O presidente russo, Vladimir Putin, usou na quinta-feira (23) a palavra “guerra” para se referir ao conflito na Ucrânia, a primeira vez conhecida em que ele se desviou publicamente de sua descrição cuidadosamente elaborada da invasão de Moscou como uma “operação militar especial” 10 meses após seu início.

“Nosso objetivo não é girar o volante do conflito militar, mas, ao contrário, acabar com esta guerra”, disse Putin a repórteres em Moscou, depois de participar de uma reunião do Conselho de Estado sobre política para a juventude.

“Temos estado e continuaremos a lutar por isso.”

Os críticos de Putin dizem que usar a palavra “guerra” para descrever o conflito na Ucrânia é efetivamente ilegal na Rússia desde março, quando o líder russo assinou uma lei de censura que torna crime disseminar informações “falsas” sobre a invasão, com penalidade de até 15 anos de prisão para quem for condenado.

Portanto, o uso da palavra por Putin não passou despercebido.

Nikita Yuferev, um legislador municipal de São Petersburgo que fugiu da Rússia devido à sua postura anti-guerra, disse na quinta-feira que pediu às autoridades russas que processassem Putin por “espalhar informações falsas sobre o exército”.

“Não houve decreto para encerrar a operação militar especial, nenhuma guerra foi declarada”, escreveu Yuferev no Twitter. “Vários milhares de pessoas já foram condenadas por tais palavras sobre a guerra.”

Uma autoridade dos EUA disse à CNN que sua avaliação inicial foi de que o comentário de Putin não foi intencional e provavelmente um lapso de língua. No entanto, as autoridades estarão observando atentamente para ver o que as figuras dentro do Kremlin dizem sobre isso nos próximos dias.

Milhares foram mortos, aldeias inteiras destruídas e bilhões de dólares em infraestrutura destruída desde que a invasão de Putin na Ucrânia começou em 24 de fevereiro.

Naquele dia, Putin usou o termo “operação militar especial” para descrever seu ataque. Ele enquadrou a brutalidade em curso como uma campanha de “desnazificação” – uma descrição descartada por historiadores e observadores políticos – e cada vez mais descreveu a invasão não provocada da Rússia como uma causa patriótica e quase existencial.

Os comentários de Putin na quinta-feira (22) seguiram-se a uma viagem histórica de Volodymyr Zelensky a Washington, onde o presidente ucraniano fez um discurso apaixonado ao Congresso pedindo maior apoio dos EUA ao esforço de guerra.

Durante sua visita, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, revelou um pacote de assistência de US$ 1,8 bilhão para a Ucrânia, que inclui um sistema de defesa antimísseis Patriot – um pedido antigo de Kiev para combater os ataques aéreos russos.

Falando a repórteres em Moscou na quinta-feira, Putin descartou os sistemas Patriot como “antigos” e disse que a Rússia “sempre encontrará o antídoto”.

“Em relação aos Patriots, este é um sistema bastante antigo e não funciona tão bem quanto o nosso S-300 (sistema de mísseis)”, disse Putin.

“Aqueles que se opõem a nós acham que isso é uma arma defensiva, é o que dizem. Mas isso está na cabeça deles e sempre encontraremos o antídoto.

“Então, aqueles que fazem isso estão apenas perdendo seu tempo, apenas atrasando o conflito.”

Em seu discurso ao Congresso, Zelensky discutiu brevemente uma fórmula de paz de 10 pontos e uma cúpula sobre a qual contou a Biden durante uma reunião anterior na Casa Branca. O líder ucraniano afirmou que Biden apoiou as iniciativas de paz.

Questionado na quinta-feira por um repórter se havia uma chance real de diplomacia na Ucrânia, Putin disse que a negociação sempre precedeu o fim do conflito.

“Todos os conflitos, conflitos armados também, terminam de uma forma ou de outra com algum tipo de negociação”, disse Putin ao acusar Zelensky de se recusar a negociar.

“Nunca recusamos, foi a liderança ucraniana que se recusou a conduzir as negociações… mais cedo ou mais tarde qualquer parte do conflito se sentará e negociará e quanto mais cedo aqueles que se opõem a nós perceberem isso, melhor”, disse ele.

Putin e o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, declararam na quarta-feira (21) que o Kremlin fará um investimento substancial em muitas áreas das forças armadas.

As iniciativas incluem aumentar o tamanho das forças armadas, acelerar os programas de armas e implantar uma nova geração de mísseis hipersônicos para preparar a Rússia para o que Putin chamou de “confrontos inevitáveis” com seus adversários.

FONTE: CNN

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Profyler
Profyler
1 mês atrás

É cada delírio nas falas desse ditador, que tá mais pra um show de comédia do Vladmir-Kiev-em-3-dias-Putin.

Coringa Makalaba
Coringa Makalaba
Reply to  Profyler
1 mês atrás

Sempre que peço a partilha do discurso di re to de Pu tin, dizendo isso, em vez de especulação, o comentário é barrado

Tutor
Tutor
1 mês atrás

O bonecão ditador aí vai pegar 15 anos de cadeia também?!

Profyler
Profyler
Reply to  Tutor
1 mês atrás

Pois é. Só vale pros plebeus. Não vale pra Tsar.

Felipe M.
Felipe M.
1 mês atrás

eita, agora a turma boa daqui estão autorizados a usar a palavra guerra.

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  Felipe M.
1 mês atrás

Eles usam faz tempo já. É que não estão na Rússia e não corriam riscos de ser presos

Zoranm
Zoranm
1 mês atrás

Uma pena não ter d.eclarado g.uerra mesmo.

José
José
Reply to  Zoranm
1 mês atrás

Excelente !

Carlos Silva
Carlos Silva
Reply to  Zoranm
1 mês atrás

EDITADO:
COMENTARISTA EXPULSO.

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  Zoranm
1 mês atrás

Os Russos não conseguem nem deter Terroristas que mataram centenas em sua própria capital, e ainda saíram pela porta da Frente

Zé Rato
Zé Rato
1 mês atrás

Se uma “operação militar especial localizada” causa estes níveis de destruição e mortandade, nem quero imaginar como será quando vier a “guerra”!

E Moscovo já ameaçou por diversas vezes declarar guerra à Ucrânia.

Zé Rato
Zé Rato
Reply to  Zé Rato
1 mês atrás

“Off-topic”, no Google Maps já há imagens de satélite atualizadas de locais como Mariupol ou Hostomel, onde dá para ver os níveis de destruição desta “operação militar especial”.

Henrique
Henrique
1 mês atrás

“O presidente russo, Vladimir Putin, usou na quinta-feira (23) a palavra “guerra” para se referir ao conflito na Ucrânia, a primeira vez (…).

(…) usar a palavra “guerra” para descrever o conflito na Ucrânia é efetivamente ilegal na Rússia desde março, quando o líder russo assinou uma lei de censura que torna crime disseminar informações “falsas” sobre a invasão, com penalidade de até 15 anos de prisão para quem for condenado.”

Tipo de b*** que só existe em governo totalitário, principalmente aqueles lotados de “yes-man” como a Russia kkkkk

Fábio Jeffer
Fábio Jeffer
1 mês atrás

A única coisa que resta pra torcida da Ucrânia é criticar e debater em cima da palavra guerra ou operação especial, pq no campo de batalha onde interessa mesmo a Ucrânia já era

Bispo
Bispo
1 mês atrás

Na primavera por lá … tudo indica que 100.000 botas russas irão partir para o estilo “pé na porta” … a dúvida é; será em uma única frente ou em três pontos distintos, desmilinguido o já esfrangalhado exército ucraniano.

comment image

A Rússia retornou a fabricação das FB-3000 (1.400 toneladas de TNT), raio de destruição, 900 metros…

Devido ao peso somente Tu-22M3 fará a “entrega” , no máximo duas por voo.

A FAB-9000, que não é mais fabricada(ainda) tinha 6000T de TNT…a bomba atômica que explodiu em Hiroshima tinha estimados 15.000T de TNT 🙃

José
José
Reply to  Bispo
1 mês atrás

100mil botas daria 50mil homens. Mais vidas ceifadas pelo lunático ditador russo. Ainda tem quem o apoie. Lamentável.

Heinz
Heinz
Reply to  Bispo
1 mês atrás

ótimo, prevejo a perda de alguns TU-22.

Fábio Jeffer
Fábio Jeffer
Reply to  Heinz
1 mês atrás

Burrice não prevê nada alienado

Bispo
Bispo
Reply to  Heinz
1 mês atrás

Prevejo muitos ucranianos desertando…ou virando paçoca-fab..rs

Machado
Machado
Reply to  Bispo
1 mês atrás

Rapaz quero ver essa. Se a FAB 1500 está causando um estrago e desespero nas linhas ucranianas imagina essa FAB 3000. Quem dirá essas outras FAB 5000 e FAB 9000. É muito poder de destruição. Mas não tenho pena dos ucranianos. Escolheram o lado errado da história.

Jose
Jose
Reply to  Bispo
1 mês atrás

O que é aquela “bomba” azul lá no fundo kkkkkk.

Last edited 1 mês atrás by Jose
BISPO
BISPO
Reply to  Jose
1 mês atrás

Helicoptero especializado em caçar submarinos …extremamente eficaz….acredito ser o Kamov ka-25… vai subestimando como a OTAN para “chorar” depois..rs

Last edited 1 mês atrás by BISPO
Utama
Utama
Reply to  Bispo
1 mês atrás

esse Tu-22 é incrível mesmo, carrega 12 MIL TONELADAS de TNT. é basicamente um trem de minério.

Felipe
Felipe
1 mês atrás

Agora a Rússia vai começar a guerra de verdade…o bicho vai pegar. Coitada da Ucrânia, enganada pela Otan, juntas não deram conta da Rússia em modo “operação especial”, agora vamos ver.

José
José
Reply to  Felipe
1 mês atrás

Algum dia ela não esteve numa guerra de verdade ? Nao vem com história de operação militar especial porque isso nunca existiu. Sempre foi uma guerra. Esse papo furado russo nunca colou.

Last edited 1 mês atrás by José
Jonathan Pôrto
Jonathan Pôrto
1 mês atrás

Isso aumentou ainda mais a capacidade da economia de guerra na Rússia, enquanto Europa discute se deveriam entrar no regime economia de guerra, Putin faz!!!

gil
gil
1 mês atrás

OTAN se expande 6 vezes em direçao a fronteira russa. OTAN fragmenta a Yugoslavia OTAN convida a Ucrania e Georgia para uma reuniao da alliança OTAN tenta o primeiro golpe de estado falido na Ucrania OTAN em 2014 consegue dar o golpe de estado na Ucrania OTAN tenta fazer um golpe de estado com Bielorussia OTAN por medio dos Europeos faz acordos de Minsk pra ganhar tempo para armar a mesma contra a Russia- OTAN atraves de UK arrebenta o acordo de paz logrado em Istambul entre Ucrania e Russia. Tudo isso para agora estar tomando no r*** da Russia… Read more »

Gustavo
Gustavo
1 mês atrás

Com putin declarando guerra,os ataques vai ser mais contínuos, mais qual motivo que levou ele mudar a Tática,de operação especial a guerra, e caso da Ucrânia começar pensar linha defensivas, recuar para centro para tentar salvar o que der do seu território, e pensar numa solução pra paz nesse conflito ou pode continuar até que não resta nada, cada um com seus problemas.

Coringa Makalaba
Coringa Makalaba
1 mês atrás

Apenas deram o motivo útil para Putin tomar Kiev.
E isto vai acontecer.
O Ocidente estar a lamentar o ato terrorista, algo que não fez em 2017, quando se viu o mesmo no metro de Moscovo, revela que Zelensky foi abandonado

Utama
Utama
Reply to  Coringa Makalaba
1 mês atrás

é mais fácil morrer todos os 20 milhões de homens da Ucrânia que Putin tomar Kiev. E a França acabou de enviar tropas pra Ucrânia. Que abandono é esse que causa aumento do apoio?