Esforços para dizimar a economia da Rússia para punir Moscou por sua invasão da Ucrânia podem ter implicações sérias e imprevisíveis para os EUA e seus aliados.

A economia russa começou a desmoronar depois que EUA, Reino Unido, União Europeia e outros parceiros impuseram sanções sem precedentes com velocidade impressionante.

O governo russo e as principais empresas financeiras foram isoladas de grande parte do sistema financeiro global, dezenas de empresas internacionais saíram do país e o valor do rublo despencou à medida que o banco central russo luta para evitar uma crise mais profunda.

“Os Estados Unidos e os europeus estão declarando explicitamente que estão envolvidos em uma guerra econômica com a Rússia”, disse Daniel Glaser, ex-secretário assistente do Tesouro para crimes financeiros, durante um webinar organizado pela empresa de compliance K2 Integrity.

“Normalmente, quando você ouve os EUA e os europeus falarem sobre a aplicação de sanções, você ouve muito sobre o quão direcionado eles querem que seja”, continuou ele. “Não estou dizendo que os EUA e os europeus não se importam com danos colaterais, mas esse não é o ponto de discussão que eles estão usando. O ponto de discussão que eles estão usando é quanta dor eles estão tentando infligir à Rússia, e é simplesmente de cair o queixo”.

Autoridades dos EUA e aliados argumentaram que a dor econômica intensa é essencial para punir o presidente russo Vladimir Putin internamente pela invasão da Ucrânia.

O regime de sanções foi projetado não apenas para atrapalhar a economia russa, mas também para limitar a capacidade de Moscou de aliviar a dor econômica. Os EUA e seus aliados bloquearam transações com o Banco Central da Rússia e congelaram cerca de metade dos US$ 600 bilhões em reservas estrangeiras da Rússia, que Moscou havia estacionado em outros países. A medida trancou o que os especialistas chamam de baú de guerra das sanções de Putin.

A ameaça de penalidades futuras também provocou um êxodo em massa de empresas internacionais da Rússia. Dezenas de empresas que podem operar fora das sanções estão deixando a Rússia em vez de arriscar uma reação do governo dos EUA e perder o acesso ao dólar americano.

“Existem certas ferramentas que eles podem usar para gerenciar”, disse Rachel Ziemba, fundadora da consultoria macroeconômica Ziemba Insights, do governo russo.

“Eles estão caminhando para, sim, uma recessão, mas uma economia muito mais focada internamente que basicamente pega todas as reformas das últimas duas décadas e quase faz o inverso”, acrescentou.

Mesmo assim, a crescente dor econômica doméstica não refreou as ambições militares de Putin na Ucrânia.

As forças russas afirmaram assumir o controle da usina nuclear de Zaporizhzhia durante a noite do 5 de março na Ucrânia, provocando profunda preocupação entre as autoridades dos EUA. O ataque à usina, que provocou um incêndio durante a noite, gerou pânico generalizado e alimentou apelos entre os legisladores dos EUA para tomar medidas mais agressivas contra o regime de Putin.

Membros do Congresso de ambos os partidos aumentaram a pressão sobre o presidente Biden para bloquear o petróleo russo. Fazer isso quase certamente elevaria os preços do gás, dada a natureza globalmente conectada dos mercados de petróleo.

Os EUA são um exportador líquido de petróleo, mas a maior demanda por petróleo americano elevaria os preços da energia globalmente, à medida que os aliados europeus lutam para substituir o petróleo e o gás natural russos.

Embora Biden tenha procurado preparar os americanos para possíveis consequências econômicas em casa, especialistas dizem que a natureza sem precedentes das penalidades cria riscos imprevisíveis para a economia dos EUA.

Os preços de energia e alimentos são a maneira mais rápida de os americanos sentirem as ondas de choque do declínio da Rússia, principalmente se Biden tomar medidas contra as importações de petróleo russo.

Os preços do petróleo bruto subiram cerca de 20 por cento nas últimas duas semanas, o suficiente para derrubar 0,2 ponto percentual do produto interno bruto dos EUA, segundo economistas do Goldman Sachs.

Eles também esperam que a inflação medida pelo índice de preços das despesas de consumo pessoal chegue a 0,2 ponto percentual, graças a “preços mais altos dos alimentos, aumento dos custos de produção devido ao aumento dos preços das commodities e aumento dos custos de transporte devido a interrupções no transporte”.

Ziemba disse que a proibição das importações de petróleo russo seria em grande parte “simbólica” e simplesmente enviaria barris para outros mercados.

“Quando pensamos na análise de custo-benefício, não fica claro para mim que a dor aqui justifica a dor da Rússia”, disse ela.

Mas Ziemba disse que suspender as atuais isenções para o processamento de pagamentos relacionados à energia pode causar um golpe devastador na indústria de energia da Rússia. Se as empresas americanas e o dólar americano não puderem mais ser usados ​​para comprar petróleo e gás russos, Ziemba disse que as empresas estrangeiras provavelmente abandonarão a Rússia para proteger seu acesso aos mercados americanos.

“Se houver uma situação em que as entidades russas não possam ser pagas pelo petróleo e pelo gás que estão produzindo, elas não vão distribuir os suprimentos de graça”, disse Ziemba.

“À medida que o preço se ajusta, seria muito doloroso”, acrescentou.

FONTE: The Hill

Subscribe
Notify of
guest

72 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ze das Couve
Ze das Couve
2 anos atrás

Como está a paridade Rublo – Dólar mesmo?

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Ze das Couve
2 anos atrás

1 Dolar ta valendo no momento 127 Rublos

1 Rublo ta valendo 0,039 Reais.

Alias. Ja foi confirmado que os EUA vão bloquear totalmente a compra de petróleo/gás Russo.

Eles estão partindo para a total e completa aniquilação da economia Russa

Agressor's
Agressor's
Reply to  Victor Filipe
2 anos atrás

Muitos questionam sobre a terceira guerra mundial, mas a realidade é que tudo isso que presenciamos nesse momento já é a terceira guerra desenrolando-se e acontecendo. Depois da segunda guerra mundial vários países colonizados conseguiram conquistar sua independência e um desses países que se destacou foi a Índia, que não só se libertou do julgo britânico como conseguiu se consolidar como uma potência militar, “nuclear”, econômica e geopolítica. As potências dominantes mais uma vez se encaminham para um confronto de guerra pela disputa da hegemonia global, e após esse evento uma nova janela de oportunidade surgirá para conquistarmos esse mesmo… Read more »

Bardini
Bardini
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

Groselhovisky.

Slow
Slow
Reply to  Victor Filipe
2 anos atrás

Já viu o preço do gás na Europa ?

sergio
sergio
Reply to  Victor Filipe
2 anos atrás

E quem vai substituir as importações deles a Venezuela ?sei o mantra que nas relações entre países só a interesses, mais vai ser uma baita trairagem dos venezuelanos

Jacinto
Jacinto
Reply to  sergio
2 anos atrás

Trairagem com quem?

sergio
sergio
Reply to  Jacinto
2 anos atrás

Com a Russia, que sustenta o Regime do maduro ate hoje !!!!

Jacinto
Jacinto
Reply to  sergio
2 anos atrás

Um governo deve ser leal ao seu povo e apenas a ele.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Victor Filipe
2 anos atrás

As compras americanas, que não são grande coisa para os russos.
Logo, estarão com os chineses.

Prezado.
Eu avisei aqui da situação delicada que as economias ocidentais estavam passando e que iriam aumentar.
Não esperava que fosse tão rápido.
Mais agora é tarde.
Ou a Europa morre de frio ou falida.
E os EUA estão indo pelo mesmo caminho.

rui mendes
rui mendes
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Economias Ocidentais????
Lê a matéria, de novo, pois falam praticamente da falência da economia Russa e a China se salvar a economia Russa, enfraquece a dela, e depois a economia Chinesa precisa muito de uma UE, EUA, UK e Japão.
Não á milagres, a economia Russa com 140 ou 150 milhões de hab. é pouco maior que a da Holanda e Bélgica com 28 milhões de hab. e o PIB per capita Português é o dobro do Russo.

Mauro Cambuquira
Mauro Cambuquira
Reply to  Victor Filipe
2 anos atrás

Então… A matéria fala, se tu não pagas, também não terás. E não sei mais onde li, que estão sim, todos ainda comprando petróleo russo e por debaixo dos panos, para que ninguém saiba. Estranho isso não?

Jacinto
Jacinto
Reply to  Mauro Cambuquira
2 anos atrás

Os produtos energéticos – entre eles o petróleo – não estão sob sanções na Europa – então não tem ninguém comprando debaixo do pano.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Ze das Couve
2 anos atrás

Agora, não interessa muito.

‘China e Rússia se unem para desdolarizar suas economias
Participação da moeda americana no comércio bilateral dos dois países caiu para menos de 50%. Tensões com os EUA uniram as nações ‘

E isso foi em 2020.
Tá tudo muito bem combinado, prezado.

Leia mais em: https://vocesa.abril.com.br/economia/china-e-russia-se-unem-para-desdolarizar-suas-economias/

Henrique USA
Henrique USA
2 anos atrás

Aceitar que uma nação ataque a soberania de outra sem punição pode ter um efeito muito pior no futuro da humanidade. Duas Guerras Mundiais já não foram o suficiente para aprendermos isto?

Last edited 2 anos atrás by Henrique USA
Slow
Slow
Reply to  Henrique USA
2 anos atrás

Não, até porquê depois de 2 guerras mundiais os EUA invadiu mais de 5 países ..

sergio
sergio
Reply to  Henrique USA
2 anos atrás

E a punição dos EUA quando invadiram o Iraque pela segunda vez ?cadê ?
Um paralelo entra as duas situações e muito fácil.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  sergio
2 anos atrás

Então ta liberado né?

sergio
sergio
Reply to  Carlos Gallani
2 anos atrás

Por que uns podem e outros não ?

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  sergio
2 anos atrás

Que raciocínio bizarro!

rui mendes
rui mendes
Reply to  sergio
2 anos atrás

Nada a ver, aí uma democracia invadiu uma ditadura, que mantinha o próprio povo de açaime, agora foi ao contrário, uma ditadura, que mata os opositores políticos, invadiu uma democracia.

sergio
sergio
Reply to  rui mendes
2 anos atrás

Perguntou ao povo Russo e ele acha que o governo de turno e uma ditadura ? e a autodeterminação dos povos ?

BrunoFN
BrunoFN
Reply to  Henrique USA
2 anos atrás

q nada .. enquanto durarem as ”diferenças” .seja por cor ,força , linguística .. ate religião .. a guerra vai fazer parte do nosso ”tempo”…n é estranho tais conflitos sempre parte do nosso lado mais ”civilizado” ou ”’desenvolvido” ?.. q ironia …

horatio nelson zhirinovsky
horatio nelson zhirinovsky
2 anos atrás

creio q vou ser censurado mais sem problemas: porque esses idiotas aqui no brasil principalmente da petrobras não compram o petroleo russo pela metade do preço ? pq temos q ficar sem comprar dos russos ? se os outros não querem comprar é problema deles!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  horatio nelson zhirinovsky
2 anos atrás

Não apenas ‘os idiotas’ do Brasil.
A China já assinou dois megas-contratos com os russos só agora em fevereiro..
A ´Índia, outro gigantesco importador, falou que vai continuar comprando dos russos.
O Paquistão anunciou ontem a construção conjunta com a Rússia de um grande gasoduto para transporte de 50 bi de m3 (se não me engano).
Só a Europa que vai entrar em uma fria (literalmente) porque os EUA têm como se defender, apesar dos preços assustadores que podem paralisar sua economia.
Mas, frio não passam.

rui mendes
rui mendes
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

A Europa tem que se livrar da dependência energética Russa, para ontem, pois não dá para confiar em ditadores e se tem que se sofrer, que seja o mais rápido possível, mas quando essa depêndencia acabar, os Russos deixam de poder fazer chantagem sobre a UE.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  rui mendes
2 anos atrás

E a Rússia tem de se livrar das vendas para a Europa.
Só que a Rússia tem a China ao lado, né?

fabio_bsb
fabio_bsb
Reply to  horatio nelson zhirinovsky
2 anos atrás

Porque a Petrobrás produz petróleo por menos da metade do preço de mercado.

horatio nelson zhirinovsky
horatio nelson zhirinovsky
Reply to  fabio_bsb
2 anos atrás

não é isso o q falam,inclusive falam q todo o petroleo brasileiro é trazido de fora, brasil produz manda pra fora e depois tras de volta…e agora o petroleo russo estará menos da metade do preço…

Jacinto
Jacinto
Reply to  horatio nelson zhirinovsky
2 anos atrás

Quem é que fala que todo petróleo brasileiro é trazido de fora? O Brasil produz petróleo, consegue refinar parte dele, outra parte não consegue e exporta. E também imposta parte dos derivados de petróleo.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  horatio nelson zhirinovsky
2 anos atrás

Só que eles criaram uma tal de PPI, Paridade com o Preço Internacional.
Ou seja, se o Brasil produz um barril por 20 (p. ex), vende pelo preço internacional que hoje está quase em 130 dólares.
Enganaram a todos dizendo que era para manter a capacidade de investimento da Petrobrás e atrair acionistas, mas todos sabemos que é para encher os bolsos desses mesmos acionistas.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  horatio nelson zhirinovsky
2 anos atrás

Porque como voce mesmo falou, sāo idiotas. Também sāo subservientes aos interesses dos EUA.

Jacinto
Jacinto
Reply to  horatio nelson zhirinovsky
2 anos atrás

O problema do Brasil não é petroleo, é refino. O Brasil não tem capacidade de refino porque a iniciativa privada tem muito receio. O problema é que o mercado de refino no Brasil é controlado pela Petrobras que deve ter quase 80% do mercado. Como, de tempos em tempos, o governo influencia o preço, chegando mesmo a impor a venda de derivados abaixo do preço de custo, uma empresa privada não tem como concorrer com a empresa pública que vende o mesmo produto abaixo do preço de custo. Por isso, não há quase empresas privadas de refino.

José de Souza
José de Souza
Reply to  Jacinto
2 anos atrás

Na verdade, as refinarias do Brasil não possuem a capacidade do refino do petróleo produzido aqui, então se exporta o nosso petróleo e se importa o adequado para refino aqui. Por isso tentaram comprar a refinaria de Pasadena e viabilizar a refinaria com os venezuelanos.

Marialva
Marialva
2 anos atrás

Não há quem não queira aproveitar e “molhar a sopa” no “pêlo do urso” desdentado … “Já estou no terreno, é tudo o que vos posso dizer”: L. P era bombeiro no Dafundo até decidir ir para a Ucrânia combater. Está com gente de “toda a parte do mundo” L. P recusa-se a revelar pormenores sobre motivações para combater num país distante onde não tem raízes, ou sequer a localização do seu batalhão L. P viveu em Portugal e integrou os bombeiros voluntários do Dafundo durante três anos. A informação foi confirmada pelo comandante daqueles bombeiros, _ . “Ele vivia… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Marialva
Agressor's
Agressor's
2 anos atrás

Quanto menos um país depender de outros, mais autônomo ele se torna. Podendo assim resistir as ideologias e pressões que vem de outros países. Um nacional desenvolvimento. Investimento nas suas Indústrias nacionais, investimento na capacitação dos seus cidadãos, tecnologia, ciência e educação esse é o caminho para qualquer país que tem a pretensão de se tornar independente e soberano….

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Hcosta
Hcosta
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

Isso alguma vez resultou?

rui mendes
rui mendes
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

Esse é o caminho para o desastre.

Agressor's
Agressor's
Reply to  rui mendes
2 anos atrás

😀

Oráculo
Oráculo
2 anos atrás

Hoje Biden proibiu a importação do Petróleo russo.
Uma tática assassina e ao mesmo tempo suicida.

Se der certo destrói a economia russa e a guerra acaba.
Mas se os russos aguentarem o tranco, destrói a economia ocidental junto.

E obviamente a China será a fiel dessa balança.
Pra qual lado eles vão?

PS: Vou trocar de carro. O meu bebe demais.
Gasolina vai a R$10,00 antes do fim do mês…

Marcelo
Marcelo
Reply to  Oráculo
2 anos atrás

O aumento sem parar têm potencial para levar nações dependentes de energia principalmente a China e outros a recessão.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Oráculo
2 anos atrás

Biden proibiu a importação do Petróleo Russo para os EUA. As importações para a Europa continuam…

BrWs
Reply to  Oráculo
2 anos atrás

Aqui na Bahia saltou de 6,89 para 8,18 a gasolina.. O diesel 5,60 para 7,35.. Infelizmente esta guerra vai ser tão dura para o Ocidente quanto para os Países que estão lutando ela.. Putin acaba de assinar um decreto proibindo exportação de matéria prima para alguns países, nas próximas horas surgirá uma lista de países que a Rússia irá bloquear.. Lembrando que o Orçamento do Governo Russo é baseado no Petróleo U$ 40 dólares, tudo acima disso é muito lucro. Os americanos fizeram o mesmo com o Irã no passado, mas China e Índia continuaram a importar o petróleo dos… Read more »

Last edited 2 anos atrás by BrWs
rui mendes
rui mendes
Reply to  BrWs
2 anos atrás

Quando um país leva sanções dessas, que boicotam a compra do seu petróleo, o petróleo no geral sobe de valor, mas o de esse país desce de valor.

Luciano do Prado
2 anos atrás

Pois é, e foi confirmado o embargo ao petróleo russo. Creio que o Putin calculou mal as reações do Ocidente, e a China não está muito interessada em se envolver nesse conflito, além de algumas palavras ditas por ministros.
O cara reconstrói o país, para destruí-lo logo em seguida, vai entender.

Slow
Slow
Reply to  Luciano do Prado
2 anos atrás

Destruiu tanto que os EUA estão tendo que recorrer até pro Maduro …

Luciano do Prado
Reply to  Slow
2 anos atrás

E o Maduro já falou “não” para os EUA? Ou está mais do que feliz em voltar a vender petróleo para a maior economia do mundo, num momento em que o barril bate os U$$ 140,00?

Slow
Slow
Reply to  Luciano do Prado
2 anos atrás

Não importa sem é sim ou não, só de precisar recorrer pra um país que fizeram de tudo pra quebrar já mostra o desespero deles .

Luciano do Prado
Reply to  Slow
2 anos atrás

Fizeram de tudo o que? A Venezuela só exporta petróleo, sancionando essa área o país quebra mesmo.

Antoniokings
Antoniokings
2 anos atrás

A SUDERJ informa: Saem Shell e Exxon Entram SINOPEC e China Nacional Petroleum Eu avisei sobre isso. A Rússia já estava em um processo de orientar sua economia para o Oriente. Dentro em breve, a China vai ser responsável por metade das compras de gás e petróleo da Rússia (já está em cerca de 30%). Por outro lado, empresas chinesas de bens de consumo vão ‘deitar o cabelo’ na Rússia, Ásia Central e parte da Europa Oriental. E isso em detrimento das empresas ocidentais. Segue trecho da reportagem: Os dois países já vinham fortalecendo os laços, com os presidentes Xi… Read more »

Luciano do Prado
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Resta saber se a China arriscará uma balança comercial de mais de 1.5 trilhões de dólares com os países do Ocidente, para conseguir um acréscimo de quanto? 50 bilhões de dólares com a Rússia, além dos atuais 100 bilhões. Os chineses não vão arriscar décadas de crescimento economico para apoiar a Rússia.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Luciano do Prado
2 anos atrás

A questão não é arriscar.
Toda a cadeia de produção atualmente passa pela China.
Muitas empresas ocidentais já têm lá seu principal mercado.
Principalmente as alemães.
Além do mais, ficou evidente o jogo dos países ocidentais.
Ou jogam conforme nossas regras ou serão banidos.
E a China vai aproveitar a sua posição de força atual e de fraqueza do Ocidente para se impor.

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Luciano do Prado
2 anos atrás

E você acha que os EUA se arriscariam a sancionar o seu maior parceiro/credor? Washington acabou de jogar a Rússia literalmente no colo da China e agora não tem mais volta.

Luciano do Prado
Reply to  Vinicius Momesso
2 anos atrás

Mas os EUA já sancionaram a China e vice e versa, vocês tem memória curta heim? A questão é que, uma guerra comercial entre EUA x China não é vantajoso pra ninguém.

Luciano do Prado
Reply to  Luciano do Prado
2 anos atrás

Não entendi o que isso que você postou tem a ver com o posicionamento da China no momento da guerra atual.
Povo aqui faz uns comentários sem pé nem cabeça, trazem assunto que nada tem a ver com o foco da discussão e ainda escrevem textos longos para parecerem inteligentes. Eu heim.

Luciano do Prado
Reply to  Luciano do Prado
2 anos atrás

Isso já é apelação, pegar um trecho do que escrevi e manipular para validar seu comentário, bizarro.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Luciano do Prado
2 anos atrás

Lembremos que ontem saíram os dados da balança comercial americana.
Deficit de mais de 89 bilhões de dólares.
Recorde de todos os tempos.
E isso que ainda vão entrar os efeitos devastadores dessa guerra nos preços internacionais.

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

O Reset Global é um tipo de fim de mundo. Proposital, meditado, doloso e muito mentiroso. Deus nos proteja, porque as elites (e não tem outro jeito de chamar os metacapitalistas e os deep states) nos querem desorientados e moribundos. O terceiro cavaleiro, montado em um cavalo preto, carrega uma balança e se pronuncia sobre cotações de grãos e preservação de estoques de óleo e bebida, um símbolo da escassez e carestia.

Last edited 2 anos atrás by Alex Barreto Cypriano
Kommander
Kommander
Reply to  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

Agenda 2030 a todo vapor.

Sequim
Sequim
2 anos atrás

Exato. Agora começa o teste de verdade para saber por quanto tempo a UE consegue bancar essas sanções . Quando começar a aceleração da inflação de demanda no mundo e na Europa em especial, vamos ver quem pisca primeiro.

Last edited 2 anos atrás by Sequim
Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Sequim
2 anos atrás

Tudo se arruma, tudo se ajeita.
Se essas sanções continuarem, a Rússia em um primeiro momento vai sofrer.
Depois, como já estava reorientando sua economia para o Oriente, vai retornar ao seu ritmo habitual.
Agora, a Europa se meteu em uma enrascada.
Se arrumar uma fonte alternativa ao gás russo, certamente será bem mais cara.
E isso afetará diretamente sua competitividade que já vinha caindo ao longo das décadas.

Hcosta
Hcosta
2 anos atrás

Boris fala pelo RU, não pela Europa…

Faver
Faver
2 anos atrás

As sanções afetam ao Putin e também a população Russa. Certamente tem muita pressão contra o governo, mas vai alimentar muito a narrativa que o Ocidente arma contra a Russia. O discurso do Putin colou com estas sanções. Acho que esta história não acaba aqui e vai ter muitas repercussões futuras. A China e os países não alinhados estão só olhando. Off topic sinto muito pelas vítimas ucranianas, acho que esta guerra não devia estar acontecendo e a Rússia é culpada. Só tem um porém em fotos de soldados e defensores ucraninos… Porque eles usam símbolos outrora nazistas nos seus… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Faver
2 anos atrás

Prezado Faver.

As estrutura de poder ucraniana está permeada por elementos nazistas.
Eu vi uma foto de formatura do Batalhão Azov feita em Kiev.
Sob os olhares do Governo.
Esse Batalhão foi incorporado à estrutura de defesa ucraniana.
E ele é acusado de diversos massacres na região de Donbass.

Lana alves
Lana alves
2 anos atrás

Vocês já viram no Twitter o vídeo de um carro com uma família dentro sendo fuzilados por um blindado russo? O extermínio de civis por parte da Rússia é enorme.

Mauro Cambuquira
Mauro Cambuquira
Reply to  Lana alves
2 anos atrás

Viu na Globo? Eles já pegaram um tanque velho e o transformaram em um Armata. E esse mesmo tanque, Ucraniano, que passou por cima de um veículo, deram como se fosse russo. Os especialistas da Globo falam o que ela “Globo” quer passar. Parecem uns carneirinhos. O Guga, como mudou o discurso. Era fã do cara, hoje parece um papagaio falando obvio e comentando a narrativa de todos sem uma balança de precisão.

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Reply to  Lana alves
2 anos atrás

não, mande ai por favor.

Cipinha
Cipinha
2 anos atrás

No médio prazo essa guerra vai fortalecer os partidos de extrema direita, espera toda essa onda de solidariedade com os ucranianos passarem e eles começarem a competir no mercado de trabalho, o preço dos combustíveis e tudo mais aumentar…

Faver
Faver
Reply to  Cipinha
2 anos atrás

E vai mesmo. Depois da guerra e da ajuda vem a cobrança. Quem ficar na Ucrania vai odiar a Rússia e maldizer o Ocidente pela falta de atuação direta na guerra, e depois pela cobrança da fatura. O que vai sair disso politicamente não é nada bom. Aconteceu na República de Weimar. Tomara que eu esteja errado.

Material arquivo
Material arquivo
2 anos atrás

Quantos comentários de sem noção aqui no grupo. Já viram o PIB de Bélgica e Holanda juntos? Só a Itália tem o PIB igual ao da Rússia.
Parem de repetir bobagens. A economia russa depende do mundo, tão verdadeiro que a moeda derreteu, os investidores russos estão quebrando, falta alimentos em vários mercados da Rússia e a bolsa de valores deles sequer abriu desde que começou a guerra de invasão da Ucrânia.
Parem de tentar defender a Rússia, a realidade mostra que eles calcularam errado essa operação e a economia deles será muito prejudicada.
O resto é fanático defendendo bobagens.

Manoel Gustavo
Manoel Gustavo
Reply to  Material arquivo
2 anos atrás

Simples assim, globalização é

um elo,uma corrente,a corrente do lado da Rússia, quebrou vários elos, então a Rússia se fudeu, não há faz de conta!

Jacinto
Jacinto
2 anos atrás

É o preço que os europeus vão pagar por terem sido condescendentes com a Rússia em 2014. 8 anos é tempo suficiente para terem desmamado da Rússia e é aquilo: não se desmamaram de forma voluntária, agora terão de desmamar na marra. Eu digo que o legado da Merkel (político) será muito prejudicado pelos atuais andamentos.