Potências nucleares comprometem-se com o desmantelamento de arsenais em movimento histórico pela paz global

87

Genebra, Suíça, 1º de abril de 2024 – Em um desenvolvimento sem precedentes que marca uma nova era na diplomacia internacional, as principais potências nucleares do mundo anunciaram hoje, em uma coletiva de imprensa realizada em Genebra, Suíça, um acordo histórico para iniciar o processo de desmantelamento de seus arsenais nucleares. Este passo audacioso, resultado de meses de negociações secretas, visa eliminar a ameaça nuclear que tem pairado sobre a humanidade desde a Segunda Guerra Mundial.

O acordo, conhecido como Pacto de Genebra para a Paz Global, reúne os Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido, França, Índia, Paquistão, Israel e Coreia do Norte, além de representantes da União Europeia e das Nações Unidas. Juntos, esses países possuem mais de 90% das armas nucleares do mundo.

Sob os termos do pacto, as nações concordaram em desmantelar seus arsenais nucleares de forma verificável e irreversível dentro de um cronograma acordado, com o objetivo de tornar o mundo livre de armas nucleares até 2030. Uma comissão internacional independente será estabelecida para monitorar o progresso, garantindo transparência e conformidade com os termos do acordo.

O Secretário-Geral das Nações Unidas, ao anunciar o pacto, destacou a importância deste momento: “Hoje, damos um passo gigantesco para a humanidade. Este acordo não é apenas sobre o desmantelamento de armas nucleares; é uma promessa de um futuro mais seguro, um testemunho do poder da diplomacia e uma lembrança de que, juntos, podemos superar até mesmo as maiores ameaças à nossa existência.”

O pacto também inclui um robusto pacote de medidas de confiança e verificação, além de disposições para a promoção do uso pacífico da energia nuclear. Além disso, estabelece um fundo multilateral para apoiar o desenvolvimento econômico e a transição energética dos países que atualmente dependem de capacidades nucleares para sua segurança.

A resposta global ao anúncio foi esmagadoramente positiva. Em várias capitais ao redor do mundo, cidadãos saíram às ruas para celebrar a notícia. Líderes de organizações internacionais, grupos de defesa da paz e comunidades científicas saudaram o acordo como um passo vital para a segurança e estabilidade globais.

No entanto, especialistas advertem que o caminho à frente não será fácil. A implementação efetiva do pacto exigirá vigilância constante, cooperação inabalável entre as nações e um compromisso renovado com o multilateralismo e a ordem internacional baseada em regras.

O dia de hoje será lembrado como o momento em que o mundo escolheu a esperança sobre o medo, a cooperação sobre a confrontação. O Pacto de Genebra para a Paz Global não é apenas um acordo; é um voto pela sobrevivência e prosperidade da humanidade em um planeta livre da sombra da aniquilação nuclear.

Brasil teve papel importante nas negociações

As últimas costuras do grande acordo internacional foram feitas na recente visita de Emmanuel Macron ao Brasil para negociar, junto ao presidente brasileiro Lula, a participação do país sul-americano no acordo.

Como o Brasil tem um programa nuclear voltado inteiramente para a paz e que conta com tecnologias únicas em ultracentrífugas para enriquecimento de urânio, o país fornecerá o equipamento às potências nucleares que terão que desmantelar seus sistemas obsoletos de enriquecimento, voltados primordialmente para a produção de armas nucleares, cujas fábricas serão banidas.

Em troca desse fornecimento exclusivo e lucrativo, o Brasil terá apenas que abdicar do desenvolvimento de seu submarino nuclear, arma que era considerada um fator desestabilizador para a paz no Hemisfério Sul. São esperadas também compensações adicionais das potências ao Brasil nas áreas de exportação de etanol, suco de laranja para produção de biocombustíveis e permissão de exploração adicional de petróleo, fora dos limites do acordo de Paris. Os detalhes deverão ser informados até o prazo estabelecido de um ano para assinatura de todos os protocolos adicionais, em 1º de abril de 2025, sendo o acordo prorrogável a cada aniversário de assinatura.

NOTA DOS EDITORES: para você que chegou ao final do texto, trata-se de uma tradicional brincadeira que fazemos todos os anos, notícia de 1º de abril, dia da mentira.

Subscribe
Notify of
guest

87 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
LucianoSR71
LucianoSR71
28 dias atrás

1º de Abril….

diogocld
diogocld
28 dias atrás

Primeiro de abril 🙂

Vitor
Vitor
28 dias atrás

FHC esse é o autêntico lesa pátria.

Rafael Coimbra
Rafael Coimbra
28 dias atrás

Na verdade faltou a parte em que todas as armas serão secretamente armazenadas para um eminente conflito com os alienígenas que estão vindo ocupar nosso planeta…

Comenteiro
Comenteiro
Reply to  Rafael Coimbra
28 dias atrás

Eu assistiria esse filme, mas sem Tom Cruise.

Wagner
Wagner
28 dias atrás

E também faltou na matéria que foi o grande embaixador Ernesto Araújo o negociador 😂😂😂😂

Luiz Paulo
Luiz Paulo
Reply to  Wagner
28 dias atrás

Celso Amorim, seria mais condizente com esse texto rsrs.

Gabriel
Gabriel
Reply to  Luiz Paulo
28 dias atrás

Celso Amorim é um dos maiores nomes da diplomacia global. Se informe.

Paulo
Paulo
Reply to  Gabriel
27 dias atrás

Há controvérsias.

Last edited 27 dias atrás by Paulo
Elias
Elias
Reply to  Gabriel
27 dias atrás

Ele precisa conversar com o pessoal do mossad de Israel

Raimundo
Raimundo
Reply to  Gabriel
27 dias atrás

Esse cara é fera

Elintoor_--
Elintoor_--
Reply to  Wagner
28 dias atrás

Na verdade foi o General Pazuello…

Moriah
Moriah
28 dias atrás

Seria bom se fosse verdade, mas sabemos que mesmo que fosse, a tal “paz mundial”, bem… sabemos o que significa né?

Santamariense
Santamariense
28 dias atrás

Essa foi a melhor da Trilogia na data de hoje…

Heinz
Heinz
28 dias atrás

Com esse governo entreguista, não me surpreenderia se fosse verdade, parece que a Avibras vai de ralo.

Last edited 28 dias atrás by Heinz
Fëanor
Fëanor
Reply to  Heinz
28 dias atrás

Pois é. Não surpreende.

No entanto, o entreguismo é vigente nos dois polos políticos (esquerda e direita) do Brasil. Durante a gestão bolsonarista, o entreguismo da vez foi na proposta de joint venture entre a Embraer e a Boeing. Ainda bem que não prosperou.

Embraer hoje está valorizada no mercado.

Henrique
Henrique
Reply to  Heinz
28 dias atrás

Governo atual entreguista? Acho que não… A Avibras é uma empresa de capital aberta… Então, como vivemos no capitalismo e em mercado pleno, quem tem dinheiro leva… E vamos combinar né?! a galera não sabe o que quer, numa hora querem estatizar, e aí se vira estatal, depois reclamam que porque virou estatal… Ai ai… Difícil rs

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Henrique
28 dias atrás

Entāo por que criticou o governo anterior?

Quando o outro lado faz, é ” entreguismo”, quando é a situaçāo é “ah mas ele nāo pode fazer nada.”

Pimenta nos olhos dos outros é refresco.

Nāo me venham com essa, se o governo preza tanto Pela soberania, que dê um jeito de impedir isso.

P. Noé
P. Noé
Reply to  Allan Lemos
28 dias atrás

Meu Deus, quanto discernimento! O testo fala de um grande acordo entre as potências nucleares e já vem vocês com direita ou esquerda! Sempre teem que fazer essa comparação??? O Brasil está nesse meio porque é grande, é enorme e muito jovem, mas já ocupa um papel relevante no mundo, se não ninguém nem se lembraria de nós. Até quando vão pensar pequeno??? Pensem.

Martins
Martins
Reply to  P. Noé
27 dias atrás

Concordo plenamente!

Mario
Mario
Reply to  Allan Lemos
28 dias atrás

Lamentável, mesmo que avibras seja um grupo privado, que vai cair na mão de estrangeiros! Conhecemos os equipamentos que fabricam e sabemos da tecnologia empregada e da importância dessa empresa de segurança armamentista para o nosso país! Não sou um expert, porém acredito que poderia haver sim uma intervenção e uma cooperação entre governo e essa importante empresa de uma tecnologia tão avançada! Me fez lembrar a engesa, o Gurgel o Osório, coisas que não temos hoje precisaríamos muito!

Henrique
Henrique
Reply to  Allan Lemos
27 dias atrás

Vamos lá… o governo anterior foi péssimo nesse quesito, vendeu empresas estatais que são estratégicas e vitais para um país “sério” (empresa de energia, fabricação de Chips e etc…) e ainda tentou emplacar a venda da Embraer… No atual, até se ventilou a ideia de estatizar a avibrás novamente… Mas aí, é isso… O mercado fez o seu papel, apareceu uma empresa e comprou, ponto. Os projetos de propriedade intelectual do estado, vão se manter sobre nossa mãos… Mas de resto, quem tem as ações, decide. Agora, vir com esse papo de engenheiro de obra pronta é fácil… Então novamente,… Read more »

Jorge Eduardo Castro Goiabeira
Jorge Eduardo Castro Goiabeira
Reply to  Henrique
28 dias atrás

Verdade. Outro dia comentei a mesma coisa vá entender.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Heinz
28 dias atrás

Nada de governo X oy Y se não fender se ta falida vende e já era. Agora por incompetência de estado e administração da empresa o contribuinte ter que ter outra estatal para dar prejuizo é demais. Se Avibras fosse boa dava lucro,vende logo isso.

Camargoer.
Camargoer.
28 dias atrás

Pois é…. Isso quase aconteceu, creio, em Oslo, durante uma conferência entre Reagan e Gorbachev. O líder soviético propôs, senão uma completa eliminação dos arsenais nucleares, algo que teria tido este efeito prático.

Reagan recusou.

Last edited 28 dias atrás by Camargoer.
Luiz Paulo
Luiz Paulo
Reply to  Camargoer.
28 dias atrás

Talvez porque entre o discurso e a prática, o mundo ideal e o real, e depois de décadas conhecendo o modo de operação da URSS, não fosse sábio ser tão ingênuo para fazer isto. Felizmente parece que Reagan se ateve a uma realidade mais concreta e não tinha Hobsbawm como leitura de mundo, rs.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Luiz Paulo
28 dias atrás

Talvez porque a conjunção astral fosse inadequada… eu não sei. O mundo estaria melhor sem armas nucleares. Tivemos trẽs momentos nos quais o mundo esteve próximo de eliminar todas as armas nucleares; 1) após a crise dos mísseis de Cuba, quando se discutiu o tratado de não-proliferação (a proposta Brasileira era pela total eliminação de armas nucleares), 2) no encontro entre Reagan e Gorbachev e 3) nos primeiros anos após o fim da ex-URSS. Acredito que em breve teremos uma nova oportunidade. Acho que devemos começar um movimento nesta direção, porque quanto o momento surgir, será preciso uma enorme pressão… Read more »

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Camargoer.
28 dias atrás

Graças a Deus, jamais existirá hipótese concebível onde as armas nucleares deixarāo de existir.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Allan Lemos
28 dias atrás

Não acredito em deus.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Camargoer.
28 dias atrás

Somos dois que bom que não sou a único ateu aqui. E concordo mundo sem armas seria melhor, uma a eaxa humana estará na beira do abismo e precisará se unir em torno de algo, quem sabe no desespero podemos evoluir como espécie.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Camargoer.
28 dias atrás

Azar o seu.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Allan Lemos
27 dias atrás

Sorte e azar são eventos estatísticas… Tanto azar quentão sorte se distribuem na mesma proporção.

Luiz Paulo
Luiz Paulo
Reply to  Camargoer.
28 dias atrás

Last edited 28 dias atrás by Luiz Paulo
Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Camargoer.
28 dias atrás

Mesmo que EUA e URSS concordassem em fazer isso, NADA impediria que China e o resto do G7 continuassem a tê-las.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Willber Rodrigues
28 dias atrás

Eu não sei…..

Talvez os EUA e a URSS poderiam soltar uma bomba atômica nos países que se recusassem a aderir ao desarmamento nuclear.

Rui Mendes
Rui Mendes
Reply to  Camargoer.
28 dias atrás

E os outros ficavam parados, não faziam o mesmo????

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Rui Mendes
27 dias atrás

É mais fácil acertar um alvo parado.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Camargoer.
28 dias atrás

Foi em Reykjavik. Sim, propôs, em 10 anos, a eliminação dos mísseis nucleares em troca dos EUA eliminarem os seus e também deixarem de investir em um programa de defesa antimísseis balísticos. Reagan não concordou em eliminar seu programa antimísseis e o acordo não saiu. Se realmente a URSS eliminasse seus mísseis nucleares o sistema antimísseis seria puro desperdício de dinheiro americano e não teria porquê ela se preocupar se os EUA iriam gastar o dinheiro à toa. A explicação mais óbvia é que a URSS (em crise sem dinheiro) queria apenas que os EUA não investissem no “escudo” nos… Read more »

Carlos I
Carlos I
Reply to  Rafael Oliveira
28 dias atrás

Tem uns que acreditam em cada bobagem, até pouco tempo elogiavam a diplomacia brasileira que teria feito um acordo com o ditador venezuelano para ele fazer eleições limpas, seria algo inédito no mundo, imagine o cara perder iria como um cordeiro com toda sua corja para a cadeia pagar por seus crimes.

Agora surge essa história do Reagan malvadão, isso vindo da URSS que usou bombas nucleares para apagar incêndio em poço de gás, que também testou a construção de um canal navegável com essas bombas entre outras atrocidades.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Carlos I
28 dias atrás

Essa da Venezuela foi a segunda grande “conquista” da diplomacia brasileira ativa e altiva. A primeira foi o acordo sobre o programa nuclear do Irã.

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Reply to  Carlos I
28 dias atrás

O Atol de Bikini não era na URSS?

Carlos I
Carlos I
Reply to  Camargoer.
28 dias atrás

Deu certinho para a Ucrânia no tratado que entregou seu armamento em troca de garantia de não ser invadida pelos russos né? Porque não daria esse outro tarado também? Rs

Bispo
Bispo
Reply to  Carlos I
28 dias atrás

😆 se não existisse trouxas…não existiria os “espertos”.

Afonso Bebiano
Afonso Bebiano
28 dias atrás

Eu estava acreditando, até chegar na parte sobre a participação brasileira.
Exageraram na mentira, nesse ponto.

NILTON ZAGO
NILTON ZAGO
28 dias atrás

Embora seja uma notícia `FAKE´ ! – Dia da mentira !… foi muito bem feita e montada. Talvez, algum dia, ela se transforme em verdade ; depois de à guerra nuclear total destruir todo o planeta; se sobrar algum humanoide , farão este acordo. O sistema mundo em que vivemos- o capitalismo – homens explorando a necessidade de outros homens, nação explorando nação, não permite este tipo de acordo. Os mais fortes beberão o sangue dos mais fracos até o amargo fim…

NILTON ZAGO
NILTON ZAGO
Reply to  NILTON ZAGO
28 dias atrás

IMAGINE! ( JOHN LENNON ) .

Rodrigo
Rodrigo
28 dias atrás

Podia ter outra notícia Putin, reconhhece eleições russas como fraude e resolve abrir mão do poder.

Werner
Werner
28 dias atrás

EDITADO:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.

Paulo Sollo
Paulo Sollo
Reply to  Werner
28 dias atrás

EDITADO:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.

Fëanor
Fëanor
28 dias atrás

Brincadeiras à parte, a Ucrânia até hoje “paga a conta” por desmantelar o arsenal nuclear que outrora dispunha.

Que fique a lição.

Guacamole
Guacamole
28 dias atrás

Brasil teve papel importante nas negociações
Ah sim, 1º de Abril.

Burgos
Burgos
28 dias atrás

👀🤣

Allan Lemos
Allan Lemos
28 dias atrás

OFF – O blog vai postar sobre a venda da Avibras?

alguém
alguém
28 dias atrás

Bem, eu acho que as coisas só vão piorar, pois a tendência de ditaduras e governo autoritário é buscar obter armas nuclear para manter o regime vivo (ex: Coreia do Norte e Iran). Além disso, Já ficou claro que qualquer país sem arma nuclear está a mercê de uma “operação especial militar”.

Last edited 28 dias atrás by alguém
Verluno
Verluno
28 dias atrás

Pena que é primeiro de Abril.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER
FABIO MAX MARSCHNER MAYER
28 dias atrás

Foi lindo! Vladimir Putin, Chi Jinping e Joe Biden se abraçaram, e chamaram Netaniahu e Mahendra Modi, para uma rodinha, enquanto Macron e Rishi Sunak compunham a cerimônia de soltar pombas brancas da paz!

Todos choraram…

Fernando Bello
Fernando Bello
28 dias atrás

“É veldade ese bilhete”

eliton
28 dias atrás

Cadê a matéria de que o Brasil vai voltar com o Osorio? Essa pagina ja foi melhor

Rafael Aires
Rafael Aires
28 dias atrás

Rá rá rá!

Eduardo Angelo Pasin
Eduardo Angelo Pasin
28 dias atrás

Kkkkk se força mais caga

Marcos
Marcos
28 dias atrás

Isto e Piada , a Europa e a Rússia numa Guerra , beirando a Nuclear , e os EUA modernizando sua Bombas Nucleares a todos vapor .

Emmanuel
Emmanuel
28 dias atrás

Brasil teve papel importante nas negociações
A melhor parte da piada.

Mario
Mario
28 dias atrás

Um das partes mais ridículas dessa matéria fake, foi a necessidade do Brasil abrir mão do submarino nuclear, onde a dita energia atômica só serve para proporcionar uma forma dele se locomover sem precisar se reabastecido em curtos intervalos de tempo, não se tratando de nenhum tipo de armamento, muito menos nuclear. Mesmo que fosse verdade, só mesmo a massa popular leiga cairia nessa.

Bispo
Bispo
Reply to  Mario
28 dias atrás

O combustível do mesmo é mais power , talvez, para uma “bomba suja” serviria.

Mario
Mario
28 dias atrás

Sinceramente eu acreditaria num pacto de desarmamento nuclear, se não houvesse a participação da Rússia e da China! São dois países em que a mentira que é uma cultura milenar! Quem é que vai acreditar,
, mesmo os signatários desse acordo, em Rússia e China? Nunca cumprem um absolutamente nada do que dizem e do que se comprometem, como eu já disse é a cultura de dois povos que desonestamente avançam militarmente!

Thiago Moyses
Thiago Moyses
Reply to  Mario
27 dias atrás

Sabe quem é famoso em mentir e nunca cumprir promessas? EUA! Que jogam com meios de comunicação de massa, indiretamente, e com a CIA, a que mais coloca ditadores no poder nos últimos 80 anos. É tamanha a demonização na mídia que até juntam China e Rússia como se fossem a mesma coisa. Ou Irã com Coreia do Norte. Não estou defendendo nenhum, mas são regimes e situações totalmente diferentes. Quando os EUA já se comportaram como a Rússia atual, ninguém falou nada, nem a ONU que foi desrespeitada. Ou se esqueceram do Iraque, entre outros? Ninguém é melhor que… Read more »

Matheus Mascarenhas
Matheus Mascarenhas
28 dias atrás

Vocês já foram melhores nessas pegadinhas

Rodrigo LD
Rodrigo LD
28 dias atrás

Do jeito que as coisas andam, não precisei ler além do título pra ver que era fake…

Francisco Vieira
Francisco Vieira
28 dias atrás

Esse artigo me lembra a picanha a dez reais o quilo!

Pedro
Pedro
27 dias atrás

O pior de tudo mesmo é que de uns tempos para cá parece que todos os dias são primeiro de abril para as nossas mídias…

Vladimir Freitas Paixão e Silva
Vladimir Freitas Paixão e Silva
27 dias atrás

Seria um absurdo e um crime lesa pátria caso o Brasil abra mão de desenvolver seu submarino cuja propulsão seja baseada na energia nuclear! Espero que a vinda desse “anão” francês não tenha tido esse objetivo!!

RSmith
RSmith
27 dias atrás

…. algo que gostaria que fosse verdade….

José De Oliveira Motta
José De Oliveira Motta
27 dias atrás

EDITADO:
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Geneci Bispo
Geneci Bispo
27 dias atrás

ainda somos colônia dos outros ,se possuíssem políticos quenem o saudoso DR Enéias, hoje teriamos bombas nucleares, ainda temos um bando de parasitas que nada fazem para ajudar criar armas de dissuasão!

Gustavo
Gustavo
27 dias atrás

Brasil tem que abrir mão de “APENAS SEU SIBMARINO NUCLEAR” E SUAS CENTRIGUGAS MODERNAS…..sendo recompensado na venda de SUCO DE LARANJA……

Me digam que é piada…pela mor…..

Não é possível coisa mais estúpida….somos muito republica das bananas…submissão absurda e colonial……

Potências mandam e desmandam e quando estamos alcançando o mínimo de tecnologia relevante temos que abrir mão…em troca de suco????

Ninguém abre mão de poder…ninguém….eu aposto que as potências vão manter seus arsenais…mesmo que mínimos…..não vão poder destruir os inimigos 20…30 X mas….vão manter o poder de dissuasão enquanto nós….colônias…não teremos nada…..

Gustavo
Gustavo
27 dias atrás

O interessante da matéria é, apesar de não ter lido nenhum comentário acerca: o Brasil “só precisa desistir do projeto do submarino nuclear, além de fornecer suas centrífugas aos outros países, ou seja, desista de um grande projeto para o Brasil e entregue sua tecnologia aos demais países.” Um acordo perfeito para o Brasil. Aff.

Gustavo
Gustavo
27 dias atrás

O restante é utopia sem a menor possibilidade de avanço real.

Elias
Elias
27 dias atrás

Só que não estamos vendo o Hamas,o libano,a Síria,o Yemen entrarem nesse desmantelamento de armas de destruição do planeta,que conversa estranha,até parece que israrl vai ficar sob as armas dessas nações impias.

luiza
luiza
27 dias atrás

caraca…mexeu com meu psicológico essa reportagem. ela ser mentira de 1 de abril foi desumano

Rommel Del Castillo Magalhães
Rommel Del Castillo Magalhães
27 dias atrás

Logo nas primeiras frases do texto, vimos que se tratava de uma celebração ao dia 1 de Abril. No entanto a descrição mostra o tão possível seria esta realidade, o tão equilibrada seria esta decisão, o tão óbvia seria esta unanimidade. Mas nao ! É apenas uma brincadeira de primeiro de Abril… … pouquíssimas pessoas no planeta tem uma breve noção do que seria uma guerra nuclear global. As consequências não seriam apenas sérias, seriam inequívocas e exterminantes. Das quase 20 mil ogivas nuclares existentes no mundo, 90% dessas, atingiriam seus alvos no hemisfério norte, num expectro de apenas 8… Read more »

Antônio
Antônio
27 dias atrás

Brincar com a Paz, sinceramente.

Ana Maria das Graças Beltrão
Ana Maria das Graças Beltrão
27 dias atrás

Que pena que é primeiro de abril. Mas creio que podemos e devemos levar a sério esse assunto e entrarmos em açao, para que o desejo contido na brincadeira se concretize. Por que não é possível? É possível sim. A humanidade já fez coisas muito mais difíceis, que foi chegar ao conhecimento que nos capacitou criar as armas nucleares. Muito mais fácil é desmantelar o que o homem fez, do que construir o que não existia. Mais difícil é recomeçar a civilização, partindo para a cooperação, em vez da competição. Mas nós estamos precisando mesmo disso e não é só… Read more »

brunorubia
brunorubia
27 dias atrás

Suspeitei desde o princípio.

Fernando
Fernando
26 dias atrás

1 de abril

Andromeda1016
Andromeda1016
26 dias atrás

Jesus cristo. Gelei de pavor enquanto lia matéria, pois analisando friamente a situação das bombas nucleares não tem como não admitir que para o bem ou para o mal, estas bombas evitaram que novas guerras a nível global ocorressem depois da segunda grande guerra. A paz baseada no terror teve sua eficácia comprovada até o momento e temo que sem ela guerras a níver mundial possam ocorrer novamente. Dr. Manhattan teria tido a mesma reação se tivesse lido esta matéria também.

LtRasczak
LtRasczak
24 dias atrás

O Brasil teve papel importante….. nem precisa falar que é mentira.

Jorge Emerson Prestes
Jorge Emerson Prestes
22 dias atrás

Os armamentos nucleares foi justamente o que permitiu manter a paz entre as potências, tirando isso vamos retroagir ao tempo da primeira guerra mundial…