Sistema FSAF-PAAMS SAMP/T NG: Testes de aceitação de fábrica (FAT) do primeiro radar Kronos GM HP concluídos com sucesso

10

Kronos Grand Mobile HP

No âmbito do Programa FSAF-PAAMS, o sistema SAMP/T NG para clientes italianos integra o novo radar GM HP produzido pela Leonardo. Este novo radar de banda C é um sensor multifuncional de alto desempenho, projetado para enfrentar qualquer tipo de ameaça aérea e de mísseis, garantindo simultaneamente alta mobilidade tática e rápida implantação estratégica.

O radar KRONOS GM HP explora a capacidade de direção de feixe horizontal e vertical de sua antena Active Electronically Scanned Array (AESA) para otimizar a detecção, rastreamento, classificação de ameaças e orientação de mísseis contra vários alvos. O gerenciamento combinado de antena e o processamento de sinal fornecem detecção de alta probabilidade e precisão de rastreamento, mesmo em condições de “clutter” intenso. A capacidade de irradiar uma potência maior garantida pelo emprego de novos componentes GaN (Nitreto de Gálio) de alta eficiência nos TRMs (Módulos de Transmissão e Recepção) da antena permitem um alcance de defesa superior a 250 km.

A OCCAR concedeu o contrato de produção à EUROSAM em dezembro de 2021 para garantir a futura integração nas seções SAMP/T NG que serão entregues no início de 2026. Os Testes de Aceitação de Fábrica (FAT) do radar Kronos GM HP K1 (primeiro de produção para SAMPT NG) foram realizados na presença dos técnicos da OCCAR nas instalações da LDO em Fusaro/Arco Felice, obtendo resultados plenamente satisfatórios (de salientar que não foram registadas renúncias). As atividades do FAT tiveram início com a Revisão de Prontidão de Teste (TRR) realizada em 25 de julho de 2023 nas dependências da Leonardo Fusaro.

Nos últimos dias, um número considerável de testes foram realizados no site Leonardo Arco Felice para testar todos os recursos e desempenhos relacionados (por exemplo, cobertura de alcance, modos IFF, resiliência ECCM, modo duplo ABT – TBM, setores EMCOM, etc. ) do radar Kronos.

A OCCAR como Autoridade Contratante SAMPT NG e a EUROSAM como cliente industrial parabenizam a equipe Leonardo pelo excelente trabalho e expressam sua plena satisfação pelo resultado global deste FAT que fornece o primeiro radar de nova geração para o sistema SAMPT NG de acordo com o cronograma inicial de entregas.

Kronos Grand Mobile HP – Pratica di Mare

FONTE: occar.int

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Francisco Vieira
Francisco Vieira
8 meses atrás

“A capacidade de irradiar uma potência maior garantida pelo emprego de novos componentes GaN (Nitreto de Gálio) de alta eficiência nos TRMs…” -Vendo a importância dos Terras-Raras na tecnologia militar, fico pensando como o Brasil poderia ter sido uma grande nação!!! Tudo o que era necessário para isso, tinha aqui, mas foi intencionalmente colocado embaixo de alguma aldeia indígena ou em alguma reserva ambiental, e com o apoio dos “idiotas úteis”! Lembro que o Olacyr de Moraes (antigo “Rei da Soja”) achou um depósito de Tálio em Barreiras-BA (teria sido, então, o segundo do mundo a ser explorado) há uns… Read more »

Kommander
Kommander
Reply to  Francisco Vieira
8 meses atrás

Não sei por que estão negativando seu comentário. Hoje em dia virou crime falar a verdade.

Werner
Werner
Reply to  Francisco Vieira
8 meses atrás

Enquanto isso no Brasil:o radar nós temos,a plataforma também,já os mísseis…

Nilton L Junior
Nilton L Junior
8 meses atrás

A Leonardo deveria levar para a Ucrânia para testar suas capacidades.

Vitor
Vitor
8 meses atrás

Esse seria um bom alvo para o Lancet .

Bosco
Bosco
Reply to  Vitor
8 meses atrás

Não há motivos para se implantar um radar desses ao alcance do Lancet (por volta de 40 km do operador).
Alvos que estão sendo atingidos pelo Lancet se encontram próximos ao front (não mais que 20 km ).

Heinz
Heinz
8 meses atrás

O radar M200 é equivalente a este ou é de outra categoria?

Regis
Regis
8 meses atrás

Off Topic: circulam notícias no youtube de que um carro de combate sueco CV-90, aquele mesmo que alguns queriam para o EB, teria sido abatido por um RPG-7 russo. Ainda falta confirmar a notícia.

Kommander
Kommander
Reply to  Regis
8 meses atrás

Não foi abatido, foi danificado e capturado pelos russos. Tem vídeo e tudo.

Heinz
Heinz
Reply to  Regis
8 meses atrás

foi danificado, o disparo foi de muito perto. Os russos o capturaram.