Moradores da cidade de São Paulo não esperaram a tramitação oficial da mudança de nome da Rua Rússia para “Rua Ucrânia” e fizeram a troca de forma improvisada, renomeando a rua como “Ucrânia Livre”.

A mudança foi oficialmente solicitada através de um Projeto de Lei apresentado pelo vereador Fernando Holiday. O trâmite do PL continua parado na Câmara Municipal desde o mês de maio.

Segundo a justificativa do PL “Em meio às inúmeras sanções que a Rússia vem sofrendo ao redor do mundo (de ordem econômica, comercial e até esportiva), por conta dos ataques bélicos à Ucrânia, é possível que este Município também promova algo que, ainda que simbólico, demonstre sua consternação e desprezo com a Guerra.”

Há também um outro PL que prevê a alteração do nome da Avenida Lineu de Paula Machado para “Av. dos Heróis Ucranianos”. A famosa avenida paulistana é o endereço do consulado da Rússia na cidade. A autoria e as justificativas são basicamente as mesmas.

Seguem os links para os dois projetos.

PL 111/2022

PL 110/2022

 

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
11 meses atrás

Os mesmo que fazem protesto com 🇺🇸🇮🇱 🇹🇼 E agora 🇺🇦 .

leonidas
leonidas
Reply to  Slow 🇧🇷
11 meses atrás

Coisa de moleque, compreensível para o afegão médio.
Duro é ver esse pensamento absurdamente nocivo aos interesses geopolíticos nacionais por parte de vários acadêmicos supostamente especializados em geopolítica e em sites de defesa onde em tese haveria algum conhecimento mínimo sobre como funciona o Status Quo das regiões mais sensíveis do mundo moderno…rs

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  leonidas
11 meses atrás

Viva o Sol Negro .

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Slow 🇧🇷
11 meses atrás

Verdade.
Daqui a pouco veremos eles usarem alguns símbolos proibidos depois de um certo período da história, mas muito comum no leste europeu.

Ten Murphy
Ten Murphy
11 meses atrás

Os links demoraram minutos para abrir. Os sites estatais são os piores. Considero a iniciativa desnecessária. Há outras formas de solidarizar com o povo ucraniano, seja com ajuda humanitária, ajuda econômica por meio de criptomoedas e quaisquer outras que a criatividade permitir e que seja relevante para os ucranianos. Mudar o nome de uma avenida não ajuda ninguém, não comunica nada e ainda desfaz alguma coisa boa que o nome antigo da rua remeta, seja Rua Rússia, seja Avenida Lineu de Paula Machado. O Holiday podia chamar o amigo dele Arthur do Val, vulgo MamãeFalei e criar uma ong para… Read more »

Last edited 11 meses atrás by Ten Murphy
India-Mike
India-Mike
Reply to  Ten Murphy
11 meses atrás

Pode até ser um pouco pueril, mas o objetivo de alterar o nome da avenida é causar constrangimento à embaixada russa que será obrigada a escrever “Av. dos Heróis Ucranianos” em sua comunicação oficial.

Os países bálticos fizeram o mesmo, alterando o nome das ruas onde se localizam as respectivas representações diplomáticas russas.

Ostrogodo
Ostrogodo
Reply to  India-Mike
11 meses atrás

Então nem pra serem originais esse pessoal do mbl consegue, puts…

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  Ten Murphy
11 meses atrás

Um alerta para o povo russo que o bagulho vai ficar russo pra eles se não mandarem o líder deles para aquele lugar …

paulof
paulof
11 meses atrás

teve um monte de ruas que vem mudando de nome por que eram simpatizantes da ditadura ou figuras ligadas a escravidão, portanto não vejo nada demais, se os moradores se sentem incomodados, ok muda o nome, para um que não seja ofensivo claro.

Nilo
Nilo
Reply to  paulof
11 meses atrás

A ditadura e a escravidão são fatos históricos nossos se queremos homenagear ou não nos diz respeito. Rua com nome de Russia e Ucrania existem, não cabe molecagem e o vandalismo.

Patrício
Patrício
11 meses atrás

Que fofo!

Jagdv#44
Jagdv#44
Reply to  Patrício
11 meses atrás

voltou xings?

MHC
MHC
11 meses atrás

Noticia totalmente irrelevante e levando ainda em consideração o foco do site que é assuntos militares.

George
George
Reply to  MHC
11 meses atrás

Seu comentário também é irrelevante.

mago
mago
Reply to  George
11 meses atrás

E sua “indignação” também.

Camargoer.
Camargoer.
11 meses atrás

Será que avisaram os Correios, JetLog e Mercado Livre? Não vai adiantar nada reclamar depois com a MagaLu que o produto foi extraviado. Vão culpar o Putin porque o tênis comprado na NeShoes foi parar em Kiev. riso

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  Camargoer.
11 meses atrás

Camargoer….
Entendo a sua preocupação, mas como exemplo Niterói…..

Praia de Icarai….. sempre será… O jornalista sei lá qual só tá escrito na placa.

Sabe a rua Paulo Gustavo? Não, qual? A Moreira Cesar! Ah, tá ! Sei…

por ai vai

Oswaldo
Oswaldo
11 meses atrás

Que babaquice… kkkkkkk…

NEMOrevoltado
NEMOrevoltado
11 meses atrás

Sério, não há nada mais importante na prfeitura a ser tradato que não seja esta bobagem?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  NEMOrevoltado
11 meses atrás

Caro Nemo. No início deste ano, aqui em S.Carlos, um novo bairro foi autorizado e os vereadores receberam a incumbência de nomear as ruas. Por sorteio, cada vereador recebeu duas ruas. Uma vereadora fez algo bem legal. Abriu para que a população da cidade sugerisse nomes (junto com uma justificativa). Depois, os nomes foram colocados para consulta popular e as duas ruas receberam os nomes mais votados.

NEMO revoltado
NEMO revoltado
Reply to  Camargoer.
11 meses atrás

Entendi o seu ponto; seria ótimo se as ruas tivessem nomes provocativos, que estimulassem a população a pensar e a questionar!

Mas ainda sim acredito que o poder público tem problemas reais o suficiente, aos montes, que deveriam ser prioridade.

Talisson
Talisson
11 meses atrás

Se mudar o nome para “tirem o olho da Amazônia”, tenho certeza que Biden e Zelensky não irão curtir.

Caio Cipriano
Caio Cipriano
Reply to  Talisson
11 meses atrás

Ah é, pq se tem uma coisa que o Zelensky está de olho, é na Amazonia…

Red Pill - 红色药丸
Red Pill - 红色药丸
11 meses atrás

Chapelada de aluminio é engraçada, nunca fizeram placa escrito Iraque livre… pobres miseráveis

Maurício.
Maurício.
11 meses atrás

Aqui no Brasil posar ao lado de placa deixa a pessoa “famosa”, já, já, quem tirou foto com a tal placa, vai estar concorrendo a algum cargo político.

Rogerio
Rogerio
11 meses atrás

Aqui o povo não tem nada a fazer na vida…

Morgoth
Morgoth
11 meses atrás

É bom viver num país como o Brasil, onde não existem graves problemas socioeconômicos a serem resolvidos, e a gloriosa classe política pode ocupar-se de coisas banais como mudar o nome de um logradouro público. Que país fantástico!!!!!!!!

Fëanor
Fëanor
11 meses atrás

Essa é a “nova política” realizada por integrantes do MBL, supostamente importante para cenário político brasileiro?

Foram alçados a cargos públicos somente apresentarem PL em Câmara Municipal para alteração de nome de ruas e avenidas como forma de protesto?

Uau, que visão pragmática.

Rafael
Rafael
11 meses atrás

KKKKKKKKKKKKKKKKK não sei o que é pior. A falta do que fazer de uma galera. Ou a trilogia fazer um post com isso.

WSilva
WSilva
11 meses atrás

Certeza que foi a turminha da lacração, os progressistas…rs

Foxtrot
Foxtrot
11 meses atrás

Colocaram símbolos do batalhão Narzog também ??
Cada coisa viu !