Coronel russo acusado de roubar motores de tanques T-90 está preso

26

O jornal russo Kommersant informou que o chefe  do departamento de suporte técnico do serviço de veículos blindados do Distrito Militar do Sul, coronel Alexander Denisov, foi preso sob a acusação de fraude em grande escala. Segundo os investigadores, de novembro de 2021 a abril de 2022, ele, como parte de um grupo organizado, roubou motores de tanques no valor de 20,5 milhões de rublos. O tribunal prendeu o policial por dois meses. Sua defesa insiste que não há provas da culpa do coronel no caso.

O Tribunal Militar do Distrito Sul manteve a decisão do tribunal militar da guarnição de Rostov-on-Don sobre a decisão de prender o coronel como medida cautelar. A decisão correspondente foi publicada nos autos do tribunal.

O processo criminal contra Alexander Denisov, de 44 anos, está sendo processado pelo investigador do primeiro departamento de investigação militar do Departamento de Investigação Militar do TFR para o Distrito Militar do Sul. Foi iniciada em 28 de março, no mesmo dia em que os militares foram detidos e acusados ​​de fraude cometida por grupo organizado (parte 4 do artigo 159 do Código Penal da Federação Russa).

Segundo os investigadores, de novembro de 2021 a abril de 2022, o coronel roubou sete motores V-92S2 destinados à instalação em tanques T-90. Os investigadores estimam a quantidade total de danos em 20,5 milhões de rublos, o que é uma quantia especialmente grande.

De acordo com dados de fontes abertas, o V-92S2 é um motor diesel de doze cilindros em V. É produzido na fábrica de tratores de Chelyabinsk e é usado exclusivamente nos tanques T-90 e T-72B3.

Quem, na opinião dos investigadores, está incluído no grupo organizado além de Alexander Denisov, é desconhecido. O advogado do coronel, Roman Budarin, em conversa com o Kommersant, disse que seu diretor não admite culpa. “Uma pessoa inocente está sendo responsabilizada. Não há provas da culpa de Denisov”, afirma o defensor.

No dia seguinte à prisão, o tribunal militar da guarnição de Rostov-on-Don, a pedido do investigador, enviou Alexander Denisov para um centro de detenção pré-julgamento até 28 de maio. Os advogados militares discordaram dessa decisão. Nos recursos interpostos perante a Vara Militar da Comarca Sul, os defensores solicitaram ao seu titular a escolha de medida cautelar não privativa da liberdade.

Entre outras coisas, os advogados do coronel chamaram a atenção do tribunal de apelação para o fato de que ele está há muito tempo no serviço militar, tem características positivas e tem estado repetidamente na zona de uma operação militar especial. No entanto, o tribunal manteve a decisão de prender.

“Denisov é acusado pelos órgãos de investigação preliminar de cometer um crime grave, cuja pena é de até dez anos”, diz a decisão do recurso.

A decisão pode ser apelada ao Tribunal Militar de Cassação.

Em 2019, o ex-chefe do departamento de abastecimento do serviço de blindados do mesmo Distrito Militar do Sul, o tenente-coronel da reserva Dmitry Sedov, o ex-chefe do serviço de blindados da unidade militar 33744, coronel Vitaly Uspensky, e o ex-chefe do o armazém de veículos blindados Igor Shevkunov foi condenado por um crime semelhante .

Eles foram considerados culpados de tentativa de roubo de quatro motores para caminhões KamAZ no valor de 1,3 milhão de rublos. e condenados respectivamente a dois anos e oito meses, três anos e dois anos e seis meses em colônia-assentamento. Os agentes, que negaram a sua participação no crime, recorreram da sentença, mas o tribunal de recurso considerou-a lícita e justificada.

FONTE: Kommersant.ru

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Underground
Underground
1 mês atrás

A guerra está dando errado e querem culpar um simples Coronel. Com certeza, é inocente!

Rui Chapéu
Rui Chapéu
1 mês atrás

Isso sempre foi a norma dos russos. Antes da revolução comunista, muitas empresas internacionais se instalaram na rússia, toda a base da indústria russa era internacionalizada, muitos europeus e até americanos e ingleses. O problema era mão de obra, o modo operantis russo sempre foi de muita corrupção interna, tanto que muitas dessas empresas desistiram de contratar russos e traziam mão de obra de seus próprios países devido a tanta corrupção interna deles. Se alguém quiser se interar mais sobre o assunto, coloque esse video do Thomas Sowell no youtube: This Is What Socialists Don’t Tell You About The Economy… Read more »

ANTONIO SANTOS
ANTONIO SANTOS
Reply to  Rui Chapéu
1 mês atrás

Ala o cara assiste brasiu paralelo kkkkkkk

Oráculo
Oráculo
1 mês atrás

As FFAA russas herdaram dos soviéticos uma corrupção que segue enraizada no oficialato. O que existem de casos sobre compra de armamentos que nunca foram entregues, desvio de peças, reformas de instalações que foram pagas e nunca executadas, venda de armas no mercado negro, etc. é uma grandeza. O próprio Putin criou uma série de regras, fiscalização e controles pra diminuir isso, mas pelo jeito não funcionou muito bem. Nem a velha PM carioca, retratada nos filmes Tropa de Elite, foi tão corrupta quanto alguns oficiais russos. E essa é uma herança maldita que afeta todas as ex-repúblicas soviéticas. A… Read more »

IvanF
IvanF
1 mês atrás

Só pra referência 20,5MM de Rublos são quase 260k Dólares, ou quase 1,3MM de Reais.

Por sete motores de tanque, achei até barato.
O mais curioso que penso é, o que seria feito com esses motores? Dá pra usar em outros meios? Vender de volta pro exército? Vender pra outros operadores do T-90?

IvanF
IvanF
Reply to  Guilherme Poggio
1 mês atrás

Indo nessa linha de raciocínio (que faz bastante sentido), acho que esses motores são apenas o começo desses “desvios”.

Ou apenas o que conseguiram identificar e foi divulgado até agora.

Humilde Observador
Humilde Observador
Reply to  IvanF
1 mês atrás

E estão baratos mesmo. eEssa semana foi noticiado que na Inglaterra estão vendendo um motor Rolls-Royce Meteor V12 à gasolina, com 650 cavalos e 200 kgfm da II Guerra Mundial por US$ 18.000 ou R$ 90.892 pela empresa South Gippsland Tank Adventures.

DanielJr
DanielJr
Reply to  IvanF
1 mês atrás

Esses motores podem ser usados em grandes maquinários industriais, com geradores ou a indústria do petróleo. São relativamente compactos e geram uma boa potência.

IvanF
IvanF
Reply to  DanielJr
1 mês atrás

Acredito que sejam bons motores sim, mas que além de comprar, tem que manter. Será que peças pra eles são fáceis de encontrar?

M4l4v|t4
M4l4v|t4
1 mês atrás

O cliente dos motores: operadores de T-72/90 na África e América Latrina ..,
… e talvez algum americano que tenha montado seu T-72 comprando peças no EBay

Sempre foi isso, e sempre será.

Humilde Observador
Humilde Observador
1 mês atrás

Certamente com a colaboração de muita gente, já virão a “operação de guerra” que é para transportar um motor desses?!

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Humilde Observador
1 mês atrás

Depois das vigas da perimetral, tudo é possível hehehehehe

Humilde Observador
Humilde Observador
Reply to  Leandro Costa
1 mês atrás

E o roubo daquela caixa d’água no RJ em plena luz do dia há uns anos atrás com guindaste e tudo?!
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2019/07/03/criminosos-usam-guindaste-para-roubar-caixa-dagua-de-com-condominio-na-zona-norte-do-rio.ghtml

alex
alex
1 mês atrás

Nada de novo no front….

Hank Voight
1 mês atrás

Essa é a regra no Putinstão! Esse coronel foi pego porque provavelmente pertence a um grupo minoritário dentro do establishment político ou militar russo e está sendo responsabilizado para que os grupos majoritários continuem fazendo seus negócios ilícitos sem serem admoestados.

Zorann
Zorann
1 mês atrás

Tem de ir preso mesmo.

Antonio Kings com Rivotril
Antonio Kings com Rivotril
1 mês atrás

esta vindo substituir aquele que esta parado em um posto de gasolina dos Estados Unidos

Emiliano
Emiliano
1 mês atrás

Isso é mais velho que andar para frente.
Corrupção em época de guerra?
Até os alemães vendiam passagem para prisioneiro fugir de campo de concentração.
No Vietnã e Afeganistão os americanos tinham um verdadeiro mercado de drogas.
Os ucranianos estão inundando o mercado negro com armas que recebem ‘de grátis’.
Agora, a questão é: O que isso vai ajudar os ucranianos em Bakhmut?

Hank Voight
Reply to  Emiliano
1 mês atrás

Nick novo Qings? E já que você acusa os ucranianos de estarem inundando o mercado negro de armas, qual é a fonte?

Ah! não vale mídia russa, iraniana e afins assim como o Tucker Carlson e o b*fã0 Douglas McGregor Sim!?

Inimigo público
Inimigo público
Reply to  Hank Voight
1 mês atrás

Se dependesse da mídia ocidental a Rússia estaria sem munição em Abril do ano passado, e Putin morto por um câncer em junho do mesmo ano…

Hank Voight
Reply to  Inimigo público
1 mês atrás

Pela mídia russa Kiev foi tomada em 3 dias e Zelensky foi enforcado em praça pública, mas esses três dias já se multiplicaram por mais de 100 não é mesmo meu caro “defençor da b0ss@lid@de”?

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
1 mês atrás

Tem sempre um para vender a mãe se puder.Não foi assim que o Irã conseguiu manter seus F-14 voando?Quem vendeu essas peças? Americanos claro.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Renato de Mello Machado
1 mês atrás

Pensei a mesma coisa, muitas vezes o dinheiro fala mais alto, o F-14 no Irã é um caso clássico!

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  Maurício.
1 mês atrás

Nesse caso a comparação blindado X avião,o blindado é insignificante perante os esforços para manter voando um avião que não e nada fácil de manter.Mesmo para os EUA e seu poderio.Mas é propaganda de guerra falar que o russo roubou os motores.

Carlos Campos
Carlos Campos
1 mês atrás

Tá mas pra quem ele vendeu?