Coronel russo acusado de roubar motores de tanques T-90 está preso

23

O jornal russo Kommersant informou que o chefe  do departamento de suporte técnico do serviço de veículos blindados do Distrito Militar do Sul, coronel Alexander Denisov, foi preso sob a acusação de fraude em grande escala. Segundo os investigadores, de novembro de 2021 a abril de 2022, ele, como parte de um grupo organizado, roubou motores de tanques no valor de 20,5 milhões de rublos. O tribunal prendeu o policial por dois meses. Sua defesa insiste que não há provas da culpa do coronel no caso.

O Tribunal Militar do Distrito Sul manteve a decisão do tribunal militar da guarnição de Rostov-on-Don sobre a decisão de prender o coronel como medida cautelar. A decisão correspondente foi publicada nos autos do tribunal.

O processo criminal contra Alexander Denisov, de 44 anos, está sendo processado pelo investigador do primeiro departamento de investigação militar do Departamento de Investigação Militar do TFR para o Distrito Militar do Sul. Foi iniciada em 28 de março, no mesmo dia em que os militares foram detidos e acusados ​​de fraude cometida por grupo organizado (parte 4 do artigo 159 do Código Penal da Federação Russa).

Segundo os investigadores, de novembro de 2021 a abril de 2022, o coronel roubou sete motores V-92S2 destinados à instalação em tanques T-90. Os investigadores estimam a quantidade total de danos em 20,5 milhões de rublos, o que é uma quantia especialmente grande.

De acordo com dados de fontes abertas, o V-92S2 é um motor diesel de doze cilindros em V. É produzido na fábrica de tratores de Chelyabinsk e é usado exclusivamente nos tanques T-90 e T-72B3.

Quem, na opinião dos investigadores, está incluído no grupo organizado além de Alexander Denisov, é desconhecido. O advogado do coronel, Roman Budarin, em conversa com o Kommersant, disse que seu diretor não admite culpa. “Uma pessoa inocente está sendo responsabilizada. Não há provas da culpa de Denisov”, afirma o defensor.

No dia seguinte à prisão, o tribunal militar da guarnição de Rostov-on-Don, a pedido do investigador, enviou Alexander Denisov para um centro de detenção pré-julgamento até 28 de maio. Os advogados militares discordaram dessa decisão. Nos recursos interpostos perante a Vara Militar da Comarca Sul, os defensores solicitaram ao seu titular a escolha de medida cautelar não privativa da liberdade.

Entre outras coisas, os advogados do coronel chamaram a atenção do tribunal de apelação para o fato de que ele está há muito tempo no serviço militar, tem características positivas e tem estado repetidamente na zona de uma operação militar especial. No entanto, o tribunal manteve a decisão de prender.

“Denisov é acusado pelos órgãos de investigação preliminar de cometer um crime grave, cuja pena é de até dez anos”, diz a decisão do recurso.

A decisão pode ser apelada ao Tribunal Militar de Cassação.

Em 2019, o ex-chefe do departamento de abastecimento do serviço de blindados do mesmo Distrito Militar do Sul, o tenente-coronel da reserva Dmitry Sedov, o ex-chefe do serviço de blindados da unidade militar 33744, coronel Vitaly Uspensky, e o ex-chefe do o armazém de veículos blindados Igor Shevkunov foi condenado por um crime semelhante .

Eles foram considerados culpados de tentativa de roubo de quatro motores para caminhões KamAZ no valor de 1,3 milhão de rublos. e condenados respectivamente a dois anos e oito meses, três anos e dois anos e seis meses em colônia-assentamento. Os agentes, que negaram a sua participação no crime, recorreram da sentença, mas o tribunal de recurso considerou-a lícita e justificada.

FONTE: Kommersant.ru

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Underground
Underground
11 meses atrás

A guerra está dando errado e querem culpar um simples Coronel. Com certeza, é inocente!

Rui Chapéu
Rui Chapéu
11 meses atrás

Isso sempre foi a norma dos russos. Antes da revolução comunista, muitas empresas internacionais se instalaram na rússia, toda a base da indústria russa era internacionalizada, muitos europeus e até americanos e ingleses. O problema era mão de obra, o modo operantis russo sempre foi de muita corrupção interna, tanto que muitas dessas empresas desistiram de contratar russos e traziam mão de obra de seus próprios países devido a tanta corrupção interna deles. Se alguém quiser se interar mais sobre o assunto, coloque esse video do Thomas Sowell no youtube: This Is What Socialists Don’t Tell You About The Economy… Read more »

Oráculo
Oráculo
11 meses atrás

As FFAA russas herdaram dos soviéticos uma corrupção que segue enraizada no oficialato. O que existem de casos sobre compra de armamentos que nunca foram entregues, desvio de peças, reformas de instalações que foram pagas e nunca executadas, venda de armas no mercado negro, etc. é uma grandeza. O próprio Putin criou uma série de regras, fiscalização e controles pra diminuir isso, mas pelo jeito não funcionou muito bem. Nem a velha PM carioca, retratada nos filmes Tropa de Elite, foi tão corrupta quanto alguns oficiais russos. E essa é uma herança maldita que afeta todas as ex-repúblicas soviéticas. A… Read more »

IvanF
IvanF
11 meses atrás

Só pra referência 20,5MM de Rublos são quase 260k Dólares, ou quase 1,3MM de Reais.

Por sete motores de tanque, achei até barato.
O mais curioso que penso é, o que seria feito com esses motores? Dá pra usar em outros meios? Vender de volta pro exército? Vender pra outros operadores do T-90?

IvanF
IvanF
Reply to  Guilherme Poggio
11 meses atrás

Indo nessa linha de raciocínio (que faz bastante sentido), acho que esses motores são apenas o começo desses “desvios”.

Ou apenas o que conseguiram identificar e foi divulgado até agora.

Humilde Observador
Humilde Observador
Reply to  IvanF
11 meses atrás

E estão baratos mesmo. eEssa semana foi noticiado que na Inglaterra estão vendendo um motor Rolls-Royce Meteor V12 à gasolina, com 650 cavalos e 200 kgfm da II Guerra Mundial por US$ 18.000 ou R$ 90.892 pela empresa South Gippsland Tank Adventures.

DanielJr
DanielJr
Reply to  IvanF
11 meses atrás

Esses motores podem ser usados em grandes maquinários industriais, com geradores ou a indústria do petróleo. São relativamente compactos e geram uma boa potência.

IvanF
IvanF
Reply to  DanielJr
11 meses atrás

Acredito que sejam bons motores sim, mas que além de comprar, tem que manter. Será que peças pra eles são fáceis de encontrar?

M4l4v|t4
M4l4v|t4
11 meses atrás

O cliente dos motores: operadores de T-72/90 na África e América Latrina ..,
… e talvez algum americano que tenha montado seu T-72 comprando peças no EBay

Sempre foi isso, e sempre será.

Humilde Observador
Humilde Observador
11 meses atrás

Certamente com a colaboração de muita gente, já virão a “operação de guerra” que é para transportar um motor desses?!

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Humilde Observador
11 meses atrás

Depois das vigas da perimetral, tudo é possível hehehehehe

Humilde Observador
Humilde Observador
Reply to  Leandro Costa
11 meses atrás

E o roubo daquela caixa d’água no RJ em plena luz do dia há uns anos atrás com guindaste e tudo?!
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2019/07/03/criminosos-usam-guindaste-para-roubar-caixa-dagua-de-com-condominio-na-zona-norte-do-rio.ghtml

alex
alex
11 meses atrás

Nada de novo no front….

Hank Voight
11 meses atrás

Essa é a regra no Putinstão! Esse coronel foi pego porque provavelmente pertence a um grupo minoritário dentro do establishment político ou militar russo e está sendo responsabilizado para que os grupos majoritários continuem fazendo seus negócios ilícitos sem serem admoestados.

Zorann
Zorann
11 meses atrás

Tem de ir preso mesmo.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
11 meses atrás

Tem sempre um para vender a mãe se puder.Não foi assim que o Irã conseguiu manter seus F-14 voando?Quem vendeu essas peças? Americanos claro.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Renato de Mello Machado
11 meses atrás

Pensei a mesma coisa, muitas vezes o dinheiro fala mais alto, o F-14 no Irã é um caso clássico!

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  Maurício.
11 meses atrás

Nesse caso a comparação blindado X avião,o blindado é insignificante perante os esforços para manter voando um avião que não e nada fácil de manter.Mesmo para os EUA e seu poderio.Mas é propaganda de guerra falar que o russo roubou os motores.

Carlos Campos
Carlos Campos
11 meses atrás

Tá mas pra quem ele vendeu?

Hank Voight
11 meses atrás

Nick novo Qings? E já que você acusa os ucranianos de estarem inundando o mercado negro de armas, qual é a fonte?

Ah! não vale mídia russa, iraniana e afins assim como o Tucker Carlson e o b*fã0 Douglas McGregor Sim!?

Inimigo público
Inimigo público
Reply to  Hank Voight
11 meses atrás

Se dependesse da mídia ocidental a Rússia estaria sem munição em Abril do ano passado, e Putin morto por um câncer em junho do mesmo ano…

Hank Voight
Reply to  Inimigo público
11 meses atrás

Pela mídia russa Kiev foi tomada em 3 dias e Zelensky foi enforcado em praça pública, mas esses três dias já se multiplicaram por mais de 100 não é mesmo meu caro “defençor da b0ss@lid@de”?