O ex-secretário-geral diz que a adesão parcial alertaria a Rússia de que não pode impedir a adesão da Ucrânia à aliança

Um ex-secretário-geral da OTAN apresentou uma proposta para a Ucrânia aderir à aliança militar, mas despojada dos territórios ocupados pela Rússia.

Anders Fogh Rasmussen trabalha há muito tempo ao lado de Andriy Yermak, conselheiro do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, especialmente antes da última cimeira da OTAN em Vilnius este ano, que terminou sem nenhum convite à adesão da Ucrânia.

Os dois homens estão novamente discutindo amplamente o lugar da Ucrânia numa nova arquitetura de segurança europeia, incluindo questões práticas sobre a extensão da adesão da Ucrânia à NATO.

Rasmussen, que foi secretário-geral da OTAN entre 2009 e 2014, insistiu que um plano para a adesão parcial da Ucrânia não simbolizaria o congelamento do conflito, mas sim marcaria uma determinação em alertar a Rússia de que não pode impedir a adesão da Ucrânia à aliança defensiva ocidental.

A OTAN deverá realizar a sua cimeira do 75º aniversário em Washington no próximo Verão, e a questão da futura adesão da Ucrânia será certamente um tema importante.

A liderança da Ucrânia ficou amargamente desiludida quando, sob pressão dos EUA e da Alemanha, a OTAN, na sua cimeira deste ano, emitiu uma declaração dizendo que seria oferecido um convite à Ucrânia quando as condições o permitissem, rejeitando efetivamente o pedido da Ucrânia para que lhe fosse dada uma data específica.

Em vez disso, a relação da Ucrânia com a OTAN foi elevada marginalmente através da criação de um conselho Ucrânia-OTAN e através de um acordo segundo o qual os membros da OTAN ofereceriam bilateralmente garantias de segurança à Ucrânia.

Rasmussen disse que a causa da adesão da Ucrânia à OTAN não pode ser adiada novamente no próximo ano. Ele disse: “Chegou a hora de dar o próximo passo e estender um convite à Ucrânia para se juntar à OTAN. Precisamos de uma nova arquitetura de segurança europeia em que a Ucrânia esteja no coração da OTAN.”

Aqueles que defendem a adesão da Ucrânia à OTAN foram prejudicados pela quase impossibilidade de um país em guerra receber a oferta de adesão, uma vez que, de acordo com a cláusula do artigo 5º da OTAN de autodefesa coletiva, todos os estados membros da OTAN são obrigados a defender ativamente o país em conflito. A adesão de toda a Ucrânia à OTAN seria agora, na verdade, um aviso à Rússia por parte da OTAN de que estava prestes a entrar em guerra com Moscou.

Ao excluir do território da OTAN detido pela Rússia, a ameaça de um conflito Rússia-OTAN seria reduzida, argumenta Rasmussen.

Rasmussen negou que a medida iria congelar o conflito, cedendo o território ucraniano à Rússia. Ele disse: “A credibilidade absoluta das garantias do Artigo 5 dissuadiria a Rússia de fazer ataques dentro do território ucraniano dentro da OTAN e assim libertaria as forças ucranianas para irem para a linha da frente”.

Ele disse: “Para tornar o artigo 5 credível, teria de haver uma mensagem clara para a Rússia de que qualquer violação do território da OTAN seria respondida com uma resposta”. Ele disse que, em alguns aspectos, a proposta é semelhante à imposição de uma zona de exclusão aérea à Rússia, para que ela não possa sobrevoar o território ucraniano ou enviar mísseis contra cidades ucranianas.

FONTE: The Guardian

Subscribe
Notify of
guest

133 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
fish
fish
5 meses atrás

É o mesmo que aceitar a derrota ucraniana e enterrar essa guerra.

Underground
Underground
Reply to  fish
5 meses atrás

Acho que você não leu o artigo.

Ciclope
Ciclope
Reply to  Underground
5 meses atrás

Eu sim, a proposta é a Ucrânia entrar na OTAN, sem os territórios que a Rússia ocupa. O artigo 5 da OTAN, dia que se um país for atacado, todos os demais podem ou não entrar na guerra, não é obrigatório, na guerra das Malvinas a Inglaterra lutou sozinho. Mas o mesmo artigo diz que se um pais for atacado. Se esse país iniciar o ataque, o artigo 5 não se aplica.
Aí nesse caso, a Ucrânia continua do jeito que está.

RSmith
RSmith
Reply to  Ciclope
5 meses atrás

não entendo dessa maneira…. seria um pais da OTAN atacando tropas Russas… isso não vai da certo

RSmith
RSmith
Reply to  Underground
5 meses atrás

concordo… precisar re-ler o artigo com atenção

KKce
KKce
Reply to  fish
5 meses atrás

Se a gente fingir que acredita na lorota russa de que a tal operação especial foi iniciada para impedir o avanço da OTAN a derrota seria russa. Apenas 17% da Ucrânia fora da OTAN e ainda jogou a Finlândia com seus 1000km+ de fronteira no colo da aliança.

Filipe Prestes
Filipe Prestes
Reply to  KKce
5 meses atrás

Não vejo lógica em como a Ucrânia poderia dizer ter vencido algo se hipoteticamente sairia fragmentada e arrasada desse conflito. Os únicos “vencedores”, se é que haveria algum, seriam os americanos. Eles teriam então expandido a OTAN para além da Ucrânia e tornado a UE ainda economicamente mais dependente deles. DE quebra, conseguido fazer com que países membros da OTAN antes lenientes como Alemanha e os estados bálticos finalmente investissem valores acordes para sua defesa e enfim cansado a Rússia, que não saíria derrotada, mas certamente abalada.

deadeye
deadeye
Reply to  Filipe Prestes
5 meses atrás

Considerando que o objetivo do outro lado, era tomar e anexar o país. E não me venham falar de que o objetivo não era tomar Kiev, as melhores unidades foram destinadas para lá. e os ataques do VDV demonstravam isso.

Qualquer coisa que mantenha a independência da Ucrânia, mesmo que parcial, já é uma vitória.

Filipe Prestes
Filipe Prestes
Reply to  deadeye
5 meses atrás

Claro, que excelente “vitória” essa que só piorou o cenário pós 2014, que antes tinha apenas a Criméia ocupada mas que em 2022 incluem também Kherson, Zaporozhzhya, Donestk e Lugansk. Todas hoje, na prática, oblasts russos mas antes as regiões mais desenvolvidas da Ucrânia. Maravilhosa vitória essa que cede 20% do território original, destrói a economia, infraestrutura e dizima boa parte da população, né mesmo? Excelente para o país! Faça-me o favor…

Henrique
Henrique
Reply to  Filipe Prestes
5 meses atrás

“Os únicos “vencedores”, se é que haveria algum, seriam os americanos. “e a OTAN

kkkk
paragens a Rússia, começou uma Guerra e quem ja ganhou no primeiro mês foi alguém que nada tinha a ver com conflito no inicio e supostamente o maior rivalkkkkk

LUIZ
LUIZ
Reply to  Henrique
5 meses atrás

E os EUA não é o pivô de todo esse conflito?

leonidas
leonidas
Reply to  KKce
5 meses atrás

Napoleão e Hitler tentaram invadir e conquistar a Rússia pela Finlândia ou pela atual Ucrânia?
Estude um pouco o assunto e depois volte para fazer o contraponto ok?

KKce
KKce
Reply to  leonidas
5 meses atrás

E quem vai invadir a Rússia? Os extraterrestres? Ninguém vai invadir a Rússia, amigo, tem um gigantesco arsenal nuclear lá, nem Napoleão e Hitler fariam isso hoje em dia.

Rafael Coimbra
Rafael Coimbra
Reply to  fish
5 meses atrás

Sendo pragmático a Ucrânia já perdeu.. O tempo está ao lado da Rússia, o simples fato da mídia e dos políticos estarem aventando tal possibilidade já demonstra que essa guerra acabou… A Rússia nunca irá permitir Kiev na OTAN, o ocidente está apenas preparando o terreno para cair fora desse atoleiro.

Henrique
Henrique
Reply to  Rafael Coimbra
5 meses atrás

cara.. tempo ta contra a Rússia, sempre esteve e sempre vai estar… em NENHUM conflito… nenhum conflito… que vc citar o tempo estava a favor de quem começou. Sun tzu ja falou isso lá em 500 Ac e até hoje nunca foi refutado… e não é agora que vai ser e não pelo Putin. E mesmo ignorando o Chinês todos os conflitos atestam que quem inicio o conflito o tempo joga contra. ” A Rússia nunca irá permitir Kiev na OTAN, ” permitiu a Finlândia e a Suécia sem dar um pio, que são países mais críticos, tu acha pq ele… Read more »

Last edited 5 meses atrás by Henrique
leonidas
leonidas
Reply to  Henrique
5 meses atrás

Mas não foi a Rússia que encomendou esta guerra…

Henrique
Henrique
Reply to  leonidas
5 meses atrás

sim claro.. foi a França que invadiu a Ucrânia em 2014 e 2022 kkk

Copium?

Renato B.
Renato B.
Reply to  Rafael Coimbra
5 meses atrás

A Ucrania continua existindo, num conflito desigual isso já é uma vitória. Se os Russos levarem os territórios ocupados já dá o suficiente para os dois lados cantarem vitória para suas respectivas torcidas.

leonidas
leonidas
Reply to  fish
5 meses atrás

Enterrar a guerra? rs Isso seria ampliar a Guerra. O território Ucraniano foi tomado para evitar a entrada da Ucrânia na Otan. Essa oferta é de uma loucura absoluta. Primeira loucura acreditar que a Rússia aceitaria a Ucrânia na Otan, coisa que jamais ocorreu e que motivou o apoio de Moscou a insurgência no Donbass. Segunda loucura: Realmente acreditar que alguém do governo Ucraniano ou do povo da Ucrânia agora ou em algum momento não iria tentar reconquistar isso se aproveitando de estar na Otan! rs Ou a aliança vai colocar por escrito que qualquer conflito entre forças ucranianas regulares… Read more »

Joanderson
Joanderson
5 meses atrás

A guerra não vai acabar o putin nunca permitiria a Ucrânia na otan nem se esta deixasse para a Rússia os territorios ocupados.
Putin ja foi longe de mais, recuar agora é suicídio.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Joanderson
5 meses atrás

Serei negativado, mas concordo.

A “desculpa” do Putin pro seu público doméstico era que a “operação especial” era pra evitar que a Ucrânia entrasse na OTAN ( vamos ignorar que a OTAN ganhou mais 3 membros na fronteira russa com essa guerra ).
Se, mesmo com territórios ucranianos ocupados, a Ucrânia conseguisse entrar “no clube”, o que Putin diria pro seu povo? Qual desculpa ele daria?
Isso só fara com que o Putin continue jogando truco e dobre as apostas.

Jorge Oliveira
Jorge Oliveira
Reply to  Willber Rodrigues
5 meses atrás

Para falar ser mais exato o exército da Ucrânia era o segundo maior da Europa antes da guerra… os 3 membros que entraram basicamente são soma zero… Nenhuma democracia Europeia iria suportar as baixas que a Ucrânia suportou… se a Alemanha jogaria a toalha se as baixas passassem de 1 mil… Ucrânia perdeu 400 mil soldados e tem milhões de amputados e segue na luta… a desculpa de Putin nessa altura pouco importa.

Mafix
Mafix
Reply to  Jorge Oliveira
5 meses atrás

Eu queria saber da onde o pessoal russete tira esses dados de 100 mil soldados mortos ou 400 mil do lado da Ucrania …

deadeye
deadeye
Reply to  Mafix
5 meses atrás

Do mesmo lugar que tiram do “neonazismo” propaganda Russa no Telegram.

Bispo
Bispo
Reply to  Mafix
5 meses atrás

Parece que a CNN pro Ocidente , “distorcedora” de verdades … Ainda mais quando o assunto é Israel… forneceu números similares.

Se até essa mídia a paga pau “a verdade soy yo”… deve ser maior , rs.

Heinz
Heinz
Reply to  Jorge Oliveira
5 meses atrás

do que adianta ter mais homens se esses em sua maioria eram mal armados, a força aérea com pouquíssimos caças e todos velhos, a marinha era nível Uruguai, a Suécia, por exemplo travaria uma luta muito árdua, tendo em vista que possuem equipamentos de ponta principalmente vetores aéreos.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Jorge Oliveira
5 meses atrás

Essa sua lógica de “democracias não gostam de baixas” de seus próprios soldados é válida se, por exemolo, a Alemanha enviasse seus militares pra lutar ao lado de seus aliados em alguma guerra. Logo surgiriam fotos de sacos pretos de alemães, e a mídia e a oposição alemã cairiam em cima do governo.
Mas se a Alemanha fosse invadida, a situação seria outra.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
5 meses atrás

“A liderança da Ucrânia ficou amargamente desiludida quando, sob pressão dos EUA e da Alemanha, a OTAN, na sua cimeira deste ano, emitiu uma declaração dizendo que seria oferecido um convite à Ucrânia quando as condições o permitissem, rejeitando efetivamente o pedido da Ucrânia para que lhe fosse dada uma data específica.” O que torna isso ainda mais curioso, quando você se lembra de que tambem não há datas concretas de quando os F-16 doados a Ucrânia realmente chegarão a Ucrânia… No mais, isso seria uma confirmação de que nem a Russia consegue tomar mais território, e nem a Ucrânia… Read more »

Satyricon
Satyricon
Reply to  Willber Rodrigues
5 meses atrás

Willber, perspicaz o seu comentário. O nome dado à declaração da matéria é: Como alterar narrativas. Lembrando que narrativas não são alteradas da noite para o dia, num instante. São construídas. É óbvio que a OTAN não fará o que foi sugerido, mas isso desperta a discussão (e as reações): Mas Putler não irá aceitar! Mas a Rússia atacará a OTAN! Mas isso será a IIIGM! É só retórica (as mesmas feitas quanto à Finlândia e à Suécia, diga-se). Nós próximos meses podemos esperar continuamente reportagens como essa, apoiando-a e refutando-a, mas a semente (do acesso à OTAN) está plantada.… Read more »

Last edited 5 meses atrás by Satyricon
JHF
JHF
5 meses atrás

Mesma coisa que declarar guerra a Rússia escrevendo que náo quer declarar guerra com a Rússia. Muita semântica para continuar com o objetivo #1 da OTAN, tirar a frota russa do Mar Negro da Crimeia.

Marcelo De Luca Penha
Marcelo De Luca Penha
5 meses atrás

Parece que a OTAN comeca a caminhar para colocar um cobertor de proteção sobre as áreas da Ucrania não ocupadas ilegalmente pela Rússia. Esse movimento teria caráter: 1) dissuasório, pois consideraria os ataques russos aos territórios livres da Ucrânia como ataques à própria OTAN; 2) estratégico, pois liberaria combatentes e armamentos para a zonas de guerra. Caso isso aconteca, será o próprio Putin que vai rasgar a cueca de tanto nervoso.

leonidas
leonidas
Reply to  Marcelo De Luca Penha
5 meses atrás

Meudeusdocéu…

fjuliano
fjuliano
Reply to  Marcelo De Luca Penha
5 meses atrás

Parece que a OTAN começa a caminhar para admitir a derrota e a perda das áreas ocupadas por russos e pela Rússia. Esse movimento teria caráter: 1) admitir a perda da hegemonia mundial; 2) pensar 10 vezes antes de iniciar ações agressivas em guerra híbrida. Caso isso aconteça, a torcida latina de pompom pró-OTAN (além do ridículo isso meu deus do céu) vai rasgar a cueca de tanto nervoso.

Marcelo De Luca Penha
Marcelo De Luca Penha
Reply to  fjuliano
5 meses atrás

Enquanto isso, pequeno gafanhoto, a Ucrânia vai triturando os russos em Aviidvka, empurrando para longe as belonaves da Frota do Mar Negro e aumentando seu contingente na margem esquerda do Rio Dnipro. Outro inverno chegando …

Vitor
Vitor
Reply to  Marcelo De Luca Penha
5 meses atrás

Pensa fora da caixa …vive postando link no que você acredita e o resultado não traduz a realidade.

Marcelo De Luca Penha
Marcelo De Luca Penha
Reply to  Vitor
5 meses atrás

Desculpa não leio o Pravda Russo e nem notícias da agência Tass.

Werner
Werner
5 meses atrás

Esses caras vivem em que mundo? A Ucrânia atacaria a Rússia de seu território,não ocupado pelos russos,e se os russos atacassem a Ucrânia desses territórios ocupados estaria atacando a OTAN. Só tem um problema isso desencaderia a 3 GM, e aí quem vai querer dobrar a aposta ou jogar o truco?
Trump já disse que voltando o patrocínio acaba e vai pedir o dinheiro de volta à Europa.

Zorann
Zorann
Reply to  Werner
5 meses atrás

E tem bobo aqui que acredita e deseja isto. É a guerra automática da Rússia contra a Otan.

Marcelo De Luca Penha
Marcelo De Luca Penha
Reply to  Werner
5 meses atrás

Vamos ver quem vai piscar primeiro. Mais uma linha vermelha será cruzada em breve.

Last edited 5 meses atrás by Marcelo De Luca Penha
Vitor
Vitor
5 meses atrás

É apena um ex-político dando pitaco … muitos floristas vão viajar na maionese.

Oliveira
Oliveira
5 meses atrás

Primeiro tem que ligar para o Putin e perguntar se ele aceita esses termos, o que eu acho muito difícil.

JapaSp Jantador
JapaSp Jantador
Reply to  Oliveira
5 meses atrás

Putin nao tem que aceitar nada, vc sabe o que é OTAN?? A falida Rússia está penando com Ucrânia, imagina o restante da europa mais Eua.

Last edited 5 meses atrás by JapaSp Jantador
Quirino
Quirino
5 meses atrás

Isso é apenas showzinho para a mídia, que por sinal, após o fracasso da ofensiva Ucrânia, mal fala da Ucrânia.
Eu sei, vc sabe, ate as pombas que voam no céu sabe que a OTAN não vai permitir adesão da Ucrânia enquanto ela tiver em guerra.
A OTAN se recusou a fazer um zona de exclusão aérea que, em teoria, é muito mais simples, por medo de um conflito maior, imagina colocar a Ucrânia dentro da OTAN que seria a certeza de um conflito maior.
Isso é só retorica, segue o jogo.

Last edited 5 meses atrás by Quirino
Maromba
Maromba
Reply to  Quirino
5 meses atrás

O lugar mais seguro para o Zelensky após a guerra é fugir para a Rússia

Quirino
Quirino
Reply to  Maromba
5 meses atrás

Na minha opinião não existe lugar seguro para o Zelensky, sendo bem sincero, acredito que nos próximos anos veremos a noticia que ele morreu, provavelmente morto pelos próprios ucranianos, pelos russos ou pelos patrões dele (ocidente).
Para o Zelensky, assim como para o Putin, só existe uma salvação, a vitória, se perder essa guerra pode dar adeus a esse mundo.

Last edited 5 meses atrás by Quirino
Orivaldo
Orivaldo
5 meses atrás

Ex adora se intrometer

Wagner Figueiredo
Wagner Figueiredo
5 meses atrás

Por isso é ( ex chefe) !!!a
Pode falar qualquer coisa..rsrsr… alguém acatar..aí já é outros 500

JapaSp Jantador
JapaSp Jantador
5 meses atrás

A Ucrânia poderá colocar as defesas mais à frente na linha de batalha, sem preocupar tanto em defender suas cidades. Sua sociedade viverá mais tranquila dentro da Nato, melhorando a economia.

Se a Rússia fizer um ataque ao território ucraniano atual, a OTAN dará um rugido de leão no cangote russo, tem cartas na manga.

Se a Ucrânia der um gás final(F-16) e conquistar mais territórios em posse da Rússia antes da entrada na NATO, melhor.

fjuliano
fjuliano
Reply to  JapaSp Jantador
5 meses atrás

“viverá mais tranquila dentro da Nato, melhorando a economia” Jezuis…..Jezuis….

Neural
Neural
Reply to  fjuliano
5 meses atrás

Rússia tá avançando, rompendo Avdiivka, vão tomar todo território até o Rio Dnipro.

Henrique
Henrique
Reply to  Neural
5 meses atrás

claro que vão, confia kkkk

Hcosta
Hcosta
Reply to  fjuliano
5 meses atrás

Certamente que viver subjugada à Rússia/União Soviética trará grandes ganhos económicos, algo facilmente comprovado pela experiência dos ex-países de Leste.

Se há algo em que a UE/OTAN falhou, foi o desenvolvimento económico, ou talvez não…

Os habitantes destes países é que são burros e não percebem que terem menos dinheiro nos bolsos, empregos, mais infraestruturas, mais investimento estrangeiro, melhor qualidade de vida, etc… é mau

Bom mesmo é o inverso disto, algo representado pela Rússia.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Hcosta
5 meses atrás

Caro. A URSS colapsou em 1989.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Camargoer.
5 meses atrás

Caro, se não sabe interpretar textos, a culpa não é minha…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Hcosta
5 meses atrás

Não muda o fato da URSS ter colaosafo em 1989.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Camargoer.
5 meses atrás

E, infelizmente, também não muda a sua arrogância…

E, já agora, sua inteligência, o colapso da União Soviética foi em 1991…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Hcosta
5 meses atrás

Obrigado pela correção. A URSS colapsou em 1991.

Paulo Roberto
Paulo Roberto
Reply to  Hcosta
5 meses atrás

Oi?União Soviética??

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Paulo Roberto
5 meses atrás

Pois é. A URSS colapsou em 1991. (agora acertei)

Hcosta
Hcosta
Reply to  Paulo Roberto
5 meses atrás

Se acha que os métodos de Putin são muito diferentes dos usados na União Soviética… Veja a grande mudança que fizeram nos livros de história e na quantidade de estátuas de Estaline que foram inauguradas com Putin… E, obviamente, a concentração de poder numa pessoa. E sim, escrevo Rússia/União Soviética para realçar que nada disto é novo, apenas uma repetição do que foi feito durante a União Soviética. Como as revoltas na Checoslováquia, na Hungria, etc… em que enviaram os blindados e o problema era resolvido em poucas semanas e com muitas baixas civis. Como Putin pretendia que acontecesse na… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Hcosta
5 meses atrás

Caro. O atual regime politico da Rússia nada tem a ver com o regime soviético. Perceba que a Alemanha nazista (a Alemanha Nazista é uma boa referência porque todos sabemos muito sobre ela) também fez alterações nos livros didáticos (e queimou outros livros e proibiu muitos autores) e não tem nada a ver com a URSS. Aliás, Hitler odiava comunistas. Muitos países fizeram intervenções em países menores ao longo do Séc.XX e Séc.XXI. Lembro que os EUA ocuparam o Vietnâ por 10 anos, além de Granada e o Iraque, apenas para exemplificar. A Ucrânia também foi ocupada pela Alemanha Nazista… Read more »

Hcosta
Hcosta
Reply to  Camargoer.
5 meses atrás

Hitler e Estaline tinham uma grande diferença. A sua nacionalidade. De resto, métodos e objetivos muito semelhantes. Circunstâncias a que me refiro são maior liberdade e dispersão de informação, poder militar reduzido, pressões externas, menos aliados/vassalos, menos recursos, maior capacidade de intervenção de outros países, maiores riscos económicos, etc… Como pode entender, são circunstâncias que diminuem a capacidade de intervenção de Putin em relação ao que acontecia na União Soviética. Apesar de ele continuar a tentar e a usar os mesmos métodos. Basta comparar as justificações de Estaline para a invasão da Polônia e verá que não são muito diferentes.… Read more »

Fábio Jeffer
Fábio Jeffer
Reply to  JapaSp Jantador
5 meses atrás

Puro analfabetismo

Macgaren
Macgaren
Reply to  JapaSp Jantador
5 meses atrás

Com absoluta certeza será muito mais desenvolvida que a coreia do norte gelada.

Nilo
Nilo
5 meses atrás

“Um ex-secretário-geral da OTAN apresentou uma proposta para a Ucrânia aderir à aliança militar, mas despojada dos territórios ocupados pela Rússia.” “A adesão de toda a Ucrânia à OTAN seria agora, na verdade, um aviso à Rússia por parte da OTAN de que estava prestes a entrar em guerra com Moscou.” Uma proposta com várias caras. Uma de uma Ucrânia na OTAN despojada dos territórios ocupado pela Rússia e a outra total de toda a Ucrânia. Fique uma questão em aberto, o que é uma Ucrânia total na proposta, é na realidade uma Ucrânia sem os territorios já ocupados, o… Read more »

Last edited 5 meses atrás by Nilo
Vitor
Vitor
Reply to  Nilo
5 meses atrás

Esse cara vai ser lembrado pela história dos ucranianos que sob sua gestão perdeu 1/5 do seu território e meio milhão de soldados aos irmãos eslavos instados pelos adoradores da ” democracia e liberdade ” resumindo um verdadeiro traidor.

Neural
Neural
Reply to  Vitor
5 meses atrás

1/5 por enquanto, estimo que vão perder o dobro disso

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Nilo
5 meses atrás

Agora ja podemos comentar sem ter problema de credibilidade.

Nilo
Nilo
Reply to  Nilton L Junior
5 meses atrás

Temos que dar a credibilidade aos editores, quando resolvi dar atenção maior em comentar no Poder Terrestre, o ambiente era muito tóxico, resistimos, mas o editores bancaram, mesmo com xingamentos, pedidos de censura, promessinha de não mais comentar.

Camargoer.
Camargoer.
5 meses atrás

Fico curioso com o fato de Zelensky ter declarado que não haverá eleições na Ucrânia enquanto houver guerra.

A Ucrânia deixa de figurar como uma democracia?

Charle
Charle
Reply to  Camargoer.
5 meses atrás

De fato, ficaria estranho. Mas os problemas logo logo seriam resolvidos com o envio de uma força-tarefa liderada pelos EUA para levar liberdade, idéias e ideias democráticos ao antes “camarada Zé”.

Talvez a única solução de salvação para o incauto “Zé” caso ele continue nessa senda, seja mesmo fazer aquilo que um comentarista citou mais acima: buscar refúgio em território russo.

Demais a mais, esse “Zé” é um arquivo vivo. Ele que se acautele…

Last edited 5 meses atrás by Charle
Henrique
Henrique
Reply to  Charle
5 meses atrás

tem nada de estranho a CF deles proíbe eleição em tempo de lei marcial…

prorusso se agarrou desesperadamente em outra narrativa tosca pra fazer mais fanfics

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Henrique
5 meses atrás

Caro. Escrevi “curioso”. A expressão “curioso” tem o significado de algo que chama a atenção, que é intrigante, que desperta o interesse.

Se é estranho ou normal, é outra questão.

Também é curioso que os EUA estavam em guerra em 1944 quando elegeram Roosevelt pela quarta vez. Um bom exemplo democrático.

Também é curioso que a Inglaterra já estava em guerra contra a Alemanha, quando Chamberlain caiu, sendo indicado Churchill para o seu lugar. Curioso.

Charle
Charle
Reply to  Camargoer.
5 meses atrás

Convenientemente curioso e democrático.

Henrique
Henrique
Reply to  Camargoer.
5 meses atrás

Não tem nada de curioso ai e não tem nada de anormal. A legislação deles impede a eleição por conta da lei marcial. Curiosamente vc saberia disso se lesse o documento e é curioso que EUA em 1944 estava a 10.143 KM do Japão e não estava sendo atacado diretamente e a legislação da época PERMITIA a reeleição, curioso que não é o caso da Ucrânia que todo dia recebe um míssil em algum prédio civil… curioso que tem p*** nenhum a ver teus exemplo pra implicar que o Zelensky “dando golpe de estado”… tb é curioso como força teu… Read more »

Last edited 5 meses atrás by Henrique
JHF
JHF
Reply to  Henrique
5 meses atrás

Sair demitindo metade do segundo escalão depois de ter acontecido um “acidente” com uma granada (???) matando um general….. Muita democracia na área…..

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  Camargoer.
5 meses atrás

Se o parlamento aceitou, não

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Orivaldo
5 meses atrás

Quando o parlamento alemão deu plenos poderes para HItler, então, significa que o país continuou sendo uma democracia?

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  Camargoer.
5 meses atrás

Nossa que comparação sem pé nem cabeça. Mas não era não. Para alguns poderia ser uma Democracia relativa

Last edited 5 meses atrás by Orivaldo
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Orivaldo
5 meses atrás

È uma comparação pertinente. Foi o parlamento alemão que aprovou uma lei de plenos poderes para Hitler em março de 1933, que deveria durar 4 anos, a qual foi prorrogada em 1937 e depois em 1941. Então, se os plenos poderes de Hitler foram aprovados pelo parlamento alemão, significa que o regime nazista manteve a normalidade democrática da República de Weimar? file:///home/emerson/Downloads/1632-3785-1-PB.pdf É uma questão intrigante. Desconheço a definição de “democracia relativa”. Vários autores (como Bobbio, Chauí, Levtisky e Ziblatt, por exemplo) admitem que existem diferentes modelos de democracia, mas nenhum deles parece ter escrito que exista uma “democracia relativa”.… Read more »

Last edited 5 meses atrás by Camargoer.
Orivaldo
Orivaldo
Reply to  Camargoer.
5 meses atrás

Quando o Parlamento deu os poderes a Hitler, Alemanha não estava em Guerra, como a Ucrânia está. Comparação sem pé nem cabeça, não adianta texto.
Obs: quem cunhou o termo democracia relativa é o presidente da Republica, pergunte a ele

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Orivaldo
5 meses atrás

Caro. Vocẽ introduziu o termo “Democracia Relativa” na discussão. Eu desconheço. Perguntei á vocẽ. Imagino que o compreenda no contexto do seu comentário. È assim que funciona o debate. Vocẽ apresenta os seus argumentos e se for o caso, faz o desenvolvimento. No caso da “Democracia Relativa”, eu não sei o que você quer dizer. Por favor explique. Sobre a decisão do Parlamento alemão em 1933, isso aconteceu na sequência do incêndio do Reichstag. O ponto de convergência é: Se o Parlamento aprova uma lei que vai de encontro com o princípio democrático amplamente aceito (como o Estado de Direito… Read more »

Henrique
Henrique
Reply to  Camargoer.
5 meses atrás

muito pertinente usar ad hitlerum do jeito mais esdruxulo possível

era um vez Camargoer

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Henrique
5 meses atrás

Caro. O fato de se usar a Alemanha Nazista como referência é mais que válido, visto que quase todo mundo tem uma ampla compreensão dos eventos históricos que levaram a República de Weimar ao Nazismo e do Nazismo para o colapso do Estado alemão. Poderia usar outros exemplos. O problema de usar o Brasil é que ainda tem muita polêmica partidária, com gente negando que o país teve uma ditadura militar. Quase todos os países possuem contradições em suas histórias, fases de avanço civilizatório e fases de vergonha humanista. A Alemanha passou por extremos ao longo do Séc.XX, começando por… Read more »

Henrique
Henrique
Reply to  Camargoer.
5 meses atrás

curioso como alguém que se preste a comentar tanto e fazer texto enormes e explicativo (supostamente) não tenha capacidade de procurar e ler a constituição do país e atestar que a própria CF deles proíbe eleição em período de lei marcial…

caiu o pix esse mês é?
.
.
.
dica… vai no artigo 83

Hcosta
Hcosta
Reply to  Henrique
5 meses atrás

E algo comum a muitos países…
Até porque será muito difícil umas eleições justas e livres

Nilo
Nilo
Reply to  Camargoer.
5 meses atrás

US$ 135 milhões, para realizar eleições em tempos de paz. “Não sei quanto é necessário em tempos de guerra”. “Então eu disse a ele que se os EUA e a Europa fornecessem apoio financeiro…”, disse Zé Lascado. “A Ucrânia deixa de figurar como uma democracia?”. Mas a Ucrânia é uma democracia?rsrsrsr. Sim, altamente corrupta e imperfeita (promove um expurgo político colossal, opositores ideológicos do presidente sendo torturados e executados sumariamente, dissolve partidos políticos, perseguição a Igreja, prisão de padres, respalda por completo de ações do Batalhão Azov, uma organização extremistas +++ (ou plus) rsrsrs, cria lei que possibilidade fechamento de… Read more »

Last edited 5 meses atrás by Nilo
Orivaldo
Orivaldo
Reply to  Nilo
5 meses atrás

Meu amigo, você está se Referindo a Rússia não?

Nilton L Junior
Nilton L Junior
5 meses atrás

ta mas e a contra ofensiva

Nilo
Nilo
Reply to  Nilton L Junior
5 meses atrás

Como tinha dito, a contra ofensiva ucraniana seria o começo do fim do exército ucraniano. Quando os russo fizeram o recuo, que foi festejado por aqui como derrota, já era a armadilha da máquina montada para triturar ossos que agora está a todo o vapor em Avdeevka.

Last edited 5 meses atrás by Nilo
Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Nilo
5 meses atrás

Desde de 24 de Fevereiro juntos com outros que comentam aqui, argumentamos que a Ucrania não teria como enfrentar a Rússia e o olha resultado.

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  Nilton L Junior
5 meses atrás

O resultado é uma Guerra de desgaste com quase 2 anos. Pra quem pensou que seria um passeio no parque.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Orivaldo
5 meses atrás

Amigo seu comentário é de quem acreditou na história da armas maravilhosas da nato fariam a diferença no campo de batalha, tipo a contra ofensiva que chegaria até mar do Azov, aceita que dói menos.

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  Nilton L Junior
5 meses atrás

Eu nunca acreditei nisso. Mas tenho provas ou se preferir, prits de você mesmo fazer oq me acusa

Realista
Realista
5 meses atrás
Last edited 5 meses atrás by Realista
Henrique
Henrique
Reply to  Realista
5 meses atrás

uau morreu um brasileiro… fala ai dos russo que morreram sendo usado como isca ou Zerg Rush

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  Realista
5 meses atrás

Não entendi, você esta comemorando ou nos querendo mostrar que pessoas morrem em Guerras ?

L G1e
L G1e
5 meses atrás

Tem que combinar primeiro com os Russos…. ” Doutor Mané Garrincha”

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  L G1e
5 meses atrás

Combinar com quem mais quer um cessar fogo

António Rodrigues
António Rodrigues
5 meses atrás

E por acaso essa situação, não seria admitir (mesmo não o dizendo) que os territórios ocupados seriam reconhecidos como russos?
Ele abriu a boca sem perceber que Putin poderia afirmar isso?
Isso seria dar um trunfo a Putin.
Agora vou encomendar umas fardas de comissários políticos para oferecer no Natal!

André Luís
André Luís
5 meses atrás

Perderam, manés!
Pátria Rússia venceu a OTANzinha, e de quebra, quebrou as economias europeias.

Faz o SlavaUkraini, clowns!

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  André Luís
5 meses atrás

Se você realmente acredita nisso, está perto de mais do abismo entre a realidade e loucura

Tom
Tom
5 meses atrás

Proposta interessante. Falta só combinar com os Russos.

Neural
Neural
Reply to  Tom
5 meses atrás

Putin vai gargalhar em cima dessa proposta. Estão dizendo que os Wagner vão voltar ao jogo, resta saber se pelo norte ou pelo leste.

Gabriel BR
Gabriel BR
5 meses atrás

É o que resta! Potência nuclear não perde guerra ….

Henrique
Henrique
Reply to  Gabriel BR
5 meses atrás

Afeganistão (1979–1989)

José Carlos
José Carlos
Reply to  Henrique
5 meses atrás

Esqueceu de colocar também – Vietnã 1955-1975 e Afeganistão 2001-2021

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  José Carlos
5 meses atrás

Primeira Guerra da chechenia, vc esqueceu

Henrique
Henrique
Reply to  José Carlos
5 meses atrás

pode colocar, vc ta validado meu ponto e indo contra o primeiro comentário kkkkkkkk

Last edited 5 meses atrás by Henrique
Bispo
Bispo
5 meses atrás

Sei que a Rússia iria “amarelar” e não continuar “sapecando” munição na Ucrânia, toda.

OTAN “Europa” se fLod se houver confronto a nível nuclear, vencem a Rússia e governam sobre cinzas radioativas em todo o continente , típica , vitória de Piro.

EUA talvez só perca umas 20 grandes cidades.

O clima a nível mundial que já está uma M bem evoluí exponencialmente para uma pocilga.

Fome, sede, radiação…o inferno na terra.

fjuliano
fjuliano
5 meses atrás

Vou fazer uma analogia com produções cinematográficas de Hollywood já que o número de brasileiros que vivem nessa bolha de ilusão infantil, ignorante e bestializada de “bem contra o mal”, “viva os EUA de onde emana a verdade e a justiça”, tem muito a ver com isso mesmo: produções cinematográficas e imprensa enlatada. Esse “série” da Ucrânia começou em 2013/14 mas tem uma moçada aqui que acha que começou em 2022. Começaram a ver essa série em 2022 e acharam lindo e maravilhoso, no entanto a produção começou a ficar sem dinheiro, sem ter por onde tiveram que mudar o… Read more »

Groosp
Groosp
5 meses atrás

Ex-chefe não manda nada kkkk

Paulo Roberto
Paulo Roberto
5 meses atrás

E a contraofensiva??Alguém tem alguma notícia,mesmo que do Estadão,CNN,DW,The Economist,pra dar?Ah,e por favor,inclua alguma reportagem daquele general ucraniano falando sobre ela também,obrigado

JapaSp Jantador
JapaSp Jantador
Reply to  Paulo Roberto
5 meses atrás

Está tendo um massacre de russos em avidiivka, o lado disposto a sacrificar soldados por poucos metros de terrenos avança na guerra, nessa parte a Ruzzia é impiedosa e manda soldados pobres de regiões distantes de Moscou para o moedor.

Paulo Roberto
Paulo Roberto
Reply to  JapaSp Jantador
5 meses atrás

Entendi.Mas me diga,qual nação do mundo manda os filhos da elite,os filhos das classes mais abastadas, pra guerra?Por favor me fala,já que com certeza sabe qual,ou quais países fazem isso,pois senão não iria responder com sarcasmo citando a Rússia

Nilo
Nilo
Reply to  Paulo Roberto
5 meses atrás

TB quero saber rsrs

Paulo Roberto
Paulo Roberto
Reply to  Paulo Roberto
5 meses atrás

Jantei o Japa Jantador

Bispo
Bispo
Reply to  Paulo Roberto
5 meses atrás

Segundo a CNN a Ucrânia está com falta de “mão de obra” mais conhecidos com “bucha de canhão” Valery Zaluzhny, principal comandante militar da Ucrânia: ”recrutamento e treinamento, está se tornando um problema sério”. Segundo a reportagem o pessoal de TI não quer ser recrutado, dizem contribuir melhor pagando os impostos, fortalecendo a economia. Já face aos militares estrangeiros, dizem que a maioria fica pouco, pensam que é uma guerra de contato , mais é uma guerra de artilharia, 24hs por dia, nem veem o inimigo, não aguentam o tranco. Lembrando que a Rússia tem uma população 3x maior que… Read more »

Paulo Roberto
Paulo Roberto
Reply to  Bispo
5 meses atrás

Pois é amigo,usou o termo correto,”bucha de canhão”,que é o que acontece com o pobre de qualquer país que está em guerra,seja ele um soldado ou um civil,ou quem foge a pé dum conflito,com filhos nos braços.carregando teus poucos pertences são membros da elite da sociedade,o topo da pirâmide social??Morrem pelo “país”(entenda-se a elite dominante),morrem por alguma idéia,sem que a situação geral mude pra quem é da base da pirâmide social.Quem vira soldado numa guerra não é um herói,é um pobre qualquer,que dá sua vida pra defender quem quer se manter no poder

Last edited 5 meses atrás by Paulo Roberto
JapaSp Jantador
JapaSp Jantador
5 meses atrás

Se os comunistas russets daqui ja se incomodaram com essa proposta imagina a RúZzia lá kkkk
Slava Ukraine!

Nilo
Nilo
Reply to  JapaSp Jantador
5 meses atrás

EUA, não colocou e não irá colocar um soldado americano oficialmente em solo ucraniano para um possível risco de combate direto com Rússia, a não ser que combine com os Russos.
Mas, sim os Russos estão preocupados, e digo o porque, já começa a aparecer nas trincheira corpos de mulheres ucranianas que foram recentemente para a linha de frente, estão xingado as gerações passadas e futuras do Zé Lascado rsrsrs

Last edited 5 meses atrás by Nilo
Antonio Palhares
Antonio Palhares
5 meses atrás

O latido do meu cachorro. E aquilo que meu gato enterra. Tem mais força e credibilidade do que estas asneiras. Reconhecimento tácito que já perderam. Infeliz de quem acredita nesta caterva.

Tom
Tom
5 meses atrás

Se esta proposta prosperar acredito que a Russia simplesmente irá ignorar, fingir que nada aconteceu e prosseguir na mesma toada. Depois da 2WW nenhuma proxy war escalou para os players “nuclerarizados” principais. Seria algo sem precedentes. No ritmo em que está o conflito acredito que a Russia está conseguindo combinar bem o desgaste do exército ucrâniano com o desgaste da opinião pública mundial.

L G1e
L G1e
5 meses atrás

Editores a Mac jee anunciou a construção no Brasil 100% nacional de um drone kamikaze. Vamos postar.

Racionalista*
5 meses atrás

Morreu mais um brasileiro de estado do Rondônia,machadinho do oeste O mercenário foi destroçado por um míssil russo na cidade de Advvivka segujdo o g1,a cidade está cercada pelos russos Muitos mercenários estão indo embora do ucrania,eram milhares agora são pouco mais de 2600 Segundo os ucranianos,eles chegaram pensando que a guerra era trocar tiros com os russos,quando na verdade são destroçados pela artilharia russa que você nem sabe aonde está Bem Com a ofensiva fracassada,nesse ritmo a Ucrânia já começa a ter dificuldades para repor os soldados na linha de frente Segundo “Kronos o senhor do tempo,quanto mais a… Read more »

Last edited 5 meses atrás by Racionalista*
Vitor
Vitor
Reply to  Racionalista*
5 meses atrás

Acompanho os canais polacos já ventilaram que mais de 10 mil polacos tombaram na cova para não criar alarde na população o sepultamento quando ocorre com toda sigilo.

Paulo Roberto
Paulo Roberto
Reply to  Racionalista*
5 meses atrás

Sim,abatido por um míssil.Melhor nem tentar recolher o que sobrou,deixa lá no chão pra adubar a terra e o capim que alimenta as mulas ucranianas, que se deixaram levar pela conversa de Zelensky,EUA e OTAN, crescer.
Não é só o Brasil que usa adubo importado,rsrs

Last edited 5 meses atrás by Paulo Roberto
Francisco Vieira
Francisco Vieira
5 meses atrás

-Também sou contra! Os ucranianos devem lutar até acabarem os últimos homens do país. Render-se, nunca. Retroceder, jamais!
(Alguém saberia dizer quantos parentes do Zé Lensque e do Putin já morreram pela pátria?)

Sergio Machado
Sergio Machado
5 meses atrás

Os caras não aprendem. Querem guerra a todo custo – do sangue dos outros, óbvio -.

Renato B.
Renato B.
5 meses atrás

Eu achei uma solução pragmática, que está longe do ideal mas é melhor que solução nenhuma. A contraofensiva parada mostra que dificilmente a Ucrânia vai recuperar os territórios perdidos.

RSmith
RSmith
5 meses atrás

Esse senhor esta equivocado em suas conclusões… que caso essa proposta maluca fosse aceita, na sua visão, a Rússia não poderia atacar o resto da Ucrânia porque estaria atacando um pais membro da OTAN.. mais a Ucrânia poderia continuar a atacar o território ocupado…. como assim? a Ucraniana, que nesse caso seria um membro da OTAN, poderia atacar a Rússia? e se a Polônia, ou Romênia ou qualquer outro membro da OTAN atacasse a Rússia? não seria o inicio da 3ª guerra mundial? Porque achar que a Ucrânia, como membro da OTAN, poderia atacar os Russos sem causar o inicio… Read more »

Manus Ferrum
Manus Ferrum
5 meses atrás

Essa guerra vai ter bem possivelmente um final horrível e tragico para todos os envolvidos.

Last edited 5 meses atrás by Manus Ferrum
Claudio X
Claudio X
5 meses atrás

Eu gostaria muito de ver qual país patrocionaria essa proposta oficialmente para a OTAN, Imagino qual seria a reação da Turquia e da Hungria a esta proposta.