Presidente dos Estados Unidos classificou eleição brasileira como “livre, justa e digna de confiança”

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, parabenizou, neste domingo (30), o ex-presidente Lula (PT) pela vitória na corrida presidencial.

Em comemoração à eleição de Lula, o futuro vice-presidente Geraldo Alckmin publicou um tuíte igual ao da vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, quando Biden foi eleito em 2020: “Nós conseguimos”.

“Envio meus parabéns a Luiz Inácio Lula da Silva pela vitória em uma eleição livre, justa e digna de confiança. Espero que possamos trabalhar juntos e manter a cooperação entre nossos dois países nos próximos meses e nos anos que virão”, diz o documento divulgado pela Casa Branca.

Lula (PT) foi eleito o 39º presidente da República neste domingo (30), na votação do segundo turno.

O petista derrotou o presidente Jair Bolsonaro (PL), que buscava a reeleição. O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 19h57, quando 98,81% das urnas já tinham sido apuradas.

Àquela altura, Lula tinha 50,83% dos votos válidos e não poderia mais ser alcançado por Bolsonaro, que contabilizava os outros 49,17% de votos válidos.

FONTE: G1

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Raça Negra
Raça Negra
1 ano atrás

Não apenas Biden mas outros líderes mundiais como Macron e Rishi Sunak reconheceram logo o resultado das urnas justamente para evitar qualquer aventura golpista. Comentário editado.

Last edited 1 ano atrás by Alexandre Galante
Zehpedro
Zehpedro
Reply to  Raça Negra
1 ano atrás

E bora virar Venezuela, né raça negra?

Ramon
Ramon
Reply to  Zehpedro
1 ano atrás

Não gosto do Lula e muito menos do Bolsonaro, mas gerar um conflito interno nesse momento iria só transformar o Brasil mais rápido em uma Venezuela imagina a zona que ia ser com essa divisão 50/50 que estamos, o que resta a direita é usar a força que ela tem para podar o Lula, aprovar apenas aquilo que seja realmente benefício a população e barrar aquilo que não seja bom, o governo lula tem que funcionar minimamente para não ferrar todo mundo, Brasil tem que crescer independente de qual governo seja mas Lula e PT tem que ter suas limitações… Read more »

Alexandre
Alexandre
Reply to  Ramon
1 ano atrás

Cabe a Direita nunca mais se abraçar com os e extremistas protofascistas !!!!!!! O limite sempre será a decência civilizacional! Que a virtude nunca mais seja suprimida pelo ódio e pela ignorância.

Rogerio Fernandes
Rogerio Fernandes
Reply to  Alexandre
1 ano atrás

Odio e ignorância da Esquerda desde Marx e Engels, nunca nenhuma ideologia, matou ( e continua a matar, perseguir e escravizar) tanto desde que existem seres humanos!

Nilo
Nilo
Reply to  Zehpedro
1 ano atrás

Eta patriotada, no Brasil que vende soro lácteo em cx de leite, pele de galinha, trinta centavos por merenda escolar, osso, me respondam quem disse: “Se eu Errar o PT volta”. Foi profetizar o Deus verdadeiro ouviu rsrsrsrs

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Quincas
Quincas
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Eu votei no Bolsonaro e não gosto do Molusco nem pintado de ouro mas tenho que concordar que essa frase nunca fez tanto sentido. A começar por ele defender o filho a qualquer custo, aquele que só faz m****! Lá no início do mandato que possivelmente gerou aquele atrito com o Moro e posteriormente o rompimento do mesmo com o governo. Depois ele abraçou a campanha de anti vacinação com unhas e dentes quando um governante com o mínimo, eu digo o mínimo do mínimo de intelecto, deveria saber que o país dele não é formado apenas por aqueles que… Read more »

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Quincas
1 ano atrás

Governante que prega ideais antivacinas deveria era sofrer impeachment e enfrentar o tribunal de Haia, por atentado contra a humanidade. Graças a esses bitolados o Brasil e vários países mundo afora, muitos ricos como os EUA, estão caindo no ranking de vacinação e doenças gravíssimas antes erradicadas voltando a aparecer. Os EUA estão tendo surtos e mais surtos de sarampo graças a estes imbecis. Deveriam pegar bons anos de cadeia quem propaga esse tipo de coisa.

Nilo
Nilo
Reply to  Quincas
1 ano atrás

Estas duas situações do filho, da covid-19, demonstra um procedimento autoritário, de não ouvir, isso ocorre em vários momentos do seu governo, ele criou uma curral que o aplaudia, exibiu como fosse troféu de aprovação, errou, eram extremistas, aproveitadores, enganou a direita conservadora. A conduta autoritária ia contra o discurso de democracia e liberdade, uma questão de princípio.

Esteves
Esteves
Reply to  Nilo
1 ano atrás

“Ele é incontrolável”.

Nilo
Nilo
Reply to  Esteves
1 ano atrás

Ernesto Geisel (1907-1996): “um mau militar”

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Esqueceu de citar os caminhões acidentados com o motorista agonizando nas ferragens e a carga sendo saqueada!!! É um povo “maravilhoso” esse nosso!!!

Neural
Neural
Reply to  Zehpedro
1 ano atrás

Venezuela pq? bolsa subiu hj e o dólar caiu, hahaha. Esse palhaçada não cola mais, não votei no Lula mas respeito o resultado e espero que faça um bom governo.

Francisco
Reply to  Neural
1 ano atrás

Sério mesmo que você avalia que o mercado financeiro se guia por esses fatores, coitado sabe nada sobre o cassinão.

Ivanmc
Ivanmc
Reply to  Zehpedro
1 ano atrás

Sábio comentário.

M.@.K
M.@.K
1 ano atrás

Em matéria de geopolítica, ninguém é amigo de ninguém.

Esteves
Esteves
Reply to  M.@.K
1 ano atrás

Existem opções. Você pode sentar à mesa com a China, com a Europa, com os EUA, com o Japão, com a Índia. Até com os russos.

Ou pode sentar na sarjeta como fez o atual presidente quando foi a ONU.

Uma questão de escolha.

André Sávio Craveiro Bueno
André Sávio Craveiro Bueno
Reply to  Esteves
1 ano atrás

Esteves esteve bem nesse comentário.

Matusa
Matusa
1 ano atrás

Putin parabenizou o ‘ grande líder’.
Jinping parabenizou e propôs uma aliança de longo prazo entre Brasil e China.
Estamos voltando ao caminho da normalidade, paz e prosperidade.

Samuca cobre
Reply to  Matusa
1 ano atrás

Sim… vamos ver lá na frente isso aí que você falou!!!

Junior Souza
Junior Souza
Reply to  Matusa
1 ano atrás

Exatamente, seguiremos fornecedores de minério de ferro, soja e carne e compradores de produtos industrializados, como fizemos por muito tempo com outras potências.
Como bons escravos que somos, apenas trocamos de senhores mas seguimos na vassalagem…

santiago
santiago
Reply to  Junior Souza
1 ano atrás

Isso é o padrão do atual Pr né ? Soma ainda ouro de garimpo ilegal, madeira de desmatamento ilegal , tudo recurso não tributável e esgotável. Perfeito para o futuro de uma nação

Pablo
Pablo
Reply to  Matusa
1 ano atrás

“Estamos voltando ao caminho da normalidade paz e prosperidade”
Estamos voltando a ser representados por um ladrão que concorreu a presidente após um canetaco do seu amigo do STF.

Marco
Marco
1 ano atrás

Americanos hipócritas!!

Junior Souza
Junior Souza
1 ano atrás

Os aliados de velha data como Cuba, Venezuela e Nicarágua também parabenizaram o grande aliado. O presidente da Argentina que vem tendo “muito sucesso” na presidência do seu pais veio pessoalmente parabenizar o presidente eleito e possívelmente garantir apoio a sua reeleição.
(Contém ironia)

No mais deixo minha opinião que ilustre derrotado cavou a própria cova com declarações bizarras e tantas outras coisas inacreditáveis que fez em seu mandato, apoio não faltou a ele em momento algum…

sub urbano
sub urbano
1 ano atrás

Big Joe já bateu o martelo.

ODST
ODST
1 ano atrás

Aos que não foram votar ou que votaram nulo:

O filho é feio, mas segura aí que é de vocês também!

mago
mago
1 ano atrás

À esse incompetente ex-candidato a ditador e toda a sua quadrilha de bandidos e aloprados, que tanto mal fizeram ao Brasil nas áreas da ética, da política e sobretudo econômica, CADEIA! O presidente Lula terá pela frente uma tarefa gigantesca para reorganizar e reconstruir novamente este país. A tarefa é gigantesca pois a destruição criminosamente planejada é enorme. Essa quadrilha deixará um enorme rastro de destruição em nossa pátria, principalmente na área econômica. Essa gente tem que ser responsabilizada por toda essa destruição que promoveram nesses quatro anos de trevas e terror em que mergulharam o Brasil.

MIB
MIB
1 ano atrás

O minto provou do seu próprio veneno, quando ganhou em 2018 com apoio de Moro, Mourão e vários outros aliados, ficou igual mulher barraqueira, seus ministros se destacando, ele e sua família com inveja tentando queimar os aliados que estavam se destacando pelo bom desempenho, quando a justiça se aproximou do filho não pensou duas vezes em queimar a reputação de moro, e ainda trataram de por um petista na PGR que tratou de acabar com a lava jato e enfraquecer a justiça, com Mouro fora da governo e sendo queimado e perseguido pelo gabinete do ódio e Aras acabando… Read more »

Ivanmc
Ivanmc
1 ano atrás

Los poderosos pueden matar una, dos o tres rosas, pero nunca podrán detener toda la primavera.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
1 ano atrás

Bolsonaro nem precisou de se aliar a um vice para ter votação.Tudo simples e teve uma votação maravilhosa.PT não tem mais candidato com carisma para a próxima eleição.E o problema de governo de Bolsonaro foi a Covid e agora essa guerra que afetou o mundo todo.Não existe isso de herança maldita sendo passada.A mordomia de quando o PT pegou o governo de FHC lá atrás acabou.Agora o panorama mundial é só agitação e quanto pior melhor.

Rodrigo Maçolla
Reply to  Renato de Mello Machado
1 ano atrás

Ao meu ver este comentário é sensato, Agora terão que ser competentes ou os seus próprios vão querer a cabeça da jararaca. e pelo nome dos ministros que estão sendo cotados eu duvido,

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  Rodrigo Maçolla
1 ano atrás

Bom dia Rodrigo.Bolsonaro teve uma falha fatal que foi não enfiar logo a vacina no povo.Falar que não é coveiro,imitar pessoa com falta de ar e insistir nesses remédios que nada adiantam criando polêmica a toa.Se acertasse nesse ponto teria vencido fácil a eleição.Porque embora o Brasil estivesse aparentemente indo ladeira a baixo em relação ao mundo o cenário mudou com o Guedes fazendo uma recuperação formidável da economia do país perante ao mundo pós covid.Fico procurando até hoje o que os PTistas fizeram em seu governo na área de educação,saúde,segurança e economia.Não mudaram e nem revolucionaram em nada as… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Renato de Mello Machado
1 ano atrás

Só que perdeu a eleição

Dr. Telêmaco
Dr. Telêmaco
1 ano atrás

Aos celerados que estão em surto, espumando pela boca e bloqueando as rodovias país afora: não adianta espernear. Voltem para as suas casas. O fato de o apedeuta da presidência estar em silêncio desde domingo não muda nada. Uma vez que EUA e UE reconheceram o resultado, nada mais há a se fazer a não ser aguardar a próxima eleição. Antes mesmo da eleição, o Senado dos EUA já tinha dado o aviso e agora o Uncle Joe fechou a tampa do caixão. Depois disso, qualquer tentativa de impedir a posse do Barba vai tornar o Brasil um pária internacional… Read more »

Andrey
Andrey
Reply to  Dr. Telêmaco
1 ano atrás

Na hora que estivermos na m#$@ faz o L de l@dr@0 que passa.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Andrey
1 ano atrás

Olá Andrey. Lembrei do Muttley e daquele outro piloto que caçavam o pombo. Não entendi nada do que você escreveu.

MAGNVS
MAGNVS
1 ano atrás

Amigos comentaristas, este deve ser um momento de união nacional. Devemos cortar de vez do nosso país essa extrema-direita BOLSONARISTA fascista e autoritária. Essa extrema direita sob comando de Bolsonaro & Filhos que corrompeu alguns membros das Forças Armadas (salario de mais de 1 milhão para alguns poucos generais puxa-sacos) e que tbm corrompeu membros das Policias para apoiarem esse DESGOVERNO corrupto e incompetente. Nunca fui petista e nem esquerdista, eu sigo o modelo de governo dos países nórdicos: Dinamarca, Noruega, Suécia e Islândia, e aqui nesse blog eu sempre disse: EU SOU ANTI-BOLSONARO, não pq o Bolsonaro é de… Read more »

Last edited 1 ano atrás by MAGNVS
MAGNVS
MAGNVS
1 ano atrás

Amigos comentaristas, este deve ser um momento de união nacional. Devemos cortar de vez do nosso país essa extrema-direita BOLSONARISTA fascista e autoritária. Essa extrema direita sob comando de Bolsonaro & Filhos que corrompeu alguns membros das Forças Armadas (salario de mais de 1 milhão para alguns poucos generais puxa-sacos) e que tbm corrompeu membros das Policias para apoiarem esse DESGOVERNO corrupto e incompetente. Nunca fui petista e nem esquerdista, eu sigo o modelo de governo dos países nórdicos: Dinamarca, Noruega, Suécia e Islândia, e aqui nesse blog eu sempre disse: EU SOU ANTI-BOLSONARO, não pq o Bolsonaro é de… Read more »