Brasília (DF) – Uma solenidade militar realizada em frente ao Quartel-General do Exército (QGEx), em Brasília, celebrou, em 19 de abril, o Dia do Exército. Comemorada em unidades militares do Exército Brasileiro em todo o País, a data exalta os valores e a história da instituição.

Prestigiada pelo Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, e por diversas autoridades civis e militares, a cerimônia incluiu entrega de condecorações a personalidades militares e civis, apresentação artística de uma formação constituída pela Banda Marcial do Exército, pela Banda do Batalhão de Guarda Presidencial e por granadeiros; e desfile de tropa. A atividade também foi acompanhada por comandantes de exércitos que participam da Conferência dos Exércitos Americanos (CEA), órgão militar internacional presidido pelo Exército Brasileiro em 2022 e 2023.

Na leitura da Ordem do Dia relativa ao Dia do Exército, o Comandante da Força, General de Exército Freire Gomes, exaltou as realizações da instituição em prol do País e os desafios que estão por vir. “O Exército não para! Enfrentamos, com denodo, as mudanças e os desafios que se façam necessários na construção de um futuro de grandeza, de ordem e de prosperidade. O século XXI está a exigir, em todos os campos do poder, respostas rápidas e eficazes que façam frente aos desafios que, nesse ambiente multifacetado, certamente surgirão. Não será diferente no campo militar, onde os conflitos modernos, muito além da tradicional doutrina, demandarão a implementação de ferramentas de elevado conteúdo científico-tecnológico”, ressaltou o Comandante.

 

Presenças

Também acompanharam a atividade o Presidente do Senado Federal, Senador Rodrigo Pacheco; o Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Federal Arthur Lira; o Ministro e Presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux; o Vice-Presidente da República, Antônio Hamilton Martins Mourão; o Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; o antigo Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Villas Bôas; e oficiais-generais do Alto Comando do Exército.

FONTE: Centro de Comunicação Social do Exército

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gabriel
Gabriel
2 anos atrás

Parabéns Exército Brasileiro, que continue sendo uma Instituição de Estado.

Que os Comandantes militares continuem tendo a sabedoria, que tiveram nas últimas décadas, em manter o Exército unido e desvinculado de viés político, independente de qual seja.

Dilbert_SC
Dilbert_SC
Reply to  Gabriel
2 anos atrás

Mais de 6 mil militares no governo federal ocupando cargos civis e você acha que o EB tá desvinculado de viés político.

Gabriel
Gabriel
Reply to  Dilbert_SC
2 anos atrás

Inicialmente, você deve saber que existem militares da ativa e da reserva, certo? Outro detalhe, como eu desconheço se esse número está correto, poderia me passar a informação de onde obteve os dados (6 mil militares trabalhando em cargos no Governo Federal)? Partindo do pressuposto que existem “6 mil militares da reserva” ocupando os cargos, existe alguma ilegalidade nisso? Considerando que tua informação está correta, quando os mesmos “6 mil cargos” estavam ocupados por civis, vinculados a associações, sindicatos, partidos políticos, não tinha problema, o problema é porque são ocupados hoje por militares da reserva? Por fim, me pergunto sempre… Read more »

Dilbert_SC
Dilbert_SC
Reply to  Gabriel
2 anos atrás

Não sei se você já ouviu falar no Google (recomendo, excelente ferramenta de pesquisa na internet), lá você pode encontrar essa e muitas outras informações. Mas vá lá, segue um dos links:

https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/07/17/governo-bolsonaro-tem-6157-militares-em-cargos-civis-diz-tcu.ghtml

Em resumo: o número de militares mais que dobrou no governo atual.

O número em questão é apenas para refutar a sua ideia de que o EB está “desvinculado de viés político”.

Mas não preciso refutar nada, já que você mesmo se contradisse na sua resposta.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Dilbert_SC
2 anos atrás

Melhor militares, que terroristas e amigos da FARC

Agnelo
Agnelo
Reply to  Gabriel
2 anos atrás

Gabriel
É narrativa.
Os militares no governo são em sua absoluta maioria da reserva.
Antes, eram sindicalistas da pior qualidade….
Os da ativa são os que ocupam cargos no MD e GSI, e também estavam nos últimos governos.
Sds

Cristiano Salles (Taubaté-SP)
Cristiano Salles (Taubaté-SP)
Reply to  Gabriel
2 anos atrás

PARABÉNS AO EXÉRCITO BRASILEIRO !!!

e os helicópteros de ataque?

Está tudo quieto…rs

Gabriel
Gabriel
2 anos atrás

Na primeira fotografia, acredito que a tropa representa um Bda Inf L, militares com novos uniformes, boots, capacetes e fuzis.

João Adaime
João Adaime
Reply to  Gabriel
2 anos atrás

Prezado Gabriel
Não seriam paraquedistas?
Abraço

Gabriel
Gabriel
Reply to  João Adaime
2 anos atrás

Amigo, não é a tropa Pqdt, a qual se caracteriza pelo “boot marrom”.

Acredito que o boot da foto deve ser o novo modelo a ser adotado pelo EB em substituição ao “boot preto”.

João Adaime
João Adaime
Reply to  Gabriel
2 anos atrás

Valeu pela explicação. Obrigado

BK117
BK117
Reply to  Gabriel
2 anos atrás

Sim, veja o trecho de texto a seguir, publicado no Instagram do COTER em 31 de março: Atualmente essas OM estão testando a proposta de novo coturno de combate do Exército. Na cor marrom para os militares paraquedistas, na cor verde para os militares que estão nos biomas de selva ou pantanal e na cor coyote (barro) para os demais militares. A cor do coturno me levanta uma questão: A cor coyote não combina em nada com o resto do uniforme ou equipamento demonstrado. Já tive a oportunidade de utilizar coturnos preto e coyote no dia a dia, e este… Read more »

Last edited 2 anos atrás by BK117
Alessandro
Alessandro
2 anos atrás

O rancor e ódio por parte dos comunistas contra o exército brasileiro, só ENGRADECE ainda mais essa instituição.

Parabéns pelo seu dia.

Last edited 2 anos atrás by Alessandro
IBIZ
IBIZ
Reply to  Alessandro
2 anos atrás

Essa desculpa esfarrapada de “comunistas” não engana mais ninguém. Atualmente a única ameaça dos militares é sua própria arrogância e corrupção! Fardas e capacetes novos não compensa o desperdício de recursos em dezenas de milhares de pílulas de viagra e próteses penianas! É preciso submeter os gastos e contratos do Ministério da Defesa à uma minuciosa auditório para o bem da defesa brasileira!

Alessandro
Alessandro
Reply to  IBIZ
2 anos atrás

Quem vai investigá-los, os corruptos dos outros poderes que solta até chefão do PCC?

Faz me rir.

Last edited 2 anos atrás by Alessandro
Rodrigo LD
Rodrigo LD
Reply to  IBIZ
2 anos atrás

Por que não submetem os gastos extremamente superiores do Legislativo ou do Judiciário antes??? Além das duas férias anuais remuneradas dentre outros benefícios inexistentes nas Forças Armadas???

Foxtrot
Foxtrot
2 anos atrás

Gostei de ver.
Oficiais em trage de gala ao invés de camuflado, pois há um tempo atrás até para assinar exame médico eles iam de camuflado.
A tropa cada vez mais munida de coletes táticos e equipamentos modernos.
Fuzis com miras ópticas, Guarani com as Remax (pena o EB ter abandonado a TORC-30 mm em detrimento da UT-30).
Tenho que dar o braço a torcer, apesar de tudo o EB tem se mostrado cada vez mais bem administrado, se modernizando e incentivador da indústria nacional.

MATHEUS AUGUSTO
MATHEUS AUGUSTO
Reply to  Foxtrot
2 anos atrás

Só falta investir em armas anti-carro e anti-aéreas, mas vendo o que era a 20 anos, muito progresso já foi feito !

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  MATHEUS AUGUSTO
2 anos atrás

Concordo.
Ante carro temos a ALAC ( que com uma ogiva termo bárica daria maior poder) e o MSS ( que com modificações no setup de operação, com inclusão das opções de até por cima ou direto, um sistema redundante Laser/ IR) já colocaria a infantaria nacional em outro patamar.
Para defesa AAe, continuar o desenvolvimeto do MANPADS nacional que teve sua cabeça de busca desenvolvida e entregue pela Mectron, com a SIATT, e um sistema baseado no Astros com radar M-200, míssies A-darter/ MAA1-B para média altura e MAR-01 com booster, link de dados e sistema redundante Radar/IR.

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  MATHEUS AUGUSTO
2 anos atrás

Também falta adquirir os OVN,s nacionais Olhar VDN-x1, Rádios de condutividade ossea 1.400 da Imbel, RDS, Rádios com Satcom nacionais, desenvolver armamentos para os helicópteros da Avex e drones, adquirir drones de logo alcance e longa duração (de preferência Falcão/ Avibrás, Atobá/ Stella) adquirir blindados 4×4 para tropa geral, deixando os LMV,s para as SOF,s (de preferência Guará 4WS ou Gladiador II) etc etc.
Mas estamos caminhando.

MATHEUS AUGUSTO
MATHEUS AUGUSTO
2 anos atrás

Olhando essas fotos até dá a impressão de que o EB é um exército moderno e bem equipado. Espero que não seja só nas fotos.

Welington S.
Welington S.
2 anos atrás

Se observarem bem, já existe militares com o novo fardamento e com o novo coturno em teste.

Santiago
Santiago
2 anos atrás

Que fuzil é aquele do Operador de Forças Especiais? Parece um AR-15

Santiago
Santiago
Reply to  Santiago
2 anos atrás

Fuzil alemão HK4.16 usado pelas melhores forças especiais como a Força Delta(EUA), o COT(PF), Grumec(MB), o BOPE do DF e Operadores do Para-Sar. Ótima aquisição do EB para as Forças Especiais.

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
2 anos atrás

Que não se esqueçam da finalidade do qual é o propósito de existir! Porque nos últimos anos, infelizmente, o que vemos é um completo desvio da finalidade das forças armadas, principalmente nos seus gastos… Que exército seja exército, treinado e equipado para sua finalidade e não um clube de previdência militar!

Tomcat4,3
2 anos atrás

Parabéns ao Exército brasileiro por mais um ano sendo a instituição mais aprovada pelo povo por, justamente, se manter íntegro e focado em sua missão e nisso tem se modernizado e atualizado gradativamente cada vez mais.

Matheus
2 anos atrás

Exército sem moral com a sociedade a qual protege, desdentado e com um comando patético.

Que fiquem longe da politica se quiserem voltar a ter a imagem de moralidade que tinham antes.

MATHEUS AUGUSTO
MATHEUS AUGUSTO
Reply to  Matheus
2 anos atrás

Late vira lata ! Fale por você, não pela sociedade.

Matheus
Reply to  MATHEUS AUGUSTO
2 anos atrás

Vira-latas? haha nem um pouco, só é a realidade mesmo.
Saia da sua bolha social por um segundo e converse com pessoas fora dela sobre a imagem das FFAA.

A imagem do exército nos ultimos 5 anos foi destruida, uma instituição antes vista como um exemplo de orgulho nacional, até mesmo pra pessoas que são contra os ideais que eles propagavam. Agora são visto como um bando de gente patética, mamateira que se importa mais com ganhos pessoais do que com o país.

Como o povão diz, são os maiores combatentes de calçadas se tinta e mosquito da dangue.

rafa
rafa
2 anos atrás

Eu era um cara que gostava do EB. Tentei servir, mas fui dispensado. Depois, apoiei o museu da FEB aqui na minha cidade e os pracinhas. Chegamos a investir dinheiro do próprio bolso para que o museu não fechasse. O EB não fez nada para impedir o fechamento do museu. Até a página que eu havia sugerido criar para manter a memória viva, foi recusada. Depois, quando virei atirador esportivo vi a quantidade de sacanagem que o pessoal do EB faz com os atiradores. É uma atrás da outra. Não se enganem: o tanto de gente desarmamentista que tem no… Read more »

MATHEUS AUGUSTO
MATHEUS AUGUSTO
Reply to  rafa
2 anos atrás

Não é só no EB não, infelizmente. Meu pai é policial civil de SP, e tenho amigos/conhecidos nas polícias civil e militar, e te falo que a grande maioria são a favor do desarmamento. Policiais civis ainda são mais discretos, mas já vi muito PM falar na minha cara que acha que “paisano não têm cabeça pra ter arma em casa, pra andar armado então nem se fala.” Infelizmente ainda existe uma mentalidade defesa da população ainda é muito antiquada