O comandante das forças terrestres ucranianas, Oleksandr Syrsky, acredita que a resistência em Bakhmut está ajudando as autoridades de Kiev a ganhar tempo.

“Precisamos ganhar tempo para aumentar as reservas e começar a contra-ofensiva da primavera, que está chegando”, disse Sirski. Suas palavras foram citadas no canal Telegram das Forças Terrestres da Ucrânia.

Anteriormente, o comandante-chefe das tropas ucranianas, Valery Zaluzhny, anunciou a continuação da operação defensiva e o fortalecimento das posições ucranianas em Bakhmut.

Ao mesmo tempo, dois oficiais ucranianos relataram anteriormente que suas unidades receberam ordens de deixar Bakhmut – um comandante com o indicativo de chamada “Magyar” e o ex-procurador-geral da Ucrânia Yury Lutsenko, agora comandante de um pelotão de drones de ataque.

Além disso, Sergei Rakhmanin, membro do Comitê de Segurança Nacional, Defesa e Inteligência da Verkhovna Rada da Ucrânia, disse que a situação em Bakhmut é crítica.

No início de março, o jornal alemão Bild, citando fontes, informou que a situação em torno de Bakhmut causou desentendimentos entre Volodymyr Zelensky e Valery Zaluzhny, que ainda há algumas semanas telefonou para pensar em se retirar desta cidade.

Anteriormente, um dos militares ucranianos reclamou ao canal de televisão americano CNN que a situação em Bakhmut para Kiev em todas as direções é muito pior do que se diz oficialmente. Bloomberg também informou que o controle militar russo de Bakhmut seria um passo para a libertação de toda a República Popular de Donetsk.

Artyomovsk está localizada na parte controlada por Kiev do DPR, ao norte da grande cidade de Horlivka, e é um importante centro de transporte para abastecer o grupo de tropas ucranianas em Donbas.

FONTE: Discover Politics