Diferentes exércitos espalhados pelo mundo (incluindo o Exército Brasileiro) empregam versões do chassi de seus principais carros de combate para determinadas funções de apoio que não estão diretamente envolvidas em combates. Este é o caso dos VBE Soc – Vituras Blindadas Especializadas Socorro.

Blindados podem ser danificados por minas e fogo inimigo, ficarem atolados na lama, derraparem para fora de estradas ou imobilizados em terreno difícil. É aí que entram em cena as VBE Soc. As viaturas blindadas de socorro, em sua maioria foram criadas a partir do chassi dos carros de combate, onde apenas retiravam as torres e componentes excedentes para então colocar os equipamentos responsáveis por rebocar os carros danificados em batalha.

Porém, com o passar do tempo, as viaturas blindadas de socorro passaram a ter equipamentos necessários a realizar manutenção em campo.

No Twitter abaixo vemos um Bergerpanzer 3 (baseado no chassi do carro de combate Leopard 2) rebocando um Leopard 2A6 danificado na Ucrânia. Repare que o Leopard 2 está sem a esteira do lado direito (rodas apoiadas diretamente no chão). Provavelmente o veículo foi danificado em combate (mina terrestre?) e foi resgatado para ser recuperado posteriormente.

O Exército Brasileiro possui veículos do tipo Bergepanzer 2, baseados no chassi do Leopard 1.

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
10 meses atrás

Além dos bergepanzer, usavamos também alguns M-88 é também alguns raros M-578 que não sei se ainda estão operacionais.

Rodrigo LD
Rodrigo LD
Reply to  Rafael Gustavo de Oliveira
10 meses atrás

Positivo. Os M88 ainda em operação nos B Log e Parques. Existem uns poucos M578 (restam ainda em torno de 14 unidades), sendo recuperadas e ainda em atividade para apoio aos blindados mais leves, como o M113.

Last edited 10 meses atrás by Rodrigo LD
Satyricon
Satyricon
10 meses atrás

Estranho como o pessoal da OTAN parece ser mais preparado, não?

deadeye
deadeye
Reply to  Satyricon
10 meses atrás

Sim, porque desde a Guerra Fria a OTAN prioriza logística, superioridade tática e fazer “mais com menos”. Já os Russos, pelo que estamos vendo estão parados em 1943 ainda.

Renan
Renan
10 meses atrás

Enquanto isso o Tiãokovski está instalando casulos de foguetes nos BTR-80 russos…

Kommander
Kommander
10 meses atrás

Fico impressionada com a força desses bichões… Isso atravessa uma parede como se fosse papel.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Kommander
10 meses atrás

Depende da parede né? 😂 Eu lembro daquele M60 de 1995, onde uma “simples muretinha” colocou um fim naquela perseguição que passou várias e várias vezes no “Os vídeos mais incríveis do mundo” da Band.

Mars
10 meses atrás
Maurício.
Maurício.
Reply to  Mars
10 meses atrás

Acho que não, eu vi em vídeo de um Leopard com a lagarta destruída, mas ele estava perto de umas árvores, deve ser esse do vídeo.

Mars
Reply to  Maurício.
10 meses atrás

Se eu não estou enganado, esse do vídeo perto das árvores é um 2A4. E esse das imagens acima é um 2A6 ou 5.

Kommander
Kommander
Reply to  Mars
10 meses atrás

Esse aí já foi rebocado, mas pela Rússia. 😂

Bueno
Bueno
10 meses atrás
Filipe
Filipe
10 meses atrás

Sucesso total a contra ofensiva, ganhos gigantescos, quase nenhum material perdido nem vidas. É uma maravilha, estão avançando quilômetros por dia, logo logo estarão em Moscou.🤡🤡🤡🤡