A Rússia disse que será forçada a tomar “medidas de retaliação” sobre a decisão de sua vizinha Finlândia de ingressar na Otan.

Um comunicado do Ministério das Relações Exteriores disse que a medida prejudicaria seriamente as relações bilaterais, bem como a segurança e a estabilidade no norte da Europa.

Mais cedo, o presidente e o primeiro-ministro da Finlândia pediram que o país solicitasse a adesão à Otan “sem demora”.

Isso ocorre em meio a um aumento no apoio público à adesão à Otan após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

A Finlândia compartilha uma fronteira de 1.300 km (810 milhas) com a Rússia. Até agora, ficou fora da Otan para evitar antagonizar seu vizinho oriental.

A Finlândia anunciará formalmente sua decisão no domingo, depois de ser considerada pelo parlamento e outras figuras políticas importantes.

A Suécia disse que anunciará uma decisão semelhante no mesmo dia.

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse esperar que o processo de adesão à Suécia e à Finlândia aconteça “muito rapidamente”.

A declaração russa (em russo) descreveu o movimento da Finlândia como “uma mudança radical na política externa do país”.

“A adesão da Finlândia à Otan causará sérios danos às relações bilaterais russo-finlandesas e à manutenção da estabilidade e segurança na região norte da Europa”, afirmou.

“A Rússia será forçada a tomar medidas de retaliação, tanto de natureza militar-técnica quanto de outra natureza, a fim de neutralizar as ameaças à sua segurança nacional que surgem disso”.

No entanto, Moscou não especificou quais medidas planeja tomar.

“Tudo vai depender de como esse processo de expansão se desenrola, até que ponto a infraestrutura militar se aproxima de nossas fronteiras”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a repórteres.

Autoridades russas responderam a uma declaração conjunta do presidente finlandês Sauli Niinisto e da primeira-ministra Sanna Marin, que disse que os dois líderes esperam uma decisão sobre a adesão à Otan nos próximos dias.

“A adesão à Otan fortaleceria a segurança da Finlândia”, disse. “Como membro da Otan, a Finlândia fortaleceria toda a aliança de defesa. A Finlândia deve solicitar a adesão à Otan sem demora.”

Falando a jornalistas mais tarde, Niinisto respondeu às preocupações russas e culpou a invasão de Moscou pela ação.

“Aderir à Otan não seria contra ninguém. Vocês causaram isso. Olhem no espelho”, disse ele.

Uma pesquisa de opinião na semana passada colocou o apoio da Finlândia para ingressar na Otan em 76%, com 12% contra, uma grande mudança em direção à adesão desde antes da invasão.

A Finlândia e a URSS estavam em lados opostos na Segunda Guerra Mundial, com os finlandeses defendendo-se de uma invasão soviética em 1939-40.

Mas a Finlândia perdeu 10% de seu território no acordo de paz final e permaneceu não alinhada durante a Guerra Fria.

Sua adesão à Otan mais do que duplicaria a extensão das fronteiras da Rússia com a aliança. A Suécia não tem fronteira com a Rússia.

FONTE: BBC

Subscribe
Notify of
guest

311 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nilton L Junior
Nilton L Junior
1 ano atrás

O atlanticismo esta pagando para ver quem vai trucar.

Thiago
Thiago
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

O Mundo está em ‘outro patamar’.
Temos a OTAN do lado de cá e o resto do Mundo do lado de lá.
Dois pequenos países não farão diferença alguma.

seuzénétiuôrqui
seuzénétiuôrqui
Reply to  Thiago
1 ano atrás

Nada que umas 2 ou 3 divisões, alguns Su-34 e alguns “skanders” não resolvam.

Plínio Jr
Plínio Jr
Reply to  seuzénétiuôrqui
1 ano atrás

Se os Ucranianos não tem nada de interessante e estão dando suadouro nos russos, imagina os mesmos enfrentando os modernos sistemas suecos e finlandeses..isto sem contar que a Otan vai descer o sarrafo nos russos.

seuzénétiuôrqui
seuzénétiuôrqui
Reply to  Plínio Jr
1 ano atrás

Nem vou perder meu tempo, escrevendo texto para lhe responder.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  seuzénétiuôrqui
1 ano atrás

“eu não consigo te responder já que não tenho argumentos então vou escrever uma baboseira pra fingir sair por cima”

Russia tem bem mais que 3 divisões na Ucrânia e já perdeu quase uma dezena de Su-34 e ainda ta longe de resolver algo.

Imagina contra a Finlândia que tem forças bem mais capazes que as Ucranianas?

Tutor
Tutor
Reply to  seuzénétiuôrqui
1 ano atrás

Não vai perder tempo porque não tem argumentos. Seus ídolos, que todos achava ser um bichão, na verdade é um bichinho. Há dois meses tentando se sobre sair contra a Ucrânia, e até agora nada de conquistas; só lhes restaram bombardear áreas civis para causar estragos em inocentes. Imagina esses coitados enfrentando a OTAN em uma guerra convencional kkkkkkkk O próprio Putin reconheceu a superioridade da OTAN em um discurso no início da guerra, mas, quem sabe mesmo é o abobado torcedor tupiniquim da Rússia. A Rússia ainda só tem moral porque tem um grande arsenal nuclear, caso contrário já… Read more »

Alecs
Alecs
Reply to  seuzénétiuôrqui
1 ano atrás

Se os Russos se atreverem a peidar na fronteira da Finlândia ou da Suécia eu acho que até a China da um sossega gatinho (leão é demais depois da surra dos ucranianos) no Putinho.

Flanker
Flanker
Reply to  seuzénétiuôrqui
1 ano atrás

Não vai responder porque não tem o que dizer!

Slow
Slow
Reply to  Plínio Jr
1 ano atrás

Se são tão modernos assim porque estão com medo dos equipamentos velho dos russos ? kkkkkkkk ou melhor o exército russo é tão fracassado pq estão com medo dele ?

Cléber costa
Cléber costa
Reply to  Plínio Jr
1 ano atrás

Isso! Só que o bom senso determina lembrar que existem armas nucleares

rafa
rafa
Reply to  Plínio Jr
1 ano atrás

Olhando o mapa, acho que o tio Putin não precisa nem apertar o botão nuclear. Basta apertar o botão “sem gás natural para esses dois” e vc vai ver um pessoal morrendo congelado.

Outro ponto. Otan não vai fazer nada enquanto nenhum dos dois entrarem. Vai ficar só de visitinha e tal. A adesão demora meses, no entanto a escalada das agressões Russia x Finlândia pode se desenrolar em dias.

Capa Preta
Capa Preta
Reply to  seuzénétiuôrqui
1 ano atrás

Su 34 estão sendo abatidos até por mampards na Ucrânia,imagine então contra griphens suecos e F35 finlandeses?!

Rogério
Rogério
Reply to  seuzénétiuôrqui
1 ano atrás

Kkkkkkk gastaram td que tinham na Ucrania.

seuzénétiuôrqui
seuzénétiuôrqui
Reply to  Rogério
1 ano atrás

Cara…se vc e mais esse monte de gente que fica por aqui escrevendo pilhas de asneiras não forem robôs, me responde sério mesmo! Vocês acreditam mesmo nessas bobagens que postam vocês acreditam mesmo que a Ucrânia não foi destruída, vocês acreditam mesmo que a Rússia perderá ou recuará, vocês acreditam mesmo que a otan tem condições ou disposição de enfrentar os russos? Seja sincero e honesto consigo mesmo. Para de ficar poluindo o blog cara. Se comentar, comenta com algum embasamento, com seriedade…. com honestidade. Procura se informar em outras fontes que não essa que provem diariamente de Langley ou… Read more »

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  seuzénétiuôrqui
1 ano atrás

A Ucrânia tá destruída, mas levou junto quase 4 mil em equipamentos russos e nem se contabilizou a totalidade de russos mortos. A Rússia pode perder, a guerra só pode ser dita vencida após a assinatura de rendição. Veja o Talibã esperou 20 anos pacientemente até que os EUA saíssem e voltaram ao poder Afegao, na segunda guerra a Alemanha Nazista destruiu Londres em fortes ondas de Bombardeio, mas no final quem marchou sobre Berlim foram os aliados, idem para a URSS que foi duramente bombardeada e perdeu milhões de soldados e mesmo assim venceu. A pergunta não é se… Read more »

Zabumba
Zabumba
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Qual o tamanho da Ucrânia em 2014 ? E sua área hoje ? Na teoria tudo é maravilhoso , tem que perguntar para o ucraniano na trincheira e para o sniper canadense a verdadeira realidade.

MASTRIT
MASTRIT
Reply to  Zabumba
1 ano atrás

A verdade é que a Rússia é fraca …tem armas nucleares? Tá é daí? Só a França com seus submarinos nucleares Le Triumphant e o Le Temerable já coloca de joelhos tua russinha ” teu baixinho ditador é meio louco , mas não é burro. PERDEU PLAYBOY.

Slow
Slow
Reply to  MASTRIT
1 ano atrás

300 armas nucleares não acaba com mundo viu amiguinho Zzzz mas a Rússia acaba com Europa toda ..

“ Só a França com seus submarinos nucleares Le Triumphant e o Le Temerable já coloca de joelhos tua russinha “

Sendo assim pra que estar na OTAN ?

Vitor
Vitor
Reply to  MASTRIT
1 ano atrás

Quanta inocência… joguinho eletrônico afetou seus miolos

Caerthal
Caerthal
Reply to  MASTRIT
1 ano atrás

Não estou vendo a França ou a Alemanha com essa vontade toda de lutar. Quanto mais longe, UK, EUA e Austrália estão muito mais agressivos, por quê?

Dr. Strangelove
Dr. Strangelove
Reply to  MASTRIT
1 ano atrás

Adoraria concordar contigo, mas em guerra nuclear não tem essa de “colocar de joelhos”. Havera destruição em níveis inaceitaveis para todos os envolvidos.

Slow
Slow
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

“ nem se contabilizou a totalidade de russos mortos. “

E da Ucrânia são quantos mesmo ? Aé a democracia não divulgou né pq será ..

Caerthal
Caerthal
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Procure comparar coisas comparáveis. O Exército russo está lutando a guerra segundo a sua doutrina, pouco movimento, muita artilharia. Nem tanto domínio dos céus, mas uma defesa antiaérea sólida. Eles, a exemplos dos EUA, possuem grandes reservas de armamentos, alguns bem toscos, como os lançadores de foguetes. Precisão médio, mas muito aço e fogo. Nada agradável de se ver. A presença de um rio tão largo quanto o Diepner tende a virar um pesadelo logístico para a Ucrânia. Aonde essa guerra fica imprevisível é no front sul e Odessa. Os russos aí terão que propor algo diferente, mas o prêmio… Read more »

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  seuzénétiuôrqui
1 ano atrás

Serio que logo você veio aqui falar isso? que chances a Russia realmente tem contra a OTAN? Se a Russia não vai recuar, porque suas tropas estão fugindo de Kharkiv? Se a Russia é tão forte porque ela não consegue nenhum avanço significativo em mais de um mês? Porque até o momento ela não conseguiu impor total supremacia aérea contra a Ucrânia? não é Finlândia, não é suécia, não é EUA é a Ucrânia. que tinha uma fração da Força Aérea Russa. que logística a Russia tem para se quer enfrentar um conflito de larga escala contra a OTAN sendo… Read more »

seuzénétiuôrqui
seuzénétiuôrqui
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Impressionante como vocês são incansáveis nessa mesma ladainha. Os eua/otan perderam e pronto. Esses vigaristas nos eua e europa podem afirmar vitória por mil anos. Mas na verdade Perderam….acabou. Os fatos do mundo real atestam isso. Acabou! Os russos já falam de todo o sul da ucrania ser russa. Já era! Os grandes impérios nascem, imperam e acabam. Foi assim com o império egípcio, assírio, persa, romano, britânico (aquele onde o sol nunca se punha….lembra?). Agora estamos vendo o fim do império “americano”. Foram expulsos do oriente médio, afeganistão, estão sendo expulsos da Europa e serão expulsos da área do… Read more »

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  seuzénétiuôrqui
1 ano atrás

Você não respondeu nada do que eu perguntei.

Os russos já falam de todo o sul da ucrania ser russa.”

Não estão nem se quer perto de Odesa.

O ultimo exercito convencional que os EUA enfrentou. o Iraque. foi completa e totalmente aniquilado em menos de 2 meses.

Lidar com guerrilha é outros 500. é um questionamento totalmente diferente e se a Russia já tivesse aniquilado a força convencional da Ucrânia a conversa aqui seria outra.

Mas não foi isso que aconteceu.

A guerra ainda é convencional entre 2 estados. e a Russia nao avança tem 2 meses.

Tutor
Tutor
Reply to  seuzénétiuôrqui
1 ano atrás

Cuidado meu Amigo, a negação da realidade é o primeiro sintoma da Demência Mental. Procure um psiquiatra kkkkkkkkkkkkk

Mcruel
Mcruel
Reply to  seuzénétiuôrqui
1 ano atrás

Incrível é que citaste diversos impérios, mas esqueceste o império soviético… esse também caiu! Parece que você não esqueceu ele… você somente se recusa a aceitar.

Flanker
Flanker
Reply to  seuzénétiuôrqui
1 ano atrás

Cara, para de jogar para os outros a alienação que é tua!!

Rogério
Rogério
Reply to  seuzénétiuôrqui
1 ano atrás

A Ucrania foi destruida, mas estão lutando, acharam que seria um passeio de 3 dias como o próprio Lukashenko disse.

E sim acredito que a Rússia perderá, ditaduras invasoras tendem a perder, farto material historico para embasar minha opinião.
Hoje mesmo vi fotos de uma coluna com 40 blindados destruidos tentando atravessar o rio Seversky D. Domingo Finlândia e Suécia entrão p/ a Otan, lend lease de 33 bilhões. A Rússia ta f….vai falir e vc vai sumir do blog com o Antonio Kings sumiu.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  seuzénétiuôrqui
1 ano atrás

Eu n sou robo e uso o meu nome completo, não me escondo atrás de nick..

E você ?

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Grande bosta, não mudaria muita coisa tu com teu nome ou usando nick, sua insignificância é independente de estar usando nome verdadeiro ou pseudônimo.

Flanker
Flanker
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

Ainnn, tá nervosinha?? Tá com TPM? Kkkkkkkkkkkkkkkkk

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Flanker
1 ano atrás

é culpa do desempenho de bos%$ da russia

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Flanker
1 ano atrás

Pois é…

o milionário do Polo, ta dando piti..

Flanker
Flanker
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Heheheheheheh…boa, Rodrigo!

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Flanker
1 ano atrás

Ele é o machão do teclado..

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  seuzénétiuôrqui
1 ano atrás

Ta perdendo seu tempo e energia.

Andre
Andre
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Fica tranquilo, putinzete tem energia de sobra para inventar mentiras. Você sabe bem…

Alecs
Alecs
Reply to  seuzénétiuôrqui
1 ano atrás

“vocês acreditam mesmo que a Rússia perderá ou recuará” Por enquanto está perdendo e recuando (avançando pra trás) kkkkkk. “vocês acreditam mesmo que a otan tem condições ou disposição de enfrentar os russos?” Tem de sobra! Tanto que estão enviando armamento para Ucrânia. Se não tivessem estariam guardando o armamento para o caso da rússia agredir algum país da OTAN. Só pra completar, caso você não saiba, a OTAN já está enfrentando a rússia! Os bunda moles Putinho, Lavrov e Fedmedev não passam de falastrões e aposto que até a mulher manda neles em casa. Se tivessem coragem mesmo o… Read more »

Andre
Andre
Reply to  seuzénétiuôrqui
1 ano atrás

Vcs putinzetes são ridículos, repetem essas mentiras na esperança de se tornarem realidade.

Onde está a quilométrica coluna de blindados que ia em direção à Kiev?

Onde estão as tropas que ocupavam Sumy?

Cadê o navio capitânia do mar negro?

JORENE
JORENE
Reply to  Andre
1 ano atrás

Daqui a pouco os orcs vão dizer que estão se retirando de Kharkov para relocarem suas tropas em Kherson. kkkkkkkk

Flanker
Flanker
Reply to  seuzénétiuôrqui
1 ano atrás

Inverte tudo que ru perguntou e responde, seriamente, se tu acredita em todas as bobagens que escreve.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  seuzénétiuôrqui
1 ano atrás

Faz tempo que n falam de Iskanders..

ja acabaram ?

paulof
paulof
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Explodiu o laboratório de pesquisas que faziam parte dos componentes e combustível algo assim. devem estar com problemas na logística…russos sendo russos.

Last edited 1 ano atrás by paulof
Palpiteiro
Palpiteiro
Reply to  seuzénétiuôrqui
1 ano atrás

E o que a finlandia precisa para acabar com São Petesburgo?

Flanker
Flanker
Reply to  seuzénétiuôrqui
1 ano atrás

Ahãm…bem como está acontecendo naquela pequena faixa de terra no leste da Ucrânia….ora, volta pra terra, alienado!

Plínio Jr
Plínio Jr
Reply to  Thiago
1 ano atrás

Não fazem diferença é conversa para boi dormir, fazia parte da estratégia dos russos ambos não aderirem a Otan.. o desastre da invasão à Ucrânia, vai jogar ambos os países na aliança… Mais uma jogada furada do expert do Litlle Putin…

Thiago
Thiago
Reply to  Plínio Jr
1 ano atrás

Fazia parte da estratégia da OTAN colocar tropas perto de Moscou na Ucrânia.
Fazia, não faz mais.
Agora terão tropas russas perto de Varsóvia.

Flanker
Flanker
Reply to  Thiago
1 ano atrás

“Xora” xings…..que mané tropas russas perto de Varsóvia! Vai te deitar, lazarento!

Luís Carlos
Luís Carlos
Reply to  Flanker
1 ano atrás

Parece que a Turquia vai vetar a entrada desses países.
Mas, liga não.
Organização unida é assim mesmo.

kkkkk

Esse Putin…….

Flanker
Flanker
Reply to  Luís Carlos
1 ano atrás

Eu não estou falando de Suécia e Finlândia na OTAN. Com ou sem esses países, a rússia não chega perto de Varsóvia. Putin é louco, mas não é burro.

Roberto B.
Roberto B.
Reply to  Thiago
1 ano atrás

Tá bom ….
Só esqueceram de combinar com os poloneses ….
Quem apanha não esquece !
E os poloneses apanharam muito .
Se os vassalos de Putin estão de cócoras na Ucrânia , imagine na Polônia !

Americano
Reply to  Thiago
1 ano atrás

Quem está do lado da Rússia ? China e Índia estão apenas jogando conforme seus interesses comerciais e regionais fora isso não tem nenhum aliado com relevância.A diferença entre a OTAN e a Rússia e seus poucos e pequenos aliados é infinita Agora fã fanático torcedor tem para todos os gostos .

Flanker
Flanker
Reply to  Thiago
1 ano atrás

Xings, toma vergonha na cara e para de criar nicks…

Hank Voight
Hank Voight
Reply to  Thiago
1 ano atrás

Resto do mundo? kkkkkkkk……para de falar asneira Xings

Henrique
Henrique
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Viro As e o Atlanticismo ta com gato e o copas na mão… já a Russa ta com dois 5 e um valete e acha que vai ganhar no blef…

confia…

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Henrique
1 ano atrás

O inverso também é verdadeiro e pra mim o atlanticismo so ta com o gato.

Henrique
Henrique
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

confia… pede 12

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Truco

Henrique
Henrique
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Acho que a primeira frase do texto poderia ser alterada de: “A Rússia disse que será forçada a tomar “medidas de retaliação” sobre a decisão de sua vizinha Finlândia de ingressar na Otan” … para …. “A Rússia disse que será forçada à cometer “auto suicídio duplo” caso a Finlândia ingresse na Otan”.
A Otan nem precisa de propaganda, os russos já estão fazendo isso pra eles ameaçando seus vizinhos por qualquer coisa….

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Aprendeu atlanticismo, agora n vai parar de repetir..

Jesus..

Nick
Nick
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

SAHHUSAUuh , culpa do Forças de Defesa!

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Nick
1 ano atrás

Tou com medo que eles culpem o Aquaman

Flanker
Flanker
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Kkkkkkkkkkkk….exatamente! Agora, ele usa o termo em todos os comentários dele!

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

O truco ja foi dado, a Rússia blefou e a Otan pediu 6, agora todos ja sabem que a mão de Putin é fraca, pedir 9 é suicídio!

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Carlos Gallani
1 ano atrás

Bota a belco pra gelar e compra uns croquetis assista sentado para ver quem blefa mais, quem tem kh-101 não custuma blefar.

MASTRIT
MASTRIT
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

E quem tem Minuteman,Tridente e M-61 também não gosta de blefar, ou vai ou racha…medo de russos ninguém tem .ainda mais de um baixinho mafioso vagabundo . Existe uma ogiva para cada município russo …

Flanker
Flanker
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Escreve direito: é costuma, de costume.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Rússia vai nukar! O Pato Donald está com a rosca na mão…

Flanker
Flanker
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

E vai ser “nukada”….

Agressor's
Agressor's
Reply to  Flanker
1 ano atrás

É isso mesmo, e segura bem a rosca Pato Donald. As estrelas brilharão…

Alecs
Alecs
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Escreveu “atlanticismo” = Putinete louca dando piti! mimimimimi kkkkkkkkkkkkkkkkk

Guilherme Lins
Guilherme Lins
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Após invadir a Ucrânia com a desculpa ridícula de impedir o avanço da OTAN (todos sabemos que o Putin nunca viu a Ucrânia e demais países do leste europeu como estados independentes e legítimos, na verdade é apenas o sonho maluco de restaurar a área de influência da URSS e nada mais) o que o Putin conseguiu? Uma devastação econômica, uma guerra caríssima e muito destrutiva eeeeeeee… A expansão da OTAN!kkkkkkkkkkk “jêniu” Putin.

Roberto B.
Roberto B.
Reply to  Guilherme Lins
1 ano atrás

Parabéns….

Thiago
Thiago
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

A Turquia aninciou que vai vetar a entrada desses países na OTAN.
A Hungria vetou pela U.E. o embargo ao petróleo russo.
‘Organizações’ unidas são muito importantes.
kkkkkkk

P.S. Esse Putin não é fácil.

Carvalho
Carvalho
1 ano atrás

Embora pareça um tiro que saiu pela culatra, essa “migração” de vários países para a OTAN reforça a posição de Putin no cenário interno da Rússia.
Trata-se de um líder nacionalista que comanda um regime autoritário e anti-liberal.
Estas “ameaças” são um ambiente propício ao endurecimento do regime.
Pobre Rússia…
Como se dizia na época da guerra da Crimeia: “Faça-se a circunvalação e isolem a selvageria e barbárie russa”

Quem vai sofrer a retaliação são os opositores internos do Regime de Putin

Z Renato Vilhena Z
Z Renato Vilhena Z
Reply to  Carvalho
1 ano atrás

Os maiores opositores a Putin são o Partido Comunista, caso você desconheça. E não, o Partido Comunista não sofrerá retaliação, pelo simples fato de que embora seja ele a principal oposição por considerar Putin um moderado, nesta guerra ele está completamente com Putin. Mas talvez você esteja falando dos fulanos de tipos ocidental, com discurso de “democrácia; precisamos defender nosso maior aliado, Israel; os valores judaico-cristão são o mais importante; penetração anal; penetração anal dupla; penetração anal tripla; vou cortar fora minhas bolas; vamos comer barata por causa do clima,” etc, etc, etc… enfim, o pacote ocidente completo. Se é… Read more »

liberdade
liberdade
Reply to  Z Renato Vilhena Z
1 ano atrás

Que fixação por sexo, vc tem algum problema? Pensei que era um site sobre assuntos militares….

Luis
Luis
Reply to  liberdade
1 ano atrás

Neste momento, enquanto ele escrevia, ele não estava “inspirado” se é podemos dizer assim, mas excitado!

Monarquista
Monarquista
Reply to  Z Renato Vilhena Z
1 ano atrás

Eita, que fixação hein? Hehehehehe

Obs: podem até varrer a oposição interna com a força do aço, mas agora sabemos que esse aço se transforma em lata enferrujada fora das fronteiras russas hehehe

Flanker
Flanker
Reply to  Z Renato Vilhena Z
1 ano atrás

Toma teu Rivotril…tu tá surtando! Hehehehe….z pra cá, z pra lá….meu Deus! Kkkkkkkkkkk

Heitor
Heitor
Reply to  Carvalho
1 ano atrás

Pois nessa altura do campeonato, dane-se a opinião interna russa… Sinaliza-se que a maioria dos russos concorda com a carnificina..

Roberto B.
Roberto B.
Reply to  Heitor
1 ano atrás

No futuro, devemos ouvir a opinião das mães de jovens russos que não voltaram para casa .

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Carvalho
1 ano atrás

É irrelevante se internamente ele é popular ou não.

O que vale é quem tem mais armas estar com ele ou não.

Thom
Thom
1 ano atrás

A OTAN estava quase “morta”. Putin ajudou a Europa a se unir. Até mesmo países que não participaram das grandes guerras, agora saíram da neutralidade. Depois da invasão da Ucrânia, “quem tem c* tem medo”. Vão se unir para se prevenir.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Thom
1 ano atrás

Disse isso nos primeiros dias de guerra, Putin ressuscitou a Otan, ate a China deve estar desgostosa com essa movimentação!

PACRF
PACRF
Reply to  Thom
1 ano atrás

Exatamente, agora país neutro na Europa só a Suíça.

Mafix
Mafix
Reply to  PACRF
1 ano atrás

Não esta neutro aderiu a europa dessa vez , na segunda guerra foi ‘neutro’ até com o bigode que foi muito pior que a Russia moderna…

PACRF
PACRF
Reply to  Mafix
1 ano atrás

A ausência de neutralidade da Suíça em relação à invasão da Ucrânia, dá a exata medida do quanto foi estúpida e injustificável a atitude do Putin.

Mafix
Mafix
Reply to  PACRF
1 ano atrás

Duvido muito que os politicos e banqueiros de la liguem para Ucrania, acho que a ordem veio de cima de algum banqueiro ligado a politicos deu a ordem…

Augusto
Augusto
Reply to  PACRF
1 ano atrás

A Áustria também, pelo menos por enquanto. Jogada “brilhante” do Putin invadir a Ucrânia. Nem Stalin conseguiu tanto antagonismo contra a Russia.

Mafix
Mafix
Reply to  Thom
1 ano atrás

Fora o fato que vai ajudar na corrupção , vão roubar muito nos contratos de armas …
Veja o exercito alemão que esta sucateado com poucas unidades operacionais…

Thiago
Thiago
1 ano atrás

Não há necessidade de medidas drásticas por parte da Rússia.
Isso daí é mais ou menos ‘mais do mesmo’.
Voltando para a guerra, hoje o dia começou muito bom as forças russas.
Anunciada a captura das cidades de Novokalinovo e Novobahmutovka perto de Adviika.
Os ucranianos explodiram uma represa nesta última cidade para tentar evitar o avanço russo.
O avanço das tropas russas para o oeste está se acelerando.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Thiago
1 ano atrás

Perderam Khakiv e correm o risco de perder o corredor de suprimentos vindos de Belgorod. Ou seja esses avanços logo ficaram sem suprimentos.

Satyricon
Satyricon
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Na realidade, as principais linhas de suprimentos russas, à partir de Belgorod já estão ao alcance da artilharia Ucraniana

Last edited 1 ano atrás by Satyricon
Luís Carlos
Luís Carlos
Reply to  Satyricon
1 ano atrás

Seria o equivalente às tropas ucranianas estarem sendo cercadas no Rio e a Ucrânia estar contra-atacando em Juiz de Fora.
Sem contar a baixíssima concentração de tropas naquela região.
Expulsaram 3 russos, duas raposas e um lobo que passavam por lá.

Luciano
Reply to  Thiago
1 ano atrás

O dia realmente começou bem Kings, você que sempre traz informações quentes, por favor nos atualize sobre o Batalhão Russo inteiro que foi destruído tentando atravessar o Rio Seversky Donets.

Luís Carlos
Luís Carlos
Reply to  Luciano
1 ano atrás

Atualizando.

O Min da Defesa da Ucrânia confirmou que os russos conseguiram atravessar o Severo-Donets e estão avançando para Lisichiansk.
Por outro lado, a cidade fortificada de Dolgenkoe , ao sul de Izyum, foi ocupada hoje.
Não quero te desanimar, mas está muito, muito difícil para a Ucrânia.
Parece que os ucranianos não usaram concreto Votorantim nas suas fortalezas.
Estão caindo, uma atrás da outra.

hahahahaha

Flanker
Flanker
Reply to  Thiago
1 ano atrás

Que blábláblá enfadonho….vai dormir, xings…

Luciano
1 ano atrás

1300 km de fronteira com a OTAN, Putin gênio! kkkkkkkkkk

Slow
Slow
Reply to  Luciano
1 ano atrás

É a primeira a sumir do mapa .. 🤣🤣🤣

César
Reply to  Slow
1 ano atrás

Estamos vendo mesmo a bem mais fraca Ucrania ¨sumir do mapa¨ já vai pra uns três meses, né crianção!?

Felipe
Felipe
Reply to  César
1 ano atrás

Já perdeu um território do tamanho do Reino Unido e ainda não acabou.. Não está sumindo do mapa?

César
Reply to  Felipe
1 ano atrás

E a que custo pra ex-toda poderosa Rússia? Agora imagina se fosse com OTAN! Aliás, quantos perfis vc tem aqui, Kings?

glasquis 7
Reply to  Felipe
1 ano atrás

Não perdeu. A guerra ainda não acabou e me arrisco dizer que, a Rússia que se cuide pois, seria uma ajuda enorme pra OTAN, ver que a Ucrânia retoma a Crimeia.

Jacinto
Jacinto
Reply to  glasquis 7
1 ano atrás

E isso não é impossível. Se os ucranianos conseguirem destruir a ponte que liga a Criméia à Kerch, os russos terão muitas dificuldades em suprir logisticamente suas tropas na Criméia.

JORENE
JORENE
Reply to  Jacinto
1 ano atrás

É só uma questão de tempo.

Thiago
Thiago
Reply to  glasquis 7
1 ano atrás

Confia!

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Felipe
1 ano atrás

Reino Unido? Se pegar da no máximo do tamanho do Uruguai mas tem de incluir a Criméia na conta. Fora isso eles não perderam, está ocupado e pode ser retomado.

Flanker
Flanker
Reply to  Felipe
1 ano atrás

A rússia já tomou quase a metade da Ucrânia?? Ora, não mente, cara de pau!!

Slow
Slow
Reply to  César
1 ano atrás

A Ucrânia é da OTAN ? Não então porque iriam sumir do mapa com ela ? Já não está aguentando nem 5% …

Luciano
Reply to  Slow
1 ano atrás

Pois é, o problema é que a Russia seria a segunda a sumir do mapa.

Slow
Slow
Reply to  Luciano
1 ano atrás

E o resto do mundo …

Nelson Junior
Nelson Junior
Reply to  Slow
1 ano atrás

Atacou a Finlândia atacou a Inglaterra (novo tratado que já está valendo), atacou a Inglaterra, atacou a OTAN, atacou a OTAN a Deus Rússia, simples assim

Slow
Slow
Reply to  Nelson Junior
1 ano atrás

Como você da adeus a um país que tem 7 mil armas nucleares kkkk tenha santa paciência é muita cara de pau ..

Plinio Jr
Plinio Jr
Reply to  Slow
1 ano atrás

Não conseguem sumir com um monte de combatentes semi-profissionais na Ucrânia, vão fazer isto com um membro da OTAN ??

Satyricon
Satyricon
Reply to  Luciano
1 ano atrás

Enxadrista.

Além da fronteira, estamos falando de forças armadas extremamente bem treinadas e armadas. Só na Finlândia são 280.000 em sua força terrestre.
Mais do que suficiente para o que conseguir escapar do moedor de carne chamado Ucrânia.
Isso sem contar o resto (da OTAN)

karl Bonfim
karl Bonfim
1 ano atrás

Na da Guerra na Ucrânia, Vladimir Putin vai redesenhar o mundo, mas completamente ao contrário do jeito que queria!

PACRF
PACRF
Reply to  karl Bonfim
1 ano atrás

Faltaram estrategistas de verdade ao redor do Putin para orienta-lo. O problema é que líderes autocráticos como ele se cercam apenas de pessoas de “extrema confiança”, ou seja, burocratas arrivistas, bajuladores, admiradores e seguidores. Pior, normalmente não aceitam ouvir “não”, pois consideram-se pessoas “predestinadas”, “messiânicas” ou até mesmo “mitos”.

Last edited 1 ano atrás by PACRF
César
Reply to  PACRF
1 ano atrás

A culpa agora é que ¨faltaram estrategistas de verdade ao redor¨ do ¨grande¨ jogador de xadrez, né!?

Leonardo
Leonardo
Reply to  PACRF
1 ano atrás

Aposto que vc não se lembra dos neo-cons que cercavam e aconselhavam o Bush. Dick Cheney, Donald Rumsfeld… no fundo todos são iguais, seja a Rússia ou os EUA. O filho do Biden tem ligações comerciais com oligarcas russos. Toda essa gente no final sai pra jantar enquanto as mães dos soldados choram. Pena que a ideologia cega as pessoas.

Felipe Morais
Felipe Morais
1 ano atrás

E tem quem fale que as ações russas foram um bom movimento geopolítico. A imensa maioria de finlandeses e suecos passaram o dia 31/12/2021 festejando o ano novo, sem a mínima preocupação com os russos e com o posicionamento de décadas de que, a melhor alternativa, era a neutralidade. Pouco mais de 4 meses depois, com amplo e majoritário apoio popular, os países saem da histórica neutralidade e aderem à OTAN. Se vencer uma guerra seria sair dela melhor politicamente do que entrou, como dizer que os russos irão sair dessa situação vitoriosos? Podem até sair vitoriosos no campo militar.… Read more »

Felipe
Felipe
Reply to  Felipe Morais
1 ano atrás

Eles não vão aderir a OTAN por medo da Russia. Aguarde e verás. Se fossem aderir, já teriam feito.

Ferreira Junior
Ferreira Junior
Reply to  Felipe
1 ano atrás

Deus te ouça 🙏

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Felipe
1 ano atrás

Medo de q ?

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Felipe
1 ano atrás

Olha xará, vendo a convergência das forças políticas finlandesas e suecas nesse tema, o que não acontece com muita frequência na grande maiores de outros assuntos, acho que, dificilmente, essa decisão seja revertida. Inclusive, acho que será um processo bem rápido. Provavelmente, o orçamento de 2023 de ambos os países já esteja adaptado à política orçamentária da OTAN.

Roberto B.
Roberto B.
Reply to  Felipe
1 ano atrás

Errado ….
Morei na Suécia ….
Os suecos não tem medo dos russos , na verdade, como dizem , eles são vigilantes …..
Estão esperando há 13 séculos !

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Felipe Morais
1 ano atrás

E daí, nada que uns Iskanders e Kalibrs não resolvam. Se a Rússia não os utiliza como deveria não invalida minha teoria.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

Manda uma carta pro Putin, explicado como tem que usar as armas russas.

Cerrrrrrrteza que os russos irão seguir as suas recomendações

Hank Voight
Hank Voight
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

Continuas a mil meu caro “defensor da boçalidade”?

Ferreira Junior
Ferreira Junior
1 ano atrás

Loucura, simplesmente loucura! A OTAN (EUA), está provocando a III GUERRA MUNDIAL.

A busca da hegemonia unilateral é loucura.

Nelson Junior
Nelson Junior
Reply to  Ferreira Junior
1 ano atrás

Não não, quem provocou a 3 Guerra foi o teu estimado PUTIN só que ele não achou que o Ocidente pagaria pra ver… Deu ruim
Agora é ir chorara na cama que é lugar quente

Ferreira Junior
Ferreira Junior
Reply to  Nelson Junior
1 ano atrás

Essa piada foi ótima 😂

Zabumba
Zabumba
Reply to  Nelson Junior
1 ano atrás

Mãe Diná explica melhor essa narrativa …não entendi

Nelson Junior
Nelson Junior
Reply to  Zabumba
1 ano atrás

A OTAN estava quietinha, e se desmantelando aos poucos, com brigas internas, Alemanha quase pulando do cavalo, EUA querendo cair fora até vir o estupido estrategista 5D e invadir um país soberano… Pronto está ai a 3 guerra mundial e a OTAN mais forte do que nunca !!!
Não precisa ser mãe dinah pra ver isso, basta não ser um bitolado de esquerda

Slow
Slow
Reply to  Nelson Junior
1 ano atrás

Ai entrou mais 2 pra pagar a conta achando que estão seguros 🤣🤣🤣🤣

Vitor
Vitor
Reply to  Nelson Junior
1 ano atrás

Publica aí a fonte que a Alemanha ia pular fora ???… ou é da sua cabeça .

Slow
Slow
Reply to  Nelson Junior
1 ano atrás

Pagaria mesmo literalmente estão pagando os equipamentos ucranianos 🤣🤣🤣🤣 mas cade tropas na Ucrânia ? Cade equipamentos pesados enviado ? ..

Henrique
Henrique
Reply to  Ferreira Junior
1 ano atrás

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Sim a OTAN que estava la esquecida e morrendo é que começou toda essa zona né kkkkkkk
.
nem foi um chipaputin lá que inventou de atacar a Ucrânia e lembrar pra todo mundo pra que serve a otan

Ferreira Junior
Ferreira Junior
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Para todos, basta ver o mapa de expansão da OTAN/EUA, para sabermos a verdade dos fatos. Não foi a Rússia que foi colocar exércitos na fronteira dos EUA e de potências da OTAN.

O resto é barro de Biden.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Ferreira Junior
1 ano atrás

A verdade dos fatos é que a OTAN nunca atacou a Rússia.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Ferreira Junior
1 ano atrás

Me responda uma coisa, esses países foram forçados a entrar na OTAN ou pediram adesão?

Leonardo
Leonardo
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

É sério essa pergunta? O problema então é mais a forma como aderiram e menos a adesão em si?

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Leonardo
1 ano atrás

Obvio. os países são livres. eles pediram a adesão para se protegerem da Russia e a invasão da Ucrânia mostra que esse motivo é valido.

Henrique
Henrique
Reply to  Leonardo
1 ano atrás

KKKKKKKKKKKKKKKKKK

“ovo spawnar” esse meme tem toda a thread que tiver Finlândia, Suécia, Otan e Rússia no assunto KKKKKKKKKKK

Leonardo
Leonardo
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Estava lá esquecida, morrendo, adicionando países que fazem fronteira com o inimigo. Devem ter feito isso sem perceber, já que estavam morrendo, esquecidos. Deve ter sido sem querer. Sinceramente, acho que vcs repetem as coisas sem pensar muito antes de escrever. Sinistro isso.

Aladaf
Aladaf
Reply to  Leonardo
1 ano atrás

Adicionando paises? Ia lah e adicionava? Na marra? Invadia para adicionar? Vc so pode ser um robo. Nao eh possivel que alguma pessoa diga que a Otan “adicionava”. Nao eh possivel.

Leonardo
Leonardo
Reply to  Aladaf
1 ano atrás

Você só enxerga um lado do conflito, não dá nem pra perder tempo discutindo.

Henrique
Henrique
Reply to  Leonardo
1 ano atrás

KKKKKKKKKKKKKK
esses países chegaram lá pelas próprias pernas… ninguém os convidou e bem provável que tem país membro que não é bem vindokkkkkkkkk
.
E hoje, graças ao grande estrategista do século, a gente sabe que eles estavam certo em entrar pra Otan.
.

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Boitatá
Boitatá
Reply to  Ferreira Junior
1 ano atrás

Quem é que está buscando a hegemonia unilateral?

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Boitatá
1 ano atrás

Sei lá. O cara é doido. Não sabe o que é um organismo multilateral de Defesa.

Z Renato Vilhena Z
Z Renato Vilhena Z
1 ano atrás

Uma medida inteligente seria analisar o padrão de ventos na fronteira com a Finlândia e os Países Bálticos, e então construir umas sete usinas nucleares a dois metros da fronteira com a Finlândia e Países Bálticos, ao londo de toda a fronteira, a onde o vento sopra para o oeste. Seria o que eu fária como primeira medida. Guerra entre usinas nucleares é uma coisa excelente.

Last edited 1 ano atrás by Z Renato Vilhena Z
Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Z Renato Vilhena Z
1 ano atrás
Henrique
Henrique
Reply to  Z Renato Vilhena Z
1 ano atrás

que diabo de guerra é essa? vai vender energia mais barato pra Finlândia pra quebrar as usinas deles?
.
.
Rússia ja provou que não sabe fazer esse tipo de movimento… (fora que vc vai receber uma bomba se jogar vento radioativo neles)

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Na cabeça do kings ele pensa que a Rússia vai atacar todo mundo e ninguém vai responder. A ucrânia já mostrou que isso não é verdade e ele continua alucinando

Henrique
Henrique
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

o cara é bitolado…

Z Renato Vilhena Z
Z Renato Vilhena Z
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Não falei em fornecer energia para Finlândia. A energia, enquanto as usinas existirem, vai toda para a Russia.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Z Renato Vilhena Z
1 ano atrás

E vc já analisou o custo de se construir e operar 7 usinas nucleares desnecessárias e o custo de construir e operar a estrutura necessária escoar a produção de 7 usinas construídas com 200km de distância para o restante da Rússia? Faz as contas amigo.

Mafix
Mafix
Reply to  Jacinto
1 ano atrás

Quem defende o fuher putin não capacidade de pensar é dotado de QI abaixo de 82 não sabe fazer contas ou pensar ..

Last edited 1 ano atrás by Mafix
A6MZero
A6MZero
Reply to  Z Renato Vilhena Z
1 ano atrás

E a Rússia faria o que com esse suposto excedente energético?

Sua indústria não vai absorver já que está parando por falta de insumos externos e sem capital e mercado interno para absorver sua produção.

Um exemplo as vendas de veículos despencaram quase 80% no ultimo mês e praticamente todas os fabricantes estão parados.

Consumo domestico? não há necessidade.

Vender para terceiros ? os únicos mercados estão longe de mais para que a construção de redes de transmissão seja economicamente viável.

E por ultimo você acredita mesmo que a Rússia teria capital para um investimento dessa magnitude?

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Henrique
1 ano atrás

kkkkkkkkk Vocês não entenderam que o “plano de mestre” dele é construir essas usinas para propagar radiação para o oeste? Por isso ele fala nos ventos. Mas, o colega acima, prontamente mostrou que as correntes de vento rumam em direção à Rússia naquela região. Ou seja, o grande plano da mente mais genial da trilogia seria gastar uma grana imensa para construir plantas nucleares que jogassem radiação neles mesmos. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk que piada esses caras. E ele fala como se matrizes nucleares funcionassem com péssimo nível de segurança, ao ponto de “sobrar” radiação no ar para o vento levar. que loucura… Read more »

liberdade
liberdade
Reply to  Z Renato Vilhena Z
1 ano atrás

Fico assustado com a infantilidade de certos comentários….

Bardini
Bardini
Reply to  Z Renato Vilhena Z
1 ano atrás

Claro, pq a “fumaça” (vápor da água) seria um problema gigantesco para Finlândia e os países bálticos, kkkk…
.
Vai estudar, ao invés de falar besteira.

Victor Filipe
Victor Filipe
1 ano atrás

E vai fazer oque? outra operação especial na Finlândia? com que meios militares? As unidades de elite da Russia estão na Ucrânia, só sobrou o “resto” mais comum, vai jogar isso contra a Finlândia? serio? aposto fortemente que as ameaças da Russia vão ficar apenas no papel. Finlândia sabe disso, a OTAN sabe disso, principalmente que a Finlândia já assinou um pacto de defesa com a Inglaterra. e ai Russia? vai atacar a Finlândia e arrastar a Suécia (que ta do lado e quer entrar) + Inglaterra + EUA pra um conflito convencional? todo mundo sabe que oque a Russia… Read more »

Z Renato Vilhena Z
Z Renato Vilhena Z
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

A principal forma de retaliação é a Russia se retirar de qualquer tratado de eliminação de armas nucleares de médio alcance, se ainda existir algum em vigor. Em seguida armas os misseis Iskander com ogivas de um megaton cada um, posicionando uns trezentos lançadores ao longo de toda a fronteira, seiscentos misseis, em estado de prontidão para tornar Suécia, Finlândia, Noruega e Países Bálticos territórios desabitados.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Z Renato Vilhena Z
1 ano atrás

esse tratado não existe mais, foi rasgado pelos EUA e Russia alguns anos atras. E a Russia praticamente já tem armas nucleares próximos a esses países visto os Iskander em Kaliningrado. Ou seja. A Russia não tem mais nenhuma carta na mesa Manter 600 misseis em estado de prontidão é algo que nenhum pais faz porque custa muito caro. eles podem deixar próximo a fronteira, mas não em estado de prontidão. e se a Russia fizer “Suécia, Finlândia, Noruega e Países Bálticos territórios desabitados.” ela vira um estacionamento gigante em menos de 30 minutos. todo mundo cansa de falar que… Read more »

Z Renato Vilhena Z
Z Renato Vilhena Z
Reply to  Z Renato Vilhena Z
1 ano atrás

Outra forma de retaliação, que não entendo como ainda não foi feito – Putin as vezes me cansa – é fornecer umas 50 ogivas nucleares para o Irã. Simplesmente chegar para os iranianos e falar: “Quer pra ti? Toma, fica.” Exatamente assim, desse jeito. Poderia ser feito o mesmo com Assad e mesmo, até mesmo, com Erdogan. Erdogan poderia querer usar tais ogivas contra a Russia, mas uma ogiva a mais, uma a menos… que importância tem? Mas acho que ele preferiria fazer uso politico delas ao Sul. E oferecer também uns 20 lançadores de misseis Iskander com ogivas nucleares… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Z Renato Vilhena Z
Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Z Renato Vilhena Z
1 ano atrás

Confia que esses misseis chegam em Cuba sem os EUA saber e Destruir eles antem de serem instalados.

Essa guerra mostrou que a inteligência americana ta 30 (anos) a frente da Rússia. Os caras deram a localização de mais de uma dezena de oficiais de alto escalão da Rússia para ucrânia e tu pensa que não vão descobrir a mobilização de 20 lançadores de Iskander?

CONFIA.

Z Renato Vilhena Z
Z Renato Vilhena Z
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Os EUA atacariam um navio militar russo?
.
Neste caso não seria realmente necessário entregar nada para Cuba, o trabalho já estaria feito.

Você tem quantos anos?

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Z Renato Vilhena Z
1 ano atrás

Não precisa atacar navio militar russo. A marinha americana é perfeitamente capaz de isolar Cuba inteira.

Além disso, depois que estão em solo cubano a USAF tem capacidade mais do que suficiente para neutralizar eles.

Você tem quantos anos?

Z Renato Vilhena Z
Z Renato Vilhena Z
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Entendo… um cenário tipo crise dos misseis. E se eles forem enviados em um Antonov? Vão atirar e derrubar o avião? Mas pouco importa. Toda ação tem uma reação. Vocês meninos do “ocidente” estão muito acostumados com jogos de cancelamentos social. É uma geração inteira de gente “indignável.” Pensam que Putin e a Russia são alguém que fez um comentário “terrível” no Facebook e que deve portanto se arrepender e recuar. Mas o problema é que não é assim que o mundo funciona. A Russia tem objetivos estratégicos e linhas vermelhas que lhe são inaceitáveis. Toda ação tem uma reação.… Read more »

Vitor
Vitor
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

O problema não é isso, Israel mostra como a defesa anti-mísseis não é tão fácil assim, apesar de terem um ótimo sistema contra ameaças deste tipo, eles também mostram que ele não é 100% eficiente. Todas as vezes em que acontecem ataques da faixa de gaza contra Israel vários foguetes escapam das defesas Israelenses e atingem as cidades, caso seja um ataque de saturação, basta que um destes mísseis escape das defesas americanas e chegue no continente para que aconteça o problema.

alexandre
Reply to  Z Renato Vilhena Z
1 ano atrás

vc esqueceu de Israel ? qualquer ameça eles atacam sem pestanejar….

Z Renato Vilhena Z
Z Renato Vilhena Z
Reply to  alexandre
1 ano atrás

Sem problema. Que vão em frente. Podem atacar a vontade, de preferencia que disparem diretamente contra Moscow. Pode falar para os seus amigos colocarem o Protocolo Sansão em prática, estou ansioso por isto.

Aladaf
Aladaf
Reply to  Z Renato Vilhena Z
1 ano atrás

Ansioso? Vc fica ansioso por ver gente morrendo? Vc so pode ser um robo ou entao ter 15 anos de idade.

Nelson Junior
Nelson Junior
Reply to  alexandre
1 ano atrás

Aliais a defesa de Israel é o ataque, é só imaginar que isso possa acontecer e a Deus Irã

Slow
Slow
Reply to  alexandre
1 ano atrás

Irã está lá ainda ..

A6MZero
A6MZero
Reply to  Z Renato Vilhena Z
1 ano atrás

Teria que combinar com os cubanos que provavelmente não estão interessados.

Os cubanos estão mais interessados nos dólares dos turistas americanos do que comprar briga com os EUA.

As relações entre Cuba e Rússia estão bem mornas nos últimos anos já que Cuba busca o fim do embargo e uma política menos antagônica aos americanos, o novo presidente cubano até está conduzido reformas para deixar a economia cubana mais aberta ao capital estrangeiro principalmente europeu.

Capa Preta
Capa Preta
Reply to  Z Renato Vilhena Z
1 ano atrás

Cara? Tu lê as coisas que escreve antes de postar? Tá pensando que arma nuclear e bala de côco de festa de aniversário?
A menos que a Rússia tenha se tornado toda uma grande seita adepta do suicídio coletivo nada do que tu diz faz sentido.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Z Renato Vilhena Z
1 ano atrás

Que surto… Não se dá ogivas e lançadores nucleares para outros. Muito menos outros caras que você simplesmente não controla. Moscou sabe muito bem que isso é parte da garantia de integridade territorial que eles tem. Ao mesmo tempo eles gozam de relativamente boas relações com Israel, pelo menos até o Lavrov dar com a língua nos dentes de maneira épica, coisa que até o Putin se apressou em pedir desculpas. Se eles dão ogivas para Assad, não apenas incorrem na ira de Israel, que certamente irá utilizar de toda força militar disponível para neutralizar essa ameaça na Síria (e… Read more »

O Chato
O Chato
Reply to  Z Renato Vilhena Z
1 ano atrás

“Putin as vezes me cansa”.
Cara… Se você tivesse mérito para ensinar alguma coisa ao Putin (ou a qualquer líder nacional), certamente não estaria comentando neste website.

“Vocês meninos do ‘ocidente'”.
Tenho até receio de perguntar em que país você mora… Para todo caso, considerando o português fluente, você certamente também é um desses “meninos do ‘ocidente'”.

Flanker
Flanker
Reply to  Z Renato Vilhena Z
1 ano atrás

Kkkkkkkkkkkkkkkkkk…..arma nuclear, quem tem, não vende e não empresa pra ninguém. Nem pra mãe! Volta pra terra! Para de usar o que tu tá usando, pq é dos brabos!

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Z Renato Vilhena Z
1 ano atrás

ahahaahah Depois vc desliga o videogame, que já são 22:00h e mamãe mandou ir dormir.

Leandro
Leandro
Reply to  Z Renato Vilhena Z
1 ano atrás

Problema é ter tudo isso de míssil e lançador

Thiago
Thiago
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

A Finlândia é uma pulga situada em terras geladas.
A proteção para seu território a União Soviética já conseguiu há alguns anos conquistando partes da Finlândia.
Muito mais importante para a Rússia é a expansão de território na Ucrânia e se aproximando da Europa Central.

A6MZero
A6MZero
Reply to  Thiago
1 ano atrás

Claro Claro à Finlândia é pulga sem importância.

Paraíso mesmo é a Rússia onde 20 milhões de pessoas vivem abaixo da linha da pobreza…

Leonardo
Leonardo
Reply to  A6MZero
1 ano atrás

Pulga ou não, a aproximação com a Europa Central é de extrema relevância geopolítica e talvez seja um dos grandes motivos para essa guerra.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Corrigindo a segunda mais estúpida, a primeira foi a de invadir a Ucrânia e que desencadeou isso. Se eles tivessem tido o mínimo de sanidade teriam só blefado na Ucrânia e conseguido um termo bomba por meio dos EUA. Mas aí invés disso invadiram tudo e agora amargam um custo alto e de lambuja jogou a Finlandia no colo da OTAN.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Se na Ucrânia a superioridade aérea Russa não é plena imagine com F22, F15, F18, F16, F35, Rafales, Typhoons, Gripens e AWACS rodando na cabeça… nem vou falar dos drones! As capacidades russas não são mais um mistérios, seria um massacre que nenhum “propagandístico” S400 conseguiria atenuar!

Slow
Slow
Reply to  Carlos Gallani
1 ano atrás

Ué manda alguns caças desse pra Ucrânia se defender rssssss ..

Os americanos sabem que se não for derrubados vão cair nas mãos dos russos .

Nelson Junior
Nelson Junior
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Exato, e mais um detalhe, a Suécia tbm aceitou entrar na OTAN

Leonardo
Leonardo
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Não sei se as ameaças ficariam só no papel, já que o Putin ameaçou fazer algo contra a Ucrânia e o resultado está aí. Se está dando certo ou não, é outra discussão.

Bruno
Bruno
1 ano atrás

Pronto. Agora esse retardado mental vai querer definir o que os países devem fazer ou como devem fazer. Tinha que ter nascido junto com aquele bigode e se matado junto com ele. Ser desprezível.

Donald
1 ano atrás

St Petersburgo ficaria a alcance aviação americana. Deve ser uma humilhação ter uma de suas principais cidades ao alcance do inimigo.

Luís Carlos
Luís Carlos
Reply to  Donald
1 ano atrás

Tipo partes dos EUA de Cuba e Venezuela?

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Luís Carlos
1 ano atrás

E esses dois países tem alguma coisa realmente significativa que representa se quer um cisco de ameaça militar para os EUA?

Jacinto
Jacinto
Reply to  Donald
1 ano atrás

Já está ao alcance de aviação desde que a Estônia entrou na OTAN.

Ramon
Ramon
1 ano atrás

Off Topic
Pra quem tem curiosidade do estrago que um foguete do sistema astro faz, um teve problema e caiu em uma plantação perto de formosa.

https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/foguete-do-exercito-erra-direcao-e-cai-em-plantacao-em-formosa-goias/

Gabriel
Gabriel
1 ano atrás

Vai fazer o que?
Invadir e conquistar a Finlândia em “6 dias” igual fez com o Ucrânia? Kkk

Por que será que quase todos países neutros da Europa ou do antigo Pacto de Varsóvia preferem caminhos contrários em relação a Rússia?

Monarquista
Monarquista
Reply to  Gabriel
1 ano atrás

Uma vez o Bosco resumiu tudo numa frase simples e genial, que cito livremente:

Todos que sentiram a pata do Urso ou a mandíbula do Dragão, correm pras garras da Águia na primeira oportunidade.

Henrique
Henrique
1 ano atrás

kkkkkkkkkkkkkkkk
pq será que a Finlândia e a Suécia querem entrar na OTAN… tipo do nada esses movimentos kkkkkkkkkk

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Marcelo L.
Marcelo L.
1 ano atrás

Primeiro a Finlândia, logo após a Suécia… queria ver a cara do cidadão.

Henrique
Henrique
Reply to  Marcelo L.
1 ano atrás

kkkkkk deve ta putin

Pablo Maroka
Pablo Maroka
1 ano atrás

hahaha entrou em guerra contra ucrania alegando otan ser problema e agora tem um combo de suecia e finlandia entrando na Otan.

Putin jogando Xadrez 5D!

Luís Carlos
Luís Carlos
Reply to  Pablo Maroka
1 ano atrás

Tá bom.
A Rússia está conquistando um País de 600.000 mil km², com as terras mais férteis do Mundo, cheio de reservas minerais e praticamente no centro da Europa e vc vem falar de Suécia e Finlândia?
Pergunta se Putin quer trocar.
Ele devolve a Ucrânia a troco de Suécia e Finlândia ficarem neutras.
‘Qué’ não!

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Luís Carlos
1 ano atrás

A Rússia até agora não conquistou nada. Ela invadiu uma parte do território ucraniano e ta sofrendo mais do que gado no nordeste durante a seca para manter oque Roubou e tendo que correr com o rabo entre as penas da região de Kharkiv. A Rússia não vai tomar nada. Não vai conseguir manter oque tem. A economia dela não vai se manter de pé pelo tempo que seria necessário para chegar e tomar Odesa mesmo que eles iniciassem uma mobilização total hoje (oque iria acabar de vez com a economia deles) Oque os apoiadores da Rússia convenientemente esquecem é… Read more »

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Luís Carlos
1 ano atrás

Aiaia, não tá conquistando nada, só se conquista se a guerra terminar com a Rússia vencedora até lá eles estão ocupando. Mas se preparar que daqui a pouco vai acontecer outro recuo estratégico em Kherson e depois vai indo até a Rússia sair de toda a Ucrânia. Já recuaram de Khakiv, daqui a pouco saem de Kherson.

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

É o cenário mais provável

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Luís Carlos
1 ano atrás

isso que eu vejo também, a Ucrânia é muito mais valiosa que a Finlândia, uma Ucrania que não faça comércia com a Russia é ruim demais.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Pablo Maroka
1 ano atrás

é que só a Ucrânia é muito fácil kkkkkk

Heitor
Heitor
1 ano atrás

Esses russos falam demais, latem muito. O que vão fazer? Invadir a Finlândia? Jogar bombas atômicas e tendo telhado de palha? OTAN, São Petersburgo é logo ali!

Varg
Varg
1 ano atrás

Essa agressividade russa e chinesa ainda vai dar pano para a manga… até na América Latina pode respingar, com o surgimento de algum tipo de aliança militar.

Luís Carlos
Luís Carlos
Reply to  Varg
1 ano atrás

Os americanos estão com dificuldades de fazer uma reunião do tipo ‘Cúpula das Américas’.
Antes era jogo fácil.
Agora, pessoal quer distância.