Na quinta-feira, 18 de novembro, uma nova era começou para a Força Aérea Sueca. Este foi o dia em que o avançado sistema de mísseis americano Patriot foi introduzido como parte do aumento da capacidade de defesa sueca. Um sistema que agora será denominado sistema de defesa aérea 103 (LvS103) nas Forças Armadas

Durante uma cerimônia no Regimento de Defesa Aérea em Halmstad, que reuniu a experiência combinada de defesa aérea sueca, bem como uma série de convidados estrangeiros de, entre outros, o Exército dos EUA e indústrias de defesa, a transferência ocorreu para o destinatário através do ‘representante na forma de Chefe do Exército, Major General Karl Engelbrektson.

– Como representante da Administração de Material das Forças Armadas Suecas, aceito a entrega da primeira unidade completa do sistema de defesa aérea 103 para o exército e as Forças Armadas, declarou o Brigadeiro General Mikael Frisell, chefe de material do exército nas Armadas Suecas Administração de Material de Forças (FMV).

Uma transferência que significa que o Regimento de Defesa Aérea agora tem três baterias para dois tipos diferentes de mísseis, um posto de comando, um radar combinado de reconhecimento e controle de tiro, fonte de energia, unidade de reparo e veículos de reboque associados.

Outra pessoa que deu uma volta e inspecionou o novo equipamento com grande interesse e um sorriso no rosto, apesar do clima um tanto desagradável, foi o ministro da Defesa, Peter Hultqvist. Ele afirmou que a transferência também é uma prova tangível de que a capacidade de defesa sueca é reforçada com uma defesa aérea mais forte:
– Com o sistema de defesa aérea 103, as Forças Armadas terão capacidade para enfrentar ataques de mísseis e aéreos a longas distâncias e nós poderemos lutar contra mísseis balísticos. Isso constitui uma poderosa modernização e atualização da defesa aérea sueca e da capacidade de defesa sueca, disse Peter Hultqvist.

– Além disso, este é um projeto onde o orçamento, prazo de entrega e cronograma de treinamento são cumpridos. Conseguir um sistema de material avançado como o do Patriot em funcionamento, do pedido à entrega, no prazo de três anos, é um trabalho extremamente bem executado pelas partes interessadas, elogiou o Ministro da Defesa Hultqvist.

O general Gregory Brady, comandante das Forças de Defesa Aérea do Exército dos EUA na Europa e no Báltico, foi um dos convidados dos chefes do exército.

– O aspecto mais importante para nós é que agora outro país com o qual trabalhamos recebeu o sistema Patriot, o que significa que podemos continuar a desenvolver nosso relacionamento com o Exército Sueco e o Regimento de Defesa Aérea, o que por sua vez significa que juntos nos tornamos mais fortes e podem resolver tarefas emergentes em conjunto com base nas decisões políticas tomadas. Dou as boas-vindas à Suécia na família Patriot, explicou o General Brady, que também anuncia que exercícios conjuntos serão planejados junto com as unidades americanas nos próximos anos.

Seu anfitrião, o chefe do exército Karl Engelbrektson, não hesitou em dizer grandes palavras sobre o significado formal da entrega:
– É um grande dia para as Forças Armadas e o Exército. Recebemos uma nova capacidade de combater mísseis balísticos e o efeito total dos sistemas de defesa aérea 103 afeta nossa capacidade de defesa de uma forma muito concreta. Posso agora relatar ao Ministro da Defesa que o sistema de defesa aérea 103 terá a chamada capacidade operacional inicial (IOC) a partir da virada do ano, explicou o Chefe do Exército, Major General Karl Engelbrektson.

Brigadeiro General Mikael Frisell da FMV e o Chefe do Exército, Major General Karl Engelbrektson
O novo radar combinado de reconhecimento e controle de tiro para sistemas de defesa aérea 103 Patriot
O sistema de defesa aérea 103 deve ser totalmente implementado nas Forças Armadas 2025
Tenente Coronel Jan Ohlson, Major General Karl Engelbrektson, Brigadeiro General Mikael Frisell e Coronel Mikael Beck conversando sobre a cerimônia
Esquadrilha de JAS 39 Gripen
Ministro da Defesa Peter Hultqvist

FONTE: Forças Armadas da Suécia

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bardini
Bardini
2 anos atrás

Interessante, no que as imagens indicam, compraram os dois mísseis: PAC-2 GEM e o PAC-3 MSE.

Last edited 2 anos atrás by Bardini
Adriano Madureira
Adriano Madureira
2 anos atrás

Off-topic:

Na Sede Da Leonardo No Brasil:

https://www.youtube.com/watch?v=BH_OcAlOvZ0

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  Adriano Madureira
2 anos atrás

Audio péssimo, sinceramente não deu para acompanhar, para piorar o funcionário que estava fazendo a apresentação não fala português e tenta se comunicar misturando o espanhol com algumas palavras em português ( o resultado é um portunhol incompreensível). A Leonardo deveria escolher pessoal mais preparado e capaz de se comunicar com o público alvo.

Augusto L
Augusto L
2 anos atrás

O interessante é que escolheram o Patriot sobre o SAMP/T, provavelmente não acham os franceses fornecedores confiáveis em caso de conflito com a Rússia.

Junior Souza
Junior Souza
Reply to  Augusto L
2 anos atrás

O patriot que esta em sua terceira geração já foi bem testado em combate, suas qualidades e limitações já são bem conhecidas, esse é o famoso jogar no seguro.

Paulo
Paulo
Reply to  Augusto L
2 anos atrás

O BAMSE seria de alcance inferior? Ele seria utilizado como complemento ao sistema? E se for equivalente, essa aquisição não prejudicaria a venda do sistema da SAAB?

Heinz Guderian
Heinz Guderian
2 anos atrás

Alguma novidade sobre aquele grupo de estudos, visando a aquisição da defesa AA de médio e longo alcance?

Henrique
Henrique
Reply to  Heinz Guderian
2 anos atrás

Tá igual aquele tal de “auxílio Brasil”.

Emmanuel
Emmanuel
Reply to  Henrique
2 anos atrás

Auxílio Brasil tá caminhando.
E não tem nada a ver com orçamento militar.
Até o molusco já disse que se eleito vai manter e aumentar o valor dos beneficiados.
Já as forças armadas…com aquele bom e velho conchavozinho, principalmente com os corruptos dos franceses, a coisa volte a andar.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Emmanuel
2 anos atrás

Auxílio Brasil não é problema, é solução. Especialmente na remodelagem do programa de transferência de renda, estimulando as pessoas a não precisarem do programa e não com o foco em mantê-las sob o assistencialismo do Estado. O problema é a intenção de entubar, junto a viabilização do auxílio Brasil, o aumento das emendas parlamentares de relator e uma margem pra politicagem populista, a exemplo da promessa de aumento para os servidores. E emenda substitutiva apresentada pelo Podemos está lá. Viabilizando 400 reais de Auxílio Brasil, sem furar teto e sem dar calote em precatórios. Vamos ver agora quem, de verdade,… Read more »

Emmanuel
Emmanuel
Reply to  Felipe Morais
2 anos atrás

Concordo totalmente.
Não mudo uma palavra.
Agora, se o congresso vai fazer isso é outra história.
Acredito que vai dar populismo presidencial e do congresso nacional.
Se o outro, o de nove dedos, ganhar, vai continuar a mesma coisa. Só mudará o nome do populista.
Então, não temos nada de novo e segue o baile.

Slow
Slow
Reply to  Henrique
2 anos atrás

Auxílio reeleição na verdade porque só dura um ano ..

Emmanuel
Emmanuel
Reply to  Slow
2 anos atrás

Cara, Congresso já sinalizou que pode se tornar permanente.
Tá na mão deles agora.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER
FABIO MAX MARSCHNER MAYER
Reply to  Heinz Guderian
2 anos atrás

Está como o programa FX… no blablablá… dentro de mais uns 23 anos recebemos a primeira bateria…

Teixeira
Teixeira
2 anos atrás

Se com esses mísseis estiverem desativando uns Bofors 40mm, é uma boa oportunidade para o Brasil.

Antunes 1980
Antunes 1980
2 anos atrás

A Suécia está sentindo o bafo do urso cada vez mais perto.

Os suecos levam a sua defesa a sério.

Grifon Eagle
Grifon Eagle
2 anos atrás

É um bom sistema.

Yuri Dogkove
Yuri Dogkove
2 anos atrás

Prefiro nossos canhões de 40mm!