O chefe do grupo paramilitar Wagner diz que rejeita a acusação de “traição” do presidente russo, Vladimir Putin.

“Em relação à traição à pátria, o presidente [Putin] estava profundamente enganado. Somos patriotas de nossa pátria. Lutamos e estamos lutando, todos os combatentes do PMC Wagner, e ninguém vai se entregar a pedido do presidente, do FSB ou de qualquer outra pessoa”, disse Yevgeny Prigozhin em mensagem de áudio no Telegram.

“Quando lutamos na África, disseram-nos que precisávamos da África… Quando nos disseram que estávamos em guerra com a Ucrânia, fomos e lutamos. Mas descobriu-se que munições, armas, todo o dinheiro que foi colocado nelas também foi roubado, e os funcionários estão guardando para si, apenas para o caso que aconteceu hoje, quando alguém vai a Moscou”, disse ele.

Mais tarde, ele acusou as forças russas de mirar em áreas concentradas com civis, porque “eles não podem atingir (o alvo) e atingem qualquer lugar”.

“Portanto, somos patriotas, e aqueles que se opõem a nós hoje são aqueles que se reuniram em torno da escória”, acrescentou.

FONTE: Al Jazeera

Subscribe
Notify of
guest

56 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
António Rodrigues
António Rodrigues
10 meses atrás

Mesmo que ganhe o confronto Putin sai mais enfraquecido disto tudo e a nível internacional é ladeira abaixo.

Allan
Allan
Reply to  António Rodrigues
10 meses atrás

Pois é o fato do Putin ter o controle de ferro na Russia ja ruiu,porem vamos ver até qual ponto o poder dele diminuiu, mas um fato é dificilmente as coisas vão mudar na Ucrania e nas relações externas russas, coisas assim sempre acontecem em guerras na Russia só reforça o desejo dos russos de um lider mais forte.

JuggerBR
JuggerBR
10 meses atrás

Esse é corajoso… Alguém precisa lembrar ele que não existe lealdade entre mercenários… Alguém trair ele é só questão de combinar quantos dolares serão pagos…

Palpiteiro
Palpiteiro
Reply to  JuggerBR
10 meses atrás

Qual dos ídolos o tal o kings vai defender agora? Perder um ídolo não deve ser fácil. É só uma operação especial.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Palpiteiro
10 meses atrás

Deve estar em posição fetal, aguardando qual narrativa vai assumir, e fugir da raia, quando confrontado com os fatos

Palpiteiro
Palpiteiro
Reply to  Nuno Taboca
10 meses atrás

Vai estar do lado vencedor. Mais ainda não sabe qual é.

Glasquis7
Reply to  JuggerBR
10 meses atrás

Engano seu, mercenários são muito leais a seus líderes imediatos.

Se não fosse assim, ninguém empregaria eles.

Rogério Loureiro Dhierio
Rogério Loureiro Dhierio
Reply to  Glasquis7
10 meses atrás

Líder imediato de mercenário chama-se “dinheiro, grana, faz-me rir, bufunfa”.
Derruba qualquer ideologia ou mentalidade travada.

O próprio nome já confirma isso.

Mercenário.

MFB
MFB
10 meses atrás

A Rússia vai ter que tentar parar o Wagner com a ajuda de taxistas, padeiros e outros reunidos as pressas na região de Moscou. Existe na Rússia, hoje, disponível na região de Moscou, alguma formação militar com o mesmo nível de treinamento e experiência de combate, e principalmente, com tamanho suficiente para enfrentar o grupo Wagner? …

Oráculo
Oráculo
Reply to  MFB
10 meses atrás

No momento acredito que não existe uma tropa com tanta experiência em combate como esses mercenários do Wagner Group. Existem unidades militares mundo afora no mesmo nível. Várias Ucranianas inclusive, com o AZOV sendo o mais famoso. Mas um Exército de 25 mil soldados, praticamente 2 divisões, não existe. Vários mercenários estão lutando desde a guerra da Síria! Depois no Donbass e agora com mais de 15 meses na pior guerra na Europa desde a 2° Guerra. Imagine a experiência militar desses caras. E estão bem armados, com equipamentos e blindados que sabem usar como poucos. Putin arrumou um abacaxi… Read more »

Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  Oráculo
10 meses atrás

Sim, um grande abacaxi.
O perigo é o Prighozin conseguir convencer parte dos militares a entrarem nesta revolta.
Os 25 mil mercenários podem fazer um estrago gigantesco mas não são suficientes para vender o exército russo que possui cerca de 1 milhão de homens.
O problema maior é se conseguirem dividir o exército, dividir a população, aí pode virar uma enorme guerra civil.

Allan
Allan
Reply to  Luís Henrique
10 meses atrás

Dificil viu, a Russia é muito grande e descentralizada nesse sentido, é dificil vc converter grandes partes dela, principalmente no Oriente, temos que lembrar que ao mesmo tempo que eles pregam uma revolta o Putin tem uma grande quantidade de aliados na Russia que dificcilmente tentaria um golpe.

Rogério Loureiro Dhierio
Rogério Loureiro Dhierio
Reply to  Allan
10 meses atrás

Filho pelo que vimos o Wagner pode criar um novo pais dentro da Rússia a hora que vem entenderem.
Digo conquistar territórios e estabelecer seus centros de governo e a P¢£@a toda.

Avançar 200km adentro da “segunda maior potência mundial revela que essa segunda não está nem entre as 10 maiores.

Alfa BR
Alfa BR
Reply to  MFB
10 meses atrás

Deveria ser o 1° Exército de Tanques da Guarda com 3 divisões blindadas e mais algumas brigadas e regimentos. Mas este está todo desdobrado dentro da Ucrânia, principalmente na área de Kreminna, além de já ter tomado cacete atrás de cacete (Chernigov, Sumy, Kharkiv, Izyum…).

sub urbano
sub urbano
Reply to  MFB
10 meses atrás

Atualmente pelo menos um exercito de armas combinadas, mais a Rosgvardia que é a guarda nacional russa. Todas essas são tropas experimentadas. Tem umas 7 divisões nos arredores de Moscou agora, sem contar policia, OMON, spetsnaz e reservistas. O Prighozin se tiver sob seu comando direto uns 10 mil homens agora é muito, isso dá 1 divisão convencional. Por isso ele quer moscou, se a coisa ficar feia vc mira o centro do tabuleiro kkk

Satyricon
Satyricon
Reply to  MFB
10 meses atrás

Essa NÃO é a questão principal. Todos sabemos que o descontentamento com esse conflito vem crescendo dentre as fileiras russas, devido ao desdém do alto comando com a vida de seus comandados. A questão toda se resume à: qual a parcela das forças regulares russas (junto aos oligarcas que realmente controlam o país) apoiam a mensagem do Prigozin? Se for pequena, Prigozin já era. Se for considerável, Putin vai acabar num buraco no chão, como Saddam, ou linxado, como Gadaffi. Não se enganem. Prigozin sabe que assinou sua sentença de morte. Mas é um cara que conhece, talvez como ninguém,… Read more »

MFB
MFB
Reply to  Satyricon
10 meses atrás

Ninguém falou que essa é a questão principal. O foco das respostas foi em torno de um assunto bem específico (Movimento do Wagner até Moscou e a defesa da cidade) no meio de todas essa confusão.

Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  MFB
10 meses atrás

O exército russo deve ter mais de 1 milhão de homens na ativa hoje. Mais experiência não, mas um quantitativo bem maior que os 25 mil mercenários.

Glasquis7
Reply to  MFB
10 meses atrás

Os Cosacos. Conhecidos, respeitados e Muito temidos.

Allan
Allan
Reply to  MFB
10 meses atrás

Nenhum país deixa sua capital desprotegida mesmo em guerra, ha pelo menos uma divisão (10 mil homens) na região, fora o grande numero de aeronaves que pode chegar em questão de horas, e os reforços de outras partes da Russia, vale lembrar que Moscou tem 10 milhoes de pessoas, isso por si é muito dificil de se romper principalmente com o curto tempo que o Wagner tem pra fazer alguma coisa.

Antunes 1980
Antunes 1980
10 meses atrás

Segundo alguns canais do telegram, O Wagner Group está próximo de duas bases com artefatos nucelares.

Diego
Diego
Reply to  Antunes 1980
10 meses atrás

E exatamente disso ai que venho comentando a tempos, um bando de loucos lutando pelo poder sentados em milhares de ogivas nucleares, voces achao o Putin perverso e cruel? rsrsrsrsrs imagina agora oque pode fazer esses caras ai que querem suceder ele

Bosco
Bosco
Reply to  Diego
10 meses atrás

Mas essa instabilidade foi criada pelas ações do Putin. Concordo com vc que apesar de mafioso, criminoso e déspota eu o respeitava . Na verdade o mundo todo o respeitava, apesar dele ter ficado 20 anos provocando os EUA e a OTAN com discursos ufanistas e novos e novos mísseis estratégicos que alegava serem imunes à qualquer defesa ocidental. Até o dia que ele meteu os pés pelas mãos levado pelos puxa sacos muuuiiiiii amigos (inclusive de outros países) , que diziam para a sua mente fraca: vai lá e arrebenta. E ele foi! Aí , o que era de… Read more »

Diego
Diego
Reply to  Bosco
10 meses atrás

Caro Bosco, sim com certeza foi a pessima escolha dele,imagino que tinha varias outras maneiras dele abordar suas “preocupações” de seguranca que ele alega.

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
10 meses atrás

Me referi aos ICBM/SLBMs.

Allan
Allan
Reply to  Bosco
10 meses atrás

Eu aposto que ninguem quer saber se essas armas funciona mesmo, agr em relação a OTAN e EUA acho que vc esta um pouco equivocado, a Russia depois da queda da URSS quis entrar na União Europeia e na OTAN, tentou mais de uma vez se aproximar do Ocidente, porém apesar do começo ser aparentemente bem vindo logo fecharam as portas para eles e começaram a cada vez mais se distanciar e criar atrito classificando eles como uma ameça, então acaba sendo natural a Russia ver a OTAN como inimigo.

ODST
ODST
Reply to  Allan
10 meses atrás

Que resumo podre e simplista você fez aí hein? Do jeito que você fala parece até que a Rússia sempre foi uma santa, a última vestal do bordel…

Allan
Allan
Reply to  Diego
10 meses atrás

Segundo o que se sabe e o que se fala o Putin é um cara centrado e moderador na Russia, ha muitas pessoas que acham que ele ta pegando muito leve com essa guerra, á quem diga que se ele cair vai entrar um cara mais belico e doido que ele

Satyricon
Satyricon
Reply to  Antunes 1980
10 meses atrás

A declaração mais importante dada por Prigozin ontem:
“sabemos onde estão as armas e munições. E vamos buscá-las”

Bosco
Bosco
10 meses atrás

COMENTÁRIO APAGADO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

5 – Não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, ideológico, religioso, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. O espaço dos comentários é para debate civilizado, não para divulgação, propaganda ou interesses pessoais;

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 10 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Kommander
Kommander
Reply to  Bosco
10 meses atrás

Pior que no G1 eles nem tocaram nessa palavra, estão chamando de “rebelião”. Kkk

sub urbano
sub urbano
Reply to  Bosco
10 meses atrás

EDITADO:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão,

Rogério
Rogério
Reply to  sub urbano
10 meses atrás

EDITADO:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.

Nonato
Nonato
Reply to  Bosco
10 meses atrás

COMENTÁRIO APAGADO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 10 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
MFB
MFB
10 meses atrás

“Direi, portanto, que as forças com as quais um príncipe conserva o seu Estado são próprias ou mercenárias, auxiliares ou mistas. As mercenárias e auxiliares são inúteis e perigosas. Tendo alguém o seu Estado firmado em tal espécie de forças jamais estará seguro; elas não são ligadas ao príncipe, são ambiciosas, faltas de disciplina, infiéis, insolentes para com os amigos, mas acovardam-se diante dos inimigos, não têm temor de Deus, nem fazem fé nos homens, e o príncipe apenas retarda a própria ruína na medida em que retarda o ataque. Deste modo, o Estado é espoliado por elas na paz,… Read more »

Felipe M.
Felipe M.
10 meses atrás

É, não há tédio na Rússia. Mas, vindo da Rússia, sempre bom desconfiar. Supondo que toda essa movimentação seja algo forjado: 1) Algo forjado sem a participação do grupo Wagner: Nesse cenário, os ataques e falhas alegadas pelo líder do grupo seriam verdadeiros. Poderia ser uma tentativa de dar causa à eliminação de um futuro e eventual forte candidato à sucessão de Putin? Para o regime russo, além de eliminar um forte nome político, ainda permitiria integrar o contingente do grupo às fileiras do exército russo, a um custo bem inferior ao valor pago para o grupo. 2) Algo forjado… Read more »

Henrique
Henrique
10 meses atrás

relaxa galera.. Putin tem tudo sobre controle.. isso é só mais uma manobra pentadimensional do xadrez 3490567829057823905D do master plan
.
comment image

Nonato
Nonato
10 meses atrás

Não há soldados russos para proteger Moscou.
Estão todos na Ucrânia.

Henrique
Henrique
Reply to  Nonato
10 meses atrás

1917

Allan
Allan
Reply to  Nonato
10 meses atrás

Confia

Nonato
Nonato
10 meses atrás

Putin quer entrar para a Otan…
Para pedir ajuda…

Henrique
Henrique
10 meses atrás

Tirei desse link aqui >> https://www2.fab.mil.br/unifa/images/revista/pdf/v30n2/Art-102-Maquiavel-R9.pdf << que ironicamente é um link de uma revista militar >> Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 30, n. 2, p. 24 – 33, jul./dez. 2017 kkkkk “” O Príncipe e Comentários sobre a Primeira Década de Tito Lívio, como também em A Arte da Guerra de Sun Tzu, parece assim aconselhar os soberanos não apenas como assumir o poder, mas também como conservá-lo. Com efeito, todas as artes praticadas na sociedade em função do bem comum, todas as instituições nela fundadas mediante o respeito às leis e o temor de Deus seriam… Read more »

Last edited 10 meses atrás by Henrique
Oráculo
Oráculo
Reply to  Henrique
10 meses atrás

Não deixa de ser engraçado ver que em pleno século 21 os países voltam a se utilizar de mercenários pagos para lutar suas guerras. E não se enganem. Eles voltaram pra ficar. Em tempos de homens fracos, é bem melhor para um líder político colocar os soldados pagos pra lutar e morrer suas guerras, do que enviar os filhos de seus eleitores para o front, sob risco de voltarem dentro de um caixão. O problema é quando aparecer um Prigohzin na vida deles. E a história nos mostra que cedo ou tarde esses líderes mercenários cheios de ambição e poder… Read more »

Wallace stubot
Wallace stubot
10 meses atrás

Tentativa de golpe de estado mais patética da história, na vã esperança que lançando uma narrativa furada de “apenas” derrubar o MoD tudo se voltasse a favor do Prigozhin. A fala do Putin foi a pá de cal, já que muitos russos o veem como ‘figura messiânica, ele tem a última palavra e o estado é inquestionável’. E está claro que isso não se resume a Gerasimov e Shoigu. O Wagner avançou tanto, primeiro por simpatizantes do exercito regular que odeiam o Shoigu, e segundo pela tentativa do MoD e do Putin de evitar derramamento de sangue e manter a… Read more »

José
José
10 meses atrás

E a casa começa a cair feio…já tem regimento do Exército russo mudando de lado.

https://twitter.com/front_ukrainian/status/1672607176362270721

Walsh
Walsh
10 meses atrás

E lembrem-se, não é um golpe de Estado, é só uma operação especial interna!

Acacor
Acacor
10 meses atrás

Existe a transcrição do discurso dele via telegram, onde revela os reais motivos da invasão russa. Ele desmonta toda a narrativa de ampliação da Otan em direção à fronteira russa. Ou de que existem nazistas na Ucrânia, etc. Seria um ato de honestidade jornalística se as forças de defesa disponibilizassem esse conteúdo.

Nonato
Nonato
10 meses atrás

Isso é tudo muito estranho.
Como 25 mil homens se deslocam para Moscou e não são parados?
Onde estão os misseis kinzhal, etc?
Não parece sério…

Antunes 1980
Antunes 1980
Reply to  Nonato
10 meses atrás

Pensei a mesma coisa …

Nonato
Nonato
10 meses atrás

Putin não sabe onde Perigozim está?

Acacor
Acacor
10 meses atrás

Aqui está um link com o resumo dos motivos da invasão segundo o chefe do Wagner. É só usar o tradutor do google: https://www.unian.ua/war/prosto-reket-prigozhin-nazvav-spravzhnyu-metu-vtorgnennya-rf-v-ukrajinu-video-12304236.html

M4|4v1t4
M4|4v1t4
10 meses atrás

Neste exato momento, existem 2 vertentes que sendo escolhido pelo funcionalismo público russo: Alguns estão tentando criar um governo provisório em São Petersburgo Outros estão aderindo ao Wagner e abandonando o governo atual Medvedev fugiu; Putin foi evacuado do Kremlin de helicóptero. Uns dizem que ele já está sob a tutela de uma ala do exército pró Wagner, mas há quem diga que ele apenas foi para um bunker; Twitter está pipocando de vídeos do exército russo criando trincheiras dentro de Moscou. Fazendo buraco no asfalto; Se alguém ainda tem dúvida que hoje foi último dia da Rússia, então toma:… Read more »

M4|4v1t4
M4|4v1t4
10 meses atrás

Medvedev reapareceu, mas reapareceu através da sua conta no Telegram meio que já assumindo que o Wagner é quem está no comando do governo russo.

Dr. Mundico
Dr. Mundico
10 meses atrás

Segundo últimos informes, Putin colocou a cabeça de Prigozhin a prêmio.

Arthur
Arthur
10 meses atrás

Enquanto todo mundo presta atenção só no que o mequetrefe diz, parou-se de falar na contraofensiva ucraniana, no desempenho dos Leo, no naufrágio do minisubmarino de fibra de carbono com os milionários dentro… Se por um lado, dá um alívio ao cérebro, a abstinência faz com que sinta-se falta dos comentários sobre game changer, das descrições técnicas dos ATGMs e das invocações e maledicências contra Putin… Saudades!

BrunoFN
BrunoFN
10 meses atrás

Historia sendo escrita senhores , Prigozhin hj e um exemplo e lider natural pro infante russo comum , quase um heroi , n so pros mercenarios do ”W” ,atua quase com um lider ”sindical” da ”categoria”. e na maioria das vezes , por incrivel q pareça , com razão .. os problemas logisticos de suprimento ,falta disso , falta daquilo e ataque mesmo com ordens desconexas fazem parte da guerra .. nenhuma guerra q existiu ou q ainda va existir , tera uma logística perfeita .. e um verdadeiro pesadelo , pq o senso de urgencia e suas prioridades mudam… Read more »