A 7ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) foi realizada nesta terça-feira em Buenos Aires, a capital da Argentina. A convite do presidente Alberto Fernández, da Argentina, também o presidente rotativo da CELAC, o presidente chinês, Xi Jinping, fez um discurso via vídeo.

O presidente Xi observou que os países da América Latina e Caribe (ALC) são membros importantes do mundo em desenvolvimento. Eles também tomam parte ativa na governança global, em que fazem contribuições importantes. A CELAC se desenvolveu em uma força motriz indispensável por trás da cooperação global Sul-Sul. A CELAC tem desempenhado um papel importante na salvaguarda da paz regional, na promoção do desenvolvimento comum e no avanço da integração regional

Xi enfatizou que a China sempre apoia o processo de integração regional da América Latina e do Caribe.

“Valorizamos muito nossas relações com a CELAC e tomamos a CELAC como nosso parceiro-chave para reforçar a solidariedade entre os países em desenvolvimento e promover a cooperação Sul-Sul. É por isso que a China tem trabalhado com os países da ALC para fortalecer firmemente o Fórum China-CELAC e levar o relacionamento China-LAC a uma nova era caracterizada pela igualdade, benefício mútuo, inovação, abertura e benefícios para o povo”, indicou ele.

Xi apontou que cada vez mais países da região têm se engajado na cooperação de alta qualidade com a China no âmbito do Cinturão e Rota, apoiado e participado da Iniciativa de Desenvolvimento Global e da Iniciativa de Segurança Global, e estão trabalhando com a China na construção de uma comunidade China-CELAC com um futuro compartilhado.

Ele enfatizou que o mundo está em um novo período de turbulência e transformação. “Só podemos enfrentar os desafios e superar este período difícil através de uma maior solidariedade e cooperação mais estreita”, manifestou.

Ele acrescentou que a China está pronta para continuar trabalhando com os países da ALC para ajudar uns aos outros e fazer progressos conjuntos e defender “a paz, o desenvolvimento, a equidade, a justiça, a democracia e a liberdade” – os valores comuns da humanidade.

A China está pronta para dar as mãos aos países da ALC para promover a paz e o desenvolvimento do mundo, construir uma comunidade com um futuro comum para a humanidade e abrir um futuro ainda mais brilhante para o mundo, anunciou Xi.

FONTE: portuguese.people.com.cn

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Realista
Realista
1 ano atrás

Ele não tinha sofrido um golpe e estava na cadeia ? WTF

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Realista
1 ano atrás

De quem vocẽ está falando?

MFB
MFB
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Ele deve se informar pelo zap news…

Last edited 1 ano atrás by MFB
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  MFB
1 ano atrás

Ola M. Eu não sei se o comentário é sobre XI, Sobre Fernandez, Lula, sobre o presidente do Peru ou de outro presidente que estava presente na reunião da CELAC.

MFB
MFB
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Faz sentido.

Nilo
Nilo
1 ano atrás

O Presidente deve está agendando entre fevereiro ou março viagem aos EUA, reunião com Biden, e logo uma agenda possível para março com a China antes do dia 22 a 25 de abril quando estará visitando Portugal.

fewoz
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Finalmente temos um presidente que trabalha.

PauloR
PauloR
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Finalmente um presidente que defende os interesses do Brasil e viaja o mundo para negociar acordos e não para fazer motociatas em Miami com dinheiro público

Bedoia
Bedoia
Reply to  Nilo
1 ano atrás

A informação de agora é que o nosso Presidente vai propor um amplo acordo Mercosul-China.
E será a via natural e tem de ser rápido, pois inibe iniciativas individuais, Uruguai por exemplo, de fazerem acordos isolados

Nilo
Nilo
Reply to  Bedoia
1 ano atrás

Sim, sendo que pela declarações do Presidente do Brasil no Uruguai, a prioridade será o Acordo Merconsul/União Europeia, uma negociação que já esta bem avançada mas que deverá ser revisada pontos principalmente que foram negociadas pelo governo anterior, e só depois do Acordo fechado iniciarão efetivamente os trabalhos de Acordo Mercosul/China, acordo dificil de acontecer na velocidade em que quer o atual governo do Uruguai. O Brasil se for pela ideia do Uruguai de tarifa zero estará destruindo seu parque industrial, o Uruguai não teria nada a perder se o Brasil fizesse tal acordo. Se o Brasil não aceitaro o… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Bedoia
Bedoia
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Exato.
Tarifa zero é suicídio para o A América Latina.
Exceto para países que não têm industria, como o Uruguai.

Anibal
Anibal
1 ano atrás

Salve Xi, nosso novo colonizador!!

… Outra coisa irônica é ver um ditador exaltando a “…democracia e a liberdade!”

fewoz
Reply to  Anibal
1 ano atrás

De facto, para o nosso padrão, é curioso, mas do ponto de vista deles, o Partido Comunista Chinês é dirigido pelo povo, portanto, democrático. São visões distintas de mundo e não dá pra comparar com o Ocidente. Como disse Paul Kagame: “A Democracia não é definida pelo Ocidente”

Bedoia
Bedoia
Reply to  fewoz
1 ano atrás

Exatamente.
Democracia e participação ocorrem quando toda a população tem direitos e deveres e podem exercê-los..
Direito à educação, saúde, habitação, segurança.
Deveres com a comunidade e seu País.
Ficar com esse blá blá blá de que tem liberdade para falar e nada mudar já está enchendo a paciência das pessoas.
Não adianta vc ter ‘liberdade’ para sair sem máscara e matar seu vizinho de COVID em vez de ter de seguir orientações da comunidade para evitar a pandemia.

Jose
Jose
Reply to  Bedoia
1 ano atrás

Você tem razão ficar em casa e usar mascara deu muito resultado mesmo, aliás empurrou o resultado para depois não é mesmo, vide China hoje, mas fique em casa que tudo se resolve.

Red Pill - 红色药丸
Red Pill - 红色药丸
Reply to  Bedoia
1 ano atrás

Que liberdade ? Experimenta falar alguma coisa de algum ‘grupo minoritário’ ou de Ministro do SSTF – (supremo 2X) pra ver o que lhe acontece. Polícia do Estado 6h da manhã na tua casa te levando.

Regis Mantovani
Regis Mantovani
Reply to  fewoz
1 ano atrás

Quando na história da civilização chinesa, os povos que vivem na China tiveram a experiência de poder escolher os seus representantes e poder expressar os seus ideais. Sempre teve um Imperador ou um Ditador para governar. Nós sempre esquecemos que na cultura Asiática sempre existiu um clã, casta ou tribo que é a mais poderosa para comandar a Nação.

Red Pill - 红色药丸
Red Pill - 红色药丸
Reply to  Regis Mantovani
1 ano atrás

Não interessa, lé sempre foi assim e deu certo, vai querer exportar nosso modelo que destruiu um país com capacidade pra ser uma potencia ?

PauloR
PauloR
Reply to  Anibal
1 ano atrás

Por muito pouco o Brasil não entrou numa ditadura. Felizmente o projeto político perpétuo do Bolsonaro foi impedido pela esquerda e forças democráticas.

Red Pill - 红色药丸
Red Pill - 红色药丸
Reply to  PauloR
1 ano atrás

Existe o xapelão da direita, mas existe o da esquerda tbm, parabéns, vc ganhou um troféu.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Anibal
1 ano atrás

Tão irônico quanto o apoio dos EUA à Arábia Saudita.

Last edited 1 ano atrás by Renato B.
Bedoia
Bedoia
Reply to  Renato B.
1 ano atrás

Pelo contrário.
O apoio dos EUA à Arábia Saudita faz todo o sentido.
Como fez a Pinochet, Vidella, Mobutu, Sadam (em seus ‘bons tempos’ de inimigo do Irã), Franco, Salazar e por aí vai.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Bedoia
1 ano atrás

Olá Bed. Saddan é uma personagem complexa. Por exemplo, durante a crise da dívida externa do Brasil na década de 80, o país era dependente da importação de petróleo. A produção nacional era ínfima e as refinarias brasileiras foram construídas para refinar petróleo leve do oriente médio. O Brasil não tinha divisas ou dólares para bancar a importação de petróleo. Saddan sustentou a exportação de petróleo para o Brasil sem qualquer garantia e sem prazos de pagamento. O Brasil importou muito petróleo iraniano sem qualquer condição de pagamento. Além disso, Saddan autorizou a importação de muito armamento brasileiro para reduizir… Read more »

Red Pill - 红色药丸
Red Pill - 红色药丸
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Paagávamos com VW Passats, é o chamado pragmatismo. Saddan, amigo do Brasil

WSilva
WSilva
Reply to  Anibal
1 ano atrás

Tanto PCCh quanto KMT são criações do povo chinês farto do imperialismo ocidental em território chinês.

Quando Mao fala em ”ditadura democratica” em 1949 soa paradoxal para um ocidental, mas na concepção chinesa ele fala de um país ser comandado pelo seu proprio povo e não por entidades alienigenas.

Rafael Pinheiro Machado
Rafael Pinheiro Machado
Reply to  WSilva
1 ano atrás

Quando ele mandou matar milhares de cidadãos chineses em 1949 não me pareceu que era uma ditadura democrática. menos ainda quando armou a Coréia do Norte para invadir a do sul.

WSilva
WSilva
Reply to  Rafael Pinheiro Machado
1 ano atrás

O genocídio dos índios nos EUA também não me pareceu nada democratico, menos ainda quando invadiu o Iraque sem permissão da Nações Unidas e sem absolutamente nenhuma prova das tais armas de destruição em massa.

Se você quer debater um assunto dessa forma patética trazendo pro debate outros eventos para minimizar o cerne da questão eu posso ficar até amanhã aqui destruindo a democracia americana. rs

O cerne da questao é, antes de 1949 todo mundo mandava na China, menos os chineses, após 1949 quem manda é só os chineses.

Red Pill - 红色药丸
Red Pill - 红色药丸
Reply to  WSilva
1 ano atrás

Quando roubou metade do México tbm não foi muito democrático

Antunes 1980
Antunes 1980
1 ano atrás

A partir de agora pode ter certeza que os movimentos “legítimos” nas ruas da população argentina, contra o atual governo e demais que estavam nesta reunião irão aumentar exponencialmente.
ONGS, institutos e grupos farão de tudo para desestabilizar e dificultar a aproximação junto a China.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Antunes 1980
1 ano atrás

Por que isso? Não entendi a premissa de sua análise. Quais ONGs? Quais grupos terão interesse em prejudicar a aproximação com a China além do que já são próximas? Nos últimos anos, a China aumentou a sua participação no comércio exterior com a Argentina; Por que a população argentina vai para as ruas protestar contra a China? Será que não existem outro fatores político e econômicos mais importantes, como inflação e desemprego?

Red Pill - 红色药丸
Red Pill - 红色药丸
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Os mesmos grupos que interviram aqui em 2013. Vc pode escolher o nome que mais agradar: globalistas, imperialistas, atlanticistas, EUA..