CAEx recebe Viatura Blindada Multitarefa Leve Sobre Rodas 4×4

Rio de Janeiro (RJ) – O Centro de Avaliações do Exército (CAEx) – “Campo de Provas da Marambaia/ 1948″ recebeu da Diretoria de Fabricação (DF), no dia 30 de junho, a primeira unidade da Viatura Blindada Multitarefa Leve Sobre Rodas 4×4 (VBMT-LSR 4×4), adquirida pelo Exército Brasileiro, no âmbito do Programa Guarani – nova família de blindados sobre rodas.
O Material de Emprego Militar (MEM) será avaliado pelo CAEx, em diversos testes, como uma das etapas do contrato de aquisição celebrado pela DF, para o recebimento das demais unidades adquiridas.
Todo o planejamento da avaliação foi elaborado em coordenação entre a DF, o CAEx e a empresa fabricante, com o objetivo de otimizar os prazos e os custos da avaliação, a fim de permitir que a viatura seja distribuída à tropa no mais curto tempo e após rigorosos testes.
No mês de julho, será iniciada a capacitação do pessoal que irá operar a viatura durante os ensaios, a fim de proporcionar maior eficiência às atividades desenvolvidas no Centro, antes do emprego do material pelo Exército Brasileiro.
FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx
Economicamente faz sentido eles terem pego o LMV, sendo que será fabricado na mesma fabrica onde o Guarani(e talvez futuramente Centauro II) é fabricado.
Mas ainda assim eu fico um pouco frustrado do EB não ter selecionado o Guará 4WS da AVIBRAS ou até mesmo o Sherpa feito sob licensa pela mesma empresa.
Por qual motivo o Guará 4WS não foi escolhido?
Alguém sabe?
Parece que foi questões ligadas ao espaço interno o lmv leva 5 militares e aparentemente o guara só 4, isso foi o que eu vi uma vez, não sei se essa informação procede.
Não foi só o espaço.
Alem do que o Ramon falou, eu acho que quando a AVIBRAS entrou na competição, eles entraram com o Sherpa e não o Guará. Na época o Guará estava em testes na fabrica ainda.
O Guará é um Sherpa nacionalizado…
O Tupi é um Sherpa nacionalizado o Guará é da mesma linha do AV VBL. O nome original era AV VB4 RE Guará, foi testado no Haiti, depois que veio a licitação e a Avibrás preferiu apostar em outro veículo, com o Guará sendo oferecido para forças de segurança agora sim como Guará 4WS.
Grato pela correção.
Guara =/ Tupi
Obrigado pela correção, são tantas nomenclaturas que confundi…
Propina?
O LMV tem vantagens cruciais frente aos produtos da indústria brasileira até agora propostos. Os dados já foram redistribuídos em diferentes matérias aqui publicadas, com o conteúdo a ser aqui extensivamente discutido. No mais, foi o LMV que ganhou a competição, e, até ao momento, é o que mais agradou os militares brasileiros, os únicos que se queixam são os britânicos, mas bem sabemos que não completamente por questões técnicas.
Alguns no círculo do Reino Unido sentem-se crescentemente incomodados em notar que se servem de armamento apenas parcialmente britânico, ou, britânico, mas com toques de outros europeus, então, seguem a colocar defeito, às vezes legitimamente, outras vezes em produto que todo o resto elogiou.
Esqueci-me de referir os toques à inglês que eles teimam em colocar em tudo o que compram. Estragam algo que funciona e depois ficam espantados que um “certo de determinado blindado” que eles acabaram de receber sofra com excesso de peso, problemas de mobilidade geral e a nível sonoro. Não me refiro ao LMV.
Não foram também os Belgas?
Off topic: Elbit vende 11 blindados Guarani a Gana.
https://www.infodefensa.com/latam/2021/07/07/noticia-elbit-systems-suministrara-ghana-blindados-guarani-fabricados-brasil.html
Uma terrivel injustica com os equipamentos militares da prestigiada Kantanka.
https://www.youtube.com/watch?v=UdT_ggePOuk
Com uma indústria nacional desse nível não dá nem para entender pq compraram o Guarani.
Hehehehehe …..isso só pode ser algum carro alegórico para algum desfile de carnaval. E os exoesqueletos são as fantasias. Não acredito que alguém pense nisso seriamente…nem os próprios construtores.
Agora eu sei da onde saiu a inspiração do filme No limite do amanhã
Muito melhor que o EB!
Ao parecer,uma boa aquisição. De bom tamanho para o reconhecimento.
Não vamos entrar naquele mérito de discutir que tal modelo é melhor que esse, que esse é ruim, e bla blá blaá de sempre. Vamos apenas torcer para antes de 2050 todas as unidades já estarem entregues e ainda operacionais kkk
O que aconteceria se o veículo for reprovado nos testes? Seria co prado outro veículo ?
Acho que isso dificilmente acontece principalmente quando já foi feita a compra desses veículos o máximo que eu acredito que aconteça é o pedido por parte do exército da modificação de certa caraterísticas se possível, mas se acontecer a reprovação do veículo provavelmente vão reiniciar o processo de aquisição do zero aí escolheriam outro só em 2030 em vista de como esse tipo de processo costuma ser arrastado aqui no país.
O LMV já foi avaliado no processo de seleção, que também avaliou o Tupi (e não o Guará), onde o primeiro foi selecionado. Então, o EB sabe o que tem em mãos.
Referente a questão Guará e Tupi.
O Guará foi o primeiro veículo do tipo lançado pela AVIBRÁS em parceria com a UNIVAP.
Posteriormente, para participar do processo de seleção do EB, a empresa entrou, em parceria com a RENAULT TRUCKS DEFENSE, com o Tupi, que era baseado no Sherpa Light Scout.
Depois do processo, a AVIBRAS utilizou o know how adquirido com a parceria e criou o Guará 4WS.
O importante deste último a sua nacionalização, onde o chassi e motorização são de fabricações 100% nacionais.
Uma pena que o produto veio pós seleção. O projeto tinha sido apresentado ao EB que preferiu ficar com um produto já pronto. Sem dúvida o bem sucedido andamento do projeto da versão 6×6 do programa Guarani pesou sobre a escolha.
Só colocar um sistema anti-tanque que fica show.
A blindagem resiste a quais tipos de calibre?
Boa pergunta gostaria de saber isso também. Imagino que deve ser o calibre 7.62 igual o guarani, mas gostaria de ouvir os especialistas.
Nestes casos podem ser colocados vários níveis de blindagem.
Esses testes nunca têm fim não??? Daqui a pouco terá durando mais que a certificação de uma aeronave