequência o aumento de instabilidade em momentos como o atual. Veja a China: lá também é permitida a venda a descoberto, mas eles compreendem que em momentos de grande instabilidade financeira, tal procedimento é deletério à economia, porque destrói o valor de mercado das empresas e por isso proibiram este procedimento de forma momentânea. O regulamento da B3 prevê a paralisação das negociações por meio do circuit braker por este exato motivo.

paddy mayne
paddy mayne
Reply to  Rafael Oliveira
3 meses atrás

Ok, mas me explique como um governo controla fatores como os de hoje (petroleo e corona). Pode até minimizar efeitos, mas essas porradas acontecem…

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  paddy mayne
3 meses atrás

Não controla fatores externos, mas somado a outros fatores internos, explica porque o ibovespa caiu muito mais que outras bolsas e porque o real se desvalorizou muito mais do que outras moedas. E olha que o Coronavírus mal chegou aqui.
Por exemplo, cadê a reforma administrativa que o Governo iria mandar ano passado, depois virou logo após o Carnaval e até agora não foi enviada?
E a Reforma Tributária ele entregou para o Congresso fazer alguma coisa.
Bolsonaro ter implodido o PSL não ajuda em nada seu governo.

Camargoer
Reply to  Rafael Oliveira
3 meses atrás

Caro Rafael. Temo que se o Posto Ypiranga (PY) fazer mais vai piorar. Talvez se deixar de fazer, olhar para o lado e sair assoviando o pessoal nem lembre mais dele…

Renato B.
Renato B.
Reply to  Rafael Oliveira
3 meses atrás

Paulo Guedes não consegue nem mandar a reforma administrativa para o congresso. Só faltou dizer que o cachorro comeu.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Antoniokings
3 meses atrás

Como se só a bolsa brasileira tivesse caído drasticamente né kings? Sempre contado apenas parte da notícia que lhe interessa rsrs.. as bolsas da Europa, China, EUA e todo o restante do mundo estão despencando sem parar, e sobre dolár, tu quer mesmo dar lição de moral sobre estar desvalorizado, sendo que a China que vc vive puxando saco sempre se aproveitou disso e nunca vi vc criticar, então conta outra vai.

Camargoer
Reply to  Alessandro
3 meses atrás

Alessandro. Acho que quase todo mundo já entendeu que o problema e uma crise internacional de proporções mastodonticas, com definido por um colega. Todas as balas estão caindo por causa da redução da atividade econômica e pela pressão da Arábia Saudita sobre o preço do petróleo. O problema nem seria dizer que o país passa por uma crise (o que seria verdade, pois há 3 anos o PIB estagnou e o desemprego subiu) mas acho um tremendo erro tentar minimizar os problemas achando ué está tudo bem, tudo normal. Não está.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Camargoer
3 meses atrás

Camargoer, e quem está falando que está normal? Só pq o Paulo Guedes disse que vai tratar o assunto com tranquilidade e não com histeria como faz certos grupos no Brasil isso virou problema para vc?, Essa mesma turminha que exige dele algum projeto econômico “milagroso” como acontecia nos governos anteriores só equacionava os problemas a CURTO prazo, pois no médio e longo prazo só PIORAVA e muito disso é consequência do que estamos vendo hoje, herdamos muito dos problemas econômicos que enfrentamos das péssimas decisões do passado que se eu colocar aqui vai faltar espaço. O Plano desse atual… Read more »

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Camargoer
3 meses atrás

Não acho que a Arabia tenha cacife…

Mesmo que tenha cacife econômico, não teria politico, muita gente de todos os lados ficariam insensíveis para com a segurança de suas refinarias e exportações Árabes…

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Alessandro
3 meses atrás

Que mentira deslavada Alessandro, o Yuan sempre se valorizou perante o dólar nos últimos anos, por que tu acha que o poder de compra deles aumentaram?

Alessandro
Alessandro
Reply to  Defensor da liberdade
3 meses atrás

Defensor

“perante o dólar nos últimos anos”

e o resto? Como vc acha que conseguiram levar tantos fabricantes europeus e americanos para lá, e crescer sua economia astronomicamente nos anos anteriores?

Aumentou o poder de compra mas em compensação o PIB já não cresce mais como antes né? vamos ver por quanto tempo vão aguentar o ritmo.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Alessandro
3 meses atrás

Grande parte foi por causa da mão de obra barata pela inexistência de barreiras burocráticas.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Defensor da liberdade
3 meses atrás

Sim tbm, mas o yuan foi por muito tempo desvalorizado diante ao dólar, isso tbm ajudou nas exportações chinesas e contribuiu demais no seu PIB de dois dígitos.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Antoniokings
3 meses atrás

Hoje não teve pregão em Moscou, mas as ações da Gazprom Rofsnet e outras empresas ligados ao petróleo são negociadas em Londres.
Gazprom: -17%
Rosneft -21%
Lukoil: – 22,77%
ARAmco -5,5%

Em suma: uma situação de perda perda total, todo mundo vai sair perdendo nesta história.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Jacinto
3 meses atrás

Jacinto.
Algumas empresas de xisto dos EUA tiveram perdas de quase 70%.
A grande maioria delas, está operando no vermelho há anos, sobrevivendo de empréstimos, apesar do aumento enorme de produção.
O que os analistas dizem é que as coisas não vão mudar, por enquanto, visto que os preços do setor estão protegidos por hedge.
O que vai ocorrer é que elas terão enorme dificuldades em renovar esses empréstimos. É obvio.
Depois, a esse nível de preços, não terão como sustentar a produção.
Link da lista das empresas americanas que perderam pelo menos mais de 30% hoje.

https://www.marketwatch.com/story/these-oil-stocks-are-taking-the-worst-beatings-after-saudi-arabia-shocks-the-energy-market-2020-03-09?mod=home-page

Jacinto
Jacinto
Reply to  Antoniokings
3 meses atrás

As empresas de shale oil, ou vão receber auxílio, ou vão quebrar, isso é simples. A questão é que a economia dos EUA depende menos das empresas de shale oil dos que a Rússia. EM 2017, qunado o Brent estava orbitando a casa dos 50-60 dolares, as exportações russas foram de US$ 340 bilhões, dos quais pouco mais de 50% (dados da OEC) são petróleo cru ou refinado. Petróleo a US$ 30 por barril representa uma redução muito significativa no valor das exportações russas algo em torno de US$90 bi. É ruinoso para a Rússia, assim como é ruinoso para… Read more »

Camargoer
Reply to  Jacinto
3 meses atrás

Olá Jacinto. Concordo. Pegou geral. Isso está sendo catastrófico inclusive para o Brasil. A situação parece ser tão grave que o primeiro erro seria achar que tudo passa e vamos dar risada no futuro. Acho um erro.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Camargoer
3 meses atrás

Camargoer
É terrível para todos os países produtores de petróleo. Como o petróleo é um ativo não substituível, cada barril vendido barato é um dinheiro que foi perdido e não será recuperado. As reservas do Brasil duram mais uma década (Se a produção se mantiver no patamar atual e se não forem descobertas novas reservas) e podem durar mais porque deveremos descobrir mais óleo por aí, mas um dia acaba.

Vovozao
Vovozao
Reply to  Antoniokings
3 meses atrás

09/03/2020 – segunda-feira, bnoite….Antoniokings, nobre amigo, voce esqueceu de informar ao sr. Rafael Oliveira, que o grandioso ministro da fazenda, vulgo Posto Ipiranga, jogou fora (linguajar monetario “”torrou “” 3.000.000,00 (tres bilhoes), isso mesmo 3 bilhoes de USA, ……dolares….de nossas reservas, e, como sempre encheu o bolso dos especuladores (bancos, corretoras, d de valores)…..e…..como sempre o dolar nao caiu……com esta grana gasta atoa…comprariamos varios ou muitos equipamentos militares que tanto necessitamos para nossas FFAA’S……e….ninguem fala nada. Eta BRASIL.

Camargoer
Reply to  Vovozao
3 meses atrás

Olá Vovozao. Acho que alguns colegas já vinham pontuando que o ministro PY (posto Ypiranga) está atento apenas as demandas do setor financeiro, sem qualquer ação para proteger o setor industrial. Contudo quem toca nesse assunto acaba negativado.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Camargoer
3 meses atrás

Camargoer, Eu acho que o setor financeiro no sentido mais estrito possível, de quem empresta dinheiro para o governo, empresas e pessoas, está passando por maus bocados em razão da redução da taxa de juros pelo Banco Central, iniciada no governo Temer e continuada pelo governo Bolsonaro. Eu tenho um financiamento imobiliário com o Itaú, fechado no governo Dilma com taxa de 10,5% aa. No governo Temer renegociei para 9% e, agora com o Bolsonaro, caiu para 7,7%. Esse é o tipo de medida estrutural que beneficia tanto as contas públicas quanto a vida das pessoas e das empresas. Menos… Read more »

Camargoer
Reply to  Rafael Oliveira
3 meses atrás

Olá Rafael. A Selic está baixa mas os juros de mercado estão altos. Pelo que li, o setor bancário teve os maiores lucros da história em 2019. Alguma coisa está funcionando muito bem para eles.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Camargoer
3 meses atrás

Os juros dos empréstimos estão altos, mas mais baixos do que estavam. Isso que eu quis mostrar com meu exemplo pessoal. Essas notícias sobre lucros dos bancos sempre levam em conta os valores nominais. Lucraram x bilhões em 2019 contra x-y em 2018. Só pela inflação o valor já é naturalmente maior. Uma notícia similar de quem em vez de criticar o governo tenha a intenção de agradá-lo seria: salário mínimo é o maior da história (claro que é, mas o poder de compra pode ser bem menor do que era antes – sem fazer ponderações e atualizações monetárias, é… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Vovozao
3 meses atrás

Vovozão

É por aí!
SDS

Tade Mendes
Tade Mendes
Reply to  Antoniokings
3 meses atrás

Kings,

O custo da gasolina para o meu carro baixou consideravelmente . Hoje paguei US$ 2.30 por galon.

Logo no inicio do ano eu escrevi aqui que o maior inimigo da China era medido em Nanometros (Coronavirus).

A China derretendo. A Venezuela derretendo. O Iran derretendo.

Pode esperar por que isso vai durar meses, ou talvez ate o proximo ano.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Tade Mendes
3 meses atrás

Tadeu

Dados americanos de ontem:
1) Dow Jones – menos 2.000 pontos
2) Taxa do Tesouro de 10 anos – cerca de 0,4% (a menor da História)
3) Taxa do Tesouro de 30 anos – cerca de 0,9% (a menor da História).
4) Deficit orçamentário – US$ 625 bilhões nos últimos 5 anos.

A situação está muito, mas muito complicada por aí.

Camargoer
Reply to  Tade Mendes
3 meses atrás

A Tadeu. Tudo derretendo e algumas pessoas achando que seria por causa das mudanças climáticas.

Xerem
Xerem
Reply to  Tade Mendes
3 meses atrás

Tadeu Mendes nos moramos no Brasil e nao nos EUA ,paguei hoje 4,70 a gasolina aqui no RJ , voce fazer essa comparação com os salários pagos ai com os daqui nao da ne ? Fora economia etc .Mais uma vez te digo esquece os EUA e foca no Brasil ou esquece o Brasil e foca nos EUA .

Sequim
Sequim
Reply to  Rafael Oliveira
3 meses atrás

O Paulo “Posto Ipiranga” Guedes disse hoje que está absolutamente tranquilo com a crise. Parece a orquestra do Titanic depois que o navio atingiu o iceberg: tocando alegremente enquanto o navio e as vidas dos passageiros e tripulação vão pro fundo do oceano.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Sequim
3 meses atrás

Pois é, Sequim.

‘O Paulo “Posto Ipiranga” Guedes disse hoje que está absolutamente tranquilo com a crise. ‘

Socorro!!!!!!!

Jagderband#44
Jagderband#44
Reply to  Antoniokings
3 meses atrás

Tu tem ativos?

Camargoer
Reply to  Jagderband#44
3 meses atrás

Olá Jader. Só princípio ativo… Bupropiona, Donaren, sertralina..

Alessandro
Alessandro
Reply to  Sequim
3 meses atrás

O Paulo Guedes é um incompetente mesmo, o cara não consegue arranjar a cura para o coronavírus, e impedir que a Arabia Saudita abaixe o preço do barril pq resolveu entrar em “guerra” comercial com a Rússia sobre o preço do petroleo bruto, sem contar que ele tbm não consegue fazer parar de despencar todas as bolsas asiáticas, europeias e americana.

Chamem o “PÓS-ITÁLIA” ou melhor o Mantega para resolver rsrs…

Camargoer
Reply to  Alessandro
3 meses atrás

Olá Alessandro. No início de 2019, o PY (posto Ypiranga) tinha o apoio da midia, do setor financeiro, do congresso e do setor produtivo. O preço do petróleo estava em patamares médios e havia vacina para a gripe, sarampo e febre amarela. Pós esse ambiente positivo foi desperdiçado com embates com o congresso, com a imprensa e com a classe trabalhadora… Agora o apoio da indústria foi perdido sobrando só bancos… Talvez nem mais isso. Senso de oportunidade para ser o contrário do gabinete do atual governo.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Camargoer
3 meses atrás

Claro que ele perdeu parte do apoio, o centrão junto com a esquerda estão se reunindo em palestras brasil afora para quem quiser ver prometendo fundos e mundos para eles, lembra alguém isso? Oq será que estão prometendo para eles eim meu caro Camargoer? Liga o desconfiômetro, pois vai sobrar pra vc e para todos no final das contas, e eu já vi esse filme antes.

Sequim
Sequim
Reply to  Alessandro
3 meses atrás

Como ministro da ECONOMIA, deveria vir a público dizer quais os planos do governo para ativar a economia. Sabe porque não veio ainda? Porque não tem planos. O mundo pegando fogo (Brasil no meio) e o senhor que atualmente ocupa a presidência fica fazendo palhaçada com humorista. Vai aos EUA negociar abertura de cassinos, quando deveria ter montado um gabinete de crise para avaliar os impactos do coronavírus na economia mundial (Brasil no meio) e da alta do petróleo. Fez isso? Não! Porque? Porque é um (des)governo sem rumo, sem planos e sem ação estratégica.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Sequim
3 meses atrás

Não existe medida econômica contra um surto de doença contagiosa. Nem mesmo a China, que não tem pudor em intervir na economia, conseguiu impedir que o surto de corona virus afetasse sua economia. Ainda não se sabe o tamanho do impacto, mas é certo que o corona vírus impactou bastante a economia chinesa.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Jacinto
3 meses atrás

Pois é Jacinto, mas o brasileiro gosta de ser ENGANADO, quer de qualquer forma um plano econômico que resolva a curto prazo, eu nunca vi isso acabar bem em lugar algum, aliás nós herdamos muito desses problemas atuais desses planos “milagrosos” feita nas coxas pelos “gênios” da economia que tivemos no passado, e todo mundo sabe o final desse filme.

Xerem
Xerem
Reply to  Sequim
3 meses atrás

Sequim nao tem planos esse governo ?Tem sim ativar e melhorar a economia do EUA e afundar a nossa !

Xerem
Xerem
Reply to  Alessandro
3 meses atrás

Alessandro ao contrario o PG e competentíssimo ,a final deu 3 bi de dólares a toa para baixar os juros e os abiguinhos banqueiros lamberam os beiços, nao vou nem entrar agora no mérito que vendeu e mandou vender empresas estratégicas aos nosso donos e amigos do norte .Voce deve ta em delírio total .Obs: nao tem que vender nada estratégico para pais nenhum !

Alessandro
Alessandro
Reply to  Xerem
3 meses atrás

é Xerem, pergunta aos mesmos banqueiros quanto de LUCRO em cima de JUROS os governos anteriores deram para eles?? Tu vai cair para trás da cadeira, e vai ver que esses 3bi foi GORJETA.

Tu tem ideia de quanto pagamos de juros por ano aos banqueiros e quem foram os responsáveis por isso? Aposto que não, vou continuar aqui no meus delírios rsrs…

Jacinto
Jacinto
Reply to  Sequim
3 meses atrás

Está tranquilo porque não tem o que ser feito. O preço do petróleo impacta todos os setores da economia e não há o que ser feito quando ele varia 30% em uma questão de horas. A influência do Brasil no preço do petróleo é zero.

Nicolas_RS
Nicolas_RS
Reply to  Jacinto
3 meses atrás

O pessoal não tem capacidade de colocar “Bolsa” no Google. “Bolsa sobe, bate recorde e encosta em 100 mil pontos; dólar cai a R$ 3,792” Marco de 2019. “Bolsa bate recorde e fecha aos 100 mil pontos pela primeira vez na história” Junho de 2019. “Bolsa bate 3º recorde de fechamento seguido e fecha acima dos 115 mil” Dezembro de 2019. “Bolsa bate recordes, pula de 88 mil para 116 mil pontos e sobe 32% em 2019” – Dezembro de 2019. “Bolsa bate 114 mil pontos pela primeira vez na história” Dez de 2019. “Bolsa de Valores bate recorde e… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Nicolas_RS
3 meses atrás

Coloca no Google quanto o Ibovespa caiu hoje: “Bovespa desaba 12%, maior queda desde 1998, em dia de perdas generalizadas no mercado global.” Ah é! Você gosta de recorde! Não deixa de ser um recorde, só que péssimo! 2 mandatos do Lula, 1 e meio da Dilma e meio do Temer e não tivemos uma queda dessas. E olha que teve o 11/09, a crise do subprime, dentre outras graves crises. Todos os recordes quebrados viraram pó e hoje a Bolsa está num nível mais baixo do que Bolsonaro pegou em 2019. Essa é a verdade! Aceite ou viva num… Read more »

Sequim
Sequim
Reply to  Nicolas_RS
3 meses atrás

Bota no Google também pesquisa sobre os efeitos da queda do IBOVESPA de ontem. Vou facilitar: somente a queda de ontem anulou os ganhos da bolsa desde o início do (des)governo Bolsonaro. Ou seja, a classe média pagou de otária de novo por ter tirado o seu rico dinheirinho da renda fixa, que foi prejudicada pela queda da SELIC, e ter colocado no cassino da Bolsa.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Sequim
3 meses atrás

Ontem caiu 12% hoje subiu 7% e voltou para o nível de abril de 2019. Uma pessoa que, em 01 de janeiro de 2019, colocou seu rico dinheirinho na poupança tem hoje menos dinheiro do que uma pessoa que investiu na bovespa apesar das quedas (calculado pelo IBov). A grande verdade é que ter renda fixa pagando 14% ao ano sem risco, como acontecia no Brasil, é uma aberração, e um dos fatores de concentração de renda no Brasil. Um cidadão com R$ 1 milhão, recebia R$ 140 mil por anos sem fazer nada, sem nenhum risco e quem pagava… Read more »

Xerem
Xerem
Reply to  Nicolas_RS
3 meses atrás

Nicolas Rs entao o Coronavirus e farsa e o Bolsonaro sabe e esta mentindo para o povo ?

Camargoer
Reply to  Sequim
3 meses atrás

Olá. Crises são momentos de ganhos para especuladores financeiros. Estabilidade são momentos de ganho para o setor produtivo.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Camargoer
3 meses atrás

Acontece uma crise e muitas pessoas resolvem deixar de ter participação acionária em empresas, derrubando o preço de suas ações.
Outras pessoas acham que essas empresas vão se recuperar (dependendo da crise, nem afeta tanto as empresas, pode ser só pânico coletivo) e resolvem investir seu dinheiro nelas.
Por que as últimas são as especuladoras malvadas?
Aliás, se tiver algum dinheiro disponível, recomendo que compre ações.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Camargoer
3 meses atrás

Camargoer, O que enriquece os especuladores não são as crises em si, mas a volatilidade que ela causa no mercado. Como nas crises as variações nos preços dos ativos é muito grande e muito rápida isso abre espaço para que o cidadão compre e venda numa operação rápida. Mas os especuladores têm uma função vital na Bolsa, que é o de gerar volume de negócios, que por sua vez gera liquidez no ativo, o que pode ser bom ou ruim (para os investidores) a depender do momento. Veja só como é: ontem a Via Varejo caiu muito, mas hoje subiu… Read more »

Kagaro Nakombi
Kagaro Nakombi
Reply to  DOUGLAS TARGINO
3 meses atrás

Isso acontece pois o imposto sobre armas tem funçao extrafiscal, não tem nada a ver com arrecadação e sim com supressão de demanda, fruto de decadas de cultura de desarmamento

Cidadão
Cidadão
4 meses atrás

Sinto uma coisa por dentro quando vejo essas 2 bandeiras juntas!!

ADRIANO MADUREIRA
ADRIANO MADUREIRA
Reply to  Cidadão
4 meses atrás

De duas uma : Dor de barriga ou êxtase…

Cidadão
Cidadão
Reply to  ADRIANO MADUREIRA
3 meses atrás

kkk

Zé Quinudo
Zé Quinudo
Reply to  Cidadão
3 meses atrás

Haha! O sr. nem chegou a dizer que coisa sente, mas foi varado de negativos. O pessoal por aqui tá lendo pensamento rs

Xerem
Xerem
Reply to  Cidadão
3 meses atrás

Sera que sao gêmeos ?

Fabio Araujo
Fabio Araujo
4 meses atrás

Com esse acordo vai ficar menos difícil para a nossa indústria de defesa vender para os EUA e seus aliados, bem como para as nossas FA’s comprarem deles.

Alessandro Lazarini
Alessandro Lazarini
4 meses atrás

Calma nobre colegas, ainda precisa do aval do nosso Congresso Nacional…infelizmente….

Space Jockey
Space Jockey
4 meses atrás

Esse acordo não ajudará em nada nossa indústria nativa, mais provável que atrase ainda mais.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Space Jockey
4 meses atrás

Por que ?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 meses atrás

Porque a indústria militar americana é muito mais avançada que a nossa e, provavelmente, não teríamos nada a acrescentar para eles.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Antoniokings
4 meses atrás

Fala isso para os outros 28 países que tbm estão no acordo de RDT&E tentando abocanhar uma fatia desses 100 bilhões de US$.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Alessandro
3 meses atrás

Pode ficar tranquilo que desse mato não vai sair coelho.
Sou até capaz de apostar nisso.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Antoniokings
3 meses atrás

Fala isto na EDS

Space jockey
Space jockey
Reply to  Alessandro
3 meses atrás

Alessandro, sem querer ofender, mas como vc pode ser tão inocente ?

Xerem
Xerem
Reply to  Space jockey
3 meses atrás

Inocente nada esse cidadão acompanho a anos aqui e prefere os EUA do que seu pais .isto e se nao for americano infiltrado aqui !

Alessandro
Alessandro
Reply to  Xerem
3 meses atrás

Xerem, sou um agente da cia querendo seu pobre dinheirinho buuuuuuu…. rsrs…

Dr. Mundico
Dr. Mundico
Reply to  Antoniokings
4 meses atrás

Justamente pela indústria militar americana ser mais avançada e ter seus produtos mais presentes em outros países é que devemos estar próximos a ela, adquirindo expertise, volume e desenvolvendo projetos de forma subsidiária e acessória.
Tal procedimento é bastante comum na Europa, onde indústrias dos mais diversos países europeus desenvolvem projetos e fabricam partes e componentes de produtos militares e civis (Airbus, Navantia, Siemens, Saab, Fincatieri, ThyssenKrupp, por exemplo).
Qual o problema em trabalhar junto a quem sabe mais que você?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Dr. Mundico
4 meses atrás

‘Justamente pela indústria militar americana ser mais avançada e ter seus produtos mais presentes em outros países é que devemos estar próximos a ela, adquirindo expertise, volume e desenvolvendo projetos de forma subsidiária e acessória.’

Como falam lá em Minas Gerais: ‘Cadiquê que os americanos vão nos estregar seus conhecimentos?
Alice, volte do País das Maravilhas.

Dr. Mundico
Dr. Mundico
Reply to  Antoniokings
3 meses atrás

Quem está falando em entregar conhecimento é você, pródigo em hipérboles vazias como argumentação.
Bom mesmo deve ser trabalhar em parceria com a indústria paraguaia, boliviana ou cubana, muito mais eficientes e desenvolvidas.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Dr. Mundico
3 meses atrás

É cediço que a industria militar americana é muito, mas muito mais evoluída que a nossa.
Desse modo, não creio ser possível, ou producente para os americanos ficarem trocando figurinhas com os brasileiros nessa área.
Ademais, se tivermos por aqui algum gênio da indústria militar, certamente ele terá uma oferta de emprego de uma empresa americana para ganhar muito mais e não ficará pela terra brasilis por muito tempo.

Xerem
Xerem
Reply to  Antoniokings
3 meses atrás

AntonioKings precisa ser gênio nao so os engenheiros da EMBRAER e técnicos que nao dou 5 anos vao todos para la fora das outras empresas etc , te digo mais a Boieng vai comprar a parte militar tambem ,pois esta no contrato e nao vai demorar muito, deixa os Brazucas entreguistas colocarem a mao na parte computacional e enlace de dados inigualável Sueca que os EUA tanto querem que ja era !

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Xerem
3 meses atrás

Xerem

É isso aí!

Xerem
Xerem
Reply to  Dr. Mundico
3 meses atrás

Nao Dr Mundico o bom e trabalhar com pais honesto que ao assinar contratos e compartilhar tecnologias possamos usa-la como o AR-Darter por exemplo, para nao dizer os demais aqui .Agora me diga qual tecnologia os EUA mesmo trabalhando em suas terras ate com $$$$ de seus aliados eles forneceram ? Diga se de passagem os F35 com Israel e demais países que nao podem ter os códigos fontes e agora os EUA estao querendo os do sistema anti aéreo Iron Dome .E Israel lhe deu um Nao bem grande na fuça !

Xerem
Xerem
Reply to  Dr. Mundico
3 meses atrás

Voce acredita em papai Noel cara ? Vai pesquisar la ,terá ganho la e nao vira nada para nossas FFAA voces nao aprendem quem sao os EUA nao gente ?

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Antoniokings
3 meses atrás

Vc não aprendeu nada com a reserva de mercado dos computadores nos anos 90 né?

Space jockey
Space jockey
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
3 meses atrás

A noite lhe respondo melhor

Leonardo
Leonardo
4 meses atrás

Seguir modelo da Índia caminho melhor

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Leonardo
3 meses atrás

Exato, e pelos dislikes percebe-se que nunca chegaremos aquele nível, provavelmente nunca sentaremos na mesa dos grandes.

Foxtrot
Foxtrot
4 meses atrás

Meu deus!
Graças a Deus meu avô está morto para não morrer de desgosto com a atual política nacional.
Deram entrada no Brasil sem visto para eles, a base de Alcântara, Embraer e agora com mais essa entrega da soberania disfarçada de “acordo” .
Em contra partida nos dão truculência no tratamento a cidadãos nacionais lá, um título inútil de “aliado” especial extra Otan e um monte de pedrinhas coloridas.
E os fãs boys piram e ficam em êxtase .
Triste !
Extrema direita nacional, mais entreguista do que nacionalista.
Absurdo.
Ps: podem esculhambar que não ligo.

Dr. Mundico
Dr. Mundico
Reply to  Foxtrot
4 meses atrás

Desculpe, mas onde “entrega da soberania nacional” entra nisso?
Eu até entendo que você tenha aprendido esse clichê de “entregar a soberania” com seu avô, de tão furada que essa conversa é.
Mas fique tranquilo, morrer também é hereditário.

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Dr. Mundico
3 meses atrás

Dr Mundico.
A morte virá para todo que vive, isso inclue você e seus ídolos .

Sequim
Sequim
Reply to  Dr. Mundico
3 meses atrás

Cara, fala isso pro México e Costa Rica. Há no México uma expressão que diz: “Pobre México, longe de Deus e perto dos EUA.”

Dr. Mundico
Dr. Mundico
Reply to  Sequim
3 meses atrás

Tá, e daí? O que o Brasil tem a ver com o México?

Sequim
Sequim
Reply to  Dr. Mundico
3 meses atrás

E daí? O México também abriu mão de sua autonomia, quando assinou o Nafta e hoje não passa de um paraíso de multinacionais que nada agregam à economia mexicana (as chamadas “maquiladoras”). Quanto a Porto Rico (e não Costa Rica), coisa de uns 20 anos atrás tentou se tornar o 51º estado americano e levou um sonoro não de Washington. Isso que dá ser capacho: ninguém te respeita.

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Sequim
3 meses atrás

Não perca seu tempo caro Sequim, esse Dr Mundico já tá passou pela “lavagem cerebral” dos políticos do Planalto atual.
Se ele não é mais um dos inúmeros Nick Name das “figurinhas” marcadas aqui do fórum.

Tardeli
Tardeli
Reply to  Foxtrot
4 meses atrás

Exatamente, se pelo menos fossem nacionalistas estariam preocupados com o real desenvolvimento da indústria brasileira. Mas, para eles o que realmente importa é “sermos” bajuladores do Tio Sam, entrando em conflito com a Venezuela, criando atritos com a Argentina, classificando o Irã como um estado terrorista, entre outras coisas sem importância real para o melhoramento da nossa realidade. Sem contar que o nosso “grande Capetao” ao desembarcar na China de forma bem humilde com o rabinho no meio das pernas não fez nenhuma crítica ao regime totalitário deles, que é bem pior do que o da Venezuela ou de Cuba.… Read more »

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Tardeli
3 meses atrás

E de quebra, o louco rei do norte chamou o Kim de grande líder.
Brasileiro não aprende nunca, o que manda é quem paga bem, e não quem faz o que.
Viva a terra do bananal , o bobo da corte do louco rei do norte e sua trupe trapalhona!
A minha cor e vermelha de vergonha e roxo de raiva! Kkkkk

Tardeli
Tardeli
Reply to  Foxtrot
4 meses atrás

Exatamente, facil mesmo é quererem entrar em conflito com a Venezuela, criarem atrito com a Argentina , criticarem Cuba, posicionarem o Brasil contra o Irã. Mas, o nosso “grande Capitao” ao desembarcar na China de forma bem humilde não fez nenhuma crítica ao regime comunista chinês, que é bem mais totalitário do que o Venezuelano ou cubano. Por que será?

Esses “nacionalistas tupiniquins” se importam apenas com o alinhamento incondicional do Brasil com o chefe lá da América do Norte. Não conseguem nem enxergar que a relação EUA-Brasil não é de aliados mas, de patrão para subalterno.

Lucas
Lucas
Reply to  Foxtrot
4 meses atrás

Pois é. Nunca achei que essa aproximação excessiva dos EUA era boa coisa.
Afinal, eles tão desinflando e a China tá ficando gigante. É uma questão de tempo até a influência deles ser cada vez menor.
Não acho que a gente tem que se alinhar com alguém. No máximo nossos vizinhos (pq temos que conviver com eles).
Mas ai na hora de escolher alguém pra se alinhar o pessoal vai pro lado que tá perdendo. Ai não faz sentido. A gente vai afundar junto.

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Lucas
3 meses atrás

O Brasil tem que se alinhar com seu povo, ou seja o brasileiro, e comercializar com todo mundo caro Lucas.
Mas explica isso para essa ultra direita aos acessos!

Jeff
Jeff
Reply to  Foxtrot
3 meses atrás

Graças a Deus nos livramos do comunismo na presidência. Mas ainda tem muito trabalho a ser feito, limpar a política desse entulho comunista e educar as próximas 2 ou 3 gerações, porque as gerações do comunismo no Brasil esses já foram estragados e não tem volta.
Dá trabalho limpar todo esse lixo.

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Jeff
3 meses atrás

Kkkkkkk comunismo no planalto!
Nunca ri tanto caro Jeff, obrigado por esse momento.
Outro marcatista !

Camargoer
Reply to  Jeff
3 meses atrás

Caro Jeff. O Brasil nunca teve presidente comunista. O trabalhismo nasce na Inglaterra no fim do Sec XIX como um movimento anti-oligarquia (conservador) e anti burguês (liberal). Aliás, o trabalhismo está mais ligado á social-democracia e ao Estado de bem-estar do que ao socialismo ou comunismo. Recomendo a coleção Primeiros-Passos nos seguintes títulos: O que é capitalismo? O que é comunismo? O que é democracia? O que é fascismo? e O que é socialismo? Depois vale a pena ler “O povo brasileiro” do Darcy Ribeiro, 1808, 1822 e 1889 do Laurentino Gomes; a biografia em três volumes do Getúlio Vargas;… Read more »

FERNANDO
FERNANDO
Reply to  Foxtrot
3 meses atrás

Bem, pretendo esperar o desfecho deste pesadelo!
Serão 4 ou 8 anos, mas, terá fim!!

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Foxtrot
3 meses atrás

E você poderia ir junto e nos poupar de tanta baboseira

USS Iowa
USS Iowa
4 meses atrás

Excelente!

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  USS Iowa
3 meses atrás

sim, vamos nos tornar uma potencia militar exportadora com esse acordo.

João Moro
João Moro
Reply to  Space Jockey
3 meses atrás

Acredito que com as novas diretrizes e algumas mudanças, conseguiremos ser uma potência militar mas não será só com isso. Esse é um dos passos necessários: desenvolvimento de tecnologias militares.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Space Jockey
3 meses atrás

Não, isto não vai acontecer porque não é uma vocação do país.

Enquanto o alto comando das FFAA não decidir o que querem de fato, vamos viver do tem para hoje e com alguns pontos fora da curva para os ufanistas se deleitarem.

Mas existem algumas tecnologias que o Brasil está a frente dos EUA, como no caso dos combustíveis alternativos, que uma parceria seria bem-vinda.

Só um exemplo estratégico para a segunda parte deste século e para o futuro.

Armas brasileiras nos EUA, uma coisa ou outra fora da curva…

João Adaime
João Adaime
4 meses atrás

Duas observações: 1) A reaproximação com os EUA na área militar começou em 2010 com o presidente da época. Depois, os primeiros protocolos foram assinados em 2015 pela então presidente. Agora o presidente atual inicia a concretização dos acordos. Visivelmente esta é uma política de Estado e não de governo. Vejo o dedo das forças armadas por trás disso. 2) A tomada de recursos do fundo exige uma contrapartida por parte do país tomador em igual montante. Para cada dólar que os EUA contribuírem, o Brasil terá de entrar com 4,8 reais ao câmbio de hoje. O governo dispõe deste… Read more »

Alessandro
Alessandro
4 meses atrás

é muito entreguismo por parte do Brasil, onde já se viu, tentar entrar no mercado de defesa americano o MAIOR DO MUNDO, e tentar abocanhar uma fatia desses 100 bilhões de US$ para pesquisas militares, onde poderemos ganhar CONHECIMENTO tecnológico junto com os americanos, que parceria mais sem pé e cabeça essa? O correto era o Brasil DOAR alguns bilhões para países como, deixa eu pensar aqui, tipo a Venezuela ou Cuba e não pedir nada em troca, pois eles tem muito mais a oferecer para nós nesse setor de defesa como, deixa eu pensar mais um pouco aqui, como… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Alessandro
3 meses atrás

Diga para nós em quais áreas os americanos vão cooperar mais com o Brasil e abrir seu mercado.
Mísseis balísticos, aviões stealth, porta-aviões nucleares ou mísseis hipersônicos?
É o caso de expectativa x realidade.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Antoniokings
3 meses atrás

Vc acabou de dizer uma, mísseis hipersônicos tá todo mundo na corrida e o Brasil está anos na pesquisa do 14x, armas a laser de baixa intensidade para destruir drones já que será uma tendência mundial esse tipo de guerra no futuro, blindagem para veículos blindados, tbm é algo que os países estão revendo e o Brasil parece que tá querendo entrar no mercado para seu futuro MBT, drones marítimos, radares, a lista é longa, e tem muitas outras coisas menores que podemos fabricar para eles pela questão da cotação do dolar, basta ao Brasil saber tirar o máximo de… Read more »

Xerem
Xerem
Reply to  Alessandro
3 meses atrás

Alessandro acorda “ninino ” voce e muito sonhador vai acabar caindo da cama hein? Te digo os EUA jamais farão isso ,vao usar engenheiros e tecnicos do Brasil e vao obriga-los a assinar que nao poderão passar nada nem mesmo para o Brasil larga de ser inocente cara .Quer parceria seria que possa compartilhar e nao nos proibir de fabricar nada aqui ? Vamos la Israel ,Alemanha ,Russia ,Reino Unido (algumas coisas sendo poucas ),África do Sul (no sei por carga D”guas a FAB nao esta nesse momento com parceria para um Merlin da vida ),França apesar dos pesares e… Read more »

Alessandro
Alessandro
Reply to  Xerem
3 meses atrás

Xerem Israel, alemanha, Rússia, RU e Africa do Sul, França, Suécia e Itália NOS CONVIDARAM para alguma parceria das que já temos para algum novo projeto para começo de conversa? Que eu saiba não! Vc acha que algum desses países tem CACIFE igual aos EUA para bancar a TOTALIDADE (ou boa parte) das pesquisas e desenvolver em conjunto com o Brasil algo que tbm queiramos? Acho que não Vc tem ideia de quanto sobra do ORÇAMENTO para pesquisas e desenvolvimento em projetos aeroespacial e militar no Brasil? é esse “ninino” que vc escreveu no seu comentário. Se os americanos vão… Read more »

tomcat4.0
tomcat4.0
Reply to  Alessandro
3 meses atrás

Cuidado com a invasão vermelha no site muchacho, reclamam do governo brasileiro maligno(rs) mas irem pra Cuba, Venezuela e afins onde reina a “democracia e bondade”nem pensar né!?