Bolsonaro

Em evento para promover turismo, presidente dá a entender que poderia recorrer à força caso os EUA sob Biden imponham sanções por causa do desmatamento desenfreado. “Quando acabar a saliva, tem que ter pólvora”, diz

Após encarar a morte de um voluntário da vacina Coronavac como uma vitória política e falar que o Brasil “tem que deixar de ser um país de maricas”, o presidente Jair Bolsonaro chegou ao fim desta terça-feira (10/11) insinuando que pode ter que recorrer à força militar para driblar eventuais sanções econômicas impostas pelo futuro governo Joe Biden em resposta ao desmatamento desenfreado da Amazônia.

“O Brasil é um país riquíssimo. Assistimos há pouco a um grande candidato à chefia de Estado [Biden] dizer que se eu não apagar o fogo da Amazônia, ele levanta barreiras comerciais contra o Brasil. E como é que nós podemos fazer frente a tudo isso? Apenas a diplomacia não dá, né, Ernesto?”, afirmou, dirigindo-se ao seu ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

“Porque quando acabar a saliva, tem que ter pólvora, senão não funciona. Precisa nem usar a pólvora, mas precisa saber que tem”, disse Bolsonaro, durante um evento em Brasília para promover a retomada do turismo no país.

Bolsonaro ainda disse que é preciso “fortalecer” o Brasil, “liberando a economia, o livre mercado”. “Dando liberdade para quem quer trabalhar, não enchendo o saco de quem quer trabalhar, quem quer produzir.”

No fim de setembro, o então candidato Biden, durante um debate com o republicano Donald Trump, citou a questão ambiental no Brasil e disse que contemplava organizar um fundo internacional de 20 bilhões de dólares (R$ 108,4 bilhões) para ajudar o país sul-americano a proteger a Amazônia. No entanto, Biden advertiu que, se mesmo assim os brasileiros persistirem com o desmatamento, o Brasil poderá vir a sofrer consequências econômicas, sinalizando possíveis retaliações ou sanções. “Parem de destruir a floresta. E, se vocês não pararem, irão enfrentar consequências econômicas significativas”, disse Biden.

À época, o governo Bolsonaro reagiu imediatamente. “O que alguns ainda não entenderam é que o Brasil mudou. Hoje, seu presidente, diferentemente da esquerda, não mais aceita subornos, criminosas demarcações ou infundadas ameaças”, escreveu Bolsonaro logo depois do debate. “Nossa soberania é inegociável”, completou o mandatário, um fã declarado de Trump e que torceu abertamente pela reeleição do republicano. Até agora, Bolsonaro não reconheceu a vitória do democrata Biden nas eleições da semana passada, permanecendo um dos poucos líderes mundiais que vêm evitando fazê-lo.

Numa entrevista publicada no início de novembro, Biden voltou a mencionar a Amazônia e a possibilidade de pressionar o Brasil economicamente para garantir proteção da floresta.

“Os incêndios que se espalharam pela Amazônia no verão passado [inverno no hemisfério sul] foram devastadores e provocaram uma reação global, com clamor para parar com a destruição e apoiar o reflorestamento antes que seja tarde demais. O presidente Bolsonaro precisa saber que, se o Brasil falhar na sua tarefa de guardião da Floresta Amazônica, o meu governo irá congregar o mundo para garantir que o meio ambiente seja protegido”, disse Biden, à revista Americas Quarterly.

O tom ameaçador usado por Bolsonaro na noite de terça-feira provocou piadas nas redes sociais, que fizeram menção à capacidade militar dos EUA.

No que parece ter sido uma coincidência irônica, o embaixador dos EUA no Brasil, Todd Chapman, publicou no Twitter, logo depois da fala de Bolsonaro, uma mensagem exaltando o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, que completa 245 anos.

A mensagem reproduz um vídeo que aponta que o corpo está “sempre de prontidão para responder de forma rápida, seja por terra, ar ou mar” e cita os destacamentos dos marines que protegem as representações diplomáticas dos EUA em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

FONTE: Deutsche Welle

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

89 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
manuel flavio Vieira
manuel flavio Vieira
4 anos atrás

Torna um ambiente propício para se discutir um fundo para financiar o investimento em Defesa, que sempre foi baixíssimo.

Bardini
Bardini
Responder para  manuel flavio Vieira
4 anos atrás

“Me dá mais dinheiro”
.
Veja essa aula, proporcionada pelo excelente canal do Felipe Salles:
.
https://www.youtube.com/watch?v=z1m1FNVhnaE

manuel flavio Vieira
manuel flavio Vieira
Responder para  Bardini
4 anos atrás

São mais de 2h. Pode dar um simples resumo, pois vc está contestando, não?

glasquis 7
Responder para  manuel flavio Vieira
4 anos atrás

que sempre foi baixíssimo”

O orçamento militar brasileiro é o maior de toda américa Latina e se não me engano está dentro dos 12 maiores do mundo.

manuel flavio Vieira
manuel flavio Vieira
Responder para  glasquis 7
4 anos atrás

Eu disse sobre o investimento para Defesa. Já mencionei em outra resposta as barreiras jurídicas para se acabar com a pensão de filhas solteiras e mexer nas aposentadorias. E não adianta pensar que se cortar o gasto com pessoal garante o orçamento para o investimento. Não é assim que a LOA é montada. Pode-se gastar melhor dentro da rubrica o resto é desconhecimento de contabilidade pública e mimimi.

jose luiz esposito
jose luiz esposito
Responder para  manuel flavio Vieira
4 anos atrás

Pensões de Filhas cessou a partir de 2003, se não me engano , mas as filhas dos Bandidos do Judiciário , continuam , mas ninguém aqui comentou !

manuel flavio Vieira
manuel flavio Vieira
Responder para  jose luiz esposito
4 anos atrás

Para os funcionários públicos civis, a Lei que instituía a pensão para filhas solterias (3373/58) foi revogada em 1.990. Entretanto a Súmula 416 do STJ “ que o benefício de pensão por morte é regido pela legislação vigente na data do óbito do instituidor”. Esta Súmula foi reconheci da pelo STF. Como eu já havia exposto, não é que eu concorde, mas é segundo o nosso Direito. E há entendimentos que são pacíficos que nenhum legislador tem o poder de mudar.

GILBERT
GILBERT
Responder para  manuel flavio Vieira
4 anos atrás

Torna-se uma ambiente propicio para dar andamento nas discussões no Senado sobre o Brasil possuir Bomba Atômica

Inclusive quem não votou vota lá no Senado a favor da Bomba Atômica para p Brasil

Blind Mans Bluff
Blind Mans Bluff
Responder para  GILBERT
4 anos atrás

Bomba atomica nas maos dos politicos mais sujos e corruptos do planeta? Boa ideia Gilbert.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Responder para  Blind Mans Bluff
4 anos atrás

É Blind mas nos outros países são a mesma coisa também.

Pedro
Pedro
Responder para  manuel flavio Vieira
4 anos atrás

Baixo? Se pararem de dar aumento em plena pandemia e ficarem fora da reforma da previdência, talvez sobrasse para comprar até um f-35. Lembre-se que eles nunca estiveram em estado de guerra desde de 1945 (talvez na guerra da lagosta no máximo) e sempre priorizou o próprio bolso, sou neto de militar na marinha, mas a verdade deve ser dita.

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
4 anos atrás

É impossível acabar com os incêndios, a califórnia está sempre tendo recordes com incêndios devastadores que não conseguem controlar, a Austrália no começo do ano teve um incêndio gigantesco e na Europa e Canadá vez ou outra também tem grandes incêndios. Se eles que tem mais dinheiro não conseguem controlar incêndios em áreas menores como é que esperam que o Brasil e os vizinhos vão acabar com os incêndios? Sempre terão essa desculpa esfarrapada.

Farias
Farias
Responder para  SmokingSnake ?
4 anos atrás

O problema não é os incêndios existirem, é o nosso governo não fazer nada. Não seria muito melhor se o nosso governo realizasse ações, como ampliar a fiscalização de desmatamento e incêndios criminosos, criar uma força tarefa com aviões próprios para o combate de incêndios florestais, interromper o desmonte de órgãos ambientais? Em 2019 o IBAMA cobrou menos multas que nos últimos 15 anos, foi porque as pessoas pararam de cometer crimes ambientais, ou será que foi porque o governo está fazendo vista grossa?

Se o governo fizesse algo a respeito desses problemas, não precisava ficar de bravata, quando algum governo estrangeiro abrisse a boca pra falar da questão ambiental brasileira, seria só o governo mostrar que tem se mobilizado para amenizar a situação, mas nem isso ele faz.

Tem que parar de comparar os incêndios florestais do Brasil com o da Austrália e do Canadá/EUA também, porque pra qualquer pessoa que entende bem da flora e do clima desses lugares esse argumentinho pífio que sempre surge cai por terra. A Austrália tem um clima muito mais seco que o Pantanal e a Amazônia, não é difícil que incêndios por lá fujam do controle. Já no caso dos incêndios nos EUA e Canadá, as árvores de lá liberam uma resina altamente inflamável e tem sementes próprias para resistir altas temperaturas, no final das contas esses incêndios não causam danos ambientais permanentes. Nenhum desses casos se aplica aos incêndios da Amazônia e do Pantanal, que possuem clima mais úmido e árvores que não possuem adaptações para altas temperaturas.

jose luiz esposito
jose luiz esposito
Responder para  Farias
4 anos atrás

Qual Governo não faz nada Stronzo ?

Alexandre
Alexandre
4 anos atrás

Que publicação mais tendenciosa e pífia.

O Bolsonaro falou aquilo em resposta a um discurso populista do Joe Biden sobre a Amazônia, sendo o Biden falando aquilo só para ganhar votos.

O Bolsonaro jamais ameaçaria ”atacar” os EUA, ele só fincou uma posição e evitou uma submissão.

Ambos os países sabem que precisam um do outro, logo, será melhor para ambos os lados trabalharem em conjunto, pois ambos sairão ganhando.

glasquis 7
Responder para  Alexandre
4 anos atrás

jamais ameaçaria ”atacar” os EUA”

Não, o que foi que fez então?

Alexandre
Alexandre
Responder para  glasquis 7
4 anos atrás

Ele só fincou uma posição e evitou uma submissão.

Ele simplesmente quis dizer que não é com ameaças e nem com sanções que o Biden fará relações diplomáticas com o Brasil.

É óbvio que aquilo foi um discurso populista do Biden só para ganhar votos, pelo qual o Bolsonaro deu uma boa resposta dizendo que ”a nossa soberania é inegociável”.

manuel flavio Vieira
manuel flavio Vieira
Responder para  glasquis 7
4 anos atrás

Pelo visto vc nem se deu ao trabalho de ver o discurso do JB na íntegra e está indo na onda dos jornais. Antes de mencionar pólvora, o presidente mencionou proteção. A CNN Brasil chegou ao cúmulo de anunciar no telejornal de ontem que o presidente ameaçou os EUA de Guerra. Distorceram na maior cara de pau.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Responder para  glasquis 7
4 anos atrás

O Biden começou primeiro intimidando com sanções econômicas,o governo Brasileiro.

Alexandre
Alexandre
Responder para  Renato de Mello Machado
4 anos atrás

Exatamente. Eu lembro que depois daquele discurso do Biden, o Bolsonaro se pronunciou dizendo: ”A nossa soberania é inegociável.”

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Responder para  Alexandre
4 anos atrás

exato.

ALISON
ALISON
Responder para  Renato de Mello Machado
4 anos atrás

Agora vc sabe como se sentem china, Rússia, Venezuela, Síria, Iraque, irá, Coreia do Norte, Cuba…

FERNANDO
FERNANDO
4 anos atrás

Ishi, a imprensa brasileira vai fazer uma tempestade em copo de água com esse troço.
Troquem o disco!!!

Todo mundo preocupado com a Amazônia e não com os oceanos.
Floresta Amazônica é rica em biodiversidade, mas não é o pulmão do mundo.Tão importante quanto a floresta é o fitoplâncton, algas microscópicas que produzem oxigênio nos oceanos.

Alexandre ziviani
Alexandre ziviani
Responder para  FERNANDO
4 anos atrás

O Problema é que os pombos (“imprensa”)
ficaram sem as migalhas e pedaço de pão velho que os governos anteriores davam à eles…

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Responder para  Alexandre ziviani
4 anos atrás

Agora dão para blogueiros como Terça Livre, cujo dono antes não tinha dinheiro para um Uber, e agora anda de Corolla novo kkkkkkkkk

Mage
Mage
Responder para  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Qual a sua fonte? Quais blogs atualmente estão ganhando o equivalente aos órgãos de imprensa que antes levavam esses dinheiros dos pagadores de impostos? Gostaria de verificar. Não que andar de Corolla seja errado. Nem que seja errado usar poder discricionário quando a lei assim estabelece. Para isso gestores são escolhidos e no caso de Bolsonaro foi inclusive pelo voto.
Se o que você afirma não é fake quero saber. Pois mover a comunicação de um oligopólio midiático nojento e deslocar para cidadãos que antes não tinham dinheiro para pegar sequer um Uber seria um ótimo motivo para votar nele em 2022.
Afinal o demagogo mentiroso que liderava a patota que governou antes dizia que os pobres tinham “carro zero” e “andavam de avião”. E como você diz o cidadão não tinha nem o suficiente para um Uber muito menos para um taxi. Enquanto isso a fake news do presidiário corrupto era publicada (ainda é) pelo oligopólio midiático anteriormente beneficiado pelas verbas públicas.
Me dê sua fonte por gentileza. Eu tinha uma certa aversão achando que o atual governo não dava suporte aos seus defensores sequer no mesmo grau dado ao seus detratores mas seu post se for verdade me ajuda a rever meus conceitos nesse ponto, pois seria o correto a fazer.

Flanker
Flanker
Responder para  FERNANDO
4 anos atrás

Tá, e daí?? Eu sei que a Amazônia não é o pulmão do mundo….mas, é de lá que saem Boa parte das chuvas e massas de ar úmido que originam chuvas no Brasil e em via parte do mundo…..a importância maior da Amazônia é para o equilíbrio climático e não para produzir oxigênio……

Mage
Mage
Responder para  Flanker
4 anos atrás

Flanker… Uma coisa sobre clima global… Não chove porque a floresta está ali. A floresta está ali porque chove. Vamos preservar a floresta. Mas suponhamos que o ativo que nós até aqui preservamos (tanto que lá está) é tão importante para o clima planetário. Podemos concordar nisso nem que seja por convenção. É praxis, pagarmos por aquilo que consideramos mais importante. A preservação ambiental tem um custo relativamente mensurável. As nações que nos criticam não pagam sequer o que nos devem em créditos de carbono por força de tratados internacionais climáticos já em vigor.
Nesse contexto não te parece que as preocupações e interesses deles deles são muito mais geopolíticos do que ambientais?

Agressor's
Agressor's
4 anos atrás

Este país virou uma baderna…Culpa do Próprio Povo brazileiro…A única diferença que existe entre estes políticos que nos governam é que uns usam gravata e falam polidamente já os outros andam com barba por fazer e falam a linguagem do povão…Ambos são do mesmo esquema…Todos eles governam como que de um “bunker” entrincheirados do povo…é facção do morro A contra facção morro B neste pais…quem está de fora não vê a hora de assumir o controle da “boca”…custe o que custar…..”Pros amigos tudo, para os inimigos, a Lei”…engaveta, arquiva, abafa que a facção do morro A precisa reassumir o controle da “boca” conquistada pela facção do morro B…bobo é quem pensa que nesse jogo a mocinhos e bandidos…Brasil é terra de reféns…

Quem já leu a trilogia de Laurentino Gomes, 1808, 1822 e 1889 vai perceber que o braziu esta fadado ao fracasso, infelizmente. Quando houve de fato uma chance de sermos um país sério durante a Monarquia uma brazileirada veio e acabou com tudo. Hoje pagamos as consequências das decisões nefastas do passado.

https://www.youtube.com/watch?v=V-iedjJhKWw

Agressor's
Agressor's
Responder para  Agressor's
4 anos atrás

O povo ainda não se deu conta que o próprio é o maior prejudicado nesse enredo, enquanto isso são usados como massa de manobra através de sua ignorância para atender aos anseios de um sistema…essa história de comunismo no Brasil virou histeria coletiva…nossa direita e esquerda nunca lutou verdadeiramente pelo desenvolvimento do Brasil…é o velho ditado dividir para conquistar…essa dialética direita e esquerda destruiu com as pessoas, colocaram um contra o outro, as pessoas se dividiram pelo sistema, em vez de se unirem para lutar contra o sistema…é uma pena as pessoas se levarem pela emoção do messianismo político…

Pedro
Pedro
Responder para  Agressor's
4 anos atrás

Bom amigo Agressor, a Monarquia fracassou e agora? Este discurso está no mínimo a 131 anos. Precisamos lutar e conscientizar a população, principalmente a leiga de que bolsonaro´s, e lulás, não são, nunca foram e nunca serão a resolução dos problemas, são hipócritas que usam da máquina pública para se locupletar. Chega de petistas e neopetistas.

jose luiz esposito
jose luiz esposito
Responder para  Pedro
4 anos atrás

A República nunca fracassou , pois nunca existiu ! A Maior Desgraça que nos aconteceu , penso que Deus bobeou nessa hora , então o Golpe do Corno, Doente e Traidor Deodoro

Mage
Mage
Responder para  Pedro
4 anos atrás

Concordo que tais parasitas devem ser banidos no voto, como já vêm sendo, até que sobrevenha-lhes a extinção do quadro político.
Todavia a história da humanidade nos ensina que monarquias vêm e vão. Por muitas vezes povos as restauraram, arrependidos com os problemas das repúblicas que eles mesmos criaram.
A monarquia sempre se mantem, e deve ser mantida, como opção caso um povo que já a teve deseje restaurá-la após comparar com a república que sobreveio.
Não é a república apodrecida que temos um mal definitivo que não possa ser sanado caso assim deseje o povo brasileiro. Nos livramos de tudo o que aí está em termos de apodrecimento das instituições republicanas facilmente caso o povo assim venha a desejar. E fazemos isso de forma muito mais digna que um golpe militar atraiçoando o chefe na nação tal como fez o traidor Deodoro.

Alexandre
Alexandre
4 anos atrás

Tem que melhorar o orçamento das forças armadas.

glasquis 7
Responder para  Alexandre
4 anos atrás

O orçamento militar brasileiro é o maior de toda américa Latina e se não me engano está dentro dos 12 maiores do mundo.

Mage
Mage
Responder para  glasquis 7
4 anos atrás

Sim. E seria anormal se não fosse.
A pergunta é como adquirir capacidades que precisamos urgentemente se o orçamento já vem comprometido com despesas que não cobrem necessidades urgentes sob o ponto de vista militar e geopolítico. Aumentar orçamento cortando de outras áreas? Que áreas? Descumprir a lei? Lesar o direito adquirido?
Me parece que precisamos sim de um aumento, temporário, para a aquisição de meios e capacidades. Mas tenho convicção que aumentar o orçamento o resto como está é jogar muito dinheiro fora. Dentro das forças existe uma cultura de militar que não vai à guerra. Forças que vão à guerra regularmente querem os melhores equipamentos para garantir suas vidas. Já militares que não vão à guerra identificam a sobrevivência com maiores possibilidades de avanço na carreira e uma melhoria de vida.
Daí quando a guerra se apresenta são pegos de calças nas mãos. Assim tem sido historicamente no Brasil. E assim seria hoje.
Declarações recentes de nossos próprios comandantes confirmam isso. E com os orçamentos que dedicamos durante décadas de paz, essas declarações deviam soar como grave insulto ao contribuinte.

Mage
Mage
Responder para  Alexandre
4 anos atrás

Melhorar sim… Aumentar talvez. Mas aumentar sem melhorar a qualidade dos gastos é jogar dinheiro no ralo. A situação atual é de desequilíbrio entre o que de fato vai para a missão e o que decorre de realidades passadas e direitos adquiridos, os quais, obviamente, devem ser preservados pois não somos bárbaros.
Na gestão dos recursos urge incrementar a opção por quadros temporários, fazendo as adaptações legais e administrativas pertinentes. Isso desafoga orçamentos futuros. Pode ser acompanhado por programa de demissões voluntárias que ofereça vantagem para todas as partes (forças, funcionários, administração pública e contribuintes), caso tal programa convenha às finalidades.
Com um horizonte administrativo sanado investe-se mais comodamente em meios, priorizando a aquisição de sistemas de alto poder dissuasório. O financiamento para isso costuma ser diluído no tempo e cabe nos orçamentos principalmente se não houver desvio de finalidade em fundos já existentes, mas que ao longo do tempo passaram a ser usados de forma criativamente ampla, com base em interpretações semânticas no mínimo benevolentes com conveniências que não posso considerar as mais adequadas, muito menos as mais necessárias.
Não vejo mal em aumentar os orçamentos desde que o aumento de hoje não seja a diminuição de amanhã. Aumentar o orçamento simplesmente para aumentar despesa com pessoal não resolve os problemas, os agrava desde já e os aumenta mais ainda no futuro.

Wilton Santos
Wilton Santos
4 anos atrás

O Brasil tem um dos maiores orçamentos militares do mundo. Se o país está preocupado em se armar, devia rever as pensões das filhas solteiras dos militares. Com esse dinheiro certamente poderíamos comprar mais caças, tanques e porta aviões!

manuel flavio Vieira
manuel flavio Vieira
Responder para  Wilton Santos
4 anos atrás

As pensões das filhas solteiras já foram corrigidas na medida do que é possível no nosso Direito. Há institutos como o Direito Adquirido e as regras de transição para a expectativa de direito.

Pedro
Pedro
Responder para  manuel flavio Vieira
4 anos atrás

Isso. Continue com este pensamento de proteger “grupos” em detrimento do bem maior.

manuel flavio Vieira
manuel flavio Vieira
Responder para  Pedro
4 anos atrás

A opinião minha foi técnica. Sou graduado em Direito.

Mage
Mage
Responder para  manuel flavio Vieira
4 anos atrás

Argumentos de “bem maior” que não passem pelo respeito ao direito são “ótimos” até o momento que se voltam contra os que acham ser o direito algo “menor”.

Expostruth
Expostruth
4 anos atrás

Na verdade o Brasil precisa de projetos nucleares secretos, como a Russia com pequenos submarinos que carreguem ogivas nucleares, qualquer cidade costeira de um país que ameaçar o Brasil pode desaparecer. Isso sim é dissuação, o resto é só conversa.

nereu
nereu
Responder para  Expostruth
4 anos atrás

“secretos” até o novo satélite de comunicações já passaram nos trocos “sem falar que foi feito na França” que deve estar muito bem grampeado

jose luiz esposito
jose luiz esposito
Responder para  Expostruth
4 anos atrás

Perfeito a Rússia pode hoje atacar , cidades como N York , São Francisco e outras , sem qualquer tipo de defesa aos EUA .

Roberto
Roberto
4 anos atrás

kkkkkk esse blog começou a ficar com cara de globo.com ou antagonista….. que piada de mau gosto! poderíamos ter uma hora de guerra???

Mage
Mage
Responder para  Roberto
4 anos atrás

Qual é o ponto? Quais são seus argumentos?
A julgar pela maneira refinada e correta com a qual se expressa, você deve ser alguém muito inteligente e culto. Ilumine-nos.

Claudio
Claudio
4 anos atrás

Ano que vem a pressão sobre o Brasil irá aumentar com biden e macron ,mais algum país europeu junto, sanções serão imposta isso não tem como evitar a longo prazo

nereu
nereu
Responder para  Claudio
4 anos atrás

já fiz esse comentário, o Brasil vai ser troco de bala na reaproximação dos EUA e UE, (alguém lembra das ofensas desferidas a mulher do Macron pelo Dudu Bananinha o ofendido nunca esquece)

Mage
Mage
Responder para  Claudio
4 anos atrás

A pergunta é se eles tem condições de impor sanções sem isso gerar repercussões internas na situação política já combalida de seus países.
Sanções ao Brasil são possíveis, limitadas e podem ser retaliadas. Temos como afetar interesses deles também. Outros países tem interesses opostos aos desses dois senhores. Se o Brasil parasse de exportar alimentos por 90 dias, o mundo iria experimentar o caos. E por que isso não acontece? Porque queremos vender e há (sempre haverá) países que querem ou que PRECISAM comprar. O que eles podem fazer é tumultuar o processo na OCDE, taxar uma ou outra coisa e até bloquear certas importações e sim gerar problemas cambiais com repercussões dado a nossa atual relação divida/PIB. Mas sempre vivemos sem OCDE, o mundo precisa comprar o que plantamos. Temos grandes reservas (cabe a nós protege-las de bloqueios antes da posse de Biden e Macron não fazer isso é dar poder a eles) e com algumas alterações legislativas – medidas internas- parte dessas reservas podem até ser parcialmente usadas -com a devida prudencia- para ajudar a mitigar a questão fiscal e ainda mante-las um volume razoável para a nossa proteção.
Se os governos dos EUA e França pudessem fazer tudo o que quisessem, China e Russia não seriam potências. Na recente reunião dos BRICS, Bolsonaro e Putin já trocaram afagos. Perder a maior nação do hemisfério sul, e segunda maior democracia do hemisfério ocidental, simpática ao ocidente, para o projeto geopolítico eurasiano colocaria Biden em Macron entre os maiores idiotas da história. O recado está dado de ambas as partes, e o melhor para os interesses de Estados Unidos e Brasil é investir em uma relação sadia e horizontal, focada em interesses convergentes.

De todos os discursos e twittadas a melhor foi a do ministro do meio ambiente: Os US$ 20 bilhões vão ser anuais???

MFB
MFB
4 anos atrás

FAs passando vergonha com o “mito”. Faz arminha que resolve kkkk

Mage
Mage
Responder para  MFB
4 anos atrás

Maior vergonha era prestar continência para um ladrão… Depois para uma terrorista cuja facção criminosa matou covardemente um jovem soldado. Nesse ponto até melhoramos bastante.
Só sabe o que isso significa a humilhação de prestar continência a um ladrão e uma ladra terrorista quem sabe o que é pundonor militar. Você certamente não sabe.

WELLINGTON RODRIGO SOARES
4 anos atrás

Sugiro assistirem o vídeo de hoje que o Marcelo colocou no seu canal (Hoje no Mundo Militar).
O Biden ameaça o Brasil, mesmo sendo o segundo maior poluente do mundo, atrás apenas da China e quer que o Brasil aceite de boa suas ameaças?
Não quero que o Brasil entre em guerra, mas tem horas que é necessário falar grosso também.
Biden ameaçou e tomou sua resposta. Ou vocês acham que “congregar o mundo” para proteger a Amazônia é enviar bombeiros para apagar focos de incêndio?

Elisandro
Elisandro
Responder para  WELLINGTON RODRIGO SOARES
4 anos atrás

Marcelo é um bom passador de pano. É preciso ter cuidado com o que ele acha que os outros disseram. O viés é escancarado.

WELLINGTON RODRIGO SOARES
Responder para  Elisandro
4 anos atrás

Cara nem os EUA conseguem apagar os incêndios no México, imagina dizer que vai proteger toda a Amazônia ?

https://www.google.com/amp/s/g1.globo.com/google/amp/mundo/noticia/2020/09/24/bombeiros-mexicanos-chegam-a-california-para-ajudar-a-combater-incendios.ghtml

ALISON
ALISON
Responder para  Elisandro
4 anos atrás

Perfeito seu comentário. Ele é completamente parcial

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Responder para  WELLINGTON RODRIGO SOARES
4 anos atrás

Exatamente, o que causa secas mais severas e consequentemente incêndios piores, são esses países liberando muito CO2. O Brasil libera muito pouco e a captura de carbono da floresta é insignificante, não é a Amazônia que vai salvar nada.

WELLINGTON RODRIGO SOARES
Responder para  SmokingSnake ?
4 anos atrás

Mas existem muitos que acreditam no super Biden e no super Macron. Inocentes que acham que eles estão interessados no meio ambiente, quanta hipocrisia.
Califórnia pega fogo todos os anos, inclusive nesse ano teve que ir bombeiros de outros países pata ajudar.

Os incêndios existem, mas Biden ameaçou claramente o Brasil e queriam que o presidente falasse o que ? Ah beleza, podem vir aqui com o mundo para salvar a Amazônia.

https://www.google.com/amp/s/g1.globo.com/google/amp/mundo/noticia/2020/09/24/bombeiros-mexicanos-chegam-a-california-para-ajudar-a-combater-incendios.ghtml

ALISON
ALISON
Responder para  WELLINGTON RODRIGO SOARES
4 anos atrás

E… mas num era o Trump que se preocupava com a “democracia” na Venezuela? Kkkk hipócrita demais vcs… kkkk

Flanker
Flanker
Responder para  SmokingSnake ?
4 anos atrás

Sem chuva vc faz o que, inteligente?? Ou vc acha que aquela massa gigantesca de água e floresta úmida não influenciam no clima e no ciclo de chuvas?

glasquis 7
Responder para  WELLINGTON RODRIGO SOARES
4 anos atrás

É o preço que se paga por permitir o bloqueio a Venezuela.

Disse diversas vezes, “permitir o bloqueio a um país sul-americano, será a porta de entrada pra que o tio Sam tente controlar toda a região.

jose luiz esposito
jose luiz esposito
Responder para  glasquis 7
4 anos atrás

Devemos deixar Maduro na Venezuela , o franco norte da Amazônia com ele lá , esta mais seguro !

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Responder para  WELLINGTON RODRIGO SOARES
4 anos atrás

Assisti esse vídeo e achei uma tremenda babaquice. O cara afirmou que o Brasil não poderia sofrer embargos por que plantamos soja aqui. Ora, a Venezuela tem uma das maiores reservas de petróleo do mundo, onde 3 em cada 3 produtos vitais para nossa existência hoje só estão aqui nas nossas casas graças à indústria do petróleo, e nem por isso a Venezuela escapou das sanções.

Hoje no Mundo Militar é um entusiasta, e não passa disso.

nereu
nereu
Responder para  Defensor da liberdade
4 anos atrás

nosso maior rival no agronegócio não ficaria nem um pouco contente

ALISON
ALISON
Responder para  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Exatamente

Mage
Mage
Responder para  Defensor da liberdade
4 anos atrás

A produção de petróleo no mundo atende a demanda com ou sem a produção atual da Venezuela ou o quinhão dela que conseguem embargar… Não se pode dizer o mesmo dos alimentos. Sem o Brasil haveria fome no mundo em um grau que levaria ao caos em diversas nações emergentes e populações na casa dos bilhões. Aumentos de preços atingiriam tantas outras e além de insumos que países industrialmente desenvolvidos precisam, e que uma vez bloqueado o fornecimento do Brasil teriam que pagar mais caro.
Talvez você acredite que a China iria colocar a segurança alimentar do seu povo em risco para agradar o Macron e os Estados Unidos.
Como você em sua análise usou a palavra “babaquice” e acho não ser o termo mais adequado para qualificar a discussão neste fórum, devolvo-o a origem para a devida guarda.

Mage
Mage
Responder para  WELLINGTON RODRIGO SOARES
4 anos atrás

Minha avó já dizia: Quem fala o que quer, ouve o que não quer.
Mas o complexo de vira-lata da esquerda não tem limites. É da natureza deles achar que nosso povo é uma m… e que deve se comportar como eles – os “iluminados”- querem que nos comportemos. Tudo o que fazem parte dessa premissa. Felizmente as urnas não lhe foram gratas.

Alessandro
Alessandro
4 anos atrás

Tirem logo o Bolsonaro do poder e entreguem de uma vez por todas a Amazônia para os americanos e europeus, não somos capazes mesmo de acabar com os incêndios e erradicar os desmatamentos, assim acalma os ânimos dos estrangeiros e deixa a oposição feliz.

carcara_br
carcara_br
4 anos atrás

Sanções internacionais aplicadas a personalidades corretas seriam bem vindas e teriam apoio interno na realidade, provavelmente é o que ocorreria, tendo em vista o exemplo de outros países que foram alvo de tais políticas.Seria incrível os responsáveis por ação e/ou omissão sendo publicamento expostos e terem seus bens no exterior bloqueados.

Lopez
Lopez
4 anos atrás

Eu até acho que o Brasil tem que ser pragmático, mas até que ponto esse pragmatismo vai funcionar? Porque se no final da jornada de conversações e discussões de interesses nacionais a nossa resposta for: Ok, eu faço o que você quer! Então será porque a “pólvora” do outro lado falou mais alto.

OSEIAS
OSEIAS
4 anos atrás

O cara fala mal dos chineses, agora os americanos não prestam. Assim fica difícil, vai se aliar com quem desse jeito? Só o Trump presta para o home.
Se foi o tempo do pragmatismo. Não me lembro de algum presidente brasileiro ameaçarem os EUA.

OSEIAS
OSEIAS
4 anos atrás

Pode esquecer os armamentos via FMS, pode esquecer as ajudas e cooperação, pelo menos até esse governo passar.

Mage
Mage
Responder para  OSEIAS
4 anos atrás

Eu não teria tanta certeza. E até aqui não é o que falou o assessor de Biden para assuntos internacionais.
Além do mais é uma constante lidarmos com vetos americanos na área militar. Também é uma constante a cooperação pontual. Relações pragmáticas.
A cada factoide a esquerda se anima e nos cobre de ameaças enquanto povo e país. Mas o desenrolar dos acontecimentos e projeções catastróficas, apocalípticas, nunca se confirmam. O tempo favorece a verdade. Está acontecendo algum embargo? Não. Fomos ameaçados? Sim.Por que? Por um esquerdista americano em campanha presidencial. Quando? Antes de qualquer declaração nociva da nossa parte ao país deles.
Caso venha algo a se concretizar, foi apenas o que ele disse antes. De forma gratuita, desrespeitosa, hostil e abusiva, como é da praxis esquerdista.
Ao tomar a merecida resposta, aí sim os esquerdistas daqui se doeram, em solidariedade e fidelidade a quem atacou o Brasil.
Enfim.. Vamos ver… Por enquanto nada de concreto, só factoides e oba-oba. Qualquer projeção deve se basear em fatos e não em palavras. E por enquanto não há fato. Se interessar a empresas que dão dinheiro para campanhas democratas, ou interesses geopolíticos americanos a cooperação militar incrementará. Caso contrário diminuirá. É politica de Estado e nunca foi diferente.

DaGuerra
DaGuerra
4 anos atrás

Muito bem, Presidente! Uns 300 Kt já vai calar a boca desses qualiras biden e makron.

nereu
nereu
Responder para  DaGuerra
4 anos atrás

esses 300kt ele iria jogar na própria Amazônia???
ou um Tucano faria o serviço de levar a bomba

sj1
sj1
4 anos atrás

A mesma matéria de antes sob um novo título…

Eduardo
Eduardo
4 anos atrás

Que vergonha para este vergonhoso país este lunático perigoso.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
4 anos atrás

O Biden jogou verde para ver se cola tentando subornar o governo atual, como sempre fez com os antigos governos pós 1985 sobre a Amazônia.Os EUA não se cansam de passar vergonha pelo mundo com suas forças armadas,e o Presidente Bolsonaro deu a resposta a altura.Quando se fala em pressionar economicamente é quase que como uma declaração de guerra também.

Mage
Mage
Responder para  Renato de Mello Machado
4 anos atrás

Perfeito Renato… Surpreende que em um fórum militar não seja consenso que quando o senhor que cheira e apalpa menininhas fala em reunir o mundo para consequências econômicas severas contra nosso país isso não tenha sido uma clara ameaça.
Feio é responder.
Enfim… a hipocrisia.

Rodrigo
Rodrigo
4 anos atrás

Encontrar um inimigo ou possível agressor vem bem a calhar as vezes, pode justificar um investimento em equipamento militar, ou obtenção de armas nucleares, e todo mundo que serviu as FAAs sabe que ora ou outra isso ia acontecer, bom para eles saberem que não vai ser tão simples.

Mage
Mage
Responder para  Rodrigo
4 anos atrás

Eles não deram conta de guerra na selva nem com os vietnamitas.
Até os pacatos canadenses já entraram no país deles e tacaram fogo na casa branca. A China acaba de remover um presidente americano que lhe era inconveniente sem precisar dar um tiro. Colocou os EUA de joelhos e ainda mudou o presidente deles.
Não vai ter guerra nenhuma. Mas esse tipo de situação mostra ao povo como uma situação pode rapidamente escalar. A fala do presidente reforça o debate sobre a defesa e os investimentos necessários para que as FFAA cumpram seu papel constitucional. Elas têm um… Basta agora demonstrarem que para cumprir o papel constitucional que se refere a defesa precisam de mais meios e mais financiamento. A declaração de Bolsonaro tem menos a ver com Biden do que com a mobilização que a imprensa vinha fazendo contra o orçamento militar e demagogicamente comparando com a educação.
É como mostrar: Fomos ameaçados. Se o clima esquentar vamos chamar quem para defender nossa soberania? Fomos agredidos verbalmente e precisamos estar prontos em caso de agressão real. E no mundo real não são com maconheiros de ciências humanas que se dissuade um ataque estrangeiro.
É disso que estamos falando.

jose luiz esposito
jose luiz esposito
4 anos atrás

Começamos em dividir por DOIS V o Orçamento do Judiciário , lá as filhinhas dos Juízes de M , também vivem de Pensões e Empregos !

Lucas
Lucas
4 anos atrás

Bolsonaro falando como Chavez ou Maduro.
E a base dele adora.

José Soares de Oliveira y
José Soares de Oliveira y
4 anos atrás

E triste ver uma imprensa distorcendo tudo. Vcs acham que depois de 30 anos que os Americanos estão ganhando todos os contratos, atualização SIVAM, GE FERROVIAS, 5G , WHITEHOUSE GERADORES NUCLEARES exploração da Amazônia via concessão de recursos minerais em reservas indígenas pois o sub solo e da União e não dos Indios. Em que eles vão ter que dividir só com o Brasil . A mídia acha que ele vai dividir com as potências Europeias, Rússia , China e atores Asiáticos, não me faça rir. A eleição Americana acabou e lá não existe esquerda acorda mídia os grandes grupos industriais americanos vão chamar o Joe Biden para uma conversa e por as fichas na mesa. Americano e tudo menos burro, aqui tem um mercado de mais de 200milhoes de consumidores que adora produtos deles. A mídia brasileira tá toda arrepiada pois acabou o dinheiro das palestras e os financiamentos da LEI ROUANET eles jamais vão dar o Brasil de bandeja para China e Rússia.

Luciano
Luciano
4 anos atrás

Enquanto isso, o Amapá tá há 10 dias sem regularizar o fornecimento de energia. No lugar de ficar criando problema diplomático pra [tentar] esconder as falcatruas dos filhos corruptos [que nem a cúpula de um partido que conhecemos], o presidente deveria estar olhando para os problemas endêmicos nacionais!

Mgtow
Mgtow
4 anos atrás

Sujeitinho inconsequente. Bravateiro. Não consigo entender como que um pária desse ´consegue eleitores e vem a 30 anos ganhando eleições sem nunca ter aprovado um unico projeto.

Mage
Mage
Responder para  Mgtow
4 anos atrás

Olá sujeitinho responsável. Sinal que não era do esquema.
Quem aprova projetos são os líderes partidários em reunião com a presidência da Câmara… Isso faz com que as propostas entrem nas ordens do dia nas comissões, sejam pautadas para a votação em plenário e adivinhe… Garante os votos para a aprovação.
Mas lembre-se. Você, prezado sujeitinho honesto, mente. O projeto do voto impresso com muita pressão e amparado por outras forças foi aprovado mas adivinhe. Os sujeitinhos indicados pelo sujeitinho presidiário e pela sujeitinha de sua mesma laia para outro poder vetaram! Para eles em 1988 quando os votos eram impressos a Constituição estabeleceu que voto impresso (ou seja: o voto de então) era inconstitucional (!!!!!). Uma ginástica moral só possível a sujeitinhos com uma mente esquerdista que já ultrapassaram todas as raias da moral.

Mgtow
Mgtow
Responder para  Mage
4 anos atrás

Calma cão raivoso. Já tomaste a sua vacina antirábica?