Russos evacuam cidade ucraniana próxima da usina nuclear de Zaporizhzhia

54

A Rússia disse às pessoas para deixarem 18 assentamentos na região de Zaporizhzhia, incluindo Enerhodar perto da usina, antes da ofensiva antecipada de Kiev.

O prefeito ucraniano de Melitopol, Ivan Fedorov, disse que houve esperas de cinco horas enquanto milhares de carros saíam.

O órgão de vigilância nuclear da ONU alertou que um “acidente nuclear grave” poderia ocorrer.

Falando ao programa Newshour da BBC, Rafael Grossi – diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) – disse que a evacuação de residentes perto da usina nuclear indicava a possibilidade de combates pesados ​​entre as forças russas e ucranianas ao redor da usina.

Embora os reatores da usina não estivessem produzindo eletricidade, eles ainda estavam carregados com material nuclear, disse ele.

Grossi acrescentou que teve que viajar por um campo minado quando visitou a fábrica algumas semanas atrás.

Anteriormente, a AIEA alertou em um comunicado que a situação na fábrica de Zaporizhzhia estava “se tornando cada vez mais imprevisível e potencialmente perigosa”.

A equipe operacional ainda estava no local, mas havia “profunda preocupação com as condições cada vez mais tensas, estressantes e desafiadoras para o pessoal e suas famílias”.

Ele disse que os especialistas da AIEA na usina “receberam informações de que a evacuação anunciada de residentes da cidade vizinha de Enerhodar – onde mora a maioria dos funcionários da usina – começou”.

Na sexta-feira, o chefe regional instalado pela Rússia, Yevgeny Balitsky, disse que “nos últimos dias, o inimigo intensificou o bombardeio de assentamentos perto da linha de frente”.

“Tomei, portanto, a decisão de evacuar primeiro todas as crianças e pais, idosos, deficientes e pacientes hospitalares”, escreveu ele nas redes sociais. .

A AIEA emitiu alertas anteriormente sobre a segurança na usina – que a Rússia capturou nos primeiros dias de sua invasão no ano passado – depois que bombardeios causaram cortes temporários de energia.

Em março, a AIEA alertou que a usina estava funcionando com geradores a diesel para manter os sistemas vitais de resfriamento funcionando, após danos às linhas de energia.

Desde que a Rússia lançou sua invasão em fevereiro de 2022, o número de funcionários na fábrica diminuiu, diz a AIEA, “mas a administração do local afirmou que permaneceu suficiente para a operação segura da fábrica”.

As forças russas ocupam grande parte da região de Zaporizhzhia, mas não a capital regional Zaporizhzhia, que fica a nordeste de Enerhodar, do outro lado do reservatório de Dnipro.

No domingo, o estado-maior ucraniano disse que os civis estavam sendo evacuados para as cidades de Berdyansk e Prymorsk, mais dentro do território controlado pela Rússia.

O prefeito exilado de Melitopol, Ivan Fedorov, escreveu no Telegram que as lojas nas áreas evacuadas ficaram sem mercadorias e remédios.

Ele também disse que os hospitais estavam dispensando pacientes para a rua em meio a temores de que o fornecimento de eletricidade e água pudesse ser suspenso se a Ucrânia atacasse a região.

E ele afirmou que dois terços dos comboios de evacuação – supostamente compostos por civis – consistiam na retirada das tropas russas. A BBC não pode verificar esta afirmação.

“A evacuação parcial que eles anunciaram está indo muito rápido, e existe a possibilidade de que eles estejam se preparando para provocações e (por essa razão) focando nos civis”, acrescentou Fedorov.

FONTE: Aljazzera

Subscribe
Notify of
guest

54 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
M4l4v|t4
M4l4v|t4
11 meses atrás

Estão surgindo os primeiros relatos de retirada russa.
Fizeram o mesmo em Kherson no ano passado, deram ordem para a população se retirar para disfarçar a retirada do exército.

Estava dizendo nos meus comentários que o objetivo da contraofensiva só podia ser Melitopol. Seria muita falta de inteligência ter os meios para cercar a cidade e não fazê-lo.

Se de fato os russos desistirem de Melitopol, a Crimeia é apenas uma questão de tempo. A menos que os russos transformem a Crimeia em uma Leningrado onde as pessoas se alimentam de outras pessoas.

LUIZ
LUIZ
Reply to  M4l4v|t4
11 meses atrás

Retirada russa em qual região??

M4l4v|t4
M4l4v|t4
Reply to  LUIZ
11 meses atrás

Estão se retirando de Zaporizhzhia neste exato momento. Desde ontem. Oficialmente não estão se retirando, extraoficialmente moradores estão caguetando que soldados russos estão à paisana saindo junto com os civis, aos poucos. Igual fizeram em Kherson ano passado. Estou apostando com quem quiser que a ofensiva começa amanhã ou no máximo no dia seguinte ao Dia da Vitória na Rússia (Guerra Patriótica, dia 9). Iniciar uma contraofensiva logo após uma comemoração de um dia desses é uma oportunidade que não pode ser disperdiçada por quem conhece psicologia, pois é um tratamento psicológico, arregaça com a moral do inimigo. Portanto, seguindo… Read more »

Felipe
Felipe
Reply to  M4l4v|t4
11 meses atrás

Uma fonte (confiável) vai bem nessas horas…

Underground
Underground
11 meses atrás

Os russos tentaram criar soldados hulk, mas pelo jeito não deu certo.

Zorann
Zorann
11 meses atrás

Tem de evacuar mesmo. Proteger os civis do lado tusso. Será que os ucranianos vão evacuar os civis do lado deles?

Last edited 11 meses atrás by Zorann
Heinz
Heinz
Reply to  Zorann
11 meses atrás

Os Ucranianos já evacuan seus civis a mais de 1 ano, mas mesmo assim os russos insistem em atacar alvos civis que não estão no front de batalha. Os traidores de Donbass pagarão um dia!

Zorann
Zorann
Reply to  Heinz
11 meses atrás

Quanta conversa fiada. Isto é guerra.

Vai ficar caro mesmo reconstruir os territórios anexados. Mas faz,parte. Os caras quiseram resistir….. fazer oque?

George
George
Reply to  Zorann
11 meses atrás

Teve um tal de Adolf que invadiu a URSS, mas eles resistiram… fazer oque?

Teve também um tal de Paraguai que invadiu o Brasil, mas nós resistimos. Fazer oque?

Zorann
Zorann
Reply to  George
11 meses atrás

Torcer pra resistência ser derrotada desta vez.

Como dizem as corretoras: rendimentos passados não são garantia de rendimento futuro

Satyricon
Satyricon
Reply to  Zorann
11 meses atrás

Só nos seus sonhos.

A conta está chegando para seus queridos orcs invasores. E será cara, muito cara.

Luiz Paulo
Luiz Paulo
Reply to  Zorann
11 meses atrás

EDITADO

2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas, nem o site ou seus editores;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Luiz Paulo
Luiz Paulo
Reply to  Zorann
11 meses atrás

EDITADO

2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas.

José
José
Reply to  Zorann
11 meses atrás

Resistiram pra evitar o roubo da terra deles. Simples. É difícil entender né. Pensar então pra vocês deve ser uma tarefa impossível.

Zorann
Zorann
Reply to  José
11 meses atrás

Isso é uma opinião minha. A OTAN não deveria ter se expandido para leste. E ter a Ucrânia na OTAN é inconcebível para os russos. E eu concordo com isso. Isso não faz bem para o equilíbrio das forças, tão fundamentais para que não haja abuso de ambos os lados, como ocorreu por décadas de supremacia inquestionável americana depois da queda da URSS. A Rússia para mim, tomou a atitude correta. pena não ter conseguido de início derrubar o governo ucraniano. Hoje vemos o que realmente importa para a OTAN: o enfraquecimento da Rússia. A Ucrânia pouco importa. Estão lutando… Read more »

Monarquista
Monarquista
Reply to  Zorann
11 meses atrás

Ou seja, para você o “equilibrio de forças” deve ser mantido com a Rússia invadindo quem quer, e esse invadido não pode lutar. O invadido tem que baixar a cabeça e aceitar o jugo, a miséria, a corrupção e a cueldade russa. Só posso te dizer que ser capacho de ditador e de paiseco miserável pode ser bom pra você, mas os ucranianos preferem a liberdade e a prosperidade ocidental. E irão lutar. E sabe por que lutarão? Por que são um povo que já sentiu a bota miserável russa e jamais vão se entregar pra esse país esquecido por… Read more »

Zorann
Zorann
Reply to  Monarquista
11 meses atrás

” mas os ucranianos preferem a liberdade e a prosperidade ocidental.”

Kkkkkkkk.

Estou nem aí para oque os ucranianos querem. Não deveria ter perdido seu tempo respondendo isto.

Jose
Jose
Reply to  Zorann
11 meses atrás

Meu Deus…quanta alucinação.

Hilda
Hilda
Reply to  Zorann
11 meses atrás

O que você está pensando não tem lógica nenhuma. O único motivo que levou a Rússia a invadir a Ucrânia foi às idéias imperialistas de Putin que quer que a Ucrânia venha a pertencer a Rússia. Se o motivo fosse esse que está falando porque a Rússia aceita que a Finlândia e a Suécia tenham entrado para a Otan? Totalmente sem lógica seu pensamento.

Vitor
Vitor
Reply to  José
11 meses atrás

Novo México, Texas quem questiona que não é território americano ?

Jose
Jose
Reply to  Vitor
11 meses atrás

Realmente, bem igual. É cada uma….

Hilda
Hilda
Reply to  José
11 meses atrás

Verdade. Russos não pensam e acham que sempre tem que prevalecer seus objetivos por piores que sejam.

Pedro
Pedro
Reply to  Zorann
11 meses atrás

Territórios anexados? Se a Rússia conseguir ficar com a Crimeia, já vai ser muito.

Felipe
Felipe
Reply to  Pedro
11 meses atrás

Crimeia é Russia e qualquer tentativa de tomá-la territorialmente, vai ter uma resposta nuclear…

Last edited 11 meses atrás by Felipe
Hilda
Hilda
Reply to  Felipe
11 meses atrás

Resposta nuclear afeta a todos não só a Rússia. Os russos só tem força usando energia nuclear. Fracos e sujos. Querendo destruir a humanidade. Realmente são terroristas e querem impor sua vontade absurda usando meios absurdos e próprios de terroristas.

C G
C G
Reply to  Zorann
11 meses atrás

Não existe essa simetria por vários motivos incluindo morais e os Russos não avançam de verdade faz tempo, no geral são ataques imprevisíveis com mísseis em alvos absolutamente civis ou pontos focais onde a ideia é literalmente destruir até o chão.

Ildo
Ildo
Reply to  Zorann
11 meses atrás

Os russos evacuam civis; os ucranianos os usam como escudo; amplamente conhecido desde o início da guerra…

Denunciado inclusive por organizações ocidentais…

Ildo
Ildo
Reply to  Ildo
11 meses atrás

Fato amplamente conhecido. Na internet facilmente se encontra fotos de unidades das FAs ucranianas em áreas residenciais…

Reconhecido inclusive pelo Office of the High Commissioner for Human Rights (OHCHR) da ONU.

Felipe
Felipe
Reply to  Ildo
11 meses atrás

Concordo. Isto está claro desde o começo da guerra. Ucranianos sempre se escondem e escondem seus armamentos em localizações civis, isso explica as baixas de civis inclusive.

Hilda
Hilda
Reply to  Ildo
11 meses atrás

Não sei onde você leu isso. Deve ter sido a propaganda do governo russo que vocês acreditam sem ao menos confirmar. Os russos são um povo muito ignorante e sem capacidade cognitiva.

Tutor
Tutor
11 meses atrás

Estavam se evacuando, por isso evacuaram.

Last edited 11 meses atrás by Tutor
Mauricio
Mauricio
11 meses atrás

Pode ocorrer desastre nuclear se os ucranianos bombardearem a usina a fim de culpar os russos.

Last edited 11 meses atrás by Mauricio
Santamariense
Santamariense
Reply to  Mauricio
11 meses atrás

Ah…entendi. Os russos invadem a Ucrânia e a culpa por tudo que aconteceu e ainda vai acontecer é dos ucranianos?

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Santamariense
11 meses atrás

O erro dos russos não justifica a criação deliberada de uma nova Chernobyl, isso poderia até mesmo afetar os aliados dos ucranianos.

Hilda
Hilda
Reply to  Allan Lemos
11 meses atrás

Não só afetar os ucranianos mas os russos também

Zorann
Zorann
Reply to  Santamariense
11 meses atrás

Sim sempre.

Victor F
Victor F
Reply to  Zorann
11 meses atrás

O custo da liberdade de expressão é realmente muito alto…

Hilda
Hilda
Reply to  Santamariense
11 meses atrás

Cada uma. Só p9diam ser russos. Invadem e a culpa é da Ucrânia. Raciocínio sem lógica nenhuma.

Heinz
Heinz
Reply to  Mauricio
11 meses atrás

É só os russos saírem de lá, que não é deles, que na há risco nenhum.

C G
C G
Reply to  Mauricio
11 meses atrás

Ahhh faz sentido, eu vou recuperar meu pais invadido mas antes eu vou causar uma catástrofe nuclear!
É tipo alguém invadir sua casa e vc colocar fogo nela pra recuperar, é cada ideia que vou falar viu….

Indio
Indio
Reply to  C G
11 meses atrás

Mesma tática que os americanos fizeram com o Japão e deu certo até hoje pagam e são vassalos ao extremo

Hilda
Hilda
Reply to  C G
11 meses atrás

As idéias da cabeça dos russos é achar i ma justificativa mesmo totalmente absurda para justificar essa guerra cruel e injusta. Quer absurdo maior do que Putin dizer que na Ucrânia está cheio de nazistas! E o seu povo acreditar. Se Zelensky é descendente de judeus como ele pode apoiar o nazismo?

George
George
Reply to  Mauricio
11 meses atrás

Se os russos voltarem para a fronteira deles eu aposto que não teremos nenhum desastre nuclear.

Zorann
Zorann
Reply to  George
11 meses atrás

Os russos estão dentro de suas fronteiras. Estas areaas já foram anexadas e fazem parte do território russo.

Os ucranianos que estão invadindo. Que Deus ajude a Rússia a derrubar o governo ucraniano e reestabelecer a ordem na região.

Last edited 11 meses atrás by Zorann
737-800RJ
737-800RJ
Reply to  Zorann
11 meses atrás

Então se eu pegar uma espingarda, invadir sua casa e te expulsar de lá, logo ela será minha por direito?
Você não iria na polícia ou tentaria me tirar de lá?
É fácil assim?

Waldir
Waldir
Reply to  737-800RJ
11 meses atrás

Não perca tempo com esse aí não.. não vale a pena.. deixa falar sozinho

José
José
Reply to  Zorann
11 meses atrás

É sério isso ?

Plinio Jr
Plinio Jr
Reply to  Zorann
11 meses atrás

Tio Adolfo usava este tipo de discurso , invade e depois usa o termo anexar ….

Os russos não estabelecem ordem sequer no país deles muito menos será no país dos outros … ahhh esqueci , apoiam governos fantoches e ditaduras …

Hilda
Hilda
Reply to  Zorann
11 meses atrás

Piada. Só podia ser a lógica russa. Mas vocês são ridículos. Vocês 8nvadiram um país soberano que não deu nenhum motivo para isso.

Wagner
Wagner
11 meses atrás

E o Wagner Group desistiu de sair de Bukhmut. Agora tem até general oficialmente em contato com governo.

Underground
Underground
Reply to  Wagner
11 meses atrás

Pediram para sair. O Exército russo não autorizou. Simples assim!!!!

ORIVALDO
11 meses atrás

Isso se Chama Avanço estratégico futuro

Plinio Jr
Plinio Jr
11 meses atrás

Mais um bem sucedido avanço de ré by Moscou …..

Oráculo
Oráculo
11 meses atrás

Surpreendente essa retirada de civis de uma região que será palco de uma ofensiva inimiga.E não foi só dessa cidade em específico, tem mais umas dez ao longo da linha que foram esvaziadas. É a primeira vez que acontece isso de forma oficial nessa guerra.

A coincidência entre essas cidades é que todas estão próximas das linhas de defesas russas. Pelo jeito os russos estão se preparando parar batalhas brutais nas próximas semanas.