Raridades do fronte: conheça o Oncilla, blindado que nasceu na Ucrânia e ganhou nome de felino sul-americano na Polônia

6

Dozor-B ou Oncilla. Tanto faz. Trata-se do mesmo projeto. Este é um veículo blindado 4×4 de reconhecimento que pode ser armado com uma torreta com metralhadora de 12,7 mm e uma mira térmica de 10x. A tripulação é composta por três militares (comandante da viatura, motorista e artilheiro) e até oito soldados podem ser transportados na parte de trás.

O projeto do Dozor-B nasceu na Ucrânia, em Kharkiv, e demorou para embalar. Após alguns protótipos e a entrega de dez unidades para as Forças Armadas da Ucrânia, o projeto foi vendido para uma empresa polonesa Mista, que começou a fabricar com o nome Oncilla (gato-do-mato, em português). Pouco antes do início da invasão russa de fevereiro de 2022, 24 desses veículos construídos na Polônia foram enviados para a Ucrânia na forma de kits e montados em Kyiv.

Sabe-se que somente Senegal (duas unidades) e Ucrânia adquiriram o veículo até agora. A quantidade de Dozor-B/Oncilla na Ucrânia antes da invasão russa é incerta. Algo entre três e quatro dezenas deles estavam em operação. Recentemente a empresa polonesa Trans Select doou recursos para a aquisição de mais veículos (número desconhecido). Estes serão (ou já foram) transferidos para a Ucrânia.

Os planos da empresa polonesa incluíam a construção de uma família de veículos baseados no Oncilla. Um deles incluía uma torreta com canhão de 90 mm, chamada Oncilla MK2 APC. Praticamente um 4×4 com o mesmo poder de fogo do Engesa Cascavel.

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Underground
Underground
1 ano atrás

O Brasil e a Argentina possuem o Gaúcho. O veículo, evidente!

Underground
Underground
1 ano atrás

Esse veículo está um nível acima, bem mais acima, do Humer.

Um Simples Brasileiro
Um Simples Brasileiro
1 ano atrás

O Leste Europeu guarda uma surpresas exóticas. Tenho uns catálogos aqui, o design é que se sobressai pelo “exotismo”.

Nativo
Nativo
1 ano atrás

Desde o início da guerra, escrevi que a Ucrânia tinha um aborto base de indústria belica, mas infelizmente, também tem um grande número de irresponsáveis nas forças e na política ( qualquer semelhança não e coincidência) aí temos esse resultado.

Last edited 1 ano atrás by Nativo
Bueno
Bueno
1 ano atrás

Neste video aparece um veículo blindado 4×4 de reconhecimento abandonado em Artemovsk Bakhmut…
Parece com este da materia

https://twitter.com/mog_Russ/status/1636764800242921472

Last edited 1 ano atrás by Bueno
Romão
Romão
1 ano atrás

Me lembrou um Avibrás Guará (primeira versão) em escala menor.
comment image?w=300