Exame de DNA confirmou a morte de Prigozhin, líder do grupo Wagner, segundo a Rússia

9

O portal de notícias DW informou ontem que o líder do grupo mercenário Wagner, Yevgeny Prigozhin, foi confirmado como morto na queda de avião ocorrida no dia 23 de agosto, próximo a Moscou.

A confirmação foi feita por investigadores russos no último domingo, que usaram análise de DNA para identificar as 10 vítimas. Segundo a porta-voz do comitê de investigação, Svetlana Petrenko, todas as identidades correspondem à lista de passageiros do voo.

Outro morto na queda da aeronave foi Dmitry Utkin, fundador do grupo Wagner.

A reportagem também trouxe declaração do porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, que qualificou o “incidente” como “trágico”, e que é uma “mentira absoluta” a especulação de que tenha sido uma orquestração de Moscou. Em declaração recente, a ministra de Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, disse que o caso tinha o “padrão” de “fatalidades não esclarecidas” das Rússia – diversos críticos do Kremlin morreram em circunstâncias misteriosas desde que Vladimir Putin assumiu o poder.

Putin já havia caracterizado o motim do Grupo Wagner, ocorrido dois meses antes da queda da aeronave, como uma “punhalada nas costas”, mas na última quinta-feira, o presidente russo chamou Prigozhin de “talentoso homem de negócios” que todavia cometeu “sérios erros na vida”.

 

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
24 dias atrás

O nº 1 e o nº 2 do Wagner, ambos, coincidentemente no mesmo voo que, coincidentemente ou não, resolveu´´ cair e matar todo mundo a bordo.

Tudo coincidência, claro….

Magaren
Magaren
24 dias atrás

Democracia a russa, quem não concorda tem opções: escada, polonio ou algum acidente.

WSilva
WSilva
Reply to  Magaren
23 dias atrás

O caso é complexo e por isso foi necessário um acidente que eliminasse completamente o corpo da vitima pois assim o corpo não seria velado diminuindo muito o drama e a lembrança na cabeça das pessoas.

Mas não se preocupe porque Prigozhin provavelmente viverá melhor que muitos por aí. rs

Guilherme Lins
Guilherme Lins
24 dias atrás

O que assusta é o fato de existir pessoas com a coragem de dividir um avião com o perigosim depois deste agir daquele jeito com o Putin…

Oráculo
Oráculo
24 dias atrás

No Twitter vários jornalistas e veículos que cobrem a guerra afirmaram que já foi escolhido o novo líder do Wagner Group.

Será Antón Elizarov, o comandate das tropas que conquistaram Bakhmut.

https://twitter.com/Sprinter99800/status/1695452375043961152?t=Idze-ie98ox5CaFBPNd3Eg&s=19

Tá aí a cara do sujeito.

https://twitter.com/JamesPorrazzo/status/1695434200856350971?t=GX3p-1KNM6NgzSp4qPc3MA&s=19

Yuribfr
Yuribfr
24 dias atrás

Não sei porque, mas, lembrei da trilogia Batman do Nolan. A cena do avião com o Bane..

orivaldo
orivaldo
24 dias atrás

A única coisa eficiente que a Rússia fez na operação especial foi isso. Passaram o facão de uma vez na Wagner. Sem mais orquestras, cemitério dos músicos estão sendo destruídos. Noite das facas longas do enxadrista

Marcos Sem Estrela
Marcos Sem Estrela
24 dias atrás

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Nei
Nei
Reply to  Marcos Sem Estrela
24 dias atrás

kkkk, mais um 1001nicks.