Carregamento de máscaras chinesas – Foto: AFP

Franceses afirmam que, na China, vendedores de máscaras são assediados por outros compradores até mesmo nos aeroportos

Uma autoridade regional da França disse nesta quarta-feira (1) que a competição para obter máscaras fabricadas na China é tamanha que os americanos as compram diretamente nas pistas dos aeroportos chineses antes de iniciarem sua viagem à França.

“Na pista, os americanos oferecem dinheiro e pagam três ou quatro vezes o preço dos pedidos que fizemos, temos que lutar”, disse Jean Rottner, presidente da região francesa Grand Est, uma das mais afetadas pelo novo coronavírus, em declaração à rádio RTL.

Segundo ele, os aviões partem em seguida rumo aos Estados Unidos e não à França.

“É complicado, lutamos 24 horas por dia” para obter as máscaras, disse Rottner, explicando que criou uma unidade especial em sua região para tratar a questão.

Na terça-feira (31), Renaud Muselier, presidente de outra região francesa (Paca, sudeste), também reclamou das práticas americanas.

Dois milhões de máscaras cirúrgicas chegaram na madrugada de quarta-feira da China para a região de Grand Est, que está comprando material por conta própria, além dos pedidos a nível nacional.

Diante das reclamações de escassez, o presidente francês Emmanuel Macron prometeu na terça-feira que o país terá “independência plena e total” para fabricar máscaras em seu território antes do final do ano.

FONTE: G1

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antoniokings
Antoniokings
4 anos atrás

Como o Mundo dá voltas.
Será que os chineses deveriam restringir a venda aos EUA no bojo da ‘guerra comercial’?

sagaz
sagaz
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

EUA precisam mais da China ou a China dos EUA? Patrão paga, funcionário faz..

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  sagaz
4 anos atrás

Em duas semanas, os EUA ‘criaram’ mais de 10 milhões de desempregados.
Se cada um fizer apenas uma máscara por dia, resolvem o problema e não precisam esmolar na porta da China.

Sagaz
Sagaz
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Não estão esmolando, a China é a filial de chão de fabrica do mundo, se o mundo não comprar a China quebra, é um país que existe para suprir a mão de obra barata, a produção sem respeitar natureza, sociedade, direitos trabalhistas, etc… Bilhão e tantos de almas que valem os centavos que economizamos nas compras em escala

filipe
filipe
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

O problema esta na mão de obra, na China praticamente existem 800 milhões de trabalhadores que ganham 1/10 do salário médio Americano, logo 10 milhões de desempregados (recebendo fundos federais de apoio), não se comparam com esse exercito chinês de trabalhadores.

Machado
Machado
Reply to  filipe
4 anos atrás

E olha que mesmo ganhando mal assim eles ganham mais do que o trabalhador médio latino americano

Samuca
Samuca
Reply to  filipe
4 anos atrás

Salário médio chinês é maior que o brasileiro e comparável a de países europeus como Portugal e Grécia. Nada contra tua fonte de informação, apenas que talvez ela tenha parado no tempo, o que é grave para uma fonte de notícia.
Se a tua fonte de notícia é algum blog escrito por algum algum guru astrólogo muçulmano que mora na Virginia, kkkkkk, sinto dizer que ele parece ‘levemente’ impreciso!

Tomcat4,2
4 anos atrás

Mercenários desalmados, não respeitam a ordem de compra e nem as necessidades de seus clientes. Que o mundo aprenda de uma vez que boa parte desse povo só pensa no seu bolso e que se lasque o mundo. 😉

joel eduardo soares
Reply to  Tomcat4,2
4 anos atrás

prezado Tomcat 4,2 bom dia
É a guerra, no caso biológica, tiro nas costas é “normal”
O estado natural do ser humano é o barbarismo.
Temos que ter vergonha na cara e estabelecer uma politica de defesa nacional mais ampla.
abraço a todos!

Luis
Luis
Reply to  joel eduardo soares
4 anos atrás

barbarismo é pessoas supostamente adultas, ficando impressionadas ou pior, revoltadas com a simples, corriqueira, normal e eterna situação em q a oferta e demanda entram em desequilibrio e os preços sobem ou descem para ajustar. qual a novidade disso, qual a relevância de comentar isso? desde q iniciou o uso de moedas para facilitar trocas, foi elaborado tb o preço das coisas e a partir daí as coisas sempre acontecem dessa forma, as tentativas artificiais em contrário só pioram tudo para a maioria. é tão bisonho como uma conversa com pessoas a reclamar da lei da gravidade, ou reclamar de… Read more »

Oiseau de Proie
Oiseau de Proie
4 anos atrás

O mais importante no momento é deixarmos as rixas por políticos e ideologia para concentrarmos e nos unirmos para lutar contra o inimigo comum, esta arma biológica….

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
4 anos atrás

“O homem é o lobo do próprio homem”
Ou:
“Quem dá mais?”

Sempre foi assim na história da humanidade, e não será hoje que o Homem vai fazer diferente.

Luis
Luis
Reply to  Willber Rodrigues
4 anos atrás

nem todos os homens são lobos do próprio homem. só alguns q por alguma razão psiquiátrica ou perversidade disfarçada, querem dizer o q os outros devem fazer com o q é dos outros. dizer por exemplo, a quem devem vender, por quanto vender, tratando os outros como se fossem seus escravos. curioso esse delírio ser tão corriqueiro. a origem é clara, inveja, desejo de poder e delírios de grandeza, da parte dos psicopatas q se pretendem juizes da vida alheia.

Rafa_Positronn
Rafa_Positronn
4 anos atrás

Rapaz

Que diabo é isso ?

Afinal de contas, o G7 é o grupo de países mais industrializados do Mundo e tá todo mundo correndo pedir ajuda da China

cadê a industria desses países, pow ?

Falando sério e sem ironia

pq esse pessoal não ta dando contra mesmo sendo tão desenvolvidos ?

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Rafa_Positronn
4 anos atrás

Rafa,
Esses países industrializados estão aumentando a produção desses equipamentos, mas isso não é do dia pra noite e eles precisam disso para ontem.

Sergio
Sergio
4 anos atrás

O ser humano é um lixo. Nada de novo sob o front. É na necessidade que se conhece realmente essa praga felizmente que se não agora mas num futuro espero não muito distante seja exterminada deste planeta infeliz que já merece melhor sorte. Vale pra tudo. Arrume uma namorada ” apaixonada” e veja como ela fica ao conhecer aquele amigo teu mais bonitão, rico etc…Não tem conserto.

sub urbano
sub urbano
4 anos atrás

É a miséria do ocidente. Foram traídos pelos proprios capitalistas que levaram todo o parque industrial para o Oriente. Só dois grupos ganharam com isso: o governo comunista chinês e os empresários ocidentais. O “ze das couves” assalariado e conservador foi trocado pelos revolucionarios maoistas kkkk

Capa Preta
Capa Preta
4 anos atrás

Ai a gente vê o nível de desindustrialização que a ditadura chinesa e seus um bilhão de escravos levaram o mundo. Não estamos falando de um esquipamento tecnológico de alta complexidade, e sim de máscara de uso ambulatorial simples. Uma tira de tecido com dois elásticos na lateral. Será que o ocidente ficou tão burro e preguiçoso que numa situação de “economia de guerra” não consegue com suas indústrias escala pra produzir está “maravilhosa inovação do século 18” No mais a China deveria era ser taxada pelo resto só mundo pelo que fez ao esconder o perigo ao mundo desta… Read more »

João Adaime
João Adaime
4 anos atrás

O Brasil honrou uma entrega de equipamentos médicos comprados pela Itália. Informação prestada pelo próprio ministro da Saúde.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  João Adaime
4 anos atrás

Compra?
A notícia é que o Governo de Bolsonaro doou os equipamentos a pedido de um Deputado ítalo-brasileiro.
Certamente que fará falta aqui no Brasil.

João Adaime
João Adaime
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Prezado Antonio
Por favor, pare de espalhar notícias falsas. Foram 50 ventiladores pulmonares e 2,5 milhões de máscaras, tudo pago adiantado.
Foi confirmado pelo nosso ministro da Saúde e pelo ministro das Relações Exteriores da Itália, Luigi di Maio, devidamente autorizado pelo nosso presidente.
No pronunciamento o ministro da Saúde justificou: “Somos cristãos”.
Agora, peço a você um favor: pare de acusar os outros do que você é, pare de acusar os outros de fazerem o que você faz (esta cartilha você conhece bem, não?).
Abraço e desculpe minha acidez, mas o momento não é de remar contra nossa Pátria.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  João Adaime
4 anos atrás

Se foi comprado ou doado, tanto faz.
O momento é extremamente inoportuno para o envio desse material para o exterior.
Só mostra o total descaso do Governo com a saúde da população e as tentativas indecentes de tentar manter sua situação política.

Hawk
Hawk
4 anos atrás

Super confiável essa fonte! Só maluco compra coisa da China, depois que a Inglaterra detectou o Corona nos equipamentos feitos por ele para detectar Corona!

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Hawk
4 anos atrás

Hawk
As compras feitas pelo governos EUA são oficiais

Oganza
Oganza
4 anos atrás

R.I.P. Trilogia.

ADRIANO MADUREIRA
ADRIANO MADUREIRA
4 anos atrás

É o AMERICAN FIRST e o resto do mundo que se lasque,simples assim…

Mgtow
Mgtow
4 anos atrás

E ainda ta cheio de nêgo aqui que mata e morre pelos EUA….kkkkkk

Samuel
Samuel
Reply to  Mgtow
4 anos atrás

E outros que matam e morrem pela China e Russia. kkkkkkkkkkkkkkk