Kronos Grand Mobile: Radar de alta potência da Leonardo faz a sua estreia internacional em Le Bourget

6

Kronos Grand Mobile

  • Leonardo apresenta a mais recente opção da sua família de radares multifunções para a defesa aérea e anti-míssil balístico o Paris Air Show
  • Modelo tem otimizado através da tecnologia de varredura eletrônica AESA e alta mobilidade tática com tempos de implantação otimizados

Paris, 20/06/2022 – O Kronos Grand Mobile High Power, uma versão melhorada do sensor desenvolvido pela Leonardo, fez a sua estreia pública na Paris Air Show, feira internacional que acontece entre os dias 19 e 25 de junho. Com cenários operacionais atuais e futuros exigindo capacidades de vigilância e proteção cada vez mais avançadas contra ameaças aéreas e de mísseis, a Leonardo desenvolveu essa nova versão melhorada do sensor, com base na experiência adquirida com a família de radares Kronos, para responder à evolução dos requisitos operacionais do mercado.

Com base na tecnologia AESA (Active Electronically Scanned Array), o radar Kronos Grand Mobile High Power (GMHP) de banda C, multifunções e multi-missões, tem foco principal na vigilância e defesa aérea em ambientes terrestres e costeiros. A sua principal missão é a deteção e o rastreamento preciso de mísseis balísticos, mesmo em ambientes complexos e altamente perturbados, realizando também a designação de alvos e orientação de mísseis. A conceção compacta do sensor garante uma elevada mobilidade tática, tempos de implantação rápidos e um alcance de vigilância aérea superior a 300 km.

A mais recente evolução da família Kronos proporciona maior potência e confiabilidade, com seus componentes de nitreto de gálio ‘GaN’ – desenvolvidos internamente na ‘fundição’ da Leonardo – presentes nos milhares de Módulos de Transmissão e Recebimento (TRMs) que compõem a antena.

A Força Aérea da Grécia selecionou recentemente o Kronos GMHP como o seu sensor primário para o campo de testes de mísseis da OTAN, sediado em Creta. A Itália também o escolheu como o radar de vigilância e de envolvimento para a sua versão do sistema de mísseis terra-ar SAMP/T de última geração construído pelo consórcio Eurosam (MBDA 66,6% – Grupo Thales 33,3%).

A família de radares Kronos, da qual a última versão GMHP faz parte, foi concebida para os domínios terrestre e marítimo. Os radares Kronos, disponíveis em versões fixas e móveis, podem desempenhar várias funções em simultâneo e diferentes tipos de missões operacionais. Muitos países da Europa, do Médio Oriente, da Ásia-Pacífico e da América do Sul já utilizam estes sistemas como o sensor central das arquiteturas de Defesa Integrada contra Ar e Mísseis (IAMD). Existem mais de 40 radares Kronos em serviço em todo o mundo.

Sobre a Leonardo:

A Leonardo, uma empresa global de alta tecnologia, está entre os principais players mundiais em Aeroespacial, Defesa e Segurança e a principal empresa industrial da Itália. Organizado em cinco divisões de negócios, a Leonardo tem uma presença industrial significativa na Itália, Reino Unido, Polônia e EUA, onde também atua por meio de subsidiárias que incluem Leonardo DRS (eletrônica de defesa), e joint ventures e parcerias: ATR, MBDA, Telespazio, Thales Alenia Space e Avio. A Leonardo compete nos mais importantes mercados internacionais aproveitando suas áreas de liderança tecnológica e de produtos (Helicópteros, Aeronaves, Aeroestruturas, Eletrônica, Segurança Cibernética e Espaço). Listado na Bolsa de Valores de Milão (LDO), em 2020, a Leonardo registrou receitas consolidadas de € 13,4 bilhões e investiu € 1,6 bilhão em Pesquisa e Desenvolvimento. A empresa faz parte do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) desde 2010 e está confirmada entre os líderes globais de sustentabilidade em 2021. Leonardo também está incluído no índice MIB ESG.

DIVULGAÇÃO: Leonardo no Brasil / Approach Comunicação

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nilton L Junior
Nilton L Junior
10 meses atrás

Míssil balístico, interessante, como não tras a distância de detecção e sendo uma versão melhor por lógica deve ter aumentado o raio de detecção, já os hipersônicos vai depender da sorte.

Heinz
Heinz
10 meses atrás

Que fim levou nosso M200?

bruno
bruno
Reply to  Heinz
10 meses atrás

creio falta de verba

BK117
BK117
Reply to  Heinz
10 meses atrás

O Vigilante está em testes (post de momentos atrás):
https://twitter.com/exercitooficial/status/1671666612502503425

O Multimissão, esse é que nem caviar… Nunca vi só ouço falar rsrsrsrsr

Carlos Crispim
Carlos Crispim
Reply to  Heinz
9 meses atrás

Falaram num artigo que só tem 45km de alcance, aí é osso…

Bosco
Bosco
10 meses atrás

Terapode, Sobre o Sky Sonic não há muito o que se falar por enquanto. Só de curiosidade, os países que já possuem sistemas autóctones com capacidade ABM ainda que somente contra mísseis táticos: 1- EUA: GBI, SM-3 block I, SM-3 Block IB, SM-3 block 2A, SM-6, SM-2 Block IV, PAC-2 GEM, PAC-3, PAC-3 MSE, THAAD 2- Rússia: 53T6 (Gazelle) , 48N6, 9M82, 9M83, 9M96, 40N6 3- Israel: Arrow 2 e 3, Stunner, Barak 8 (?) 4-França/Itália: Aster 30 Block I 5-Japão: SM-3 Block 2A (junto com os EUA) 6-Índia: PAD, AAD, PDV (?) 7-China: HQ-9, HQ-19 (?) 8-Coréia do Sul:… Read more »