Blinken e Netanyahu

O secretário de Estado, Antony J. Blinken, instou na sexta-feira os líderes de Israel a tomarem medidas para proteger os civis palestinos em Gaza e permitirem que mais ajuda humanitária entre no território sitiado, em meio a uma guerra que matou milhares de pessoas e inflamou o Oriente Médio.

Mas logo após se reunir com Blinken, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, de Israel, pareceu rejeitar o apelo do governo Biden para uma série de “pausas humanitárias” para permitir mais entregas de alimentos, água, remédios e outros suprimentos extremamente necessários e facilitar a liberação de reféns detidos pelo Hamas. Netanyahu disse que qualquer cessar-fogo dependeria da libertação dos reféns israelenses, muitos deles crianças, sequestrados num ataque mortal em 7 de outubro.

“Deixei claro que continuamos com força e que Israel recusa um cessar-fogo temporário que não inclua a libertação dos nossos reféns” mantidos pelo Hamas, disse ele. Ele também se manteve firme na recusa de Israel em permitir a entrada de combustível em Gaza, mesmo quando isso permite remessas limitadas de outros suprimentos vitais.

Blinken disse a repórteres em Tel Aviv que os Estados Unidos eram “solidários” com Israel, mas disse que em reuniões com Netanyahu e outros líderes israelenses, ele enfatizou que “é importante” como Israel conduz sua campanha para derrotar o Hamas. , o grupo militante que controla Gaza. O ataque de 7 de outubro, orquestrado pelo Hamas, matou mais de 1.400 pessoas e fez mais de 200 reféns, segundo o governo israelense.

“Fornecemos a Israel conselhos que apenas os melhores amigos podem oferecer sobre como minimizar as mortes de civis e ao mesmo tempo atingir os seus objectivos de encontrar e acabar com os terroristas do Hamas”, disse Blinken. Ele disse que discutiram “medidas concretas” para proteger os civis, e também “medidas tangíveis” para permitir a entrada de mais ajuda em Gaza, mas não entrou em detalhes sobre nenhum dos tópicos.

Embora o presidente Biden continue a declarar apoio inequívoco a Israel, dizendo que o país tem o direito de se defender, tem crescido a preocupação dentro da sua administração sobre o crescente número de mortos palestinos – mais de 9.200, de acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas – piorando. condições humanitárias e destruição física provocadas pela campanha de bombardeamento israelita e pela invasão terrestre que durou uma semana.

Com as forças terrestres de Israel a avançar para a maior cidade de Gaza e os seus ataques aéreos a matar e a ferir diariamente muito mais palestinianos, a raiva está a aumentar em toda a região, ao mesmo tempo que Blinken tenta impedir os adversários de Israel de alargar a guerra. Os combates entre as tropas israelenses e o grupo armado Hezbollah aumentaram ao longo da fronteira norte de Israel com o Líbano, e o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, fez um discurso inflamado na sexta-feira denunciando Israel e os Estados Unidos.

Depois de se reunir com o presidente Isaac Herzog de Israel, o Sr. Blinken disse: “É muito importante que, quando se trata da proteção de civis que são apanhados no fogo cruzado criado pelo Hamas, que tudo seja feito para protegê-los e para levar assistência para aqueles que tão desesperadamente precisam.”

Mas ele repetiu que os Estados Unidos permaneceram firmemente apoiando Israel. Ele disse aos repórteres que lhe foram mostradas imagens e vídeos adicionais coletados pelo governo israelense que documentavam o massacre de civis em 7 de outubro. “Isso permanece quase além da capacidade humana de processar, de digerir”, disse Blinken.

Pausas nos combates permitiriam a distribuição de ajuda humanitária, facilitariam as negociações de reféns e permitiriam que mais pessoas saíssem de Gaza através da passagem da fronteira de Rafah para o Egipto, disse a administração. As primeiras centenas de cidadãos com dupla nacionalidade, estrangeiros e funcionários de organizações internacionais foram autorizados a partir esta semana.

Mais de um milhão de habitantes de Gaza foram deslocados pela guerra e o território, bloqueado por Israel, está perigosamente escasso em alimentos, combustível, água e medicamentos. Depois de um corte total da ajuda externa nas primeiras duas semanas da guerra, dezenas de camiões com ajuda deslocam-se diariamente para Gaza.

“Isso é um progresso significativo no espaço de algumas semanas – mas também é insuficiente”, disse Blinken, ecoando a opinião das Nações Unidas e de grupos de ajuda humanitária.

Blinken deixou Israel para conversações em Amã, na Jordânia, com líderes jordanianos e outros parceiros regionais sobre como garantir a libertação dos reféns feitos pelo Hamas e sobre como impedir a expansão da guerra.

FONTE: The New York Times

Subscribe
Notify of
guest

83 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nilo
Nilo
5 meses atrás

O Secretário lavas as mãos o, Biden lava as mãos, Netanyahu o representante da extrema direita, agora terá que se arranjar com os extremistas do Hamas, a pergunta que me faço é em que momento estes extremistas sentarão para negociar a paz, quanto de sangue prometido deverá correr (tamanho dos efeitos colaterais o que menos importa, a não ser por pressão externa) até que negociem a paz.
O promessa de Netanyahu de aniquilar o Hamas, esse mesmo que recebeu financiamento dos israelenses em outro momento, seus líderes mortos, serão substituído por outros.

Kommander
Kommander
Reply to  Nilo
5 meses atrás

Parei de ler em “extrema direita”.

L G1e
L G1e
Reply to  Kommander
5 meses atrás

Verdade. Quando começa a politizar com palavras novas um assunto de milênios. Aí fica difícil o debate. E pôr isso que nem a ONU consegue chegar a um consenso.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Nilo
5 meses atrás

Continua a tentativa patife de criar uma simetria entre um representante legitimamente escolhido em uma democracia (“extrema direita”) e um grupo terrorista até a raiz dos cabelos (“extremistas”).

Nilo
Nilo
Reply to  Caerthal
5 meses atrás

Continua a tentativa patite de justificar a continua calamidade que se abate sobre a população civil da Caixa de Gasa. Uma ação inócua a não ser que faça o que diz o relatório do Ministro de Inteligência de Israel, provocar um êxodo dos palestinos de Gaza, se não o fizerem o capim volta com mais força.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Nilo
5 meses atrás

Espere o conflito terminar antes de determinar se algo é “inócuo”. Gente inteligente e modesta tem esse bom hábito.

Mig25
Mig25
Reply to  Caerthal
5 meses atrás

Dê nome aos bois: Hamas é terrorista e Netanyahu é de extrema direita, um não anula o outro. E não é um democrata, visto que quer manietar a corte suprema de Israel, sofrendo oposição firme de grande parcela da população de lá.

Heli
Heli
Reply to  Caerthal
5 meses atrás

Se formos nos deixar guiar pela mídia a lá CNN, quem esta do lado dos EUA são defensores da democracia e quem está do outro lado são os bad guys. Simples assim.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Heli
5 meses atrás

Não mude de assunto. Não fuja do tema.

Heinz
Heinz
Reply to  Nilo
5 meses atrás

A militância está a todo vapor.

Nilo
Nilo
Reply to  Heinz
5 meses atrás

O cunho religioso que Natanyahu imprimiu ao conflito, não é diferente do que faz o Hamas, sabemos o que o fanatismo religioso é capaz de produzir, EUA, perde na Ucrânia agora tem Israel.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Nilo
5 meses atrás

Esquadrão da falsa equivalência e seus fogos de artifício.

AVISO DOS EDITORES: ESSA CONVERSA ESTÁ SE ENCAMINHANDO PARA MAIS UMA DISPUTA PESSOAL. DEBATAM OS TEMAS E OS ARGUMENTOS SEM PROVOCAÇÕES PESSOAIS.

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

L G1e
L G1e
Reply to  Heinz
5 meses atrás

Verdade. Ninguém estão preocupados com os moradores da faixa de gaza. Quando eu falo que tem que abrir a fronteira do Egito e deixar a população civil mulheres e crianças saírem. São contra. Quando eu falo de trazer para o Brasil onde esse povo sofrido teria uma vida melhor. São contra. É muito difícil.

Vinicius
Vinicius
Reply to  L G1e
5 meses atrás

Esse povo é sofrido?? Ja viu as últimas pesquisas da autoridade Palestina? Mais de 80% da população de Gaza apoia resolver os conflitos com Israel na base do conflito e a maioria da população apoiou e comemorou o atentado do Hamas em Israel. Agora eles estão tendo o que eles apoiam. Israel tá protegendo a sua população civil e interesses. Nenhum pais tem obrigação com estrangeiros e inimigos do estado que n pagam imposto em suas terras.

Werner
Werner
Reply to  L G1e
5 meses atrás

Eles devem ficar é no OM ,cadê a Jordânia, o Egito, o Catar,o Líbano, o Irã para acolhê-los? Esses países querem que os outros resolvam os problemas da região deles.

L G1e
L G1e
Reply to  Werner
5 meses atrás

Infelizmente nenhum país quer receber esse povo sofrido. Só resta a eles virem para o Brasil, onde a população aceitaria a vinda deles para cá.

Naamã dos Santos Silva
Naamã dos Santos Silva
Reply to  L G1e
5 meses atrás

Esse “povo sofrido” mordeu todas as mãos que tentaram alimentá-lo.No Egito fizeram tanto ataque de bomba que o turismo morreu.Na Jordânia tentaram assassinar o rei em um golpe de estado.No Líbano eles causaram tanto estrago que tem mais libaneses aqui no Brasil do que lá.

Aceitar eles aqui só iria tornar a nossa situação ainda pior.Eu não quero ser vítima de carro bomba.

Werner
Werner
Reply to  Nilo
5 meses atrás

E o HAMAS terroristas e assassino covarde apoiado pela esquerda e extrema esquerda Global.

Bueno
Bueno
5 meses atrás

Fala de Blinke
“…ao mesmo tempo atingir os seus objectivos de encontrar e acabar com os terroristas
do Hamas”, disse Blinken
Fala da redação , passadora de pano para terroristas
é importante como Israel conduz sua campanha para derrotar o Hamas. , o grupo militante que controla Gaza



Underground
Underground
5 meses atrás

Não há outra alternativa. É pressão total.
Só aqui que pessoal gosta de passar pano para bandido.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Underground
5 meses atrás

“Só aqui que pessoal gosta de passar pano para bandido.”

Não é só aqui não, o Trump passou um baita de um pano para o ditador criminoso da Arábia Saudita no caso da morte do jornalista…

Caerthal
Caerthal
Reply to  Maurício.
5 meses atrás

EUA não é polícia do mundo nem tem jurisdição na Arábia Saudita. Comparação manca.

Nilo
Nilo
Reply to  Realista
5 meses atrás

” A nova lei, a primeira da reforma judicial que Netanyahu tenta impor em Israel, impede que os juízes do Supremo Tribunal de Justiça possam rever a legislação decidida pelo executivo.”
Esse é o Natanyahu, dimensionou um conflito para permanecer no governo, os jornais que pediam sua saída não encontram mas ressonância para sua causa, por enquanto.

Realista
Realista
Reply to  Nilo
5 meses atrás

Vamos ver se o carinha ai vai responder .

Underground
Underground
Reply to  Nilo
5 meses atrás

Diferente de outros países, Israel não tem Constituição.

Scudafax
Scudafax
5 meses atrás

Israel vai continuar colhendo o que plantou com os atos do Levi, Irgun e Haganá, até termos uma solução justa para o Nakba. Enquanto isto, o Haaretz reporta que os ultraortodoxos estão radiantes com a possibilidade de mais assentamentos para o Estado Judeu, que NÃO representa a nós, judeus.

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  Scudafax
5 meses atrás

Lute pelo Hamas amigão, eles também vão colher ?

RODES
RODES
Reply to  Scudafax
5 meses atrás

“nós judeus” kkkkkkkkkkkkkkkk

Joao
Joao
Reply to  Scudafax
5 meses atrás

Palestinos vão continuar colhendo o que plantaram, pra fazer Israel se defender com os atos do Levi, Irgun e Haganá.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Scudafax
5 meses atrás

Os Árabes quiseram expulsar os judeus sob ameaça de morte. Foram batidos e preferiram fugir.

A fuga deles ocorreu porque sabiam que o próprio exército prometera liquidar com os colonos judeus. Quando seu exército desmoronou pensaram que o exército de Israel iria fazer com eles o mesmo. Os comandantes israelenses deixaram que eles pensassem que seriam massacrados.

Lógica semelhante fez com que civis japoneses lutassem desesperadamente na tomada de Okinawa. Esperavam selvageria igual ao que o Japão cometeu na China.

Heinz
Heinz
5 meses atrás

E estão certos, não existe mais cessar fogo, espero que Israel extermine o Hamas e seus asseclas do mapa, agora é até o fim.

Nilo
Nilo
Reply to  Heinz
5 meses atrás

Primeiro fracasso de Natanyahu, Egito e nenhum outro país árabe engoliu a ideia de êxodo da população Palestina da Faixa de Gaza para qualquer outro território. Segunda derrota, o prometido extermínio dos Hamas, achando que os olhos do mundo, a excessão de americanos e ingleses, irão aceitar mortandade de mulheres, crianças e velhos, aprisionados na Faixa de Gaza em um verdadeiro gueto criados pelos israelenses, desenha-se uma derrota para política. Terceira derrota que se desenha é militar, como tirar uma erva daninha do jardim com seu idealizado gramado desejado? Matando o gramado também, Hamas hoje é parte do sangue, as… Read more »

L G1e
L G1e
Reply to  Nilo
5 meses atrás

Então você é a favor do sofrimento e morte dos moradores da faixa de gaza na guerra. Incluindo mulheres e crianças que estão sendo usados pelo Hamas como escudos humanos. Você é um grande defensor dos direitos humanos. Parabéns.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  L G1e
5 meses atrás

Não sou a favor, mas se o hamas foi eleito, os civis comemoram isso, os civis aceitam ser escudo, os civis ajudam o hamas, permitem que se escondam em hospitais, campos de refugiados….os civis protegem o hamas….pq Irã, Jordânia e Egito não acolhem, pois sabem que no fundo esse povo quer guerra.l, que fugir para depois atacar novamente. Sem libertação total de reféns não tem pinico.

Heinz
Heinz
Reply to  Nilo
5 meses atrás

Se os árabes e mulçumanos são tão unidos, porque que o Egito não quer receber os palestinos? Algo de errado não está certo. hehe

Nilo
Nilo
Reply to  Heinz
5 meses atrás

Unidos, os árabes, onde? Em Marte.

Last edited 5 meses atrás by Nilo
Orivaldo
Orivaldo
5 meses atrás

Invadem seu território, massacra sua população, lança mísseis diariamente contra cidades, e ainda mantém reféns. Cessar fogo eu acho que vai ser mais chumbo

Gabriel BR
Gabriel BR
5 meses atrás

Israel tem grandes lideres !
Imagino o peso da responsabilidade de um premier israelense

Thiago Santos
Thiago Santos
Reply to  Gabriel BR
5 meses atrás

“Grandes lideres”
Bibi é um corrupto incompetente, enterrou sua carreira política com essa guerra, não tem apoio algum da população israelita e que com certeza será preso quando sair do cargo.

Nilo
Nilo
Reply to  Gabriel BR
5 meses atrás

Vou te falar de um líder rabino Yisroel Dovid Weiss, ao ouvi-lo ainda guardo esperança, Papa Francisco é pequeno perante esse homem.

Last edited 5 meses atrás by Nilo
Macgaren
Macgaren
Reply to  Gabriel BR
5 meses atrás

O filho do netanyahu que está de folga nos EUA enquanto o cidadão comum defende o país agradece.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Macgaren
5 meses atrás

Os bandoleiros do Hamas estão no luxo lá no Qatar enquanto o povo morre

Caerthal
Caerthal
Reply to  Macgaren
5 meses atrás

Isso é uma questão interna de Israel.

naval762
naval762
5 meses atrás

Não se negocia com terroristas. O Irã e os financiadores dos grupos terroristas que reinam em Gaza vão lutar essa guerra até o último palestino.

RDX
RDX
5 meses atrás

Os histéricos antisemitas e islamitas sabem que o fim do Hamas está próximo.
Querem acabar com a guerra?
A solução é bem simples: libertar os reféns e entregar os líderes e os assassinos do Hamas para serem julgados pelos crimes cometidos.
O curioso é que até agora os defensores da paz ainda não propuseram essa solução óbvia para o fim da ofensiva israelense.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  RDX
5 meses atrás

Infelizmente, o problema palestino não tem uma solução simples ou óbvia. Se existisse isso, a situação já estaria resolvida há muitos anos.

O óbvio é um cessar fogo para proteger a população civil. Isso também é óbvio para a Ucrânia.

Sagaz
Sagaz
Reply to  Camargoer.
5 meses atrás

É óbvio que são terroristas, esperar o que de terroristas? Ucrânia não tem a ver com Israel x Hamas, a Rússia é o estado terrorista que aaca escolas, hospitais, igrejas etc

PACRF
PACRF
5 meses atrás

Bibi está equivocado (mais uma vez), considerando a hipótese de que o Hamas vai entregar o único trunfo que possui (reféns) em troca de cessar fogo.

Camargoer.
Camargoer.
5 meses atrás

Enquanto isso, o governo de Israel não autoriza a saída dos brasileiros da faixa de Gaza.

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  Camargoer.
5 meses atrás

Se vão sair pela fronteira do Egito ? Pensei que a melhor diplomacia do mundo tinha voltado

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Orivaldo
5 meses atrás

Israel, por outro lado, é um gigante diplomático. Tem os brasileiros em Gaza por razões “umanitarias”

https://www.viomundo.com.br/politica/marcelo-zero-os-34-brasileiros-em-gaza-viraram-refens-do-governo-de-extrema-direita-de-israel.html

Kommander
Kommander
Reply to  Camargoer.
5 meses atrás

“Viraram reféns do governo de extrema direita de Israel” de novo esse papo? Muda a fita.
Sua preocupação maior deve ser não machucar os terroristas.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Kommander
5 meses atrás

Caro. Minha preocupação agora é repatriar os brasileiros.

Jagder#44
Jagder#44
Reply to  Camargoer.
5 meses atrás

E eliminar Israel, neste caso.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Jagder#44
5 meses atrás

Do que você está falando? Explica aí porque eu não entendi….

Caerthal
Caerthal
Reply to  Camargoer.
5 meses atrás

Tenho fundadas dúvidas disso.

AVISO DOS EDITORES: ESSA CONVERSA ESTÁ SE ENCAMINHANDO PARA MAIS UMA DISPUTA PESSOAL. DEBATAM OS TEMAS E OS ARGUMENTOS SEM PROVOCAÇÕES PESSOAIS.

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Caerthal
5 meses atrás

Explica aí…

AVISO DOS EDITORES: ESSA CONVERSA ESTÁ SE ENCAMINHANDO PARA MAIS UMA DISPUTA PESSOAL. DEBATAM OS TEMAS E OS ARGUMENTOS SEM PROVOCAÇÕES PESSOAIS.

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  Camargoer.
5 meses atrás

Todos os Brasileiros em Israel e Cisjordânia ocupada já estão no Brasil, pq em gaza não? Vai culpar Israel também

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Orivaldo
5 meses atrás

Segundo os portais de notícia, Israel não autorizou a saída dos brasileiros de Gaza, apesar dos pedidos do Itamaraty.

Se é culpa de Israel sim. De quem mais?

Caerthal
Caerthal
Reply to  Camargoer.
5 meses atrás

Israel sabe o que faz. Ser brasileiro não isenta o sujeito de ter ajudado o Hamas.

L G1e
L G1e
Reply to  Camargoer.
5 meses atrás

Parece que o Egito não quer deixar sair. O Egito é que controla a fronteira e faz as listas de quem irá sair primeiro.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  L G1e
5 meses atrás

Há quatro dias, Israel autorizou a saída de estrangeiros de vários países, mas não dos brasileiros.

Enquanto isso, os patriotas se enrolam na nossa bandeira para bater palma na frente da embaixada de Israel.

https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2023/11/brasil-fica-fora-da-quarta-leva-de-estrangeiros-a-deixar-gaza.shtml

RODES
RODES
Reply to  Camargoer.
5 meses atrás

Anão diplomático , entendeu agora ou precisamos desenhar?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  RODES
5 meses atrás

Por outro lado, Israel é um “gigante” diplomático que merece a admiração de todos os brasileiros pelo modo que está conduzindo a repatriação das três dezenas de brasileiros, os quais nem chegam a encher um ônibus.

Underground
Underground
Reply to  Camargoer.
5 meses atrás

Não se trata de reter brasileiros, mas de dar preferência aos países que apoiam Israel.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Underground
5 meses atrás

Claro. 30 brasileiros preteridos. Palmas para a diplomacia de Israel, um colosso “umanista”.

Jagder#44
Jagder#44
Reply to  Camargoer.
5 meses atrás

Oswaldo Aranha, em seu túmulo, discorda de você.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Jagder#44
5 meses atrás

Aranha faleceu em 1960. Eu não sei o que ele diria da retenção de brasileiros em Gaza. Creio que ele também estaria apelando para que os brasileiros fossem autorizados a retornar ao Brasil.

Você acha que seria o contrário?

Nilo
Nilo
Reply to  RODES
5 meses atrás

A diplomacia Brasileira foi reverênciada pelo seu retorno, sua participação nos grandes fóruns de debates internacionais da atualidade, por grandes países como EUA, Rússia, China e Países europeus.
Suas interferências é igual de um garoto remelento, tente ao menos apresentar uma tese sobre sua afirmação.

Last edited 5 meses atrás by Nilo
Zenótico
Zenótico
Reply to  Nilo
5 meses atrás

Não consigo avaliar um possivel erro da diplomacia brasileira se não souber, pelo menos, qual o papel do Egito e qual o de Israel no caso. 

Será que os repetidos apelos ao Egito, sempre noticiados na imprensa, enquanto não vejo menção de contatos semelhantes com Israel, se devem ao fato de compreenderem no Itamaraty que com Israel não há, neste momento, hipotese de dialogo ?

Nilo
Nilo
Reply to  Zenótico
5 meses atrás

Tenho a mesma dificuldade de avaliação, mas uma certeza tenho o Egito só deixa atravessar o que estiver acordado com as partes tanto Israel como Hamas. Existe um jogo como forma de esconder o verdadeiro papel de cada um, o deslocamento de pessoa nas fronteiras é uma questão estratégico a ser levada em consideração na mesa de negociação. O número de repatriado brasileiros é pequeno, mas da um recado direto ao Brasil por Israel “não a trégua”, por enquanto.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Nilo
5 meses atrás

Não me faça rir.

AVISO DOS EDITORES: ESSA CONVERSA ESTÁ SE ENCAMINHANDO PARA MAIS UMA DISPUTA PESSOAL. DEBATAM OS TEMAS E OS ARGUMENTOS SEM PROVOCAÇÕES PESSOAIS.

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Jagder#44
Jagder#44
Reply to  Camargoer.
5 meses atrás

Prove isso.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Jagder#44
5 meses atrás

Provar o quê, meu jovem? Você acha que a gente consegue ler seu pensamento para entender o que você não escreve?

Meus poderes de jedai

pampapoker
pampapoker
5 meses atrás

O dia que vcs saberem o que e terra de islã e terra de espadas, vocês saberão que nunca haverá paz nessa região

Bernardo
Bernardo
5 meses atrás

Caramba eu estava vendo o equipamento que eles estao gastando lá tudo de primeira pode por ai bilhoes de dolares ja gasto, Israel não é Ucrania que ja deve quase todo o PIB em dividas por anos pior que o Brasil 200 anos em guerra e nunca acaba mais 3 anos vai estourar 100% do PIB em dividas.

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  Bernardo
5 meses atrás

Sem contar que os Americanos são uma mãe para Israel

fjuliano
fjuliano
5 meses atrás

Israel não é o único lugar em que judeus podem ter a volta do que fazem contra os palestinos há décadas e agora com bem mais intensidade. Esse aeroporto no Daguestão foi um mero palito. Bateu levou é uma roda que segue e segue e segue.

L G1e
L G1e
5 meses atrás

Infelizmente o Hamas está tentando boicotar a saída dos 24 brasileiros que estão na faixa de gaza. Os terroristas estão querendo incluir terroristas feridos em combate na lista de estrangeiros que irão sair.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  L G1e
5 meses atrás

Só o hamas libertar os reféns que israel aceitar cessar fogo e brasileiro sai…hamas tranca tudo

Caerthal
Caerthal
5 meses atrás

O Hamas deu um tiro no pé com a questão dos reféns civis. Encomendaram uma guerra prolongada que irá varrer eles de Gaza.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
5 meses atrás

Faz anos que o Hamas ataca Israel causa danos aí Israel ataca de volta o Hamas e quando as perdas começam a ficar pesadas o Hamas pede cessar fogo e depois de alguma pressão internacional Israel faz o cessar fogo depois de algum tempo o Hamas se recupera e ataca novamente. Tem uma entrevista de um líder do Hamas onde ele fala de cessar fogo, mas o repórter o questiona como ele fala em cessar fogo e ao mesmo tempo ameaça Israel com novos ataques? A ex-ministra Golda Meir falava ” Se os palestinos baixarem as armas, haverá paz. Se… Read more »