Breves considerações sobre a modernização dos MBTs T-62M russos para a Guerra na Ucrânia

205

Por Rodolfo Queiroz Laterza [1]

1 – Introdução

Em agosto do ano passado, foi amplamente noticiada pela mídia que a Federação Russa iria retirar o tanque principal de batalha (Main Battle Tank- MBT) T-62M de armazéns da reserva para serem submetidos a uma extensa revisão e atualização, com a corporação de defesa russa Uralvagonzavod tendo lançado tal programa de reparo e modernização em larga escala.

As amplas tarefas programadas estão a cargo da 103º fábrica de reparos de blindados no assentamento urbano de Atamanovka (distrito de Chitinsky, Território de Transbaikal). A 103ª Planta Blindada foi instruída a fornecer às Forças Armadas de RF cerca de 800 tanques T-62M modernizados em 3 anos. Tais tarifas implicam na entrega de cerca de 22 viaturas por mês.

Em quase 1 ano de guerra, a escala de perdas de tanques por ambas as forças beligerantes é muito alta, diante da realidade adversa própria do teatro de operações deste conflito, fortemente baseado no uso amplo de drones para tarefas de designação de alvos e guiagem de disparos efetuados por barragens de artilharia, além do uso amplo de minas antitanque e sistemas de mísseis antitanque (ATGM) de ampla variedade, como os Javelin americanos e o Kornet russo.

Tal contexto exige um esforço militar muito mais significativo para se manter uma guerra de manobra e avanço sobre território hostil, no qual os tanques são importantes em suporte à infantaria móvel, sendo imperioso manter um nível elevado de disponibilidade e de reposição de tais sistemas, cuja escala de perdas de atrito e uso em combate é em nível diário.

Dessa forma, se tornou uma solução prática e urgente para o planejamento operacional russo a modernização de tanques antigos, tendo em vista a própria dificuldade do Ocidente em prover a Ucrânia com mais tanques em seu esforço de guerra diante da escala muito contínua de perdas.

Este estudo buscará explicar o programa de modernização do T-62M, suas características operacionais, seu possível uso tático e o que pode significar para o esforço militar russo na guerra da Ucrânia.

2 – SOBRE O T-62M, VERSÃO MODERNIZADA E PRODUZIDA A PARTIR DE 1983

Inicialmente, importante ressaltar que o programa de modernização será baseado nos T-62M, última versão produzida na antiga União Soviética.

O T-62M foi uma extensa modernização do T-62 com melhorias de proteção e mobilidade e adotando o sistema de controle de tiro  “Volna”. Na prática foi um novo tanque baseado no chassi do clássico T-62.

Ele é equipado com um pacote de blindagem de apliques BDD, uma placa de blindagem de barriga adicional para proteção anti-minas, além das saias laterais de borracha reforçada de 10 mm de espessura. O pacote de blindagem de apliques BDD traz a blindagem frontal quase equivalente aos primeiros T-64A e T-72 Ural e consiste em uma placa de apliques no talude e dois blocos em forma de ferradura montados na frente da torre. O T-62M foi estruturado com uma blindagem homogênea (NLD e VLD) com espessura de cerca de 100 mm, localizada nos cantos, proporcionando 200 mm de blindagem reduzida quando disparada de frente.

Esta blindagem em tese deveria ser à prova de todas as munições de tanques de 84 mm e 90 mm em todas as faixas e tipos, munições APDS e HEAT de 105 mm, munições HEAT de canhões sem recuo de 84 mm e 106 mm além de ser capaz de resistir a muitos mísseis antitanque de 1ª geração, bem como os sistemas M72A3 LAW e RPG-7.

Os corrimãos ao redor da torre foram removidos para dar espaço para a blindagem. Fixações para quatro elos de corrente sobressalentes foram adicionados na lateral da torre. Essa versão nova do T-62 foi equipada com esteiras RhKM do tanque de batalha principal T-72 e dois amortecedores adicionais no primeiro par de rodas de estrada. O sistema de controle de tiro  “Volna” foi melhorado ao encaixar o telêmetro a laser KTD-2 (ou KTD-1) em uma caixa blindada sobre o armamento principal.

Foi colocada uma mira mais moderna (à época) para o artilheiro modelo TShSM-41U, nova mira de comandante, estabilizador “Meteor-M1”, computador balístico BV-62 e unidade de mísseis guiados 9K116-2 “Sheksna” ( nomenclatura NATO: AT-10 Stabber) com mira 1K13-BOM ( usado para visão noturna e uma visão do lançador ATGM).

Esse modelo foi equipado com um sensor térmico, o rádio R-173 em vez de R-123M e um novo motor diesel V-55U desenvolvendo 620 hp (462 kW). A carga de munição foi aumentada. Alguns foram equipados com dois conjuntos de quatro lançadores de granadas de fumaça, cada um na parte traseira direita da torre.

A inteligência dos EUA viu o emprego dos tanques T-62M pela primeira vez durante a Guerra Soviético-Afegã e deram-lhe a designação T-62E , sendo bem avaliado em geral.

Ademais, existem várias sub-variantes do T-62M, dependendo de quanto do pacote de modernização o veículo se submeteu.

Quanto à munição padrão HEAT do T-62, o peso do projétil tem em torno de 18 kg, massa explosiva de 3,1 kg com velocidade inicial situada em 800 m / s, totalizando 42 munições armazenadas.

3 – Aspectos principais do programa de modernização

O sistema de controle de tiro atualizado melhora a eficácia do canhão Molot 115 mm 2A20 (U-5TS), que, além da munição convencional, também pode disparar mísseis guiados de longo alcance.

As capacidades do tanque devem ser significativamente aumentadas pelo mastro eletromecânico existente com a instalação de um sistema MGOES (sistema ótico-eletrônico giro-estabilizado multiespectral), que inclui termovisores, uma câmera de televisão e um telêmetro a laser. A presença de tal dispositivo permite que a tripulação detecte um sistema inimigo a qualquer hora do dia, inclusive em condições climáticas adversas.

É uma unidade totalmente estabilizada, móvel vertical e horizontalmente, montada em um mastro retrátil na parte traseira da torre. Quando dobrado, a altura do mastro é de 1,3 metros e quando totalmente estendido é de 5 metros. O sistema MGOES combina um telêmetro a laser e três canais: televisão, onda média infravermelha e alcance próximo infravermelho.

MGOES no T-62. Fonte: https://dzen.ru/a/Yvu_btTTT1s5E6dk

Ao contrário dos termovisores clássicos que reagem à radiação térmica de um alvo, as câmeras de infravermelho próximo são capazes de registrar a radiação infravermelha refletida de um objeto e transmitir uma imagem muito clara e detalhada para a tela. Portanto, onde um termovisor convencional exibirá um ponto borrado luminoso na forma de uma pessoa ou algum tipo de tanque na tela, o sensor de alcance próximo permitirá que se identifiquem padrões de símbolos de identificação, inclusive em condições realmente difíceis, como por exemplo em neblina, sob poeira, fumaça e outras situações que bloqueiam a visibilidade.

Trabalhando em pares como parte do MGOES, as câmeras de ambas as faixas de infravermelho expandem significativamente a capacidade do T-62M de monitorar a área. E não só no alcance, mas, levando em consideração o mastro estendido, o alcance de detecção pode ser de 4 km.

A modernização do T-62M também inclui uma nova mira 1PN-96MT-02, que abrange um canal de imagem térmica e um telêmetro. Essa mira, entretanto, tem indicadores um pouco piores do alcance de detecção e identificação de alvos em condições de pouca visibilidade (à noite) do que os mesmos termovisores franceses Thales instalados em tanques T-90A usados pela própria Rússia.

Considerando que o sistema de imagem noturno dos antigos T-62Ms, construídas sobre tubos intensificadores de imagem, fornecem muito menos visibilidade, a instalação do 1PN-96MT-02 ainda assim cria um salto qualitativo. Em combinação com um novo computador balístico eletrônico, a nova mira de imagem térmica expande muito as capacidades de disparo do T-62M em modernização.

Quanto à mobilidade do novo T-62M, o fato é que este carro em sua versão original do modelo de 1983 já era muito pesado. Se o próprio T-62 pesasse 37,5 toneladas, os blocos de blindagem adicionais, a proteção contra minas da parte inferior das chapas de aço de 20 mm e outras pequenas alterações elevaram sua massa para 40,5 toneladas.

O motor tanque de 620 cavalos suportou essa carga, na época, com dificuldade. Na nova versão, o T-62M ganhou mais peso devido à proteção dinâmica, grades e outros equipamentos. Nesse sentido, o tanque foi equipado com um motor diesel V-46-5 com capacidade de 780 cavalos de potência, para compensar o aumento de peso e garantir uma mobilidade aceitável.

A instalação de um motor diesel com capacidade de 780 CV afetou as características de velocidade – a velocidade máxima na rodovia agora pode chegar no máximo a  60 km/h. A autonomia de combustível é de 550 km.

No tanque modernizado, foram usados ​​ elementos de aumento da capacidade de sobrevivência, em particular, melhorias da “blindagem reativa” do modelo “Kontact” que passa a cobrir as projeções laterais.

A modernização implica o fortalecimento da blindagem com a instalação de:

  • Telas espaçadas adicionais feitas de aço blindado moderno com alta dureza;
  • Elementos de proteção dinâmica;
  • Grades de proteção;
  • No lado direito da torre, foi instalado um lançador de granadas de oito canos, projetado para instalar cortinas de aerossol de camuflagem;
  • Uma cobertura externa de aço de 30 mm de espessura e chapas de aço de 5 mm instaladas atrás, com o espaço entre as quais sendo preenchido com poliuretano. Nesta versão, o tanque é capaz de resistir a impactos de munição HEAT com penetração de até 450 mm, bem como projéteis de subcalibre emplumados com penetração de até 350–380 mm em aço equivalente.

O nível dessa blindagem corresponde às primeiras modificações do T-64, bem como dos tanques T-72M, ativamente utilizados pelo lado ucraniano. Porém essa proteção não é suficiente para realizar tarefas em contato de fogo próximo com unidades inimigas armadas a com armas antitanques modernas, como os sistemas Javelin por exemplo.

As laterais na área do compartimento do motor e na popa receberam telas de treliça como reforço, projetadas para proteção contra granadas antitanque do tipo RPG-7. O princípio de seu funcionamento é amplamente conhecido e baseia-se na destruição/dano do funil cumulativo (revestimento) dessas munições. O Research Institute of Steel em seus dados abertos indica uma probabilidade de 50% de se destruir uma granada sem romper a armadura.

No programa também foi prevista a instalação de um mastro de elevação com dispositivo de observação.Equipar um tanque com tal ferramenta provavelmente significa trabalhar na defensiva em posições fechadas. Nesse caso, a silhueta do tanque fica oculta, mas a observação é difícil. A presença de um mastro de elevação resolve este problema. O tanque se esconde na trincheira, levanta o mastro e faz observação. Tendo encontrado o inimigo, ele vai para a posição de tiro e dispara um tiro e se esconde novamente.

4 – Considerações finais

Exatamente quantas unidades T-62 devem ser atualizadas ainda é desconhecida (algumas fontes sugerem que pode haver mais de 500 e possivelmente até mil), mas o tanque tem potencial útil: o rearmamento será barato e será possível desdobrar em grandes quantidades em um teatro de operações cuja taxa de perdas diárias de MBTs é recorrente e previsível diante da quantidade de uso de minas antitanque, ATGMs e barragens de artilharia guiadas por drones.

Além disso, objetiva-se usar o novo T-62M na função complementar de combate mecanizado de infantaria, uma vez que a Rússia tem um número desproporcional de tanques no contexto da falta de veículos modernos de combate de infantaria (a grande maioria dos milhares de IFVs são antigos BMP-1 e BMP-2). Simplificando, existem muitos tanques com um canhão de 125 mm, mas existem desproporcionalmente poucos BMPs com módulos de combate específicos com poder de fogo majorado, capacidade de resistir a dispositivos antitanque e com cadência de tiro rápida.

Essa diferença se tornará ainda mais significativa em uma situação em que a mobilização parcial foi anunciada na Rússia, o que significa que aumentará o número de infantaria que precisará urgentemente de veículos de apoio de fogo. O inventário de BMP-3 e BMD-4 com o mais moderno e caro módulo de combate Bakhcha simplesmente não é suficiente para todas as brigadas e a diferença de poder de fogo entre o BMP / BTR com um canhão de 30 mm e o T-62 modernizado é simplesmente enorme, embora a mobilidade deste último continue muito limitada devido ao peso e estrutura.

Tendo começado a modernizar o T-62, o complexo militar-industrial russo aparentemente sem planejamento próprio, tomou conceitualmente o caminho do país militarmente mais avançado – os Estados Unidos, em soluções rápidas, mais baratas e práticas para uma demanda específica surgida em um conflito militar.

A título de exemplo, os militares dos EUA planejam comprar 504 unidades Griffin-2 até 2035. Ao mesmo tempo, os tanques formados em companhias serão entregues às brigadas de infantaria do Exército dos EUA e da Guarda Nacional. Em outras palavras, o conceito é o mesmo – os tanques leves são transferidos para reforçar as unidades de infantaria mecanizada.

Quanto ao equipamento obsoleto, o que está acontecendo na Ucrânia mostrou que sistemas de armas simples e sem alta tecnologia (por exemplo, o uso bem-sucedido pelas forças ucranianas de drones civis para filmagem de vídeo e ataques com granadas, os drones kamikaze Geranio -2, os antigos S-60, etc.) também podem ser eficazes. Diante do exposto, podemos concluir que, com o uso adequado e diante da premência, os tanques T-62 modernizados podem se tornar não apenas uma solução razoável, mas um veículo de combate verdadeiramente útil em todo o conceito de uso de fuzis motorizados pelo exército russo.

Apesar de mais de uma década de inatividade desde sua retirada do inventário ativo do Exército russo e mesmo lançado nas versões iniciais em 1961,  a Rússia irá colocar em operação tais tanques com a finalidade de preencher as necessidades operacionais imediatas no teatro de operações da guerra da Ucrânia e evitar desgastar os cerca de 7.000 T-72 ainda mantidos em reserva para uso futuro em outros potenciais conflitos, de acordo com diversas análises militares que interpretaram a surpreendente medida.

Embora pelos padrões do século 21, até mesmo os T-62s modernizados estejam desatualizados para enfrentar MBTs ocidentais de terceira geração como os Leclerc ou os M1A2 Abrams americanos, ou ainda em relação aos tanques T-72 e T-90 mais modernos que formam a espinha dorsal das forças blindadas russas, para as necessidades de uso das unidades de combate das repúblicas separatistas de Donetsk e Luhansk, bem como para uso rápido pelos recém mobilizados, o T-62M modernizado pode contribuir para sustentar ofensivas e linhas defensivas bem estruturadas.

Isso explica em parte por que Moscou está investindo em seus reparos, embora tenha muitos T-72 de reserva. Reiterando, o T-62 é valorizado pelos requisitos de manutenção e custos operacionais muito menores, bem como pela facilidade de treinamento – o treinamento da tripulação leva muito menos tempo, sendo este um fator crítico de extrema importância na dinâmica do conflito militar em curso. É relatado que foi essa circunstância que levou a Rússia em 2016 a alocar T-62Ms modernizados de suas reservas para equipar novas unidades do exército sírio, tendo logrado bons resultados nas ofensivas de 2017 contra o Estado Islâmico. Posteriormente, esses veículos foram transferidos para o leste da Ucrânia, onde seriam usados ​​pelas milícias Donbass, porém com as modernizações ressaltadas.

Como seu antecessor T-55, o T-62 é adequado tanto para operações montanhosas quanto urbanas. E esta é a principal razão pela qual as modificações aprimoradas do T-62 até recentemente formavam a espinha dorsal das unidades blindadas da Coreia do Norte. Em mais de uma década de operações de contra insurgência, o Exército Árabe Sírio passou a preferir o T-55 e o T-62 a veículos mais modernos para combate em áreas urbanas. Muitos desses veículos foram atualizados com tecnologia norte-coreana, incluindo telêmetros a laser e supostamente novos tipos de munições anti-pessoal. Com o T-62 atualizado, a Rússia poderá equipar não apenas unidades regulares, mas principalmente as milícias das regiões do leste da Ucrânia e as novas brigadas até a chegada de novos T-90M e T-72 na nova versão B4.

Fontes consultadas:

 


[1] Delegado de Polícia, Mestre em Segurança Pública, historiador, pesquisa sobre geopolitica e conflitos militares.

Subscribe
Notify of
guest

205 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Claudio Moreno
1 ano atrás

Boa madrugada a todos os senhores camaradas do Forte!

Resumindo…para infelicidade do povo ucraniano, a guerra não terminará em menos de dois anos, essa também é a visão de Washington e dos países da UE…triste…

Sgtº Moreno
(CM)

Underground
Underground
Reply to  Claudio Moreno
1 ano atrás

Concordo. E essa guerra vai durar até os países aliados deixarem de enviar meios à Ucrânia ou até que o atual sistema político militar russo entre em colapso. Explico: se faz sentido para a atual administração política militar russa, sob ponto de vista geopolítico, manter a guerra, não faz para grande parte da população, que veem seus filhos tombarem diariamente. São esses pais, filhos, mulheres de soldados russos que serão o ponto de inflexão. De outra parte, os fornecedores de equipamentos militares, para esses trata-se apenas de recursos financeiros a serem perdidos. Para os ucranianos não resta opção a não… Read more »

Melchior
Melchior
Reply to  Underground
1 ano atrás

A única coisa que está entrando em colapso são as linhas de defesa ucranianas.
Notícias de agora pela manhã dão conta que os ucranianos foram cercados em Paraskovika e os russos estão se aproximando de Berkhivka.
Isso significa que faltam apenas 10 km para o cerco total de Bakhmut.
E ainda, os rumos já estão avançando para Chasiv Yar no caminho para Kramatorsk-Slaviansk.

Melchior
Melchior
Reply to  Claudio Moreno
1 ano atrás

Em entrevista a WarGonzo, Prigozhin (PMC Wagner) considerou que os russos, se forem tomar todo o leste da Ucrânia até o Dniepr, levarão três anos para concluir a tarefa.
O próprio repórter de WarGonzo, depois da entrevista, questionou o fato de como ele chegou a esse número.
Eu particularmente acho difícil a guerra durar isso tudo,
Pelo menos não nas taxas atuais de perdas ucranianas.
A não ser que o conflito reduza em intensidade ou que a OTAN mande cada vez mais ‘mercenários’.

Rogerio
Rogerio
Reply to  Melchior
1 ano atrás

Nessa entrevista ele continua dizendo que pretende chegar ate o canal da mancha e dar a França e a Italia para a Ucrania.

Melchior
Melchior
Reply to  Rogerio
1 ano atrás

Sem antes criar um tapete de ucranianos caídos.
Chora!

Rogério
Rogério
Reply to  Melchior
1 ano atrás

O russos que estão chorando em Vuhledar .

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Rogério
1 ano atrás

nao estao chorando sozinhos, pois acabei de ver os russos bombardeando o que sobrou das casas de lá, tá destruindo esconderijos dos ucranianos

Hank Voight
Reply to  Carlos Campos
1 ano atrás

Nick novo Chings?

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Hank Voight
1 ano atrás

estou aqui do Xings, e antes de vc e já briguei com Xings diversas vezes e aliás tu lembra o pq do nome Xings? eu vi ele ganhando esse apelido

Henrique
Henrique
Reply to  Melchior
1 ano atrás

os caras levaram +6 meses pra pegar Vuhledar e Bakhmut… esse “chora” foi pra quem?

Pra esposa ou e mãe do soldado russo que foi mandado caçar a mina no terreno e e ta com a perna pra um lado e cabeça pro outro?

Underground
Underground
Reply to  Rogerio
1 ano atrás

De fato! Mas a coisa toda não encontra a realidade em nenhum momento. Estava vendo um vídeo agora: uma coluna de tanques russos avança, seguindo o caminho de uma outro blindado que maus aprende havia passado por sobre uma mina. O primeiro blindado então sai da trilha e segue à esquerda do blindado já destruído …. e passa em cima de outra mina. O segundo blindado, seguindo a logica e doutrina russa, também sai da trilha, agora pela direita, e também passa por sobre uma mina. Não foi destruído e tenta voltar … passa novamente por uma mina. São esses… Read more »

Melchior
Melchior
Reply to  Underground
1 ano atrás

E são esses os que querem barrar os russos.
Provavelmente usando doutrina da OTAN.
Um blindado ucraniano chega para socorrer um grupo de soldados.
Ao primeiro disparo de canhão russo, o blindado simplesmente acelerou e foi embora.
Deixou cerca de doze soldados no chão e expostos aos canhões russos.
Resultado.
Todos foram mortos.
Ou seja.
Cada um por si.
Isso explica, em parte, a gigantesca quantidade de baixas entre os ucranianos.

t.me/partizan1941/43824

RPiletti
RPiletti
Reply to  Melchior
1 ano atrás

Ouvi dizer que agora que os presidiários estão escassos começarão a recrutar os que trabalham sentados em frente aos pcs ocidentais. Quem tiver menos posts e nicks falsos vai primeiro. Capricha aí que não queremos perder tuas postagens…

Severino
Severino
Reply to  RPiletti
1 ano atrás

Estão escassos porque muitos deles foram agraciados com a liberdade por feitos no campo de batalha.
Explica-se, assim, as baixas ucranianas.

Nei
Nei
Reply to  Severino
1 ano atrás

Outro nick de fã russo?

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  RPiletti
1 ano atrás

Desde quando presos são escassos? Só na Noruega, Dinamarca que tem poucos presos. Se na Rússia tiver 500.000 presos acho até pouco. Só no Brasil e EUA são quase 1 milhão.

RPiletti
RPiletti
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
1 ano atrás

Ter que explicar sarcasmo é dose…

Nei
Nei
Reply to  Melchior
1 ano atrás

Acorda seu lunático!

Discurso de ódio, de mortes, mas não sabe nem se defender se precisar, é o primeiro à ligar para a polícia para defender ou deve chamar a mamãe e papai.

Vem aqui vomitar discursos falsos e ofender seres humanos, por mera torcida.

Faça um favor a muitos e a você, saia de trás do celular e computador ocidental e vai fazer algo de bom uma vez.

José Marinho
José Marinho
Reply to  Underground
1 ano atrás

Para chegar a Lisboa o melhor caminho é pelo mar, dado que Lisboa é uma cidade Costeira, e não precisam de tantos meios e homens dado que as forças armadas portuguesas estão na penuria. Ate se dão ao luxo de ter navios de Patrulha com canhão invisivel, com silenciador que dispara balas hipersonicas (Tipo a fisga que David usou contra Golias)

Guilherme Leite
Guilherme Leite
Reply to  José Marinho
1 ano atrás

Mas quem ganhou a batalha foi David e não Golias 🙂

Melchior
Melchior
Reply to  Guilherme Leite
1 ano atrás

‘Mas quem ganhou a batalha foi David e não Golias’

Na ficção pode ser.
Na vida real. impossível.
Que sirva de lição para a Ucrânia.
E também para Polônia, Moldávia, Letônia, Estônia e Lituânia

Carlos R.
Carlos R.
Reply to  Melchior
1 ano atrás

Que sirva de lição….quem lê acha que esse ser é alguma coisa na guerra, mas não deve passar de um mimizento russo.

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Melchior
1 ano atrás

é sugiro ler mais sobre guerras…. Não é você que tanto fala que os EUA perderam para o Talibã???Então o talibã é a maior força armada do planeta????

Severino
Severino
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

Guerrilha é uma coisa.
Guerra convencional é outra.
E pior ainda se for contra os russos

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Severino
1 ano atrás

Uai vão mudar o discurso?????

Nei
Nei
Reply to  Severino
1 ano atrás

Pior porque? Avançar 20 metros por dia? Ou o avanço para trás?

RPiletti
RPiletti
Reply to  Severino
1 ano atrás

Afegãos andaram batendo nos dois, esqueceu?
Primeiro URSS e depois EUA.

Nei
Nei
Reply to  Melchior
1 ano atrás

Lição de casa é você parar de c-h-u-p-a-r tanto p-a-u dos russos e fazer análises neutras.
Seria um caminho. Segue a dica.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Underground
1 ano atrás

Cara o que você quer que eles façam, fiquem parados em linha, expostos a fogo de artilharia? Se for uma coluna brindada de dezenas de blindados, o último da fila tem que dar a ré. E como saber que ambos os lados da estrada não estão minados ao redor Da coluna? A alternativa é ter a frente um veículo de limpeza anti-Minas, más acho que esse veículo só e eficaz em solo fofo, como tetra e areia, em pistas de concreto e difícil. Vários blindados ultra-modernos americanos explodiram por isso, e as colunas blindadas só davam a ré pois tinham… Read more »

Underground
Underground
Reply to  Melchior
1 ano atrás

“Prigozhin respondeu a uma série de perguntas sobre as controvérsias de Wagner, como altas baixas e ineficácia de condenados recrutados, execução de desertores, tratamento de forças recrutadas como bucha de canhão, duras críticas de Prigozhin ao Ministério da Defesa russo (MoD) e suas supostas aspirações políticas, e mercenários Wagner carregando “símbolos do Terceiro Reich” apesar de lutar para “desnazificar ” Ucrânia.”

A coisa vai bem.

Melchior
Melchior
Reply to  Underground
1 ano atrás

Vc controlar o que se passa na cabeça de cada soldado é impossível.
O importante é que o trabalho seja feito da maneira correta.

g1.globo.com/mundo/noticia/2012/02/foto-de-fuzileiros-dos-eua-com-bandeira-nazista-provoca-polemica.html

Nei
Nei
Reply to  Melchior
1 ano atrás

Nada a ver cara. A desculpa de desnazificar a Ucrania, é mais uma mentira do seu lado.

Underground
Underground
1 ano atrás

… “em um teatro de operações cuja taxa de perdas diárias de MBTs é recorrente e previsível diante da quantidade de uso de minas antitanque, ATGMs e barragens de artilharia guiadas por drones.”

Há uma parte importante e esquecida no texto. Se há disponibilidade suficiente de meios para modernização, e de fato há, o mesmo não se pode falar de suas tripulações.

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Underground
1 ano atrás

Enquanto não tiver uma IA confiável a ponto de ser “jogada” no campo de batalha e operar os tanques sem auxílio humano, será um problema que continuará a afetar os exércitos do mundo inteiro.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Underground
1 ano atrás

Cara, os Russos sempre deram mais importância ao meio material que o humano, desde a época dos kizares.
Filmes e séries russos o herói sempre se ferra, só e herói pois morreu em combate. Noção de sacrifício pela pátria, chineses, nortecoreanos, vietnamitas, coreanos e japoneses até a segunda guerra eram assim.

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
1 ano atrás

Os chineses já operaram esse modelo? Se sim, mesmo que já tenha sido tirado de operação, eles ainda podem fornecer peças de reparo. A Inteligência Britânica afirma que a China anda fornecendo peças de reposição, inclusive hardware e sistemas de jamming.

Underground
Underground
Reply to  Vinicius Momesso
1 ano atrás

Os chineses fabricaram muita coisa de origem soviética, mas provavelmente adaptaram a seus próprios interesses, assim é provável que que tais peças, componentes, sistemas não sejam tão intercambiáveis.

Henrique A
Henrique A
Reply to  Vinicius Momesso
1 ano atrás

Os chineses nunca receberam este CC dos soviéticos, segundo a Wikipédia capturam apenas um numa escaramuça.

Last edited 1 ano atrás by Henrique A
sub urbano
sub urbano
Reply to  Vinicius Momesso
1 ano atrás

Pra tanque não tem necessidade, a Russia tem mais de 20 mil tanques guardados, tem bastante peça de reposição.

Rogério
Rogério
Reply to  sub urbano
1 ano atrás

vão usar eles quando comemorarem uma década de guerra então, kkkkkkkkk

Nei
Nei
Reply to  sub urbano
1 ano atrás

E continua atolada!

Henrique A
Henrique A
1 ano atrás

Por qual razão o pessoal começou a chamar torreta de torre? Mesmo em inglês não se fala “tower” mas “turret”.
As publicações especializadas que haviam antes da internet ainda usavam o termo correto; eu acredito que a popularização do tema defesa leva a essas “simplificações”.

Underground
Underground
Reply to  Henrique A
1 ano atrás

Por qual razão o pessoal começou a chamar torreta de torre?”
Mesma razão de chamarem projétil de “bala”.

Melchior
Melchior
Reply to  Underground
1 ano atrás

E ucraniano nazista de ‘ukronazi’.

Henrique
Henrique
Reply to  Melchior
1 ano atrás

354 dias de guerra e o xings ainda ta perdido na fanfic da primeira semana kkkkkk

IvanF
IvanF
Reply to  Henrique A
1 ano atrás

Talvez o nome correto seja torre 🙂

Comparar com o inglês não é referência de certo ou errado, em inglês chamam “tank”, em português é “carro de combate”.
Nesse link de uma matéria no site do exército, inclusive, chamam de “torre”.

Ah, e em Portugal parecem que chamam de “Compartimento de Combate”, de acordo com a Wikipedia 😛

Mauricio
Mauricio
1 ano atrás

7000 T-72 estocados, fora os T-90 versões iniciais, milhares de Bmd3, Btr 70/80/90, e ainda produção em 3 turnos da indústria de defesa anunciado, a russia ficará sem blindados logo.

Melchior
Melchior
Reply to  Mauricio
1 ano atrás

E semana passada, foi divulgada noticia sobre perdas dos ucranianos. Segue a reportagem que publicada. ‘ipsis litteris’. ‘Ontem houve 2 vazamentos sobre as perdas do APU. 1. Nos EUA, o coronel aposentado McGregor relatou que em uma reunião entre Zaluzhny e Millie, Zaluzhny disse a Millie que as perdas irreparáveis ​​​​das Forças Armadas da Ucrânia no momento da reunião foram de 257.000 pessoas (mortas, desaparecidas, capturadas). 2. Ao mesmo tempo, na imprensa turca, com referência a fontes do Mossad, foi publicado o esquema das perdas das Forças Armadas da Ucrânia desde o início da NWO. Segundo a mídia turca, as perdas… Read more »

Andre
Andre
Reply to  Melchior
1 ano atrás

Caramba, e mesmo perdendo mais aeronaves e helicópteros do que tinha, nos últimos 6 meses o ucranianos só perderam Soledar.

As defesas com pedras e paus tem sido muito eficientes.

Felipe M.
Felipe M.
Reply to  Melchior
1 ano atrás

Essa sua fonte aí tem toda a galera que trabalhava de scout pras casas de aposta no futebol Ucraniano, colhendo informações e passando pra eles né?

Melchior
Melchior
Reply to  Felipe M.
1 ano atrás

Não sei.
Só sei que os ucranianos estão desesperados atrás de ‘voluntários’.
Sejam entrando em boates para pegar incautos, correndo pelas ruas de Kiev ou pegando gente nas estações de esqui em Lvov

https://t.me/intelslava/44408

Tá feia a coisa para os ucranianos.

Sagaz
Sagaz
Reply to  Melchior
1 ano atrás

O seu Deus Putin recrutou Idosos, presidiários etc e os desesperados são os ucranianos. Você está bebendo água proveniente do cômodo errado da casa.

Nei
Nei
Reply to  Sagaz
1 ano atrás

Ele tá comento aquele negócio que o gato enterra sabe!

Nei
Nei
Reply to  Melchior
1 ano atrás

intelsava, confia kkkk. Você é fanfarrão kings.

Melchior
Melchior
1 ano atrás

Reportagem publicada essa semana sobre a ofensiva russa, do ponto de vista de autoridades ucranianas.

‘A Rússia também começou a se armar e se preparar para uma futura ofensiva. Os militares ucranianos estimam que a Rússia já possui 1.800 tanques, 3.950 veículos blindados, 2.700 sistemas de artilharia, 810 sistemas de lançamento múltiplo de foguetes da era soviética, como Grad e Smerch, 400 caças a jato e 300 helicópteros prontos para a nova onda de ataques, disse o funcionário.’

Palpiteiro
Palpiteiro
Reply to  Melchior
1 ano atrás

Os russos envia material cada vez pior. A Ucrânia recebe material cada vez melhor.

Mauro Cambuquira
Reply to  Palpiteiro
1 ano atrás

Da onde tirou isso, se aqui na própria informação da matéria fala de uso de equipamentos reestruturados, para manter os estoques dos equipamentos atualizados, e se quer usarem os mais modernos do inventário.

Palpiteiro
Palpiteiro
Reply to  Mauro Cambuquira
1 ano atrás

Já andou em Fusca tunado? Continua ruim de direção, freio…..

Andre
Andre
Reply to  Melchior
1 ano atrás

Será que com tudo isso agora vai conseguir capturar Bakhmut?

Melchior
Melchior
Reply to  Andre
1 ano atrás

Tomar, ainda não é necessário.
O objetivo é cercar e eliminar.
Entende?
E digo mais.
Segundo Military Summary, as maiores perdas ucranianas hoje estão em Kupiansky.
Ontem, os ucranianos se retiraram de Hryannivka, província de Kharkov.
Os russos estão avançando em Kharkov e até os americanos consideram que eles vão tomar toda essa província, bem como Zaporizhizhia.
As perdas diárias (mortes) dos ucranianos estão na casa de 400, em todas as frentes.
É muita coisa.

Underground
Underground
Reply to  Melchior
1 ano atrás

A Rússia fracassou em todos os seus objetivos e todas as táticas utilizadas também fracassaram.
A única coisa queca Rússia está a fazer é, como você mesmo disse, matar ucranianos aos montes. E seu próprio povo.

Inimigo público
Inimigo público
Reply to  Underground
1 ano atrás

Fracassou? A operação era de desmilitarização e desnazificação. O batalhão Azov está debaixo de sete palmos há meses, e pelo andar da carruagem a Ucrânia vai ter que mandar bebês para a guerra, pois ninguém mais manda mercenários, de tantas perdas. Então a Rússia está sim atingindo seu objetivo.

Andre
Andre
Reply to  Inimigo público
1 ano atrás

Além de lutar com paus e pedras, os bebês ucranianos estão conseguindo parar o poderoso exército russo?

Estamos vendo a Ucrânia casa vez mais desmilitarizada. Até o terminator foi desmilitarizado lá.

Slowz
Slowz
Reply to  Andre
1 ano atrás

Paus e pedras são muito eficientes não lembra do que o Talibã fez com a maior potência militar ?

Andre
Andre
Reply to  Slowz
1 ano atrás

Mas as pedras e paus ucranianos são bem mais fortes. Em apenas um ano de guerra, destruíram mais de 1000 MBTs e têm conseguido recuperar, militarmente, diversas cidades que haviam sido capturadas pelos russos.

Já os paus e pedras afegão são bons para derrubar Mi-24.

Andre
Andre
Reply to  Underground
1 ano atrás

Tenho que discordar Underground. O inovador Avanço Putin foi uma nova tática criada pelo genial lider e que foi aplicada a perfeição. Veja como os russos a executaram maravilhosamente bem em Kherson.

Melchior
Melchior
Reply to  Andre
1 ano atrás

Já está com papinho de perdedor, né?
Pode chorar à vontade.
A Ucrânia está sendo massacrada.
E não foi por falta de aviso.
E olha que o russos estão usando apenas 10 a 15% do seu Exército.
Que fique de aviso à OTAN.

Andre
Andre
Reply to  Melchior
1 ano atrás

Papinho de perdedor é “Tomar, ainda não é necessário.”

Usando apenas 10% ou 15% do seu exército e os russos já dependem de munição norte-coreana e drones iranianos. Deve ser por isso que não consegue usar mais…

Severino
Severino
Reply to  Underground
1 ano atrás

‘A única coisa queca Rússia está a fazer é, como você mesmo disse, matar ucranianos aos montes. ‘

Bingo!

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Underground
1 ano atrás

Mas o objetivo de uma guerra não é esse, matar inimigos aos montes?

Andre
Andre
Reply to  Melchior
1 ano atrás

Ainda não é necessário? E aquele seu papinho em novembro de 2022 de que já poderia mudar o nome da cidade? Suas fontes estão te enganando de novo?

Não se esqueça que já tomaram Kharkiv e de lá já foram chutados.

Novamente eu pergunto, 400 mortes ppr dia e em 6 meses o melhor que os russos conseguiram foi a pequena cidade de Soledar? Os paus e pedras dos 4 ou 5 soldados que ainda lutam na Ucrânia têm sido muito eficientes para parar o poderoso exército russo.

Melchior
Melchior
Reply to  Andre
1 ano atrás

Não, meu caro.
400 mortes por dia,durante seis meses significam cerca de 72.000 mortes de ucranianos.
Em um ano, 144.000 mortes.
Importante considerar que muitos analistas, inclusive ocidentais, consideram que a mortes de ucranianos já chegaram a 200 mil.
É isso que os russos chamam de desmilitarização.
Sugiro que vc evite fazer turismo em Kiev, Lvov ou outra cidade ainda em mãos de ucranianos, pois vc pode ser ‘convocado’ nas ruas para servir de bucha de canhão.
De resto, vamos acompanhar as notícias do front, porque está ficando bonito.

Andre
Andre
Reply to  Melchior
1 ano atrás

Caramba, e com todas essas mortes de ucranianos os russos tiveram que fugir de Kherson, Kharkiv, Sumy, Izium….

Mas vamos acompanhar as notícias do front, quem sabe logo logo os russos acionam o Avanço Putin novamente. Em Kherson eles o usaram perfeitamente.

Melchior
Melchior
Reply to  Andre
1 ano atrás

E mais.
Se para cada morte, tivermos de 2 a 3 feridos, muitos deles com gravidade e, por conseguinte, incapacitados, teremos quase 1 milhão de baixas gerais entre os ucranianos.
Isso explica as notícias cada vez mais frequentes de ‘convocações’ desesperadas de ucranianos.
A situação está tão grave que Kiev está intimando autoridades estrangeiras a entregar adultos ucranianos que estão morando em seus países.
Agora, quem será o gênio que vai querer voltar para casa para encontrar a morte certa por um tiro russo.

Andre
Andre
Reply to  Melchior
1 ano atrás

1 Milhão de baixas entre os ucranianos e os russos correndo de Kherson…

Melchior
Melchior
Reply to  Andre
1 ano atrás

Exatamente.
Por isso mesmo que a Rússia tem muito menos baixas que a Ucrânia.

Andre
Andre
Reply to  Melchior
1 ano atrás

E por isso que hoje a Russia está mais longe de seus objetivos nessa guerra do que em março de 2022.

Heitor
Heitor
1 ano atrás

Off topic: breves considerações sobre o ‘indestrutivel’ Terminator destruído na Ucrânia..

https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2023/02/12/como-e-o-supertanque-bmpt-terminator-russia-ucrania.htm

Melchior
Melchior
Reply to  Heitor
1 ano atrás

Tá! Muito legal. Conseguiram destruir o primeiro depois de mais de 6 meses de uso. Agora, vamos á dura realidade dos fatos no campo de batalha. Os ucranianos, ontem, se retiraram de Grasna Hora, ao norte de Bakhmut. Os russos estão avançando pelo norte, já se aproximando de Dubovo-Valisylivka, e pelo sul, cercando Ivanivske. A distância entre as duas cidades é de cerca de 10 km. Ou seja, faltam dez quilômetros para o cerco total da cidade. E calcula-se que nessa região exstam cerca de 60 mil soldados ucranianos. Outros dizem que são 80.000. Tudo bem que esses números são… Read more »

Andre
Andre
1 ano atrás

“Como seu antecessor T-55, o T-62 é adequado tanto para operações montanhosas quanto urbanas”

A modernização pode corrigir o péssimo sistema de mira original, que até sua utilização na guerra de 1973, era tido como revolucionário, principalmente pelo sistema de tiro noturno, mas para ser razoavelmente adequado para operações montanhosas precisa tbm alterar o angulo de elevação e depressão do canhão.

Melchior
Melchior
Reply to  Andre
1 ano atrás

Levando-se em conta que a Alemanha vai enviar Leopard 1 para a Ucrânia, está bom demais.
Olhe uma foto do Leopard 1 e vc terá a nítida impressão que ele saiu do final da Segunda Guerra Mundial dada as semelhanças externas com os Tiger 2 e Panther.
É Alemanha!
Quem te viu, quem te vê!
Depois de Tiger, Panther, agora Leopard.
Daqui a pouco lançarão o ‘Jaguatirica’ e o ‘Gato do Mato’.

rui mendes
rui mendes
Reply to  Melchior
1 ano atrás

Vê os novíssimos Leopardo 2 A7 do exército Alemão.
A tua ditadura preferida, não tem nada igual.
Preferia os Leopardo 1 modernizados no Ocidente que T-62 modernizados pelos Russos.

Andre
Andre
Reply to  Melchior
1 ano atrás

Semelhança com panther e tiger 2? Que forçada de barra hein Da Lua. Até para você foi muito essa.

Mas os centurions já mostraram que tanques “do final” da segunda guerra seriam suficientes para acabar com o t62.

Severino
Severino
Reply to  Andre
1 ano atrás

A Inglaterra esteve na vanguarda no campo dos tanques entre 1914 e 1918, com o Male e Female.
De lá para cá, sem qualquer expressão, passando, é claro, pela Segunda Guerra Mundial.

Andre
Andre
Reply to  Severino
1 ano atrás

No inter guerras os franceses estavam pouco a frente com o Char B1 bis e durante guerra os ingleses estiveram atrás tanto de alemães quanto de russos.

Os Centurions vieram colocar os ingleses na frente, novamente. Por muito pouco não estreou ainda na segunda guerra.

Severino
Severino
Reply to  Andre
1 ano atrás

Inexpressivo.
O máximo que conseguiram foi o Firefly que tinha base do Sherman.
E, mesmo assim, de sucesso duvidoso e muito aquém dos monstros soviéticos da época, como JS-2.

Andre
Andre
Reply to  Severino
1 ano atrás

Durante a segunda guerra seus tanques eram realmente inferiores aos demais, mas já em 1946 o Centurion mudou isso. Tendo participado de combates já na guerra da Coréia, onde foram fundamentais para impedir os avanços chineses na batalha do rio Imjin, e teve grande destaque, quase 30 anos depois de entrar em operação, na vitória israelense sobre os muito mais numerosos T-62 sírios. Segue em operação até hoje, mostrando porque é considerado o primeiro MBT e um dos melhores tanques já produzidos. Pena que não da mais para postar fotos. Eu colocaria novamente a foto do monstruoso IS-2 em Berlim,… Read more »

Felipe M.
Felipe M.
1 ano atrás

Meio que off. Parece que o Armata finalmente foi usado no conflito.
Vamos ver o desempenho do, até então, carro alegórico de desfiles.

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
1 ano atrás

OFF TOPIC: Saiu na RT uma entrevista com o embaixador do Brasil na Rússia,Rodrigo de Lima Baena Soares, que seu país está acordando com a Rússia investimentos na ordem de U$$29bi no setor de energia(incluído nuclear e gás natural) até 2030. Como ambos são membros do BRICS, é até normal.
O grande entrave chama-se Washington. Vamos ver se Brasília tem “Balls of steel” para prosseguir com isso.

Melchior
Melchior
Reply to  Vinicius Momesso
1 ano atrás

Excepcional notícia!
Outra notícia, não tão excepcional, mas interessante do ponto de vista militar, é de que a China vai encomendar 15.000 drones ao Irã.
Certamente, os iranianos se tornaram os maiores fabricantes mundiais desse tipo de equipamento.

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Melchior
1 ano atrás

No caso a Gazprom abriria uma filial aqui. Não dúvido os russos também costurarem acordos na área naval também, vista que o sub nuclear com “tecnologia” transferida pelos França , está empacada com prazos cada vez mais espaçados.

Last edited 1 ano atrás by Vinicius Momesso
rui mendes
rui mendes
Reply to  Vinicius Momesso
1 ano atrás

Aí agora a tecnologia é Francesa???
Então o submarino, a parte nuclear não era totalmente Brasileira???
Quando corre bem, é nacional, quando corre mal, é Europeu.
Só rir.

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Melchior
1 ano atrás

Os iranianos foram espertos e seguiram Israel, país líder nesse segmento. Perceberam bem antes que o futuro seriam os drones.

Melchior
Melchior
Reply to  Vinicius Momesso
1 ano atrás

A propósito.
Outros desdobramentos da atuação russa.
Hoje foi anunciado o projeto de um ‘hub’ de gás e grãos no Bahrein a ser utilizado em conjunto por árabes e russos.
E ontem, Lavrov anunciou que estão em acertos finais a construção de uma base russa em Port Sudan.
Assim, com a presença na Síria, os russos terão controle da entrada e da saída do Canal de Suez.

Nemo
Nemo
1 ano atrás

OFF: O Site Político (pró ocidente) publicou que, em janeiro, o Exército da Ucrânia adotou penas mais duras para desobediência, abandono de posto e deserção. Ele cita que a medida causou protestos e desagrado.
https://www.politico.eu/article/ukraine-zelenskyy-war-military-law/

Melchior
Melchior
Reply to  Nemo
1 ano atrás

Essa semana foi publicado um vídeo de 7 militares ucranianos (com braçadeira verde) que estavam se recusando a tomar posição para enfrentar os russos.
Um outro militar, um oficial com uniforme diferente, estava tentando convencê-los a voltar ao combate.
Um dos soldados falou que seria inútil, pois o seu batalhão foi dizimado e só restaram eles.
Esses soldados de braçadeira verde, ao que parece, são recém convocados.
Em outro vídeo, em um momento de sinceridade, um oficial ucraniano disse em entrevista a uma repórter que a expectativa de sobrevivência de um recém-convocado em Bakhmut é de 4 horas.
Trágico!

rui mendes
rui mendes
Reply to  Melchior
1 ano atrás

Fonte: vídeo na internet Realidade: Rússia já esteve perto de Kiev, tinham Kharkiv e Kherson e fugiram para o leste, fizeram incorporação de muitos milhares de soldados, presos, mercenários e não conseguem andar mais de 100 metros por semana, nem uma pequena cidade como Backmuth tomam, á meses a tentar, contra a Ucrânia que praticamente não tinha marinha e tinha uma força aérea fraca, com caças antigos e poucos, Hélis e aviões de transporte da era Soviética e também poucos, sem aviões de guerra electrónica etc, o que tinha e têm, é um povo corajoso, bons soldados e a razão… Read more »

Melchior
Melchior
Reply to  rui mendes
1 ano atrás

Só para te situar.
Wagner Group tomou a cidade de Krasna Hora e as primeiras informações é que está cheia de cadáveres de soldados ucranianos.
Manda a conta para o Zelensky.

Mauro Cambuquira
1 ano atrás

Excelentes informações. Uma aula completa Dr. Rodolfo.

Melchior
Melchior
1 ano atrás

Exatamente.
Percebe-se também, claramente, que as notícias sobre o campo de batalha praticamente sumiram do noticiário.
Sinal claro do desastre que está se abatendo sobre as forças ucranianas.

Felipe
Felipe
Reply to  Melchior
1 ano atrás

Percebi isso também. Mais de semana sem notícias. Imagino que a Ucrânia não conseguiu nada nesse período.

rui mendes
rui mendes
1 ano atrás

Ucranianos.
Do oeste e do leste, é tudo Ucranianos.

Melchior
Melchior
Reply to  rui mendes
1 ano atrás

Sinto, mas os do leste e do sul em breve serão russos.

Andre
Andre
Reply to  Melchior
1 ano atrás

Menos a capital do estado de Kherson, de onde os russos aplicaram o Avanço Putin em sua mais perfeita execução até agora

Melchior
Melchior
Reply to  Andre
1 ano atrás

Então manda o pessoal da ‘ofensiva de Kherson’ se reunir de novo para tentar parar os russos, porque a coisa está preta para a Ucrânia.
Muito preta.
Diria que desesperadora.

Felipe M.
Felipe M.
Reply to  Melchior
1 ano atrás

sei. Daqui 11 dias completa 01 ano. Seu prazo de 48h já extrapolou 352 dias. E contando…

Severino
Severino
Reply to  Felipe M.
1 ano atrás

11 dias x 400 baixas por dias = 4.400 baixas.
Ruim não está.

Andre
Andre
Reply to  Melchior
1 ano atrás

Não houve “ofensiva de Kherson”. Os bravos soldados russos simplesmente correram de lá.

Se os russos capturarem novamente uma cidade tão importante quanto Kherson, o pessoal se reúne novamente.

RPiletti
RPiletti
Reply to  Melchior
1 ano atrás

Fácil mesmo é a situação dos músicos. De tanto que perdem orquestras vão virar grupo de pagode de 1+1.

Melchior
Melchior
Reply to  Andre
1 ano atrás

E o pior é que acho que já foram chamados e foram eliminados.

Andre
Andre
Reply to  Melchior
1 ano atrás

Então os russos recuperar Kherson?

Andre
Andre
Reply to  Melchior
1 ano atrás

muito achismo e pouca informação.

Melchior
Melchior
Reply to  rui mendes
1 ano atrás

E importante frisar que esse golpe é a origem do atual conflito na Ucrânia.

Melchior
Melchior
Reply to  rui mendes
1 ano atrás

12/02/23 ——‘Em entrevista a uma revista alemã, Zelensky disse que nunca planejou honrar os acordos de cessar-fogo assinados com a Rússia em 2014 e 2015. Se isso for verdade, ele basicamente admitiu querer esta guerra desde o início, presumivelmente para atrair uma intervenção da OTAN. O Washington Post informou em 23 de fevereiro de 2022 que a França e a Alemanha, em particular, “pressionaram pela implementação” dos “acordos de paz de Minsk como a melhor chance para uma solução diplomática” em um último esforço para evitar a guerra. Zelensky sugeriu que ele sabotou esse esforço.’—– Está claro que a Ucrânia e… Read more »

Felipe M.
Felipe M.
Reply to  rui mendes
1 ano atrás

Se é metade contra metade, é golpe de quem contra quem?

Severino
Severino
Reply to  Felipe M.
1 ano atrás

Tá bom.
Não é.
Mas essa metade tem direito de se unir à Rússia.
E é o que está sendo feito.

Felipe M.
Felipe M.
Reply to  Felipe M.
1 ano atrás

me diz uma coisa. Por analogia. Cerca de 150 milhões de brasileiros foram às urnas escolher, de forma sintetizada, entre dois projetos políticos antagônicos. Ambos os lados têm apoiadores no norte, nordeste, centroeste, sudeste e sul brasileiro. Cada lado tem, de forma superficial, metade da vontade popular. Se o representante do “lado” que perdeu for lá para o sul do país e dizer que fundou a “República Mítica do Sul”, podemos dizer que metade do país apoiou essa demanda? E mais. Você é favorável à consagração do princípio da autodeterminação dos povos, nesse caso, sendo favorável a dissolução da federação… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Felipe M.
Guacamole
Guacamole
1 ano atrás

Lendo assim, parece que esses antigos T62M são mais modernos do que os nossos Leopard 1.

sub urbano
sub urbano
Reply to  Guacamole
1 ano atrás

A versão padrão é da mesma geração. O “M” é superior.

Guilherme Leite
Guilherme Leite
1 ano atrás

A pergunta é, se fosse VOCÊ indo para esse conflito em um tanque russo, preferiria ir em um T-14 Armata, T-90M ou T-62M ?

Ademais, 22 tanques por mês é uma taxa muito baixa, , o Oryx registra o dobro disso ao mês.

Jubert
Jubert
Reply to  Guilherme Leite
1 ano atrás

Seu raciocínio é pertinente. A taxa de modernização mensal de acordo com o (excelente) estudo é muito baixa e sugere ser os cerca de 800 indicados em 3 anos.

A taxa de perdas diárias de ambos exércitos é enorme como o artigo fala , apenas recomendo cautela com o Oryx como fonte aberta, pois já foi muitas vezes analisado como enviesado e pouco seguro, já que considera como certeza qualquer foto que enviam com uma suposta localização e dia sem verificar se quem mandou tem credibilidade. Não é confiável.

Oráculo
Oráculo
Reply to  Jubert
1 ano atrás

Nos canais de Telegram dos russos eles já provaram que o Oryx considerava o mesmo T-72 abatido 4 vezes, em locais completamente diferentes e distantes um dos outros.

A ideia do site é boa, mas a execução quase impossível.

Melchior
Melchior
Reply to  Oráculo
1 ano atrás

Bastava pintar um Z.
E pronto.
Um tanque russo destruído.
Esse Oryx é simples peça de propaganda.

Andre
Andre
Reply to  Guilherme Leite
1 ano atrás

Se fosse de t14 vc correria o risco de ter que empurrar o tanque antes dele chegar no destino

Oráculo
Oráculo
Reply to  Andre
1 ano atrás

A zoeira é válida, pois é justamente o motor do Armata o grande B.O. desse tanque.

Pelo que diz a “inteligencia” da OTAN, o T-14 foi projetado com um motor que não existia, que não deu certo e foi abortado. Agora estão batendo cabeça pra solucionar o problema de forma satisfatória.

Alguém fez “M” das grandes…

Andre
Andre
Reply to  Oráculo
1 ano atrás

Os russos que já foram famosos por seus motores agora enfrentam dificuldades com seus novos projetos. Além do Armata tem o pepino da Sukoi tbm sem motores definitivos ainda…

Bons tempos da URSS

Melchior
Melchior
Reply to  Andre
1 ano atrás

Armas americanas são ótimas no folder e no catálogo.
Quando chega a hora do ‘vamos ver’, engripar, engasgam ou enguiçam.
Fato comprovado até por aliados.
Vai por mim.
Arma boa é arma russa.

forte.jor.br/2017/07/28/apesar-de-usar-o-m1-abrams-iraque-compra-tanques-russos-t-90s/

Andre
Andre
Reply to  Melchior
1 ano atrás

Deve ser por isso que os israelenses ganharam as guerras contra os árabes e suas armas russas, mesmo em ampla inferioridade numérica.

Talvez deva ser por isso que em mais de 20 anos de guerras no Iraque e Afeganistão os EUA não perderam 1% dos MBTs que os russos perderam em 1 ano na Ucrânia.

E pode ainda ser por isso que os F-14 iranianos tiveram uma taxa de abates de 25:1 contra os MIGs iraquianos.

É triste quando os fatos não correspondem aos sonhos, né Da Lua?

Inimigo público
Inimigo público
Reply to  Andre
1 ano atrás

Ganharam por que atacaram primeiro, graças a inteligência americana. E nas vezes que quase foi para o saco foi devido a intervenção americana (que muitos dizem ser Deus protegendo Israel), e ameaçou usar armas nucleares (essas também financiadas com dinheiro do ocidente, até mesmo as reparações da Alemanha)

Israel é um país foda… com o dinheiro e a inteligência dos outros é claro.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Andre
1 ano atrás

Israel ganhou essas guerras com a sua força-aérea mais que com os tanques que tinha. Tanto que no começo, Israel está perdendo pois os árabes tinham defesas anti-aérea russas que são reconhecidamente as melhores, só virando o jogo depois que se adaptaram para enfrentar essas defesas.

Melchior
Melchior
Reply to  Oráculo
1 ano atrás

Isso não há comprovação.
O que há de comprovação são os graves problemas dos sistemas motrizes dos M1 Abrams.
Mostraram-se frágeis em situações de combate, mormente nas campanhas do Iraque.
E tanto é verdade, que os iraquianos estão trocando os seus por T-90 russos, tecendo grandes críticas ao desempenho do tanque americano.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Guilherme Leite
1 ano atrás

Não sei se você leu a matéria toda, más lá diz que esses tanques de destinam em sua maioria inicial, para os separatistas e aliados Russos, usarem no apoio e em ações defensivas.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
1 ano atrás

Ótima matéria.Lendo veio na cabeça aquele filme que saiu aqui com o título A Fera da Guerra.

Aladaf
Aladaf
1 ano atrás

Esse eh aquele que tem a torre-drone?

Maurício.
Maurício.
1 ano atrás

É impressionante o número de tanques de os russos possuem, já perderam vários e ainda possuem vários em estoque, tá certo que são velharias, mas velharias também causam danos, desde que em grandes números. De resto, o autor considera o T-62M pesado com 40 toneladas, o que será que ele acha dos Abrams e Challenger 2 com mais de 60 toneladas? Quanto a blindagem reativa, acho que é apenas psicológico, vi vários tanques russos e ucrânianos destruídos, e possuíam a tal blindagem.

Inimigo público
Inimigo público
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Os mísseis mais atuais foram projetados para destruir essas blindagens, alguns com carga dupla a exemplo do Kornet e o RPG-30.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Inimigo público
1 ano atrás

Verdade, e tem que ver também se a blindagem reativa está com os explosivos ou não.

marcelo
marcelo
1 ano atrás

No meu ver, mais países tem que deixarem de fazer negócios com a Rússia, e impor mais bloqueios financeiros, assim vai drenar a capacidade da Rússia de obter dinheiro para sua escalada de poder. Quem sofre e o povo, os políticos estão de boa.

Diego Oliveira
Diego Oliveira
Reply to  marcelo
1 ano atrás

É surreal o grau de sabujice pró-Otanistão que se encontra nesta seção de comentários.

O Brasil está muito mal de pensamento geopolítico e estratégico com gente assim.

Felipe M.
Felipe M.
1 ano atrás

sei. Há 11 dias de completar um ano de conflito. Mais um ano pra ultrapassar o rio Dnipro? Quantos anos para chegar em Kiev?

Vocês falam e falam. Avanço disso e daqui. Tomada dessa cidade e dessa outra. A verdade é que o avanço é pífio para a, até então, segunda maior força militar do planeta.

Melchior
Melchior
Reply to  Felipe M.
1 ano atrás

Coloca uma coisa na cabeça.
Se os russos podem demorar um pouco mais e destroçar o Exército ucraniano inteiro, para que a pressa?
Deixa assim nesse rame-rame que está ótimo para os russos.

Felipe M.
Felipe M.
Reply to  Melchior
1 ano atrás

kkkkkkk aham.
Estão apreciando a paisagem, no multiverso do Xings.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
1 ano atrás

Um dos grandes calcanhares de Aquiles do T-62 é que as munições não continuaram sendo desenvolvidas, ficando apenas no desenvolvimento feito durante a URSS.

Se fizermos uma comparação entre o canhão de 115mm do T-62 e o L7 de 105mm, veremos que o último tem munições sendo desenvolvidas até hoje, chegando a penetrações de aproximadamente 500 mm RHA. Já o T-62 ficou em meros 240 mm.

Sem dúvida é um armamento que teria muito potencial, mas que foi deixado de lado pelo desenvolvimento quase que conjunto dos canhões de 125 mm soviéticos.

RDX
RDX
Reply to  Diego Tarses Cardoso
1 ano atrás

Então é possível que eles sejam usados principalmente para apoiar a infantaria.

Fish
Fish
Reply to  Diego Tarses Cardoso
1 ano atrás

Mas para serem usados em apoio de infantaria, contra blindados leves e leopard 1 já dão pro gasto

C G
C G
Reply to  Diego Tarses Cardoso
1 ano atrás

Bela observação, parabéns!
Com a doutrina certa até uma hilux com uma .50 na caçamba pode ser útil e certamente estes vetustos tanques podem ter seu valor mas se uma dúzia deles encontrarem um Challenger serão uma dúzia de torres voando!

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

No papel, o plano de modernização do T62 parece interessante, mas na prática não se sabe nem qual é o real estado de conservação desses tanques que estão nos depósitos russos e nem a real disponibilidade de equipamentos modernos para vigilância e controle de tiro em virtude das sanções. É necessário lembrar que a Rússia está tentando produzir mais tanques T-90. Então no próprio texto há relato de que não se sabe quantos T62M serão entregues e nem qual o exato cronograma de entregas. Esse texto parece conter muito mais propaganda militar russa do que real incremento de poder para… Read more »

Severino
Severino
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Propaganda militar era dizer que os ucanianos estavam fazendo selfies em Soledar.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Severino
1 ano atrás

E estavam mesmo torando fotos … vou verificar se ainda tenho alguma … a Rússia demorou para expulsar os ucranianos de Soledar.

Last edited 1 ano atrás by Marcelo
Andre
Andre
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Parece?

Se o autor chamar novamente os ucranianos de “inimigos” fica mais claro?

Maurício.
Maurício.
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

“Esse texto parece conter muito mais propaganda militar russa do que real incremento de poder para as forças russas na Ucrânia.”

Ué, a grande maioria dos textos do ocidente, em especial dos EUA e UK são propagandas para a Ucrânia. No mais, é como você mesmo disse esses dias, cada um posta a sua fonte, acredita quem quer! 🤷🏻‍♂️

Marcelo
Marcelo
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Exatamente, cada um posta sua fonte e acredita quem quer … logo postarei atualizações dos números de perdas russas com o agregado da destruição causada pelas forças ucranianas sobre os russos em Vuhledar.
https://www.politico.eu/article/russia-may-have-lost-an-entire-elite-brigade-near-a-coal-mining-town-in-donbas-ukraine-says/

Zorann
Zorann
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Como você posta bobagens! Minha nossa!

Este cara que escreveu o texto acima é o que tem os melhores textos publicados aqui no site sobre o conflito, independente da sua torcida.

Humilde Observador
Humilde Observador
1 ano atrás

Esse tanque seria o ideal para alguns países sul-americanos…”Barato”, rústico, relativamente fácil de manter e apesar de TALVEZ obsoleto em alguns pontos, amplamente testado e ainda usável.

Jhenison Fernandez
Jhenison Fernandez
1 ano atrás

Ótima matéria, é viável uma matéria parecida porém, em relação aos Leopard 1, que irão ser enviados a Ucrânia ?

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Em 13/02/2023, o Ministério da Defesa da Ucrania atualizou as perdas russas referentes ao dia 354 do conflito militar: – 137.780 soldados mortos; – 296 aviões militares abatidos; – 286 helicópteros militares abatidos; – 3.280 tanques de guerra destruídos ou capturados; – 2.287 peças de artilharia destruídas ou capturadas; – 6.488 veículos de combate e blindados destruídos ou capturados; – 465 sistemas de foguetes de lançamento múltiplo (MLRS) destruídos ou capturados; – 18 embarcações militares afundadas; – 5.148 veículos de transporte de combustíveis destruídos ou capturados; – 234 baterias antiaéreas destruídas; – 2.007 sistemas aéreos não tripulados táticos abaridos; –… Read more »

Nemo
Nemo
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Marcelo, o 19fortyfive consegue mentir mais que o Sputnik. Conselho de amigos, não perda seu tempo naquele site.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Nemo
1 ano atrás

Peixinho Nemo, gosto de acessar várias fontes. Quando postam informações, que não são de minha autoria, apenas cito as fontes. Acredita quem quer …

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Faltam 11 dias para a Operação Militar Especial na Ucrânia completar um ano e nenhum objetivo militar principal foi alçado pelos russos. Neste momento, a prioridade número 1 das forças russas é capturar Bakhmut, com objetivos de tentar consolidar o domínio na parte oriental da Ucrânia e, principalmente, apresentar algum tipo de vitória à população russa. Por outro lado, as forças russas estão lutando há quase sete meses nas proximidades de Bakhmut e sofrendo enormes perdas tanto de equipamentos militares quanto de soldados, mas mesmo assim a cidade ainda permanece sob controle ucraniano. Apesar das pesadas perdas sofridas na defesa… Read more »

paulof
paulof
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

A agência de notícias Nexta, bem como a TASS, controladas pelo Estado russo, informam que o major-general Vladimir Makarov, 72 anos, afastado em janeiro do cargo vice chefe da Direção-Geral de Combate ao Extremismo, no Ministério do Interior da Rússia, desenvolvendo trabalhos de repressão contra opositores e ativistas antiguerra na Ucrânia, cometeu suicídio com uma arma de fogo, citando fontes policiais.

A Rússia deve ter as maiores taxas de suicídio de adversários ou pessoas que caem em desgraça com o Regime no mundo.

Melchior
Melchior
Reply to  paulof
1 ano atrás

E publicou também que 99,9999% dos russos não ligaram para essa notícia.
Apenas 0,0001% e o paulof do Brasil se importaram com isso.
Na verdade, os 99,9999% estão mais interessados em comemorar os avanços russos na Ucrânia e saudar seu grande líder Putin.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Melchior
1 ano atrás

Fonte: vozes que zumbem na sua cabeça.

Melchior
Melchior
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Pequena atualização. Cerca de 1.500 ucranianos estão cercados em Paraskoviika. Já não há possibilidade de fuga para eles. Ou se entregam ou serão eliminados. Com relação a Bakhmut, Yuri Podoliaka informa que começou uma retirada parcial da cidade. Segundo ele, apenas 5.000 ucranianos se encontram por lá, ainda A OTAN já estaria preparando comunicado para anunciar a queda da cidade fortificada. Os ucranianos estariam construindo, às pressas, uma outra linha defensiva em Chasov Yar. Mas,certamente, não será tão elaborada como Bakhmut, visto ser construída de afogadilho. E mesmo assim, os russos já estão atacando a periferia de Chasov Yar. Restará… Read more »

Melchior
Melchior
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

E curiosidade, hoje é aniversário da libertação de Voroshilovgrad.
80 anos atrás era libertada dos alemães.
Hoje, essa cidade é conhecida como Lugansk

Marcelo
Marcelo
Reply to  Melchior
1 ano atrás

Mas o Putin parece que não vai ter nada para comemorar no aniversário da Operação Militar Especial. Nenhum objetivo militar prioritário foi atingido até agora. Talvez a Ucrânia se retire de Bakhmut … mas parece que vai demorar um pouco.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
1 ano atrás

Ao que parece esses MBTs serão para assegurar as áreas já ocupadas.

Oráculo
Oráculo
1 ano atrás

Texto excelente!

Heinz
Heinz
1 ano atrás

A 155° brigada de fuzileiros navais russos estão precisando desses tanques, o famigerados lançaram um ataque total a vuhledar, mas, foram massacrados, perderam mais de 30 blindados em um só ataque, e mts baixas, tem alguns generais russos que ainda não aprenderam com seus erros, e Ucranianos também, serve para os dois lados.

Melchior
Melchior
Reply to  Heinz
1 ano atrás

Hoje, os russos voltaram a atacar Ugledar.
Estão avançando pelo sudeste da cidade e tomando grande parte da periferia leste.

Frederico Boumann
Frederico Boumann
1 ano atrás

Os próximos 45 dias serão cruciais para os ucranianos, haja vista que, segundo as notícias divulgadas pela OTAN, começarão a chegar os primeiros batalhões mecanizados com os tanques recém doados à Ucrânia.
Todavia, a questão preeminente é, será que a Ucrânia aguenta até lá? Que os russos avançaram no leste, isso é um fato, mas, até o momento não há uma vitória incontesti na zona de combate.
Ao que me parece, lembra-me aquelas lutas de boxe de 12 assaltos onde os dois pugilistas estão bastantes desgastados, onde nenhum dos dois têm forças para desferir o golpe vencedor no adversário.

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Faltando 10 dias para a Operação Militar Especial completar 1 ano, chegam más notícias para Putin. A Rússia pode ter perdido uma brigada inteira da 155ª infantaria naval de elite ao invadir Vuhledar, na região de Donetsk. Oleksiy Dmytrashkivskyi, chefe do centro de imprensa unida do distrito de Tavriskiy das forças de defesa ucranianas relatou o seguinte: “Um grande número de forças inimigas, incluindo o estado-maior de comando, foi destruído perto de Vuhledar e Mariinka em Donetsk Oblast. Além disso, na semana passada, o inimigo perdeu cerca de 130 unidades de equipamento, incluindo 36 unidades de tanques”. O chefe do… Read more »

Melchior
Melchior
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Depois vou publicar as notícias vindas da OTAN acerca das perdas ucranianas, bem como as perspectivas de fornecimento de armas para eles.
E a fonte é do mais alto gabarito.
Se vc achou essas notícias tuins, aguarde as que vou publicar.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Melchior
1 ano atrás

Aguardando a Ucrânia congelar, a Europa entrar em profunda crise econômica e Bakhmut cair. Parece que os ucranianos vão se retirar de Bakhmut … mas por enquanto os russos estão sofrendo muito para avançar alguns metros por dia. E foram massacrados em Vuhledar. Acho que o Putin não vai ter nada para comemorar no 1 ano da Operação Especial Militar.

Nei
Nei
Reply to  Melchior
1 ano atrás

Ainda esperando!

Quando chegar, vai avisando.

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Os ucranianos continuam matando varias cobras russas e mostrando as cobras mortas. Dessa vez foi a 59ª Brigada Motorizada nas proximidades da cidade de Donetsk, que destruiu 1 lançador de foguetes múltiplos russo BM-21 Grad 122mm, 1 obus autopropulsado 2S3 152mm, 2 tanques T-72B e 1 BMP-2 IFV. Todos os veículos militares foram destruídos por ataques de alta precisão. Um alvo engajado, um disparo e um alvo destruído.
https://twitter.com/UAWeapons/status/1625242267916070918?s=20&t=JKVOAsoAiqhB-nxz5nV93Q

Felipe
Felipe
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

fonte: Twitter….. menos né

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
1 ano atrás

Bem, falemos da matéria em si!
Esse MBT pelo visto e da categoria dos leopard 1 e dos M-60. Ate que a modernização deles é interessante, principalmente o telescópio estendido.
Realmente os Russos sabem fazer blindados embora por questão doutrinária eles tenham cometido um erro nos T-72. Embora tenha sido um carro inovador para a época e eles pensavam em construirilhares para alguns sobreviverem numa guerra nuclear global de 30min.

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Os projéteis de artilharia guiados Excalibur e os mísseis anti tanque Javelin não são as únicas ameaças para os tanques russos. As minas terrestres anti tanque ucranianas vão ser uma enorme barreira contra qualquer tentativa de avanço russo, como mostra o vídeo onde um tanque de guerra T-72B foi desativado após passar sobre uma mina terrestre anti tanque dutante uma tentativa de ataque nas proximidades de Svatove, Luhansk Oblast. Eis uma amostra do destino que aguarda os “moderníssimos” T-62M no campo de batalha da Ucrânia.
https://twitter.com/UAWeapons/status/1625086988779937792?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1625086988779937792%7Ctwgr%5E17d70f28577ab26405923e9573a04ee11cbaa183%7Ctwcon%5Es1_c10&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.thedrive.com%2Fthe-war-zone%2Fukraine-situation-report-russias-offensive-has-begun-says-nato-chief

Melchior
Melchior
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Javelin?
Ainda estão usando na Ucrânia?

Marcelo
Marcelo
Reply to  Melchior
1 ano atrás

Não só estão sendo usados pela Ucrânia contra os veículos russos com muita eficiência como já tem um novo pacote de ajuda militar dos EUA com mais Javelins e outros armamentos a caminho. Mas os russos devem temer mais os projéteis guiados Excalibur do que os Javelins.
https://www.aljazeera.com/amp/news/2023/2/1/us-readying-new-2-billion-ukraine-weapons-package-report

Last edited 1 ano atrás by Marcelo
Nei
Nei
Reply to  Melchior
1 ano atrás

Todo dia e todo dia eliminando invasores.
É só você ver outra fontes também.

gari
gari
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Srs especialistas, por curiosidade, quantos kg de explosivo seriam estimados nessas minas ucranianas? digo pois existem alguns requisitos contra IED, por ex. o Guarani é projetado para suportar 6kg e imagino que na época desses tanques isso não existia, ou essas minas possuem uma carga muito maior.

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Em 15/02/2023, o Ministério da Defesa da Ucrania atualizou as perdas russas referentes ao dia 356 do conflito militar: – 139.080 soldados mortos; – 296 aviões militares abatidos; – 286 helicópteros militares abatidos; – 3.286 tanques de guerra destruídos ou capturados; – 2.299 peças de artilharia destruídas ou capturadas; – 6.500 veículos de combate e blindados destruídos ou capturados; – 466 sistemas de foguetes de lançamento múltiplo (MLRS) destruídos ou capturados; – 18 embarcações militares afundadas; – 5.155 veículos de transporte de combustíveis destruídos ou capturados; – 234 baterias antiaéreas destruídas; – 2.011 sistemas aéreos não tripulados táticos abaridos; –… Read more »

Felipe
Felipe
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

fonte:” Ministerio de Defesa da Ucrania”. Qual é confiabilidade destes dados, ainda mas sobre os Russos??? kkk

Marcelo
Marcelo
Reply to  Felipe
1 ano atrás

Isso se chama fonte … acredita quem quiser.

Felipe
Felipe
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Parece que a Ucrania perdeu bem mais (fonte Min Defesa Russo):
Ao todo, desde o início da operação militar especial foram eliminados 385 aviões, 208 helicópteros, 3.132 drones, 404 sistemas de defesa antiaérea, 7.875 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.020 lançadores múltiplos de foguetes, 4.101 peças de artilharia de campanha e morteiros e 8.388 veículos militares especiais

Marcelo
Marcelo
Reply to  Felipe
1 ano atrás

Tem fonte … mas onde está o link?

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Faltando 9 dias para a Operação Militar Especial completar 1 ano, parece que a ofensiva russa começou, porém tal ação militar está concentrada em uma batalha de desgaste em Bakhmut e em seus arredores, sendo que as demais frentes de batalha permanecem estáveis. Andrii Yusov, representante da Inteligência Ucraniana disse o seguinte a respeito da ofensiva russa: “A atual intensificação das tropas russas não deve ser comparada à invasão em grande escala no início de 2022. Vemos que não podem cumprir as tarefas definidas, mas isso não significa que não haverá mais tentativas. O inimigo tem uma reserva, mão de… Read more »

Severino
Severino
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

A ofensiva não começou.
Os russos apenas concentrando mais e mais tropas enquanto Bakhmut não cai .
E isso é bom, porque enquanto o Exército russo aumenta de efetivos, o ucraniano diminui devido às gigantescas baixas.
Informo ainda sobre notícias de aumento expressivo de pessoal vestindo uniformes do Wagner Group na Bielorússia, próximo à fronteira ucraniana.
Vem ataque por aí.

Carlos R.
Carlos R.
Reply to  Severino
1 ano atrás

Mais um nick…ninguem merece !

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Carlos R.
1 ano atrás

Se são vários nicks da mesma pessoa, ou se são pessoas diferentes, que importa? o que vale é que ele diz a verdade, KKKKKKKKKKKKKKKK

Carlos R.
Carlos R.
Reply to  100nick-Elã
1 ano atrás

Precisa se tratar…assumiu a doença.

Gautério
Gautério
Reply to  Severino
1 ano atrás

Gostei desse nick to tonho, homenageando o povo do nordeste.

Nei
Nei
Reply to  Severino
1 ano atrás

Vem nada, vão se mete na guerra para nada.

Nei
Nei
Reply to  Severino
1 ano atrás

Bem severino dos russos mesmo.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Severino
1 ano atrás

Fonte: delírios oníricos da sua cabeça.

100nick-Elã
100nick-Elã
1 ano atrás

15.02.2023, quinta-feira, 14h. Continuam negando que a Rússia está dando um show na guerra, otanetes? logo não terão como negar, nem para si mesmos…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Marcelo
Marcelo
Reply to  100nick-Elã
1 ano atrás

Nenhum objetivo militar importimportante foi conquistado pela Rússia até o presente momento. Os russos tem menos de 9 dias para conquistar Bakhmut ou não vai ter nada para comemorar no aniversário da Operação Militar Especial.

100nick-Elã
100nick-Elã
1 ano atrás

Acabou a bala da OTAN? mas…mas….não era a Rússia que ia ficar sem munição em 2 dias? o Biden implorando para o Brasil mandar munição? é sério isso? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Olha, só tem uma coisa que os EUA metem realmente medo, que é seu poderio nuclear que, embora inferior ao da Rússia e já antiguado, é muito robusto ainda.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Severino
Severino
Reply to  100nick-Elã
1 ano atrás

Desde o início do conflito, pela primeira vez os russos não anunciaram a perda de um tanque ucraniano nas últimas 24 horad.
Apenas muitas baixas (entre 400 e 500) e vários blindados.
Nenhum tanque.
Isso significa que os ucanianos não tem não mais (mais provável) ou estão economizando.
De qualquer maneira, Kadirov comunicou que os ucanianos estão mandando 500 soldados todos os dias para Bakhmut.
Isso mostra o nível de perdas humanas deles.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Severino
1 ano atrás

Fonte: bla bla bla do Pravda Russo sem link.

Cassini
Cassini
1 ano atrás

Sugestão de publicação:

Defesa russa volta a importar chips na mesma quantidade do pré-guerra.

https://bulgarianmilitary.com/2023/02/11/russian-defense-imports-microchips-for-33m-mo-amid-sanctions/

eliton
eliton
1 ano atrás

Os ADMs estão de ferias? A trilogia esta bem parada ultimamente.

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Parece que a Ucrânia está dando um presente de aniversário às avessas para o Putin. O Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS) estima que a Rússia perdeu quase 40% de sua frota de tanques pré-guerra após nove meses de combates na Ucrânia. Os números do IISS são baseados em imagens de código aberto de drones, satélites e no campo de batalha, desde o início da guerra até o final de novembro. O IISS deixa claro que, devido ao conflito militar, os números só podem ser estimados. A estimativa de perdas russas sobe para até 50% dos principais tanques usados ​​em… Read more »