Se a crise do setor não for enfrentada já, perda da competitividade será irreversível

Por Rubens Barbosa*

Basta de diagnósticos. A crise no setor industrial exige ação imediata dos empresários e do governo para recuperar o tempo perdido e reverter a tendência de seu gradual enfraquecimento. Se essa questão não for enfrentada de imediato, a perda da competitividade da indústria se tornará irreversível.

Nos últimos seis anos, 36,6 mil fábricas fecharam as portas no Brasil, 17 por dia. A saída da Ford e da Mercedes põem em risco todo o setor automotivo. No ano passado, com a crise econômica nacional agravada pela covid-19, o setor registrou sua menor participação no produto interno bruto (PIB) desde o início da série histórica, em 1946. O Brasil deixou de figurar como uma das dez maiores economias globais.

O processo de desindustrialização precoce está avançando pela ausência de políticas públicas voltadas para seu fortalecimento. A situação está tão grave que há até quem defenda a ideia de que o governo deixe de apoiar o setor industrial e se foque nas atuais vantagens comparativas do agronegócio e da mineração. Com mais de 200 milhões de habitantes e mais de 14 milhões de desempregados, o campo não tem como oferecer as oportunidades de emprego e renda que a indústria propicia.

A reindustrialização e a modernização industrial deveriam ser prioridades nacionais, aceleradas pela implementação da atual agenda de reformas horizontais (mudança estrutural) e pelo aumento da produtividade, complementadas com uma verdadeira política industrial que induza negócios estratégicos de alto impacto econômico e social, visando à geração de empregos e renda.

Nesse sentido, caberia fortalecer mecanismos de apoio à indústria como financiamento, compras governamentais e estímulos à produção e exportação de bens de média e alta tecnologia; definir como áreas prioritárias as indústrias de alto conteúdo tecnológico e inovadoras; identificar nichos de mercado para a nacionalização de produtos essenciais estratégicos na área da saúde e outros (em quatro décadas, o Brasil reduziu de 55% para 5% sua capacidade de produção de insumos farmacêuticos); identificação de áreas para criar cadeias de valor agregado na América do Sul a partir de interesses da indústria nacional; apoio com políticas públicas à internacionalização da empresa nacional.

A agenda de competitividade poderia ser levada adiante mediante ação política junto ao Executivo e ao Legislativo para aprovação da reforma tributária, o fator mais importante para aumentar a competitividade da economia e das empresas nacionais.

Outras políticas incluiriam a isonomia de tratamento entre produtos importados e nacionais; aprovação da reforma do Estado, com a desburocratização e simplificação de regras e regulamentos a fim de facilitar os negócios (portal único e OEA); fortalecimento de uma política de incentivos à inovação com estímulos a P&D para a iniciativa privada (universidades e centros de pesquisa) e os órgãos governamentais existentes em áreas estratégicas (mas não limitadas), como indústria 4.0, inteligência artificial e biotecnologia; incentivos à formação e capacitação de profissionais e dirigentes empresariais com a concessão de bolsas de estudo e estágios, no País e no exterior; licitação da tecnologia 5G ou autorização de redes particulares para acelerar o processo de modernização da indústria (4.0–inteligência artificial, automação avançada); alinhamento de políticas internas, principalmente a ambiental, com a política de comércio exterior para evitar medidas restritivas contra produtos brasileiros; medir os impactos sociais após a revisão completa dos tributos e outros projetos estratégicos no nível federal (sustentabilidade).

Com a pandemia surgiu a política de “autonomia estratégica”, que busca substituir importação em áreas limitadas e específicas, como saúde e alimentação, que interessam à segurança nacional. Nessas áreas, a vulnerabilidade dos países pela ausência de produção interna teria de ser superada. A autonomia estratégica, combinada com os avanços do 5G e da inteligência artificial, poderia ser nova referência para a definição de políticas para dar início a um ciclo de reindustrialização que ajudará a impulsionar o crescimento econômico e o emprego.

O Brasil tem ainda o maior parque industrial no Hemisfério Sul. Nos últimos 40 anos a participação relativa da indústria no PIB nacional vem caindo, passou de cerca de 26% no final dos anos 80 para pouco acima de 11% no ano passado.

Executivo e Legislativo estão devendo a aprovação das reformas em 2021. A questão, contudo, é de médio e longo prazos. Por isso, ao lado da política externa, do meio ambiente, da defesa nacional, a reindustrialização deveria necessariamente ser incluída no debate da eleição presidencial. A recuperação do setor industrial deveria ser uma das bandeiras do novo governo a partir de 2023.

O importante é olhar para a frente e defender políticas e medidas que possam, na década de 2020-2030, criar condições para a reindustrialização do País. E necessária uma visão estratégica de médio prazo. Para isso será necessário que a indústria se ajuste às transformações por que passa o mundo, se concentre em inovação e novas tecnologias e, sobretudo, não fique esperando as benesses do governo.

*PRESIDENTE DO IRICE

FONTE: O Estado de S. Paulo

NOTA DO FORTE: O gráfico abaixo mostra a participação da indústria brasileira em relação ao PIB, de 1947 a 2017.

Crise na indústria brasileira
Crise na indústria brasileira

 

Subscribe
Notify of
guest

237 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos10
Marcos10
3 anos atrás

Somos o único país do Mundo que jogou fora seu parque industrial bélico, setor que agrega desenvolvimento tecnológico, empregos com boa remuneração, capacidade de exportação e que promove independência militar, tudo em nome do social, entendendo-se ai manter altos salários de uma casta parasitaria. No caso dos automóveis, além dos altos impostos que incidem na venda, que podem variar de 47% até 70% dependendo da fonte, não podemos esquecer que o ipva podem variar de 3,5% até 4% anualmente. Assim, ao longo de dez anos, só de ipva você terá desembolsado de 35% até 40% do valor do veículo. A… Read more »

Joao Moita Jr
Reply to  Marcos10
3 anos atrás

Sinto muito meus caros, mas de um país que acaba de entregar até o seu próprio banco central já não espero mais nada. E depois me dizem que o “governo” do Brasil é nacionalista.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Joao Moita Jr
3 anos atrás

A vaca ja foi pro brejo faz tempo !!!!!
So estao acabando de limpar a raspa do tacho do que sobrou !!!!
Primeiro foi o banco central,agora vao privatizar tudo a preço de banana !!!!

nonato
nonato
Reply to  Marcelo
3 anos atrás

Nos Estados Unidos, como é o Banco Central?
?

Luiz
Reply to  nonato
3 anos atrás

Independente

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Marcelo
3 anos atrás

E ontem,a Audi anunciou que também encerrará a produção no Brasil.

nonato
nonato
Reply to  Joao Moita Jr
3 anos atrás

Nos Estados Unidos, qual a situação do Banco Central?
?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Joao Moita Jr
3 anos atrás

Vc não pode comparar a situação dos EUA com o Brasil.
Lá temos uma economia madura, estruturada que cresce em média 2%, 2,5% ao ano.
Aqui temos uma economia fraca que necessita constantemente de políticas governamentais.
Agora, vc tirar a prerrogativa do Governo de estimular a economia, em vista de interesses de mercado é a certeza de que o Pais vai patinar eternamente.
Imagine um Diretor do BC bloquear uma política expansionista porque os representantes do mercado estão preocupados com seus ganhos.
Porque, certamente, o BC vai parar nas mãos desse pessoal.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Sabe aquele paciente que está em estado grave, mas estável e vai acabar morrendo?
É isso.

Nico 88
Nico 88
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Ele não vai parar. Já é. A entrega do banco central só formalizou isso.

Bruno
Bruno
Reply to  Nico 88
3 anos atrás

O editor poderia bloqueá-lo (Antônio Kings) pelo menos por um prazo aí sim se um dia ele voltasse tenho certeza que teria aprendido a lição. Mas as vezes eu penso que ele é o próprio editor.

Wellington Góes
Wellington Góes
Reply to  Joao Moita Jr
3 anos atrás

Desculpa amigo, mas uma coisa não tem nada a ver com outra… A desindustrialização é oriundo de outros problemas, num acumulo de gestões desastrosas…

José
José
Reply to  Marcos10
3 anos atrás

Governos anteriores. O atual não criou nenhum imposto e está desburocratizando.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  José
3 anos atrás

Não criou imposto, diminuiu alguns e aumentou outros para compensar. Em resumo, continuamos na mesma.

nonato
nonato
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
3 anos atrás

Tudo que a matéria sugere como solução é o que o governo federal está fazendo.
A desindustrialização não é só no Brasil e, em parte, culpa da China, defendida por alguns militantes aqui.
Trump, nos Estados Unidos, começou a reverter isso.
Pelo menos em parte.

Wagner
Wagner
Reply to  José
3 anos atrás

Desburocratizando? Oi?

RENAN
RENAN
Reply to  Marcos10
3 anos atrás

Alguém sabe o que foi no período militar? O que gerou tamanho crescimento do parque industrial? Por favor repita a receita. Minha opinião precisamos de investimento nacional pesado na indústria. Precisamos de políticos comprometido com o setor industrial para fomentar leis e incentivos para este setor, assim como existe uma bancada ruralista, tem que existir uma bancada industrial. Nossa nação necessita de uma marinha de guerra. Então porque não desenvolver um setor industrial competente para produzir ao longo de 20 anos nossa marinha? Isso levaria ao desenvolvimento de tecnologia industrial e fortaleceria a nossa defesa. Para construir uma esquadra de… Read more »

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  RENAN
3 anos atrás

“Alguém sabe o que foi no período militar? O que gerou tamanho crescimento do parque industrial? Por favor repita a receita. Minha opinião precisamos de investimento nacional pesado na indústria”. Está pedindo uma política industrial à lá Presidenta e nem percebeu. Amigo… Os governos militares quebraram o país. Sabe inflação de 70%-80% ao mês? Eu vivi isso. Tudo consequencia das escolhas catastróficas que se fizeram nos anos 70.  Esquece a formuleta de 50-60 anos atrás. A indústria hoje é outra! Essa era a época da indústria 2.0. Já passamos da 3.0 e indo pra 4.0. Ademais o mercado (global) mudou… Read more »

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  GFC_RJ
3 anos atrás

Meu caro, realmente o governo militar deixou uma inflação absurda, mas também deixou infraestrutura importante e necessária até hoje! Após o governo militar, que grande obra foi realizada e completada? A transposição não vale, porque ainda não terminaram, porto em cuba, metros e aeroportos nos países aqui do continente também não….Se não fossem estas obras realizadas pelos governos militares, o que seria do país hoje? provavelmente, teríamos apagões graves de energia….

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  Saldanha da Gama
3 anos atrás

Ainda pensando dentro da caixa… Continuam com esse vício que o Estado tem que realizar “grandes obras”. Mentalidade anos 70. Concede e autoriza ao setor privado, que já têm condição de fazer! Não estamos mais nos anos 40 e 50, que não havia capital, engenheiros, etc. O Estado não tem mais como bancar tudo que é investimento de A a Z que o país precisa. Esquece! O Estado já custa 40% do PIB e 95% disso é de gasto obrigatório. A moleza acabou! E não… a herança maldita da hiperinflação dos anos 80 não é algo minimizável. Foi uma época… Read more »

Cristiano GR
Cristiano GR
Reply to  GFC_RJ
3 anos atrás

Para quem era empresário e soube trabalhar foi a melhor época. Fazia-se grandes estoques e vendia tudo atualizando o preço conforme a inflação.

Nico 88
Nico 88
Reply to  GFC_RJ
3 anos atrás

Itaipu à época custou 20 bilhões de dólares. Qual empresa privada hoje tem coragem de investir isso sem financiamento do Estado ou garantia deste? Esse fanatismo ideológico deturpam as análises baseadas no mundo real. No mundo da teoria é lindo ideologia. Agora quando o país cresce 10% ao ano e tem que ser colocado 14.000 MW/ H de energia a conversa mole de liberal cai por terra.

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  Nico 88
3 anos atrás

Por que não pode ser em parceria para diminuição dos riscos? Belo Monte não foi assim? Tem de ser tudo num âmbito binário? Ou é privado ou é o Estado… Aí o “fanático” sou eu.
Mas beleza… Vou ali dar uma cochilada bem ideológica e você me acorda quando Angra 3 estiver concluída e operando.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Saldanha da Gama
3 anos atrás

Prezado Saldanha.

O que o Governo militar fez nas décadas de 60 e 70 foi o que devia ser feito e todos os países do Mundo fizeram o mesmo.
Só que esse momento passou e os nossos governantes à época não fizeram da maneira correta, pois deixaram uma dívida impagável.
SDS tricolores.
Rumo à liberta!

RENAN
RENAN
Reply to  GFC_RJ
3 anos atrás

Eu dei 4 sugestões para desenvolver a indústria nacional
Qual sua opinião sobre elas?
Qual a sua sugestão ? por favor

Agnelo
Agnelo
Reply to  RENAN
3 anos atrás

Pergunta pra quem tenta montar empresa no Brasil….
Impostos e impostos e sindicato e direitos demais engessados….
Q venha a reforma tributária.
Pelo menos a farra dos sindicatos levou uma barrada….
Sds

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Agnelo
3 anos atrás

Quer dizer que você é a favor de cortar direitos dos trabalhadores? que tal começar pelos seus, para dar o exemplo? bora iniciar uma campanha para cortar direitos trabalhistas de membros das FFAA, da ativa ou reserva? para diminuir o tal “custo Brasil”? que tal? aliás, pessoas como vc deveriam ser pagas pelo governo dos EUA, não pelos meus impostos. Ah, esqueci que vc defende os EUA de graça e nem liga para os interesses do Brasil, que paga o seu salário.Ok. Aliás, você não disse que os EUA são invencíveis em guerra de alta intensidade, porque então precisa ficar… Read more »

André
André
Reply to  RENAN
3 anos atrás

Isso…. “repita a receita”. Depois da uma olhadinha na dívida contraída para o milagre brasileiro (década de 70). Gostamos de dar nomes para as décadas: década de 80 é a década perdida, e década de 90, é a mais perdida ainda. Adivinha por que? Processo de industrialização acelerado baseado na contratação de empréstimos e tendo como base a indústria automobilística.
P.s: pergunta: confere as notícias a respeito da compra de bacalhau (lombo, a parte mais cara) e outros quitutes pelas forças armadas?

MMerlin
MMerlin
3 anos atrás

Esta bola vem sendo cantada a tempos aqui nos comentários mas a grande maioria acredita que é pregar a favor do desemprego. Trabalho com automatização de processos, não apenas mais para Indústrias mas também para Empresas. Entendam, lá foram, os Governos investem na área de infraestrutura, transporte e redução de impostos na fonte. Também lá, as empresas investem em aumento de qualidade, automatização e redução de custos. Tudo para que o produto final seja mais competitível no mercado. Nem estou levando em consideração ainda a questão sustentabilidade voltada tanto para a qualidade de vida e trabalho dos colaboradores quanto para… Read more »

Last edited 3 anos atrás by MMerlin
Tomcat4,2
Tomcat4,2
Reply to  MMerlin
3 anos atrás

Excelentes colocações, e as do Marcos10 tbm. O problema do Brasil são os brasileiros, se políticos, corrompem e são corrompidos de modo a atrasar o país por seus projetos “pessoais e gananciosos” de poder, se ,muitas vezes, do setor público, fazem beicinho por tudo e trabalham(claro que há exceções) porcamente e sem pressa alguma ou compromisso com o que quer que seja e o povo adora ser tratado a pão e circo(pois se não o fosse não aceitaria metade dos absurdos que aceita), sendo levado como gado político ou midiático simplesmente por ter preguiça de buscar informações fidedignas sobre quaisquer… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  MMerlin
3 anos atrás

A Infra Estrutura está sendo melhorada, já conseguimos nos igualar ao agro dos EUA só com umas estradas pavimentadas, quando tivermos as estradas de ferro em 2026 todas completas, seremos mais competitivos, mesmo que seja soja ou produto industrial para ser exportado, quanto ao trabalho temos que desonerar a folha de pagamento, além de facilitar demissão, de resto o que você disse também é oq penso.

André Luiz
André Luiz
Reply to  Carlos Campos
3 anos atrás

melhorada onde? ainda somos extremamente dependentes do transporte rodoviário, nossos portos precisam de atualização urgente, nossos sistema elétrico ainda é muito dependente das hidrelétricas. isso sem falar sobre como as estradas não possuem qualidade e a burocracia e nada mudou.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  André Luiz
3 anos atrás

As hidroeletricas deveriam ser vantagem. E o sistema mais barato más no Brasil, pagamos a conta das mais caras.

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
3 anos atrás

Caro CAC,

As hidroelétricas são importantíssimas, mas não atendem mais às demandas de energia atuais. Precisamos de mais. A matriz vai mudar e o processo já está em andamento.
Térmicas à gás devem ser as mais demandadas, mas precisa-se buscar fornecedores baratos. E te dizer, que a melhor opção hoje, disparado, é a… Argentina!

Abs.

RENAN
RENAN
Reply to  GFC_RJ
3 anos atrás

O Brasil não usa o gás que descobriu, devido a um contrato com multas bem gordinha para o fornecedor atual. É necessário esperar este contrato acabar

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  RENAN
3 anos atrás

Não.  O Brasil não usa o gás que descobriu, primeiro porque tem uma legislação arcaica que gera insegurança jurídica para investimentos. Está se mudando agora, melhorando, mas ainda alguns dizem que será muito tímido e que daqui a pouco vai ter de aprovar nova regulação para suprir insuficiências desta nova. Segundo… Questão de lucratividade faz com que seja melhor reinjetar o gás para melhor produção de óleo, pois hoje o petróleo do pré-sal é muito mais lucrativo do que gás natural à Petrobras. E lucratividade é primordial à empresa porque está endividada pra garai. Terceiro (e principal). Custo. Na melhor… Read more »

RENAN
RENAN
Reply to  GFC_RJ
3 anos atrás

A energia é cara pois hj há indicação política para trabalhar nas hidrelétricas.
O custo Brasil é alto

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  RENAN
3 anos atrás

Oi??? De onde vocês tiram essas “teorias”. Por favor, não me conte, somente foi pergunta retórica. O custo da energia de hidrelétricas no Brasil é barato. As usinas já foram pagas, modernizadas, automatizadas e quando tem água suficiente até o insumo é gratuiuto. A questão é que o Brasil necessitará em 2025 cerca de 50% mais energia do que em 2015, e crescendo… E a fase de se crescer uma matriz sobre essa fonte em território brasileiro se esgotou. Não dá mais pra crescer por ali. Tem de se diversificar as fontes: eólica, solar, gás natural, biomassa e até nuclear.… Read more »

Tomcat4,2
Tomcat4,2
Reply to  GFC_RJ
3 anos atrás

A matriz energética que se tem, muito timidamente, começado a usar no Brasil e que temos tudo(uma costa de milhares de km) pra usar a vontade e com ganhos absurdos, é a eólica, até fabricamos as pás e tal e exportamos. Temos que investir muito nisso.

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  Tomcat4,2
3 anos atrás

A eólica é uma fonte muito importante, com muito potencial ainda de crescimento e, de fato, já vem crescendo aqui a taxas chinesas. Já é cerca de 10% na matriz elétrica. Mas… Ela tem um probleminha que não é um detalhe: sazonalidade.

A fonte é muito produtiva em alguns meses do ano, uns 4, 5, 6 meses. Os outros 6 meses é de produção muito baixa. Na solar ocorre o mesmo, bem como em menor grau na hídrica.
Daí é necessário que haja fontes que não tenham essa sazonalidade, como as térmicas a gás e nuclear.

RENAN
RENAN
Reply to  GFC_RJ
3 anos atrás

Uma das formas de se reduzir o aumento do consumo é a exigência de casa nova ter que ter boiler para aquecimento de água através de placa solar.
E que tenha um determinado número de placas de energia solar a cada metro quadrado.
Quanto a demanda faz um reator padrão capaz de ser levado de carretas para pequenas cidades e permeia centenas de reatores nuclear pelas cidades deste Brasil. Deixando os linhões abastecendo os grandes centro e cidades urbanizado.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  André Luiz
3 anos atrás

se você usa internet para outras coisas e esquece de se informar, problema seu

RENAN
RENAN
Reply to  Carlos Campos
3 anos atrás

Discordo de tudo que você disse

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  MMerlin
3 anos atrás

Concordo com tudo, Sr. Merlin. Se me permite um adendo… O Estado pode (e deve) ajudar a indústria, mas longe da forma como vem fazendo hoje, que muito mais atrapalha do que ajuda. Tem de sair do “modo intervencionista” e o “modo mãezona” para o “modo fomentador”. E nós temos contra-exemplos de como o Estado fomentador pode ser importante. O Agro hoje é moderno com ajuda do Estado. A EMBRAPA e as universidades rurais foram muito importantes no desenvolvimento tecnológico do setor, que levou à grande produtividade porteira à dentro. Porteira afora é extremamente OMISSO, principalmente na infra-estrutura. A Embraer… Read more »

RENAN
RENAN
Reply to  GFC_RJ
3 anos atrás

Você sabe porque a Embrapa existe? Ela só dá prejuízo financeiro ao governo, mas porque não foi privatizada? Simplesmente existe a bancada ruralista, umas das mais fortes na política. Está bancada sustenta políticas fortes para incentivar o setor. Umas das políticas recentes diminuiu a fiscalização de trabalho escravo. Eles mandam no Brasil E por este motivo o agro é tão forte. Nós não temos uma bancada industrial, formada por donos de grandes empresas, por este motivo não há políticas públicas de incentivo a indústria nacional. E nem um órgão forte voltado a P&D industrial. Olha não que eu ache o… Read more »

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  RENAN
3 anos atrás

Não tem bancada industrial… Çei. Afinal, a FIESP é o quê?! Só um patinho inflável amarelo?! Quando Dilmão anunciava seus pacotes de “bondades” do BNDES, das leis de conteúdo nacional (intervenção direta), dos incentivos fiscais, das barreiras tarifárias… Esse povo estava ali do lado batendo palmas. Quando a moleza acabou o lema passou a ser “nós não vamos pagar o pato”. Se não é o Agro, esse país estaria pior que a Argentina e vivendo as mesmas crises de dívida externa de 40 anos atrás. Pois é esse setor, e praticamente só ele, que traz divisas que bancam nosso balanço… Read more »

RENAN
RENAN
Reply to  GFC_RJ
3 anos atrás

A FIESP é uma federação das indústrias não é uma bancada política eleita.

João Adaime
João Adaime
3 anos atrás

Que é necessário colocar o sino no gato, todo mundo sabe. O problema é quem vai colocar? Quando do anúncio da saída da Ford, o presidente da Anfavea, no Canal Livre da Band, disse que no preço de um carro incidem mais de 200 (duzentas) taxas. Fora os impostos. E isto deve ser a realidade em todos os setores, um pouco mais, um pouco menos. Temos dois problemas principais. A corrupção e o custo da máquina pública. Ambos são um sumidouro dos impostos arrecadados. Quanto mais se arrecada, mais eles consomem. Mesmo concordando com o que escreveu o autor do… Read more »

Pedro
Pedro
Reply to  João Adaime
3 anos atrás

Pois é, esses 200 impostos incidem a anos, pq apenas agora abrir a boca? Pq quando os governos la atras colocaram isso, ficaram quietos e coniventes? Ahh, eles mamavam junto e agora acabou a teta, viram o tamanho mal que esse imposto abusivo faz?

J4S0N7
J4S0N7
Reply to  Pedro
3 anos atrás

Exatamente.!! O estadão ficou calado durante todo o reinado do PT e só agora, resolveu tocar no assunto, curioso né.?!?

João Adaime
João Adaime
Reply to  Pedro
3 anos atrás

Caro Pedro
Não são impostos, são taxas. Um exemplo de taxa: Sempre que você faz alguma coisa no cartório, você paga um percentual para um fundo judiciário. Imposto vai pro caixa do governo. Taxa tem uma destinação exclusiva.
A Anfavea nunca se calou. Ela sempre reclamou junto ao ministro da Economia (antiga Fazenda) mas sempre ouvia a desculpa de sempre, que não dava pra tirar e coisa e tal. Como que o STF poderia comprar lagosta e vinhos finos premiados sem o fundo judiciário?
Abraço

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Pedro
3 anos atrás

A globalização não aceita desaforo, cada dia a competitividade aperta mais, um dia as fabricantes brigavam dentro do país, depois veio o Mercosul e o México, agora a briga é com a China….

Antoniokings
Antoniokings
3 anos atrás

Como disse o Presidente da CNI: ‘O Brasil está virando a roça do Mundo’.
Sem dúvidas que o agronegócio e a mineração não podem prover os empregos em quantidade e qualidade que um País de mais de 200 milhões de habitantes precisa.

Bosco
Bosco
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Não te entendo Toinho. A cada notícia sobre a China você nos abastece com números fabulosos vindo de lá e faz pouco caso da agroindústria brasileira. Ora! Se você acha maravilhoso todo o parque industrial do mundo ter ido parar lá na China e acha fantástico ela ser a potência hegemônica dentro de no máximo 10 anos, tá reclamando de que do Brasil virar a roça do mundo?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Bosco
3 anos atrás

Vc está tirando conclusões, erradas como sempre.
Não só do que eu escrevo, mas de muitos assuntos aqui tratados.
Tire seus antolhos ideológicos e veja a realidade do que está ocorrendo no Mundo.
Quem disse que eu estou torcendo para todo o parque industrial do Mundo ir para a China?
Se está indo é por conta da políticas bem sucedidas de Pequim.
E a China está de parabéns por isso.
Agora, se o Brasil está seguindo o caminho atual, é porque está indo para a roça.
Literalmente.

Bosco
Bosco
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

“antolhos ideológicos ”
Uau! Vindo de vc esse tapa na cara mais parece um beijinho de boa tarde. Rssss
E sim! O Brasil litetalmente tá indo pra roça agora! Antes, tava indo pro esgoto porque na privada já tava.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Bosco
3 anos atrás

Bosco ,
Eu vejo no Agronegócio e na Mineração uma oportunidade impar para alavancar uma indústria brasileira pujante. Uma industrialização rápida e com teor de nacionalização de componentes surpreendente para níveis mundiais.

Pedro
Pedro
Reply to  Gabriel BR
3 anos atrás

Exato! A industria de alimentos é super dinamica e temos muitas oportunidades. Nao a toa, dificilmente vc ve empresas desse ramo saindo do Brasil. Se nao avancamos mais, é devido a eterna burocracia, impostos e uma legislaçao maluca que juntamente a um judiciario militante, é uma senhora ancora a esses negocios. Vejam o crescimento do interior de SP, Oeste e Norte do PR, MT, MS e GO e vejam a transformaçao que a agricultura e a industria de alimentos vem fazendo.

Marcos10
Marcos10
Reply to  Gabriel BR
3 anos atrás

Agricultura e mineração são importantes, mas não há nada no Mundo que gere tanto emprego como indústria e serviços, os quais o Brasil não consegue gerar. Impostos concentrados no consumo ao invés da renda; financiamento, seja para consumo ou capital de giro, caros; incapacidade de fornecer mão de obra qualificada; baixa produtividade; sem contar que se trabalha pouco. Quarenta horas o brasileiro está se atirando no chão. Não, não estou pedindo as mais de sessenta horas semanais que o trabalhador sul coreano faz, ou fazia, pois agora são 53 horas.

Tomcat4,2
Tomcat4,2
Reply to  Marcos10
3 anos atrás

Marcos10, lembrar que inevitavelmente a industria 4.0 ,a era da informática, robótica e automatização já tende desde o início a acabar com milhões de empregos no mundo todo.

Pedro
Pedro
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Politicas Bem Sucedidas: Escravizar o proprio povo, restringir a liberdade do mesmo, depreciar sua moeda e nao criar uma poupança para a aposentadoria desses trabalhadores!
Olha, se nao fosse um país diria que esse quadro é de uma nuvem de gafanhotos!!

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Pedro
3 anos atrás

A Esquerda Ocidental é antônimo do Sucesso

joão Fernando
joão Fernando
Reply to  Gabriel BR
3 anos atrás

A oriental então só acerta na mosca? Explica ai.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Pedro
3 anos atrás

concordo, só discordo da parte em que desvaloriza sua moeda, na VDD a China anos atrás sofreu para manter o Yuan estável e não se desvalorizar.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Pedro
3 anos atrás

Tema gente que acredita nas estatísticas e na máquina de propaganda do comunismo chinês.

EParro
EParro
Reply to  Tadeu Mendes
3 anos atrás

Pois é Tadeu Mendes, pois é!

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Tadeu Mendes
3 anos atrás

Tem gente que acredita nas estatísticas e na máquina de propaganda do capitalismo ianque. E por favor nisso, você mora nos EUA, não? então está vendo de perto, com seus próprios olhos, a qualidade de vida do cidadão norte-americano se deteriorar, não é? qual a quantidade de mendigos e esfomeados vc tem contato diariamente?

MFB
MFB
Reply to  Bosco
3 anos atrás

Pedir coerência ao tenho é pedir demais.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  MFB
3 anos atrás

Tem alguém comentando em nome do Tonho.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

roça do mundo aí já é demais, o Brasil com esse acumulo da agroindustria pode usar isso como softpower, e até aos poucos comprar o agro dos EUA, nosso principal rival.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

A pouco tempo atrás chegamos até ser a sexta maior economia do mundo superando os britânicos, isso só exportando “banana”. Exportando coisas que hoje tem pouco valor agregado para a economia. O Brasil não é e nunca foi um país de “terceiro mundo”, ele é mantido assim por uma política colonialista de dominação político-econômica que foi instaurada aqui, pela ação de agentes externos. Esta ideia de que somos uma nação pobre e miserável não passa de uma bravata criada por essa classe dirigente que nos governa, pra enganar a população deste país. Prestem atenção em como no nosso país qualquer… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Agressor's
3 anos atrás

Não duvido do que vc escreveu.

Gottffrid
Gottffrid
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Você está certo, Kings. A desindustrialização é um projeto, coisa de profissionais. Vi muita gente aplaudindo a Petrobras por comprar sondas em Shangai em vez de fortalecer nossa indústria naval. Vi diretor da FIESP dizer que o percentual de conteúdo nacional nas compras da indústria do petróleo estava muito elevado e precisava baixar. Recentemente o pesidente do IPEA declarou, abertamente, que nosso destino é voltar ao extrativismo, atolado no setor primário: “Em entrevista ao Valor Econômico, Carlos von Doellinger, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), defendeu a desindustrialização ao sustentar que atividades de manufatura, com exceção do beneficiamento… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Gottffrid
Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Gottffrid
3 anos atrás

Prezado Gottffrid

Ou seja, comprar a sonda na China e pagar vendendo petróleo, onde somos eficientes.
É por aí.
É comum vc ler em sites de diversos tipos (como militares, de automóveis, tecnologia e etc.) defendendo que o Brasil deveria fazer como a Austrália, ou seja, se especializar no extrativismo (no que seria eficiente) e importar o resto.
Como se fosse possível fazer isso em um País com mais de 200 milhões de habitantes.
E essa ideia, acredite, se espalhou em parte da sociedade.
Creio que agora também seja tarde.
SDS

Oráculo
Oráculo
3 anos atrás

A conta é simples Impostos municipais + impostos estaduais + impostos federais + custo fixo alto + legislação trabalhista da década de 30 = falência da indústria Sai mais barato mandar fabricar na China, Índia, Paquistão, etc. e pagar o frete + imposto, do que fabricar no interior do Nordeste, que deveria ser nosso polo de fabricação a baixo custo, devido a miséria da região e a baixa qualificação técnica do povo local. Qualquer um enxerga o potencial disso para o futuro do pais. Seria a oportunidade de aumentar nossa base industrial, melhorar a vida das pessoas da região(70% depende… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Oráculo
3 anos atrás

Todos os países do Mundo têm impostos, custos trabalhistas altos e etc. E vários países industrializados, até mais altos que os nossos. O nosso problema é estrutural. Vem da falta de investimento em pesquisa e desenvolvimento, em ensino básico, médio e universitário deficientes, de empresários incapazes (que muitas vezes apenas compram tecnologias de fora), de grupos empresariais que se apoderam do Estado para manipular apenas seus benefícios (vide FIESP), a péssima distribuição de renda que faz com que enormes parcelas da população não tenham acesso a melhores de condições de vida que permitam a criação de indústrias de bem mais… Read more »

NashArrow
NashArrow
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Tá brincando né? o setor manufatureiro no Brasil como eu todo é ineficiente e pouco produtivo. “de empresários incapazes (que muitas vezes apenas compram tecnologias de fora)”, essa foi boa, um dos empecilhos da baixa produtividade no Brasil é alta proteção que temos, que impede empresários de terem acesso as cadeias globais de produção e conhecimento (são impedidos de terem acesso a máquinas e equipamentos que estão na fronteira da tecnologia), resultado disso é a baixa produtividade.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  NashArrow
3 anos atrás

Os pouquíssimos centros de pesquisas que temos aqui são estatais e muitos ligados a Universidades.
Qual empresa de capital nacional tem laboratório de pesquisa avançada?
A grande maioria de nossas grandes empresas são da área de comércio, agropecuária, bancos.
As 10 maiores do Brasil em 2020 foram: Petrobrás, BR Dist., Vale, Raízen Combustíveis, Ipiranga, Cargill Agrícola, ADM, Vivo, Atacadão e Braskem.
As poucas indústrias que aparecem ou são multinacionais (que têm laboratórios no exterior ou empresas de ‘baixa tecnologia’ como papel e celulose, siderurgia e etc.

NashArrow
NashArrow
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Caro AntonioKings, eu não entendi a resposta ao meu comentário. Caso não tenha ficado claro, eu quis afirmar que, ao impor altas tarifas de importação, o Brasil impede que os empresários tenham acesso à máquinas e equipamentos mais sofisticados tecnologicamente, e isso os leva a serem menos eficientes e competitivos. Um dos problemas que eu vejo na maioria dos comentários dos frequentadores da trilogia, é achar que enriquecimento requer industrialização (infelizmente um pensamento enraizado no público leigo em economia no Brasil), neste eu caso eu fiz um comentário explicando de forma simples o motivo de isso não ser verdade, creio… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  NashArrow
3 anos atrás

Prezado NashArrow

A questão não é apenas o imposto mais caro para máquinas e equipamentos que impede a industrialização do Brasil.
Pode até prejudicar, mas não impedir.
Existem outros fatores como escala de produção, produtividade, ambiente de negócios, qualidade da mão de obra e por aí vai.
Por exemplo, a Ford. Ela tem fábricas na China, no México e etc que produzem mais e mais que o Brasil. O que a impede de fechar a fábrica aqui e importar de lá.
Nada. Tanto é que fizeram isso. O dono é o mesmo e não é brasileiro.

NashArrow
NashArrow
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Caro Antonio, acho que há um desconhecimento seu em alguns pontos, vamos por partes. Ao impor altas tarifas de importação, o Brasil impede sim a compra de máquinas e equipamentos, talvez o caso mais notório seja a lei de informática, que na tentativa de proteger e criar toda uma indústria (a de hardware), acabou “desprotegendo” outros setores que tiveram que usar equipamentos nacionais inferiores, levando à baixa produtividade (há um comentário economista José Scheinkman em que ele visita o IMPA, e os pesquisadores do IMPA usavam o mesmo computador que o filho dele usava para aprender a programar, detalhe o… Read more »

Esteves
Esteves
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Vivo é uma marca da Telefônica. Espanhola. Atacadão pertence ao Carrefour. Francês. O setor de telefonia foi privatizado. A justificativa foi substituir o modelo de estatais regionais (cada estado tinha a sua operadora) por investimentos privados estrangeiros. Criaram as bandas A,B,C,D,E…venderam vento e? Concentração de player’s todos estrangeiros (3), desinvestimentos, sucateamento das plantas, altíssima dependência tecnológica, remessa de royalties ao exterior. Agora decidiremos entre o 5G chinês, americano ou europeu. Os franceses cresceram no varejo comprando Pão de Açúcar e suas marcas Assai e Extra, Ponto Frio e Casas Bahia. A holding chamada Via Varejo tenta se desfazer de Ponto… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Esteves
3 anos atrás

Isso é verdade.
Agora o que de fato ocorreu?
Uma desnacionalização incentivada pelo Estado ou a falta de capacidade de investimento do empresariado nacional?

Esteves
Esteves
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Distanciamento tecnológico. Você não consegue sobreviver muito tempo vendendo tudo que tem. O estado perdeu a capacidade de investimento porque as tecnologias chegam rapidamente cada vez mais caras. O preço da obsolescência aperta. O investimento em P&D vira despesa, o valor necessário para absorver conhecimento…na estratosfera. Entram em cena TOT e royalties. A rede de telefonia no país foi construída para o 2G. Voz e texto. 2G com infraestrutura da Ericsson e da Motorola. À partir do 3G, voz, texto e imagens , não houve investimento. As operadoras fizeram a sobreposição com a internet sem investir na planta. Quando vereadores… Read more »

Esteves
Esteves
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

O setor automobilístico é um setor ultrapassado.

Apesar das fusões havidas nas últimas décadas e da tentativa da Ford se unir à Volkswagen (mais de uma vez) simplesmente não há lugar para tantas marcas e não há mercado para negócios locais com custos altos.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Esteves
3 anos atrás

Um novo sopro será dado com a indústria de veículos de nova energia.
Biden sacou a jogada e vai tentar impulsionar o atraso industrial americano no setor que está sendo monopolizado na Europa e China.
Hoje mesmo o Governo americano anunciou incentivos aos compradores desses veículos.
E o tapado do Trump queria incentivar a indústria do petróleo que está em vias de substituição acelerada.

Esteves
Esteves
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Isso atende as necessidades da indústria. Um carro elétrico tem 1/3 do custo de montagem e 1/4 das peças de um motor a combustão.

A indústria do petróleo tem a petroquímica. Mas…até esse setor sempre dependente de subsídios governamentais (Merkel disse que basta de enfiar dinheiro na indústria química alemã).

A indústria do petróleo tem suas patentes. E pelas próximas décadas, grandes máquinas como navios, foguetes e aviões ainda serão movidos por combustão.

NashArrow
NashArrow
Reply to  Esteves
3 anos atrás

Não é que seja ultrapassado, é que o Brasil não é PRODUTIVO em fazer automóveis, mas mesmo assim desde a década de 1950 nós decidimos que queríamos ter uma indústria de automóveis. O que os nossos gestores fizeram então? eles protegeram e subsidiaram empresas que pudessem trazer fábricas para o Brasil e estamos aí com uma indústria “”””nascente””” de mais de 70 anos. Deixando claro, as montadoras não vieram para o Brasil porque elas vislumbravam ganhar produtividade e competitividade, e sim por uma garantia de lucro via subsídio e baixa concorrência com o mercado internacional devido as altas tarifas de… Read more »

Esteves
Esteves
Reply to  NashArrow
3 anos atrás

Ultrapassado e obsoleto.

A indústria está tentando alugar diretamente os veículos e, fazer planos de assinatura anual. Porque a rede de concessionárias e de frotistas não aguenta mais receber pressão nos estoques.

As montadoras estão abrindo mercados diretos. Isso vai matar as concessionárias.

Carro como inventário e despesa…agindo para satisfazer os desejos e não as vontades…obsoletos.

Esteves
Esteves
Reply to  NashArrow
3 anos atrás

Bem… Negocios são atraídos pelo lucro. Lucro, apurado no se devido tempo, pode ser medido de várias formas. Antes e depois de impostos. Vindo de margens positivas. Como resultado da geração de caixa. Consequência de custos baixos. Poucos concorrentes. Montadoras chegaram ao Brasil praticando preços acartelados. Ainda hoje. Uma sobe, todas sobem. Isso foi um dos motivos para liquidar o caixa das operadoras de telefonia no mundo. Quando começaram a pagar comissões…todas competiram pelos mesmos clientes. Sem dinheiro novo. Mas subir preços todos ao mesmo tempo é uma censura à competição. Os medíocres ficam soberanos. O que importa é a… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Xings isso que você falou é vdd, mas o que Oraculo comentou é o que trava o país mesmo! Se fizéssemos aqui o que Deng Xiaoping fez na China, vc ia ser um dos primeiros a reclamar, o Paulo Guedes e o Bonoro são dois comunistas malvados perto do Liberal Deng.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Oráculo
3 anos atrás

Some a isso a logística precária, altamente dependente de rodovias, baixa oferta de energia, que encarece o custo da mesma, tudo isso impacta na competitividade.

Acacor
Acacor
Reply to  Oráculo
3 anos atrás

A retórica contra a legislação trabalhista é cortina de fumaça. Países de primeira linha como Alemanha, Suécia, UK e França tem um custo de folha de pagamento bem maior que o Brasil. A própria China já possui um custo de mão de obra semelhante ao brasil e isso não impede ser um país industrializado. Tem que parar de repetir a ladainha que a turma do sistema financeiro patrocina, porque o objetivo é criar um bode expiatório pra “crise”.

NashArrow
NashArrow
3 anos atrás

Isso apenas reflete a nossa baixa produtividade (e ainda querem que tenhamos mais indústrias rs). Infelizmente esse é um dos sensos mais comuns sobre economia que está enraizada na mentalidade do público leigo em economia, de que enriquecimento requer industrialização. Simplesmente nenhum modelo bem estabelecido na teoria do crescimento econômico faz referência à industrialização como um dos propulsores do desenvolvimento. A começar pelo modelo de Solow que tem como variáveis a taxa de poupança, taxa de natalidade, taxa de depreciação do capital e a taxa de inovação tecnológica, mas nenhuma palavra sobre industrialização. Atualmente um dos modelos mais bem estabelecidos,… Read more »

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  NashArrow
3 anos atrás

Vamos lá… Uma coisa é a economia pura. Não vou argumentar isso, pois dá para ver que você estudou o suficiente para ter opinião própria. Mas… o fórum aqui é de Defesa. E aí… Temos de tratar a economia (e a indústria incluída) não como um fim em si, mas como um dos instrumentos de soberania nacional. E essa questão é multidisciplinar. Exige abordar RI, ciências militares, geopolítica, etc. Aí, meu caro, o buraco é bem mais embaixo. No mundo tem APENAS 5 Mega-Países: EUA, China, Russia, India e… Brasil. Dentro da minha visão Realista, o Brasil, por não estar,… Read more »

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  GFC_RJ
3 anos atrás

Muito bom argumento. Mas na minha visão estratégica, o Brasil precisa urgentemente de capacidades de dissuação nuclear.

Pedro Bó
Pedro Bó
3 anos atrás

O Brasil falhou como o país unificado. Deveríamos repensar o pacto federativo, modificar o texto do caput do Art. 1º da CRFB (se assim for permitido) e permitir que os Estados e Regiões possam desembarcar dessa canoa furada comandada por Brasília, se assim o quiserem.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Pedro Bó
3 anos atrás

Literalmente, o Pedro Bó.

Pedro Bó
Pedro Bó
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Me abalei muito com seu comentário, Tonho. Ninguém aqui te leva a sério. Nem você deve se levar a sério. Seus pais devem chorar no banho de desgosto por conta do filho que criaram.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Pedro Bó
3 anos atrás

Quem te garante que o Tonho é brasileiro?

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Pedro Bó
3 anos atrás

Eu ia propor o Principado de Manaus.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
3 anos atrás

Tchau indústria, já vai tarde! Não troco minha plantação de uva e manga por nenhuma indústria qualquer.

Lembro que na minha cidade, Petrolina, haviam várias indústrias na década de 80 e 90. A cidade parecia uma favela, um lixão. Agora somente com a agricultura e o setor de serviços de alto nível, parece uma Dubai, com prédios altos e condomínios de luxo.

O fato é que o Brasil nunca teve vocação para indústria, tirando umas e outras exceções. Tal como os australianos, Podemos crescer e enriquecer muito bem com agricultura, turismo e serviços de alto nível.

André Luiz
André Luiz
Reply to  Defensor da liberdade
3 anos atrás

Isso é ironia né.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  André Luiz
3 anos atrás

Não, pergunta para os australianos se eles querem trocar emprego no Turismo, para apertar parafuso em fábrica e ganhar ninharia.

NashArrow
NashArrow
Reply to  Defensor da liberdade
3 anos atrás

E se tivéssemos feito o dever de casa (educar a população, melhorar o ambiente institucional, ambiente de negócios, aumentar o nível de capital humano, se integrar mais com o comércio internacional, etc) poderíamos descobrir uma nova vocação, assim como ocorreu com NY. Quando as fábricas saíram das grandes cidades do nordeste/norte dos EUA e foram para o interior e/ou para outros países lá pela década de 60, pois o custo do transporte tinha ficado mais barato e ao mesmo tempo o preço dos terrenos nas grandes cidades havia ficado mais caro, isso aconteceu em NYC, Detroit, Chicago, Londres, Berlim, Paris,… Read more »

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  NashArrow
3 anos atrás

Exatamente, fábrica nenhuma trará tanto desenvolvimento quanto consultórios médicos, centros de pesquisa e universidades, lojas e boutiques de artigos de luxo, etc.

NashArrow
NashArrow
3 anos atrás

Sobre a indústria automobilística, o diabo loiro já falava há tempos https://www.youtube.com/watch?v=zufSIeeuJz4

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  NashArrow
3 anos atrás

Diabo Loiro é o cara…
NINGUÉM diagnostica a indústria melhor que ele. Entrevista dele após o anúncio da Ford. 
Po… As pessoas ainda pensam indústria com cabeça no século XX… Inclusive o embaixador aí do artigo. O século XX já passou! A realidade do século XXI é outra.

Gabriel BR
Gabriel BR
3 anos atrás

Eu apostaria na nacionalização de maquinaria e insumos para o agronegócio e mineração por meio de uma legislação tributária própria para o setor. Isso reativaria nossa indústria de maneira substancial e conferiria uma maior autonomia dos nossos principais setores da economia em relação as potências estrangeiras.

NashArrow
NashArrow
Reply to  Gabriel BR
3 anos atrás

Na verdade isso já existe no Brasil, aliás, é o que faz o Brasil ser um país esquisito se comparado ao resto do mundo, tributar de forma diferente os setores. Talvez a piada mais clássica sobre isso seja a da barra de cereal com cobertura de chocolate, dependendo de como classificá-la, ela pode ser tributada como barra de cereal ou chocolate (se for classificada como barra, terá uma alíquota, se for chocolate terá outra). Deixando as piadas de lado Gabriel BR, isso não faz o menor sentido, nenhum país sério faz isso, é horrível para o ambiente de negócios.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  NashArrow
3 anos atrás

Nash ,
O Mundo inteiro têm legislações especificas para setores estratégicos da economia. Existe uma maneira descente de fazer isso ! Do ponto de vista da defesa nacional reduzir a dependência da produção de alimentos em relação a maquinas e insumos estrangeiros é fundamental para um país como o Brasil e com relação a mineração é o mesmo.

Nascimento
Nascimento
Reply to  Gabriel BR
3 anos atrás

Uma coisa é ter legislações específicas, outra coisa é ter tributos específicos. O site BIPT – Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário – traz dados de 2016 que comprovam a existência de cerca de 61 tributos lançados no Brasil, entre tributos, taxas e contribuições. O sistema fica ainda mais sobrecarregado pela enorme quantidade de normas que regem o sistema tributário, leis complementares, leis ordinárias, decretos, ordens, instruções. Existem mais de 3.000 normas em vigor, e o custo que as empresas têm para cumprir as obrigações acessórias é de cerca de 1% do seu faturamento. A primeira medida conhecida da carga tributária brasileira foi… Read more »

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  Gabriel BR
3 anos atrás

Caro Gabriel, O Nash tem razão. Essa é a política que se faz desde sempre. Um vício cepalista que não se renova nunca. Mais do mesmo.  Geisel, tinha esse mesmo plano que você citou de incentivo aos bens de capital. Bem… Digamos que em termos econômicos ele não foi um exemplo de boa política econômica. Todas as nações industrializadas fomentam suas industrias… Mas veja bem… FOMENTAM. Esse fomento não é de subsídio fiscal e reserva de mercado eterna.  Fomentar é ter institutos de pesquisa, é ter apoio técnico de desenvolvimento, é ter produtos específicos de crédito (dada a nossa baixa… Read more »

Caio
Caio
3 anos atrás

Os nacionalista de hoje permitem uma enxurrada de importações, muitas desnecessárias, o que os difere do Trump (grande ídolo do Norte) fora montanhas de contrabando e falsificação, que atrevesam livremente nossas fronteiras da mãe Joana, e estes sozinhos abocanham dezenas de bilhões de dólares da indústria nacional,
Além dos impostos e infraestrutura falta a mínima proteção ao mercado de produtos industriais.

Greyjoy
Greyjoy
Reply to  Caio
3 anos atrás

Então na sua opinião o melhor é limitar o brasileiro a consumir o lixo produzido nacionalmente?

Antoniokings
Antoniokings
3 anos atrás

E acabou de se publicada, reportagem sobre a precariedade do mercado de trabalho depois da ‘reforma trabalhista’.

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2021/02/metade-das-vagas-formais-abertas-em-2020-e-de-trabalho-sem-jornada-e-salario-fixos.shtml

Bem, já houve a trabalhista e a previdenciária e o País só cai.
Donde se percebe que os problemas não são só esses.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Reformaram praticamente nada com exceção da previdência.
Essa precarização é produto da década perdida e de seus artífices progressistas que não sabem gerir lojinha de 1,99 …

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Gabriel BR
3 anos atrás

Que nada!
O mercado de trabalho agora é moderninho.
O empresário contrata do jeito que bem entende.
Criaram até o trabalho intermitente sem salário fixo.
Quer coisa mais moderna que isso?
Estão criando um país de camelôs.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Esse é o mesmo tipo de mentalidade que se difundia na república velha, que se estabeleceu em nossa sociedade e se mantém até os dias presentes. Pra vc ter ideia da dimensão do atraso que nos acomete. Não existe mistério algum pra se entender porque nosso país se apresenta na situação em que se encontra, é só pesquisar e ler sobre este sistema que se instaurou aqui e que nos governa até hoje. Basta pesquisar e ler sobre eventos como a guerra de canudos ou contestado que vc já terá uma base do que eu digo. Não é por acaso… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Agressor's
Fagundes
Fagundes
3 anos atrás

Gente uma dúvida.Será que o acordo mercosul e União Europeia não iria fortalecer essa ideia de o Brasil ser a fazenda do mundo?Parece que certas coisas são feitas de propósito

NashArrow
NashArrow
Reply to  Fagundes
3 anos atrás

Existe um mito que somos a fazendo do mundo… não somos.
Se o Brasil sumisse do dia para a noite, o quanto diminuiria a disponibilidade per capita de cada tipo de alimento?
Açúcar – aproximadamente 1/3
Carne bovina /Aves /óleos 10%
Soja – aproximadamente 32%
O resto nem faria diferença.

Vale lembrar que existem muitos bens substitutos para produtos como carnes e produtos utilizados como insumo para a alimentação animal (como a soja).
Então a hipótese de que o mundo precisa do Brasil para não passar fome é mentira.

FONTE: FAO

Plinio Carvalho
Plinio Carvalho
3 anos atrás

Republicano; “ain pq a monarquia era agraria”

Segundo estudo feito pelo departamento de economia da PUC RJ sobre a economia do império de 1822 – 1889, a estimativa era que a indústria em 1889 tinha uma participação de 10% no PIB do imperio, pois bem, veio a republica e 128 anos depois a participação da indústria no PIB é de 11,8%.

Palmas pra republica falida do Brasil, a 131 anos sendo a pedra no sapato do brasileiro.

Last edited 3 anos atrás by Plinio Carvalho
Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Plinio Carvalho
3 anos atrás

Contra números não há argumentos !
A República Federativa é uma ideia que não deu certo e isso é um fato.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Gabriel BR
3 anos atrás

Quem leu o livro “Bandeirantes e Pioneiros – Paralelo entre duas Culturas” consegue pôr em perspectiva muito bem o quanto os brasileiros – e mesmo portugueses – do início do Brasil e até o Império foram GIGANTES. Ao analisar o território e as dificuldades de conquistá-lo, o autor, Vianna Moog, nos mostra o quanto a geografia, orografia, os rios, vegetação, etc foram generosos com os pioneiros americanos que conquistaram os EUA. Já o Brasil foi totalmente diferente. Nossos rios são rebeldes, difíceis de navegar. Nossa vegetação é intrincada. Do mar até o sopé da montanha, a serra, temos em média… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Plinio Carvalho
3 anos atrás

Essa questão deve ser analisada ‘no tempo e no espaço’.
Se era 10% ao final do Império, chegou a 21,8% em determinado momento da República.
E depois tivemos ‘soluços’ nos Governos Collor e Lula, mas já em uma tendência de queda geral.
E essa tendência deve-se não ao fato de ser República, mas às características da indústria mundial que o Brasil não conseguiu acompanhar.
Isso aconteceria se fosse Monarquia, República ou qualquer outra forma de governo.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

21% com industrias estrangeiras usando mão de obra barata local , o fato é que na década passada com os autoproclamados nacionais desenvolvimentistas fomos o país que mais se desindustrializou no Planeta! O Brasil não precisa de economistas esquerdistas da Unicamp e nem de economistas neoliberais , mas sim de nacionalistas!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Gabriel BR
3 anos atrás

E nem oferecendo mão de obra barata local o Brasil consegue segurar as empresas.
Desde 2017, o trabalhador industrial na China já é mais caro que no Brasil.
E a China continua subindo e o Brasil despencando.
Mude o seu axioma.

https://exame.com/economia/trabalhador-industrial-brasileiro-ganha-menos-que-um-chines/

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

NESSA você tem razão… 
Esse axioma é mofado.

A questão não é ser o mais barato, mas ser o mais produtivo. O custo menor ajuda na produtividade em ALGUNS casos. Mas em muitos não, pois o custo baixo significa desqualificação.

A Alemanha é um país de mão-de-obra cara, mas possuem trabalhadores dos mais produtivos mundo. O resultado é que mais de 30% do PIB deles é industrial. O parque industrial deles, inclusive, é invejável! O mesmo se pode dizer do Japão.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Gabriel BR
3 anos atrás

O povo brasileiro insiste num sistema democrático que não existe…onde o futuro de uma nação é jogado no lixo…num processo democrático falho…na enganação e na ludibriação daqueles que tem esperança…dos inocentes…o povo brasileiro…o sistema mundial político é corrupto…sempre foi…desde os primórdios da sociedade… a Bíblia é usada pelos algozes da religião para manipular o rebanho divino para chegar ao poder e acumular riquezas para si próprios…o único poder do povo é a união…mas não há união…pois o próprio sistema montado para enganar toda a população pelos os algozes de terno colocam o povo contra o povo…a indústria brasileira é impedida… Read more »

Plinio Carvalho
Plinio Carvalho
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Nos últimos 90 anos apenas 5 Presidentes eleitos pelo povo terminaram seus mandatos, vc vai me dizer que toda essa instabilidade politica não afetou a economia? não afetou a indústria? Eu sei que a situação econômica do mundo importa mas a situação interna importa muito mais. Todo mundo sabe que um país estável é o ponto de partida para uma economia bem sucedida, como a republica não oferece essa estabilidade politica nossa economia é uma montanha russa, nem precisamos ir longe para ver os exemplo de como essa instabilidade politica afeta a economia, basta pesquisar quantos bilhões o Brasil perdeu… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Plinio Carvalho
Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Plinio Carvalho
3 anos atrás

Prezado Plínio.

Qual dos grandes países atuais é uma Monarquia?
Não me venha com monarquia de fachada, como a da Inglaterra.
A instabilidade brasileira é histórica e ocorreu mesmo dentro do Império.
Como se deu a Independência do Brasil?
Nobres instintos de D. Pedro I que queria o bem estar do povo brasileiro?
Como se deu a relação entre D. Pedro II e Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá, nosso primeiro grande industrial?
Leia sobre isso e veja os nobres interesses de nossa família imperial e seu interesse no bem-estar e futuro do Brasil.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Saudi Arabia .

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Gabriel BR
3 anos atrás

Gostei.
Ironia fina.

Plinio Carvalho
Plinio Carvalho
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Amigo, ha uma diferença das instabilidade vivida pela monarquia das vividas pela republica, na monarquia, a instabilidade vivida no primeiro reinado e na regência provinha do fato estar sendo criado um país do zero, um país sem infraestrutura, um país onde as províncias (estados) não eram conectadas, muitas inclusive viviam como se as outras nem existisse, um país sem instituições, um país que precisava criar leis, um país com muitos problemas herdados do período colonial, um país onde o povo nem tinha a noção de país, nesse cenário era normal e inevitável a instabilidade, no entanto, quando analisamos todo o… Read more »

Plinio Carvalho
Plinio Carvalho
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Sobre a relação do Visconde de Mauá com o Imperador, eu digo uma coisa, era normal, historiadores atuais ja começaram a desmentir essa historia de perseguição do Imperador com o Visconde de Mauá, o que havia ali era uma relação que as vezes se ajudava e as vezes entravam em conflito, esse conflito provinha de um ser um homem do estado e o outro ser um empresário, ou seja, em alguns momentos entravam em choque por ter objetivos distintos, algo que era normal no mundo e inclusive continua sendo, quantas vezes políticos e empresários entraram em confronto só nos últimos… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Plinio Carvalho
Agressor's
Agressor's
Reply to  Plinio Carvalho
3 anos atrás

Dom Pedro II com 15 anos era mais bem preparado que todos os “presidentes” que o Brasil já teve….o segundo reinado do Império do Brasil foi a melhor época de nossa nação..

Last edited 3 anos atrás by Agressor's
Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Plinio Carvalho
3 anos atrás

Na vdd sabemos que a Republica só veio pq a Elite queria os negros escravos e não queria dinheiro indo para a Industrialização do País. Militares fazendo besteira desde 1889

Agressor's
Agressor's
Reply to  Carlos Campos
3 anos atrás

A República nasceu para atender a necessidade de oportunistas, aventureiros, mal-caráteres, bandidos de toda sorte. E foi empurrada goela a baixo do brasileiro até que todos esquecessem do seu passado monárquico. Essa é a história da nossa República, que a 130 anos vem de golpe em golpe, ditadura em ditadura, corrupção generalizada. Nos últimos 90 anos apenas 4 presidentes foram eleitos diretamente e cumpriram o mandato até o fim. Hoje a nossa história é distorcida, onde alienam a população para fazê-los acreditar em qualquer coisa que determinam que seja ensinado, como perfeitos cães treinados. Até mesmo aqueles que ajudaram a… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Agressor's
3 anos atrás

Essa frase do Quintino Bocaiuva é realidade do Congresso até hoje.

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  Plinio Carvalho
3 anos atrás

Ah, sim…
O problema da indústria brasileira é que não somos uma monarquia… saquei!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  GFC_RJ
3 anos atrás

D. Pedro II arruinou a vida do Barão de Mauá, nosso primeiro grande industrial, que morreu esquecido no interior do Estado do Rio.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Dom Pedro e Mauá, eram tão inimigos que ele recebeu o título de Barão dos alienígenas, para deixar pedro ainda mais com raiva, os alienígenas aumentaram a grau de nobreza de Mauá para Visconde.

Agressor's
Agressor's
Reply to  GFC_RJ
3 anos atrás

Tudo isso começou com um Golpe Militar de Estado, sem apoio popular, seguido de uma ditadura, censura, perseguições, fuzilamentos, exílios, coisa nunca vista na História do Brasil até a chegada da República. Não vou falar nem das carnificinas promovidas por Deodoro e Floriano Peixoto. Esse último de tão sádico rebatizou uma cidade com seu nome para comemorar as degolas de seus opositores. Era tudo que os antigos senhores de escravos queriam após a terrível Lei Áurea. Já que a coroa se negava a indenizar os ex-escravocratas, ao contrário, queria indenizar os ex-escravos, trataram imediatamente de apoiar a República. Os plenos… Read more »

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  Agressor's
3 anos atrás

“Já que a coroa se negava a indenizar os ex-escravocratas, ao contrário, queria indenizar os ex-escravos (…)”
Tá bem…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  GFC_RJ
3 anos atrás

GFC_RJ

Os senhores de escravos realmente queriam ser indenizados pela perda da propriedade dos escravos.
Ficou famoso o episódio em que Rui Barbosa queimou os registros dos escravos, impedindo esses pagamentos.
Havia um grupo de escravocratas, que se auto-intitulava como ‘indenezistas’ que pediam indenização pela perda da propriedade, das rendas cessantes, hipotecas e garantias.
Acredite. Isso é verdade.
Bem típico do Brasil.

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Que os escravocratas queriam uma indenização impagável, ninguém tem dúvida. A questão é a segunda parte da afirmação…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  GFC_RJ
3 anos atrás

Verdade.
Os ex-escravos foram jogados ao léu.
E essa herança, muitos carregam até hoje

Plinio Carvalho
Plinio Carvalho
Reply to  GFC_RJ
3 anos atrás

Entendam uma coisa, o sistema politico é o responsável por apresentar as soluções para os problemas da nação, quando temos um sistema instável e incompetente, as soluções não chegam e os problemas se agravam.
Em quanto o sistema for instável e incompetente o problema industrial, o social, o econômico, o educacional, o de segurança, etc.. continuara a se deteriorar.
Não é possível depois de tanto fracasso institucional, depois de tantas voltas sem chegar a lugar nenhum, depois de tanto caos, o brasileiro ainda não entender que um sistema adequado é primordial para que a solução dos problemas enfrentados apareça.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Plinio Carvalho
3 anos atrás

A republica foi um golpe contra o imperador por ter libertado os escravos! O golpe da republica engendrou-se 1 ano após sancionada a Lei Áurea, em 1888. Pois praticamente toda a economia dessa época no país era baseada na exploração de mão de obra escrava. As causas que provocaram a queda da Monarquia do Brasil foram as mesmas que desencadearam a Guerra Civil dos EUA. Mas lá, Lincoln é lembrado como herói que deu fim a escravidão. Enquanto que aqui, nossa Família Real, principalmente nas figuras do Imperador D. Pedro II e de D. Princesa Isabel é fruto de chacota.… Read more »

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Plinio Carvalho
3 anos atrás

Engraçado que a monarquia era essas maravilhas todas, e ninguém mexeu um mosquete para salvar o imperador. Nos EUA 1 milhão perderam suas vidas contra a secessão.

Plinio Carvalho
Plinio Carvalho
Reply to  Defensor da liberdade
3 anos atrás

Dois pontos sobre o que vc disse. Primeiro, a própria família imperial foi o primeiro empecilho para que houvesse uma resistência, em quanto o golpe acontecia no dia 15 de novembro de 1889, o almirante Tamandaré pediu permissão para que a esquadra bombardeasse os golpistas, Dom Pedro II recusou, houve tb a proposta para que Dom Pedro II fugisse para minas gerais ou Bahia e de la organizasse a resistência, ele recusou tb, mas tarde seria a princesa Isabel que recusaria a propostas de alguns políticos do Império para realizar uma luta armada. A família imperial estava decidida a não… Read more »

Agressor's
Agressor's
Reply to  Plinio Carvalho
3 anos atrás

Curiosidade: de acordo com a autobiografia de um dos abolicionistas, que eram muito próximos da família imperial (André Rebouças), a princesa Isabel tinha planos de reforma agrária e reparação aos escravos libertos, que seriam postos em prática quando esta assumisse o trono. Os republicanos tiveram êxito no que queriam fazer e interromperam esses projetos com o golpe em 1889. Por isso que eu acho que não haveriam favelas mesmo, no máximo vilas e bairros pobres, como acontece em cidades do interior. A distribuição social do Brasil seria mais etnicamente diversificada e o racismo possivelmente já estaria quase ou integralmente superado.

Plinio Carvalho
Plinio Carvalho
Reply to  Agressor's
3 anos atrás

Amigo nessa questão não precisaria nem da intervenção da família imperial, ja leu o plano de governo do ultimo primeiro ministro do império (Presidente do Conselho de Ministro)? basta ler o plano de governo de Ouro Preto pra entender pq do golpe da republica. Segue o plano de governo de Ouro Preto, ultimo primeiro ministro do Império; O gabinete apresentou o seguinte programa de governo: Alargar o direito de voto, mantido o alistamento então vigente, e considerando-se como prova de renda legal o fato de saber o cidadão ler e escrever, com as únicas restrições da exigência do exercício de… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Plinio Carvalho
Agressor's
Agressor's
Reply to  Plinio Carvalho
3 anos atrás

Outro FATO curioso. Depois que o Brasil derrubou o Paraguai em 1870. O parlamento sugeriu que uma estátua de Dom Pedro II fosse construída. Porém o imperador recusou a iniciativa do parlamento de construir uma estátua sua, aconselhando os políticos a usarem o dinheiro da estátua para a construção de escolas no Rio de Janeiro. A família imperial desde o primeiro reinado defendia a abolição da escravidão, Dom Pedro II buscou a todo custo investir em educação, até mesmo com o próprio salário. O Liceu Sagrado Coração de Jesus foi fundado pela Princesa Isabel em 1885 para oferecer educação gratuita… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Agressor's
Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Agressor's
3 anos atrás

Dom Pedro II e o Dr Enéas foram os dois melhores políticos que esse país já teve, e veja como terminaram, um foi escorraçado do país a ponta pés, e o outro era achincalhado e tratado com escárnio. O povo brasileiro mais do que merece os Lulas, Bolsonaros, Cunhas e Renan Calheiros da vida.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Defensor da liberdade
3 anos atrás

Durante o Império os jornais não conheciam censura e o próprio Dom Pedro II colecionava as charges que faziam dele. “Imprensa se combate com mais imprensa” (Dom Pedro II). Mas a imprensa teve que se acostumar ao novo regime que não admitia que se falasse contra. Até mesmo durante a República do Café com Leite a censura continuava sem falar das inúmeras situações em que fora decretado Estado de Sítio para perseguir quem quer que falasse mal da República. Na época do Império do Brasil o imperador pegava empréstimos no Banco do Brasil para pagar suas viagens, hoje qualquer deputado… Read more »

Agressor's
Agressor's
Reply to  Defensor da liberdade
3 anos atrás

“Se mil outros tronos eu tivesse, mil tronos eu perderia para por fim à escravidão!”

Princesa Isabel, 1888.

“Enfia o processo no #”

Lula.

Império Brasileiro segundo os ”professores” ( lefts ) = Escravidão e estupros de índios.

Last edited 3 anos atrás by Agressor's
Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
3 anos atrás

Até parece que dá pra desatar o nó da cornucópia industrial apostando na indústria 4.0 quando nem a 3.0 e 2.0 e 1.0 deslancharam. Reindustrialização… Palavra bonita. Segurem as calças, senhores, vem um tsunami disruptivo por aí, precedido de um furacão de asneiras wishfullthinkinguisticas.

Last edited 3 anos atrás by Alex Barreto Cypriano
Pedro
Pedro
3 anos atrás

Estranho que desde 2003/2004 estamos nessa situaçao e eis que depois de 16 anos que acortaram para o problema! Focar em trazer grandes industrias onde essas importam a maioria dos insumos e componentes, de nada adianta. Fizemos um modelo errado, de nao focar em qualidade, produtividade, custo e competitividade e o resultado esta ai. Antes da industria pedir socorro ao governo e sociedade, esta na hora dela tambem “fazer o dever de casa”. Ficar fazendo pressao por mercado fechado, preço igual, competitividade zero e medo (ou incapacidade) de exportar qualquer ajuda que a sociedade/governo der, sera apenas dar sangue a… Read more »

FERNANDO
FERNANDO
3 anos atrás

É estranho ver alguns aqui comentar certas coisas. Mas, apoiam abertamente o neo liberalismo ! Quem é aqui do Paraná?? Digam quantos bancos paranaenses de raiz tínhamos aqui nos anos 80! Quantas empresas genuinamente paranaenses! Quantas marcas famosas que hoje em dia já não existem, ou foram compras por empresas estrangeiras??? Vou citar algumas: Bamerindus, a Lojas Hermes Macedo – HM, Prosdócimo, Fedato Sports, Farmácias Minerva/Drogamed, Salgadinhos Tip Top, Lojas Disapel, Banestado, Supermercado Parati, Telepar, Gasosa Cini, Mate Leão, e fora outras. Todas falidas ou foram compradas por empresas estrangeiras. Bah tche, brasileiro é BURRO MESMO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Parece a torcida do… Read more »

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  FERNANDO
3 anos atrás

Outro que misturou alhos com bugalhos. A abertura econômica do Collor era necessária, mas foi executada de forma extremamente desastrada, atabalhoada, repentina e sem projeto. Um DESASTRE!  Cara… a indústria brasileira, com raras exceções tem foco no MERCADO INTERNO. Sempre foi. Tem exceções? Claro! Embraer, WEG… Taurus! Por isso, essas c..gam pras crises do Brasil.  Mercado interno, na economia globalizada, não tem escala! Afora tudo que se fala de problemas tributários, infra-estrutura, crédito, mão-de-obra desqualificada etc. etc. Sem escala, não se tem competitividade! Para compensar a falta de competitividade, precisa ir de pires no governo pedir incentivos fiscais e crédito… Read more »

Esteves
Esteves
Reply to  GFC_RJ
3 anos atrás

Essa história de escala. Todo negócio precisa gerar caixa. Caixa é gerado com vendas. Vendas são sustentadas com volume. As pseudo indústrias de Defesa que tentaram existir e até outros segmentos onde teoricamente teriam competência…como a Gradiente ou a Engesa foram vencidas pela baixa tecnologia. Gurgel. Chassis e mecânica de outros. Não podia dar certo. Inovação + volume de vendas. Economia de escala está com a redução dos custos quando existem encomendas frequentas na outra ponta. As economias que priorizaram a educação tiveram um salto após…40 anos como a Coréia? As economias que privilegiaram a renda tiveram um salto após…30… Read more »

Lucas
3 anos atrás

Eu sou programador de jogos e na minha área é muito difícil ter um emprego no Brasil.
Atualmente moro no Brasil mas trabalho pra uma empresa dos EUA. Aqui no Brasil não existe quase oportunidades pra mão de obra qualificada.
E além dos jogos, a área de TI em geral que é um dos pilares do mundo moderno é completamente ignorado por aqui.
Não vejo perspectiva de mudança.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
3 anos atrás

A Ford tem um detalhe importante, ela não irá mais fabricar carros populares movidos à gasolina, dessa forma irá fechar todas as fábricas desse tipo no mundo.
Ford: por que a montadora decidiu fechar suas fábricas no Brasil (gazetadopovo.com.br)

sub urbano
sub urbano
3 anos atrás

O problema do Brasil é logístico. O agronegócio só consegue lucrar com exportação porque a escala deles é gigantesca. A China envia um fone de ouvido para o Brasil com um frete de 1 dólar. O mesmo fone de ouvido de São Paulo para Manaus tem um frete de 5 dólares. A culpa é em parte da Petrobrás cujos lucros são drenados para gerar impostos usados no custeio da máquina pública. Por isso os combustíveis tem preço alto. Modais subutilizados como transporte fluvial e ferroviário tem sua parcela de “culpa”. O agronegócio é superrepresentado no Congresso, são a maior bancada… Read more »

Welington S.
Welington S.
3 anos atrás

Pra ficar mais ”lindo” a situação, veio a mídia e os desprovidos de inteligência com aquela política ridícula do: ”fique em casa que a economia a gente vê depois.” E quem foi que falou que o desemprego aumentaria ainda mais caso o combate ao corona vírus fosse levado pro lado político? Quem? Quem? É, pois é, o cara, nem sempre, é o que parece. Agora aguenta. Eu tenho propriedade total pra dizer que foi a maior burrada essa política do fique em casa. Parentes meus decretaram falência e mandaram um monte de empregado embora. E aí? A mídia vai ajudá-los?… Read more »

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  Welington S.
3 anos atrás

Misturou alhos com bugalhos…

O problema da desindustrialização brasileira tem NADA a ver com a pandemia. É uma questão de uns 40 anos, bem antes de se imaginar uma pandemia dessas.
“Fique em casa” foi aplicado em quase todo lugar do mundo. Até na China! A questão é que nos lugares em que o “fique em casa” foi mais curto, a primeira onda da epidemia foi controlada rapidamente, como Wuhan. Em outros, como a Alemanha, idem. O Brasil teve controle? Monitoramento? Teve Estado? Não, então são 230.000 e subindo.

Esteves
Esteves
Reply to  GFC_RJ
3 anos atrás

Até bater 250 mil para saber se seguirá em alta ou não. A desindustrialização e a baixa competitividade da indústria e na indústria bate no crescimento de outros setores. Não há espaço para todos. Criar mercados a base de subsídios para depois cobrar do consumidor a diferença…foi assim que fizeram com a telefonia celular quando e onde os telefones custavam 100 por subsidiarem. Contas inadimplentes. Hoje custam 4 mil. Sem subsídios. O sonho de Ford…plantar seringueiras na Amazônia de forma controlada, com métodos…ok, bateu de frente com a baixa tecnologia e parco conhecimento do meio natural. O estado de SP… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Esteves
Welington S.
Welington S.
Reply to  GFC_RJ
3 anos atrás

Eu sei que não tem nada a ver com a questão da indústria brasileira, mas, aproveitei o momento para dizer isso. Claro, ”Fique em Casa” e dane-se: seu emprego e sua empresa. Óbvio que foi a nível mundial, agora, precisava realmente disso sabendo que o vírus não vai sumir de uma hora pra outra? Fato, isso foi para desestabilizar vários países. O Brasil vinha recuperando empregos, agora, mais desempregados estão por ai. E aí? Como fica? Quem vai pagar a sua conta de Luz? Água? Telefone? Internet? Quem vai comprar sua comida? O governo? Os que ficaram com a política… Read more »

Esteves
Esteves
Reply to  Welington S.
3 anos atrás

Ninguém mandou ficar em casa e dane-se. Todos os países repetiram as ações da última pandemia nas décadas 1910/20. Distanciamento. Proteção individual. Proibição de aglomerações. Restrições à circulação. Por não existirem protocolos recentes de combate à pandemia houveram exageros. Porque pensaram que a contaminação duraria 1 ou 3 meses. A pandemia explodiu após o carnaval de 2020. A pandemia saiu do controle após as festas e feriados com aglomerações. Por que? Porque os sistemas de saúde público e privado não tem recursos materiais, humanos, econômicos, financeiros, para enfrentar pandemias. Quando tem médico não tem enfermagem. Quando tem enfermeiro não tem… Read more »

Welington S.
Welington S.
Reply to  Esteves
3 anos atrás

Parabéns! É exatamente isso que estou tentando passar aqui, mas, temos ”especialistas” de Internet aqui, que ainda não entendeu o erro que foi essa política desastrosa, ainda mais se tratando de Brasil.

Caio
Caio
Reply to  Welington S.
3 anos atrás

O fique em casa,nem durou tanto tempo assim na maioria dos estados e nem levou a essa crise na indústria, é como já foi dito são 30ANOS DESDE A ABERTURA econômica NEO LIBERAL de Fernando colo de Mello. sem medir as consequências. Ao invés de desburocratizar, reduzir impostos, investir em infraestrutura e qualidade da mão de obra,. simplesmente abriram o mercado interno de bens de consumo, sem jamais termos desenvolvido uma indústria de bens de produção ( máquinas e insumos para a indústria dos bens de consumo) e hoje mesmo com reaquecimento da economia há grande FALTA DOS BENS DE… Read more »

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  Welington S.
3 anos atrás

Caro WS, Se liga numa coisa… Independente de qualquer fechamento legal de comércios e coisa e tal, a crise econômica iria bater. A Pandemia iria causar a crise, pois o isolamento natural (não somente o legal) iria ocorrer, como ocorre ainda hoje. Por causa do Governo? Por causa da imprensa? Não. Porque as pessoas tem medo, com toda a razão, pois a doença mata gente mesmo. Aliás, não só as pessoas, mas as empresas também. A quantidade de pessoas em home-office é tal que o Centro da minha cidade, por exemplo está às moscas. Muito comércio ali faliu, porque ninguém… Read more »

Esteves
Esteves
Reply to  GFC_RJ
3 anos atrás

Teria sido um impacto menor se os governos cumprissem com a missão de cuidar de suas gentes.

A pandemia escancarou a incapacidade. A pandemia abriu a cortina dos governos sem representatividade.

Democratas ou não.

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  Esteves
3 anos atrás

Com certeza.

Welington S.
Welington S.
Reply to  GFC_RJ
3 anos atrás

Que o mundo não será mais o mesmo, isso todo mundo já sabe. Se você concorda que o fechamento foi legal, eu já olho pelo contrário. Foi irresponsável e banal. Não se fecha tudo de uma hora pra outra sem consentimento da população, principalmente dos mais pobres. A crise econômica não iria bater dessa forma com política desastrosa e pânico na população por parte da mídia e dos que se dizem ”artistas”, por exemplo. Como a Anitta, que saiu do Brasil, foi lá pros States, rebolar a raba. Não era ela que ficava com o ”Fique em Casa”? Essa é… Read more »

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Welington S.
3 anos atrás

Que mentira, a indústria não parou com o fique em casa, nem a agricultura. Só alguns serviços e o comércio, e mesmo assim muitos migraram para o e-commerce. A indústria já vinha despencando há décadas, e é um fenômeno global.

Welington S.
Welington S.
Reply to  Defensor da liberdade
3 anos atrás

Lá em cima eu expliquei que, o que eu disse, nada tem a ver com a questão industrial, porém, peguei o gancho da situação caótica no geral, principalmente da política do ”Fique em Casa” que ferrou com milhares de brasileiros.

André Luiz
André Luiz
Reply to  Welington S.
3 anos atrás

Quando a pessoa que reclama do “fiquem em casa…” eu já sei que não sabe nada de economia e esta fazendo política

Welington S.
Welington S.
Reply to  André Luiz
3 anos atrás

Claro, claro. Diga isso lá na cara dos que perderam seus empregos e aos empresários que decretaram falência por conta dessa política irresponsável do ”Fique em Casa que a economia a gente vê depois”, palhaço.

Miguel Brandão
Miguel Brandão
3 anos atrás

A vantagem comparativa como posta pelos liberais é uma falácia. Se temos solo, água e sol para agricultura extremamente competitiva ou uma geologia diversificada que nos proporciona uma produção mineral razoável, não justifica entraves à industrialização. A Ford fechou, mas antes comprou a Troller. E vai fechá-la. E vai continuar a participar do mercado interno produzindo da Argentina. Se na década de 90, o BNDES tivesse financiado a Gurgel (afinal banco privado não financia a indústria) teríamos um grupo automobilístico nacional competindo com as grandes. Há uma retomada da indústria de defesa atualmente porque temos um marco legal que garante… Read more »

NashArrow
NashArrow
Reply to  Miguel Brandão
3 anos atrás

“A vantagem comparativa como posta pelos liberais é uma falácia”. O comércio internacional permite que os países se especializem na produção de determinados bens e serviços, gerando retornos crescentes de escala nestas atividades, ganhos de produtividade e renda. https://pr.princeton.edu/pictures/g-k/krugman/krugman-increasing_returns_1991.pdf?fbclid=IwAR2GTyxsO13OPe3l0k_8t0SFZYeVSCyBNvcoC_N7ELJfKJgn8mvEf-kbxco A integração comercial entre os países permite que as firmas que neles operam tenham maior mercado para suas inovações, tornando o investimento em P&D mais rentável; consequentemente, impulsionando o crescimento na tecnologia e da produtividade. http://web.stanford.edu/~klenow/Romer_1990.pdf?fbclid=IwAR3i9FBNXWmlMcadl8YBEvlb1PAIIiLyTnM-ljyCRkfC8uyJw5sCn09MT5M Altas barreiras tarifárias estão correlacionadas com menor crescimento da produtividade e aumento da desigualdade. https://www2.nber.org/papers/w25402.pdf?fbclid=IwAR1bgSH0AvSgRBySFPjtyuwOgb6xnTzmfSFzQzQhiixS_JXJQSm0kcdTKLY Agendas de liberalização comercial precedem acelerações na taxa de crescimento… Read more »

Agressor's
Agressor's
Reply to  Miguel Brandão
3 anos atrás

Nosso país é sabotado e mantido assim de forma intencional, para que potências estrangeiras tomem o domínio aqui e estabeleçam o monopólio e o controle sobre o nosso mercado. Nossas leis são criadas pra serem voltadas apenas para o intuito de beneficiar interesses alienígenas e de particulares. Não existe liberdade econômica e o sistema que nos governa é feito para impedir que as coisas aqui deem certo. Somos governados de acordo com os interesses que movem esse sistema, porque nos permitimos. Vivemos o horror cíclico na política. Não temos oposição! Não existe no Brasil políticos de direita ou esquerda, existem… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Agressor's
NashArrow
NashArrow
Reply to  Agressor's
3 anos atrás

Ah claro, “agentes externos” é que impedem nosso desenvolvimento… ok, não somos nós que fazemos um esforço enorme para continuarmos pobres

Zorann
Zorann
3 anos atrás

O governo atual ficou de fora do grafico. Mas tenho certeza que nada mudou, continuamos descendo ladeira abaixo.

Muito triste ver o que 14 anos de governo, sem reforma nenhuma ser votada, fizeram com o país.

As pessoas tem de entender que precisamos de reformas, pelo bem do país e da população como um todo. Não existe trabalhador se não houver quem gera o emprego.

Carlos Pietro
Carlos Pietro
Reply to  Zorann
3 anos atrás

Bem pouco tempo atrás, foi feita a reforma da previdência e da CLT,mencionavam que após estas reformas, o desenvolvimento e geração de emprego iria acelerar. O que deu errado?

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Carlos Pietro
3 anos atrás

Do que adianta as reformas(que eram necessárias) se a má gestão e a corrupção continuam a todo vapor? O STF está a um passo de anular a condenação do ninefingers, as loucuras ideológicas do atual Presidente ganha as manchetes mundo à fora, carga de impostos excessiva no lombo da população. Você acha que um empresário estrangeiro ou nacional vai querer fazer investimentos em um lugar desses?

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  Zorann
3 anos atrás

Caro Zorann,

Sem reformas não vai a lugar algum, de fato. Ponto. É premissa básica.
Mas ainda assim não vai resolver a questão em definitivo, pois o país necessita de um projeto para si. Nosso país não tem projeto de desenvolvimento. O que fazemos é administrar a decadência.

Abs.

Foxtrot
Foxtrot
3 anos atrás

E tem gente que acha que hoje em dia está bom!
Só não sei para quem.
Cada louco com sua mania!

Agressor's
Agressor's
Reply to  Foxtrot
3 anos atrás

Neste pais se inconformam, se revoltam e fazem protestos apenas contra os corruptos do partido rival…Somos um povo ridículo e duvido que jamais saiamos da mediocridade, pois cultuamos a imbecilidade e os sensacionalismos…Um governo consiste no reflexo de seu Povo…Se há aqui um governo corrupto é porque o povo que o ELEGE é corrupto…A Corrupção não é um privilegio de políticos…Não existe político corrupto…Existe o Corrupto que foi transformado em político…Representante real daqueles que o colocaram no poder!… O povo é ignorante politicamente e corrupto…sendo assim…não há como ter bons valores morais e éticos…são individualista…não pensam na coletividade e não… Read more »

Guacamole
Guacamole
3 anos atrás

Agro é tech, agro é popagro é tudo.
E a diversificação da economia pelo fortalecimento de outros setores de maior valor agregado?
Que se dane.

FERNANDO
FERNANDO
3 anos atrás

Deus, é cada um. Senhores nos precisamos recuperar nossa capacidade industrial. Nenhum país vive apenas do agronegócio, vide a república velha!!! Precisamos leis que protejam a micro, pequena e media empresa. Hoje em dia, nossos empresários são assaltados por impostos, que só Deus sabe o quanto agregam ao preço final do produto. E fora todos os encargos trabalhistas que os mesmos estão sujeitos a pagar. IMPOSTOS + ENCARGOS TRABALHISTAS = INFINITO (BRASIL) Até hoje eu não sei qual o sentido do IPTU, IPVA e daquela porcaria do DPVAT. Hoje eu tenho um carro, mas, poderia ter dois se não fosse… Read more »

Esteves
Esteves
Reply to  FERNANDO
3 anos atrás

A capacidade industrial do Brasil recebeu grandes golpes nos anos 1980 com as crises do petróleo, dos juros, do endividamento, da baixa capacitação e de tudo que comentam. Não nos recuperamos até hoje. O que houve no agronegócio foi a necessidade da competição. Para exportar carne, óleos, grãos, foi necessário investir na mecanização, na modernização, na produtividade e lutar contra os concorrentes americanos e europeus, os reis e rainhas dos subsídios. Leis. Pra que? Micros, pequenas e médias empresas dão errado por falta de financiamento, falta de capital próprio, falta de competência e baixa tecnologia. 50% morrem em até 5… Read more »

André Luiz
André Luiz
3 anos atrás

Bancada Rural né gente, eles fazem uma pressão enorme pro governo atender somente a suas solicitações e muitas delas não são benéficas a indústria. em vez de colocar os dois pesos juntos como a bancada tem mais poder político e influencia eles ganham acima de todos

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  André Luiz
3 anos atrás

Hãã? Como assim não é benéfica? Vamos vender bois vivos para o povo matar em casa?

NashArrow
NashArrow
Reply to  André Luiz
3 anos atrás

Só pode ser brincadeira… quem vai pedir proteção e subsídio pro governo em vez de ir pro chão de fábrica para ser mais eficiente é o setor da indústria. Os caras acham que são concessões políticas que fazem um setor ser ou não produtivo.

Vid
Vid
Reply to  André Luiz
3 anos atrás

O agronegócio estará até a morte com esse governo. Essa frase nunca pode ser esquecida “O agronegócio gosta de governo ruim, pois governo ruim mantem dólar alto e quem vende pra fora quer dólar alto. Por isso, o apoio irrestrito ao atual governo”.

José
José
3 anos atrás

Matéria tendenciosa paga por alguma montadora incapaz que quer mais subsídio. Industria bélica sim deve ter investimento do governo, que foi destruída propositadamente por governos anteriores. Investir em pesquisa e novas tecnologias sim. Infraestrutura sim. Forças armadas sim. Segurança, só deixar a população de bem se armar que não fica viado de bandido nem corrupto.

Alex
Alex
3 anos atrás

Industrialização cada vez mais tem a ver com tecnologia/conhecimento que é primordialmente provido por educação (sistema educacional forte), coisa que esse país (e continente) nunca tiveram, mesmo em épocas passadas (como nas décadas de 60, 70) que por clichê são citados como uma era de educação forte. Nada mais enganador! Naqueles tempos o capital estrangeiro apenas investia mais para esses lados por conta do contexto geopolítico – o mesmo contexto geopolítico que fez esse capital abandonar a América Latina para investir na Ásia capitaneada pela abertura do mercado chinês pós-1979. A diferença? A diferença é que os asiáticos (especialmente os… Read more »

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  Alex
3 anos atrás

Oscar de melhor post! Parabéns, irmão!

Matheus
Matheus
3 anos atrás

O jeito é fazer isto aqui.
Brasileiro claramente não pode ter coisa de supraimportancia em mãos.
Prefiro ser governado por Americano/Europeu do que nosso “povo” que só pensa em prol de sí próprio.

Mensageiro
Mensageiro
Reply to  Matheus
3 anos atrás

Compartilho de sua indignação, mas aí tu falou bosta com esse mapa.

Matheus
Matheus
Reply to  Mensageiro
3 anos atrás

Me convença do contrário então, sem ad hominen.

João Adaime
João Adaime
Reply to  Matheus
3 anos atrás

Prezado Matheus
No teu caso particular, não ficaria mais fácil você mudar para um desses países que você desenhou e admira?
Bem ou mal, ainda prefiro dizer “co yvy oguereco yara” e nos juntarmos a todos que não suportam mais esta situação e promover nossa Queda da Bastilha.
Abraço

Augusto L
Augusto L
Reply to  João Adaime
3 anos atrás

Coitados dos mineiros, baianos, fluminenses, capixabas, guianenses e tocantinenses (nem sei se esse gentílico existe). Kkkkk

Matheus
Matheus
Reply to  João Adaime
3 anos atrás

Caro João, eu já moro em um desses (EUA).
Eu já perdi a esperança no Brasileiro quando tinha 16 anos, o Brasil NUNCA vai mudar, NUNCA vai se desenvolver. Sempre vai ficar nessa miséria terceiromundista com uma cultura de lei de gerson.
Não existe nada que defina o “Brasileiro”, não existe união e não, futebol, samba e bunda não é cultura.

João Adaime
João Adaime
Reply to  Matheus
3 anos atrás

Prezado Matheus
Sou obrigado a concordar.
Mas lembro que os franceses tinham estes mesmos problemas e os resolveram em 1789. Na verdade o movimento como um todo durou 10 anos.
Ouço muito por aqui que “alguém tem que fazer alguma coisa”. Quando eu respondo que este alguém pode ser nós, só recebo o silêncio de volta.
Abraço

PS: agora entendi porque você deixou o filé mignon pros EUA no mapa.

Nascimento
Nascimento
Reply to  Matheus
3 anos atrás

Aí o nordeste seria igual a Guiana Francesa e a Região Norte seria igual ao Congo e ao Haiti. Baita exemplo de administração.

Agressor's
Agressor's
3 anos atrás

Brasil Império Período Joanino (1808-1822) Abertura dos portos às “Nações amigas” Tratado de Comércio e Navegação Com os tratados do período, o Brasil já tem o rompimento do Pacto Colonial antes de 1822. Conquista da Cisplatina  Reino unido à Portugal e Algarves  Revolução do Porto (1820) A elite portuguesa exige o retorno da família real e recolonização do Brasil. D. João VI retorna para Portugal e D. Pedro fica no Brasil. Primeiro Reinado (1822-1831): Primeira constituição do Brasil (1824) Poder Moderador: D. Pedro tem o direito de anular os outros poderes. Em 1825 o Brasil assume as dívidas que Portugal… Read more »

nonato
nonato
3 anos atrás

Eu sempre fui um admirador da Ford. A saída dela tem mais a ver com incompetência do que com problemas estruturais do Brasil. No mundo todo a Ford está fraca. Nos Estados Unidos, vende praticamente um carro: a F 150. Na crise de 2008, foi a única grande americana que não precisou de ajuda do governo. Parecia estar bem. Mas não estava. No Brasil, começou a lançar carros baixos e apertados, diferente do que sempre fez (fiesta e focus por exemplo). Colocou o câmbio PowerShift problemático e não valorizou os consumidores que se queixavam. O EcoSport há uma eternidade os… Read more »

Junior
Junior
Reply to  nonato
3 anos atrás

A ford saiu do país, pois queria mais beneficios fiscais. Fora que o interesse dela nem é mais produzir os carros e sim caminhões e camionetes. Mas a Fundação Ford não saiu não.

Esteves
Esteves
Reply to  Junior
3 anos atrás

A Ford deixou o mercado de caminhões.

Capa Preta
Capa Preta
3 anos atrás

Não tem industria que resista a farra de impostos para manter toneladas e picanha para oficial do exército lagostas para juízes.

Mensageiro
Mensageiro
3 anos atrás

Off-topic militares usam verba pra bancarem 700mil kg de picanha e 80mil cervejas, na pandemia. Façam uma matéria sobre isso, achávamos que era só o judiciário com lagostas e o executivo com leite condensado. Não podemos fechar os olhos para os problemas do país.

nonato
nonato
3 anos atrás

Alguns criticaram a autonomia do Banco Central.
Eu também não sou favorável.
Prefiro Bolsonaro com poder sobre o Banco Central.
Mas muitos que criticam deixaram de falar que dezenas de países desenvolvidos têm banco central autônomo.
Inclusive Estados Unidos, reino Unido, Japão, Europa (zona do Euro), Turquia, Colômbia, México etc.
Se é algo ruim, todos esses países têm…
Link com a informação:
https://investnews.com.br/economia/veja-a-lista-dos-paises-que-possuem-bancos-centrais-autonomos-ou-independentes/

WSMDAL
WSMDAL
3 anos atrás

Alguns infográficos que ajudam na percepção da situação:

comment image

comment image

WSMDAL
WSMDAL
3 anos atrás

Animação com a evolução dos PIB por setores das principais economias:

https://www.youtube.com/watch?v=Dq0AZqYO4Sw&feature=emb_title

Last edited 3 anos atrás by WSMDAL
Melkor
Melkor
3 anos atrás

Alguém, mentalmente são, esperaria algum outro resultado? Onde é esse lugar na Via Láctea onde todo mundo é forçado a se trancar em casa e o mundo de Alice corre normal do lado de fora? Nossa indústria e infraestrura está na lona e sendo entregue para outro país aos olhos e ouvidos da imprensa que finge demência agora. Ninguém está mais falando em privatização, entreguismo, a não ser que seja feito pelo governo federal. Exceto pelo funcionalismo público, a galera que trabalha perdeu emprego, teve salário diminuído, deixou de comprar e apertou o cinto. Com exceção de um país privilegiado… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Melkor
Fábio de Souza
Fábio de Souza
3 anos atrás

E ainda tem pessoas que insiste , na reeleição do atual Presidente . Um país que não tem um plano de Governo , um Presidente que diz que não pode fazer nada , que diz : E daí !!! . Aumento quase que diário do combustível , Gás de cozinha , energia elétrica , a inflação que o Paulo Guedes , enciste que está controlada . Eu até que gostaria de ser mais otimista , porem a realidade está ai pra quem , quiser ver e crer .

Augusto L
Augusto L
3 anos atrás

É uma pena as políticas públicas e acordos comerciais são voltados somente ao setor de agropecuária e mineração/extrativismo em geral(incluindo ai o setor petrolífero). Sinto muito dizer, mas a agricultura brasileira so sobrevive pq não há concorrência a altura, o resto do mundo prefere a indústria ao invés de produzir alimentos, inclusive alguns países aceitam ter balanço comercial negativo para priorizar a indústria, ao invés de ficar fazendo mimos a indústria do agronegócio, que tem baixo valor agregado. A mesma apesar de atuar positivamente no BC brasileiro nunca dará os empregos e base impostos que a Indústria da, sem contar… Read more »

Pedro
Pedro
3 anos atrás

Pois é, estamos vivendo isso a décadas (desindustrialização), ou seja, nunca existiu realmente interesse governamental seja da dita esquerda, seja agora da direita. em fomentar a distribuição de riquezas. O Deep State aqui sempre foi oligárquico e classista. Desde à época da cana-de-açúcar, passando pelo café e agora pela soja, arroz, boi e minério, nunca saímos do patamar de servir produtos primários e ainda batem palma, quero ver com a mecanização e entrada na tecnologia 4g como irão fazer para absorver os milhões que virão do campo. Vamos andando como sempre foi, sem política de estado, apenas de governo. obs:… Read more »

Cristiano GR
Cristiano GR
3 anos atrás

Esse texto faz pensar que há uma culpa do encolhimento da indústria nacional no atual governo. Isso é tendencioso, muito errado, enganoso e faz tirar a culpa dos verdadeiros culpados. E, ainda, mostra gráficos superficiais e que não refletem de forma clara a situação da indústria. Existe, também, a questão pertinente do papel da indústria automotiva se colocando sempre como vítima e usando todos artifícios para negociar isenções tributárias, raramente transmitidas pelas montadoras aos consumidores em preços mais amigáveis. A indústria nacional deu uma grande encolhida foi com o Plano Real, que fez o valor da moeda nacional ficar, de… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Cristiano GR
Cristiano GR
Cristiano GR
3 anos atrás

Os gráficos se mostram errados por fazerem pensar que a atividade industrial caiu por atuação dos governos, desconsiderando uma série de fatores, como a diferença cambial, o crescimento do agronegócio e sua maior participação no PIB, o aumento da produção e exportação mineral puxado pelo aumento de compras da China, o aumento da construção cívil, o aumento dos serviços, etc.

Nico 88
Nico 88
3 anos atrás

Ou retornamos com o projeto nacional de desenvolvimento que fez o Brasil crescer fortemente entre 1930 e 1980 ou retornaremos ao século XIX. Mero exportador de matéria prima. Temos que parar com esse anticomunismo histérico que demoniza o Estado. O Estado é sim um agente fundamental no desenvolvimento de qualquer país assim como a iniciativa privada. E acima de tudo. Temos que jogar esse neoliberalismo de terceiro mundo (que acha bonito vender estatal brasileira pra estatal chinesa ou árabe) na lata do lixo. A grande maioria dos foristas defendem esse modelo nocivo ao país. Me lembro bem quando da discussão… Read more »

WSMDAL
WSMDAL
3 anos atrás

Aspectos que afetam o desempenho da Indústria brasileira:

1) Inovação:
comment image

2) Custo Brasil

3) Ambiente de negócios

4) Não integração a cadeias globais de valor

Pablo Maroka
Pablo Maroka
3 anos atrás

Traduzindo: manda mais subsidio pru favo!

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
3 anos atrás

Enquanto tivermos a maior carga tributária do planeta e uma legislação trabalhista paternalista, encargos trabalhistas tb medievais, esquece… !

Vincenzzo
Vincenzzo
3 anos atrás

Continuem com a ideia que o mercado se auto regula e deixem o livre que o Brasil vai longe… Lembrando que a ordem de era de privatizar mas se for a China a comprar então não vale…
O BRASIL PRECISA DE UM PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO!

Mgtow
Mgtow
3 anos atrás

É isso é o que dá transformar o país num fazendão agro exportador. Destruir a industrialização do pais para favorecer meia duzia de fazendeiros exportador de soja e criadores de gado. Com o bonus de aniquilar o meio ambiente. Agronecio não trás emprego e nem a capacitação tecnica que um pais como o Brasil precisa.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Mgtow
3 anos atrás

Pela primeira vez, concordo 1.0000%

WSMDAL
WSMDAL
Reply to  Mgtow
3 anos atrás

O setor agropecuário é importante para a segurança alimentar e para a geração de divisas, mas representa menos de 5% do PIB brasileiro. O setor possui uma desproporcionalmente alta representação política e faz valer seus interesses de forma muito forte (bancada ruralista).
Nenhum país do mundo se desenvolve(u) com o predomínio de atividades agropecuárias.

Last edited 3 anos atrás by WSMDAL
WSMDAL
WSMDAL
Reply to  WSMDAL
3 anos atrás

Participação do setor agro nos PIB dos países:

https://data.worldbank.org/indicator/NV.AGR.TOTL.ZS?locations=BR&most_recent_value_desc=true&view=map

O padrão é esse:
Mais rico o país -> menor a participação do agro no PIB
Mais pobre o país -> maior a participação do agro no PIB

Last edited 3 anos atrás by WSMDAL
HENRIQUE
3 anos atrás

FONTE: ESTADO DE SÃO PAULO

NÃO PRECISA DIZER MAIS NADA!