Prof. Dr. Vitelio Brustolin*

  1. A Rússia vem sofrendo derrotas significativas na contraofensiva ucraniana. O próprio governo russo reconheceu o que chamou de “vitória substancial” da Ucrânia na reconquista de territórios no leste do país (https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/09/09/russia-reconhece-o-que-chamou-de-vitoria-substancial-da-ucrania-na-reconquista-de-territorios.ghtml).
  2. Desde o fim de agosto as forças ucranianas lançam uma contraofensiva para expulsar as tropas russas de Kherson. Se no Leste foram recuperados mais de mil quilômetros quadrados, a contraofensiva no Sul também vem fazendo progressos verificáveis (https://www.understandingwar.org/backgrounder/russian-offensive-campaign-assessment-september-4).
  3. Pela primeira vez desde o início da ofensiva, em 24 de fevereiro, as forças ucranianas têm a iniciativa. Putin pretendia tornar a Ucrânia em um estado vassalo, como é Belarus. Ao invés disso, acabou unindo os ucranianos. Em uma pesquisa recente, 91% dos ucranianos expressaram a aprovação de Zelensky e 98% expressaram confiança na vitória contra os russos (https://www.iri.org/news/iri-ukraine-poll-shows-strong-confidence-in-victory-over-russia-overwhelming-approval-for-zelensky-little-desire-for-territorial-concessions-and-a-spike-for-nato-membership).
  4. As sanções ocidentais tiveram efeitos colaterais na própria Europa, como era esperado pois já havia acontecido com as sanções impostas pela ocupação da Crimeia, em 2014. Contudo, a Rússia enfrenta dificuldades para operar suas linhas de produção, militares e civis, sem semicondutores ocidentais – e tem visto uma queda de 90% nas importações de chips. Isso vem sendo chamado pelo próprio Putin de “problema colossal” (https://www.dailymail.co.uk/news/article-11024657/Putin-admits-Western-sanctions-causing-Russia-colossal-problems.html).
  5. As condições climáticas serão fundamentais nos próximos meses. No fim de setembro recomeça a Rasputitsa, tempo de chuvas e lama. A lama foi um grande obstáculo durante a invasão de Napoleão ao Império Russo em 1812. Além disso, durante a Segunda Guerra Mundial, o longo período lamacento, que perdurou por meses, atrasou o avanço alemão na União Soviética durante a Batalha de Moscou (outubro de 1941 a janeiro de 1942) e pode ter ajudado a salvar a capital soviética da ocupação alemã. Neste momento, a Rasputitsa prejudica sobretudo os russos, com seus blindados de 46 toneladas que devem evitar as principais rodovias para não serem alvos como foram na tentativa de tomar Kiev, e terão dificuldades para avançar sobre estradas rurais e terrenos despavimentados, como tiveram no início da ofensiva (https://www.youtube.com/watch?v=CsN3W8BXh7g&t=2431s – começa no minuto 36:54).
  6. Em dezembro começa o inverno e o Kremlin acredita que este jogará a seu favor. Os russos veem o inverno como uma oportunidade e pretendem afetar ainda mais a Europa com os custos de energia (https://www.theguardian.com/world/2022/aug/24/five-predictions-for-the-next-six-months-in-the-war-in-ukraine). Por outro lado, as instalações europeias de armazenamento de gás já estão 80% cheias, bem antes do prazo estipulado, de novembro, e a União Europeia está acelerando as importações de gás natural liquefeito, adiando os planos de fechamento de usinas nucleares e reduzindo o uso de energia (https://www.washingtonpost.com/opinions/2022/09/06/ukraine-winning-war-russia-losing).
  7. Clausewitz é enfático sobre o propósito da guerra: o objetivo militar deve ser capaz de aproximar o objetivo político que se buscou com a guerra. Na Campanha de 1812, por exemplo, o objetivo político de Bonaparte era forçar um alinhamento da Rússia com uma posição antibritânica. Para tanto, Bonaparte escolheu como objetivo militar a tomada de Moscou. O seu objetivo militar foi atingido, mas isso não foi suficiente para a produção do resultado político pretendido. Logo, alcançar o objetivo militar não levou ao sucesso do uso da guerra para a obtenção do propósito político. Dito isso, apesar do avanço da contraofensiva ucraniana, os russos ainda possuem a vantagem tática, mas politicamente vêm perdendo, conforme evidencia o pedido de ingresso de Finlândia e Suécia para a Otan. Se esta guerra foi motivada sobretudo pela expansão da Otan, como alegou Putin, o que significa, para a Rússia, o ingresso de Suécia e Finlândia na Otan? O convite da Otan para a Ucrânia estava engavetado desde 2008 e inviabilizado desde 2014, contudo, agora a Otan está mesmo se expandindo, e isso é motivado pela agressão russa à Ucrânia (https://www.forte.jor.br/2022/05/16/suecia-e-finlandia-na-otan-uma-consequencia-das-acoes-de-putin).

AUTOR: Prof. Dr. Vitelio Brustolin, professor de Relações Internacionais da UFF e pesquisador de Harvard. Website: https://scholar.harvard.edu/brustolin

NOTA DA REDAÇÃO – No mapa abaixo, produzido pelo Ministério das Forças Armadas da França, a situação na Ucrânia, de 7 a 9 se setembro de 2022:

1 – Frente Norte: contra-ofensiva ucraniana na região de Kharkiv.

2 – Frente Oriental: situação relativamente estável. As forças russas estão concentrando suas operações nos setores de Bakhmut e Donetsk.

3 – Frente Sul: continuação do ataque ucraniano em direção a Kherson. As forças ucranianas mantêm seu esforço nesta área. A AIEA mantém presença na usina nuclear Energodar, perto de Zaporizhia.

Subscribe
Notify of
guest

384 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
RPiletti
RPiletti
1 ano atrás

Então está é a segunda contraofensiva, pq pelos membros russos do blog, a primeira nem havia começado e já estava aniquilada…

Hcosta
Hcosta
Reply to  RPiletti
1 ano atrás

Se isto estava planeado desde o início, é uma grande jogada.

Esperaram que acumulassem um grande número de forças numa “ilha”, a margem direita do Dniepre, e atacaram, pelo que parece, sem qualquer reação Russa.
Isto é que é uma manobra de diversão e não o que fizeram em Kiev.

Patrício
Patrício
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Deixa de sonhar.
O ataque ucraniano em Kharkov tinha apenas 13.500 soldados.
O problema é que os russos não tinham quase ninguém lá.
Ontem mandaram meia dúzia de chechenos e o avanço ucraniano já foi interrompido.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Foi interrompido porque chegaram à fronteira Russa…

Bruno
Bruno
Reply to  Patrício
1 ano atrás

O cara viaja…

Leonardo Cardeal
Leonardo Cardeal
Reply to  Patrício
1 ano atrás

patético demais essa turma que curte o Putin.

Satyricon
Satyricon
Reply to  RPiletti
1 ano atrás

Segundo o sem noção do porta-voz das forças armadas russas, nos últimos dias, o exército russo fez um glorioso avanço para a suas próprias fronteiras, com o exército ucraniano em pânico, perseguindo-o implacavelmente.

Patrício
Patrício
Reply to  RPiletti
1 ano atrás

Os russos tinham praticamente se retirado daquela região.
Até os chechenos foram dispensados.
Agora voltaram e já estabilizaram a frente.
Dentro em breve voltam a bater nos ucranianos.
Sem novidades.

Heinz
Heinz
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Deixa de espalhar fake news, os russos tinham 10 mil soldados somente em Izyum, com medo de ficarem cercados, fugiram, deixando vasto material para trás, agora estou na dúvida de quem arma mais os ucranianos, a OTAN ou o próprio exército russo.
Não obstante alguns chechenos foram capturados, só espero que para a sorte deles não tenha sido o batalhão Sheik Mansour.

RPiletti
RPiletti
Reply to  Heinz
1 ano atrás

As imagens e vídeos dessa retirada desordenada e do material deixado para trás são pura encenação dos russos, eles querem que os ucranianos entrem em solo russo para poderem usar as nukes. #sqn

RPiletti
RPiletti
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Aham… 3 meses p/ conquistar aquela área e foram embora… essa tática de mandar tropas dispensáveis para morrerem, material obsoleto para ser explodido pelo inimigo e avançar para a retaguarda eu não lembro de ter visto nos manuais. Mas, o entendido em táticas russas é você…

rui mendes
rui mendes
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Rídiculo, o próprio presidente(fantoche) checheno, veio dizer mal das tácticas Russas, e que se não mudassem, ele próprio iria falar com Putin, explicando-lhe o que estava a acontecer no terreno, onde soldados Russos e chechenos, deixaram para trás centenas de veículos blindados e fugiram á pressa em tanques e outros veículos.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Essa “contraofensiva” está tendo os resultados óbvios, como já comentado n vezes… Em Kherson continuam as tentativas falhadas ucranianas com pesadas baixas… Na DPR, de Bakhmut, Gorloka e perto de Donetsk, as forças ucranianas também estão levando fumo… Ou seja, foi uma “contraofensiva” en Kharkov em detrimento de outras frentes, sem reservas e apoio aéreo… Os russos sabiam com muita antecedência; cederam terreno, tanto por grande desvantagem numérica quanto para não alertar os ucranianos/OTAN… Agora sabem muito bem onde estão as unidades ucranianas que avançaram na área; vulneráveis em flancos, retaguarda, logística e infraestrutura. Enfim, vitória pírrica, tanto comemorada pelos… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Nuk77
NashArrow
NashArrow
1 ano atrás

Haha at4 faz kabom na cabeça dos orcs

NashArrow
NashArrow
Reply to  NashArrow
1 ano atrás

Caso alguém não tenha pegado a referência

https://youtu.be/SZyrm25QRmA

Last edited 1 ano atrás by NashArrow
NashArrow
NashArrow
Reply to  NashArrow
1 ano atrás

Pra quem não entendeu

https://youtu.be/SZyrm25QRmA

Ze das Couve
Ze das Couve
1 ano atrás

Acabou. É o fim para a turma do Putin. Na próxima primavera os ucranianos devem estar na porta de Moscou.

Jota Ká
Jota Ká
Reply to  Ze das Couve
1 ano atrás

Acho que não.
Os ucranianos vão parar a contraofensiva nas fronteiras reconhecidas internacionalmente (inclui Criméia).
Minha dúvida é Sebastopol (se o zelenski vai manter ou denunciar o contrato de arrendamento da base, que envolve fornecimento de gás barato à Ucrânia).
Na Rússia, esta derrota humilhante do putin pode provocar uma disputa fratricida entre os poderosos de Moscou, ou até uma guerra civil entre russos étnicos e as minorias.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Jota Ká
1 ano atrás

Ainda falta muito território e a Crimeia é quase uma ilha. Os mesmos problemas de logística que os Russos tiveram no início podem afetar esta ofensiva e ainda temos de ter em conta as condições do terreno (chuva e depois o inverno). E a reação da Rússia e, talvez, da Bielorrússia… Se quiserem ir com tudo, campanhas de bombardeamento aéreo e terrestre em grande escala, ainda podem forçar um impasse, pelo menos, em certos pontos do país. Mas não sei de que forma Putin vai sair desta, o que é muito perigoso. Apesar de ter sido ele a cavar a… Read more »

Nuk77
Nuk77
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Os capachos europeus dos EUA na OTAN aceitem a realidade:

Os territórios libertados do regime fantoche, russobófico e neonazista de Kiev jamais voltaram ao controle ucraniano.

Assim desejam suas populações de origem russa! Serem independentes ou incorporadas a sua pátria mãe!

Quanto aos europeus que resta alguma vergonha na cara é lutar pela própria Soberania Nacional que entregaram para serem colônias e buchas de canhão dos EUA contra os próprios Interesses Nacionais!

Quem sabe um conta de energia, inflação recorde e desindustrialização ajude!

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Izium Caiu acorda, até os apoiadores de Putin estão já demonstrando insatisfação com o curso da guerra.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Chegou mais um Bot do Kremilin, vai tentar convencer algum coitado venezuelano.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

“Bot” de realidade. Não da bolha mágica braZicana e portucana.

É ridículo.

Todas as fontes da que “corroboram” a “análise” (pseudo) acima são ocidentatais pró-EUA/OTAN, a maioria da mídia mainstrean!

De rir alto…

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Vai brigar com o TASS foi ele quem divulgou que o ministerio da defesa Russo estava recuando de cidades na região de Kharkiv para reagrupar em Donetsk e Luhansk. o Resto das midias só replicaram!

Nuk77
Nuk77
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

Quem disse que não houve um recuo de posições? O ponto são os objetivos e no que resultará essa “ofensiva” ucraniana! Os russos não irão manter posições estáticas em frentes de contato para ter baixas estúpidas! Estão se lixando para perdas materiais insignificantes nessas circunstâncias! Tem reservas e uma indústria gigantesca! Quem envia seus soldados para morte certa em ofensivas de propaganda é o regime de Kiev. Não tem reservas, mínima estabilidade logística nem apoio aéreo! Vocês, braZicanos e portucanos estão comemorando uma suposta “vitória” que nada mais é que Pírrica! Independente de alguma falha russa, que historicamente aprende rápido… Read more »

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Que reservas? Se tiveram que abrir treinamento para mais 130 mil soldados para o ano que vem. A industria russa pode ser grande, mas importa boa parte de seus micro chips do Ocidente. Então a reposição de equipamento é lenta, ou acha que tão atrasando a entrega do Armata e Su 57 só por puro bel prazer? Outra meu filho todas as posições ali eram sustentaveis e defensaveis, os russos abandonaram por não ter reserva nem suporte aero. Ah e não sei se você sabe mas a Força Aerea Ucraniana ainda voa bem como sua defesa AA ainda está ativa… Read more »

Aladaf
Aladaf
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Industria gigantesca nao. Eh uma economia pequena. Aceita a realidade. Nao ha dinheiro para sustentar uma guerra longa. Simples assim.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Aladaf
1 ano atrás

Pequena?

Tu obviamente não sabe nada sobre a Rússia, sua economia e parâmetros abrangentes de avaliação.

Nei
Nei
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Pib? Qual é? Me conta ai, qual o segredo para a Rússia se manter, após todos esses gatos até agora?. A conta vem, cedo ou mais tarde, assim como para OTAN também.
Mas no PIB da Rússia, como fica?

mac
mac
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Calma, Xings… Você e seus “alter-egos” acham mesmo que munição burra norte-coreana e drones iranianos vão salvar as tropas de Putin?

Rogério
Rogério
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Aceite que a midia russa mente mais kkkkkkkkk

Nei
Nei
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Você não consegue nem concordar um uma notícia verdadeira, dada e confirmada por ambos os lados da guerra/operação e vem aqui com a cabeça cheia de apoio ao Putin, dizer que está errado a notícia. Vai entender.

HLopes
HLopes
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Os amantes de ditadores, que odeiam as democracias onde vivem, mas jamais irão viver nas ditaduras que tanto amam, devem aceitar a realidade: A russia é um país miserável que pouco tem para oferecer além de corrupção, miséria e degradação. A Ucrânia vai ganhar esta guerra, porque guerra não é questão de retórica ou de ter trolls na internet a espalhar a mensagem encomendada. Guerra é preparação, é equipamento, motivação estratégia, etc. e esses os ucranianos têm de sobra. A Ucrania vai ganhar esta guerra porque os Ucranianos não se vendem, ao contrário dos amantes de ditadores que se vendem… Read more »

Hcosta
Hcosta
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Jamais…

O senhor não percebe as suas contradições?
Soberania nacional é algo que a Rússia não permite à Ucrânia e há muito tempo. Como é a Rússia já não vê nenhum problema a invasão de um país…

E o senhor sabe lá o que querem as populações Ucranianas de etnia Russa?

Nuk77
Nuk77
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Que Soberania tem a Ucrânia? Desde o Golpe de Maidan é um regime russofóbico e neonazistas fantoche dos EUA!

Por favor!

Hcosta
Hcosta
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

E antes era um governo euro fóbico, anti democrático e neonazista, fantoche da Rússia…

Mas só para evidenciar as suas contradições. O senhor não é contra nazis e nem governos fantoches. É pró russo e anti americano em que os valores não têm significado, apenas o lado de quem torce.

Obviamente que o atual governo Ucraniano não é nada disso do que escreveu.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

A Rússia apoiando neonazistas?

Tu não tem vergonha de dizer uma coisa dessas?

Vocês, dessa aliança nefasta colonial dos EUA, que apoiaram um Golpe de base neonazista na Ucrânia!

A OTAN treinou todas unidades neonazistas que surgiram antes ou depois do conflito iniciar no Donbass!

Amplamente conhecido e documentado! Menos, obviamente na bolha da narrativa pró-EUA/OTAN:

Nei
Nei
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Aqui percebemos, que você é simplesmente anti-EUA – Europeus. Defende o Sr. Ditador, mas não sabe no mínimo, conservar opiniões de quem não aceita a invasão, por defender a Soberania de cada país.
Opinião de fanboy Russo somente.
Se não gosta de DEMOCRACIA, procura algum lugar com seu modelo de governo ideal.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Nei
1 ano atrás

Esqueceu de escrever “Mundo Livre” (EUA/OTAN e satélites)…

Eu me divirto…

Nuk77
Nuk77
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Ucrânia não passa de um regime fantoche dos EUA desde 2014.

Como a Europa da OTAN.

Vão para o buraco nos próximos meses. Mas a culpa será da “Rússia”, como sempre, não de ser bucha de canhão da Política de Estado dos EUA!

Rogério
Rogério
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

“Assim desejam suas populações de origem russa!”.

Estão formando imensas filas na estrada voltando p/ Russia.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Rogério
1 ano atrás

Já são milhões que se refugiaram na Rússia. E filas para ganharem passaporte russo.

Vai te informar (fora dessa mídia mitômana dos EUA/OTAN).

Rogério
Rogério
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

sim, eu sei, Russos go home!

Nuk77
Nuk77
Reply to  Rogério
1 ano atrás

Tu é só mais um que não tem abolutamente a mínima ideia do que acontece nas áreas libertadas ao leste e a sul da Ucrânia.

Só repete a mídia dos EUA/OTAN e do regime fantoche de Kiev.

Henrique
Henrique
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

“Os territórios libertados do regime fantoche, russobófico e neonazista de Kiev jamais voltaram ao controle ucraniano.”

AUHSUAHsuAHSuAHs Russeti sentiu a porrada dos ucranianos essa semana

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Pedro
Pedro
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Choro é livre

mac
mac
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

“Quanto aos europeus que resta alguma vergonha na cara é lutar pela própria Soberania Nacional que entregaram”…
Feito a Bielorrussia, Azerbaijão e outros que precisam pedir permissão a Putin para cuspir? Ahahahah…
Crianças, na hora em que o Exército Russo e a Nomenklatura decidirem pôr fim a essa hemorragia batizada de “operação militar especial”, a última coisa que o Putin vai ver é um saco plástico embrulhando a cabeça dele…

Last edited 1 ano atrás by mac
Patrício
Patrício
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Criméia?
Mas a Ucrânia tentou e foi massacrada em Kherson.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Jota Ká
1 ano atrás

Reconhecida por EUA e capachos.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Todo mundo viu a falha da Rússia nos últimos dias, tu tá acompanhando as notícias aonde? Mundo invertido?

Nuk77
Nuk77
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Todo mundo na bolha braZicana e portucana.

RPiletti
RPiletti
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Deve ser a Globo que está criando as imagens das vitórias ucranianas…

Nuk77
Nuk77
Reply to  RPiletti
1 ano atrás

Vitórias Pírricas!

mac
mac
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Vai tomar teu Frontal, Zolpradem, o que for e te acalma, criatura!

Hcosta
Hcosta
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Quem é que não reconhece a Ucrânia como país?

Nem a Rússia queria a secessão das Repúblicas do Donbass mas mantê-las na Ucrânia com direito de veto.

Quanto à Crimeia foram 9 países a reconheceram a anexação. Todos países de grande poder e nunca capachos da Rússia…

Nuk77
Nuk77
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Houveram os acordos de Minsk que a Ucrânia nunca respeitou!

Tu repete a narrativa mentirosa da OTAN como esperado de um portucano de defende vassalagem colonial aos EUA contra os próprios Interesses Nacionais portugueses!

Como os baZicanos no braZil!

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Ah pelo amor de Deus cara, quer falar de acordo? Que tal te refrescar a memoria com o Memorando de Budapeste onde a Russia assumia o compromisso de proteger a Ucrania e não invadir ela em troca ela abria mão do arsenal nuclear herdado da URSS. Ou os termos da dissolução da URSS onde Moscou assegurou a liberdade de associação militar pacifica dos países que compunham a URSS.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

O Memorando de Budapeste é de 1994!

Tua não sabe nada, absolutamente nada sobre os Acordos de Minsk e o que aconteceu depois. Zero, tá óbvio.

Acordos assinados por Kiev e nunca cumpridos!

Só repete a narrativa de EUA/OTAN, como esperado.

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Uai e ele ser de 94 deixa de valer? O acordo de Minsk é de depois de 2014 ou seja seu falastrão depois da Russia violar o Memorando de Budapeste significando que a Rússia não é de confiança.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

Quem iria violar o Memorando de Budapeste era a Ucrânia que já estava em vias de reativar um programa nuclear militar! Anunciado publicamente pouco antes do inicio da operação russa!

Óbvio que tu não tem bem ideia disso.

Foro os já conhecidos Laboratórios de Armas Biológicas de EUA/OTAN por toda a Ucrânia!

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Meu deus energúmeno, a Rússia violou o Memorando de Budapeste ao invadir a Criméia em 2014. Cara você acha que a Ucrânia iria iniciar um programa nuclear quando sequer tinha orçamento para sua própria defesa? Cara nem vou mais discutir com você, não vale a pena você diz que vivemos na bolha, já você parece que vive na terra da fantasia de Putin.

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Ah claro quem respeitou mesmo foram os separatistas apoiados pela Rússia e seus mercenários que dia sim e outro também desrespeitavam qualquer negociação. Na visão da criatura a Ucrânia não deveria ter acenado uma reação enquanto a Rússia infiltrava milícias e armamento estimulando os separatistas a desrespeitar qualquer acordo.

RPiletti
RPiletti
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Portucano e brazicano, tu tens muita imaginação, agora entendo o motivo de tanta negação da realidade. Passa um paninho no vidro do quadro do Putin, tá criando poeira na tua parede…

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Então a a RPC é capacho dos EUA ? Até onde sei a República popular da China não reconheceu a anexação da Criméia … Amizade da Onça, viu. A Rússia faz de tudo para agradar os Príncipes Vermelhos de Pequim, reconhece e apoia eles na causa de Taiwan enquanto os chinas continuam lá caladinhos, não reconhecendo a anexação da Criméia.

LUIZ
LUIZ
Reply to  Thiago A.
1 ano atrás

A China,Irã e Coreia do Norte são 3 países que vivem ameaçando e nada fazem. A China é mais decepcionante. Pela estrutura que a OTAN ta empregando na Ucrânia pode fazer o mesmo em Tawain e anular a China.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Thiago A.
1 ano atrás

A China é neutra diplomaticamente e dá apoio pleno a Rússia geopoliticamente.

Realpolitik!

Patrício
Patrício
Reply to  Ze das Couve
1 ano atrás

A Ucrânia quer recuperar Kherson e Donetsk.
Em Kherson foram massacrados.
Ontem em Peski (Donetsk) foram derrotados.
Conseguiram um avanço em Kharkov que é uma região secundária para os russos e tinha muito pouca gente
E mesmo assim foram parados em Liman.
Se essa era a grande ofensiva esperada para agosto/setembro em que mobilizaram tudo o que tinham, os resultados foram de acanhados a razoáveis.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Os russos tem plena consciência histórica. Ao contrário de outros que estão fazendo o revisionismo mais infame (apoiando neonazistas) da História contemporânea. Ao longo da imensa História da Frente Oriental na Grande Guerra Patriótica e agora recentemente desde fevereiro os russos já fizeram várias correções táticas e estratégicas em campo; óbvio que erros são cometidos; nenhum planejamento é “mágico” de prever toda dinâmica dos Teatros de Operações; no entanto, os russos tem histórica resiliência de aprenderem rápido com os próprios erros e fazerem as correções necessárias. Os ucranianos avançaram na área de menor densidade de tropas russas e das Milícias… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Nuk77
Ze das Couve
Ze das Couve
1 ano atrás

Em quatro dias os ucranianos avançaram mais do que os russos em três meses. É muita incompetência por parte do Putin.

Munhoz
Munhoz
Reply to  Ze das Couve
1 ano atrás

Não costumo comentar muito pois aqui tem muita torcida, eu particularmente não tenho lado nesta guerra, porém oriento os colegas a terem um pensamento mais aberto em algumas questões : Os russos estão operando com apenas uns 160 a 200 mil homens naquela região contra uns 600 mil ucranianos ! Os russos recuaram “acertadamente ” ao invés de acabarem cercados e sofrerem com rendinções e baixas severas, ao contrario dos ucranianos ! Como já disse em outros comentarios os 2 lados envolvidos nesta guerra são relativamente bem treinados, muito diferente da situação enfrentada pelos EUA em suas incurções no Iraque… Read more »

Marcos Silva
Marcos Silva
Reply to  Munhoz
1 ano atrás

Azar deles! A Ucrânia estava na dela. Os russos não tinham direito algum de invadir. Não “torço ” pra ninguém,mas tenho um lado: Ucrânia. Russo bom é russo morto.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Marcos Silva
1 ano atrás

Na dela?

Vai estudar querido!

Começando pelo Golpe de Maidan!

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Golpe… Ah meu Deus… Faz o favor e para de poluir o site.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Golpe de base neonazista, diga-se!

Marcos Silva
Marcos Silva
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Fala “Golpe”: já sei que é retardado!!!
Vai lava essa cara!

Nuk77
Nuk77
Reply to  Marcos Silva
1 ano atrás

Qualquer um fora da bolha da mídia do EUA/OTAN sabe disso.

O Euromaidan pra vocês tem como referência Netflix e etcs!

Esse é o nível.

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Sim… conte mais, como é que o Yanukovych iria governar a Ucraina fugindo do cargo ? Porque ele não esperou para lutar contra o eventual impeachment?Yanukovych havia se afastado do cumprimento de seus deveres. A resolução afirmava que, devido ao fato de Yanukovych ter parado inconstitucionalmente de cumprir seus deveres presidenciais, a Rada convocaria eleições presidenciais antecipadas, como é seu direito. Nada na constituição ucraniana proíbe o parlamento de aprovar tal resolução, que tem plena força legal. O fantoche do Kremlin fugiu, como toda boa marionete covarde, depois de ter massacrado centenas de manifestantes . Dezenas foram baleados pela Berkut… Read more »

Nuk77
Nuk77
Reply to  Thiago A.
1 ano atrás

Repetindo a narrativa falsa oficial!

Esses manifestantes, assim como dezenas de policiais, foram mortos por neonazistas do Svoboda e Setor Direito!

Com armas de caça!

Atestado por perícia, que obviamente jamais será vista na mídia de EUA/OTAN!

Tu só repete essa narrativa, como esperado.

rui mendes
rui mendes
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Golpe de Maidan???
Dado pela própria população e contra um presidente fantoche Russo, és mesmo a voz do teu dono.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Munhoz
1 ano atrás

Munhoz, mas se a Rússia invadiu com poucos homens o problema é dos próprios russos, está claro que o Putin subestimou os ucrânianos, quando um país quer levar a guerra para um outro país, esse tem que chegar com tudo, e não aos poucos como a Rússia fez e continua fazendo, Zelensky e sua esposa até pose para revista de moda fizeram, isso em plena guerra, sinal que Zelensky está muito confortável com a situação, a Rússia não colocou pressão o suficiente, e isso é um grande erro.

Jota Ká
Jota Ká
Reply to  Munhoz
1 ano atrás

A mente precisa estar aberta para melhor análise do contexto, com certeza. Por isso vai aí uns contrapontos. Penso que estes 200 mil militares russos na Ucrânia é o limite possível na “operação militar especial”. Para aumentar isso, só com decretação de guerra, o que o putin tem evitado, por receio de revolta na sociedade russa. O recuo não é tão catastrófico como o cerco, mas é desmoralizante se feito às pressas, abandonado muito material, como tem ocorrido. Ambas as partes têm pessoas com capacidades técnicas semelhantes, é verdade, mas a motivação e a moral de quem luta pela sobrevivência… Read more »

Maurício.
Maurício.
Reply to  Jota Ká
1 ano atrás

“mas é desmoralizante se feito às pressas”

Lembrei desse vídeo: 🤦🏻‍♂️

https://www.instagram.com/reel/CiVph2AMGpk/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Capa Preta
Capa Preta
Reply to  Munhoz
1 ano atrás

A Rússia tem recursos financeiros e materiais para manter,equipar,municiar e alimentar um contigente maior do que este? Parece que não

Munhoz
Munhoz
Reply to  Capa Preta
1 ano atrás

Na verdade nós devemos aguardar, não sabemos o que está acontecendo!
Pode ser que os russos ruíram e irão fugir, como pode até ser uma armadilha

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Munhoz
1 ano atrás

Não me parece uma armadilha devido a quantidade de equipamento e munição abandonada, além das perdas de pessoal em retiradas desordenadas. Perderam Izyum e um importante entroncamento ferreo.Pelo que vi os Russos foram egocentricos e julgaram a força ucraniana incapaz de atacar em outros pontos do front. Esse pecado fez eles concentrarem forças em Kherson e na região de Zaporiza deixando o Donbass quase todo desguarnecido de reforços.

Augusto
Augusto
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

Não sei não, mas acho que os dia de Putin Kremlin estão contados, essa “operação especial” está sendo fracasso gigantesco para a Rússia, duvido que o regime irá sobreviver depois disso. Putin cometeu um erro muito grande ao subestimar os ucranianos. Não era necessário ataca-los em fevereiro (para manter o status quo era só continuar mantendo a pressão em Donbass), mas caso realmente fosse necessário atacar a Ucrânia mesmo, a Rússia deveria ter feito a mobilização geral depois das primeira semanas da ofensiva (quando o elemento surpresa foi perdido). Foi tolice por parte dos russos, achar que iriam conseguir conquistar… Read more »

Nuk77
Nuk77
Reply to  Munhoz
1 ano atrás

Essa Guerra sempre foi Rússia contra a Ucrânia + OTAN. Desde 2014. Os EUA nunca enfrentou nada perto disso. Muito menos seus capachos europeus da OTAN. Hoje, no mundo real, a maior parte do arsenal de origem soviética, ucraniano e recebido da OTAN até fevereiro foi destruído! A elite das FAs ucranianas, Guarda Nacional e Forças de Defesa “Territorial” (basicamente neonazistas e mercenários estrangeiros) foi morta, ferida ou capturada nas frentes de combate. E o que é fornecido pela OTAN uma fração chega nas frentes efetivamente! O resto é destruído em trânsito, sofre desgaste excessivo por má utilização, acaba no… Read more »

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Munhoz
1 ano atrás

Tudo bem Munhoz, seus pontos são plausíveis e, em certo ponto, reais. Mas, na realidade das coisas, essas constatações valem de que? Só evidenciam uma falha na estratégia russa. São repercussões extra TO, que deveriam ser calculadas pela força agressora. Ninguém vai pra guerra sem calcular as consequências políticas e econômicas. Assumiram o risco. Da mesma forma, a OTAN, majoritariamente composta por europeus, está assumindo o risco na questão energética, visto ter ficado escancarado que deixaram essa questão virar uma arma política/militar nas mãos do Putin. Os europeus estão enfrentando e continuarão enfrentando dificuldades. Mas, pelo que se notícia, estão… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Felipe Morais
Andre
Andre
Reply to  Munhoz
1 ano atrás

Em 1991 o exército iraquiano era muito brm treinado e experiente, depois de uma década de combates com o Irã. Tinha grandes quantidades de t72 – que já naquela época ejetava sua torre a qualquer espirro e em campo de batalha mostrou sem a ruindade que vemos na Ucrânia, mas culparam onoperador – e muitos mig29, mig25, mig23. Se a Rússia iniciou essa guerra sem avaliar as consequências diplomáticas e sem ter nenhum aliado ao seu lado, sem moblizar tropas suficientes para atingir seus objetivos e sem avaliar corretamente seu adversário, foi por total incompetência única e exclusiva dela. Nem… Read more »

Nuk77
Nuk77
Reply to  Andre
1 ano atrás

Coalizão, como esperado, que não teve coragem de invadir o Iraque!

Só depois de 12 anos de sanções que foram Crimes Contra a Humanidade!

Andre
Andre
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Como bom putinzete descolado da realidade vive em um mundo de fantasias e ignora os fatos, pois apenas assim suas fantasias fazem sentido.

O iraque foi invadido sim em 1991 e a invasão foi interrompida apenas após o Iraque aceitar os termos impostos pela coalizão.

E formar uma coalizão não é uma questão de coragem ou covardia, é uma questão de inteligência, coisa que claramente seu amado líder russo não tem, já que não há um unico país ajudando diretamente a Rússia nesse vexame que ela está passando na Ucrânia.

rui mendes
rui mendes
Reply to  Munhoz
1 ano atrás

Ainda bem que avisas que não tens lado …

Patrício
Patrício
Reply to  Ze das Couve
1 ano atrás

A Ofensiva já parou.
Liman é nossa.

t.me/intelslava/36868

mac
mac
Reply to  Patrício
1 ano atrás

“A Ofensiva já parou.
Liman é nossa.”

Nossa, como? O Brasil entrou na guerra?

Thiago A.
Thiago A.
1 ano atrás

já já o meme virá realidade …
A suposta superpotência, na tentativa de rediscutir e reestabelecer as áreas de influência, deu o passo maior que as pernas, se iludiu de ser merecedora do mesmo status de superpotência e ter esse status reconhecido por Washington.

Esse tentativa periga acelerar o próprio declínio…

O sábio reconhece o próprio limite e aguarda o seu o momento.
O sábio não utiliza a marreta onde é necessário um cinzel e um trabalho de anos, talvez décadas.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Thiago A.
1 ano atrás

Como já dito, este é o fim da Rússia como potência global, em algum futuro será o “posto de gasolina” da China que avançará para cima das matérias primas pois morre de medo de um bloqueio naval em um possível futuro conflito.

Heinz
Heinz
1 ano atrás

Eu particularmente não acreditava que seria possível uma contraofensiva tão ampla por parte dos ucranianos. Eles ficaram semanas bombardeando a frente de kherson e suas pontes fazendo com que os russos levassem muito pessoal e equipamento de outras zonas para lá, de Kharkiv, Melitopol e de Donestk, então os ucranianos se lançaram ao ataque em kherson e conseguiram recuperar alguns territórios a custa de muitas vidas, entretanto aproveitando o embalo atacaram em várias direções em kharkiv com avanços impressionantes, muito rápidos, uma verdadeira Blitzkrieg, colocando em risco de cerco mais de 10 mil soldados russos em Izyum. A quantidade de… Read more »

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Heinz
1 ano atrás

Olha segundo o que vi a ordem de retirada é formar uma linha defensiva na cidade de Svatove, porem o sentido que as tropas estão indo está mostrando que o recuo é para Luhansk, incuindo a retirada de tropas de Lysychansk se isso se concretizar significa que as forças russas tiveram grandes perdas e estão abandonando terreno considerado indefensável.

Satyricon
Satyricon
Reply to  Heinz
1 ano atrás

Segundo informações, o comando da OTAN emitiu uma carta de repúdio, pois o Kremlin vem, inadvertidamente, tomando o posto de maior fornecedor de armamentos e suprimentos aos Ucranianos.

Um Lend-Lease Russo.

Os países membros da OTAN estudam agora como proceder com essa “inversão de papéis”.

mac
mac
Reply to  Satyricon
1 ano atrás

“o Kremlin vem, inadvertidamente, tomando o posto de maior fornecedor de armamentos e suprimentos aos Ucranianos.”
Hilário, é por aí mesmo!!!

Augusto
Augusto
Reply to  Heinz
1 ano atrás

Realmente um obra prima tática e organizacional por parte dos ucranianos, e assim que se faz guerra, não ataques antiquados de artilharia, guerra e movimento e velocidade, manobras de envolvimento e de cerco, não ataques frontais, não existe isso de conduzir uma operação militar sem ter metas e prazos par sua conclusão.

Os Ucranianos estão de parabéns com a forma que conduziram essas duas operações em simultâneo.

Hcosta
Hcosta
1 ano atrás

O que é uma vitória Russa? Desmilitarização: falhou e até levou a um aumento nas forças armadas “Desnazificação”: ou seja, impor um governo fantoche, também falhou com a união do país para derrotar os Russos. Proteger as etnias: nunca foi esse o objetivo. Aliviar as sanções: só aumentaram. Impedir a expansão da OTAN: falhou, unificou os países e levou ao aumento dos orçamentos militares. Chantagem económica: teve um grande impacto mas sem consequências nas sanções e levou à procura por outras fontes de energia e outros produtos. Talvez fiquem com a Crimeia mas perderam, por muito tempo, qualquer influência que… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Hcosta
Henrique
Henrique
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Vão ficar sem a Cirmeia. Ucrânia saiu daquele acordo lá de Minsk, a negociação vai ser a fronteira de 1991

Hcosta
Hcosta
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Isso nem é uma negociação, é uma imposição da Ucrânia pressupondo a derrota total da Rússia.

Se essa for a única forma de acabar com a guerra, temo que vá durar ainda muito tempo…

Nuk77
Nuk77
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Quem irá determinar o fim dessa Guerra é a Rússia! Nos seus termos.

Ponha isso na sua cabeça enquanto paga a conta de energia!

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

A gente mora no Brasil, a nossa conta de energia não depende da porcaria do gás Russo. Aliás, essa guerra tá indo cada vez mais contra os objetivos Russos. Agora faz o favor e parar de falar abobrinha sem provas.

Marco Venâncio
Marco Venâncio
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Essas putinetes são muito hilárias.

Ficam vendo no Telegram como argumentar contra Europeus mas esquecem e copiam, mas esquecem que aqui é outro continente.

Ai acabam fazendo como o camarada Nuk77 ali, defecando pelos dedos.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Marco Venâncio
1 ano atrás

Comentário esperado de brAzicano.

Não sou eu que tenho que limpar os dedinhos e teclado…

Nuk77
Nuk77
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

O que tu acha que basila os preços dos combustíveis no país? Ainda mais com a política ultra entreguista desse governo?

Contra os interesses russos? Onde?

Dê uma olhada na Europa-OTAN para ver quem se * lindo contra os próprios interesses como colônia dos EUA.

É rir alto o que se lê aqui de braZicanos e portucanos.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Os preços da gasolina no Brasil estão caindo tem pelo menos um mês. Grato pela preocupação. Agora pode ir embora.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

E porque tu acha esperto? Apenas política eleitoreira!

mac
mac
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Boa!!!

Hcosta
Hcosta
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Para isso tem de derrotar a Ucrânia.

E acha que volta tudo ao mesmo? “Business as usual?”
Pelo menos já não contribuo para financiar a guerra Russa. Apesar de pagar mais…

Nuk77
Nuk77
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Ri alto dessa!

Slava Ukraina! Inflação recorde, conta de energia explodindo, indústria quebrada no meio, grande convulsão social e recessão histórica nos próximos meses!

Estão realmente de parabéns! Tudo será culpa dos russos! Não de serem vassalos, completas colônias controladas de Washington!

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Blz papagaio. Mas tu só tem esse discurso? Tá ficando velho, não tem um novo não? Vocês são vassalos dos EUA, Vocês são vassalos dos EUA, Vocês são vassalos dos EUA, Vocês são vassalos dos EUA, Vocês são vassalos dos EUA, Vocês são vassalos dos EUA, Vocês são vassalos dos EUA, Vocês são vassalos dos EUA, Vocês são vassalos dos EUA, Vocês são vassalos dos EUA, Vocês são vassalos dos EUA, Vocês são vassalos dos EUA, Vocês são vassalos dos EUA, Vocês são vassalos dos EUA, Vocês são vassalos dos EUA, Vocês são vassalos dos EUA, Vocês são vassalos dos… Read more »

Nuk77
Nuk77
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Eu reafirmo o que as coisas são.

A ideologia de vocês, braZicanos e portucanos, é serem capachos dos EUA em detrimento dos Interesses e Soberania Nacional.

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

e Voce putinete é ser capacho de Putin e Xi em detrimento do Interesse e Soberania Nacional.

Last edited 1 ano atrás by Wellington jr
Nuk77
Nuk77
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

Quem nos sabota não é Rússia e China! Muito pelo contrário, sempre atuaram numa agenda multilateral, de cooperação e integração!

Mas não adianta falar o óbvio, História e Geopolítica, para vira latas e colonizados que desejam ser um gusanos debaixo das botas dos EUA.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Para de mentir que é feio! Os Russos já sabotaram nossa carne várias vezes alegando violação sanitária levando a uma paralisação na exportação. Os chineses fizeram a vale construir mega cargueiros de minério de ferro em estaleiros chineses depois proibiu os mesmos de adentrarem os portos chineses. Os chineses já enviaram navios para afundar barcos pesqueiros brasileiros e fizeram pesca de arrasto no período de defeso nas águas brasileiras. Você só tá mandando os russos por causa do veto no conselho da ONU, só esqueceu que eles também são os maiores desmatadores do mundo. Aliás aqui no Brasil não chegamos… Read more »

Nuk77
Nuk77
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Tu não tem a mínima ideia do que está falando! Os problema sanitário de nossos “idôneos” frigoríficos foram reais. Tu acha que todo mundo tá * para saúde públcia (como aqui) para liberar comida com problemas sanitários e agrotóxicos cancerígenos até o talo? O agropecuário brasileiro extensivo sempre foi mercenário. Exportações recordes, com isenção fiscal paga pelo Estado brasileiro enquanto mais de 30 milhões de brasileiros passam fome! A Vale, privatizada num dos mais crimes lesa-pátria do país, unilateralmente construiu esses navios no exterior, registrados em bandeira estrangeira (!) para tirar do mercado armadores chineses, seu maior importador! Os chineses… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Nuk77
mac
mac
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Os chineses enviaram navios para afundar navios pesqueiros brasileiros? Fonte?”

https://www.naval.com.br/blog/2018/11/23/guerra-do-atum-barco-brasileiro-e-atacado-por-embarcacao-chinesa-em-alto-mar/

Nuk77
Nuk77
Reply to  mac
1 ano atrás

Isso é “PLAN”?

Fonte: op9

Obs.: Já ouvir falar de 5ª Frota da US Navy? E das bases britânicas no Atlântico Sul?

Obviamente para vocês que defendem EUA/OTAN isso não é problema alguma!

Devem ser para pesquisar sobre “baleias”…

Por pura coincidência são justamente os países que contestam a Soberania dos países Sul Americanos no Atlântico Sul!

Ivan
Ivan
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Wellington Jr. . Vc está debatendo com um Troll. . Observe a linguagem hermética, pré-programada. Pode ser financiado por Moscou, ou não, mas não vale a pena gastar tempo com esse tipo. . As vezes aparece por aqui alguns “agentes” bem informados acerca das armas, veículos e formações russas, facilmente identificáveis, mas que vale a pena debater por que eles tem o que informar. Eu mesmo já discuti algumas vezes com alguns, o que foi ótimo para aprender um pouco mais sobre os equipamentos russos, as ordens de batalha e outros detalhes que apenas eles tem. Entretanto, quando é um… Read more »

HLopes
HLopes
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

A Ucrânia vai ganhar esta guerra e no final vai aderir à NATO, pode colocar isso na sua cabeça.

Nuk77
Nuk77
Reply to  HLopes
1 ano atrás

É, 85% do mundo fora da bolha de capachos dos EUA está vendo!

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Até porque a Asia compoe boa parte da humanidade e a India e China possuem quase metade da população mundial e ambas replicam noticias pro moscou. Acho que seu argumento é ruim que chega a doer as vistas.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

Não meu caro, defendem os próprios Interesses e Soberania Nacional!

Coisas renunciadas automaticamente por quem adere a Política de Estado dos EUA!

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Cara menos, bem menos, tu já tá parecendo um lunático daqueles que ninguém gosta de chamar para o churrasco pois escuta uma palavra bonita e fica repetindo pra todo mundo e olha pra caixa de som e fala que é produto imperialista americano. Você fala em Interesses e Soberania nacional ao mesmo tempo que defende a Invasão e extermínio de uma nação independente e soberana por outra nação que faz tudo que você tanto critica. Ou você acha que os Russos não estão sendo imperialistas, gananciosos e crueis ao invadir a Ucrania e matar o seu povo? Oras deixa de… Read more »

Nuk77
Nuk77
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

De novo: analfabetismo puro em História e Geopolítica!

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Tu nem sabe o que é Holodomor e vem querer discutir história, só um lunático que acha que sabe tudo, mas só demonstra que é um desonesto intelectual.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Holodomor é revisionismo barato cuja fontes são nacionalistas ucranianos (imensa maioria nazistas e neonazistas), yankees, canadenses (o maior refugio de nazistas ucranianos no pós Segunda Guerra Mundial!) e britânicos!

Vai falar de “campos de concentração uigur” também?

Como são previsíveis…

Nuk77
Nuk77
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Holodomor é revisionismo barato cuja fontes são nacionalistas ucranianos (imensa maioria nazistas e neonazistas), yankees, canadenses (o maior refugio de nazistas ucranianos no pós Segunda Guerra Mundial!) e britânicos!

Vai falar de “campos de concentração uigur” também?

Como são previsíveis…

Nuk77
Nuk77
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

História ou estória? Isso é revisionismo barato!

Do mesmo tipo de “uiguris” na China… Que tu não sabe o nome da Província…

HLopes
HLopes
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Pode crer, até os Chineses estão a fazer boas piadas com os palermas dos russos.

Nuk77
Nuk77
Reply to  HLopes
1 ano atrás

Fonte? Recorte postado por Victor Filipe?

Ridículo.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Aham

mac
mac
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Boa!!!!

Ivan
Ivan
Reply to  HLopes
1 ano atrás

Caro Lopes,
.
A mesma sugestão que fiz para o Wellington Jr.,
repito para o amigo.
Não alimente os Trolls !!!
.
Quanto a possível adesão da Ucrânia à OTAN,
acredito que será muito difícil nos próximos anos.
Creio que a Ucrânia conseguirá expulsar os invasores
ORCs russos de suas terras. Contudo, vai demorar.
.
Forte abraço,
Ivan, um antigo infante.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Ivan
1 ano atrás

Troll para vocês = qualquer que pense fora da bolha da narrativa pró-EUA/OTAN.

Henrique
Henrique
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

“qUeM IrÁ DeTeRmInAr o fIm dEsSa gUeRrA É A RúSsIa! NoS SeUs tErMoS. PoNhA IsSo nA SuA CaBeÇa”
.
.
KKKKKKKKKKK vai ganhar a guerra entregando os territórios capturados? é um bom termo então kkkk
pra Ucrânia que é a dona legitima daqueles territórios

Bosco
Bosco
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Sem falar a exigência de indenização, a retirada do Putin do poder e a condição dele ser julgado na Ucrânia por crimes de guerra e contra a humanidade.

Last edited 1 ano atrás by Bosco Jr
mac
mac
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

“Quem irá determinar o fim dessa Guerra é a Rússia! Nos seus termos.
Ponha isso na sua cabeça enquanto paga a conta de energia!”

Cara, isso já é doença…

Nuk77
Nuk77
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Comentário esperado!

Os acordos de Minsk nunca foram respeitados por Kiev, via Washington!

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

O cara tá delirando, alguém tem remédio pro coitado?

Marcos Silva
Marcos Silva
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Chama-se gato-morto. Bate com um gato morto nesse infeliz até o gato miar.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Marcos Silva
1 ano atrás

O único gato morto aqui se chama regime de Kiev fantoche dos EUA/OTAN.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Isso se chama História e Geopolítica.

Coisas que não existem na visão de mundo braZicana.

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

historia e gopolitica, ta precisando mesmo, mas antes passa no psiquiatra para te receitar novos remedinhos pois a dose ta baixa.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

História e Geopolítica que vocês, braZicanos e portucanos, são absolutos analfabetos.

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Cara você é tão quadrado que vem com o acordo de Minsk firmado em 2014 alegando que foios ucranianos que violaram primeiro, sendo que os russos ao invadir e anexar a Crimeia violaram o memorando de Budapeste que é de 1994, provando mais uma vez que não são dignos de confiança, nem vou falar da Moldavia e Georgia pois já está claro aqui que o imperialista nessa historia é a Russia e não a ucrania. Vai tomar seu remedinho, apedeuta.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

Repetindo as mesmas bobagens de antes.

Tu não tem a mínima ideia do que estão falando!

Com certeza nunca ouviu falar desse Memorando ou Acordos fora o que viu muito recentemente, quiça hoje no google, na narrativa dos EUA/OTAN!

E nem adianta dizer para voltar a Euromaidan, começou de tudo, que vai repetir a falácia rasa que foi “revolução do povo ucraniano” (= mudança de regime dos EUA com base em ação de grupos neonazistas!).

Satyricon
Satyricon
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

A Rússia por acaso respeitou um ÚNICO tratado assinado com a Ucrânia?

Nuk77
Nuk77
Reply to  Satyricon
1 ano atrás

Todos.

Até o ponto que voi que era inútil tentar negociar com um regime fantoche em vias de mais uma grande operação de crimes de guerra no Donbass.

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Mentira! em 2014 violaram o Memorando de Budapeste ao invadir a Crimeia!

Nuk77
Nuk77
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

Vai repetir até quando coisas que não tem a mínima ideia?

2014 = Golpe do Euromaidan.

Cujos agentes de vanguarda em Kiev eram grupos neonazistas como o Svoboda e Setor Direito!

Cujos militantes mataram policiais e manifestantes com armas de caça!

Cuja história e perícia jamais será vista na mídia de EUA/OTAN!

Tu só repete essa narrativa, como esperado.

Last edited 1 ano atrás by Nuk77
Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Cara vai repetir essa ladainha mesmo? A Rússia invadiu a Criméia e violou o Memorando de Budapeste quer você queira ou não é esse o Fato! Quem violou o Memorando foi a Rússia e não a Ucrania. O Euromaiden é o que o movimento de Hugo Chávez foi e a revolução de Fidel foi, ambas financiadas e apoiadas por Moscou. E aí vai me dizer que legítima os EUA invadir a Venezuela ou Cuba?

Nuk77
Nuk77
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Tu não tem ideia de nenhum desses assuntos.

Só repete essa narrativa rasa.

Eu já respondi antes e não vou repetir.

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

Na realidade bem antes de 2014. Ingerência na política interna, subornos e chantagem econômica/energética ( boicote e represálias comerciais) eram práticas consolidadas e lesivas da soberania ucraniana que a Rússia tinha prometido não violar de maneira alguma. 2014 foi só o fim da picada, quando percebeu que todos esses subterfúgios não eram mais suficientes para controlar a Ucrânia.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Thiago A.
1 ano atrás

Eu tinha me esquecido desses pedaços, obrigado pelo complemento Thiago.
Os caras tacaram m* pra cima e reclama que caiu na cabeça. Ainda querem culpar os outros pela própria khda. O que acho mais engraçado é o que o fulano aí arrota toda hora sobre soberania e ao mesmo tempo justifica a invasão por parte dos Russos. É muita hipocrisia. Pra mim já deu, não tenho paciência para discutir com desonesto intelectual.

Bosco
Bosco
Reply to  Thiago A.
1 ano atrás

A tática desse sociopata é desqualificar o interlocutor. Desiste!
Ele é do grupo da “ciência” que viu 32 mil pessoas no 7 de setembro.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Falou o “mestre” do braZicanos…

Que vergonha alheia…

Pedro
Pedro
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Com ctz a Rússia é boa em cumprir acordos…kkkkkkk
Essa sua revolta não muda a realidade.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Narrativa pró-OTAN na veia, como esperado.

A Rússia está progressivamente libertando as áreas que interessa, destruindo as FAs ucranianas e sua elite militar!

Está mais forte que nunca.

Enquanto isso a Europa vai para o buraco pelas próprias sanções que aplicou como boa colônia e bucha de canhão dos EUA.

É de rir as fantasias dessa narrativa mágica pró-OTAN (capachos e buchas de canhão da Política de estado dos EUA).

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Repita isso até se convencer, afinal a negação é uma das fazes para aceitar a verdade.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

Falou de si.

Os únicos que negam a realidade por aqui, desde 24/02/2022 são os braZicanos e pró-OTAN.

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

A unica realidade é que a Russia está fazendo exatamente o mesmo que os EUA fazem e é isso que os tornam tão piores quanto os EUA.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

Essa afirmação só na cabeça de um absoluto analfabeto em História e Geopolítica elementares!

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Aprendeu a escrever em negrito energúmeno.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

Tu é típico brAZicano. Um analfabeto completo em Ciências Humanas elementares e com sérios problemas de identidade e afirmação.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Você é um típico putinete, grave problema cognitivo, é brasileiro, se chama Antônio Reis Silva e ainda acha que tem descendência Russa ou chinesa.

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Será que é ele mesmo? O Antônio podia ser tudo, mas nunca foi desrespeitoso, grosseiro e possesso desse jeito. Se for é um caso sério, algum transtorno de personalidade múltipla .

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Depois do tanto de item militar que a Ucrânia pegou dos Russos a Rússia passou a ser a maior apoiadora do exército Ucraniano, todo mundo aqui tem fontes, links, fotos e etc provando o ponto de que a Rússia FALHOU nessa semana e você não tem nada. Todos os países da Europa estão com reservas de gás acima de 80% PELO MENOS, usinas de carvão estão sendo reativadas, gás sendo importado de OUTROS fornecedores e reatores nucleares sendo mantidos, o inverno vai ser complicado mas não será um apocalipse pra Europa. Mas e suas fontes? Cadê seus links? Suas informações?… Read more »

Nuk77
Nuk77
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Fonte: mídia dos EUA/OTAN ou e/ou satélite.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Então responda à minha pergunta.
O que é uma vitória Russa e como está mais perto de o atingir?

Nuk77
Nuk77
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Que tal começar por uma coisa chamada mapa? Quem está ganhando e ganhará é a Ucrânia, né não? Quase todo arsenal de origem soviética e ucraniano (cuja indústria de defesa não existe mais – by Kalibrs, Iskanders, Khinzals, etcs), material da OTAN (o que chega na frente efetivamente, estimado inclusive por analistas pró-OTAN em 1/3) e todas unidades profissionais com experiência em combate das Forças Armadas Ucranianas, Guarda Nacional e Forças de Defesa Territoriais (reservistas, paramilitares, “voluntários” nacionais e mercenários estrangeiros) estão sendo destruídos e aniquilados nas frentes de batalha de Kharkov a Kherson… Em pouco tempo a OTAN não… Read more »

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Mundo real que você criou na sua cabeça né?
Pois os Mapas replicam uma realidade completamente diferente, quem recua nesse momento são os russos abandonando equipamentos e munição, fogem com soldados de infantaria empilhados sobre os tanques sendo atacados por soldados em solo.
Perderam Izyum e Kupiansk o que significa que a linha de suprimentos vindo de Belgorod foi cortada!
Taticamente é um desastre para as defesas russas e é eminente o risco da perda de Lyman e há risco de perderem cidades que sofreram para tomar devido a falta de reservas para aumentar o contingente na linha de defesa.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

Perderam? Mesmo? Isso é de novo “território ucraniano” tanto quanto um motorista é dono do asfalto que estacionou o carro na rua!

Rogério
Rogério
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

surto, so pode!!!

Pedro
Pedro
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Mais uma super tática russa de avanço para trás então depois de “destruir”o exército ucraniano.

Last edited 1 ano atrás by Pedro
NashArrow
NashArrow
1 ano atrás

Acabou de sair a gravação de um soldado ucraniano aniquilando vários orcs… tudo filmado em primeira pessoa

https://twitter.com/Blue_Sauron/status/1569022767131131904?s=20&t=Hc3oxhIMfQxr-tjl9Cd9HA

NashArrow
NashArrow
Reply to  NashArrow
1 ano atrás
Alfa BR
Alfa BR
Reply to  NashArrow
1 ano atrás

Infantaria bem treinada e adestrada.

Mercenário
Mercenário
1 ano atrás

Faltou ao articulista desenvolver mais o aspecto da alegada vantagem tática russa:

“Dito isso, apesar do avanço da contraofensiva ucraniana, os russos ainda possuem a vantagem tática, mas politicamente vêm perdendo, conforme evidencia o pedido de ingresso de Finlândia e Suécia para a Otan”.

O que se tem notícia é da completa desorganização da defesa russa no oblast de Kharkiv e uma retirada apressada e desordenada, perdendo em dias terreno que haviam obtido em semanas ou até meses.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Mercenário
1 ano atrás

Faltou?

Todas fontes deles são pró-EUA/OTAN!

Incluindo, ridiculamente, mídia europeia de nível tablóide!

Por favor!

Se colocarem a imagem de um ucraniano num unicórnio na frente no Donbass os braZicanos e portucanos irão dizer que cavalo com um chifre existe!

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Se colocarem a imagem do Putin curando doenças vocês iriam fazer um altar e peregrinariam até Moscou todos os anos. Você pode ter seu conhecimento, mas devido ao seu fanatismo cego, tudo que você fala cai por terra devido a sua hipocrisia ao apontar o dedo e fazer exatamente o que você julga os outros de fazer.

_RR_
_RR_
1 ano atrás

E mais uma vez, a realidade joga uma bigorna da cabeça dos que insistem em desprezá-la… Os fatos estão aí, simples e cristalinos. Complementando o que foi dito sobre Clausewitz, a história está recheada de exemplos desse “efeito reverso”. Quando se usa poderio militar, isso deve ser feito sempre com forças suficientes para garantir seu objetivo de forma o mais rápida o possível, de modo a minimizar os traumas a população civil e impressionar a liderança adversária de uma tal forma a que esta ceda rapidamente. Em suma, força e velocidade. E não foi o que observamos na Ucrânia… A… Read more »

Nuk77
Nuk77
Reply to  _RR_
1 ano atrás

Realidade para braZicano e portucano = unicórnio da OTAN!

Fernandonp
Fernandonp
1 ano atrás

“Never bet against America”

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
1 ano atrás

Estão fugindo que nem ratos, deixaram um monte de MBTs para a Ucrânia

https://twitter.com/i/status/1568900351494873088

Nuk77
Nuk77
Reply to  SmokingSnake 🐍
1 ano atrás

Twitter? Que mais? Instagran e Facebook? Todas redes e contas pró-Ucrania!

Vai ser divertido ver o choro ou silêncio braZicano daqui umas semanas.

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Cara deixa de ser chato, até o intelslava está criticando as ações russas.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

Eu lido com realidade. Não os desejos molhados de braZicanos e portucanos.

A pseudo ofensiva terminará no óbvio: em perdas catastróficas para os ucranianos.

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Realidade que você cria sonhando com seu macho Putin né?

Nuk77
Nuk77
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

Esse é o nível de vocês.

Desejos reprimidos? Procure um analista. Será mais feliz.

Last edited 1 ano atrás by Nuk77
Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

O nível é o seu, tem tara em ditador.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Sou muito bem resolvido.

“Sentar no colo”, “tara” e outras insinuações de caráter sexual em geral pelo visto é teu vocabulário usual…

Explica muita coisa…

Caio Cipriano
Caio Cipriano
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Daqui umas semanas? Não era em 3 dias, a contando a partir de 24/02/2022?

Nuk77
Nuk77
Reply to  Caio Cipriano
1 ano atrás

Pra quem?

paulof
paulof
1 ano atrás

Se a ENI conseguir firmar seus planos de 2025 será das grandes firmas petróleo (energia) a que se sairá melhor no mundo da esteira da invasão russa a Ucrânia, só próximo ano podem ser 22 bilhões metros cúbicos de gás a mais, eu chutaria que será mais com embarques de LNG do Egito.

paulof
paulof
Reply to  paulof
1 ano atrás

Eles têm uma projeção de investir 4,5 bilhões de euros por ano até 2026, ligar um gasoduto africa do norte até a França (o problema ali são os franceses) e mais “pontos” de LNG em portos espanhóis, franceses e italianos, além disso tem os megacampos para sair do Egito (Zohr descobriu-se em 2015), e o de Moçambique, já os do Qatar, Algeria e Congo parecem já prontos para enviar o gás, em 2025, eles devem ter uma produção suficiente para cobrir todas as necessidades europeias. tudo isso anunciado em uma grande conferência semana passada pelo CEO Cristian Signoretto.

Henrique
Henrique
1 ano atrás

KKKKKKKKK

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Pega fogo cabarovski!

Waldir
Waldir
1 ano atrás

Boa tarde. O mapa do blog já está desatualizado. Dinâmica grande acontecendo diariamente por lá.
Quem quiser acompanhar pode ver por aqui. Excelente

http://liveuamap.com/

Waldir
Waldir
1 ano atrás

Xingsssss cadê vc ??????

Kkkkkkk

Artur
Artur
Reply to  Waldir
1 ano atrás

Está participando do resgate do Moskva…

Marcos10
Marcos10
Reply to  Artur
1 ano atrás

Tem de dizer para ele que ”aceita que dói menos.”

Alexandre Cardoso
Alexandre Cardoso
Reply to  Artur
1 ano atrás

kkkkk

Alexandre Cardoso
Alexandre Cardoso
Reply to  Waldir
1 ano atrás

Deve ter recuado para Moscou, … assim que se instalar em um lugar bem seguro, ele começará a latir novamente … agora deve estar comemorando com o PUTON como tudo está indo conforme o planejado … kkk

Henrique
Henrique
Reply to  Waldir
1 ano atrás

ja mudo de nome, agora é o “Nuk77” kkkkkkkk

Bosco
Bosco
1 ano atrás

Toda a retórica dos russófilos mostrou-se o que era de fato. Simples narrativa. Uma leitura deliberadamente equivocada da realidade com finalidades outras que não a de expressar a verdade mas sim o que se deseja ser verdade de todo o coração. Seria romântico se não fosse patético. Há 20 anos vemos eles infestarem os blogs e fóruns de discussão sobre “defesa” fazendo ressoar as mais diversas sputinices mas todo o poderio bélico russo cantado em prosa e verso se mostrou tão real quanto à habilidade do Putin em jogar xadrez 7D. Apenas uma enganação bem elaborada feita pelos revolucionários de… Read more »

Rogério
Rogério
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Ainda no post anterior, alguns comentarios infantis sobre os Apaches na Polonia: .

Firulas e mais firulas. Todo mundo sabe que uma saraivada de Iskanders acaba com isso aí.”

“Se vai sair debilitado eu não sei, mas que os artilheiros russos estarão preparados para o confronto, isso estarão.
Além disso, a Polônia não ganha nada há uns quinhentos anos.
Deve perder para a própria sombra.”

Nada mal p/ um exercito colapsado, rsss

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Rogério
1 ano atrás

Ué, mas a realidade é essa, não passam de firulas se a Rússia usar seu poder do jeito certo. Tu sabe bem disso, mas prefere o mundo da fantasia.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Bosco, mas na parte nuclear da história os europeus não quiseram testar se a Rússia pode varrer alguma coisa ou não, até porque não enviaram tropas para combater os russos, você está nesse momento subestimando os russos da mesma maneira que o Putin subestimou os ucrânianos, e como estamos vendo, subestimar o adversário é um erro.

Mercenario
Mercenario
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

O Putin também nunca quis testar se a OTAN pode varrer alguma coisa ou não (utilizando das suas palavras), pois nunca tentou atacar qualquer membro da aliança, nem mesmo o transporte de material bélico em suporte à Ucrânia.

E “testar” uma resposta nuclear seria uma insanidade para qualquer país.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Mercenario
1 ano atrás

Mercenario, quem está atacando a Ucrânia é a Rússia, e quem poderia ajudar com tropas não está fazendo, devem ter um bom motivo para isso, já que os europeus e americanos já se meteram em guerras por bem menos, ou seja, não querem testar a Rússia.
Sobre a parte de varrer ou não alguma coisa, não são minhas palavras mas sim do Bosco, ele que chegou com esse papo de varrer.

Bosco
Bosco
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Não foi isso que eu disse.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Bosco, você foi irônico no que se refere a capacidade nuclear russa, e se nem americanos ou europeus ousaram testar enviando tropas, é melhor não subestimar, é isso.

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Mais um Su-34 abatido na região de Kharkiv.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Tava demorando para aparecer o “mestre” dos braZicanos.

Comentário esperado.

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Fala russo tupiniquim já saudou a imagem do Putin hoje e se prostrou a imagem de Stalin?

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Mais um nick novo..

Alessandro
Alessandro
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Está muito SURTADO pra ser o Toinho, pois ele tinha uma certa “classe” na hora de escreve asneira, mesmo nas horas mais provocadoras.

Esse aí está parecendo estudante universitário ligado ao pisôl que cheirou todas, está parecendo ser outro, mas com toda certeza deve trabalhar no mesmo gabinete.

Mas que está engraçando de ler esse doidinho está rsrs…

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Nuk77
Nuk77
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

Comentário esperado.

Eu tenho é pavor, de fato, de vira latas que lambem as botas de EUA/OTAN em detrimento de meu país.

Alguns ainda são nacionalistas e tem vergonha na cara por aqui.

Bosco
Bosco
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

No seu país é que tem a bandeira escrita “Independência ou Morte”, né? Muito legal esse país.
Já pelo nosso Brasil você tem verdadeiro asco já que teima em não virar um cabaré comunista , um distrito sob a liderança de um iluminado, daí sua adoração pelo Putin e o Xinjimping e seu desprezo pela democracia.
*Só lembrando o nosso hino é o Hino Nacional e não o “internacional” comunista, que é do seu “país”.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Teu Brasil?

A tua pátria é os EUA!

E, para variar, já achou o “comonesmo” que tem medo de ver embaixo da cama…

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

As vezes eles usam outros nicks para extravasarem as frustrações..

Tipo.. o cara acordou cedo a vó não fez Toddynho, pq só tinha Nescau..

Ai passam o dia todo revoltadinhos com o mundo…

Andre
Andre
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

Tbm acho que não é o Da Lua. Esse ai está dodói demais.

Apesar que o Da Lua precisa de alter egos novos, o Patrício já virou piada quando disse que a ofensiva uceaniana havia falhado no segundo dia.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

Deve ter apanhado demais e respirado gás lacrimogêneo demais quando era black block e ficou assim ehhehehehe

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Que nada…isto era a mãe que manda ele desligar o videogame e ir dormir as 22:00h

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Eu não contaria tanto com isso, caro especialista de baladeiras. Contra-ofensiva poderosa até Hitler nos seus últimos momentos fez, conseguindo avanços consideráveis, mas acabou derrotado. Alguém me disse uma vez que a história é um ciclo eterno, os ucranianos já fizeram vários destes com avanços notáveis, mas sem sucessos.

E mais, será ainda pior para os ucranianos quando a reação russa vier, vão perder o pouco de fôlego que ainda lhe resta, e você sabe disso.

Então não se tratava de narrativas, mas sim da realidade dos fatos.

Andre
Andre
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

Essas previsões do futuro que nunca viram realidade de fatos…

Quando a reação russa vier e o famoso avanço russo para trás acontecer, os ucranianos vão perder o folego. Até lá, a reação russa ainda é só um sonho.

Andre
Andre
Reply to  Bosco
1 ano atrás

A culpa é do operaor.

Foi assim quando o centurion varreu o poderoso t62, foi assim quando o mirage iii limpou o famoso mig21, foi assim quando o f14 humilhou o mig25, foi assim quando o Abraham brincou de tiro ao alvo com o t72 e está sendo assim na Ucrânia.

Operar equipamentos russo-sovieticos é como implantar o comunismo. São a oitava maravilha do mundo, mas ninguém sabe como fazer.

Bosco
Bosco
Reply to  Andre
1 ano atrás

rsss

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
1 ano atrás

Essa guerra tem escancarado uma realidade que os russos – e seus apoiadores ao redor do mundo – tentam, de maneira incessante e inútil, negar: a Rússia não é, nunca foi, nem nunca será a URSS. Está, na verdade, fadada a ser uma potência de segunda categoria, uma sombra do que já foi, tal qual Alemanha, França e Reino Unido são apenas espectros do que foram no passado. Porém, a situação da Rússia é ainda mais grave, afinal, enquanto os países citados anteriormente retém economias pujantes, situação política estável e alianças estreitas com seus vizinhos e os EUA, a Rússia… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Bruno Vinícius
Guilherme Leite
Guilherme Leite
1 ano atrás

Complemento o seu texto com:

Nem mesmo a URSS sobreviveu ao ocidente!

No mais, cadê o Patrício com os informes diários ?

Rogério
Rogério
Reply to  Guilherme Leite
1 ano atrás

td funcionario de sindicato, amanha eles comentarão aqui no horario de trabalho, direto do pc da do sindicato deles.

Daniel
Reply to  Rogério
1 ano atrás

o que conheço de sindicalista que enriqueceu depois de entrar em sindicato…

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Rogério
1 ano atrás

Achamos o sindicalista.

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Rogério
1 ano atrás

O movimento sindical ele é necessário, mas está longe de ser este circo dos horrores que era no Brasil.

Que você pagava para não ter retorno algum.

Hoje em dia com a desobrigação da associação sindical, os sindicatos vivem a míngua por causa do seu histórico de desserviços aos trabalhadores.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Não sei que sindicato fuleiro era esse que tu era afiliado, mas o dos funcionários da minha fazenda tem advogado 0800.

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

Tua fazenda ? ahahahahaahha

Voltou o milionário do Kadett

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Sim, a minha. Kadett, o que é isso? Conheço carro de pobre não.

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

ahahahahaha

Nuk77
Nuk77
Reply to  Rogério
1 ano atrás

Esse povo, braZicano de classe média, não aguentaria um dia trabalhando nesses infames aplicativos.

Gente que quase certamente não sabe lavar a própria roupa, limpar a casa ou fazer uma comida decente pra si próprio.

Obviamente tem alguma empregada da periferia que exploram; alguém que tem que sair de casa 5h da manhã pra lavar as suas cuecas e fazer a batida no liquidificador.

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

A vovó já fez o teu toddynho hoje ? Está na hora de desligar o computador e ir para a cama. Amanhã tem aula.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

O cara acha que o brasileiro de classe média tem grana pra pagar uma empregada. Realmente é totalmente desconectado da realidade. Só tá aqui pra falar abobrinha

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Ele é um lunático daqueles que se você chamar para um churrasco acaba o clima da festa porque você vai tá bebendo uma Bud ou Heineken e ele vai ficar falando que oo imperialismo americano é colocado até na cerveja, aí vai pegar e dizer que não Bebe para não financiar as empresas de cerveja de origem europeia ou americanas, dai tira uma garrafa de vodka e quer te obrigar a beber porque é a bebida dos heróis russos do qual ele decende, muito embora ele se Chame Antônio Reis Silva e tenha descendência afroportuguesa e indígena.

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Pior…

Gente que nem ele… leva Glacial e linguiça de segunda e vai tomar a sua Heineken e comer a sua picanha argentina.

Pedro
Pedro
Reply to  Guilherme Leite
1 ano atrás

Mudou de nick ….de novo…..

Fernando EMB
Fernando EMB
1 ano atrás

Nestas horas as putinetes desaparecem!!! Assim como ocorreu no afundamento daquele cruzador orgulho da Marinha russa.

Alexandre Cardoso
Alexandre Cardoso
Reply to  Fernando EMB
1 ano atrás

O Moskva não afundou, foi promovido à submarino !!!! O Kings participou da cerimônia de promoção do Moskva, pois desapareceu por um pouco …

Caio Cipriano
Caio Cipriano
Reply to  Fernando EMB
1 ano atrás

Eles ficaram um tempo na moita e depois voltaram com novos nick names.
O mesmo aconteceu depois daquela desastrosa tentativa de atravessar um rio, quando os russos perderam mais de 50 veículos.

Capa Preta
Capa Preta
1 ano atrás

Fantástica retomada das forças Ucrânianas de dez cidades na região de kherson.
Ao que parece a mobilização russa de invasão está se tornando um pesadelo logístico maior do que o esperado.

Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Peraí…

Mas n era o Z batendo, o U apanhando e o bonde passando ?

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Os russos cairam no golpe e sentiram a pancada. Os ucranianos mobilizavam tropas em Kherson enquanto preparavam tropas no Donbass. Há postagem de tropas avançando no Donbass devido a retirada desorganizada de izium e há aparente ordem para abandonar Lyman e outras cidades.
Isso foi o que eu entendi na postagem do canal IntelSlava Z.

Last edited 1 ano atrás by Wellington jr
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

Eu sempre falei que era impossível os russos perderem militarmente esta guerra, no máximo teríamos um empate e a criação de uma DMZ ao lado do leste da Ucrânia..

Hoje oficialmente retiro o que eu disse..

Vai ter russófilo aqui admitindo onde errou ?

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Eles admitir? Nunca, nunquinha. Mas, eu também dou meu braço a torcer, nunca achei que a Ucrania duraria tanto, esperava a queda dela no maximo em 5 semanas, já estamos em quase 7 meses e quem toma a iniciativa e abocanha um territorio muito grande com grandes arsenais e depósitos de munição intactos é a Ucrânia.
A russia já sentiu o golpe e até os mais nacionalistas estão muito apreensivos com as decisões de Moscou, grande parte exigindo uma guerra total, bem se fizer isso vão entrar numa guerra muito pior.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

Existe uma outra leitura, a guerra total é impraticável!
Fora o nuclear é possível que eles estejam próximos do limite de sua capacidade, lembre-se que a economia deles é similar a do Brasil em tamanho, não tem milagre, saiu notícia esses dias de que eles estava comprando munição da Coreia do Norte!!!
Talvez o exército Russo seja uma grande mentira assim como a capacidade de seus equipamentos!

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Idem. Achei que seria um Afeganistão 2.0 (Rússia tomando território facilmente e apenas uma resistência paramilitar lutando contra eles).

Claramente subestimei os ucranianos e superestimei os russos.

Last edited 1 ano atrás by Bruno Vinícius
Neural
Neural
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

Ofensiva do que? Kkk, retomaram 1% dos 25% que a Rússia tá ocupando, ao custo de milhares de soldados. E os torcedores aplaudem.

Daniel
Reply to  Neural
1 ano atrás

não viu as notícias…teus heróis fugindo com medo dos ucranianos, abandonando tudo, armas e munições…não sei se conseguiram levar as máquinas de lavar roupa roubadas

HLopes
HLopes
Reply to  Neural
1 ano atrás

Neural, o pior cego é o que não quer ver. A Ucrânia recuperou mais território em 4 dias do que o que a russia conquistou desde Abril até agora.

HLopes
HLopes
Reply to  HLopes
1 ano atrás

Uma boa questão…

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  HLopes
1 ano atrás

Já há relatos de mais avanços. Os Himars que os trolls que aqui tanto diziam terem sido alvejados e destruidos estão castigando as posições russas e ao que parece a zona segura para reagrupamento é em Luhansk.

Nuk77
Nuk77
Reply to  HLopes
1 ano atrás

Recuperou? Como em Kherson?

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Sim, o já é oficial e aceito pelo governo russo. Só você que não aceita.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

Recuperou o quê? É, será igual a Kherson…

Henrique
Henrique
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

putinildo… Kherson é a isca pra pegar kharkiv

Nuk77
Nuk77
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Isca? Bota isca nisso! Perderam centenas de equipamentos que não tem como repor e milhares de suas melhores tropas restantes!

Henrique
Henrique
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Isca? Bota isca nisso! Perderam centenas de equipamentos que não tem como repor e milhares de suas melhores tropas restantes!

exato.. veja todo material que a Rússia largou para os ucranianos usarem agora na guerra contra a Rússia kkkkkk
.

Ivan
Ivan
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Calma Henrique. . Kherson pode ser muito mais que uma isca. Os ucranianos “chamaram” os russos para guerrear na parte do Oblast de Kherson que fica entre o Rio Dnipro (margem oeste) e a frente das forças da Ucrânia. Os russos entraram e se viram em um moedor de carne, pois o terreno daquela frente é favorável aos ucranianos. . O objetivo é tomar a margem oeste do Rio Dnipro, usando o próprio rio como linha defensiva, enquanto continuam com a campanha em outras frentes. . Lembre-se: Não há mais pontes para o recuo russo naquela frente. . Saudações, Ivan,… Read more »

HLopes
HLopes
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Sim, recuperou. Eu até coloquei mapa com desenho, mas se nem assim você entende, problema seu.

Em Kherson também recuperou e continua a recuperar.

Nuk77
Nuk77
Reply to  HLopes
1 ano atrás

Só no mundo mágico de brAzicanos e portucanos isso foi recuperado.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Como em Kiev mesmo.

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Neural
1 ano atrás

Os Brazirussos, desacreditam até notícias vindas dos próprios russos.

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Neural
1 ano atrás

Velho… pede o emprego do Lavrov.. nem ele concorda com você;

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Ué Hitler também tentou uma contra-ofensiva dessas, me conta aí qual foi o desfecho, enfrentar com tanques e infantaria e zero aviões uma força equipada com bombardeiros e aviões de ataque.

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

Ele foi mais um ídolo de vocês que foi derrotado..

E ai.? Qual a relação com a situação atual ?

Olha lá a tua fazenda de formigas, tem “gado” escapando.

PauloOsk
PauloOsk
1 ano atrás

A maior vergonha ta sendo a aviação russa. Quase um ano de guerra e ate hoje nao podem voar em paz na Ucrania.

Hcosta
Hcosta
Reply to  PauloOsk
1 ano atrás

E a Marinha logo atrás…

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

a marinha nem sequer age, eu esperava uma grande ação da marinha, mas ela está só se resumindo em ataques de misseis a centenas de KM da costa.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

Tirando os submarinos por motivos óbvios os vasos Russos estão sendo monitorados em tempo real, qualquer aproximação da costa pode ser um Moskava 2.0, apenas vamos supor que a Ucrânia está melhor preparada do antes!
Como já dito mil vezes aqui, o tempo joga a favor a Ucrânia!

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Lembro das putinetes alertando para uma iminente invasão anfíbia em Odessa, “ô dó”!!! Hahahahhahahaha

Victor Filipe
Victor Filipe
1 ano atrás

Segundo o Ministério de Defesa da Rússia, as tropas e Izium fizeram uma retirada ordenada para serem realocadas na região do Dombas.

Se foi uma retirada ordenada, porque elas abandonaram todos esses equipamentos?

(Infelizmente o site não deixar selecionar um monte de foto para um único comentário, então vai ter que ser vários)

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

2

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

3

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

4

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

5

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

6

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

7

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Queria saber qual a opinião do comandante paçoquinha. Aquele louco do Farinazzo não acerta uma

Last edited 1 ano atrás by Victor Filipe
Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

8

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

9

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

10

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

11

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

12

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Vou parar por aqui, é realmente uma pena não poder mandar vídeos, tenho um de um pátio inteiro de veículos Russos capturados, IFVs, MBTs e até SPGs…

MAS confiem. Foi tudo um recuo planejado.

HLopes
HLopes
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Foi só mais um ato de boa vontade dos russos.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Eu vi esse vídeo do pátio, é equipamento blindado pra caramba!

Nuk77
Nuk77
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Isso é troco de pinga para os russos. Já o que os ucranianos estão perdendo desde Kherson…

Vai faltar capacho da OTAN, fora os EUA, para fornecer material e bucha de canhão ucraniana logo adiante…

Ivan
Ivan
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

LendLease russo !!!

😉

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Tem um video no twitter onde mostra T80, T72 e outros blindados de transporte de tropas alem de um galpão lotado de munições.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

“Aquele louco do Farinazzo não acerta uma.”

Eu não acompanho o Farinazzo, mas esses dias apareceu pra mim um daqueles vídeos curtos do YouTube, onde ele disse que os americanos estavam exigindo explicações do Brasil sobre o caso do indigenista e do jornalista inglês, bem, ele deu uma opinião, e nessa opinião que ele deu eu concordei com ele.
Você chama ele de louco por ele ser contra a vontade dos americanos ou porque ele erra as previsões da guerra na Ucrânia? Repito, não acompanho ele nem a opinião dele sobre a guerra.

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Mas em parte o Brasil foi muito negligente com a Amazonia, não é deste governo, mas vem a decadas simplesmente demarcando terra indigena e deixando os povos indigenas abandonados e criando leis que impedem o contato sem ser por meio da Funai tornando os indígenas muito isolados num mundo muito diferente de 100 anos atras. Isolar o indio na mata é matar ele, pois traficantes e garimpeiros ilegais vão ir e matar o povo indigena e a Funai só vai perceber na próxima visita mensal.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

Eu concordo com você, o Brasil nunca deu a mínima para a amazônia, eu achei que nesse governo a coisa ia mudar com o general Heleno, mas esse infelizmente se mostrou apenas mais um político incompetente, mas isso não dá o direito dos americanos exigirem nada do Brasil, até porque o Brasil é um país soberano.

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Concordo que o EUA não tem o direito de exigir nada, mas meu pai já dizia, se tu não cuida do que é teu vai vir alguem e cuidar e quando você resolver reclamar o direito será tarde demais.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

Nisso eu concordo com seu pai e com você.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Pra resumir as besteiras que ele fala, ele tá a 7 meses dizendo que o exercito Ucraniano colapsou, quem eles não tem nenhuma chance e que a Rússia está esmagando os Ucranianos.

O Farinazzo é o clássico exemplo de que não é porque o cara foi ex-militar que oque ele diz sobre o assunto é lei.

Muito cara enche a boca pra falar besteira e se escora no fato de já ter servido pra sair impune nisso, ele é um dos mais famosos e agora tá sendo desmascarado.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Eu concordo com algumas opiniões dele que eu já vi ele expressar, como não ser bajulador dos americanos e de o Brasil ter armas nucleares, nesse caso eu concordo 100% com ele. Sobre as opiniões dele da guerra, aí não posso opinar, pois não acompanho nem sou inscrito no canal, vejo apenas um ou outro vídeo do canal Hoje no Mundo Militar.

Henrique
Henrique
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

ele ta forçando essa de bomba nuclear ja te mias 1 ano… e cara é tão dissimulado que ele sabe que isso é impossível.. Brasil não consegue nem manter os projetos de defesa rodado no prazo de atraso minimamente aceitável imagine fala fazer bomba atomica
.
hora que a gente conseguir fazer uma “fatboy” ja vai ta todo mundo nas Enterprise

Maurício.
Maurício.
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Henrique, no caso das armas nucleares, eu acho que ele pensa que um dia o Brasil e as forças armadas como um todo comecem a pensar grande, como uma potência, deixando de gastar mais de 80% do orçamento com pessoal, nem vou falar dos aumentos que certos militares ganharam nos últimos meses, uns ganharam quase um milhão de reais, portanto, dinheiro não falta, o que falta é vergonha na cara, se até Índia, Paquistão e Coreia do Norte conseguem manter armas nucleares, não vejo porque o Brasil não conseguiria, enfim, são prioridades, e nas nossas forças armadas as prioridades são… Read more »

Rogério
Rogério
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Da minha parte sempre acompanhei ele, até o inicio da pandemia, mas desde então ele não acertou nenhuma analise estratégica, isso que, como ele mesmo fala, é feita por profissionais.

-Berrou que o exercito ucraniano estava colapsado.

-Que a Otan iria retirar o apoio.

-Que os misseis Harm não podiam ter sido lançados de aviões ucranianos pq é “extremamente dificil a integração “.

-Usou as declarações do Col Macgregor sobre a contra ofensiva ser um delirio, enfim, não acerta nada mesmo.

Marco Venâncio
Marco Venâncio
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Esse Farinazzo foi uma das maiores decepções nessa “mídia especializada”.

Agora conseguiu sua fanbase para cstapultar suas chances de ser deputado estadual em SP. Patético.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Marco Venâncio
1 ano atrás

Marco, eu acho que para alguns ele é louco ou decepção simplesmente porque ele não bajula os americanos e porque ele defende armas nucleares, quanto a opinião dele sobre a guerra aí já não posso opinar pois não acompanho.
No seu caso, ele é decepção porque quer armas nucleares e não bajula os EUA ou por que aparentemente ele erra as previsões da guerra na Ucrânia?

Marco Venâncio
Marco Venâncio
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Nem um nem outro.

O motivo de eu não gostar dele é simplesmente a quantidade de vezes que ele dá “carteiradas” nos outros.

Falou algo que ele não concorda ou que desmente o que ele disse? “Eu fui militar, sei do que estou falando”.

E isso é frustrante porque ele, como militar, poderia ser uma fonte de informações valiozas do dia-a-dia das FAs como o Felipe Sales/Galante/etc. são (ou foram), mas se apega ao lado “mesquinho” de sempre ser o rei da razão e falar de assuntos fora de seu escopo de conhecimento.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Marco Venâncio
1 ano atrás

Na minha opinião alguns não gostam dele por basicamente três motivos:

1- Ele não é puxa-saco americano.

2- Ele defende armas nucleares para o Brasil.

3- Aparentemente ele erra todas as previsões da guerra na Ucrânia.

Agora, se ele de fato dá as carteiradas, aí é de se criticar mesmo, até porque não tem nada mais arrogante do que ver militar ou ex-militar dando carteirada.

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Eu não gosto dele porque ele dá muita carteirada, até concordo com a visão dele das armas nucleares para o Brasil e de que os Americanos precisam respeitar o Brasil, mas o Brasil tem de fazer por onde (ter armas nucleares). Mas quando ele fala da guerra da ucrania e da suas carteiradas nas lives eu ficou imaginando ele comandando uma tropa iria matar todos seus subordinados só porque não consegue engolir o ego e ver alem da ponta do nariz.

Rogério
Rogério
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Ele não é puxa-saco americano, ponto p/ ele.

Ele defende armas nucleares para o Brasil., ponto p/ ele.

Aparentemente ele erra todas as previsões da guerra na Ucrânia., ele começa os videos dizendo: Analise estratégica feita por profissionais. Deveria acertar né?

Hoje já se aproximou da realidade dizendo que: Ou a Russia aumenta o efetivo ou perde a guerra.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Equipamento? Os russos tem reservas gigantescas. E não manter unidades em posições estáticas para terem baixas estúpidas. Ao contrário dos ucranianos que estão tendo tendo baixas criminosas em todas as frentes.

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Meu deus cara você conta como “reservas gigantescas” aquela velharia que é da epoca da URSS e que pra ser colocada em serviço precisaria de uns meses na oficina e uma boa injeçao de dinheiro correndo risco de quebrar após rodar alguns quilometros?

Nuk77
Nuk77
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

Reservas e indústria!

“Velharias” que já destruíram quase todo arsenal ucraniano anterior a 24/02 e o que é recebido da OTAN!

OTAN que, fora os EUA, em pouco tempo não terá nada para fornecer ao regime de Kiev!

Fora as dezenas de milhares (> 100.000) de tropas profissionais da Ucrânia, quase todas suas unidades de elite, que foram mortos, feridos ou capturados!

Mundo real, não wishful thinking de braZicano e portucano.

Last edited 1 ano atrás by Nuk77
Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Fonte? Links? Algo que traga imagens ou vídeos que comprava a sua afirmativa?

Nuk77
Nuk77
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Tipo Orix que vocês seguem?

Eu lido com analistas sérios, que vocês nunca ouviram falar (Andrei Martyanov, Andrei Raevsky, Alastair Crooke, Dmitry Orlov, Sergey Glazyev, e inúmeros outros…).

Que obviamente no viés raso de vocês não leriam nada e fariam crítica Ad hominem juvenis.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Tu vem falar de Ad Hominem enquanto fica chamando todos aqui de “Brazucanos” de forma pejorativa. Hipocrisia pouca é bobagem né?

Vou ser bem direto então, vai se fuder

Nuk77
Nuk77
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Tu e esses outros não tem conteúdo algum fora essa narrativa rasa EUA/OTAN.

Justamente porque estão contaminados até o talo com vira latismo colonizado pró-EUA/OTAN!

Apenas dei um adjetivo para uma verdade indelével.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Nenhum destes nomes é sequer digno de nota, todos sem exceção possuem um viés em seu julgamento tão pior quanto qualquer outro autor que você julga Ocidental. Sergey Glazyev é russo em seu livro ataca o capitalismo ocidental e diz que a América vai ruir, Alastair Crooke dos culpados da islamização européia com a ideia de que o islã politico tem algo a ensinar as democracias ocidentais.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Tu não conhece nem nunca leu nenhum!

E óbvio que cita Glazyev e Crooke depois de pesquisar no google!

Nunca ouviu falar deles; quanto mais dos vários outros analistas que sequer citei!

Esse é o nível de vocês.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Chora putinete, que é você para vir dizer o que sei ou não sei? Você traz aqui nomes dizendo que eles são analistas isentos, mas no fundo só trouxe propagandistas das asneiras soltadas por Moscou.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Tu nunca leu nem viu nada fora da bolha da narrativa EUA/OTAN! É absolutamente óbvio. Assim como os outros da tua turma! Nada além desse narrativa; não enxergam um palmo além dessa mídia mitômana ocidental. Nunca leram um analista independente, quanto mais russo. Zero. Apenas repetem mídia pró-EUA/OTAN. Esse punhado de analistas que citei tu nunca ouviu falar ou leu nenhuma linha. E nem vai, porque é mais um que foi lobotomizado pela ideologia pró-EUA/OTAN. Eu, mesmo que não queira, automaticamente tenho que lidar com essa mídia mentirosa e canalha pró-EUA/OTAN todo dia. É a narrativa dominante aqui na neocolônia… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Nuk77
Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

ah meu deus, tu acha que pegar aqueles tanques com quase 50 anos é só bater a chave e pronto já da pra rodar. Outra os russos colocaram tudo que eles possuem de melhor no arsenal disponível. Se destruíram quase todo material belico ucraniano então por que fogem de Kharkiv? Se os Ucranianos perderam tantas tropas assim por que não vemos grandes avanços russos, pelo contrario vemos é a Ucrânia tomar a iniciativa? T80, T90, t72 modernizados, Su-35, Su34, Migs e Ka2 tudo sendo usado e você vem com essa. Outra coisa os russos alegam ter destruido o Himars porem… Read more »

Daniel
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

menina tá nervosa…pedi colinho pro putin

Nuk77
Nuk77
Reply to  Daniel
1 ano atrás

Outro com problemas de identidade e afirmação.

Procure uma analista e seja feliz.

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

““Velharias” que já destruíram quase todo arsenal ucraniano anterior a 24/02 e o que é recebido da OTAN!”

“Fora as dezenas de milhares (> 100.000) de tropas profissionais da Ucrânia, quase todas suas unidades de elite, que foram mortos, feridos ou capturados!”

Se isso aqui é verdade, o que os ucranianos estão usando nesse contraofesiva (extremamente bem-sucedida, por sinal)? Fazendeiros armados com mosquetes e montados em tratores?

Nuk77
Nuk77
Reply to  Bruno Vinícius
1 ano atrás

Bem sucedida? Acabou já? Não sabia…

Marcelo
Marcelo
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Curioso. A Rússia está ficando sem mísseis inteligentes, sem drones de ataque, sem peças de artilharia. A Rússia quer comprar drones do Iran e peças de artilharia da Coréia do Norte. A Rússia está usando tanques de guerra T72 e até T64 na Ucrânia. A Rússia está vendo suas estratégias de guerra do século XX ser suplantada pelas estratégia de guerra do século XXI das forças ucranianas. Welcome to Ukraine.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

É, desde março tudo está “acabando” para os russos…

Drones do Irã e artilharia da RPCN?

Esse é nível das “fontes” de vocês…

Marcelo
Marcelo
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Fonte: blá blá blá

Hcosta
Hcosta
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Abandonaram os blindados porque têm muitos e dava muito trabalho movimentá-los?
Parece-me que a maior parte deles têm rodas ou lagartas ou não é para isso que servem, para alternarem entre uma posição estática e uma posição dinâmica?
Mas tem razão, estúpido é quem não foge ainda para mais numa guerra como esta…

Repito, o senhor não ajuda em nada a causa Russa…

Nuk77
Nuk77
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Isso pouco interessa aos russos; mas sim suas tropas.

Os russos foram muito bonzinhos até agora.

Mas já andaram um recadinho ontem…

A Ucrânia não tem as mínimas condições de sustentar essa “ofensiva” e as posições que avançou.

Esse é o mundo real. Não o de fantasias vazias da propaganda do regime fantoche dos EUA/OTAN de Kiev.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

A ofensiva ucraniana é lenta e consistente. A ajuda militar dos EUA e da OTAN tende a aumentar nos próximos meses lastreada pelos resultados positivos obtidos pela Ucrânia contra as tropas russa. Logo chegarão sistema de defesa aérea mais modernos para fechar os céus ucranianos aos russos. E, provavelmente, a força aérea ucraniana terá os caças F-16 e seus eficientes sistemas de armas. Run to the hills, russians.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

“Lenta” e “consistente” para o resultado de sempre: metal retorcido e “sacos pretos”…

Marcelo
Marcelo
Reply to  Nuk77
1 ano atrás
Pedro
Pedro
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

kkkkkkkkk..só não conquistaram a Ucrânia inteira por preguiça né?

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Serve de quê isso aí sem apoio aéreo? Nada. Essa ofensiva ucraniana é igual Watch am Rhein dos nazistas na segunda guerra mundial. Pode até ter uns resultados bons no início, mas será engolida pelo poder aéreo russo. É só uma questão de tempo.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

Qual poder aéreo Russo? Os invasores não conseguiram dominar os céus da Ucrânia e viram ser abatidos mais de 240 aeronaves militares. O Sukkoy 35 se mostrou um completo fracasso.
https://www.forbes.com/sites/davidaxe/2022/09/12/russias-air-force-goes-missing-at-the-worst-possible-time-during-ukraines-counteroffensive/?sh=d3bf9853838d

Nuk77
Nuk77
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Fonte: Forbes!

Marcelo
Marcelo
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Fonte: blá blá blá

Fabricio Lustosa
Fabricio Lustosa
1 ano atrás

Vitórias táticas das FA ucranianas vão, obviamente, escalar a guerra e os russos vão pesar a mão cada vez mais. Antes estruturas críticas ucranianas não estavam sendo alvos prioritários dos mísseis russos. O cenário começou a mudar: notícia de hoje 11/09/2022 “Russian strikes knock out power and water in Ukraine’s Kharkiv region – Cruise missiles hit infrastructure in what Ukraine says is revenge attack over recent rapid gains – Russian strikes have knocked out power and water to much of the Kharkiv region, plunging its cities into darkness and cutting power in hospitals in what Ukraine described as an act of “revenge”… Read more »

Marcelo
Marcelo
Reply to  Fabricio Lustosa
1 ano atrás

Manter uma guerra prolongada exige muito dinheiro e estrutura de produção de material bélico. A Rússia já está sentindo o impacto dessas duas carências. Faltam mísseis inteligentes, drones de ataque, peças de artilharia, etc.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

É, desde “março”…

Nuk77
Nuk77
Reply to  Fabricio Lustosa
1 ano atrás

Fabricio Lustosa, um pouco de realidade não faz parte desse povo doutrinado cegamente na narrativa dos EUA/OTAN…

Não enxergam coisas óbvias… Nem irão presos em sua bolha opaca.

Qualquer analista minimamente sério, incluindo os raríssimos ocidentais, tem plena consciência analítica que essa “contraofensiva” é insustentável.

Os russos até agora preservaram a imensa maior parte da infraestrutura ucraniana. Absolutamente ao contrário das típicas guerras criminais de EUA/OTAN que atacam indiscriminadamente infraestrutural civil.

Ivanmc
Ivanmc
1 ano atrás
Nuk77
Nuk77
Reply to  Ivanmc
1 ano atrás

Vai ser divertido ver os braZicanos e portucanos, os que não sumirem, quando a realidade for evidente demais para negar…

Ivanmc
Ivanmc
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

A pois é, prezado Nuk77.
A hipinose é grande.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Qual realidade? Que os militares russos substimaram as capacidades de resiliência ucranianas? Que os militares russos superestimaram o poder militar de suas tropas? Que a Rússia nunca acreditou que os EUA e a OTAN não iriam fornecer apoio militar e de inteligência aos ucranianos? Que a Ucrânia seria capaz de usar capacidades de batalha do século XXI contra forças russas detentoras de estratégias militares da Segunda Guerra Mundial? Mas o que está ruim para a Rússia pode piorar com o aumento da ajuda militar à Ucrânia nos próximos meses. Better go home, russian.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Tu só repete a narrativa pró-EUA/OTAN, como os outros…

Marcelo
Marcelo
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Os russos foram surpreendidos pela contra ofensiva e só tiveram tempo de vestir as calças e correr o mais rápido possível.
https://www.19fortyfive.com/2022/09/watch-russia-has-abandoned-some-of-its-most-powerful-artillery-in-ukraine/

Brazuca
Brazuca
1 ano atrás

Putz! Outra ofensiva Pra trás?!
U bate, Z apanha e corre rs.
Não sou especialista em nada, mas parece que a cidade de Izium era importante pra os russos. Uma grande perda.
A conta começou a chegar! Tá russo para os russos!!! rs

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Brazuca
1 ano atrás

Agora n é mais…

era só mais uma tática diversionista do gênio do Xadrex 6D

Ivan
Ivan
Reply to  Brazuca
1 ano atrás

“Tá russo para os russos!!!”
.
Kakakakaka…
Tá sim!
Mais do que vc pensa.
Tem blog chinês, lá no extremo leste da Rússia,
fazendo piada com a inépcia das forças armadas russas.
.
É ‘bronca’ !!!

paulof
paulof
1 ano atrás

200° dia da ocupação putinina de território Ucraniano, no dia das equipes de tank, vemos os russos sofrendo uma ofensiva e as equipes abandonam seus blindados em uma retirada “controlada”, enquanto isso segundo os informes Putina inaugurou ontem uma roda gigante que no mesmo dia quebrou, surpreso com a resistência ucraniana, sim, com a corrupção russa, não.

Ivan
Ivan
Reply to  paulof
1 ano atrás

Pois é, Paulo F.
.
Retirada “controlada” abandonando seus blindados…
…o tal lend-lease russo…
…quando um MBT russo, como T-80 visto em várias fotos,
custa entre 2 (dois) e 3 (três) milhões de dólares.
.
Sei lá? O que eles estão controlando?
.
Saudações,
Ivan, o antigo.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
1 ano atrás

Vamos utilizar o momento para lembrar o tanto de discussão que tivemos com os putinetes, lembrar dos covardes que diziam que a Ucrânia deveria jogar a toalha!
Eu venho dizendo faz muito tempo que a capacidade de inciativa Russa era assustadoramente baixa e desde o início tenho acertado todas as minhas previsões com exceção do prazo da guerra que está se prolongando.
Como dito na primeira semana de guerra, a Rússia vai perder!

Ivan
Ivan
Reply to  Carlos Gallani
1 ano atrás

Carlos Gallani,
.
Você já leu o Twitter de Kamil Galiv?
Em fevereiro passado, logo após a invasão covarde dos russos contra a Ucrânia, o Kamil escreveu que a Rússia iria perder… que era muito mais fraca do que o Ocidente (inclusive eu) pensava que era.
.
Dá uma olhadinha por lá, no Twitter.
Afinal, Gallani é quase parecido como Galiv
…”quase” !!! 😉
.
Saudações,
Ivan, um antigo infante.

Madmax
Madmax
1 ano atrás

Caras, não sei não, tem algo estranho nessa história. Se eu fosse general ucraniano reforçaria os flancos do avanço.

Wilson Look
Wilson Look
Reply to  Madmax
1 ano atrás

Se a posição russa ainda estive-se firme ai sim seria uma preocupação, mas as posições russas nos flancos colapsaram totalmente, ao sul do avanço praticamente já está sobre controle ucraniano e ao norte já estão perto da fronteira.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Madmax
1 ano atrás

Com o que? Não tem reservas nem apoio aéreo! Tudo que reuniram foi em detrimento de outras frentes!

Qualquer um vê o óbvio (menos braZicanos e portucanos): a retaguarda e flancos estão completamente expostos…

Marcelo
Marcelo
Reply to  Madmax
1 ano atrás

Não tem nada de estranho. A Ucrânia, que desde 2014 vem mudando a doutrina militar de suas forças armadas, está usando ao extremo os princípios de guerra assimétrica. O envio de ajuda militar do ocidente e treinamento de tropas pelos militares da OTAN veio se somar a essa mudança. As forças russas estão cegas, desorganizadas e sem suprimentos no campo de batalha. O resultado é a debandada geral para áreas da Ucrânia ainda sob ocupação russa ou direto para o território russo. Mister Putin deve estar nervoso.

Victor Filipe
Victor Filipe
1 ano atrás

Ué lavrov. Oque aconteceu rapaz? Pq essa mudança?

Bruno
Bruno
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Esse aí é um frouxo! Fala só abrobinha,,,como tantas putinetes por ai!

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Tem fonte melhor não? A Rússia sempre quis negociar, desde o início da guerra, a Ucrânia que sempre recusou.

Citar hoje no mundo militar é pedir para passar vergonha. Marcelo lá sabe nada de militarismo. Nem pode ser chamado de entusiasta pelo tanto de gafes que comete.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Hoje no “mundo militar”?

Leandro
Leandro
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Muito mais informações que aqui,por exemplo

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
1 ano atrás

Essa ofensiva ucraniana está igual a operação Unternehmen Wacht am Rhein da Alemanha nazista. Até tiveram uns bons resultados no início, devido ao fator surpresa, mas todos sabem o final. Os ucranianos não tem aviões para apoiar as tropas em terra, serão alvos fáceis, basta os russos colocarem seu poderio aéreo no ar. E quando eu falo em colocar poderio aéreo é aplainar tudo com os Backfires, Bears e Blackjackers, e não uns e outros poucos ataques para não deixar ucraniano sem teto. A história é um ciclo que vive se repetindo. Eu ao contrário de Olavo de Carvalho, sempre… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Inimigo do Estado
Hcosta
Hcosta
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

Uma coisa é ter, outra coisa é usar…

Marcelo
Marcelo
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

Só que a Rússia não conseguiu dominar os céus por causa das defesas antiaéreas de médio alcance e de curto alcance da Ucrânia. Os EUA e a OTAN logo vão instalar seis NASANS para proteger as cidades ucranianas. Em breve também chegarão os caças F-16. Vida bem dura para os pilotos de combate russos.

Chevalier
Chevalier
1 ano atrás

Os soviéticos estão fugindo com o rabo entre as pernas. Já abandonaram Izium. Hihihihi.

Aladaf
Aladaf
1 ano atrás

Acabou o dinheiro! Cade o PIB Russo putinetes?

Ivanmc
Ivanmc
1 ano atrás

Parece que acabou a luz na Ucrânia

https://southfront.org/breaking-blackout-in-ukraine/

Last edited 1 ano atrás by Ivanmc
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Ivanmc
1 ano atrás

Fica triste não cara…

Logo ela voltará e veremos o povo ucraniano feliz com a expulsão dos invasores russos.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Ivanmc
1 ano atrás

Parece que o pavor tomou conta das tropas russas. Será efeito dos mísseis guiados dos Himars que destruiram 400 alvos? Seŕá medo da cegueira dos radares causados pelos mísseis antiradiação AGM 88 harm liberando os ataques com drones? Será o receio de estar em um blindado e ser atingido por um míssil Javelin ou um projétil Excalibur? A contra ofensiva ucraniana está abalando os nersos das forças russas.

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

A Rússia se valeu do uso de armas termobáricas contra os ucranianos, mas o efeito prático foi pequeno no campo de batalha. Será que Putin, ao recuar suas tropas, está pensando em usar armas nucleares táticas?
https://www.19fortyfive.com/2022/09/could-russias-sudden-ukraine-retreat-mean-a-tactical-nuclear-weapons-strike-is-coming/

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Sabemos que a Rússia perdeu completamente a percepção do campo de batalha, mas não deixa de ser surpreendente a rápida retirada das tropas russas, deixando equipamentos para trás.
shttps://www.19fortyfive.com/2022/09/putins-nightmare-ukraine-invasion-at-day-200-is-a-true-disaster/

Last edited 1 ano atrás by Marcelo