Batalha do Avaí: quadro de Pedro Américo no Museu Nacional de Belas Artes. A batalha do Avaí foi travada junto ao arroio de mesmo nome, em território paraguaio, em 11 de dezembro de 1868, durante a Guerra da Tríplice Aliança, entre as forças da Tríplice Aliança e as do Paraguai. Fonte: Wikipédia Foto: Pedro Américo/Museu Nacional de Belas Artes

Comissão para revisitar a Guerra do Paraguai foi criada no Parlasul. Historiador brasileiro alega que reclamações partem de premissas falsas

A ferida do mais sangrento conflito militar da história do nosso continente está sendo reaberta por uma Subcomissão de Verdade e Justiça do Parlamento do Mercosul, o Parlasul.

A bancada paraguaia nesse colegiado, que também tem parlamentares brasileiros, argentinos, uruguaios e bolivianos, conseguiu instalar essa comissão com o objetivo de tentar revisar a história da Guerra do Paraguai, acusar os ganhadores de genocídio e buscar reparação financeira e um pedido de desculpas.

A Guerra da Tríplice Aliança, como é chamada no país vizinho, aconteceu entre 1864 e 1870, quando o Brasil era um império comandado por Dom Pedro II. O conflito teve como contexto o alinhamento dos países sul-americanos em lados opostos diante de uma guerra civil no Uruguai. O combate ganhou força após os paraguaios, comandados por Francisco Solano López, aprisionarem um navio brasileiro e invadirem o atual Mato Grosso do Sul em represália à invasão do Uruguai pelo Brasil.

Tropas aliadas entrincheiradas na Batalha de Tuiuti, uma das mais sangrentas da Guerra do Paraguai (imagem: Bate y Cia./Livro Guerra do Paraguai)

Também invadida pelos paraguaios, a Argentina se uniu ao Brasil e aos colorados uruguaios, vencedores do conflito interno naquele país, formando a Tríplice Aliança que combateu no Paraguai. A guerra foi extremamente sangrenta. O Brasil enviou cerca de 150 mil soldados e perdeu ao menos um terço deles, além de milhares de civis no território invadido.

As perdas humanas e financeiras mais dramáticas, porém, ficaram com o Paraguai, que teve sua população masculina adulta praticamente dizimada e sua infraestrutura destruída, além de ter perdido território.

Entendendo que as consequências dessa destruição definiram um futuro de miséria para o país, políticos paraguaios articularam por anos um debate em torno de um pedido de reparação econômica, já calculada por eles em até US$ 150 bilhões.

Leia a matéria completa no site Metropolis, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

239 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Eduardo Angelo Pasin
Eduardo Angelo Pasin
1 ano atrás

Kkkkkkkkkk os caras iniciam uma guerra e querem relação.

Marlos
Marlos
Reply to  Eduardo Angelo Pasin
1 ano atrás

Pois é, kkkkk essa foi boa começam a guerra invadem nosso território ainda querem reparação.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Marlos
1 ano atrás

Olá Marios. Acho apropriado que se instaure uma comissão para investigar a Guerra do Paraguai. Tenho dúvidas se esta comissão possa concluir que o Brasil deva pagar reparações ao Paraguai, contudo sempre defendi que sendo o Brasil a potência regional, é razoável esperar que ele possa apoiar o desenvolvimento dos países da região.

Alem
Alem
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

risos

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Camargo, nisso discordamos. A Guerra já aconteceu, já foi à termo. Nós temos nossos Historiadores que recentemente fizeram excelentes trabalhos sobre o tema, e podemos nos apoiar nas obras deles para respaldarmos a recusa à qualquer tipo de tratativa sobre algo que terminou a 150 anos atrás. É um assunto no qual tanto Brasil quanto Paraguai não tem nada à ganhar. Aliás, usar obras de acadêmicos para respaldar ação Estatal é uma moda que deveria pegar hehehehe Mesmo sendo apenas uma pauta para que possam ganhar algum tipo de peso na hora de renegociar o Tratado de Assunção para condições… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Olá Leandro. Acho um erro misturar o tratado de Itaipu ou qualquer tratado internacional entre os dois países a qualquer comissão de investigação sobre a história da guerra entre os dois países. Penso que seria ótimo uma comissão contentando parlamentares brasileiros, paraguaios, argentinos e até uruguaios para investigar a guerra, chamar historiadores, especialistas sobre a guerra, diplomatas dos dois países e tudo mais. Seria uma excelente oportunidade de organizar as informações oriundas de todos os participantes. O resultado poderia ser um documento muito valioso sobre a guerra.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Oi Camargo, eu concordo que é um erro misturar as coisas, e isso deve ser deixado bem claro aos Paraguaios. Itaipu é uma coisa e a Guerra do Paraguai é outra coisa. Mas também acho um erro misturar História de um ponto de vista Acadêmico, com política nos dias atuais. Acho que debates assim seriam bem mais apropriados ao ambiente Acadêmico. Existindo o interesse parlamentar, que uma comissão de Acadêmicos dos quatro países envolvidos na Guerra faça apresentações nos parlamentos desses países, publicando o que foi debatido e concluído para a apreciação de todos. Mas pesquisadores Brasileiros, que inclusive passaram… Read more »

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

não tem nem de existir interesse parlamentar…acabou….passado…e o passado já tem quem o estude e inventarie com pesquisas de fatos.

Política é política….uma coisa não pertence a outra e de em terminantemente ser separadas….

Lá vai outra comissão da verdade, ministério da verdade….alguém.vai instaurar a verdade histórica? é isto?

a humanidade está realmente enlouquecendo…..vamos convocar ao os fantasmas ao depoimento e ….

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Carvalho2008
1 ano atrás

Caro Carvalho. O passado precisa ser sempre revisitado. É um único modo de aprendermos. Um exemplo é a questão da escravidão. Hoje, temos uma visão muito mais ampla do que foi a escravidão do que há 50 anos graças ao esforço de muita gente aqui e no exterior em revisitar o tema. O golpe de 64 é outro exemplo. O Brasil não tem o que temer de uma comissão de parlamentares que abra uma comissão sobre a Guerra do Paraguai. Talvez ela apenas confirme o que já sabemos. Talvez ela descubra novas coisas. Talvez ela derrube alguns mitos. Quem teria… Read more »

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

quem visita, revisita, estudo, correlaciona, busca evidência são os historiadores…..os historiadores livres leves e soltas para eles e entre eles divulgar suas conclusoes que ecoarão na sociedade….parlamentar não tem nada a ver com isto….

Política e religião de um lado…e ciência de outro….historiadores são os verdadeiros e único cientistas dos fatos dos tempos….

Teremos agora alguma vertente histórica por decreto parlamentar?

Entre dois ou mais historiadores, é uma bancada política que definirá quem deles conta a verdade?

Last edited 1 ano atrás by Carvalho2008
Cristiano GR
Cristiano GR
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Se estás tão preocupado assim com os paraguaios, vai tu lá e faz umas doações, do teu dinheiro. Depois tenta abater no imposto de renda.

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Mestre, está semana não tô bem…então já peço desculpas pelo meu modo sarcástico a seguir:

O amigo já sabe de minha convicção.

Já existe historiadores. Deixem a história para historiadores.

Envolver política e políticos nisto é brincar de história para transformar em estória.

História tem de ser feita por historiadores.

Isto aí é outro desejo no sentido de volver cicatrizes, mágoas e animosidade. Nao haverá nada de bom nisto. Vamos montar uma comissão da verdade? Vamos processar Portugal? Holanda? Espanha?

Exsitem coisas que agregam

outras em sua semente somente desagregam

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Carvalho2008
1 ano atrás

Olá Carvalho. A Guerra aconteceu há 150 anos… todo mundo que esteve por lá já está morto. Os filhos de quem esteve por lá já estão mortos. Caso o Brasil se coloque contra a comissão só daria a impressão que existe algo escondido. Não existe. Uma comissão destas terá acesso a documentos, novos e usados. Irá ouvir acadêmicos, militares, diplomatas. O resultado será um documento, um relatório talvez com dados mais precisos, com destaques que outros pesquisadores deixaram passar. Acho inútil temermos o passado.

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

não é temer o passado…é um comitê político que definirá ao seu término que historiador conta a melhor verdade…..

Isto lembra o tempo do obscurantismo…

Onde vai parará o critério científico deste jeito? definições de caráter partidário?

Os Papados foram medievais…teve cientista na fogueira….

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Carvalho2008
1 ano atrás

Olá Carvalho. O relatório será político, óbvio. Talvez seja bom que seja. Uma tese é diferente de um livro que é diferente de um relatório de um comissão de parlamentares. Cada documento tem suas particularidades e limitações. Talvez um relatório escrito por parlamentares traga novas perspectivas que nos ajudarão a entender o que aconteceu. Um documento inverídico, sem base factual e com números distorcidos terá o fim que todo tido de mentira acaba tendo, que é a lata de lixo da história. Se for um bom documento, será bem vindo. Eu sou incapaz de julgar o documento antes de te-lo… Read more »

ricardo
ricardo
Reply to  Camargoer.
11 meses atrás

Erro porque esta cheio de brasileiros sepultados na usina e o custo todo brasileiro no final ficaram com ela qual parte não entenderam que foi pago o que não era divida com juros e correção

Cristiano GR
Cristiano GR
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

O Brasil há muitos anos vem apoiando o desenvolvimento do Paraguai, a Usina de Itaipu foi totalmente construída pelo Brasil e gera 50% de energia para o Paraguai que logicamente nunca usou toda a energia gerada e a qual o Brasil compra toda a energia não usada pelo Paraguai. Ou seja, pagamos ao Paraguai pela energia gerada pela nossa usina. Além disso, existe o comércio informal em São Paulo e em todas as cidades do Brasil como produtos adquiridos em Ciudad del Este que garantem a entrada de Bilhões de dólares todos os anos no Paraguai, além de inúmeros investimentos… Read more »

Bruno
Bruno
Reply to  Eduardo Angelo Pasin
1 ano atrás

Muito capaz de alguns políticos brasileiros, apoiarem esse tipo de idiotice. Dúvida?

AMX
AMX
Reply to  Bruno
1 ano atrás

Esse será o problema: esquerdaiada toda fará exatamente isso, a começar pelo próprio site metrópolis.

Last edited 1 ano atrás by AMX
César
Reply to  AMX
1 ano atrás

Os esquerdistas que adoram uma dívida histórica além de colocar a culpa das mazelas do mundo em Atlantida e outras besteiras infantis (e que atualmente apoiam o ditador baixinho da Rússia!) bem que podiam começar entregando seus bens aos paraguaios, não!? Vamos lá gente! Quero ver! Ou é só discurso barato de vcs mesmo?

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  César
1 ano atrás

Se você for à Ucrânia matar os comunistas russos, eu vou doar meus bens para ao governo do Paraguai como minha contribuição para a reparação de guerra. Topa?

AMX
AMX
Reply to  100nick-Elã
1 ano atrás

kkkkk, o assunto é o Paraguai e o cara vem me falar da Ucrânia kkkkk

Observador
Observador
Reply to  César
1 ano atrás

Engraçado, o Bozo, que se diz de direita (e eu, sendo um direitista, teria extrema vergonha disso) é a nova cadela do Putin já que o antigo sugar daddy dele, o Trump, anda meio por baixo e ele precisa de uma figura masculina de autoridade para chamar de sua. Então podemos afirmar que o Bozo é um direitista, esquerdista, mentecapto bajulador!? Fiquei confuso

Nativo
Nativo
Reply to  César
1 ano atrás

O baixinho da Rússia tem amplo apoio do mito da terá plana, cujo o chefe do exército diz que o país não tem condições de manter a soberania, com o atual orçamento, PORTANTO se houver arrego, será nesse glorrrrioso governo.

César
Reply to  Nativo
1 ano atrás

Amplo apoio votando a favor da resolução contra a guerra? Arrego começa por quem inventa essas tais ¨reparações históricas¨, não!?

ODST
ODST
Reply to  Nativo
1 ano atrás

Putin não tem apoio nenhum do Bolsonaro. Países não tem amigos, tem interesses, e o Bolsonaro tem interesse apenas em fazer negócios com os russos. Quem disse que ia tomar umas cervejinhas com o Putin não foi o Bolsonaro, foi o mega corrupto Mula.

Nativo
Nativo
Reply to  ODST
1 ano atrás

Passo pano não que ele tá com raivinha do Biiden e agora é miguxo do mafioso.

Caerthal
Caerthal
Reply to  César
1 ano atrás

A esquerda quer apenas a subversão e destruição da sociedade. Nessa guerra vale usar preto, gay, anão, paraguaio….

T.H
T.H
Reply to  AMX
1 ano atrás

a começar pelo próprio site metrópolis” – Inicialmente o nome do portal de notícias é “Metrópoles”, e outro que o proprietário chama-se Luiz Estevão, um ex-político brasiliense que teve o “privilégio” de ser o 1º (primeiro) senador na história da república a ser cassado (perda do mandato), sendo ainda, um dos empresários mais ricos do país e dono do Brasiliense Futebol Clube… e você na sua ignorância acredita que o veículo de mídia dessa pessoa citada é de esquerda??? É má-fé ou insipiência da sua parte, se informe melhor!!!

EduardoSP
EduardoSP
Reply to  AMX
1 ano atrás

Que inclusive pertence só ex-senador Luis Estevão, notório comunista/socialista/esquerdista de Brasília, cidade onde acumulou enorme fortuna.

AMX
AMX
Reply to  EduardoSP
1 ano atrás

Pior ainda, então.

T.H
T.H
Reply to  AMX
1 ano atrás

“a começar pelo próprio site metrópolis” – Inicialmente o nome do portal de notícias é “Metrópoles”, e outro que o proprietário chama-se Luiz Estevão, um ex-político brasiliense que teve o “privilégio” de ser o 1º (primeiro) senador na história da república a ser cassado (perda do mandato), sendo ainda, um dos empresários mais ricos do país e dono do Brasiliense Futebol Clube… e você acredita que o veículo de mídia dessa pessoa citada é esquerdista??? É má-fé ou insipiência da sua parte, se informe melhor!!!

Sagaz
Sagaz
Reply to  T.H
1 ano atrás

Cleptocrata assim como a turma de um indivíduo com um dedo a menos.

Jaime
Jaime
Reply to  T.H
1 ano atrás

Ser rico é incompatível com promoção de pautas de esquerda?
Rapaz, se norteie

Last edited 1 ano atrás by Jaime
AMX
AMX
Reply to  T.H
1 ano atrás

Ah… pois é né…. que bem informado vc é: “is” por “es”.
Pra ser esquerdista tem que ser vermelho por acaso?
Insipiência, má fé? Nada, é ignorância sua mesmo.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Bruno
1 ano atrás

Nenhuma e quantas chances para adivinhar qual ideologia?

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Bruno
1 ano atrás

Exatamente, Bruno. Eu sempre disse isso aqui, desde a independência temos sido governados por corruptos e traidores da Pátria.

É bem capaz de alguns politicos, principalmente os da esquerda, apoiarem esse absurdo.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Allan Lemos
1 ano atrás

Independência ou República?

Ted
Ted
Reply to  Allan Lemos
1 ano atrás

Pois e, o 9 dedous transferiu a refinaria da petrobras para o cocalero. Se voltar ao comando, vai dar de presente a usina de itaipu pro paraguai

Realista
Realista
Reply to  Ted
1 ano atrás

As pesquisas são falsas segundo comentarista aqui, então pra que o medo ?

Kornet
Kornet
Reply to  Realista
1 ano atrás

As pesquisas sao falsas,mentirosas e pagas,mas como disse o Stalin “não importaxquem vota,o mais importante é quem apura(TSE e ps Sinistros “desiluminados”

Nilo
Nilo
Reply to  Kornet
1 ano atrás

Uma boa justificativa – preparando para um golpe.

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Reply to  Kornet
1 ano atrás

São os mesmo que apurou e elegeu o atual e outras 5x como deputado e nunca foi questionada .

Ted
Ted
Reply to  Realista
1 ano atrás

Nao tem medo. SUMRAK DXL-5

Airton
Airton
Reply to  Bruno
1 ano atrás

Sim, um que tem 9 dedos vai dizer:

“cumpanheiros, nois temu uma dívida histórica com nossos irmãos paraguaios, e nada mais justo que paguemos essa dívida. Vamos inclusive devolver o território do Mato Grosso pra eles cumpanheiros.

A gente precisa olhar com mais compaixão para nossus amigo da América Latina cumpanheiros”

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Airton
1 ano atrás

eu li com a voz do dito cujo, depois da refinaria na Bolívia que foi mal paga, agora ele vai querer dar o mato grosso

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Bruno
1 ano atrás

Olá Bruno. Qual o problema em instaurar uma comissão para investigar a Guerra do Paraguai? A propósito, recomendo ler “Maldita Guerra”. Parece um bom ponto de partida. Há um documentário muito bom também chamado “A última guerra do Prata”. Talvez ainda existam documentos desconhecidos que possam ajudar a compreender melhor o que aconteceu.

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

porque eles teriam mais competência que os historiadores? ou vamos novamente colocar políticos para de decidir qual a vertente de pesquisadores que tem razão na ciência??

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Carvalho2008
1 ano atrás

Olá Carvalho. Do ponto de vista político e diplomático, se colocar contra esta comissão pode dar a impressão que existe algo para ser escondido. Não existe. Uma comissão destas irá ouvir acadêmicos, diplomatas, especialistas de várias áreas, inclusive de economia… ela vai confirmar coisas que já sabemos, derrubar mitos, consolidar informações. Acho que depois de 150 anoa ninguém precisa temer o passado. O mesmo acontece com a escravidão e tantos outros períodos históricos do Brasil.

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

escondido o que? algum historiador está com veto de pesquisa? algum historiador foi barrado ou impedido de cumprir seu trabalha? realizar sua teses? o que estaria escondido?

E o parlamentar que fornecerá insumos nunca antes fornecidos?

Nenhum historiador já estudou ou estuda o tema?

Por que a impressão de ter algo escondido??? de onde vem isto??? Os historores e pesquisadores estão sob censura, veto? Tem algum pesquisador embargado do exercício da profissão?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Carvalho2008
1 ano atrás

Olá Carvalho. È o que eu escrevi. O melhor que pode acontecer é um amplo debate, uma exposição clara dos fatos documentados. Impedir o debate pode dar a impressão que existiria coisas secretas, escondidas. O melhor é que tudo seja feito á luz do debate público. Que sejam colocados dados e argumentos. Como já conversamos ali em cima, este debate está ocorrendo no campo político e nele importa que as coisas sejam claras. Uma comissão parlamentar nunca será um banca de acadêmicos, mas poderá ser valer de dados acadêmicos e históricos. Diplomaticamente e politicamente, é melhor que o debate seja… Read more »

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Mestre Camargoer, veja bem, então eu re ofendo o amigo recomendar ao comitê político da iniciativa…mas veja, como é político, ele és olhe se vai levar em consideração ou não…afinal…é político se imiscuindo no que seria ciência da história…ele é quem vai escolher o livro e as teses que devem ou não ser levadas em consideração…é complicado isto….

Desde quando político determina a a historia???

Quem pesquisa investiga e levanta teses é historiador….não um político….não adianta dizer que historiadores participariam, pois participariam apenas aqueles que tem a tese de interesse do comitê político…

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Bruno
1 ano atrás

no há dúvida nenhuma…..é uma avalanche de degradados espirituais revoltosos com a pátria que os acolheu….

karl Bonfim
karl Bonfim
Reply to  Eduardo Angelo Pasin
1 ano atrás

Se a moda pega o Japão, a Alemanha e a Itália, também vão querer reparação aos aliados por causa da Segunda Guerra. Aliás a Alemanha deveria pedir reparação em dobro, por causa da Primeira Guerra Mundial!

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  karl Bonfim
1 ano atrás

Mas a Alemanha merece mesmo, quem teve suas retiradas à força sem motivo algum, forçando alemães a se integrarem com povos que eles não se identificavam, ferindo o princípio da autodeterminação dos povos?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  karl Bonfim
1 ano atrás

Caro Bonfim. Recomendo o livro de Keynnes “O preço da paz” sobre como as potências vencedoras da I Guerra erraram profundamente ao impor sanções econômicas e dívidas de reparação de guerra á Alemanha que inviabilizaram o país e abriu caminho para a ascensão fascista, o que culminou na catástrofe da II Guerra. Isso foi amplamente reconhecido ao ponto da Alemanha (e Japão) receberem fortes investimentos e ajuda financeira para a reconstrução no pós-guerra. È fundamental entender as diferenças entre os processo de pós-guerra ao fim da I Guerra e da II Guerra.

Eduardo Angelo Pasin
Eduardo Angelo Pasin
Reply to  Eduardo Angelo Pasin
1 ano atrás

Reparação*

Henrique
Henrique
Reply to  Eduardo Angelo Pasin
1 ano atrás

Resolveria esse imbróglio sem sentido anexando o Paraguai logo ao Brasil. Pronto, acabou a desculpa para a miséria e falta de desenvolvimento e contrabando de cigarros também.
A América Latrina se superando…

Augusto
Augusto
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Eles tem sorte de na época não fizemos isso, ou pelo menos não anexamos uma boa parte do território deles. Seria o justo, já que a guerra saiu cara para o Brasil.

Afinal ninguém mandou eles querem mexer conosco.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Caro Henrique. Cerca de 39% dos cigarros consumidos no Brasil são oriundos do Paraguai e 9% são produzidos ilegalmente no Brasil em pequenas fábricas, totalizando cerca de 48% de cigarros ilegais. Isso tem trazido vários problemas de saúde pública e uma enorme evasão fiscal. Um dos aspectos mais assustadores é que 88% dos cigarros ilegais são comercializados em estabelecimentos legalizados, como bares e restaurantes.

Igor Lima
Igor Lima
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Prezado Camargoer, boa noite.
Como sempre, gosto dos seus comentários, pois aprendo com eles.
Um abraço, Igor

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Eduardo Angelo Pasin
1 ano atrás

Ola Eduardo. Recomendo fortemente o livro “Maldita Guerra” sobre a Guerra do Paraguai. Foi um momento terrível para todos. Acho muito bom que se constituam comissões e painéis sobre a Guerra do Paraguai. Talvez ainda existam fatos para serem investigados e compreendidos sobre esta guerra. Não sei dizer se cabem reparações, mas segundo Keynnes, em “O preço da paz”, fica claro que é um erro óbvio acreditar que um país possa se desenvolver em um entorno de pobreza e miséria (isso se aplica para as cidade brasileiras). Acho difícil que se possa concluir que o Brasil deva reparações de guerra… Read more »

Kornet
Kornet
1 ano atrás

Vão ficar na vontade.

Gilson Elano
Gilson Elano
1 ano atrás

Sempre achei que o Brasil, deveria ter dominado o território paraguaio e o tornado mais uma província do império brasileiro.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Gilson Elano
1 ano atrás

Coitados dos paraguaios, eles não merecem está desgraça.

Zé bombinha
Zé bombinha
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

Não atoa o Paraguai hoje é uma benção 😐👌… É cada coisa

Henrique
Henrique
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

O que está fazendo aqui então? Se não é pra ajudar então pode seguir para o aeroporto, estação rodoviária ou balsa mais próxima.
O Paraguai é um ótimo destino pra gente assim.

Claudio Moreno
Claudio Moreno
Reply to  Gilson Elano
1 ano atrás

Sou de opinião semelhante!

As terras dos caras são altamente produtivas

CM

tsung
tsung
Reply to  Claudio Moreno
1 ano atrás

de fato muito produtivas, nao faria mal fazer uma visitinha pra eles

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  tsung
1 ano atrás

Não existe reparação histórica melhor … Se continuarem enchendo o saco anexa logo e para com essa palhaçada .

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Claudio Moreno
1 ano atrás

troca de Paraguai, para Estado Meridional, ou Estado de Guarani

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Claudio Moreno
1 ano atrás

E o Brasil iriam torná-las improdutivas, cheias de esgotos, facções e mamadores de teta pública. Não tem jeito, é a cultura de derrotado do brasileiro.

Sagaz
Sagaz
Reply to  Gilson Elano
1 ano atrás

DP2 foi intransigente quanto a caçada por Solano, o banho de sangue teria sido menor se tivesse largado o covarde para lá depois de conquistada Assunção.

BraZil
BraZil
1 ano atrás

UUUFFFA. Ainda bem que pediram agora…

Mateus Demarchi
1 ano atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Sulamericano
Sulamericano
1 ano atrás

Solano Lopez vergonhosamente e criminalmente não se propôs a um acordo de paz e levou o conflito até as últimas consequências, colocando inclusive crianças para lutar em uma guerra perdida.
Era um completo louco, insano e psicopata que levou seu próprio país a completa ruina.

Vicente Jr.
Vicente Jr.
Reply to  Sulamericano
1 ano atrás

Tem um cara muito parecido com ele nos dias atuais. Chama-se Volodimir Zelensky.

Monarquista
Monarquista
Reply to  Vicente Jr.
1 ano atrás

Zelensky invadiu o país vizinho?

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Monarquista
1 ano atrás

Praticava constantemente o genocídio nas regiões separatistas, desde 2014. Isso é mesmo que invadir. E não respeitou, em nenhum momento, os acordos de Minsk.

Nilo
Nilo
Reply to  Monarquista
1 ano atrás

Matou e trucidou cidadões ucranianos de origem russa. O Paraguai quer reparação, tem brasileiros dentro do território paraguaio, além de uma hidroeletrica estratégica para o Brasil, em que tem metade dos direitos, a quem foi dado financiado com nossos recursos. Pela nossa tradição vamos ficar calados, caso façam alguma retaliação. O tempo do D.Pedro II onde perante as ameaças paraguaia o Brasil Imperial soltou o cacete em cima de Solano Lopes, esse tempo passou. O Brasil para ter um submarino movido a energia nuclear tem que pedir passagem a argentina, e tanto ceder e adulação, que tanto no setor economico… Read more »

Capa Preta
Capa Preta
Reply to  Vicente Jr.
1 ano atrás

Zelensky invadiu território Russo igual o Paraguai invadiu território brasileiro?

Augusto
Augusto
Reply to  Vicente Jr.
1 ano atrás

Faz sentido a sua comparação Vicente.

Ted
Ted
Reply to  Sulamericano
1 ano atrás

O desgracado espancou ate a morte o governador que ia assumir o mato grosso quando foi aprissionado no navio sequestrado na altura do paraguai

Claudio Moreno
Claudio Moreno
Reply to  Sulamericano
1 ano atrás

colocando inclusive crianças para lutar em uma guerra perdida…” Valendo-me de uma frase de um dos episódios do Chaves. ” …É você satanás…”digo, digo, é você Zelensky.

Sgtº Moreno

Claudio Moreno
Claudio Moreno
1 ano atrás

Uma excelente tarde de segunda-feira a todos os Senhores camaradas do Forte!

O Solano invade o Brasil e agora quer reparação!?
Deram muita sorte que não anexamos tudo!

NOTA:Desde a construção de ITAIPÚ o Paraguai só ganha com a sociedade entre Brasil X Paraguai, pois o excedente de energia elétrica do Paraguai, nós compramos a peso de ouro.

Sgt Moreno

(CM)

André
André
Reply to  Claudio Moreno
1 ano atrás

Recomendo ler a respeito do tratado de Itaipu, a renegociação de valores a alguns anos e fim da obrigatoriedade de oferecer primeiro a energia ao Brasil, antes de um terceiro (que acaba dentro de alguns anos). Assim não vai cometer execessos e imprecisões em suas postagens.

Nilo
Nilo
Reply to  André
1 ano atrás

Cedemos, cedemos, um pouco, hoje…amannhã mais, onde está a imprecisão do Claudio Moreno?
E no entanto tem sempre razão
Quando consegue um dedo
Já não serve mais, quer a mão
E o problema é tão fácil de perceber
É que gente
Gente ((argentino, paraguaio, boliviano) nasceu pra querer
Raul Seixas.

Claudio Moreno
Claudio Moreno
Reply to  André
1 ano atrás

mano…fala sério! Excesso seu…(creio que é o camarada que está equivocado, à começar pela maneira que escreves “…Assim não vai cometer execessos…” Quanto a renegociação, isto foi uma ação de “lesa pátria”, pois o Paraguay não pagou a parte que lhe competia no negócio, assim a maneira encontrada para minimizar o prejuízo foi o preço fixado pelo MW…já quanto a obrigatoriedade da venda a energia ao Brasil, nem me tomo ao trabalho de te esclarecer, basta dizer que a energia continua sendo vendida quase que exclusivamente prioritariamente ao Brasil e somente ao Brasil, ou o camarada pensa que Argentina tem… Read more »

ROBERT SMITH
ROBERT SMITH
Reply to  Claudio Moreno
1 ano atrás

… hum… tem coisa que foi feita errada e o tempo passou e não tem mais como mudar… MAIS tem outras que basta a vontade para ser corrigida 😛 fica quieto não pra ve no que da!

AMX
AMX
Reply to  Claudio Moreno
1 ano atrás

Pagamos hoje 3x mais, devido ao Mula ter concordado com Fernando Lugo de “rever” os preços de compra da parte paraguaia da energia gerada.
Dito excedente era utilizado pelo Paraguai para pagar o Brasil, que financiou a parte que cabia ao Paraguai para construção da usina.
Esquerdismo: câncer do mundo.

Koprowski
Koprowski
1 ano atrás

Kkk…bando de retardados…

Francisco
Francisco
1 ano atrás

Alguém verificou quem são os membros “brasileiros” desta comissão, analisando alguns desses nomes eu não ficaria surpreso se tivéssemos que pagar algo.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Francisco
1 ano atrás

Quem ficaria? Não duvido que um certo senador do amapá, entrar no supremo e ….

tsung
tsung
Reply to  Saldanha da Gama
1 ano atrás

essa não to sabendo não

Rui Chapéu
Rui Chapéu
1 ano atrás

Tirando as piadas de lado, não esqueçam que teve ex-presidiário que deu refinaria nossa pra Bolivia, aumentou a nossa tarifa sobre a energia de itaipu também…

E essa turma adora um negócio desses pq dos 150 bilhões que pedem, uma parte volta pro bolso dos mesmos.

Por mais bizarro que possa parecer, isso ai é politicagem das mais carnicentas que existem.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

Além de promover boa vida para ditadores com nossos suados impostos….

Agressor's
Agressor's
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

O histórico de bandidos de nossa “República de Ratanabá” que entregam as riquezas e os patrimônios do país para estrangeiros é mais extenso que isso. É incrível como as nações hegemônicas tem leis pra proteger assuntos de segurança nacional, mas ama uma propininha pra se apossar da mesma coisa no “terceiro mundo”. Mas pergunta pra China ou EUA se eles querem vender suas estatais. No Brasil toda a infraestrutura e estatais do país são intencionalmente sucateadas pra que o povo acredite que elas sejam ruins. Países que não mantêm o controle de suas indústrias estratégicas, como as do ramo de… Read more »

Andre
Andre
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Qual estatal dos EUA poderia ser vendida? Até o banco central deles é privado. Escreveu muito e só escreveu sandices.

Países “ricos” como EUA, Canadá, Austrália, Suécia e Noruega tbm são ricos em recursos naturais. Os EUA e a Austrália são grandes exportadores de alimentos.

Os países “ricos” não vendem suas estatais porque já fizeram isso nos anos 1980 e 1990. A Nova Zelândia passou pelas reformas neoliberais sob comando do labor party ainda nos anos 1980.

eliton
eliton
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

Esse negocio da refinaria parece que pegou mais no Brasil do que na Bolívia. O Evo Morales subiu no palco e gritou aos ventos que iria tomar a refinaria do Brasil (que é visto como um gigante imperialista pelo resto da américa latina) mas por traz das cortinas pagou cada centavo que o governo brasileiro pediu.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  eliton
1 ano atrás

Não pagou não, eu vi uma reportagem e o valor pago era cerca de 120 milhões, o custo da mesma fio de cerca d 180 milhões e o valor da mesma, em torno dos 1,5 bilhões…..

eliton
eliton
Reply to  Saldanha da Gama
1 ano atrás

Eles queriam pagar 60 milhões, a Petrobras pediu 160 milhões, no final chegaram a um acordo de 112 milhões, que foi pago em duas parcelas.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  eliton
1 ano atrás

ou seja demos uma refinaria quase de graça para a Bolívia.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  eliton
1 ano atrás

Boa tarde Elton, não pagaram nem 1/10 do valor de mercado da mesma, para mim, eles a tomaram com o consetimento do Brasil….

eliton
eliton
Reply to  Saldanha da Gama
1 ano atrás

1,5 bilhões foi o que a Petrobras investiu na Bolívia desde quando começou a operar lá em 94, as refinarias foram compradas em 99 por 104 milhões, os diretores falaram que o valor de mercado das refinarias era de 200 milhões quando elas foram nacionalizadas, mas aceitaram os 112 milhões para por um fim na situação. Se esse valor foi justo ou não eu não sei até porque o valor que a pessoa pede não necessariamente é o valor que vale, mas ele pagou cada centavo do que foi acertado.

Bento Ferreira Perrone
Bento Ferreira Perrone
Reply to  eliton
1 ano atrás

Lembrando ainda que desse montante investido na Bolívia para para construir as refinarias e a infraestrutura necessária pra operação, boa parte na realidade foi paga a brasileiros ou voltou para o Brasil. Isso acontece por que as construtoras e empreiteiras quase sempre são empresas brasileiras que pagam imposto e empregam gente daqui, compram insumos e máquinas aqui( lembrem que a Bolívia mal tem como importar por porto naval)…..além do que o maquinário da usina entrou pelo Brasil pra chegar lá. Sempre foi um ótimo negócio pro estado brasileiro investir nos países da América Latina e da África….. é natural que… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  eliton
1 ano atrás

aí tu falou uma verdade, eles nos acham imperialista, reclamam que assinaram tratados na base do medo, ou levaram porrada e perderam territórios.

Agressor's
Agressor's
1 ano atrás

Não restam dúvidas de que o Dom Pedro II foi um grande imperador, pois sabia que se abdicasse do trono o Brasil afundaria em caos e guerra civil, hoje não teríamos essa grande nação, mas sim um monte de republiquetas à la nível do Paraguai, Chile, Bolívia, Venezuela, etc…No Império tínhamos soberania, na Ré-publica de hoje temos cônsules estrangeiros assessorando nossos ministros! Mas esse processo de denegrir a imagem da família imperial foi articulado e sendo trabalhado em nossa sociedade por várias gerações para atuar no inconsciente coletivo da população e reafirmar a preferência pela república, foi um processo longo… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Boa tarde, se me permite?
O mesmo processo que tentaram fazer contra as forças armadas….

glasquis 7
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Se me permite, a Republiqueta do Chile, tem índices bem elevados para os padrões nos quais vc certamente vive.

Se não quer ver o Brasil tratado com desdém pelos outros, deveria ter respeito por eles. Depois de tudo, vc não tem o direito de reclamar se os outros fazem com vc o que vc faz com os outros não acha?

Nilo
Nilo
Reply to  glasquis 7
1 ano atrás

Agressor”s é um Monarquista rsrsr.
Mas tem o Chile um exemplo de ombridade quando se trata de soberania. Com muito menos o Chile não relativiza sua soberania como Faz o Brasil, seja no governo de diretia ou esquerda, tivemos exemplos como o Governo de Gaisel outro foi Getúlio, isso na República, isso é muito pouco, de resto direita esquerda e dentro das próprias Forças Armadas encontramos postura de benevolencia com ações Argentina nocivas que ferem nossos interesse.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Não sou monarquista, mas sim nacionalista….O Brasil tem tudo pra ser uma grande nação igual a China, o problema tá em nós mesmos(brazileirus). A China cresce porque tem um governo voltado para o bem da China e dos chineses ao contrário do braziu. A gente podia ser o que a China é hoje. Temos matéria prima e mão de obra, um litoral enorme para criar vários portos para Europa, Américas, diretamente (Ou Ásia contornando a Patagônia sem precisar passar pelo canal do Panamá, que é mais longe e mais caro ou via Terra dando trocados até pelos países com rotas… Read more »

PauloOsk
PauloOsk
Reply to  glasquis 7
1 ano atrás

O brasileiro ja eh tratado mal pelos hispanos desde sempre. A gente ate que revida pouco. Qualquer oportunidade ja nos chaman de “macaco, favelado, etc etc..”.. tem ate presidente falando de modo pejorativo que a gente veio da selva. rsrs

Glasquis7
Reply to  PauloOsk
1 ano atrás

Se vc puder provar isso, eu gostaria de ver pois eu pessoalmente, nunca vi.

O que eu tenho visto, e visto muito, aqui, na trilogia, é que qualquer crítica ao Brasil ou elogio a outra nação, é tomado como um insulto por alguns.

Iclusive esses mesmos me acusam disso.

Nilo
Nilo
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

Quer ser chamado de momo rsrsrsrsr, é o que dizem chaman de “macaco, favelado, etc, aprederam com quem?, tem um bem connhecido por aqui “PPP”.
Como diz o ditado pimenta no C……..

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Por mim o Brasil teria de ser belicista ao extremo, falou asneiras bota pra fazer exercícios militares na fronteira. “Vai tomar minhas refinarias no seu país ? ( Caso da Bolívia) Pera que não é a casa da mãe Joana não, vou botar meus soldadinhos aqui pra ajudar a gente negociar o preço que eu quero pelas refinarias. ” “Oh chinês não chega perto das minhas águas territoriais não hein!” “Macron se chorar eu tomo de volta a Guiana Francesa hein! ( No império ocupamos a Guiana e depois devolvemos, durante a guerra da Lagosta tínhamos um plano de invasão… Read more »

Nilo
Nilo
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

rsrsrsrsr não precisa ser bellicista, precisa ter o porrete um bom porrete, mas …..as forças armadas tem outros interesses também internos. Ainda caçamos comunista, são os fantasmas de Kiev, cada um tem o seu.

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Glasquis7
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

O presidente da Argentina é apenas isso, o Presidente da Argentina. O Mundo hispânico é muito mas, muito maior do que a Argentina e não tratam os Brasileiros com desdem

O Respeito mútuo é algo valioso.

glasquis 7
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

Amigo, vc sabe ler? O seu compatriota diz: “Qualquer oportunidade ja nos chaman de “macaco, favelado, etc” A notícia diz claramente “Presidente da ARGENTINA (não do mundo hispânico) diz que brasileiros vieram da selva” Como os aborígenes, não como os macacos. Quem eu vi chamar alguém de “macaco” como insulto racial e normalmente são casos isolados, foram os próprios brasileiros: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/05/04/defensora-publica-aposentada-chama-homem-de-macaco-em-niteroi-rj.ghtml https://www.youtube.com/watch?v=LcikbVD1YHE https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2020/02/08/interna_gerais,1120416/mais-um-crime-racial-idosa-chama-homem-de-macaco-em-supermercado-de.shtml https://noticias.r7.com/sao-paulo/mulher-branca-chama-homem-de-macaco-preto-chimpanze-em-sp-16092020 https://m.facebook.com/bandjornalismo/videos/mulher-chama-homem-de-macaco-ap%C3%B3s-discuss%C3%A3o-por-causa-de-a%C3%A7a%C3%AD/530651691928232/ E nem por isso podemos dizer que os Brasileiros chamam a si mesmos como “macacos”. Então, seria bom parar de usar a vitimização hipócrita como justificativa para insultar qualquer outro país. O respeito é uma… Read more »

PauloOsk
PauloOsk
Reply to  Glasquis7
1 ano atrás

“ Se vc puder provar isso, eu gostaria de ver pois eu pessoalmente, nunca vi.” Eu nao tenho que te provar nada. Se tu nunca viu isso, no mínimo vc não é brasileiro. De politica ao futebol, sempre tem um episódio assim. “ O que eu tenho visto, e visto muito, aqui, na trilogia, é que qualquer crítica ao Brasil ou elogio a outra nação, é tomado como um insulto por alguns.” Critica construtiva eh sempre bem vinda, quando feita por nós. Em relação aos elogios a outros paises, eu sempre vejo o pessoal elogiando India, Israel, Suecia, etc etc..… Read more »

glasquis 7
Reply to  PauloOsk
1 ano atrás

Amigo, vc deveria entender que, quem desmerecia o Brasil era a Argentina. Isso por uma questão geoestratégica. Isso não se pode generalizar.

Nunca vi um Chileno, um Paraguaio, nem um Uruguaio chamar os Brasileiros de “macaco” como seu compatriota afirma. Já vi Brasileiros tratarem de “macaco” a a outros brasileiros mas nunca vi um cidadão de fala hispânica fazer isso.

Até agora ninguém me provou o contrário.

Dan7440
Dan7440
Reply to  glasquis 7
1 ano atrás

Corroboro com o que você diz, glasquis. Quando fui ao Chile fui excepcionalmente tratado por todos os locais. As pessoas aparentam gostar muito do Brasil. Todos muito educados e solícitos.

glasquis 7
Reply to  Dan7440
1 ano atrás

Não podia ser diferente. O Brasil e o Chile são aliados históricos. Tem laços muito mais fortes do que normalmente parece.

Eu mesmo sou tratado muito bem e com muito respeito.

glasquis 7
Reply to  PauloOsk
1 ano atrás

Eu nao tenho que te provar nada. Se tu nunca viu isso, no mínimo vc não é brasileiro.”

Não tem mesmo mas, pode provar? Não né.

A sua atitude me dá o direito de responder na mesma moeda. Não o faço por que nem todos Brasileiros são arrogantes nem soberbos como vc e em respeito a eles prefiro não revidar.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Bobagem, nos EUA teve guerra civil e quem são os EUA hoje? Pedro II era um fracassado e não era tão amado quanto se propaga por aí, do contrário muitos pegariam em armas para defender o tal regime maravilhoso do Brasil império, é usar a lógica.

Você caiu no conto do Brasil Paralerdos.

Monarquia só se eu for o rei, afinal quem não queria um rei lindo, alto, forte, rico e com uma inteligência imensurável como eu? Hughes and kisses.

Last edited 1 ano atrás by Inimigo do Estado
Dan7440
Dan7440
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

Mas muitos pegaram em armas para defender o regime. Basta ver episódios como a revolta da Armada e Canudos, por exemplo.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
1 ano atrás

Eu não li isto, eu não posso ter lido….
Imagino D.Pedro, D.de caxias, Almte. Barroso, meu bisavô e tantos outros heróis, revirando-se em seus sagrados túmulos….
E pelo visto, há Brasileiros que concordam ” traidores da amada e sagrada pátria “

Francisco
Francisco
Reply to  Saldanha da Gama
1 ano atrás

Caro Saldanha me permita uma correção, esses que você citou que concordam e apoiam essa baboseira em hipótese alguma são brasileiros, no máximo podem ser classificados como “pseudo brasileiros”, se olhar a lista dos brasileiros que participam do tal parlasul verá que muitos não passam disso mesmo, nada além de meros pseudos.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Saldanha da Gama
1 ano atrás

Marquês de Herval ia pra luta com os Soldados quase morreu para colocar os Paraguaios no lugar deles, o Conde D’Eu que nem Brasileiro era, e seria futuro Imperador por casamento foi pra linha de Frente, não deixou ninguém voltar até que o Solano tivesse morto para apagar a existência do Imperialismo e revanchismo Paraguaio contra o Brasil, além de fazer dele exemplo para qualquer um que ousasse nos atacar, devem estar se revirando no túmulo também.

Fabio Jeffer
Fabio Jeffer
1 ano atrás

Lá vai a Rede Globo dizer que os militares Brasileiros são violentos, cruéis e que devem ser desarmados

Celso
Celso
1 ano atrás

Hahahahaja

Allan Lemos
Allan Lemos
1 ano atrás

O problema nāo é eles pedirem, o problema é a corja de corruptos e traidores da Pátria daqui aceitar, nāo pagariam esse valor mas poderiam tentar negociar o pagamento de um valor menor.

O vencedor de uma guerra pagando reparaçōes para o perdedor, era o espetáculo que faltava no circo chamado Brasil.

O triste é saber que estamos tao f*didos que até o Paraguai tentar nos humilhar.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Allan Lemos
1 ano atrás

Temos que ver, quem são os “BRASILEIROS” apoiando um acinte destes…..
abraços

César
Reply to  Allan Lemos
1 ano atrás

Vai ver que o Paraguai assistiu o Brasil dando de presente refinarias, mandando bilhões pra ditadores africanos, ¨pagando¨ mais médicos diretamente pro governo de Cuba, fazendo portos e metrôs em outros países, etc, etc, etc, e agora com uma turminha querendo esse tipo de governante de volta, eles também resolveram tirar uma casquinha, não!?

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Allan Lemos
1 ano atrás

Lembrando que o Brasil contraiu uma dívida gigantesca devido a essa guerra paga em ouro, açúcar e café para a Inglaterra. Não duvido nada que o 9 dedos vai acabar dando a Itaipu para pagar a dívida.

Gustavo
1 ano atrás

Então se a gente agora invadir o território deles, fazer as barbaridades que eles fizeram no RS e MS por anos a dívida vai ser quitada?

Andre Fonseca
Andre Fonseca
1 ano atrás

O proximo passo sera a Russia pedir reparacao pela derrota na Ucrania…eh cada uma..

737-800RJ
737-800RJ
1 ano atrás

Lá vem o Paraguai de novo encher o saco… Já não bastou arrumar confusão uma vez?
Dessa vez brasileiros não irão até território paraguaio se sacrificarem. Os AV-TM 300 daqui a pouco estão prontos…

Mafix
Mafix
Reply to  737-800RJ
1 ano atrás

Só mandar uma barragem de artilharia com o Astros na rede eletrica deles que eles voltam para idade da pedra …

pangloss
pangloss
1 ano atrás

Eu tenho dúvidas sobre esse alegado genocídio da população masculina paraguaia.
Seria possível que um país assim devastado pudesse vencer a Guerra do Chaco, travada pouco mais de 50 anos depois da Guerra do Paraguai?

Submarino de Anão
Submarino de Anão
1 ano atrás

Tá explicado porque o Bolsonaro cancelou a ida ao encontro do mercosul no Paraguai

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
1 ano atrás

Pelo menos nessa guerra não tinha drone, HIMARS,Kalibr,Javelin.Os caras da foto tiveram sorte

Radagast, o Castanho
Radagast, o Castanho
1 ano atrás

É o poste mijando no cachorro…

Arthur
Arthur
1 ano atrás

Muito cuidado nestas horas. Os europeus não deram bola para esse tipo de retórica e Putin acabou usando como pretexto para invadir a Ucrânia. Já imaginaram o Paraguai lançando outra Operação Militar Especial no Brasil, como Solano López fez 150 anos atrás? Que medo!!!

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Arthur
1 ano atrás

Considerando-se que o Paraguai ainda usa M3 Lee e M4 Sherman, nem precisa mandar o EB. A PMSP já dá conta da coisa…

PauloOsk
PauloOsk
Reply to  Willber Rodrigues
1 ano atrás

Acho que se juntar Bolivia e Paraguai.. so a 4 Bda C Mec aqui do MS da conta. rsrs

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  PauloOsk
1 ano atrás

O problema é que pode juntar Argentina, Paraguai, Bolívia, Venezuela e Equador nessa brincadeira de dívida histórica. O Brasil já esteve perto de conquistar a capitar da Argentina.

FERNANDO
FERNANDO
1 ano atrás

150 BILHÕES. heheheh Na realidade é a mesma choradeira entre PERU E BOLIVIA X CHILE. Tentam empurrar para o vizinho todos os problemas existências da nação, se uma paraguaia aparecer grávida, o culpado é o brasileiro. Se não tivesse ocorrido a Guerra da Tríplice Aliança, o Paraguai, continuaria a ser um país pobre, assim com o Uruguai. São países pequenos, sem mercado consumidor, sem atrativo para grandes empresas transnacionais de instalar no país. Para mim, opinião minha e não geral, vamos deixar bem claro, o Paraguai assim com o Uruguai, deveriam solicitar junto ao Brasil e fazer parte do Brasil… Read more »

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
1 ano atrás

Reclamem com o espírito do Solano Lopez. Foi ELE que iniciou a guerra e foi ELE que nos invadiu.
Quem começa uma guerra tem duas opções: ou vence, ou aguente as consequências.

Roberto Santos
Roberto Santos
1 ano atrás

Fazendo uma pequena comparação……É como se a Rússia que invadiu a Ucrânia, saísse de lá e depois colocasse a culpa da guerra nos ucranianos. Na verdade houve um erro histórico ao não se anexar o Paraguai ao território brasileiro, dividindo em três partes.

João Adaime
João Adaime
1 ano atrás

Senhores editores Acredito que haja um erro no título e no texto da notícia. Os senhores se equivocaram e inverteram a coisa. Não seria o contrário? O Brasil fazendo uma revisão na reparação de guerra e pedindo mais compensações? Por favor, releiam o texto original e verifiquem. Obrigado PS: Há anos o governo do Paraguai pede a devolução do canhão El Cristiano (O Cristão), que o Brasil trouxe como troféu de guerra. Atualmente ele está no pátio dos canhões do Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro. Leva esse nome porque foi forjado com o material de sinos de várias… Read more »

Glasquis7
Reply to  João Adaime
1 ano atrás

A hobque já comentei isso mas, acredito que o Cristiano é um Espólio de guerra e não um troféu.

Troféus podem ser repatriadoa, espólios não.

João Adaime
João Adaime
Reply to  Glasquis7
1 ano atrás

Caro Glasquis7
Poder é diferente de dever. Nós podemos devolver, mas não temos a obrigação de fazê-lo. A propósito, diversos autores descrevem o canhão como troféu e não espólio.
Acredito que para ser espólio, deveria constar dos termos de rendição.
Sempre achei, aqui com meus botões, que se houvesse uma verdadeira cooperação entre os dois países num amplo aspecto, num gesto de boa vontade o Brasil devolveria El Cristiano, porém não como arma, mas em vários sinos, após o mesmo ser derretido e refundido.
De preferência os sinos seriam levados por trem na inauguração da ferrovia Paranaguá-Assunção.
Abraço

glasquis 7
Reply to  João Adaime
1 ano atrás

Poder é diferente de dever.”

Exatamente, por isso digo que ao que parece o Cristiano é um espolio e não um troféu.

Paraguai pode até pedir a devolução mas, daí a que o Brasil tenha a obrigação de devolver, é muito diferente.

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
1 ano atrás

Nesse ritmo, a próxima a pedir reparação vai ser a Alemanha.

Burgos
Burgos
1 ano atrás

Velho ditado: Quem tem telhado de vidro, não joga pedra no do vizinho !!!
Começaram a merda toda e agora querem reparação ?!
Xiruzada bando de vagabundo,vão trabalhar e arrumar o que fazer na vida do que ficar pedindo reparação !!!👀🤦‍♂️

Carlos Campos
Carlos Campos
1 ano atrás

Só o que me faltava, daqui a pouco os EUA pedem indenização do Vietnã pela guerra que os EUA fez lá, é muita cara p@l, eles deviam era estudar e nunca mais deixar um ditador expansionista se tornar presidente do Paraguai, muito menos atacar um país mais forte e com mais população do que eles.

Felipe Morais
Felipe Morais
1 ano atrás

Se tem dívida a pagar é o Brasil invadir, como fez o pilantra do ditador paraguaio. E outra coisa, quem tinha que pagar indenização eram eles, tanto por terem invadido, séculos atrás, como por permitirem, explicitamente, que milhares de toneladas de contrabando entrem no Brasil todo ano, envolvendo todo o tipo de coisa, incluindo drogas e armas.

Oráculo
Oráculo
1 ano atrás

Vagabundo quer dinheiro fácil a todo custo, não adianta.
Ficam inventando essas palhaçadas na base do “Vai que dá”.

E o pior é que, como já foi falado, aposto que os “Canhotas” vão ser favoráveis.

É muito comum nos sites/páginas de esquerda encontrar gente falando que o Exército Brasileito cometeu “Genocídio” no Paraguai.
Obviamente os idiotas não sabem até hoje o significado de genocídio…

A esquerda brasileira não perde uma oportunidade de se colocar na “Vanguarda do Atraso”.

Marcos
Marcos
1 ano atrás

Em 2023 o tratado de Itaipú assinado há 50 anos termina. Brasil e Paraguai vão ter que sentar para negociar. O Paraguai já indicou há muito tempo que quer vender o excedente para mercados estrangeiros. A usina é estratégica para o Brasil.

Pagar mais caro pelo excedente? Com a situação financeira do país? Nunca! Nem Lula em 2009 abriu mão da relação “imperialista” que temos com Itaipu.

Temos uma panela de pressão prestes a explodir? Sim. Uma nova Ucrânia pode aparecer por essas bandas.

Capa Preta
Capa Preta
1 ano atrás

Ah tá, nós atacaram, tomaram um sacode e tão chorando até hoje. Tiveram foi sorte de o duque de Caxias e o general Osório terem ficado com pena e não transformado aquilo tudo em pasto quando viram que eles estavam pintando bigode em criança e mandando lutar depois de o exército brasileiro ter dizimado 70% dos homens que eles tinham ( o marido da princesa Isabel teve pena não aquele lixo) depois disso nenhuma outra biboca destas falante de espanhol se meteu a besta de tentar invadir o Brasil de novo .

Last edited 1 ano atrás by Capa Preta
Dan7440
Dan7440
Reply to  Capa Preta
1 ano atrás

Lixo? Conde d’Eu foi um comandante excepcional

Santiago
Santiago
1 ano atrás

Eu acho que o Paraguai está querendo apanhar de novo!

Ted
Ted
Reply to  Santiago
1 ano atrás

Ta na hora de cair fora desse tal mercosul

MATHEUS AUGUSTO
MATHEUS AUGUSTO
Reply to  Ted
1 ano atrás

Verdade é que independente de economia ou diplomacia, nossos vizinhos Sul Americanos TODOS nos odeiam. Não importa Mercosul, Unasul, Brics ou o que for. Eles nunca nos verão como iguais

Sagaz
Sagaz
Reply to  Ted
1 ano atrás

Falou tudo… Base industrial saindo do Brasil às custas de um país com condições trabalhistas inferiores, energia (Itaipú) absurdamente mais barata… Somos cercados de sanguessugas

Marcio A. Dutra
Marcio A. Dutra
1 ano atrás

Resumo essa ideia paraguaia a um única palavra: PALHAÇADA, pois perderam uma guerra começada por eles em primeiro lugar e agora querem cobrar uma reparação de 150 bilhões, antes o Brasil, Argentina e Uruguai tivessem retalhado todo o Paraguai entre eles do que deixado esse país falido existir hoje em dia.

João Adaime
João Adaime
Reply to  Marcio A. Dutra
1 ano atrás

Caro Márcio
A Argentina queria dividir o Paraguai, mas o Brasil foi contra.
Abraço

MATHEUS AUGUSTO
MATHEUS AUGUSTO
1 ano atrás

Resumindo, Paraguai invadiu o Brasil, levou uma surra da qual se arrepende até hoje, e ainda quer vir pedir reparação ? É cada uma. Uma coisa é certa, o Brasil pode não ser uma grande potência militar nem ter tanta experiência nas guerras, mas quando nosso país bate em alguém, bate doído, tanto que depois da guerra do Paraguai nenhum outro país sul americano se atreveu a invadir nosso território, e depois da operação Traíra, nenhum grupo terrorista estrangeiro se atreveu a isso também. Brasil pode ser o país da piada, mas todos que entraram em conflito conosco desde os… Read more »

João Dotto
João Dotto
Reply to  MATHEUS AUGUSTO
1 ano atrás

Melhor comentario.

Marcus Pedrinha Padua
Marcus Pedrinha Padua
Reply to  MATHEUS AUGUSTO
1 ano atrás

Exceto a Cisplatina… 😉

Wilson Look
Wilson Look
Reply to  Marcus Pedrinha Padua
1 ano atrás

Mesmo nesse caso a situação estava mais favorável ao Brasil, no mar o Brasil literalmente erradicou a marinha argentina, que só veio a voltar a existir permanentemente depois de 1870, em terra a situação era mais complicada mas estava em status quo, um dos problemas era que o exército do Brasil dependia muito de mercenários que nem sempre lutavam com a mesma determinação dos soldados brasileiros.

Mas o recado foi dado e depois em 1852 ficou bem claro que não deviam mecher com o Brasil.

Bento Ferreira Perrone
Bento Ferreira Perrone
Reply to  Wilson Look
1 ano atrás

CISplatina, ou seja “lugar aquém do Prata”……a Argentina tá do outro lado do rio amigo. No geral o Uruguay se deu foi bem mesmo com a rivalidade entre o Brasil e a Argentina….e até que da Guerra do Paraguay eles foram os participantes que mais se beneficiaram, certamente ao final estavam em uma situação de desenvolvimento e econômica muito melhor do que antes da guerra civil.

MATHEUS AUGUSTO
MATHEUS AUGUSTO
Reply to  Marcus Pedrinha Padua
1 ano atrás

Claro, eles com certeza nos derrotaram, muito correto você.

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Manda 4 milhões de venezuelanos famintos pra lá.. ….

MATHEUS AUGUSTO
MATHEUS AUGUSTO
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Vão morrer de fome

ODST
ODST
1 ano atrás

Sonhar não custa nada. kkkkkk

Realista
Realista
1 ano atrás

Se a moda pega os EUA/Europa vai ter que pagar meio mundo .

glasquis 7
1 ano atrás

Meio tarde né?

Miguel Brandão
Miguel Brandão
1 ano atrás

No próximo ano a dívida de Itaipu Binacional será paga. Haverá uma nova rodada de negociações quanto a energia que cabe ao Paraguai, pelo menos espera-se. Esta pauta no PARLASUL não é a toa e não é uma coincidência. Aguardar as próximas movimentações.

glasquis 7
1 ano atrás

Dos produtores de “Peru pede devolução dos territórios de Arica e Tarapacá”, dos criadores de Argentina reclama os territórios patagônicos perdidos” e sob a mesma direção de “Bolívia pede saída ao mar” vem agora…

“Paraguai quer reparação do Brasil”

Não perca os próximos capítulos.

Marcus Pedrinha Padua
Marcus Pedrinha Padua
Reply to  glasquis 7
1 ano atrás

Boa!…

Nilo
Nilo
Reply to  Marcus Pedrinha Padua
1 ano atrás

Que sirva de lição.
É quando um pequeno ensina a um grande.

MATHEUS AUGUSTO
MATHEUS AUGUSTO
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Na verdade é quando um pequeno ensina a passar vergonha.

Nilo
Nilo
Reply to  MATHEUS AUGUSTO
1 ano atrás

rsrsrsrsr exato.

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Elintoor-_
Elintoor-_
Reply to  glasquis 7
1 ano atrás

E não se esqueça que também querem que devolvamos o Acre pra Bolívia…

glasquis 7
Reply to  Elintoor-_
1 ano atrás

Mas isso é ideia dos brasileiros. Eu não conheço nenhuma demanda boliviana a esse respeito.

lfurlan
lfurlan
Reply to  glasquis 7
1 ano atrás

E tem TB a região de Esequibo que a Venezuela quer da Guiana Inglesa…

Gabriel BR
Gabriel BR
1 ano atrás

Os caras começam uma guerra , perdem a guerra e querem indenização … o Mercosul tem que acabar!

Guacamole
Guacamole
1 ano atrás

Manda 7.62 pra lá como reparação.

Adriano
Adriano
1 ano atrás

Invadiram, saquearam, estupraram e mataram, perderam, tiveram a dívida de guerra perdoada por Getúlio Vargas, e agora querem reparação?

naval762
naval762
1 ano atrás

Essa é a anedota da dívida histórica.

Paulo Rosa Ferreira
1 ano atrás

nossa tbm não querem RS ,st Cat, a Itipu sem noção

Cesar
Cesar
1 ano atrás

Vão apanhar de novo.

bit_lascado
bit_lascado
1 ano atrás

Deviam é pagar as custas da guerra ao Brasil, Argentina e Uurugai