Circulam pelas mídias sociais vídeos de um obuseiro autopropulsado 2S5 Giatsint-S em uso pelas Forças Ucranianas totalmente destruído por o que seria um drone russo do tipo Lancet. O Lancet foi desenvolvido pela Rússia e revelado ao mundo pouco antes do início da invasão russa em grande escala à Ucrânia. Ao longo do conflito o sistema evoluiu bastante e tem se mostrado muito efetivo. No entanto, sua baixa velocidade permite que o mesmo seja rastreado e abatido com simples fuzis e carabinas.

 

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Godo
Godo
10 meses atrás

Enquanto Lourival sant’anna da CNN acredita que o f16 é um “game changer” os verdadeiros analistas militares sabem que isso não existe. Até armas como o Lancet funcionam muito bem. Mais com menos é a regra em grandes guerras

M4|4v1t4
M4|4v1t4
Reply to  Godo
10 meses atrás

Eu não sou o Lourival Sant’anna, acho que costumo fazer comentários mais plausíveis do que o dele na área militar, mas a entrada do F-16 com armamento ocidental, é sim um “game changer”.

Só para começar, a força aérea russa terá que correr. Seja por bem (antecipadamente), ou seja por mal (por atrito). Se você tem alguma dúvida disso, podemos continuar a discução. Porém, não acho que muito saudável alguém achar que a Rússia pode atritar contra a network warfare OTAN sendo usada por F-16 municiado com AIM-120C/C7, IRIS-T, AIM9-P/M/X et cetera

eliton
eliton
10 meses atrás

Tem diversas fotos deles usando telas de arame como proteção e em algumas o Lancet nao consegue passar e fica preso.

Heinz
Heinz
10 meses atrás

O soldado ucraniano abateu um lancet com uma espingarda 12, veja o vídeo

Mcruel
Mcruel
Reply to  Heinz
10 meses atrás

É o tipo de munição, não o calibre que fez a diferença no disparo de 12. Provavelmente era munição com carga de esferas que aumenta a área de impacto devido a dispersão das mesmas. Seria muito mais difícil atingir o drone com projétil tipo penetrador dos fuzis.
A mesma lógica se usa na caça a aves em voo.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Heinz
10 meses atrás

No vídeo eu não vi que realmente foi um Lancet o drone abatido, não dá para ter certeza.

Underground
Underground
10 meses atrás

Tudo isso e o poderoso exercito russo não consegue chegar em Kiev.

Satyricon
Satyricon
Reply to  Underground
10 meses atrás

E nem vai chegar, nem hj, nem nunca.

A maré começou a mudar As mídias russas à partir de ontem mudaram o discurso, dizendo que os objetivos iniciais são inalcançáveis, e as perdas são insustentáveis. Nesses mais de 15meses de conflito, isso nunca foi dito em uma mídia oficial russa (dava cadeia).
Esse é o maior sinal de que a canoa começou a fazer água.
Será o fim do Enxadrista

Vitor
Vitor
Reply to  Satyricon
10 meses atrás

São sinais de seu imaginário

Satyricon
Satyricon
Reply to  Vitor
10 meses atrás

https://www.youtube.com/live/IPpirLKUFmE?feature=share

Confia
(E prepare-se para mudar de Nick novamente)

Last edited 10 meses atrás by Satyricon
Maurício.
Maurício.
10 meses atrás

Na minha opinião o Lancet é a principal surpresa russa nessa guerra, quanto ao abate por fuzis e carabinas mostrado no vídeo, eu não vi se realmente o drone abatido foi um Lancet, pelo menos pelo celular não dá para ter certeza, tem provas que realmente foi um Lancet? Pelo vídeo, só quem tem olho de Tandera pode afirmar que foi um Lancet.

MFB
MFB
10 meses atrás

Você quer comparar dois conflitos completente diferentes, em épocas diferentes. Vamos estudar pessoal rsrs

Ao menos tu não veio com ensinamentos bíblicos dessa vez.

Underground
Underground
10 meses atrás

Dá para ver que o blindado foi atingido, mas com isso não dá para dizer que tenha sido destruído.

Ramon
Ramon
10 meses atrás

Cara vc fez uma comparação sem lógica, Yom kipur é bem diferente da guerra da Ucrânia, se vc me falar que no primeiro mês de guerra a Rússia tentou meter uma Blitzkrieg encima da Ucrânia e que atualmente a guerra virou um conflito de trincheiras eu concordo com você, mas em Israel o conflito teve uma dinâmica totalmente diferente eram dezenas de milhares de homens se enfrentando em batalhas literalmente campais, e com a força aérea israelense literalmente pousando os caças somente para reabastecer e recarregar as munições e bombas, são coisas que não vemos na Ucrânia os inúmeros vídeos… Read more »

RPiletti
RPiletti
10 meses atrás

🤣🤣🤣 pouco? Pouco foi o que a coalizão perdeu contra o Iraque em 1991…

Cassini
Cassini
10 meses atrás

O obuseiro foi atingido, a despeito de sua rede protetiva, mas não foi destruído.

Deu sorte, pois o que não faltam são blindados, peças de artilharia e artilharia antiaérea destruídos pelos Lancet, dia após dia.

Marcelo
Marcelo
10 meses atrás

Uma cortesia do Ukranian Weapons Tracker. Não costumo dar muita atenção aos vídeos russos, mas esse ataque do Lancet-3 foi realmente impressionante. “Um lançador ucraniano 5P85S do sistema de defesa aérea S-300PS foi destruído por uma munição russa Lancet em #Kherson Oblast. Um lançador 5P85S à esquerda também pode ser visto atingindo os contêineres de mísseis que não detonaram.” A informação mais importante do vídeo, porém, é que há sistemas de defesa antiaérea ucranianos posicionados em Kherson, mesmo estando vulneráveis ao risco de ataque russo.
https://twitter.com/UAWeapons/status/1651607986719129603

Last edited 10 meses atrás by Marcelo
Marcelo
Marcelo
10 meses atrás

No conflito militar na Ucrânia, onde as forças russas estão demonstrando um desempenho bem abaixo das expectativas, a munição de vadiagem Lancet-3 parece ser uma de suas inovações de maior sucesso. Ha vídeos divulgados pelos militares da Rússia que mostram os Lancet-3 danificando ou destruindo sistemas de artilharia fornecidos pelo Ocidente, incluindo obuseiros M777 rebocados, veículos blindados de artilharia autopropulsados, radares, tanques e até uma canhineira. Mas, como nem tudo que reluz é ouro, o Lancet-3 tem algumas desvantagens: 1) alcance máximo de 40 km e automia de vôo de 40 minutos; 2) baixa capacidade da ogiva; 3) e, não… Read more »

Marcelo
Marcelo
10 meses atrás

A Ucrânia possui um grande número dos antigos obuses 2A36 Giantsin-B soviéticos. Apesar do elevado risco de destruiçao a que estão sujeitos os obuses 2A36 Giantsin-B, é bastante útil, em um conflito militar de atrito intenso, ter a mão um grande número de peças de artilharia com equipes de combatentes já treinadas para dispar com eficiência, bem como grande estoque de projéteis e de canos para substituição. Os ucranianos aumentaram bastante a taxa de morte por acerto usando a consciência de campo de batalha aumentada pelo uso de drones de reconhecimento.

Oráculo
Oráculo
10 meses atrás

De fato esse Lancet tem ajudado muito os russos nessa guerra. Arrisco a dizer que é a principal arma “game changer” – pra usar uma expressão da moda – russa até agora. É barato, eficiente e pode ser produzido rapidamente. Daí eu me pergunto. O que as empresas brasileiras fabricantes de Drones, e nós temos algumas de qualidade reconhecida mundialmente, estão esperando pra fazer uma “versão tupiniquim” dele? É criar, homologar e fabricar em série, vendendo pra quem quiser comprar. Se for o caso doa umas dúzias pro EB e depois sai vendendo feito pão. Até o Irã, um país… Read more »