quinta-feira, junho 30, 2022

Saab RBS 70NG

Cônsul da Moldova: Queda da Ucrânia poderia resultar em guerra mundial

Destaques

Guilherme Poggiohttp://www.forte.jor.br
Editor da Revista Forças de Defesa

Entrevistado pela CNN, Flavio Bitelman analisou cenários para o conflito, que já completa nove dias

No nono dia de confrontos, as tropas russas continuam cercando a capital ucraniana, e centro do Poder, Kiev. Em entrevista à CNN, o cônsul-honorário da Moldova em São Paulo, Flavio Bitelman, afirmou que teme uma guerra generalizada, em consequência de uma possível queda da Ucrânia.

“Eu tenho muito medo de que, se a Ucrânia cair, nós vamos ter uma terceira guerra mundial”, disse Bitelman. E completou: “acho que é muito difícil o mundo ver pela internet, do jeito que nós estamos vendo os russos atacando, e ficar de braços cruzados”.

Após a Ucrânia, a Moldova também oficializou um pedido de adesão à União Europeia. Segundo o cônsul, o país já trabalhava em formalizar a solicitação e acelerou o procedimento devido às circunstâncias atuais.

“Nós estamos trabalhando para virar realmente uma parte da Europa, mas o medo de um ataque é sempre um grande perigo”, afirmou.

Crise de refugiados

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), pelo menos um milhão de pessoas deixaram a Ucrânia em uma semana, desde o início da guerra.

Bitelman afirmou que a situação dessas pessoas é uma preocupação para a Moldova. “Nós estamos focados em receber ucranianos e outras pessoas que moram na Ucrânia e estão precisando sair as pressas”. Segundo ele, as autoridades não estão exigindo passaporte e os refugiados estão sendo acolhidos em abrigos improvisados.

Ainda de acordo com o cônsul-honorário, pelo menos 110 mil refugiados entraram na Moldova desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, sendo que 55 mil permanece no país.

- Advertisement -

93 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest
93 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
WSilva
WSilva
3 meses atrás

O ocidente está apenas usando os ucranianos como escudo, logo este consul tem razão em estar preocupado mas não sobre terceira guerra mundial mas sim sobre seu país ser o próximo escudo do ocidente. rs

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  WSilva
3 meses atrás

E teve um forista aqui (há um certo tempo) que aventou a possibilidade da Rússia chegar até a Transnítria de forma a uni-lá ao seu território.
À época, achei exagero.
Se a Rússia anexar o leste e o sul da Ucrânia, isto ficará bem possível.

C.P
C.P
Reply to  WSilva
3 meses atrás

Tem toda razão, tudo isso por um medo infundado de a Rússia invadir um país vizinho contra a vontade de seus povos para recriar a força a união soviética, isso jamais vai aconte….opa, não pera…

Last edited 3 meses atrás by C.P
Agressor's
Agressor's
Reply to  WSilva
3 meses atrás

A inteligência russa tem que encontrar o comediante, detê-lo e levá-lo a julgamento rápido. Antes que mais vítimas sejam causadas…

Last edited 3 meses atrás by Agressor's
dfa
dfa
Reply to  WSilva
3 meses atrás

Sim porque o ocidente obrigou todos os antigos estados que formavam o pacto de Varsóvia a juntarem-se a OTAN e U.E. E imaginem a lata dos caras da UE que beneficiam esses mesmos estados com prosperidade economia garantido qualidade de vida aos seus cidadãos e exigem instituições democráticas. E os imperialistas da OTAN que lhes garantem a salvaguarda de toda e qualquer intervenção militar “especial”. A Bielorrússia que o diga, ela usufrui de uma qualidade de vida acima de todos os outros estados europeus e elege livremente os seus representantes graças a Putencia-macho de Putin…Sem dúvida… O porquê da Ucrânia… Read more »

Last edited 3 meses atrás by dfa
WSilva
WSilva
Reply to  dfa
3 meses atrás

Já que você acha que tanto as invasões russa como americana são erradas e uma não justifica a outra, então você deveria cobrar sanções e cancelamento também dos EUA e não somente da Rússia…

sub urbano
sub urbano
3 meses atrás

A OTAN prefere fritar a Ucrania a se envolver em uma guerra nuclear.Dos 4 países que prometeram ajuda militar à Ucrania dois já tiveram perdas em situações bastante nebulosas: um navio da estônia atingiu uma mina e a Bulgaria perdeu um Mig-21 e um helicoptero. Segundo Tom cooper do ACIG a Russia vai atacar a Polônia com drones em algum momento do conflito, mas nenhum dos lados irá admitir.

gordo
gordo
3 meses atrás

O problema aí são as meias verdades, da Rússia todo mundo sabe, mas e da OTAN? Quando Ele cita a agressão Russa não deveria esquecer de citar a agressão digamos passiva que a OTAN impõe já que Ela não é uma escola de samba ou um entidade para fins econômicos. Ser vizinho da OTAN é ter a possibilidade de ter na sua porta um belo arsenal nuclear. A Rússia não quer Ela na Ucrânia pelo mesmo motivo legítimo que os EUA não quiseram os mísseis em Cuba. No mais vejo a nossa imprensa bem monocromática, sem capacidade de questionar e… Read more »

Hcosta
Hcosta
Reply to  gordo
3 meses atrás

Os EUA não atacaram Cuba. Apoiaram golpes mas não invadiram.
E quais são os países da OTAN com armas nucleares no seu território?
E quem colocou mísseis balísticos, contra os tratados, na fronteira com a Europa?

A OTAN não serve para atacar porque, felizmente, precisa que 30 países estejam de acordo.
A entrada da Ucrânia na OTAN só teria um objetivo, evitar esta invasão, e a realidade prova que eles têm razão.

Nemo
Nemo
Reply to  Hcosta
3 meses atrás

Hcosta, a Alemanha, o Reino Unido e a Turquia dispõem de mísseis nucleares americanos em seu território (não me lembro se há outros).

Hcosta
Hcosta
Reply to  Nemo
3 meses atrás

Sim, a questão é se a Ucrânia entrar para a OTAN não significa que tenham armas nucleares. Temos 6 países com cerca de 100 bombas nucleares táticas, todas controladas pelos EUA. São 6 países em 30 e nenhum deles são países da ex-União Soviética. Nem misseis anti balísticos, quanto mais armas nucleares.

E a questão de a entrada da Ucrânia na OTAN significar uma ameaça para a Rússia no sentido de haver o risco de invasão, isto no país com o maior arsenal nuclear.

Nascimento
Nascimento
Reply to  Hcosta
3 meses atrás

Existem sim sistemas anti-mísseis balísticos na Europa. Inclusive em antigos membros do Pacto de Varsóvia, e é todo o direito da OTAN botá-los lá, assim como é direito da Rússia botá-los. O senhor no mínimo estuda antes de falar uma coisa ou sai falando da boca pra fora? Com 2 minutos percebe-se que muitas coisas que o diz são inverídicas… ”The United States contributes to NATO BMD through its European Phased Adaptive Approach (EPAA). Turkey is hosting a US BMD radar at Kürecik; Romania is hosting a US Aegis Ashore site at Deveselu Air Base; Germany is hosting the command… Read more »

Hcosta
Hcosta
Reply to  Nascimento
3 meses atrás

Obviamente sei que há misseis anti balísticos na Polónia e Roménia como há bombas nucleares táticas. O meu ponto é que a maior parte dos países não têm isso.
Não é por juntarem-se à OTAN que recebem de prenda bombas nucleares ou os misseis anti balísticos.

Onde é que eu falei de boca para fora?

Nascimento
Nascimento
Reply to  Hcosta
3 meses atrás

Se sabia então por que perguntou como se não houvesse? Fez várias perguntas ridículas e várias afirmações ridículas, se sabe então por que perguntou?

Os EUA só não invadiu Cuba pois a URSS escalou o conflito, Biden não teve coragem de colocar tropas na Polônia e Romênia e nem ameaçou intervir na Ucrânia, traindo o que dizia o memorando de Budapeste, onde os EUA e o Reino Unido defenderiam a Ucrânia em caso de ataque russo..

Ou você é mentiroso ou ingênuo, eu prefiro acreditar que seja ingênuo mesmo.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Nascimento
3 meses atrás

Ridículo é não saber interpretar um texto.
Não sabem como a OTAN funciona e vêm com essas tretas…

pedroctba
pedroctba
Reply to  Nemo
3 meses atrás

Turquia desde os anos 60 tem apenas bombas. Misseis foram retirados a partir de 1963 como contrapartida para a URSS nao colocar misseis em Cuba.

Kornet
Kornet
Reply to  Nemo
3 meses atrás

Holanda e Bélgica tb.

Nascimento
Nascimento
Reply to  Hcosta
3 meses atrás

”Os EUA não atacaram Cuba. Apoiaram golpes mas não invadiram.” Os EUA tinha sim um plano de invadir Cuba em 1962, só não invadiu pois a URSS escalou o conflito, coisa que o covarde do Biden não teve coragem de fazer pra salvar a Ucrânia. https://www.usatoday.com/story/news/politics/2017/10/30/u-s-planned-261-000-troop-invasion-force-cuba-newly-released-documents-show/813376001/ https://en.wikipedia.org/wiki/Operation_Northwoods ”E quais são os países da OTAN com armas nucleares no seu território?” Itália, Alemanha, Holanda, Bélgica e Turquia. https://en.wikipedia.org/wiki/Nuclear_sharing ”A OTAN não serve para atacar porque, felizmente, precisa que 30 países estejam de acordo.” Diga isso pra Sérvia… O poder de influência econômica dos EUA, Reino Unido, França, Alemanha e Itália se… Read more »

Hcosta
Hcosta
Reply to  Nascimento
3 meses atrás

Se acha que é equivalente ter planos para invadir e uma invasão… E já pensou que era esse o plano de Putin? Biden enviar tropas para a Ucrânia? E digo isso para a Sérvia. 3 guerras e genocídios e mesmo assim foram precisos anos para a OTAN atuar e numa altura que tinha poucos países. Se os EUA controlassem a OTAN então todos os conflitos envolvendo os EUA, a OTAN participaria… A OTAN só participou nas guerras do Kosovo, Bósnia, Afeganistão e Líbia. Isto em 70 anos de existência… As constituições desses países obrigam a terem Bases Americanas? Se permitem,… Read more »

Nascimento
Nascimento
Reply to  Hcosta
3 meses atrás

”E já pensou que era esse o plano de Putin? Biden enviar tropas para a Ucrânia?” Deveria ter escalonado igual a URSS fez no passado pra defender Cuba, ta na cara que o Biden usou a Ucrânia e não ofereceu quase nada útil em troca pra defender a Ucrânia de fato. A OTAN bombardeou Belgrado igual a Rússia esta fazendo hoje com Kiev. Só Kosovo, Bósnia, Afeganistão e Libia, puts muito pouco, além do treinamento do Exército Iraquiano na ”NATO Training Mission-Iraq, Iraq” em todos esses TOs os países atacados saíram MUITO piores do que no início… ”E não foram… Read more »

Hcosta
Hcosta
Reply to  Nascimento
3 meses atrás

O senhor sabe ler? Portugal, Espanha, RU, Países Bálticos, Noruega, Islândia e todos os outros têm constituições feitas pelos EUA? E no entanto têm bases Americanas. Serem baseadas na constituição dos EUA é uma coisa, outra coisa é insinuar que foram feitas para os EUA controlarem esses países. Como muitas das leis do Brasil são baseadas nas leis Portuguesas isso significa que o Brasil é controlado por Portugal… Deixe dessa teorias de conspiração e de fazer essas simplificações de países que não conhece. E se não sabe a diferença entre missões de ataque e missões de treino, o ingénuo aqui… Read more »

gordo
gordo
Reply to  Hcosta
3 meses atrás

Não atacaram, só bloquearam, né? Por muito pouco não houve uma guerra. A Rússia antes de atacar advertio bastante, mobilizou tropas tal qual os EUA fizeram contra Cuba. A diferença é que a URSS negociou conseguindo boas trocas. A URSS usou Cuba para barganha assim como EUA/OTAN usaram a Ucrânia para poder oficializar embargos econômicos que a muito tempo queriam. Para a Ucrânia restou receber armas via “contrabando” para se defender. Note que a mesma turma que está impondo embargos a Rússia (que não é flor que se cheire) é a que questiona se a Amazônia é nossa, por aí… Read more »

Hcosta
Hcosta
Reply to  gordo
3 meses atrás

A pobreza da Ucrânia só tem um responsável: a Rússia. Basta comparar o que aconteceu aos países de Leste que se juntaram à UE. E não é por acaso. Não bastou a herança Soviética de uma economia atrasada e controlada, as interferências e as chantagens políticas causando o caos, a invasão de partes do país, para chegarmos a este ponto de guerra total. E há uma grande diferença em Cuba, os misseis estavam a caminho. Neste caso é uma invasão para a Ucrânia não deixar de ser controlada pela Rússia, para não aderir à OTAN, para não ter misseis e… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Hcosta
3 meses atrás

Procure pesquisar sobre formação de capital, sua transferência entre nações, atuação de multinacionais e etc. antes de ficar com essa ladainha.
Qual é o seu carro?
É americano, europeu, japonês ou coreano?
Será que a empresa que vendeu para vc mandou o lucro para casa?
Agora que os chineses com sua poderosa indústria ‘chegaram no pedaço’, o Ocidente está em polvorosa.
Rússia e China chegaram para ficar.
O resto é o direito que todos têm do ‘jus sperniandi’

Carlos
Carlos
Reply to  Hcosta
3 meses atrás

E no IRAQUE e no AFEGANISTÃO também ⁉️

Fabricio Lustosa
Reply to  Hcosta
3 meses atrás

Vários países da OTAN tem armamento nuclear no território. Quem se retirou do tratado de proibição de mísseis de médio alcance foi os EUA e recentemente sob Trump, os russos, evidentemente se retiraram logo em seguida. Veja bem, um país há um oceano de distância da Europa se retirou de um tratado de limitação de armas. A OTAN foi utilizada para atacar em diversos casos na história: servia, líbia etc… Dizer que uma organização militar cujo único sentido de ser é combater a Rússia, visa a “defesa” é de uma ingenuidade ou desfaçatez sem tamanho. Tipo instalar um canhão no… Read more »

pedroctba
pedroctba
Reply to  Hcosta
3 meses atrás

Nao ataca? E a Servia? E a Libia??? Na realidade a OTAN jamais defendeu alguem, somente atacou países que por algum motivo tinham alguma coisa que a mesma desejava. Sobre Cuba, a baia dos Porcos foi financiada e abastecida por quem mesmo? EUA! Boa parte dos soldados eram Cubanos radicados ou americanos mesmo. Mas na hora que viram que havia resistencia, como um bom americano, eles sairam a francesa e deixaram os caras lá serem fritados. Como revide, derem um balaço na testa do Presidente dos EUA.

Hcosta
Hcosta
Reply to  pedroctba
3 meses atrás

Em ambas foi com a intenção de acabar com a guerra civil. No caso da Sérvia foi o exemplo quase perfeito de guerras para acabar com as guerras. Quase de uma semana para outra deixaram de haver combates. E não foi preciso devastar a Sérvia e anexar a um outro país. Na Líbia foi uma intervenção inconsequente porque não acabou com a guerra civil e sem tropas no terreno para manter a paz. Se foi um erro, não sei. Se ajudou a derrubar o regime então, talvez, com o que se sabia na altura, fosse um risco aceitável. Sim, como… Read more »

Henrique
Henrique
Reply to  Hcosta
3 meses atrás

Diferentemente de Cuba a Ucrânia tem o principal gasoduto que liga a Rússia à Europa. Não se trata só de misseis e Otan na porta, trata-se de interesses econômicos estratégicos, orgulho e falta de habilidade do ocidente em equalizar as coisas. Condeno essa invasão mas a Ucrânia se deixou servir de “bucha de canhão” achando que o vizinho iria ficar no blefe…

Amaury
Amaury
Reply to  Hcosta
3 meses atrás

Se você acha que manter outro país sob embargo por mais de 60 anos não é uma forma de ataque, ok. Se você acha que ocupar uma parte de desse mesmo país de forma ilegal (Guantânamo) ok também. Pergunte também quem rasgou os tratados sobre armas nucleares de alcance médio na Europa. Quanto a países europeus com armas nucleares americanas é só pesquisar.
Putin é um ditador e está mostrando os dentes. Mas achar que está lutando contra os “bonzinhos” do mundo é muita ignorância e subserviência

C.P
C.P
Reply to  gordo
3 meses atrás

Já parou para de perguntar porque quase todos os países do leste europeu depois da carnificina na chechenia foram procurar a Otan apavorados? Acho que as ações da Rússia nós últimos dias lhes dão razão.

Last edited 3 meses atrás by C.P
Luciano
Luciano
Reply to  gordo
3 meses atrás

Boa tarde. Pois, a questão é bem complexa, mas a briga de torcida escolhe seus “heróis”. A Rússia é uma agressora, invadiu a Ucrânia pagou pra ver, porém isso ocorreu devido a uma sequência de ações da Otan. No meio, o povo ucraniano….que também nao é um bloco coeso, tem desde ultranacionalista neonazi quanto minorias perseguidas. Aí aqui vemos uma luta baixa, de foristas q no lugar de um debate produtivo sobre as questões militares ficam externando preconceito e suas preferências políticas de forma rasa!

Antoniokings
Antoniokings
3 meses atrás

Prezado Tupã.

A Rússia decretou cessar-fogo para a retirada de civis e a Ucrânia suspendeu essa retirada alegando que os russos não estão cumprindo o prometido.
Como assim?
Que eu saiba, um Governo que quer proteger a população aproveitaria qualquer oportunidade.
Dessa forma, fica claro que estão fazendo civis de escudos humanos.
Confirma-se assim, a natureza nazista dessa gente.

Yuri Dogkove
Yuri Dogkove
3 meses atrás

E nada do Braddock, Rambo e Superman e Vingadores…

Nemo
Nemo
3 meses atrás

O Bliken declarou à BBC que a Ucrânia poderá vencer a guerra quando a Rússia atingir o “extra time”. Vejam o tipo de gente que governa o Mundo, ele não se preocupa com as pessoas morrendo nas cidades bombardeadas, nos refugiados, com a destruição da infraestrutura. Ele incentiva a Ucrânia a esperar a Rússia chegar ao “extra time”. Como a guerra não é em “casa”, tudo bem.

Lana Alves
Lana Alves
Reply to  Nemo
3 meses atrás

Bliken não se preocupa né, quem se preocupa é o Putin que invadiu e esta destruindo a Ucrânia. Não são os projeteis e mísseis do Bliken que estão matando os ucranianos e destruindo suas cidades. Pare de querer esconder a verdade. A RÚSSIA INVADIU A UCRÂNIA e isso é imperdoável e as vidas de civis inocentes jamais será recuperado.

Nemo
Nemo
Reply to  Lana Alves
3 meses atrás

Bem, então se mude para Kyev e fique recebendo bombas de 500 kg russas na cabeça até o “extra time” chegar. Não defendi a invasão, mas o secretário de estado americano incentivar as pessoas a resistir sob condições terríveis com base numa expectativa que pode demorar messes para ocorrer.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Nemo
3 meses atrás

Esse Blinken está mais perdido que cego em tiroteio.
Outro dia ele gravou um encontro com mulheres russas em uma quermesse de uma Igreja ucraniana nos EUA.
E os córneos dele é uma visão impagável.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antoniokings
3 meses atrás

Digo, mulheres ucranianas.

O abatimento observado da fisionomia de Blinken é evidente.
Talvez arrependido do erro grosseiro de cálculo.

carcara_br
carcara_br
3 meses atrás

Uhum sei, o deles está na reta também…

Lana Alves
Lana Alves
3 meses atrás

Papo furado porque você é um garoto que mora no Brasil, na liberdade. Quero ver se você pensaria o mesmo se o seu pai estivesse no exército ucraniano. Deixa de ser infantil, a semana inteira defendendo essa guerra, acorda, garoto! Fica em um site como o FORTE, de discussão defendendo invasão de outro país, bombardeios, mortes, opressão? Milhares de pessoas em túneis, crianças e velhos doentes, bebês nascendo em túneis improvisados. Deixa de ser infantil, acho que você nunca carregou uma pistola na vida, não sabe manusear sequer um revolver…vocês ficam culpando a mídia ocidental e 1000 desculpas de crianças.… Read more »

Amaury
Amaury
Reply to  Lana Alves
3 meses atrás

Falou a pessoa com experiência em combate….rs. As mesmas que criticam os russos mas ficam pianinhos quando a agressão é feita por Estados Unidos, Israel ou Reino Unido. Defensores da paz com filtro. Não passam de hipócritas que querem cagar regras

Francisco
Reply to  Lana Alves
3 meses atrás

Parece que alguém aqui aprendeu com a ministra da defesa da Alemanha, cuidado pode acontecer o mesmo que aconteceu com ela, alguém pode chama lá de garotinha colegial, de imatura, infantil, esse é um espaço sobre questões militares, goste ou não da opinião do outro cabe o respeito, talvez a sua visão e a sua forma de expressar seja tão ridícula como você diz que é a do participante do fórum, talvez você esteja confundindo mas esse espaço não é seu, você não tem o direito de dizer o que o outro pode ou não falar por pior que pareça… Read more »

Ted
Ted
3 meses atrás

O zelensk ta doído para fazer a 3° war, para salvar o rabo dele. Tem que quilhotinar este pirado.

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Reply to  Ted
3 meses atrás

Porque uma terceira guerra salvaria o “rabo” dele?
já que ele está no “olho” do furacão.
Sem sentido isso.
Você foi muito específico na forma da morte, uau.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Ted
3 meses atrás

Que a Rússia pegue esse palhaço que finge ser presidente. E que o faça pagar pelos seus crimes…

Agressor's
Agressor's
Reply to  Ted
3 meses atrás

O comediante está em um estúdio na Europa promovendo a guerra…E vcs acham que estão em Kiev…kkkk… 😀

Agressor's
Agressor's
Reply to  Ted
3 meses atrás

O cara é um ator né amigão, e o público dele tá se entretendo com o show…

pedroctba
pedroctba
Reply to  Ted
3 meses atrás

Esta escondido em algum castelo dentro da Polonia, enquanto o país leva bomba por causa dele e de seus “aliados” ocidentais. Não a toa que no Sul da Ucrania muitas unidades começaram a recuar e render-se cada vez mais.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  pedroctba
3 meses atrás

Acabei de ler que os russos entraram em uma base militar ucraniana que foi abandonada nos arredores de Kherson.
Olhando o mapa do avanço russo, parece que eles estão quase fechando o cerco em uma grande região ao nordeste de Kiev até a fronteira russa.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Ted
3 meses atrás

E esse Zelensky é tão irresponsável que tentou provocar um incidente perto da Usina Nuclear para tentar precipitar alguma reação do Ocidente.
Só que os EUA e a OTAN estão correndo dessa guerra como o Diabo foge da Cruz.
Mas, demonstra que um nazista que não pensa nos outros.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Ted
3 meses atrás

Correm notícias que ele está na Polônia.

C.P
C.P
3 meses atrás

Quando vc diz “campo diplomático” entende-se ” arregar logo pra Rússia e continuar sendo um puxadinho soviético atrasado mesmo contra a vontade do povo local?*

Agressor's
Agressor's
3 meses atrás

Estamos nesse mundo, essencialmente, para que coisas sejam destruídas…depois da destruição, Deus inicia seu trabalho…

Assista a destruição…!!!…

Nick
Nick
3 meses atrás

Moldova sabe que será a próxima vítima. Quantos países serão necessários para OTAN/NATO fazerem alguma coisa? Vão esperar até a Cortina de Ferro ser totalmente restabelecida? Putin está contando com esse bando de **** softpower para implementar seu sonho de reimplementar a URSS, e talvez ir além.

pedroctba
pedroctba
3 meses atrás

Se cagando neh?? Enquanto nao havia ação eram todos “Pitbulls”, depois que o pau torou, voltaram a realidade de ser poodle! Vai lá provocar vai, peça ajuda a OTAN, aos EUA, clame por democracia e receba……capacete e arma mofada! kkkkkk
Enquanto os trouxas da europa oriental tem um choque de realidade, a juventude dos EUA e Europa ocidental esta de boa lá.
OTAN é igual a traficante, na hora de fazer video é só ostentação mas depois que a policia lhe pegou, ele fica escondido e vc apanhando!

Flanker
Flanker
Reply to  pedroctba
3 meses atrás

“OTAN é igual a traficante, na hora de fazer video é só ostentação mas depois que a policia lhe pegou, ele fica escondido e vc apanhando!”

Como assim “vc”?? Tu já trabalhou ou trabalha para traficante, para apanhar no lugar dele??

pedroctba
pedroctba
3 meses atrás

Os caras entraram na conversinha da OTAN e UE que eles “jamais iriam” se preocupar com a Russia pois eles iriam impedir qualquer coisa, e hj estao tendo aquele belo choque de realidade! OTAN, UE e EUA só sabe chutar cachorro morto. Qualquer coisa alem disso eles fogem para as colinas rapidinho e vc que se f…a!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  pedroctba
3 meses atrás

Blinken: no último ano, os EUA forneceram à Ucrânia mais de US$ 1 bilhão em equipamentos e outro apoio na área de segurança.

Ou seja.
Torraram uma fortuna com armas nessa aventura suicida para o povo ucraniano..

Machado
Machado
Reply to  pedroctba
3 meses atrás

Nem Coréia do Norte esses caras tem culhão de enfrentar. Só país fácil

dfa
dfa
Reply to  pedroctba
3 meses atrás

A conversinha de quê? De quererem ter uma país próspero sem interferência da Russa? De não querem reconhecer a anexação da Crimeia? De estarem fartos da intervenção Russa nos assuntos internos do seu país? No meu ver é normal os ucranianos quererem uma aproximação ao ocidente, é o desejo natural de qualquer país de leste querer livrar-se da influência russa que traz zero benefício e preferir prosperar economicamente com a U.E. e ficar debaixo da proteção da OTAN. Basta ver o exemplo da Bielorrússia que é uma ditadora com uma economia miserável e o contraste de desenvolvimento que é a… Read more »

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  dfa
3 meses atrás

É muita conversa sobre “culhões” : não tem culhão aqui, não tem culhão ali, não tem culhão cá… são tantos culhões e pouco cérebro nessas conversas .

No mais, comentário irretocável.

Kornet
Kornet
Reply to  dfa
3 meses atrás

Vc sabe que algo desse tipo partiria de americanos e europeus e não de russos,ne?
A midia progressista europeia e ameticana,junto com ONGs fajutas e financiadas por governos estrangeiros ficam mapeando reservas indígenas e doutrinando os índios.
Nós sabemos quem são as ameaças à soberania da Amazônia e elas não partem de países do Oriente.

eliton
eliton
3 meses atrás

Qualquer coisa envolvendo dois países pode causar uma guerra mundial.

Dr. Strangelove
Dr. Strangelove
3 meses atrás

A invasão russa expos a incapacidade de suas forças armadas. Exercito de conscritos desmotivados, logistica horrível, força aérea incompetente. Isso trará muito mais problemas para o autocrata.Já se fala em 8 a 10 mil russos mortos em 10 dias de conflito, um numero insustentável. Agora o poder russo foi desmistificado para sua verdadeira ameaça principal, os chineses. Caso insista nessa burrice, Putin certamente destruirá a Ucrania, mas a um custo muito alto. A Russia se tornará uma Coreia do norte gigante, uma constante ameaça á humanidade.

Amaury
Amaury
Reply to  Dr. Strangelove
3 meses atrás

Claro….os europeus vão ficar sem gás russo, as cias. Aéreas vão aceitar ficar sem o espaço aéreo russo, as grandes multinacionais vão abrir mão de um mercado consumidor de mais de 140 milhões de pessoas, vão aceitar que o sistema financeiro russo fique atrelado ao chinês, etc., apenas para defender o mundo livre e democrático. Vai ser bobinho assim na Disneylândia

Luciano do Prado
Reply to  Amaury
3 meses atrás

Mas é exatamente isso que está se desenhando. O colega Stranglove foi muito preciso em sua análise, eu mesmo me surpreendi com as dificuldades das FA’s russas nessa guerra e certamente o mito do estrategista que o Putin carregou por décadas está caindo, já que provavelmente ele não previa essa dificuldade gigantesca na guerra, a rápida resposta do Ocidente e o pequeno apoio da China.

Dr. Strangelove
Dr. Strangelove
Reply to  Luciano do Prado
3 meses atrás

concordo contigo, Luciano.

Dr. Strangelove
Dr. Strangelove
Reply to  Amaury
3 meses atrás

A precariedade de seus argumentos e a necessidade do ataque ad hominem já demonstram quem voce é. Os estados ocidentais parecem ter acordado (ainda que tardiamente) para o fato de qua não se pode mais financiar seus inimigos. A teoria de que o livre comércio traria a democracia gradualmente à russia e China se mostrou um fracasso. Pelo contrario, fortaleceu as ditaduras nestes locais. Em outras palavras, se não segurarem a fera agora ficará muito mais caro no futuro.

Amaury
Amaury
Reply to  Dr. Strangelove
3 meses atrás

Eu sou uma pessoa que, tanto pela idade, como pela experiência corporativa sabe que o que está em jogo são interesses financeiros. Não caio nessa de aceitar que a verdade seja a que nossa mídia passa. Te aconselho a seguir canais europeus sérios e verá que 90% do que acredita é pura propaganda. Os russos devem estar sofrendo muito na Ucrânia, afinal não avançaram quase nada, não é mesmo? Os ucranianos estão se defendendo como nunca e perdendo como sempre. 10.000 mortos russos…vc acredita mesmo que se o número de baixas russas chegasse perto disso eles já não teriam tocado… Read more »

Heitor
Heitor
3 meses atrás

Não creio que o mundo se moveria militarmente pela Ucrânia.. Zelensky querer zona de exclusão já é demais. Quando foi dito que a Rússia certamente atacaria ninguém acreditou, falaram que não pode-se causar pânico e sei lá mais o que.. agora a OTAN fornece míssil, avião, daqui a pouco até os pilotos tbm, e a cerveja… Zelensky é muito tenaz mas faltou preparo…

ANTONIO SANTOS
ANTONIO SANTOS
Reply to  Heitor
3 meses atrás

Cara é comediante poha, foi eleito na euforia do zap ucraniano plmdds.

Zeca
Zeca
3 meses atrás

Logo haverá uma crise de refugiados, não só ucranianos, mas tbem russos! A Finlândia relata o grande número de russos fugindo das sanções econômicas e da repressão do regime autocrático. E esse número não pára de crescer.

paulof
paulof
3 meses atrás

Uma hipótese que no futuro ocorrer seria a Moldova e a Geórgia tornarem-se membros e a Inglaterra retorne a a UE, ainda que Suécia e Finlândia entrem na OTAN, parece que a Europa se unirá não pela força de um país, mas sim por proteção de seus mercados e fronteiras.

Marcos10
Marcos10
3 meses atrás

Mais engraçado é ver minions adotando o mesmo discurso dos que eles dizem fazer oposição.

Talisson
Talisson
Reply to  Marcos10
3 meses atrás

Se os conservadores (do mundo inteiro) perceberam que as potências ocidentais são lacradoras, incitadoras de black block, e que os verdadeiros conservadores se encontram na Turquia, Belarus, Russia, China, Israel, então enfim acordaram.
Veja bem que não tomei lado e apenas me referi ao conservadorismo, nem entrei no diversionismo esquerda/direita.

Last edited 3 meses atrás by Talisson
Flanker
Flanker
Reply to  Marcos10
3 meses atrás

Exatamente. Escrevi o mesmo em outro tópico.

Antonio Cançado
3 meses atrás

Moldávia.

Bruno Vinicius
Bruno Vinicius
3 meses atrás

Um pouco OFF

Se alguém se interessar, o Instituto de Guerra Moderna de West Point fez uma discussão/análise sobre a situação na Ucrânia:

https://www.youtube.com/watch?v=zXEvbVoDiU0&list=TLPQMDUwMzIwMjK7SQC8FhA3KA&index=2

Last edited 3 meses atrás by Bruno Vinicius
seuzénétiuôrqui
seuzénétiuôrqui
Reply to  Bruno Vinicius
3 meses atrás

West Point? Fala sério cara!

Flanker
Flanker
Reply to  seuzénétiuôrqui
3 meses atrás

Qual o problema? Ninguém pode estudar e analisar o que está acontecendo? Por acaso deveria ser considerado apenas o que as academias russas dizem??

José
José
3 meses atrás

Só quero dizer isto.

É muito bom podermos falar a favor ou contra porque, vivemos em democracia mesmo que muitas vezes não concordemos com os que foram eleitos para nos representar.
Mas, os Russos esses, não podem falar, comentar, escrever, sem que sejam perseguidos ou detidos.

Talisson
Talisson
Reply to  José
3 meses atrás

Democracia é uma construção ocidental. Russos, chineses, árabes, vivem sem democracia há séculos, pra não dizer milênios. Gosto de falar o que penso, mas penso que certos povos dão valor a outras coisas primeiro.

Flanker
Flanker
Reply to  Talisson
3 meses atrás

Talvez esse povos “não deem valor” à democracia justamente porque não possam ter acesso à mesma.

WSilva
WSilva
Reply to  Flanker
3 meses atrás

Não é questão de dar valor, é questão de não fazer falta.

Pode ser que um dia eles tentem uma democracia, mas até o momento não faz falta.

Ted
Ted
Reply to  Flanker
3 meses atrás

Longe da democracia, as potências estão querendo a hegemonia

Ted
Ted
Reply to  Flanker
3 meses atrás

Se e quando dois subs lançarem 2 artefatos de nêutron sobre o estado do Arkansas e o Mato Grosso no Brasil. Detonados a 8 mil metros. O mundo saberá o que é a fome

Amaury
Amaury
Reply to  Flanker
3 meses atrás

Arábia Saudita, Egito, Emirados, Qatar, vários países da região do Sudeste da Ásia, podem ter acesso ao sistema de democracia ocidental e não o fazem. Há que se levar em conta aspectos culturais, históricos, étnicos religiosos, etc. Esse papo de acesso é conversinha pra boi dormir. E, lembrando, conversinha seletiva. O que impera são interesses econômicos de todos os interessados, principalmente as potências hegemônicas. O problema para os Estados Unidos é que dá década de 90 para cá imperavam sozinhos. Hoje têm, obrigatoriamente, que aceitar a China e a Rússia também. A primeira pela grana. A segunda pelo arsenal

Henrique
Henrique
3 meses atrás

Meu caro, ele não deixa de ter razão em alguns pontos. Se a Russia tomar a Ucrânia (e irá!) com um ocidente de líderes fracos e midiáticos podemos esperar tudo do Putin. Darth Vader já é engasgado com a Polônia e outros países por conta da questão da UE e Otan e se começar a agredir outros países reações diversas poderão surgir pois já vemos, mesmo que comedidamente, a Alemanha e algumas ex-repúblicas da antiga U.Soviética ajudando a Ucrânia em diversos aspectos militares ou vcs acham que Javelins, NLAWs, Drones e outras munições estão sendo repostos como… Já mencionei neste… Read more »

Dr. Strangelove
Dr. Strangelove
Reply to  Henrique
3 meses atrás

A Polonia está muito mais bem preparada que a Ucrania. Alem do obvio ódio dos poloneses contra os russos. Seria uma nação inteira em combate. E a OTAN estaria envolvida. Seria a certeza quase absoluta de uma guerra mundial com uso de armas nucleares.

Antoniokings
Antoniokings
3 meses atrás

Conhece paisinho sem vergonha?
Eu conheço.
Os EUA.

oglobo.globo.com/mundo/em-nova-frente-contra-russia-eua-vao-enviar-delegacao-para-caracas-diz-new-york-times-25420905

Agora querem comprar petróleo venezuelano.
Será que Maduro aceita?
Só para situar.
Os EUA importam da Rússia 10% do petróleo que consomem.

André Luís
André Luís
3 meses atrás

Viu, cadê aquela fragata britânica que passou nas águas territoriais da Rússia no ano passado? Ah? Cadê. Seria uma excelente oportunidade para os corajosos britânicos, defensores da liberdade e da democracia, demonstrarem apoio e suporte para a Ucrânia, não acham?

Hugo Martins
Hugo Martins
3 meses atrás

Esta guerra esta toda baseada em contra informações, e nas mais estapafurdias afirmações. Porque entrevistar um consul de um pais que não esta envolvido na guerra?
Consul de um pais de +- 2.000.000,00 com um PIB de 27 bilhoes de US$. A Modavia é o o pais mais pobre da Europa e talvez o mais sem importancia deles.Este tipo de noticia só serve pra desacreditar ainda mais esta situação toda em que o mundo se meteu.

Últimas Notícias

Apresentação sobre Estudos Estratégicos – Prof. Dr. Vitelio Brustolin

O Prof. Dr. Vitelio Brustolin, Professor de Direito Internacional, Organizações Internacionais e Estudos Estratégicos do INEST/UFF e pesquisador da...
- Advertisement -
- Advertisement -