Ucrânia perdeu em combate cinco dos 71 Leopard 2 já entregues, segundo publicação

73

Tanques Leopard e blindados Bradley destruídos na Ucrânia

Nas 13 semanas após o início da tão esperada contraofensiva ucraniana em várias frentes no sul e no leste, o exército ucraniano perdeu apenas cinco dos 71 tanques Leopard 2 que recebeu dos países da Europa Ocidental. Pelo menos mais dez destes tanques foram danificados e estão atualmente a ser reparados.

De acordo com a matéria publicada na revista Forbes, todas as perdas de tanques Leopard 2 ocorreram dentro de uma área de 25 milhas quadradas [cerca de 65 km2], ancorada em Mala Tokmachka no norte e em Robotyne no sul.

É bastante provável que quase todos os membros da tripulação dos cinco tanques destruídos, 20 pessoas no total, tenham conseguido deixar o tanque antes que ele pegasse fogo ou explodisse.

Nas fotos e vídeos que capturaram quatro dos cinco casos de destruição dos Leopard 2, as escotilhas das torres e dos cascos dos tanques estavam abertas, uma forte indicação de que as tripulações conseguiram sair.

Tanques danificados em combate estão atualmente na Polônia e na Alemanha e mais tarde serão trazidos de volta à linha da frente.

A Forbes enfatizou que graças à força fundamental de um tanque Leopard 2 de 69 toneladas ele pode ser danificado, reparado, retornar ao combate, depois danificado e reparado novamente.

A Forbes cita o soldado ucraniano Oleksandr Solonko, que afirmou que os tanques ocidentais estão “salvando vidas” e “até mesmo o equipamento militar mais gravemente danificado é recuperado e levado para reparos”.

“Um consórcio de países da OTAN, incluindo Canadá, Dinamarca, Alemanha, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Espanha e Suécia (este último ainda não como membro formal), juntos prometeram à Ucrânia 10 Strv 122 (Leopard 2A5 modificados na Suécia), 21 Leopard 2A6 e 74 Leopard 2A4. Todos esses tanques, exceto 14 A4, já chegaram à linha de frente.

A versão A4 da década de 1980 é a menos sofisticada dos Leopard 2, O Strv 122 e o A6 dos anos 90 têm uma nova mistura de blindagem composta, melhores optrônicos e – no caso do A6 – um canhão principal de 120 milímetros mais longo e de maior alcance.

Os alemães da KMW e da Rheinmetall constroem seus tanques com compartimentos especiais montados na torre para sua munição de 120 milímetros, de modo que ela exploda para fora, longe da tripulação, quando atingida. Ao contrário dos alemães, os tanques russos colocam a sua munição sob as suas torres, o que significa que um ataque bem sucedido explode a torre juntamente com a tripulação do tanque.

Esta é a principal razão pela qual é muito mais fácil danificar um Leopard 2 do que destruir um Leopard 2 e abalar sua tripulação do que matá-los, enquanto um ataque preciso a um T-72 russo pode explodir catastroficamente tanto o tanque quanto a tripulação.

“Assumindo que cada Leopard 2 destruído deixou para trás evidências visuais de sua destruição, houve apenas cinco baixas no total desde que a contraofensiva ucraniana começou em 4 de junho. As perdas incluem dois dos 50 A4 entregues e três dos 21 A6. Nenhum Strv 122 foi confirmado como destruído”, relata a Forbes.

Dos 71 tanques Leopard 2 entregues inicialmente à Ucrânia, com 5 tanques permanentemente fora de ação e até 10 em centros de reparos, as suas brigadas ainda têm mais de 50 Leopards ativos.

Os 14 Leopard 2A4 que deverão chegar no início do próximo ano deverão mais do que compensar as perdas.

Mais tanques ocidentais estão a caminho, incluindo 31 antigos tanques americanos M1 Abrams, que possuem uma blindagem ainda mais pesada do que a maioria dos Leopard 2.

As forças ucranianas também estão recebendo pelo menos 165 Leopard 1A5 alemães que, ao contrário do Leopard 2, Challenger 2 e M1 Abrams, possuem proteção blindada menor.

O site Oryx, que computa a perda de material militar de ambos os lados no conflito, possui registros visuais da perda de 15 Leopard 2, sendo dez danificados e cinco destruídos (dois A4 e três A6).

Subscribe
Notify of
guest

73 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Quirino
Quirino
10 meses atrás

Dados interessante, outro dado interessante é que os ucranianos perderam mais de 100 veículos durante os 2 meses de batalha para capturar a vila de Robotyne.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Quirino
10 meses atrás

“100 veículos” de quais tipos?

Quirino
Quirino
Reply to  Willber Rodrigues
10 meses atrás

Todos os tipos, inclui destruídos e danificados também.
Se não me falha a memoria, o nome do lugar que vi essa contagem era no Lostarmour.

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  Quirino
10 meses atrás

Cade o outro dado interessante?

Charles
Charles
Reply to  Orivaldo
10 meses atrás
Jack
Jack
Reply to  Orivaldo
10 meses atrás
Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Jack
10 meses atrás

Jack.
Essas cenas são de dois meses atrás e já foram publicadas em matéria aqui no blog.

rfeng
rfeng
Reply to  Quirino
10 meses atrás

Muito mais de cem, maxx pro, bmp, t64, t80, senator, canhões krab, m109, zuzana, Cesar, muitos sistemas antiaéreos s300, osa, etc.
vai no site lost armour que vocês vão ver um bocado de leopards totalmente queimados.

Nei
Nei
Reply to  Quirino
10 meses atrás

A reportagem, refere-se aos LEOPARD.

Marcelo Soares
Marcelo Soares
10 meses atrás

Bela máquina o Leo 2 e boa sorte aos tanquistas ucranianos, na defesa de todo o seu território.

gordo
gordo
10 meses atrás

Essa guerra está sendo um festival de informações e desinformação. Não faz muito tempo aqui mesmo era publicado um artigo sobre os problemas enfrentados na contra ofensiva e sua lentidão. Agora aparece esse dando ao leopard 2 uma boa cotação, e um status de quase indestrutível. Me admira a Ucrânia não estar avançando com todos os leopards disponíveis. É aquilo que sempre digo, a melhor coisa que se faz é olhar o mapa e ver sua dinâmica. O mapa não mente.

Quirino
Quirino
Reply to  gordo
10 meses atrás

Concordo, o que importar é os mapas, olhar os mapas é a melhor escolha, todo o resto só vai nos deixar com uma visão errada sobre a guerra. A mídia pró Ucrânia vai inflar as perdas russas e diminuir a ucraniana, a mesma coisa fara a mídia pró Rússia. Por exemplo, enquanto a forbes faz essa reportagem sobre as “perdas mínimas” dos leopards 2, as mídia pró russa tem notificado que os ucranianos perderam 100 veículos (visualmente confirmados) durantes os 2 meses de batalha por robotyne. Agora fica a pergunta, quem esta falando a verdade? em quem podemos confiar? Por… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Quirino
10 meses atrás

Mas quais são esses 100 veículos perdidos e visualmente confirmados que você menciona? Quais os tipos de cada um? Esse número de 100 veículos ucranianos diversos perdidos, alegado pelos russos, pode ser verdade sem problema algum. E eu acho um número bem plausível. E isso não qualifica como mentira esta matéria que trata de 15 veículos específicos (ou seja, 15 específicos dentro de um universo de 100 diversos). Há vários modelos de blindados na ofensiva, incluindo Leopard 1, Bradley, blindados sobre rodas, entre outros. A matéria está focada especificamente na perda de 15 carros de combate Leopard 2 (dos quais… Read more »

Quirino
Quirino
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
10 meses atrás

“Mas quais são esses 100 veículos perdidos e visualmente confirmados que você menciona? Quais os tipos de cada um?” Os 100 veículos se trata de todos os tipos de veículos, não apenas tanques. “E isso não qualifica como mentira esta matéria que trata de 15 veículos específicos (ou seja, 15 específicos dentro de um universo de 100 diversos).” Quero deixar claro que quando eu falo mídia eu estou me referindo a grande mídia, não estou criticando o Forte que as matérias próprias são de excelente qualidade. E claro, Vc pode esta certo, as reportagens, tanto a da forbes quanto a… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Quirino
10 meses atrás

Quirino, só pra deixar claro: foi você quem fez uma comparação, em sua argumentação, de haver 100 perdas a partir de uma fonte (provavelmente pró-Rússia) com 15 perdas de outra fonte (provavelmente pró-Ucrânia), indicando que isso seria uma divergência de dados, e o que eu pretendi mostrar é que uma informação não é necessariamente incompatível com outra, pelo fato de uma (no meu entendimento, pois não a vi) tratar de perdas em geral de vários modelos e outra de perdas específicas de um modelo. Não estou debatendo a grande mídia nem torcidas organizadas. Há bons e maus exemplos em todas… Read more »

GUPPY
GUPPY
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
10 meses atrás

Ivan, “o mapento”.
E pensar que fui eu quem dei essa alcunha a ele, lá no Poder Naval…

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  GUPPY
10 meses atrás

Ele assumiu a alcunha com orgulho, se me lembro bem.

Ivan
Ivan
Reply to  GUPPY
10 meses atrás

Pois é amigo Guppy,
.
Assumi com orgulho e agradeço.
O mapa, sempre o mapa.
Essencial para discutir e entender a maioria dos assuntos militares, mas também aplicado em outros tantos, como politica, economia, clima e muito mais.
.
Forte abraço,
Ivan, o mapento.

Ivan
Ivan
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
10 meses atrás

Nunão,
.
Tenho acompanhado regularmente.
Entretanto, tem me faltado tempo para participar.
.
Forte abraço,
Ivan, o antigo… e mapento.

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Ivan
10 meses atrás

Tempo é um ativo precioso. Mapas também. E mapento rima com tempo.

Juntar mapa com tempo dá até música.

Acho que estou conversando demais com o Esteves, que prometeu me assombrar no futuro…

Meeeeeedoooo

https://www.youtube.com/watch?v=cUjXiV6Fnwc

André G.
André G.
Reply to  Ivan
10 meses atrás

A sua habilidade com mapas e sua interpretação seria de muita valia aqui nos foruns….mas tem hora que cansa ler mesmo algumas guerras de torcida.

Quando puder, retorne.

Nei
Nei
Reply to  Quirino
10 meses atrás

Claramente, você não leu a matéria e saiu reclamando por torcida. A matéria é clara, falaram do Leopard.

Vitor
Vitor
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
10 meses atrás

Nunão você acredita nessa matéria nu e crua… é mais uma matéria para para levantar as ações da Reheinmetall esse é o jogo .

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Vitor
10 meses atrás

Não é isso que eu estou discutindo.
Se não entendeu o ponto da discussão, que é basicamente sobre verificação de plausibilidade em relação a perdas de tipos específicos X perdas gerais, leia os comentários de novo pra não inventar besteira sobre o que eu escrevi ou sobre o que acredito.

cerberosph
cerberosph
Reply to  Vitor
10 meses atrás

A trilogia está se transformando no hojenomundomilitar, triste, não percebem que tem matéria que chegam a ser riziveis.

Eromaster
Eromaster
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
10 meses atrás

Isso é facilmente confirmado pelos vídeos das batalhas no Telegram. Por dia, drone Lancete destrói dezenas blindados ucranianos.

O canal Tribun Timur no YT publica vários vídeos de batalhas na Ucrãnia diariamente.

https://www.youtube.com/watch?v=PY_y6HsJCEU&ab_channel=TribunTimur

Veja vários blindados ucranianos destruídos…

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Eromaster
10 meses atrás

E o que as informações desse canal mudam em relação à pergunta específica que fiz ao outro comentarista, sobre uma informação específica que ele escreveu? Ele falou de uma fonte russa sobre perda de 100 blindados em período recente e eu perguntei quais os tipos. Acho que você e outros ainda não entenderam que não estou necessariamente duvidando da fonte russa que segundo ele fala em 100 blindados, estou falando da plausibilidade da perda de 15 blindados de um tipo específico (Leopard 2, que a matéria fala de 5 destruídos e 10 passíveis de recuperação) dentro de um universo de… Read more »

Heinz
Heinz
Reply to  Eromaster
10 meses atrás

Esse canal é checheno, só mostra o lado “bom” pra eles, agora quero ver eles mostrarem os akhmats sendo destroçados em bakhmut pela 3° brigada, e as gigantescas perdas de materiais. Ontem mesmo saiu um vídeo fresquinho de uma emboscada perto dos trilhos de trem, vários soldados akhmats/ vdvs foram emboscados

Maurício.
Maurício.
Reply to  Heinz
10 meses atrás

“Esse canal é checheno, só mostra o lado “bom” pra eles.”

Mas isso todos fazem, o Ukraine Weapons Tracker começou muito bem, mostrava as perdas de ambos os lados, agora ele mostra por exemplo dez perdas russas e uma ucrâniana, isso é normal, até porque, encontrar um canal ou conta que realmente seja neutro e mostre as perdas de ambos os lados corretamente é muito difícil de achar.

Nei
Nei
Reply to  Maurício.
10 meses atrás

Na verdade, estou vendo a Ucrânia avançando e a Rússia tentando manter as terras roubadas. E a grande maioria dos ucranianos tem câmeras, o que os Russos praticamente são proibidos de usar ou que precisam de autorização para divulgação.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Nei
10 meses atrás

A Ucrânia está avançando? Onde? Essa guerra está uma lenga-lenga sem fim, praticamente ninguém avança, é um perde e ganha, um conquista uma porção de terra hoje, amanhã o outro vai lá e recupera, e assim vai. A contraofensiva tão alardeada, até agora não apresentou os resultados esperados, só não vê quem não quer, repare, o pessoal que falava da contraofensiva, que seria uma surpresa, até de Nick mudaram, e mal falam da tal contraofensiva.

Jack
Jack
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
10 meses atrás

_____

COMENTÁRIO APAGADO POR REPETIÇÃO. MANTENHA O BLOG LIMPO.
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

sergio
sergio
Reply to  Quirino
10 meses atrás

Só tem um problema aqui, a matéria afirma que parte destes leopard foram perdidos no entorno de robotyne a aproximadamente 25 milhas, da cidade pouco menos de 10 km, só que nesta foto mesmo da matéria esses Leo foram perdidos nos primeiros dias da ofensiva, se não no primeiro dia, os locas da matéria que afirma que todos foram destruídos nestes entornos, e essa mesma foto que foi feita nas primeiras horas da ofensiva, não batem.

André G.
André G.
Reply to  sergio
10 meses atrás

Acho que vc não viu outra matéria aqui mesmo no forte tempos depois mostrando que estavam recolhendo os veículos danificados nesse mesmo local para tentativa de reparação.

Diego
Diego
Reply to  gordo
10 meses atrás

Oque os dois lados sabe fazer muito bem e propaganda, mas como você mesmo disse… Vamos seguir o mapa, mesmo assim, tem que “garimpar” muito pra achar uma informação crível.
A inteligência Britânica também e uma fonte muto boa que merece atenção rsrsrsrsrs
Pra ter uma ideia de como são as informações, agora a pouco teve um ataque a um aeródromo na região de Pskov próximo a fronteira da Estonia, notícias pro Rússia dizem que danificou 04 IL-76 mas pelo incêndio demostrado no vídeo,o estrago foi muito mais.
Daqui alguns dias a verdade vem a tona

Jack
Jack
Reply to  gordo
10 meses atrás

_____

COMENTÁRIO APAGADO POR REPETIÇÃO. MANTENHA O BLOG LIMPO.
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Maurício.
Maurício.
10 meses atrás

“Os alemães da KMW e da Rheinmetall constroem seus tanques com compartimentos especiais montados na torre para sua munição de 120 milímetros, de modo que ela exploda para fora, longe da tripulação, quando atingida.” Não é bem assim, o Leopard transporta munições na torre e dentro do veículo. Aqui um Leopard 2 da Turquia destruído, reparem o local onde provavelmente tinha munições estocadas, por isso o nível de destruição. Ou seja, tanto o Leopard como o T-72 tem esse ponto fraco. O Leopard tem a vantagem que o compartimento interno onde ficam as munições é blindado, o que dependendo da… Read more »

Bardini
Bardini
Reply to  Maurício.
10 meses atrás

“Não é bem assim, o Leopard transporta munições na torre e dentro do veículo.” . O Leopard pode ser empregado contando apenas com as munições no compartimento da torre. O mesmo não é válido para os famosos projetos soviéticos… . “Aqui um Leopard 2 da Turquia destruído, reparem o local onde provavelmente tinha munições estocadas, por isso o nível de destruição” . Turcos alegam que estes dois Leopard da imagem foram abandonados por suas tripulações, por terem sido imobilizados. Para que não fossem capturados pelo ISIS, a Força Aérea destruiu estes dois blindados em um ataque. É interessante olhar para… Read more »

Maurício.
Maurício.
Reply to  Bardini
10 meses atrás

“O Leopard pode ser empregado contando apenas com as munições no compartimento da torre. O mesmo não é válido para os famosos projetos soviéticos…” O fato é que ambos os tanques possuem o mesmo defeito, a diferença é que no Leopard tu pode transportar ou não a munição internamente, mas o espaço tá lá, foi projetado pra isso. “Turcos alegam” Claro, eu vou acreditar na alegação turca, confia…👍🏻 Aqui os turcos provavelmente alegaram que o canhão estava muito grande e eles quiseram dar uma encurtada… https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSU2PFLnZ_fsaUmX-I7wf8vzIwwKEeeIn2kMw&usqp=CAU “Peso por peso, sem considerar tamanho, não faz sentido.” Se tu quiser comparar um… Read more »

Joao
Joao
10 meses atrás

5 de 71 é aproximadamente 1 Pel de 2 Regimentos (ou Btl).
Ou seja, igual na guerra.

Satyricon
Satyricon
10 meses atrás

O mais importante da informação é que, mesmo após alvejado, as tripulações dos tanques ocidentais provavelmente sobreviveram. Isso é excelente.

Mas surpreende mesmo a baixa quantidade de MBT perdidos (5), visto que toda dia temos notícias de T-90/80 perdidos do lado russo.

QSL

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Satyricon
10 meses atrás

Satyricon, a matéria fala só sobre perdas de Leopard 2 e não de todos os tipos de MBT em uso pela Ucrânia.

Certamente as perdas de MBTs ucranianos é maior que cinco, mas a matéria é específica sobre Leopard 2.

Bispo
Bispo
10 meses atrás

A 1ª baixa em uma guerra é a verdade.

Os ucranianos disseram 20x ou mais que tomaram o vilarejo de Novodanilovka, em seguida aparece a vice ministra da defesa ucraniana dizendo que as tropas estão se movendo em direção ao mesmo 🙃

Se confiarmos nas “CNN’s” a Ucrânia já dizimou o exército russo e está chegando em Moscou, Putin fugiu para a Bielorrússia.

Gustavo
Gustavo
10 meses atrás

Se assumiram que perderam 5… bota mais um zero … que ficar perto do número verdadeiro.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Gustavo
10 meses atrás

Fonte: vozes da minha cabeça

Talisson
Talisson
Reply to  Nuno Taboca
10 meses atrás

A fonte é a máxima “na guerra a primeira baixa é a verdade”.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Gustavo
10 meses atrás

Também não exagera, o alegado é que de 71 Leopard entregues, 5 foram totalmente destruídos e 10 ainda dá para consertar, o que não foi dito é quantos desses 71 foram para a frente de batalha.

Magaren
Magaren
10 meses atrás

Interessante, pelos comentários aqui estavam todos destruídos por T55 russos.

Muito mais robusto do que pareceu.

Bento
Bento
10 meses atrás

Se o senhor moderador me permitir uma pergunta um tanto “off topic”, vi hoje umas imagens no noticiário o uso de um equipamento de desminagem muito parecido com o Giant Viper L3A1. Eles estão usando esse equipamento ou um similar na Ucrânia?
Muito Obrigado!

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Bento
10 meses atrás

Bento, sobre esse sistema não vi nada, mas já li sobre a Ucrânia estar utilizando equipamento de desminagem UR-77 Meteorit de origem russa (possivelmente capturado).

Bento
Bento
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
10 meses atrás

Esse eu não conhecia, mas o princípio é o mesmo, apenas tem uma capacidade de limpeza inferior ao que eu citei e é montado no chassis do Gvozdika, em vez de um reboque.
Obrigado pelo esclarecimento.

Bardini
Bardini
Reply to  Bento
10 meses atrás

Foram fornecidas algumas unidades do M58 Mine Clearing Line Charge (MICLIC) para a Ucrânia.

Bento
Bento
Reply to  Bardini
10 meses atrás

Por ser um equipamento rebocado, pelo que percebi nas imagens, pode ser o M58, daí a confusão com o sistema britânico, que também é rebocado. O princípio de funcionamento é o mesmo, mas parece ter uma capacidade de limpeza de área inferior, conforme as informações disponíveis: 100 m x 8 m no sistema americano, e 189 m x 7 m no sistema inglês.
Obrigado pelo esclarecimento.

Luís Henrique
Luís Henrique
10 meses atrás

Algumas mídias russas rebatem com isso:

“No total, desde o início da contra-ofensiva, as Forças Armadas da Ucrânia perderam 21 aeronaves, 1.244 tanques e outros veículos blindados de combate, 914 unidades de veículos especiais, 25 veículos MLRS, dois sistemas de mísseis antiaéreos, 403 peças de artilharia e morteiros. , bem como 483 drones. Entre as perdas estavam 17 tanques Leopard alemães, cinco AMX franceses e 12 veículos blindados americanos Bradley.

Além disso, a perda de pessoal das Forças Armadas da Ucrânia desde 4 de junho ultrapassou 26.000 militares.”

https://regnum.ru/news/3819004

737-800RJ
737-800RJ
10 meses atrás

[OFF]

Um aeroporto em Pskov, Rússia, foi atacado pelo que dizem ser drones. Não foi confirmado oficialmente, mas parece que 4 cargueiros Ilyushin 76 foram seriamente danificados. Grande incêndio e muitas explosões:

https://twitter.com/TheInsiderPaper/status/1696638702427218220

Heinz
Heinz
10 meses atrás

Queria muito o leo 2 no EB

RDX
RDX
Reply to  Heinz
10 meses atrás

Na época da compra do leopard 1A4 do EB também existiam centenas de Leopard 2A4 à venda. Algum general “gênio” decidiu pelo Leopard 1. Com certeza a criatura se baseou no preço unitário para tomar a decisão, ignorando os aspectos mais importantes, tais como: potencial de modernização, suprimentos, blindagem e poder de fogo.

RDX
RDX
Reply to  RDX
10 meses atrás

*Leopard 1A5

Depois os gênios descobriram que o Leopard 2, apesar de mais pesado, apresentava menor pressão sob o solo e mobilidade superior.

Depois surgiu aquela conversa fiada de que o Leopard 2 não passava na ponte, no túnel e não cabia na prancha ferroviária…embora o provável TO fique nos pampas, mais precisamente na fronteira sudoeste com a Argentina, região esta que concentra grande parte das unidades de cavalaria do CMS.

Charles
Charles
10 meses atrás

https://www.oryxspioenkop.com/2022/02/attack-on-europe-documenting-ukrainian.html?m=1
Perto de 20! Esse jornalista especificamente da Forbs é pro Ucrânia, só ver as outra publicações dele.

Rodrigo Maçolla
Rodrigo Maçolla
10 meses atrás

Por essa analogia os T-72 Russos então são crematórios móveis

Felipe
Felipe
10 meses atrás

No Oryx está:

  •  6 Leopard 2A4: (1, destroyed) (2, destroyed) (1, damaged) (2, damaged) (3, damaged) (4, damaged)
  • 9 Leopard 2A6: (1, destroyed) (2, destroyed) (3, destroyed) (1, damaged) (2, damaged) (3, damaged) (1, damaged and abandoned) (2, damaged and abandoned) (3, damaged and abandoned)
  •  3 Leopard 2R mine-clearing tank: (1, destroyed) (1, damaged) (2, damaged)

Sabe-se ainda que os Russos capturaram um Leo 2A6.

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Felipe
10 meses atrás

Ou seja, sem contar as viaturas especializadas em limpeza de campos minados, o que o Oryx mostra é 6 + 9 = 15, o que é exatamente a quantidade mostrada na matéria (sendo que desses 15, 10 são listados como danificados e 5 destruídos, novamente combinando com a matéria), o que corrobora o uso da mesma fonte (Oryx) para atestar perdas de Leopard 2, como vem sendo discutido aqui. Se levar em conta esse exemplar listado como capturado, não muda muito, 1 a mais, 1 a menos, levando em conta todas as dificuldades em contabilizar isso e os erros possíveis.… Read more »

Charlie-Alfa-ZebraY
10 meses atrás

Em análise de quase 100 anos de de projetos de tanques russos nunca se preocuparam com a sobrevivência das tripulações o que só agora acontece com os T-14 Armata ao qual referente a fatos anteriores relatados aqui,ainda estão em desenvolvimento não estando ainda totalmente operacionais, as dificuldades dos russos em equipamentos de alta tecnologia ocidental impede a modernização de seu material de guerra mas temos que reconhecer a sua engenhosidade autocne ao contrário dos chineses que não conseguem criar algo só recorrendo a espionagem e a cópia

Rodrigo Frizoni
Rodrigo Frizoni
10 meses atrás

Após essa guerra a Rússia só vai vender armas para ditaduras africanas. Fica bem claro que as armas russas são muito inferiores a qualquer tipo de equipamento ocidental.

Mesmo os tanques leopards destruídos, não vimos nenhum explodindo sua torre até a lua igual aos tanques t-72,80 e 90 (fora um caso durante um treinamento com os leopards em que na colisão frontal a torre de um foi deslocada).

Rodrigo Frizoni
Rodrigo Frizoni
Reply to  Rodrigo Frizoni
10 meses atrás

T-14 é aquele tanque que precisou ser rebocado no desfile? kk

naval762
naval762
10 meses atrás

Menos de dez porcento. E as perdas de T90 russos até agora?

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  naval762
10 meses atrás

Tinha um T90 em um.posyo nos EUA messes atrás. Novinho

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
10 meses atrás

Acho interessante a questão do “quão recuperável” é uma viatura, mesmo que seja economicamente inviável sua recuperação a Otan vai recupera-la para mostrar que eles podem e sua logística é “formidável”…farão isso também para não contabilizar como perdas, mesmo que o apoio financeiro vá as alturas com isso.

Neural
Neural
Reply to  Rafael Gustavo de Oliveira
10 meses atrás

Se contar todos os vídeos que vi de Leopard 2 diria que perderam no mínimo uns 20. Alguns tão danficados qie só mandando para Alemanha, meses, talvez anos de conserto. Bradley eu diria que a Ucrânia já perdeu metade deles, toda semana tem víeo novo de Bradley destruído. Já destruíram também 2 Stryker (confirmados com vídeos).

Jose
Jose
10 meses atrás

Que comentário estaparfúdio….

Pragmatismo
Pragmatismo
10 meses atrás

Assissinaram a estatística ou as probabilidades?
Sem ou com argumento ad hominem?
Perdas menores que danificados, até aí tudo bem.
Agora, dos danificados, todos recuperados e dos recuperados todos manutenidos e aptos a retornarem ao front, daí já é demais.
Não nos esqueçaos que deu no NYT, publicado a cá, que a contraofensiva havia perdido 30% do equipamento ocidental nas primeiras semanas. Mas creio que os Leo fogem da chuva por esguios e da soberta tecnologia alemã. rs
É Fortes, mas poderia ser TASS… É guerra!

Erielson
Erielson
10 meses atrás

Que pena que essa desgraça desse zelenski está acabando com seus soldados para satisfazer a sua ganância e os interesses dos EUA, a Europa vai sucumbir junto com a Ucrânia o únicos ganhadores são EUA e China que se diz amigo da Rússia mais não lhe ajuda em nada ,certamente que putin não é idiota e deve perceber isso muito bem, o mundo dá voltas

rfeng
rfeng
10 meses atrás

Mais Strikers apenas danificados
https://lostarmour.info/news/ocherednaya-kucha-3086