Vitaly Gerasimov, vetereano de várias guerras travadas por Moscovo nos últimos anos e primeiro vice-comandante do 41.º exército russo, foi morto em combate esta segunda-feira. A notícia da sua morte foi dada através de um banal telemóvel, e por isso intercetada pelos serviços de inteligência da Ucrânia: as tropas russas têm um sistema seguro de comunicações novinho em folha – mas que não está a funcionar

– Dima, consegues falar num canal seguro?

– O [canal] seguro não funciona aqui, não conseguimos falar com ninguém. Onde é que estás?

(soldados russos ao telefone após um combate perto de Kharkiv, na Ucrânia)

As forças armadas ucranianas mataram esta segunda-feira o major-general russo Vitaly Gerasimov, chefe de gabinete e primeiro vice-comandante do 41.º exército do Distrito Militar Central da Rússia, nos arredores de Kharkiv, uma das cidades mais pressionadas pela ofensiva de Moscovo. A informação foi avançada pela agência de notícias ucraniana NEXTA e confirmada por fontes russas.

Gerasimov era um respeitado veterano de guerra do exército russo, tendo tido um papel importante nos últimos conflitos militares em que a Rússia se envolveu: a segunda guerra da Tchechénia, a guerra na Síria e a anexação da Crimeia – tendo recebido uma medalha de honra do Kremlin por “capturar” esta última região em 2014.

Também por este “currículo”, a morte de Gerasimov abalou o exército russo: “Durante a chamada em que o oficial do FSB [Serviço Federal de Segurança russo] destacado para o 41.º exército reporta a morte do seu chefe, ele diz que todas as linhas de comunicação seguras foram perdidas”, conta Christo Grozev, diretor executivo do jornal de investigação Bellingcat.

Para comunicar a morte de Gerasimov, este oficial do FSB usou um telemóvel com um cartão SIM normal – sendo por isso facilmente intercetado pelos serviços secretos ucranianos.

O jornalista do Bellingcat identificou que do outro lado da linha estava Dmitry Shevchenko, um oficial sénior do FSB que se encontrava em Tula, cidade a quase 600 km de Kharkiv. Quando ouviu a notícia através de um telemóvel civil, Shevchenko fez uma “pausa longa” e disse um palavrão, detalha o jornalista.

Inicialmente, o seu subordinado pergunta se podem falar através do “Era” – um sistema de comunicação militar criptografado introduzido pelo Kremlin no ano passado e que prometia funcionar “em quaisquer condições” de combate.

Mas o “Era” não estava funcional, e a culpa é dos russos: durante os últimos dias, o exército russo destruiu várias torres de telecomunicações 3G em Kharkiv. Ora, o sistema Era precisa de precisa de rede 3G ou 4G para funcionar. “O exército russo está equipado com telemóveis seguros que não funcionam nas áreas onde o exército russo está a operar”, resumiu o jornalista Christo Grozev.

Gerasimov é já o segundo general do 41.º exército russo a morrer durante a Guerra na Ucrânia: no início do mês, o próprio Kremlin confirmou a morte do braço direito de Gerasimov, o major general Andrei Sukhovetsky.

Ainda não há números confirmados sobre as baixas do exército russo até agora: para já, Moscovo admite a perda de cerca de 500 soldados em território ucraniano, mas o Governo ucraniano estima que já foram mortos em combate mais de dez mil soldados russos.

Além das deficiências de comunicação, agora reveladas pela morte de Gerasimov, o exército russo tem-se confrontado nos últimos dias com problemas logísticos e motivacionais: muitos dos homens que estão a invadir a Ucrânia pensavam inicialmente que estavam a participar num exercício militar e têm pouca experiência de combate, têm apontado várias fontes internacionais.

FONTE: Expresso

Subscribe
Notify of
guest

104 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Joe
Joe
2 anos atrás

Putin arrumou um problema gigantesco. É só o inicio do sofrimento e humilhação para as tropas. Sendo que a maioria não queria estar ali lutando contra irmãos. Este pode ser o princípio do fim para o putin e uma oportunidade de renascimento para a Rússia. Espero que o bravo povo russo se levante e expurgue toda essa liderança assassina e corrupta de seu país.

Last edited 2 anos atrás by Joe
Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Joe
2 anos atrás

Vai sonhando cowboy.

https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/03/putin-ja-perdeu-a-guerra-no-tiktok-mas-na-ucrania-a-historia-e-outra.shtml

Ah!
E não venha dizer que a Folha é globalista, blá, blá, blá.

wilson
wilson
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

É correto condenar a ação militar Russa? Sim! Mas daí a achar que a Ucrânia esta vencendo e prestes a tomar o Kremlin vai um grande caminho.

paulotd
paulotd
Reply to  Joe
2 anos atrás

Humilhação? Onde ? Por causa de 1 general? A guerra já acabou?

PACRF
PACRF
Reply to  paulotd
2 anos atrás

NÃO! A guerra apenas começou em outro campo de batalha: Economia. O Rublo já perdeu 50% de seu valor, ou seja, no curto prazo a inflação sairá de controle, tendendo à hiperinflação. A bolsa de valores de Moscou está fechada desde 01/03 e quando voltar a operar, as empresas russas vão desaparecer do mercado, pois suas ações não valerão nada. Democratas e Republicanos fecharam questão: os EUA não vão mais comprar óleo e gás da Rússia. E vem mais bombardeio por aí, que atingirá o Brasil e o mundo, infelizmente. Imagina o prejuízo que o Putin está impondo ao mundo,… Read more »

Joe
Joe
2 anos atrás

Maisbum negando a realidade kkkk A tática de quem não tem fatos para argumentar é jogar dúvida sobre tudo. Informação segura é no zapnews kkk

BrWs
Reply to  Joe
2 anos atrás

Em uma guerra quem ataca sempre sofre baixas inferiores a quem está sendo atacado… Se os Ucranianos afirmam que destruíram 10 mil soldados Russos, e possível que tenham perdido o dobro disso.. Só como exemplo a última guerra entre Azerbaijão e Armênia que durou 45 dias matou no geral (civis, e militares de ambos os lados) cerca de 6 a 7 mil pessoas. Uma guerra aonde os Russos preferiram iniciar com ataques a longa distância, duvido que tenha sido morto pelo menos mil soldados Russos até agora. Mas os Ucranianos precisam de algo para motivar seu exército e população, enfim… Read more »

Agressor's
Agressor's
Reply to  Joe
2 anos atrás

Cara, vc assiste os noticiários e parece que os russos só estão matando civis. A ideia que passam é que parece que os russos resolveram invadir aquele lugar só para exterminar os civis indiscriminadamente, motivados pela tirania em subjugar o povo ucraniano por não terem se dobrado ao seu julgo opressor…

Zorann
Zorann
2 anos atrás

Não duvido que as forças russas estejam passando por dificuldades na Ucrania. Problemas diversos: logística, comunicações, além da resistência dos ucranianos….

Mas só vemos notícias ruins da Rússia. Soldados ucranianos não morrem.

Temos que relativizar estas notícias: tnato de um lado, como do outro.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Zorann
2 anos atrás

Mas esse é o ponto chave, falha na logística faz tropas pararem, tropas paradas são alvos de emboscadas.

Antoniokings
Antoniokings
2 anos atrás

Faz parte da guerra de informações dos ucranianos
Generais mortos.
Soldados desmotivados e enganados achando que era um exercício..
Tanques sem combustível.
Pneus chineses furados.
Navio afundado por GRAD.
Tem de tudo.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Na mídia ocidental temos muita opinião e pouco fato real. Não é cobertura, é uma romantização da guerra. Não existe imparcialidade. Não existe realismo.

sergio
sergio
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Pois e kings não concordo com muitos dos teus argumentos, mais estou com vc nessa, vejamos, hoje saiu um relatório por parte da Ucrânia com algumas baixas Russas ate agora. temos nessa perola. 12mil sodados russos mortos, 303 MTB’s mais de 1600 blindados destruídos, quase 100 aeronaves abatidas e por ai vai. Esses são números de algum exercito que esta desesperado, em que um presidente aparece todo dia, no twitter pedindo ajuda, armando sua população com molotvs, libertando pressos para lutar? Com todos esses números, vc viu os Ucranianos alguma vez na ofensiva ? A supercoluna de blindados com 60… Read more »

sergio
sergio
Reply to  sergio
2 anos atrás

Esqueci de comentar a força aérea Russa que com quase 100 abates em 13 dias, em 3 meses toda a força aérea Russa vai entrar em colapso kkkkkkk faz favor né!

Caio Cipriano
Caio Cipriano
Reply to  sergio
2 anos atrás

A Ucrania aumenta e a Russia diminui. Ambas fazendo propaganda. Porém tem um site que registra os equipamentos perdidos confirmados (inclusive com imagem de cada um). Não são 303 MBTs, mas 151 (até o momento que eu acessei). Os 1600 blindados viram cerca de 400 (depende do que tipo de veículo que vai nessa conta). As 100 aeronaves viram pouco mais de 20. E sobre as 12 mil mortes, pelo que eu entendi eles estão reportando baixas, não necessariamente mortes. Ainda que este número realmente pareça alto demais, mas existem outras estimativas que levam o número de mortes entre 2mil… Read more »

Caio Cipriano
Caio Cipriano
Reply to  Caio Cipriano
2 anos atrás

*Considerando o lado russo.
O site também contabiliza as perdas ucranianas.

O Chato
O Chato
Reply to  Caio Cipriano
2 anos atrás

Sobre esse site, ele mesmo diz que as perdas (equipamentos destruídos, danificados, abandonados e capturados) tendem a ser maiores, pois só contabilizam o que pôde ser verificado. Assim, o número real tende a ficar em algum lugar entre o que foi de fato verificado e esses “1600 blindados”, estando, acredito eu, mais próximo do limite inferior do que do superior. Isso vale para ambos os lados. A Ucrânia, a esta altura, não perdeu apenas 274 unidades dentre os equipamentos contabilizados. Esse número é certamente BEM maior, mas também certamente inferior a qualquer número reportado pela Russia. Adicionalmente, é importante lembrar… Read more »

Last edited 2 anos atrás by O Chato
Caio Cipriano
Caio Cipriano
Reply to  O Chato
2 anos atrás

Esses são os que foram reportados. Eu concordo com o que vc disse, mas para fins de provar, por enquanto só dá p se basear nestes mesmo. Agora, é bom observar que as expectativas eram das perdas do lado da ucrania serem bem maiores que da Russia.

sergio
sergio
Reply to  Caio Cipriano
2 anos atrás

são números bem mais realistas né, se vc notar por esses números divulgados pela Ucrânia, eles praticamente dizimarão todas as forcas armadas brasileiras em 13 dias, esses números de perdas Russos são praticamente os nossos números totais das forcas armadas.

Leandro Costa
Leandro Costa
2 anos atrás

Houve relatos de unidades Russas inteiras entrando em ação sem uma subunidade sinaleira. Isso é absolutamente bizarro.

Boitatá
Boitatá
Reply to  Leandro Costa
2 anos atrás

Pode explicar o que isso quer dizer?

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Boitatá
2 anos atrás

É o pessoal responsável pela comunicação da unidade e seus equipamentos associados.

Wellington Jr
Wellington Jr
2 anos atrás

Os Ucranianos optaram pelo combate de guerrilha, evitando confrontos extensos de exposição da posição de defesa. Isso pega os russos de calças na mão. O combate de guerrilha evita grandes perdas por parte dos soldados Ucranianos em massa pois eles tem o conhecimento do terreno, equipamentos de combate para esse tipo de guerra. Vale lembrar que os generais Ucranianos treinam e se capacitam para essa guerra desde 2014. Fora que na escola que os russos estudam é a mesma dos Ucranianos logo as forças Ucranianas conhecem bem a tática russa e sabem de suas deficiências. Tanto que estão demonstrando habilidades… Read more »

Henrique USA
Henrique USA
2 anos atrás

Tecnicamente falando sem torcida pra nenhum lado, pela dimensão das suas Forças Armadas a Rússia tem obrigação de ganhar essa guerra, qualquer resultado pra Ucrânia é lucro.

Last edited 2 anos atrás by Henrique USA
Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
Reply to  Henrique USA
2 anos atrás

Até perder é lucro? kkkkk

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Sincero Brasileiro da Silva
2 anos atrás

Se Zelensky sair dessa com a cabeça ainda grudada no pescoço, será um grande lucro.
Pra ele.
kkkkkkkk

Leandro Costa
Leandro Costa
2 anos atrás

Não é estranho. É normal. A Ucrânia sempre vai falar pouco de suas baixas, e a Rússia também. Ao mesmo tempo ambos vão inflacionar os números de baixas inflingidas ao inimigo. C’est la guerre.

Zeca
Zeca
Reply to  Leandro Costa
2 anos atrás

Os americanos estimam entre 2 mil a 4 mim baixas do lado russo.

Ramon
Ramon
2 anos atrás

Povo fica perguntando cadê as baixas ucraniana, não estão vendo pelo simples fato os russos não estão usando smartphone, Go pro, drone de filmagem igual os ucranianos e mesmo se tivessem levado smartphones provavelmente não ia funcionar pois provavelmente as operadoras ucranianas não são as mesmas que as da Rússia.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Ramon
2 anos atrás

Mas funcionaram o suficiente para um oficial informar à outro sobre a morte do general.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Ramon
2 anos atrás

As tropas russas não tem… precisaram roubar as lojas pelo caminho.

Antoniokings
Antoniokings
2 anos atrás

Em vez ficarmos dando importância a essa guerra de informações, atualizamos notícias do front
Tropas russa e da DPR avançam em direção ao Centro de Mariupol.
Videos mostram esse avanço pelas ruas da cidade.

https://southfront.org/wp-content/uploads/2022/03/6-5.mp4?_=1

Nesse outro, veículos russos com a marca ‘O’ retiram o que parecem ser corpos de dentro de uma casa.

https://southfront.org/wp-content/uploads/2022/03/Azov.mp4?_=2

Antoniokings
Antoniokings
2 anos atrás

Abaixo, esquema do avanço russo/DPR sobre Mariupol.

comment image

Antoniokings
Antoniokings
2 anos atrás

Digo, atualizemos.

Jacinto
Jacinto
2 anos atrás

Esquisito. A rede de telefonia móvel é muito simples de ser jammeada na medida em que são redes civis. A rigor, as operadoras se preocupam com alcance e velocidade, mas segurança contra interferência física do sinal é inexistente. Até bandidos comuns usam bloqueadores de sinais para roubar carros com rastreadores. Não é possível que o sistema de comunicação seguro da Rússia dependa da rede 3g/4g para funcionar.

Pedro
Pedro
2 anos atrás

Com certeza há muitas mortes do lado da Ucrânia…mas pelo poderio russo pode-se dizer que é o esperado. Estranho e inesperado é a morte de um general russo.

Bosco
Bosco
2 anos atrás

Quando numa “caça ao pato” patos mortos não é notícia, mas quando o pato mata o caçador … aí vira notícia.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Pois é.
Edição de vídeo de Tiktok e Youtube, pode tudo.
Tem até GRAD afundando navio.

www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/03/putin-ja-perdeu-a-guerra-no-tiktok-mas-na-ucrania-a-historia-e-outra.shtml

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

kings, já se alistou no LPR ou DPR? Já está no front? Lutando pela sua pátria mãe Rússia e as regiões separatistas.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Heinz Guderian
2 anos atrás

kkkkkk

Lembre-se.
Sou apenas um estudante de História, entusiasta dos aspectos geopolíticos da atualidade.

SDS

Carlos Gonzaga
Carlos Gonzaga
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Você é um tonto Kings. Ninguém aqui está dizendo que a Ucrânia tem alguma chance de vencer. A Vitória russa é inevitável. O assunto é, quanto isso vai custar. Duvido que a Rússia estivesse prevendo tanta dificuldade. Quantos generais ucranianos morreram não importa, isso já estava na conta. Duvido que os russos tenham previsto perder um general. Quanto mais dois. Trata-se do grandão da escola abusando do menorizinho da turma. Pura covardia.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Carlos Gonzaga
2 anos atrás

O pior, se vc for contabilizar os estragos, em termos históricos, terá sido pouco.
Pelo menos até o momento.

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Mas esses patos estão matando muitos caçadores ❗
Quem são os patos e quem sãos caçadores ❓
Outra coisa. Só de general, esse não foi o primeiro e nem o segundo.
Desculpe à família do General mas a população da Crimeia hoje está em festa.

Save Ferris 🙁

Kira
Kira
Reply to  Bosco
2 anos atrás

O melhor comentário até agora!

Slow
Slow
2 anos atrás

Segundo a mídia ocidental a Ucrânia não teve baixas até momento ..

Last edited 2 anos atrás by Slow
Bosco
Bosco
Reply to  Slow
2 anos atrás

Vcs estão incomodados à toa. Melhor para o Putin a mídia informar quantos militares russos foram mortos pela resistência ucraniana do que quantos civis inocentes ele matou.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Slow
2 anos atrás

Pelo contrário… Cada míssil Iskander que cai em condomínio residencial, geral muitas baixas… outro dia vi um missil de cruzeiro atingindo um edifício residencial..

Ontem vi várias vítimas ucranianas, várias crianças, a mãe e o pai…

Last edited 2 anos atrás by Rodrigo Martins Ferreira
Zeca
Zeca
2 anos atrás

Tudo o que os russos têm é a força bruta, pq se depender da esperteza…

Só fico imaginando o pau que levariam se lutassem contra uma Suécia da vida.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Zeca
2 anos atrás

Vai vendo.

comment image

Vamos admitir.
Essa foi muito bomba.

Zeca
Zeca
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Europa e USA com gasolina mais cara e russos limpando a bunda com notas de rublos. Já era conhecido que haveriam prejuízos, a questão é de quem perderá mais.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Zeca
2 anos atrás

Sabe nada inocente.
Mal empresas anunciam a saída da Rússia, outra estão chegando.
E vc ganha um doce se adivinhar de onde essas empresas são

‘O possível ‘negócio da China’ para as indústrias da Rússia

Empresas estatais chinesas consideram comprar participações das gigantes russas de petróleo e gás que estão isoladas do ocidente 

veja.abril.com.br/economia/o-possivel-negocio-da-china-para-as-industrias-da-russia/

Nem esperaram o defunto esfriar.
rsrsrs

Hcosta
Hcosta
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Outras chegando…
Quais foram os países que foram alvos de sanções conseguiram ter um crescimento económico? Sobreviveram mas nunca recuperaram…
E quem vai investir numa economia nesta situação económica com embargos, inflação, etc…?
Se for para perder dinheiro mais vale estar quieto.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Zeca
2 anos atrás

Digo, muito boa.
kkkkkk

E acabei de ler que a U.E. pretende lançar títulos de dívida para financiar armas e energia.
Hoje, foi anunciado o deficit comercial americano. Recorde histórico e nem tem ainda os efeitos dos devastadores preços de energia.
O galão de gasolina está US$ 4, o mais alto da história.
E estão prevendo que pode chegar a US$ 5,00.
Investidores americanos esperam que o S&P 500 chegue no que eles chamam de ‘cruz da morte’

https://www.marketwatch.com/story/a-death-cross-for-the-s-p-500-is-nearing-as-inflation-fears-russias-ukraine-offensive-rattles-stock-market-investors-11646757522?mod=mw_latestnews

Alguns analistas já disseram que Putin escolheu atacar justamente nesse momento conturbado da economia ocidental, principalmente a americana.
Será?

DanielJr
DanielJr
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Parece que o Shelby V8 vai ficar na garagem por um tempo. No terceiro mundo isso vai ser devastador

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Zeca
2 anos atrás

Capaz da suécia tomar moscow.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Pablo Maroka
2 anos atrás

Já tentou uma vez.
Foi derrotada e a Suécia se tornou a nanica que é até hoje.

Pedro
Pedro
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

é uma nanica mesmo com empresas como Saab, Ericsson, Volvo, Scania..a Rússia com aquela espaço territorial produz o que mesmo de tecnologia e de qualidade? O Lada?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Pedro
2 anos atrás

Todas serão expulsas da Rússia. E depois da Belarus, Ucrânia, Cazaquistão, Armênia e etc. Ou seja, em grande parte da Eurásia. China agradece. Só por curiosidade . A China dobrou as compras de energia dos russos nos últimos cinco anos. Algo em torno de 60 bilhões de dólares. E só esse ano já firmou mais dois mega-contratos de gás (um para construção de novo gasoduto) e um de petróleo com os chineses. Como as exportações totais de petróleo russo foram de 115 bi de dólares, creio que logo se normalizará, aumentando a integração russo-chinesa. ‘Um investimento da China pode ajudar… Read more »

sub urbano
sub urbano
2 anos atrás

“Ucranianos hackearam o celular de um general russo” – é verdade esse bilete.

WSilva
WSilva
2 anos atrás

Quem vê acha que Moscou está sitiada. rs

Agressor's
Agressor's
Reply to  WSilva
2 anos atrás

Bastam pesquisar o nome de STEPAN BANDERA e Batalhão de Azov. Pesquisem. Procurem no Google…”Granja de bebês” na Ucrânia! Essa é a parte que o ocidente não quer contar. Na Europa já estão até censurando ou bloqueando os canais de notícias russos. O que está ocorrendo me lembra essa passagem: “A ditadura perfeita terá a aparência da democracia. Uma prisão sem muros, onde os prisioneiros não sonharam se quer com a fuga. Um sistema de escravatura, onde graças ao consumo e ao divertimento, os escravos terão amor a sua escravidão.”…A Otan promove o chamam de : “Bücherverbrennung”, era assim que… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

Agressors,
Você devia trocar o avatar do Coringa pelo do Groot. Acho que combina mais.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Olha no que deu lá na Ucrânia colocar um palhaço, no poder. Tão vendo só!

Espero que o povo brasileiro aprenda com está guerra. Aprenda que devemos nos manter UNIDOS, sem divisões político-ideológicas, e que neste mundo da geopolítica não existem amigos, mas sim grandes interesses. Acorda povo, vamos pressionar nossa classe dirigente por maiores investimentos na defesa da nossa Amazônia que “eles”, invejam e querem nos tomar na mão grande, uzando mentiras da política climática. A Rússia foi a única que nos defendeu na ONU…Acorda Brasil!!!

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Bosco
Bosco
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

 “A Rússia foi a única que nos defendeu na ONU…Acorda Brasil!!!” Até relógio parado tá certo duas vezes por dia. Eu fico agradecido à Rússia por ter no defendido na ONU mas nesse caso da Ucrânia ela está errada. A mídia podre está errada 99% das vezes , tentando nos manipular e criando narrativas, mas pelo visto (não vejo TV) nesse caso ela está do lado certo. O Biden é um esquerdopata “progressista” da pior espécie que ajuda a esquerdalha a afundar os EUA, mas em relação à Ucrânia ele está do lado certo. A ONU é um covil de… Read more »

Pedro
Pedro
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

O partido neonazista teve uns 2% de votos la..quem censura..proibe sites estrangeiros, prende manifestantes é a ditadura da Rússia

Agressor's
Agressor's
Reply to  Pedro
2 anos atrás

A infiltração de neonazistas recrutados pelo Batalhão Azov já vem acontecendo a muito tempo. Eles foram incorporados a Guarda Nacional da Ucrânia. Nesse bolo entram a CIA/MIG, Blackwater/Academi, Lancaster, Milicia Pravyy Sektor e o serviço de inteligência ucraniano controlado pela CIA. Tudo com apoio clandestino dos EUA/OTAN. Soma-se a isso a expansão da OTAN desde 1997 e um Golpe de Estado em 2014, também com apoio dos EUA. O povo russo que vive em território ucraniano está sendo caçado pelas milícias nazi-ucranianas e só nos últimos 8 anos já perderam mais de 15 mil vidas. O contexto histórico é muito… Read more »

Pedro
Pedro
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

Golpe de Estado em 2014? As pessoas indo na rua em massa pedindo a renuncia do presidente é Golpe de Estado? Nos moldes”democráticos” russos acho que até deve ser mesmo.

Bosco
Bosco
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

“só nos últimos 8 anos já perderam mais de 15 mil vidas.” E você sabe disso há quanto tempo? Por que não nos alertou antes? Por que o Putin não denunciou esse grupo ou o Zelensky nos fóruns adequados, inclusive na ONU, da qual a Rússia é membro permanente do CS? Por que essa narrativa foi colocada somente a curto prazo muito após a narrativa de que a Ucrânia tem um destino manifesto de ser capacho e escudo de Moscou? Por que grupos neonazistas ucranianos se voltaram contra os russos? Qual a característica nazista que em tese legitima essa perseguição… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  WSilva
2 anos atrás

Não está porque já tem mais de 3000 russos presos.
Lá quem fica cantando ” Imagine” vai para o xilindró .

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
Reply to  Bosco
2 anos atrás

All we are saying to give peace a chance

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Igual os hippies na guerra do Vietnã. Não lembro de vc reclamar disso atualmente, hipócrita do catálogo vencido.

Bosco
Bosco
Reply to  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Eu sou hipócrita?
Você legitima a invasão da Ucrânia pela Rússia com a alegação de que os EUA faz igual e eu sou o hipócrita?

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  WSilva
2 anos atrás

Quem sitia Moscou é Moscou, perigosíssimo!

Caio Cipriano
Caio Cipriano
Reply to  WSilva
2 anos atrás

Está quase. Olha o tanto de gente sendo presa por protestar contra a guerra

naval762
naval762
2 anos atrás

Um verdadeiro alerta pra quem acha que desenvolver os seus próprios sistemas vai resolver todos os possíveis problemas.

Romario Silveira
Romario Silveira
2 anos atrás

Que Deus abençoe os ucranianos. Deus está vendo o extermínio de ucranianos pelos russos, uma ação covardes, iniciada por marginais em Moscou. O Brasil jamais deveria ter ficado neutro, nossa CF, nossos tratados internacionais e nossos valores como sociedades são completamente contra esses eventos, desde a concepção planejada (Putin mentiu durante meses, prometeu que não invadiria, jamais quis sequer tentar a via diplomática), passando pelas bombas de uso coletivo (proibidas, matando famílias inteiras) até ocupação e anexação de territórios (proposto por Putin, completamente proibido pelos princípios brasileiros). Somos uma vergonha internacional! Somos covardes! Não há pragmatismo no Brasil, há na… Read more »

Bardini
Bardini
2 anos atrás

Um ponto importante, que foi levantado faz alguns dias: os russos parecem não estar empregando seus meios EW, para não cegar suas próprias forças, que estão fazendo uso de aparelhos civis de comunicação.
.
Se isso se confirmar, é algo bizarro.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Bardini
2 anos atrás

Faz sentido já que eles não estão acostumados à coordenar em forças em grande número e através de diferentes domínios. Ainda espero confirmação, mas não acho impossível.

Zeca
Zeca
Reply to  Bardini
2 anos atrás

Se os generais são assim imagina como são os soldados! Devem ser os maridos mais fiéis do mundo, nem pra pra apagar mensagem do “zap” dão conta.

Oráculo
Oráculo
Reply to  Bardini
2 anos atrás

Tem muita coisa bizarra acontecendo nessa guerra.
Ou pelo menos é isso que estamos observando através das notícias e/ou da falta delas.

A supremacia aérea russa, com pouco aviões voando por medo da artilharia antiaérea.
Os drones russos, ainda pouco utilizados.
E agora essa das comunicações.

Sem falar na logística fracassada. E isso já é um fato militar.

Tem algo de errado no ar.
Ou são notícias 100% tendenciosas, pois a cobertura da mídia ocidental tá pior que a mídia carioca defendendo o Flamengo.
Ou de fato azedou o leite russo na Ucrânia em vários setores chave.

Boitatá
Boitatá
Reply to  Bardini
2 anos atrás

Nem é bizarro, já que eles achavam que estavam invadindo o Paraguai.

Eliton
Eliton
2 anos atrás

Eu nunca fui militar, mas é normal um general ficar tão perto assim do campo de batalha?

Zeca
Zeca
Reply to  Eliton
2 anos atrás

Dentro da tradição russa, sim. Durante a WW2, os generais russos sofriam sério risco de morte sob ordem de algum ditador de bigode. Só que o bigodudo de casa, além de mandar matar ainda causava humilhação, então era preferível morrer no front como herói.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Eliton
2 anos atrás

Ate a segunda guerra sim e não só os Russos mas em guerras modernas é um pouco estranho!

Felipe
Felipe
2 anos atrás
Pedro
Pedro
Reply to  Felipe
2 anos atrás

kkkkk…site sputnik….a única certeza que vem desse site é a manipulação

Agnelo
Agnelo
2 anos atrás

Impressionante….
Exploração das Comunicações de forma amadora….. estão pior do q imaginei.
Uma notícia de amadorismo por dia.
Cadê o ZEUS ? Tá chorando de calcinha?
E o Tonho?
Se enganando com q agora?

Ah. Número de baixas não diz absolutamente nada.

Bosco
Bosco
Reply to  Agnelo
2 anos atrás

Aí a gente tem que acreditar que a chain kill do Zircon funciona perfeitamente contra um CSG a 1000 km de distância

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Bosco
2 anos atrás

E os super aviões que desligam destroyers no apertar de um botão. Os mega bombardeiros que destruiriam os inimigos (após diversos ‘avisos’ e tal…)

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Leandro Costa
2 anos atrás

A pessoa espera uma força armada digna de ficção cientifica mas a realidade é bem mais próxima do tragicômico!

Agnelo
Agnelo
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Exatamente

Boitatá
Boitatá
Reply to  Agnelo
2 anos atrás

Eu tenho muito mais proteção utilizando o ZAP que um general russo

Agressor's
Agressor's
2 anos atrás

“Fernando

Eu queria saber as baixas da Ucrânia. Quantos generais, oficiais e soldados?”

Claro que não há nenhuma, né Fernando. Não existe baixa entre heróis, eles lutam pela a paz e a democracia. Pelas mídias ocidentais se constata que os russos já estão até pra se render…

Carlos Gonzaga
Carlos Gonzaga
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

Pouco importa quantos generais ucranianos morreram ou vão morrer. Isso já estava previsto dada à desproporção de poder entre os litigantes. Duvido é que a Rússia esperasse perder dois generais em 12 dias de guerra contra um inimigo tão inferior.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

“Era” pra funcionar….

Mas devem estar faltando créditos nos chips

Henrique
Henrique
2 anos atrás

Se os russos não tem rádio criptografado então deveriam usar mensageiros, usar celular em combate é um negócio grotesco.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Henrique
2 anos atrás

Não dá pra colocar um mensageiro numa motoca para entregar a mensagem. Não tem combustível hehehehehe

Leonid Brejnev
Leonid Brejnev
2 anos atrás

Tem pessoas que acreditam que a CNN vai mostrar algo favorável a Rússia, acreditar em jornalismo independente e imparcial é o mesmo que acreditar em papai Noel.

Caio Cipriano
Caio Cipriano
Reply to  Leonid Brejnev
2 anos atrás

To vendo esse choro há tantos anos já… “ain a midia não fala nada favorável ao presidente”

Leonid Brejnev
Leonid Brejnev
2 anos atrás

Vi uma entrevista interessante sobre os países da UE pararem de comprar gás russo, segundo o analista é tudo que a China quer, assim a Rússia seria uma fonte abundante de energia barata, o que dificultaria ainda mais as empresas europeias que concorrem com as chinesas.

Antunes 1980
Antunes 1980
2 anos atrás

Por uma questão doutrinária, a Rússia não se importa com as perdas de equipamentos e dos seus soldados. Mesmo sabendo da ampla supremacia alemã, a USSR enviou suas tropas diretamente para as linhas inimigas. Ao custo de milhões de soldados, eles saíram vitoriosos. Hoje Putin age da mesma forma. Sabe que vai vencer, porém não se preocupa com o custo desta conquista. O ocidente não entende essa forma de pensar, mas sinto dizer que nos próximos dias a mídia mundial e nacional ficará ainda mais triste. A tendência é da Rússia tomar Kiev até o final do mês de março.… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Antunes 1980
Rayan
Rayan
2 anos atrás

De acordo com vários outlets e mídias russas, o General Vitaly Gerasimoc estaria vivo. Essa guerra se tornou a maior disseminação de fake news em operações de desinformação e guerra psicológica da história recente. Pode até ter morrido, mas o SBU da Ucrânia age como o FSB da Rússia. Possuem igual doutrina, técnicas de falsificação e manipulação. Os quadros até 2013 eram parceiros inclusive e com laços. Difícil de verificar qualquer informação crível de ambos Governos. Segue a matéria abaixo. “Serviços especiais ucranianos “mataram” por engano o major-general das Forças Armadas da RF perto de Kharkov 8 de março –… Read more »

Nonato
Nonato
2 anos atrás

O exército russo tem 160 mil soldados.
120 mil estão na Ucrânia. ..

Zé zinho
Zé zinho
2 anos atrás

Era uma vez um ditador do kremlin… não aprenderam nada em Tannemberg?