Empresas chinesas estão investindo bilhões para desenvolver suas capacidades domésticas na fabricação de chips

A Huawei e uma empresa chinesa não-identificada, fabricante de chips, entraram com pedidos para patentear uma maneira de produzir semicondutores considerada de baixa tecnologia, mas eficaz. O movimento levantou suspeitas de que a China possa melhorar suas técnicas de produção de chips apesar dos esforços dos Estados Unidos para interromper seu progresso.

As empresas estão desenvolvendo tecnologias que envolvem o chamado padrão de quádrupla padronização autoalinhada, ou SAQP, na sigla em inglês. De acordo com os pedidos para registro das patentes, o objetivo é reduzir a dependência da litografia de alta tecnologia. Isso permitiria a produção de chips avançados sem os equipamentos de litografia ultravioleta extrema (EUV) de última geração da ASML. A ASML, sediada na Holanda e única fabricante de máquinas EUV, não pode vendê-las para a China devido a controles de exportação.

A padronização quádrupla é uma técnica para gravar várias vezes em wafers de silício as linhas que permitem o aumento da densidade de transistores — e, portanto, o desempenho. A requisição de patente da Huawei, divulgada na sexta-feira (15), descreve um método que usa essa técnica para fabricar semicondutores mais sofisticados. “A adoção desta patente aumentará a liberdade de design dos padrões de circuito”, diz o documento registrado na Administração Nacional de Propriedade Intelectual da China.

A SiCarrier, uma desenvolvedora de equipamentos para fabricação de chips que é apoiada pelo governo chinês e trabalha com a Huawei, obteve uma patente que envolve a técnica SAQP no final de 2023. Sua patente combina máquinas de fabricação de chips de litografia ultravioleta profunda, ou DUV, e a tecnologia SAQP, para atingir certos limites técnicos vistos em chips de 5 nanômetros, de acordo com o registro de patente. Segundo a empresa, a prática pode evitar o uso de máquinas EUV e, ao mesmo tempo, reduzir os custos de fabricação.

A tecnologia de padronização quádrupla é suficientemente boa para a China fabricar chips de 5 nanômetros, mas a China ainda vai precisar obter máquinas EUV a longo prazo, segundo Dan Hutcheson, vice-presidente da TechInsights, empresa especializada em analisar a indústria de semicondutores. “Pode mitigar, mas não superar completamente os problemas técnicos de não ter EUV”, disse ele.

Os principais fabricantes de chips, como a TSMC, usam máquinas EUV para produzir chips avançados porque elas são mais eficientes — o que significa que o custo por chip é minimizado. Se a Huawei e seus parceiros usarem métodos alternativos para a produção de semicondutores, o custo por chip pode ser maior do que os padrões da indústria.

Os chips mais avançados atualmente em produção comercial usam tecnologia de 3nm, incluindo chips que a TSMC fabrica para empresas como a Apple. Atualmente, a China é capaz de fabricar chips de 7nm, duas gerações atrás, mas avançar para 5nm deixaria os chineses apenas uma geração atrás dos líderes globais.

Há anos os Estados Unidos e seus aliados vêm restringindo o acesso da China a semicondutores e equipamentos de fabricação de chips, com o governo Biden argumentando que tais controles são necessários para a segurança nacional. Isso inclui proibições à exportação das máquinas EUV da ASML e dos processadores gráficos mais poderosos da Nvidia, que são usados para treinar serviços de inteligência artificial.

Mas empresas chinesas estão investindo bilhões para desenvolver suas capacidades domésticas na fabricação de chips e a Huawei revelou no ano passado um smartphone inovador, alimentado por um processador avançado de 7nm. Isso sugeriu que o setor de tecnologia do país está progredindo apesar dos esforços dos Estados Unidos, da Holanda e do Japão para que isso não aconteça.

Em resposta, o governo Biden está procurando meios adicionais para conter o progresso da China. Os EUA estão pressionando aliados como Coreia do Sul e Alemanha a se juntarem ao esforço e consideram incluir na lista negra ainda mais empresas chinesas de chips que são ligadas à Huawei, incluindo a SiCarrier.

Um grupo de fabricantes chineses de equipamentos de chips, incluindo a Naura Technology e a Advanced Micro-Fabrication Equipment, também está estudando como combinar a tecnologia de múltipla padronização com sistemas de gravação para produzir chips de 7nm – ou ainda mais avançados – porque as EUV estão fora de alcance, segundo um relatório elaborado por analistas do Citigroup, incluindo Jamie Wang e Kevin Chen.

“As empresas chinesas de semicondutores recorrem principalmente ao SAQP para produzir chips avançados, o que poderia aumentar a densidade das máquinas de gravação na China”, dizem os especialistas.

Neste ano, Pequim tem dado total apoio aos mais relevantes fornecedores nacionais de equipamentos para fabricação de chips. Neste mês, o primeiro-ministro Li Qiang visitou os escritórios da Naura Technology em um tour pessoal amplamente divulgado, geralmente orquestrado para sinalizar o apoio do governo central.

FONTE: Bloomberg, via InvestNews

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nilo
Nilo
1 mês atrás

Onde fica o liberalismo econômico, a liberdade comercial? Conceitos vendidos como receita de canja de.galinha de fácil consumo por gerações por uma linhagem subserviente. Globalismo rsrsrs

Underground
Underground
Reply to  Nilo
1 mês atrás

Pergunta para os chineses!

Nilo
Nilo
Reply to  Underground
1 mês atrás

Americanos perguntando para os Chineses:
Porque vcs saíram do que os planejamos para vcs é para jogar dentro das quatros linhas com as nossas regras. Façam o que mandamos não façamos o que fazemos. Rsrsrs

fjuliano
fjuliano
Reply to  Nilo
1 mês atrás

kkkkkkkkkkkkkkk boa

Jose
Jose
Reply to  Underground
1 mês atrás

Não sei porque tem uns aí tão chateados com esses embargos, depois de bilhões de dólares investidos em pesquisas e décadas os chineses conseguiram produzir as esferas para canetas esferográficas, é só investir mais bilhões e mais décadas e desenvolver suas próprias tecnologias na área de chips ou outras, afinal esse é o capitalismo, esse é o liberalismo econômico que os chineses escolheram, que por sinal tornou os chineses o que são hoje, é o mesmo liberalismo econômico usado pelo PCC quando obriga uma empresa que queira investir na China a se associar a uma empresa chinesa que na verdade… Read more »

Wagner
Wagner
Reply to  Nilo
1 mês atrás

Liberalismo real não existe, mas no mundo da fantasia dos econocoach de porta de YouTube eles conseguem vender curso onde motorista de Uber, entregadores de Ifood e trabalhador comum vão ser no futuro ” Bilhonarios” se igualando ao Elon Musk,Jobs,Silvio Santos,Bill Gates somente com a força de trabalho.
Temos que incentivar essa massa iludida a lerem ” Ilusões Perdidas” do Hanoré de Balzac

Antonio Palhares
Antonio Palhares
1 mês atrás

Como gostaria que o nosso país tivesse investido de maneira mais eficiente e pragmática em educação. E hoje estaria nesta mesma situação.

Jose
Jose
Reply to  Antonio Palhares
1 mês atrás

Confesso que não entendi, ouço a décadas que somos a “Pátria Educadora”.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Jose
1 mês atrás

agora no quinto governo vai dar certo, CONFIA

Fernando
Fernando
Reply to  Carlos Campos
1 mês atrás

Deu certo no anterior né

Eduardo Lemos
Eduardo Lemos
Reply to  Antonio Palhares
1 mês atrás

EDITADO:
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Underground
Underground
1 mês atrás

A TSMC pretende lançar chips de 2nm para 2025. Vamos ver.
E apesar disso, pouco comentando, é que a arquitetura de praticamente todos os micrichips ainda é feita pelos EUA.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Underground
1 mês atrás

sim, por enquanto, tem aquitetura inglesa também, como a ARM

Cerberosph
Cerberosph
1 mês atrás

Como é que se impede de desenvolver tecnologia um país que forma a maior quantidade de engenheiros do mundo, com a melhor qualidade de ensino e com os maiores recursos disponíveis para investimento???

Kauã Henrique
Kauã Henrique
Reply to  Cerberosph
1 mês atrás

Chega a ser um absurdo como o pessoal defende a China por aqui, não entendem que quando os chineses copiam algo, eles quebram todos os mercados daquele produto, uma hora nos tornaremos tão dependentes deles que não seremos capazes de produzir mais nada, só restará o trabalho braçal, a China já ô faz com seu povo, quem dirá com o nosso, entre o capitalismo imperfeito e a escravidão socialista, antes o capitalismo.

Wagner
Wagner
Reply to  Kauã Henrique
1 mês atrás

Pelo seu discurso sem fundamento a China produz nos moldes do século 18.

Fernando
Fernando
Reply to  Kauã Henrique
1 mês atrás

Vc já foi na China? Essa “escravidão socialista”, que vc cita, hoje em dia existe só na cabeça dos fanáticos dos EUA. A china hoje é muito mais capitalista do que muitos países que dizem que são

Jose
Jose
Reply to  Fernando
1 mês atrás

Juro que tento mas não consigo entender a dificuldade de muitos em compreender que modelo de governo/político é diferente de modelo econômico, e esse exemplo seu se encaixa exatamente nessa confusão de “alhos com bugalhos” que insistem em fazer, a tal da “escravidão socialista/comunista” dita por você é o modelo de governo/político adotado pela China, já o “muito mais capitalista do que muitos países” citados por você é o modelo econômico, ficou claro?

Last edited 1 mês atrás by Jose
Luciano Prado
1 mês atrás

Já vimos uma história parecida, quando excluíram os chineses da Estação Espacial Internacional, e o que aconteceu? Impulsionou o Programa Espacial Chinês, a ponto de já ter em órbita a própria estação espacial.

Paulo Sollo
Paulo Sollo
1 mês atrás

Como eu apontei recentemente, tentar impedir que uma nação tecnologicamente capaz e com base industrial gigantesca tenha acesso a algumas tecnologias, serve apenas como forte impulso para que eles acelerem o desenvolvimento próprio das tecnologias. E em se tratando da China, isto significa que eles conseguem alcançar três vezes mais rápido. E também apontei para o fato em andamento de que a relevância de Taiwan como principal fornecedora destas tecnologias está com os dias contados. E não vai demorar. Em suma, os bloqueios dos eua causam consequências terríveis em países pobres, mas em potências adversárias, só funcionam como impulso para… Read more »

Eduardo Lemos
Eduardo Lemos
Reply to  Paulo Sollo
1 mês atrás

EDITADO:
COMENTARISTA BLOQUEADO.