Guerra na Ucrânia completa 2 anos. Relembre quando Putin disse que teria capacidade de tomar Kiev “em 2 semanas”, na época da anexação da Crimeia, em 2014:

Após declaração do presidente russo, líderes europeus o comparam a Hitler e temem que seu plano de expansão possa ir além da Ucrânia

Gabriela Ruic

São Paulo – A tensão entre Rússia e União Europeia (EU) segue aumentando. Em conversa telefônica com o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, o presidente russo, Vladimir Putin, teria dito que suas forças militares podem ocupar Kiev, capital da Ucrânia, em apenas duas semanas. Portanto, a UE não deveria “provocá-lo” com a ampliação das sanções impostas à Rússia.

De acordo com o jornal italiano La Reppublica, que primeiro divulgou a informação, a declaração foi recebida como uma ameaça e foi repassada por Barroso aos outros líderes da UE em uma reunião que aconteceu no último final de semana em Bruxelas (Bélgica). O episódio foi também confirmado por um diplomata que estava presente na reunião ao site da revista alemã Der Spiegel.

Clima tenso

Tal encontro, relatou o periódico, tinha justamente o objetivo de discutir novos embargos aos russos e acabou sendo tomado por um clima de nervosismo. O primeiro-ministro britânico, David Cameron, e a chanceler alemã, Angela Merkel, logo após a fala de Barroso, teriam se manifestado em tom de preocupação.

Cameron trouxe o passado à tona, lembrando que a UE não deveria repetir o erro cometido por líderes europeus em 1938. Na ocasião, tais líderes aceitaram ceder porções da então Tchecoslováquia para a Alemanha, desde que Hitler se comprometesse a não reivindicar novos territórios. No ano seguinte, apesar do acordo, os alemães invadiram a Polônia e iniciava-se a 2ª Guerra Mundial.

Merkel, por sua vez, prosseguiu o La Reppublica, afirmou que é necessário levar em conta que os planos russos podem ir além da Ucrânia. Segundo ela, é possível que Putin esteja de olho em outros países da região, como Letônia e Estônia, por exemplo.

Expectativa

A reunião concluiu que é necessário que a UE continue firme em seu posicionamento, endurecendo ainda mais as sanções contra a Rússia. Uma nova reunião está marcada para esta sexta-feira e a expectativa é que um novo pacote de medidas seja aprovado pelos líderes europeus.

De acordo com a agência de notícias Reuters, este pacote terá como alvo setores como o da defesa e finanças. Uma das possibilidades, explicou a agência, é que seja incluída uma proibição de que cidadãos europeus comprem títulos da dívida russa.

FONTE: Exame.com

VEJA TAMBÉM:

Chamada do capítulo 5 do livro “Europe at War 28 – War in Ukraine Volume 2 – Russian Invasion February 2022”
Subscribe
Notify of
guest

92 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Macgaren
Macgaren
2 meses atrás

Virou chacota.

Estão sob sanções, estão reféns economicos da China e Índia e ainda não conseguiram mais de 30% do território da Ucrania.

UE fez certo de pagar para ver e descobrir que não era tudo isso.

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  Macgaren
2 meses atrás

Eles não ocuparam Kiev ainda para mostrar o quão Forte são

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Orivaldo
2 meses atrás

Ainda ta nessa conversa

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  Nilton L Junior
2 meses atrás

Faz 2 anos que estou

Pedro
Pedro
Reply to  Nilton L Junior
2 meses atrás

ué..até ocuparem Kiev é pertinente…estamos esperando

Wagner
Wagner
Reply to  Macgaren
2 meses atrás

O mundo é refém da China, pega a balança comercial e veja. Quanto a Rússia já está modificado fronteiras em pleno século XXI e a OTAN faz o nada, em 99 viu o que fizeram com o ” cachorro morto” chamado Sérvia e a Sérvia não fez nem 1% do que a Rússia está fazendo. De 15 dias a 2 anos assombrando a OTAN.

Joao
Joao
Reply to  Wagner
2 meses atrás

É um bom plano….
Deixar a economia voltada pra guerra, perder uma enorme força de trabalho, perder relações internacionais, gastar rios de dinheiro, para assombrar…..
Uau…

Quirino
Quirino
Reply to  Macgaren
2 meses atrás

O que a Rússia enfrentou nenhuma nação na terra enfrentou, Rússia enfrentou um país que foi financiado, armada e treinado por 50 países, não qualquer países, os países que tinha as melhores economias, as “melhores armas”, as melhores forças armadas, ainda sim, mesmo a Rússia enfrentando esse monstro gigantesco, ela esta atualmente em uma posição favorável na guerra com os ucranianos, ja os ucranianos, mesmo tendo HIMARS, abrams, leopards2 challenger2, etc., estão em uma posição desfavorável. O que aconteceu nos últimos meses, a falta de dinheiro vindo dos Estados Unidos mostrou o que todos sabiam, se a OTAN não tivesse… Read more »

Last edited 2 meses atrás by Quirino
Monarquista
Monarquista
Reply to  Quirino
2 meses atrás

Verdade, o poderio aéreo da Otan, o poderio naval da Otan, etc, saíram desmoralizados… A poderosa marinha e força aérea russa mostrou quem manda nos céus e mar…

LUIZ
LUIZ
Reply to  Monarquista
2 meses atrás

A guerra será decidida pelas forças terrestres. E a Rússia nesse setor está em vantagem.

deadeye
deadeye
Reply to  LUIZ
2 meses atrás

Vantagem tirando T-62 e T-55 do estoque??

Nacionalista brasileiro
Nacionalista brasileiro
Reply to  Quirino
2 meses atrás

Exato senhor Quirino. E permita-me acrescentar, que a alegada “vitória” ucraniana em 2022, na verdade foi uma ocupação de território voluntariamente cedido pela Rússia no contexto de um estratégia que não tem nada de novo, que consiste em “encurtar a linha” a fim de adensar as defesas. A Rússia decidiu usar a estratégia fabiana, ou seja, consolidar defesas, e esperar o exército ucraniano atacar, pois o tempo estava contra este, e não contra a Rússia. Fora pensado e mobilizado efetivo para uma campanha rápida, que contava com uma rebelião nas forças armadas ucranianas, algo não novo, pois um exército que… Read more »

Joao
Joao
Reply to  Nacionalista brasileiro
2 meses atrás

Um plano B que tá durando muito.
Só não se faz uma ofensiva, quando não se pode impor sua vontade, e se depende de uma defensiva para desgastar o inimigo e buscar se fortalecer.
Ta durando muito.
O Rússia esta se fortalecendo muito pouco, e a OTAN, mais que a Ucrânia, tem se fortalecido.

Joao
Joao
Reply to  Quirino
2 meses atrás

Ninguém enfrentou?

Que viagem…

A Rússia tá enfrentando equipamento antigo.
Os mais novos mal equipam uma Bda.

A Rússia conseguiu ignorar todos os Princípios de Guerra e Fundamentos das Operações Ofensivas, e tá nesse enrosco, de conseguir o terreno que já estava em questão desde 2014.

Gilson Elano
Gilson Elano
Reply to  Quirino
2 meses atrás

Esse discurso que a Rússia está enfrentando a OTAN sozinha é uma tremenda fake news. De um lado, está a OTAN. Do outro lado estão : Rússia, China, CN, Índia, Bielorrússia, Brasil entre outros países do terceiro mundeco.
No mais, se a Rússia estivesse enfrentando a OTAN diretamente, pelo que tem demonstrado, ela estaria levando chibatada em cima de chibata.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Gilson Elano
2 meses atrás

É verdade que a Rússia está longe de estar sozinha. Porém, apesar das chibatadas, Rússia está avançando e adaptando suas cadeias de produção. Sim, estão fazendo isso com velharias, mas está funcionando.

Para piorar, o apoio ocidental está minguando. No momento a esperança ucraniana parece se resumir a elevar o preço da invasão russa.

LUIZ
LUIZ
Reply to  Macgaren
2 meses atrás

A Rússia tem além de China e Índia somados em população 3 bilhões de habitantes. E outros países dos Brics como Brasil e África do Sul negociar. E nem vou citar outros países que a Rússia mantem laços económicos. Então essas sanções e isolamento russo que tanto queria o ocidente fracassou.

Pedro
Pedro
Reply to  LUIZ
2 meses atrás

verdade..eles estão usando T-64 de pirraça mesmo..

Realista
Realista
Reply to  Macgaren
2 meses atrás

( A Rússia não é tudo ) e porque existe a OTAN então ?

Nilo
Nilo
Reply to  Realista
2 meses atrás

Em que momento a OTAN esteve morta? Certamente o Pacto de Varsóvia está morto, mas nunca Europa ou EUA abriu mão da OTAN, pois é através dela que os americanos chegaram na fronteira com a Rússia, está é uma afirmação que muito tem sido dita sem nenhum fundamento.

ODST
ODST
Reply to  Macgaren
2 meses atrás

Na verdade e Rússia não conseguiu nem 25% do território ucraniano ainda. Um país que faz FRONTEIRA SECA com eles ainda por cima.

O urso está velho e cansado

Last edited 2 meses atrás by ODST
Orivaldo
Orivaldo
2 meses atrás

E 2 semanas que viraram 2 anos. Vamos aguardar mais 72hrs e ver o desenrolar da situação

Last edited 2 meses atrás by Orivaldo
Henrique
Henrique
Reply to  Orivaldo
2 meses atrás

kkkkk
comment image

Vitor
Vitor
2 meses atrás

Follow Boys o clichê de rodapé impulsiona narrativa que a patota da Otan está virando o jogo.

Paulo Sollo
Paulo Sollo
2 meses atrás

Esta é a situação absolutamente patética na qual a Otan e sua mídia aliada se encontram para tentarem desviar o foco do vergonhoso e estrondoso fracasso de sua coalizão contra a Rússia. Ficar repetindo ad nauseam que “ain, ele disse que chegaria a Kiev em dois dias”. Passados 2 anos de um consolidado fracasso em expulsar os russos após um início de operações pró Ucrânia repleto de discursos e declarações repletas de arrogância, empáfia e uma crença fantasiosa em uma superioridade tecnológica da otan que conduziram as massas à histeria russofóbica generalizada, todos sabem como está a situação. A Ucrânia… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Paulo Sollo
2 meses atrás

ain, ele disse que chegaria a Kiev em dois dias”.

Não. Ele disse que ocuparia a cidade em 2 semanas.

Scudafax
Scudafax
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
2 meses atrás

Teoricamente, eles chegaram em Kiev…
Não a tomaram, mas chegar eles chegaram.

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Scudafax
2 meses atrás

Não adianta desviar o assunto.

Putin disse que chegaria em Kiev em dois dias ou que tomaria Kiev em duas semanas?

Vitor
Vitor
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
2 meses atrás

O que mudou ? Eu não vou opinar mas pobre ucraniano tem a resposta.

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Vitor
2 meses atrás

Se você não vai opinar, por que haveria eu de responder à sua pergunta, mesmo porque não é disso que estou falando?

deadeye
deadeye
Reply to  Scudafax
2 meses atrás

Não, não chegaram. O ataque Russo foi paralisado na região metropolitana, per se, nunca entraram em Kiev.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Paulo Sollo
2 meses atrás

Essa ladainha de “Aiinnn Kiev em 3 dias” sempre vai existir pela turma pró OTAN/EUA, mesmo que o Putin nunca tenha falado em 3 dias, o problema é que o Putin falou em 2 semanas, o que também é um tempo muito curto, aí a fake news de 3 dias é de uma forma ou outra justificável, ou seja, acabou virando motivo de piada e provocação, mesmo sendo mentira.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Maurício.
2 meses atrás

Temos culpa que hajam Putinistas mais Putinistas do que o próprio Putin?

Joao
Joao
Reply to  Paulo Sollo
2 meses atrás

Kkkkkkk
Estrondoso fracasso de fazer uma guerra de 15 dias durar 2 anos…
É muita construção de falácia.

Paulo Sollo
Paulo Sollo
2 meses atrás

Esta é a situação absolutamente patética na qual a Otan e sua mídia aliada se encontram para tentarem desviar o foco do vergonhoso e estrondoso fracasso de sua coalizão contra a Rússia. Ficar repetindo ad nauseam que “ain, ele disse que chegaria a Kiev em dois dias”. Passados 2 anos de um consolidado fracasso em expulsar os russos após um início de operações pró Ucrânia repleto de discursos e declarações repletas de arrogância, empáfia e uma crença fantasiosa em uma superioridade tecnológica da otan que conduziram as massas à histeria russofóbica generalizada, todos sabem como está a situação. A Ucrânia… Read more »

deadeye
deadeye
Reply to  Paulo Sollo
2 meses atrás

Kiev caiu?

Nilo
Nilo
Reply to  deadeye
2 meses atrás

Não caiu, mas está vivendo uma parte do seu tempo nos buracos do metrô da cidade.

Sergio
Sergio
Reply to  Paulo Sollo
2 meses atrás

” Situação patética ?” A Ucrânia foi invadida!!!

Ela é vítima!!

Não foi a OTAN quem começou isso.

Rui Mendes
Rui Mendes
Reply to  Paulo Sollo
2 meses atrás

A OTAN se estivesse a lutar contra a Rússia na Ucrânia, os Russos já tinham regressado ás suas fronteiras.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Rui Mendes
2 meses atrás

Em uma guerra não existe o “Se”, vocês pró OTAN, estão com essa ladainha já faz 2 anos, e até agora nada de tropas da OTAN, que assim como a Rússia, só chutam cachorro morto, e isso é um fato.

AVISO DOS EDITORES: NÃO TRANSFORME O DEBATE NUMA BRIGA DE TORCIDAS.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

George
George
Reply to  Paulo Sollo
2 meses atrás

Mas essa é a verdade. Putin não chegou em Kiev.

Satyricon
Satyricon
Reply to  Paulo Sollo
2 meses atrás

Eu realmente fico pasmo quando alguém defende sequestradores de crianças com tanta eloquência.

Henrique
Henrique
2 meses atrás

A expectativa é torcer pra 30 países trocarem o governo e todos cair alinhados com o que a Rússia acha interessante pra ela, pq no campo militar é patético.

imagina tu começar uma guerra e depender da eleição dos outros pra ganhar kkkk

Last edited 2 meses atrás by Henrique
Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Henrique
2 meses atrás

Mas é um pensamento muito contraditório.

– A Rússia é fraca, potência de segunda classes. Farsa militar.

– A Ucrânia precisa que 30 países a financiem ad eternum para expulsar a Rússia(que continua avançando).

Duas premissas mutualmente excludentes. Uma impossibilidade lógica.

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  Allan Lemos
2 meses atrás

O enxadrista nao pensou nisso antes de invadir ?

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Orivaldo
2 meses atrás

Isso é irrelevante.

Quero saber como a Rússia pode, ao mesmo tempo, ser fraca, como alguns falam, mas forte ao ponto da Ucrânia estar perdida caso 30 países deixem de financiá-la.

Isso é uma impossibilidade lógica, é o equivalente militar a um quadrado redondo.

Henrique
Henrique
Reply to  Allan Lemos
2 meses atrás

teu comentário não tem nada a ver cara…

parte da premissa fanficqueira que Rússia ta lutando contra a OTAN kkkkk ela só ta fornecendo um migalha de equipamento e ainda a conta gotas pra ucrânia)

e se eu to errado da Rússia ser patética militarmente.. explica os misseis da Coreia do Norte

como que o país que vai enfrentar a OTAN e impor a NOM (ela que diz isso) não consegue ter produção de misses suficiente?

Last edited 2 meses atrás by Henrique
Felipe M.
Felipe M.
Reply to  Allan Lemos
2 meses atrás

“mas forte ao ponto da Ucrânia estar perdida caso 30 países deixem de financiá-la.” Quem está colocando Rússia e Ucrânia em pé de igualdade é você. De um lado, a Rússia, com toda a base industrial e força militar herdada da outrora poderosa URSS, com uma população mais de três vezes maior, com uma economia substancialmente maior e com a, por muitos alardeada, antes da invasão, força mais bem treinada do planeta (basta resgatar os comentários das postagens durante a atuação da força aérea russa na Síria). Do outro lado, a Ucrânia, um país com uma economia de média, com… Read more »

Joao
Joao
Reply to  Felipe M.
2 meses atrás

Muito bom, Felipe.

Rui Mendes
Rui Mendes
Reply to  Felipe M.
2 meses atrás

Como estaria a Rússia sem o apoio militar gigante de Coreia do Norte e Irão?
Sem o apoio logístico e militar, da Bielo-Rússia?
Sem o apoio financeiro dos que não gostam do Ocidente?
Até o ataque do Hamas a Israel, com Irão e Houtis no meio, veio favorecer os Russos e ser mais uma pedra no sapato, para o Ocidente, por ter que olhar para outro conflito, que não provocou.

Satyricon
Satyricon
Reply to  Felipe M.
2 meses atrás

Perfeita colocação Felipe M.

E adiciono: o fracasso russo é Retumbante
A Rússia hoje possui um PIB equivalente a 80% do PIB Italiano (vejam só!) mas, passados 2 anos, não consegue subjulgar uma nação com um PIB equivalente ao da Nova Zelândia!

Podem culpar a OTAN no que for, mas a posição russa é vexatória. Enfiaram-se num atoleiro, contra um inimigo pífio, do qual não conseguem mais sair.

O nome disso é fracasso

Henrique
Henrique
Reply to  Allan Lemos
2 meses atrás

contraditório pq se os países que estão dando suporte ucrânia prometeram esse suporte… talvez em países mafiosos o contrato não tenha valor a peas (o que é contraditório pq na mafia contrato é contrato) mas o que garante um mundo pacifico é respeito a contratos

contraditório é começar uma guerra para afastar os países do teu inimigo e jogar eles no colo do teu inimigo, mas essa é a parte que fazem questão de ignorar. que no final a Rússia é a causa da expansão da OTAN que ela tanto chora

Last edited 2 meses atrás by Henrique
Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Henrique
2 meses atrás

O seu comentário em nada tem a ver com a minha colocaçāo.

O nome disso é duplipensar.

Henrique
Henrique
Reply to  Allan Lemos
2 meses atrás

kkkk ah ta bom kkkkkkkk

Joanderson
Joanderson
2 meses atrás

O Putin se precipitou, antes da guerra a economia russa era uma das que mais cresciam se continuassem no msm ritimo ja teriam um pib de no minimo 5 trilhões de dólares, e um orçamento de uns 250 bilhões de dolares digno de uma potência.
Mas o Ocidente jogou a isca e Putin caiu como eles queriam.
Agora decadas de crescimento foram jogados fora.

Joanderson
Joanderson
Reply to  Joanderson
2 meses atrás

Quiz dizer orçamento militar de 250 bilhões de dólares.

Talisson
Talisson
2 meses atrás

A Polônia que está gastando os tubo de dinheiro em mil unidades de novos e caros MBT, vendo os camaradas dizerem que a Russia é militarmente ridicula e não é nada sem as armas nucleares.

Luís Henrique
Luís Henrique
2 meses atrás

Mas em 2014 acho que eles conseguiriam. O problema para a Rússia é que os ucranianos “acordaram” e tiveram 8 anos para se preparar. Algumas fontes sugerem que em 2014 o exército ucraniano estava em situação muito ruim, com somente cerca de 10 ou 15 mil soldados preparados para guerra. E em 2022 eles aumentaram isso de forma muito significativa, com ajuda do Ocidente, treinarão dezenas de milhares de soldados, recuperaram dezenas ou centenas de sistemas antiaéreos que estavam na reserva e os colocaram de volta a ativa, além de terem feito o mesmo com blindados, artilharia, etc. Quando a… Read more »

Nativo
Nativo
2 meses atrás

A dois anos atrás pensava que era puro blefe desse mafioso, invadir a Ucrânia, mesmo com 100 mil homens na porta daquele país.
Hoje vejo que com maluco, realmente não se brinca.
Se continuar vai afundar a Rússia, Europa e talvez o resto do mundo na sua insanidade.

ODST
ODST
Reply to  Nativo
2 meses atrás

Acredito que ele vai afundar só o próprio país mesmo. Essa guerra não vai chegar na OTAN, antes disso os generais russos cortam a cabeça do Putin

Angus
Angus
2 meses atrás

Só tenho uma coisa a dizer: a conta vai chegar, seja para a Rússia, seja para a Ucrânia, seja para a UE.

Me parece que o grande vencedor até o momento é a China, que se consolida definitivamente como 2ª potência mundial, se aproximando dos EUA a casa dia.

Quanto antes acharem uma solução, melhor para Ucrânia, Rússia e UE (na sequência).

Por fim, conquistar é uma coisa, manter é outra. Qual o custo para a Rússia manter os territórios já conquistados? será que realmente os russos fariam tudo novamente, se soubessem do atual estágio da guerra?

Bosco
Bosco
2 meses atrás

O Putin tinha que comemorar essa data escrevendo a sua autobiografia e chamar o ____________ para fazer o prólogo.
Ambos têm muito em comum em relação ao que fizeram com sua biografia.

COMENTÁRIO EDITADO. NÃO INSISTA EM PROVOCAÇÕES QUE SÓ SERVEM PARA DESVIAR O ASSUNTO PARA A DISPUTA POLÍTICA E PARTIDÁRIA.

VOCÊ É VETERANO NA TRILOGIA E CHEGOU A SER SUSPENSO POR DESOBEDECER AS REGRAS DO BLOG. JÁ DEVERIA CONHECER AS REGRAS. APROVEITE MAIS ESTA OPORTUNIDADE:

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

deadeye
deadeye
2 meses atrás

Coisas que os pro-russos previram e não ocorreu: UE não congelou sem o gás Russo; UE controlou a inflação, e a economia continua crescendo, e a “desindustrialização” não ocorreu; A OTAN se fortaleceu, não se enfraqueceu; Rússia perdeu influência na Asia Central e Cáucaso; EUA continua a crescer, e a OTAN está aumentando seu parque de defesa; Kiev não caiu para o inverno; Economia Russa, vai recuperar o mesmo nível de PIB apenas em 2031 – sanções funcionaram A Rússia demonstrou a sua incompetência para o mundo; Defesas antiaéreas Russas, se mostraram incapazes de interceptarem os mísseis de cruzeiros da… Read more »

Hcosta
Hcosta
Reply to  deadeye
2 meses atrás

dominar o mar negro, caos na Europa devido à crise dos refugiados, partidos de extrema direita tomar o poder, China entrar na guerra, mobilizações na Rússia são desnecessárias, exército Russo bem treinado e equipado, reservas de material moderno, Ucranianos receberem de braços abertos os invasores, regime Russo sem conflitos internos, etc…
E nenhum país Europeu se atrever a apoiar a Ucrânia devido à sua “dependência” da Rússia…

deadeye
deadeye
Reply to  Hcosta
2 meses atrás

Acho que vc está em um mundo paralelo

Hcosta
Hcosta
Reply to  deadeye
2 meses atrás

Acho que você não percebeu…

Jefferson B
Jefferson B
2 meses atrás

Se a Ucrânia for derrotada os EUA comp país vai afundar!
Vai passar uma imagem extremamente fraca, bastando uma mudança política para alterar completamente o rumo da história de outro país.
A Europa certamente vai se afastar dos EUA e a ideia de exército europeu vai virar realidade.
A derrotada da Ucrânia será maior nos EUA do que em qualquer outro lugar do mundo.
A própria ideia de democracia vai perder força!

Joao
Joao
Reply to  Jefferson B
2 meses atrás

Vai?

Impossível, entender como…

Scudafax
Scudafax
2 meses atrás

Para os que estudam história, a invasão da Ucrânia foi um passo estratégico inevitável. Resultado do colapso repentino da União Soviética, do „presente“ de 1953 da administração da Crimea para a Ucrânia e ainda da Revolução Russa de 1917. A Frota do Mar Negro está em Sevastopol desde 1783, com o colapso soviético ficou em uma posição abismal. Além disso, invasão de países é uma especialidade americana, mas a mídia ocidental é a mídia americana, com dois pesos e duas medidas, rapidamente esqueceram o Iraque, Afeganistão, Líbia, Panamá, Guam e também Al-Tanf, na Síria, sem contar a Cisjordânia e as… Read more »

Rafael Aires
Rafael Aires
Reply to  Scudafax
2 meses atrás

EUA anexaram o Texas e usou o mesmo argumento que o Putin está usando. Anexou mais da metade do México no século 19 usando o mesmo argumento. Hipocrisia dos EUA.

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  Rafael Aires
2 meses atrás

A Russia nunca anexou nem um território. Sempre foi grande assim

Rafael Aires
Rafael Aires
Reply to  Orivaldo
2 meses atrás

Anexou partes da Ucrânia. Você pode falar que são territórios que já fizeram parte ou do Império Russo ou da União Soviética mas desde 1991 não eram mais da Rússia. Mundo sempre foi assim.

Henrique
Henrique
Reply to  Rafael Aires
2 meses atrás

” século 19 usando “

mais uma vez o grupo da fanfic histórica…

amigo.. tudo que aconteceu antes de 1991 é completamente lixo histórico irrelevante.

A Rússia reconheceu a Ucrânia e o território legitimo dela sem questionar a fronteira. Cabo a discussão

Rafael Aires
Rafael Aires
Reply to  Henrique
2 meses atrás

A história atual nada mais é que o a consequência da história passada. Não tem como dissociar o passado do presente.

Henrique
Henrique
Reply to  Rafael Aires
2 meses atrás

historia é irrelevante quando um pais assina um tratado dizendo que reconhece que X coisa agora é de Y.

Rússia reconheceu o território da Ucrânia.. .não importa a historia. ninguém quer saber de Pedro ou Catarina… qualquer coisa antes de 1991 é lixo.

ou então vc vai ter que admitir que a Rússia descende da Ucrânia e ela é legitima dona da Rússia… se historia importa como vc ta falando…

Last edited 2 meses atrás by Henrique
Satyricon
Satyricon
Reply to  Rafael Aires
2 meses atrás

Bom, neste caso, a Rússia tem obrigação moral de devolver os territórios de Kaliningrado e as Ilhas Habomai, Shikotan, Kunashiri e Etorofuaos a seus legítimos donos (Polônia e Japão)

Last edited 2 meses atrás by Satyricon
Scudafax
Scudafax
Reply to  Satyricon
1 mês atrás

A história importa como contexto histórico e social, servindo de contexto para a tomada de decisão. No caso da Ucrânia, antiga parte do Império Russo, há claras implicações estratégicas para a Rússia.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Scudafax
2 meses atrás

Nunca percebi essa ideia de que a Rússia é um grande aliado, económico e diplomático do Brasil…

E diga-me qual foi o período da História onde a Rússia não tinha atacado, invadido e/ou ocupado um outro país…

Henrique
Henrique
Reply to  Scudafax
2 meses atrás

“A vitória da Rússia é do interesse geopolítico brasileiro.”

Explica isso aqui pq a Rússia ta anexando um país vizinho com a desculpa que ele foi da Rússia no passado

como que a vitória da Rússia, que é a confirmação desse argumento, pode ser interessante pro Brasil se todo dia o pessoal que defende a Rússia e anti estado unidos Europa infla a que a OTAN via invadir o Brasil?

qual a lógica de endossar o argumento que legitima a OTAN ser dona legitima da de todo o continente sul Americano? kkkk

Scudafax
Scudafax
Reply to  Henrique
1 mês atrás

Por isto é bom estudar história, compreendendo a formação e a mentalidade de cada contexto. A Frota do Mar Negro está em Sevastopol desde 1783, o colapso soviético implicou em ausência de assimilação das implicações estratégicas da doação da Crimea de 1953. Somado à isto há a ameaça de expansão da OTAN em terras do Império Russo. Tudo isto faz parte do contexto e ajuda a entender o processo decisório. Se história não interessa não haveria Israel, nem movimento sionista. Papel aceita tudo.

Joao
Joao
Reply to  Scudafax
2 meses atrás

Para quem estuda história, está misturando guerra que não tem nada uma com a outra….

No máximo, a busca por alguns de diminuir o poder americano e este de manter.

Mas são conflitos com razões, atores, desenrolar, completamente diferentes.

João Moita Jr
João Moita Jr
2 meses atrás

Se isso que estamos presenciando aí é a derrota da Rússia, que Deus nos acuda quando comecem a ganhar…

Sergio
Sergio
2 meses atrás

Impressionante como esses tiranos são longevos e, aparentemente, a prova de doenças, acidentes e morte.

Ontem sepultei um amigo de 47 anos.

Câncer generalizado.

Fulminante.

Um doce de pessoa, casado com uma linda jovem, cheio de vida e decência.

Enquanto isso.

Há algo a mais por trás…

naval762
naval762
2 meses atrás

Calma, os russos já ganharam a guerra, Putin só está provando o quão forte ele é deixando esse monte de gente e equipamento ser destruído. Se ligaram? Esse cara é um jênio!

Manus Ferrum
Manus Ferrum
2 meses atrás

EDITADO

Andromeda1016
Andromeda1016
2 meses atrás

Foi uma metáfora usada para ameaçar a Otan e só. A frase não tinha intenção de relatar suas intenções na guerra, pois se isso fosse verdade, ele nunca a teria revelado. Frase tirada de seu contexto para fins de manipulação. Ainda estou esperando a morte iminente do Putin por doença crônica e a falência econômica da Rússia como propalaram a mídia ocidental.

Last edited 2 meses atrás by Andromeda1016
Hcosta
Hcosta
Reply to  Andromeda1016
2 meses atrás

Metáfora não é isto. O nome disto é uma ameaça e uma alucinação criada por acreditar na sua própria propaganda. E é verdadeira e sabe porquê? Porque foi isso que ele tentou fazer… Ou já chegámos ao ponto de dizer que a Ucrânia não foi invadida? e se a UE estivesse na mesma situação económica que a Rússia, só posso imaginar os comentários dos apoiantes de ditaduras. Mas como é a Rússia… Se já foi o delírio com os preços do gás a subirem para depois estarem mais baixos do que inicialmente, com as florestas devastadas, o que diriam se… Read more »

Andromeda1016
Andromeda1016
Reply to  Hcosta
2 meses atrás

Quer dizer que Putin e seus generais levam meses ou quem sabe anos para prepar os planos de invação, fazem preparativos de armas e pessoal, mobilizam todo o aparato militares deles para a fronteira com a Ucrânia e ai liga para a Otan e revela a eles seus planos de invasão? Você acredita nisso? Verdade???? Tolinho …. sabe de nada …. rsrsrs

Hcosta
Hcosta
Reply to  Andromeda1016
2 meses atrás

Me parece que não sabe o que são planos de invasão e como as ameaças funcionam…

Andromeda1016
Andromeda1016
Reply to  Hcosta
2 meses atrás

Tua atitude lembra a fábula da raposa e da uva … Uvas verdes ….. rsrsrsrs

Hcosta
Hcosta
2 meses atrás

Em Portugal há protestos de polícias, de técnicos de diagnóstico, etc…
Mais um sinal de que Putin está a ganhar…

Já deve faltar pouco para não haver comida na mesa, tal como não haveria eletricidade no Inverno…

Bigliazzi
Bigliazzi
2 meses atrás

E alguns acham que os patéticos a Russos estão mais perto da vitória hoje do que a dois anos atrás